segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Homem é suspeito de matar cunhado com facada na PB, diz polícia


Um homem de 26 anos foi assassinado na noite do domingo (10) no bairro Rosa Cruz em Campina Grande. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o homem foi morto com um golpe de faca na região do pescoço.
O homem suspeito de cometer o homicídio não foi localizado pela polícia até as 8h30 desta segunda-feira (11). A polícia investiga o que poderia ter motivado o crime.Ainda segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 21h (horário local) do domingo na rua Jesuíno Alves Correia. A vítima ainda chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital de Trauma de Campina Grande.
Lagoa Seca
Já no município de Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba, um gari de 39 anos foi morto com 12 tiros, segundo a polícia. O crime aconteceu por volta das 21h (horário local) do domingo. Pela informações da Copom, o homem chegava em casa, no bairro São José,  quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e atiraram várias vezes.

Pelo menos 12 tiros atingiram a vítima que morreu no local. A polícia investiga o que poderia ter motivado o crime e a identidade dos suspeitos.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Polos Carnavalescos continuam nesta segunda-feira em João Pessoa


A segunda-feira (11) de carnaval em João Pessoa terá a continuidade dos Polos Carnavalescos, que terá nos seus 3 dias de festa o total de 48 atrações e passarão por Mandacaru, Rangel, Cruz das Armas, Valentina, Mangabeira e Conjunto Residencial Gervásio Maia. Na festa foram investidos, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), R$ 500 mil.  
Confira a programação completa dos Polos Carnavalescos:“Elegendo bairros setoriais, podemos abranger vários carnavais e a diversidade cultural da cidade no projeto ‘João Pessoa de todos os ritmos’. Com os investimentos nos polos, incluindo a parte artística e de infraestrutura, queremos fomentar a produção cultural da nossa cidade”, explicou Maurício Burity, secretário executivo da Funjope.
Cruz das Armas
(Av. Cruz das Armas, entre a Porfírio Costa e a Ladeira da Graça)
18h - Bateria da Escola de Samba Império do Samba
19h – Orquestra de frevo
20h – Grupo Sambakana
21h30 – Banda Geração

Rangel
(Av. 2 de Fevereiro, na Praça da Amizade).
18h – Clube de Orquestra São Rafael
19h – Orquestra de frevo
20h – Pegada Mix
21h30 – Bereguedê

Mangabeira
(R. Elias Pereira de Araújo, ao lado do mercado público).
18h – Clube de Orquestra Piratas de Jaguaribe
19h – Orquestra de frevo
20h – Pagode A7
21h30 – Primeira de Luxo

Mandacaru
(R. Celerina Paiva, próximo ao cruzamento das Cinco Bocas).
18h – Tribo Tupy Guarani
19h – Orquestra de frevo
20h – Mirandinha Samba Show
21h30 – Samba da Elite

Valentina
(Praça Soares Madruga)
18h – Clube de Orquestra Ciganos de Esplanada
19h – Orquestra de frevo
20h – Swing Sensação
21h30 – Grupo Debobeira

Gervásio Maia
(R. Engenheiro Elson Gouveia Falcone).
18h – Bateria da Escola de Samba Malandros do Morro
19h – Orquestra de frevo
20h – Preto Neto
21h30 – Swing Pegação

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Veículo com 20 pessoas na carroceria tomba e 3 morrem na PB, diz PRF


Uma caminhonete que transportava na carroceria cerca de 20 pessoas que saiam de uma festa tombou e deixou três pessoas mortas na noite deste domingo (10) em Campina Grande. O acidente aconteceu na Ala Sudoeste da cidade, na BR-230, por volta das 19h30. Pelo menos mais 13 pessoas deram entrada no Hospital de Trauma com ferimentos.

“Ele perdeu o controle na descida, saiu da pista, cruzou a pista, chegou a tombar e o veículo acabou parando em cima de algumas pessoas que vinham na parte de cima. E o veículo vinha carregando gente no compartimento de carga”, explicou o policial rodoviário federal Itiel Alves.

O mecânico Severino Ferreira informou que o veículo é dele, mas que não o estava conduzindo. Segundo ele, cerca de 15 pessoas estavam na carroceria.As pessoas que estavam na caminhonete voltavam de uma festa no Açude Boqueirão, onde bricavam o carnaval. Morreram Joana Darc Lopes da Silva, de 30 anos, e duas crianças: a filha Juliana Lopes da Silva e a sobrinha Jaiane Lopes.

Segundo a PRF, o veículo estava com 14 anos de atraso em seu licenciamento e apresentava péssimo estado de conservação. A PRF identificou que o condutor é um rapaz de 18 anos que não é habilitado e fugiu após o acidente. A polícia continua com as diligências para efetuar sua prisão.


Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

G1pb

PM da PB dá dicas de como aproveitar o carnaval de forma segura


Polícia Militar dá dicas de como aproveitar bem o carnaval (Foto: Jorge Machado/G1)Polícia Militar dá dicas de como aproveitar bem
o carnaval (Foto: Jorge Machado/G1)
A Polícia Militar da Paraíba divulgou um balanço referente ao período das 7h  do sábado (9) até as 7h (8h no horário de Brasília) do domingo (10) em que aponta que o som alto é a principal ocorrência de destaque. Para a instituição, o carnaval tem sido considerado tranquilo em todo o estado. Para reforçar ainda mais o clima de tranquilidade no carnaval 2013, a instituição orienta a população a tomar alguns cuidados para evitar transtornos durante os festejos carnavalescos.
Entre as recomendações da Polícia Militar para evitar incidentes durante o carnaval  estão as seguintes:
evitar o excesso de bebida alcoólica;
não dirigir após ingerir bebida alcoólica;
não usar joias, objetos de valor ou grande quantidade de dinheiro;
evitar brigas e confusões;
manter a calma no trânsito;
estacionar o veículo em locais iluminados e movimentados;
respeitar o limite de velocidade.


A PM também dá dicas para quem  ainda pretende deixar a casa e cair na folia. As principais são:
deixar os registros de gás bem fechados;
não deixar equipamentos elétricos ligados;
verificar se todas as portas e janelas estão trancadas.

Uso de aparelhos de som
Segundo a Polícia Militar, é proibido usar aparelho de som de veículo sem licença ambiental. A PM também lembra que é proibido usar aparelho de som com a malha do veículo aberta.

Outra dica é não transportar pessoas em carrocerias de veículos de carga, pois é infração gravíssima, ainda de acordo com a PM.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Morre maior crocodilo em cativeiro no mundo


‘Lolong’ está guardado em água salgada e resfriada por blocos de gelo, enquanto os tratadores, que não sabem a causa da morte do crocodilo, esperam pela autópsia do corpo do animal. (Foto: Erwin Mascarinas / AP Photo)‘Lolong’ está guardado em água salgada e resfriada por blocos de gelo, enquanto os tratadores, que não sabem a causa da morte do crocodilo, esperam pela autópsia do corpo do animal. (Foto: Erwin Mascarinas / AP Photo)
O maior crocodilo do mundo em cativeiro, de 6,7 metros, morreu nas Filipinas neste domingo (10), 17 meses após ser capturado no sul do país, informam seus tratadores.
O animal foi capturado em setembro de 2011 por ser suspeito de matar e devorar um pescador e uma criança de 12 anos. (Foto: Arquivo / AP Photo)O animal foi capturado em setembro de 2011 por ser suspeito de matar e devorar um pescador e uma criança de 12 anos. (Foto: Arquivo / AP Photo)

O crocodilo chamado de “Lolong” foi considerado pelo livro dos recordes Guinness o maior em cativeiro em 2012, destronando “Cassius”, que tinha 5,48 m e que vive em um parque na Austrália.
O animal foi capturado em setembro de 2011 por ser suspeito de matar e devorar um pescador e uma criança de 12 anos. Ele era mantido em cativeiro em Bunawan, pequena cidade da Ilha de Mindanao.
G1

Homenagens 'multimídia' marcam um ano da morte de Whitney Houston


A cantora Whitney Houston (Foto: AP)A cantora Whitney Houston (Foto: AP)
Nesta segunda-feira (11), completa-se um ano desde que Whitney Houston, uma das cantoras que mais vendeu discos na história, foi encontrada morta, aos 48 anos, em uma banheira da suíte no quarto andar do Beverly Hilton, hotel de Los Angeles. Ela morreu por afogamento após consumir cocaína, concluiu uma perícia com resultado divulgado um mês depois de sua morte.
Os doze meses desde fevereiro de 2012 foram período suficiente para a preparação de homenagens à intérprete de "I will always love you" e "I'm every woman" em diversos meios: DVD, CD, filme, exposição, livros de memórias e fotobiografia. Estas são as formas em que o fã da obra encontra as principais homenagens - todas elas ainda aguardando lançamento em edição brasileira- , listadas pelo G1 (veja abaixo).
A cantora que vendeu 200 milhões de álbuns em sua carreira e chegou 30 vezes ao topo das paradas da Billboard, além de ter ganhado seis Grammys e 22 American Music Awards, ainda continua a inspirar novos produtos, agora movidos pela saudade da artista.Whitney foi, acima de tudo, estrela da música, e com seu estilo inspirou uma geração de cantoras, de Mariah Carey a Christina Aguilera. Mas também brilhou no cinema (de "O guarda-costas", de 1992, ao póstumo "Sparkle", de 2012, que ainda aguarda lançamento em DVD no Brasil) e também foi ícone de estilo no auge da carreira. Por isso as homenagens passam pelos seus hits, atuação, figurino e histórias.
Exposição


Exposição sobre Whitney Houston no museu do Grammy (Foto: Reuters)
Roupas usadas no palco pela cantora, rascunhos de seus trabalhos, fotografias raras de shows e bastidores, ingressos, cartazes e lembranças diversas de fãs estão na exposição "Whitney! Celebrando o legado musical de Whitney Houston".
Aberta em agosto de 2012 no museu do Grammy, em Los Angeles, a previsão de encerramento era fevereiro de 2013, mas já está garantida até 27 de maio.
Os fãs de outros lugares do mundo que não podem ir aos EUA visitar a exposiçãoiniciaram em janeiro uma petição online para que as obras expostas façam uma "turnê" pelo mundo.
Entre os destaques da exposição estão o vestido com contas que Houston usou no Grammy de 1994, cartas particulares do lendário produtor musical Clive Davis e a xícara na qual Houston tomava chá antes de cada show.
Livro da mãe


Capa do livro 'Remembering Whitney' (Foto: Divulgação/Amazon)
"Remembering Whitney - My story of love, loss and the night the music stopped" (Lembrando Whitney - Minha história de amor, perda e a noite em que a música acabou, em tradução livre) foi lançado pela mãe de Whitney, Cissy Houston, no dia 29 de janeiro nos EUA, ainda sem previsão no Brasil.
"Pela primeira vez, a mãe da cantora, Cissy Houston - uma lenda da música gospel por si só - conta a completa e impressionante história da vida e carreira da ícone pop. Dos primeiros dias de Whitney, cantando no coro da igreja até sua rápida subida ao estrelato, dos primeiros hits nas paradas musicais até a liderança nas bilheterias, Cissy relembra a jornada da filha para se tornar uma das artistas de maior sucesso de todos os tempos. Passando a história a limpo, Cissy também fala com carinho das lutas de Whitney, revelando a verdade sobre seu turbulento casamento com o cantor Bobby Brown, sua tentativa pública de recuperar a voz celebrada e a batalha com as drogas, que no final se revelaram muitas", diz o texto oficial de divulgação.
"Ela começou a festejar e realmente não soube parar", diz a mãe da cantora em entrevista à revista "People" para divulgar o livro. "Eu costumava me perguntar o que ela estava fazendo à noite, onde ela estava". Mas, quando tentava procurá-la, Whitney muitas vezes não retornava suas ligações.
Filme


Cartaz do filme 'Sparkle', com Whitney Houston no elenco (Foto: Divulgação)
O filme de 2012 - que ainda aguarda lançamento brasileiro - não foi programado para ser uma homenagem a Whitney Houston. Ela está no elenco do musical sobre um grupo de cantoras no auge da soul music nos anos 60 - remake da obra de 1973.
Mas "Sparkle", filmado antes da morte da cantora, entre 10 de outubro e 18 de novembro de 2011, acabou se tornando homenagem póstuma que chegou em agosto de 2012 aos cinemas nos EUA.
A estreia marcada inicialmente para o dia 7 de dezembro no Brasil foi cancelada e substituída pela previsão da Sony de estreia em DVD e Blu-ray no país, que ainda não aconteceu.
Foi o quinto e último longa da carreira cinematográfica de Whitney, que começou com o sucesso "O guarda-costas", de 1992.
A trilha do filme também tem as últimas faixas musicais gravadas por Whitney Houston. Uma destas faixas, "Celebrate!", foi divulgada em 2012. Ela também canta "Eyes on the sparrow".
No filme, ela interpreta a mãe de três filhas em um grupo de cantoras de sucesso lidando com as consequências da fama e das drogas. "Sparkle", um remake de us$ 17 milhões de um filme de 1976 com o mesmo nome, traz no elenco a ex-vencedora do programa "American Idol" Jordin Sparks.
Livro de fotos


Fotobiografia de Whitney Houston, lançada em novembro de 2012 nos EUA (Foto: Divulgação)
A fotobiografia com 191 páginas foi lançada em novembro de 2012 nos EUA, sem previsão para o Brasil. A curadoria é de Randee St. Nicholas, fotógrafa renomada que já trabalhou com Bob Dylan, Britney Spears, Celine Dion e a própria Whitney, inclusive na direção do clipe "I'm every woman".
Mais de vinte fotógrafos renomados, além da curadora, são responsáveis pelas imagens que foram feitas ao longo da carreira de Whitney. O livro pode ser importado por lojas internacionais por cerca de US$ 20 - valor não inclui frete.
As fotos icônicas e raras de sua trajetória "são um testamento à presença física hipinotizante de Whitney, mas também nos lembram que ela era uma mulher com várias dimensões: poderosa, vulnerável, de mão firme, encantadora, reflexiva...", diz o texto de divulgação da obra.
DVD


DVD em homenagem a Whitney Houston, lançado em dezembro de 2012 nos EUA (Foto: Divulgação)
Celine Dion, Usher, Jennifer Hudson, e Britney Spears estão entre os artistas que aparecem neste DVD produzido pela academia do Grammy nos EUA em homenagem à cantora.
O lançamento aconteceu no dia 18 de dezembro nos EUA. Procurada pelo G1Sony Music do Brasil não informou a data de lançamento no país do DVD, assim como do CD "I wil always love you" (veja abaixo).
O material é variado, incluindo as performances de Whitney no Grammy, sua performance do hino nacional no Super Bowl em 1991, e sua primeira entrevista à TV norte americana, em 1983, no "Merv Griffin Show".
Um disco bônus traz oito de seu clipes mais famosos, incluindo "Greatest love of all", "I look to you", "I will always love you" e "I wanna dance with somebody (who loves me)".
CD


Coletânea de Whitney Houston lançada em 2012 nos EUA (Foto: Divulgação)
A balada póstuma "Never give up", romântica mas com batida pulsante, é o destaque desta coletânea lançada em novembro de 2012 nos EUA. A faixa foi divulgada no canal oficial dedicado à cantora no YouTube no mês de lançamento do disco (ouça).
Além da música inédita, estão as 17 faixas mais conhecidas da carreira da cantora, incluindo "I will always love you" e "I'm every woman". A única música com participação especial é "I look to you", dueto com o cantor R. Kelly.
A curadoria e produção são de Clive Davis, que "revelou" Whitney, descobrindo-a em uma casa noturna de Nova York e a levando a assinar com a Arista Records.
Para ler mais notícias do G1 Música, clique em g1.globo.com/musica. Siga também o G1 Música por Facebook RSS.
G1

Deslizamento em região da Argentina deixa brasileiros isolados, diz jornal


Trator retira escombros de rodovia em Alta Montaña (Foto: Divulgação/ABTI)Trator retira escombros de deslizamento em rodovia
perto de Alta Montaña (Foto: Divulgação/ABTI)
Mais de 650 pessoas ficaram presas na região de Alta Montaña, na província de Mendoza, na Argentina, após deslizamentos ocorridos na última quinta-feira (7), afirmam jornais e órgãos de imprensa locais. De acordo com o site "Jornada Online", de Mendoza, há brasileiros entre os isolados na área.
Procurado pelo G1, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro não confirma as informações. A assessoria do órgão, no entanto, diz que a região é turística e que há rodovias que a ligam ao Chile muito usadas por caminhoneiros.

A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) informou que tem mantido contato com os caminhoneiros que estão isolados. "O pessoal está ilhado lá, mas estão todos bem e recebendo toda a assistência através de helicópteros", disse Luciana Fagundes, assessora de imprensa da ABTI ao G1, por volta das 21h40 deste domingo.

"Recebemos informações de pessoas que trabalham na aduana de Mendoza de que que há cerca de mil pessoas, entre motoristas, caminhoneiros e turistas, isoladas na região. Mas os caminhoneiros não querem abandonar os caminhões e os turistas temem deixar seus carros", afirmou Luciana. "Se parar de chover, a previsão é que o trânsito esteja liberado entre 24 e 48 horas", ressaltou.

De acordo com o portal "Sitio Andino", quatro helicópteros estão ajudando a retirar os isolados e a levar alimentos e objetos de primeira necessidade, como cobertores, para as pessoas que seguem presas. Já foram retirados cerca de 120 indivíduos, inclusive brasileiros, afirmam os sites noticiosos de Mendoza.

Foram removidos sete bloqueios de terra em estradas que cortam a região, com a intenção de permitir o fluxo de caminhões, afirma o "Sitio Andino". O tráfego, no entanto, segue interditado pelos restos de deslizamentos ocorridos desde a última quinta-feira que não foram removidos.
O governador de Mendoza, Francisco Pérez, se reuniu com a Aerolíneas Argentinas e solicitou que a empresa cedesse um voo para levar os resgatados de volta ao país, informaram os sites argentinos neste domingo (10). A ideia é levar os resgatados que estão em Santiago, no Chile, de volta para a capital da província argentina.

Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.

G1

Cidade de Goiás decreta tolerância zero a som de alta potência


 Rio de Janeiro, segunda maior cidade do país. Avenida Brasil, principal acesso à cidade. Realengo, bairro da Zona Oeste. Toda quinta-feira uma festa faz o local tremer. O encontro para ver quem tem o som mais potente é feito em um estacionamento bem na beira da via expressa, longe das ruazinhas de Realengo.
“Não tem residência próxima, e a galera se reúne até as 21 horas para fazer esse encontro”, explica o organizador Avandir Barros.
Agora imagina circular em um bairro residencial. Em Aparecida, na Região Metropolitana deGoiânia, os 90 decibéis são como se o trânsito de São Paulo passasse dentro do apartamento.
Jeferson e Verusca moram no quarto andar. Embaixo, fica a Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida. É para o pátio da secretaria que são levados os carros apreendidos por perturbar o descanso da vizinhança.
Aparecida decretou tolerância zero ao barulho excessivo. O som que invadiu o apartamento do casal foi ligado a pedido do Fantástico para se ter uma ideia de como é conviver de verdade com essa situação.
Em São Paulo, é esse o problema real de Aline, Rafael e o pequeno Artur. “O som vem direto da janela. Ele bate e atrapalha o sono do meu filho, da gente. Sempre em torno da meia-noite de final de semana”, diz o advogado Rafael Pereira Diorio.
O encontro de carros ultraequipados é em uma esquina que a família não consegue ver, mas ouve muito bem. Neste carnaval, os carrões ainda não incomodaram, mas o casal sabe o que o filho vai sofrer quando a rotina voltar.
“Ele está naquele sono profundo, vem a primeira leva de barulho, ele acorda já estressado, tem que ficar ninando. Ele começa dormir, daqui a pouco, não é nem 40 minutos de cochilo e começa tudo de novo. Eles ficam retornando, não é uma coisa que você fala: ‘Nossa, acabou, agora finalmente acabou’. Não, ainda vai voltar”, conta a ouvidora Aline Souza Diorio.
O que está em vigor em Aparecida é a mais nova tentativa de combater esse problema nacional. Os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia receberam 15 ligações de moradores que reclamavam que não estavam conseguindo dormir porque o som estava muito alto. Os fiscais e os policiais chegaram e a festa acabou. “O seu carro está sendo apreendido por perturbação do sossego e poluição ambiental”, diz o fiscal.
De cada dez ligações feitas ao Disque Denúncia na cidade, nove costumam ser por causa de som no último volume, geralmente em carros. “Não está dando pra aguentar. Se eu botar o celular você escuta”, diz um morador por telefone.
O limite agora, na cidade, é de 70 decibéis. Passou disso, o carro é levado. Em três semanas, foram 35 apreensões. Por enquanto, o dono do carro paga a multa e retira o veículo. A partir de março, quando a medida completará dois meses, o responsável pelo barulho vai responder por crime ambiental e por perturbação do sossego público.
“Teve até ligação que vizinho estava passando mal de ir para o hospital”. Conta o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente, Fábio Camargo.
“O barulho provoca produção maior de adrenalina, noradrenalina. Tudo isso causa no paciente também a pressão alta, pode causar ansiedade, aumento dos batimentos cardíacos, e isso influencia no organismo de uma forma geral”, explica a médica da Academia Brasileira de Neurologia Carla Jevoux.
No Autódromo de Goiânia, que fica afastado da cidade, um teste mostra a potência que têm os veículos que são equipados com som automotivo. O teste começa com flores, vai para as pedras de gelo e, no teste final, nem o tijolo resiste à potência das caixas de som. Veja no vídeo.
Em São Paulo, os pais de Artur querem se mudar do apartamento onde estão há apenas sete meses. Enquanto não podem sair de lá, tentam acreditar que noites melhores virão. “A gente reza por silêncio. A gente reza para ter uma noite calma que não tenha nenhuma movimentação”, afirmam os pais.
G1

'É uma guerreira, uma vitoriosa', diz mãe de bebê que nasceu com 590g


Uma bebê prematura que, de tão pequenininha, emocionou o Brasil, completou o primeiro ano de vida.
Um ano de vida tem mesmo que ser comemorado por Sophia.
“É uma guerreira, uma vitoriosa. Né, meu amor? Linda!”, declara a Patrícia Rocha Rodrigues Freitas, mãe de Sophia.
“A hora que eu vi a minha filha, eu não acreditei. Era muito pequenininha. Era muito frágil. Sem cor. Mas era a minha filha. E eu sabia que ela tinha força”, diz Marcos César Freitas, pai de Sophia.
E teve. É outra menina hoje. Mas foi uma batalha chegar até aqui.
Marcos e Patrícia são bancários. Ele tem 43 anos. Ela, 41. Sophia, a filha única do casal, foi bastante desejada.
“Muito planejada, esperada. Muitíssimo”, diz a mãe de Sophia.
Mas chegou bem antes do planejado.
“Quando fez o ultrassom, viu que ela estava com restrição de crescimento. O médico da medicina fetal falou ‘Olha, eu prefiro cuidar dela fora da barriga do que aí dentro’. Ela estava
com seis meses. Faltava um dia para a gente entrar no sétimo mês”, conta Patrícia.

Sophia nasceu com 590 gramas.
A Sophia nasceu com 30 centímetros. A mãe guarda também a primeira touquinha que ela usou nos primeiros dias. Pequenininha. Ela está bem maior hoje, está com mais do que o dobro do tamanho.
“Está com 66 centímetros e com 6,2 kg”, declara a mãe.
Logo na primeira semana de vida, ela teve uma hemorragia grave no cérebro.
“Eu fiquei arrasado”, diz o pai de Sophia.
Ela superou essa. Mas nos dois meses seguintes, precisou fazer três cirurgias. A mais grave, no esôfago./

“Ela não tinha cor de nada, nada, nada, nada. Fiquei desesperada, comecei a chorar”, declara Patrícia.

A Sophia ficou em um quarto na UTI de um hospital em São Paulo. Ela permaneceu por dez meses. Todos os dias, a mãe ia para lá. Chegava bem cedinho e ia embora só à noite, sempre mantendo a esperança de a filha melhorar.
E isso foi acontecendo aos poucos. Cada mês que passava, os pais ganhavam um presente da Sophia. A primeira amamentação. O primeiro banho.
“E ela sorria pra mim. Foi uma interação assim fantástica, foi muito emocionante”, conta Patrícia.
Depois, o pai teve o primeiro contato com a filha.
“Você pegar tua filha, trazer para o peito, passar o seu calor pra ela, e a mãozinha dela tão pequenininha. Hoje, está maior, assim, do tamanho do meu dedo, passando a mão no peito assim, é incrível”, conta Marcos.
E quando ela dava risada, então?

“Olha para você, dá um sorriso, não tem igual”, diz o pai.

Sophia foi conseguindo se alimentar melhor. Foi ganhando peso. E antes de terminar o ano, os pais receberam a notícia. Ela podia deixar o hospital, ir para casa comemorar o Natal.
“Não precisaria ter nada, só ela aqui, já era o suficiente”, diz Patrícia.
Patrícia e Marcos colocaram a história de Sophia na internet para motivar outros pais que passam pela mesma situação. Mostraram toda a batalha da filha, mês a mês.
“A gente quer mostrar para quem está passando por isso pra ter fé, não desanimar, estar unido, e estar sempre ali junto com o bebê”, explica Patrícia.
No mesmo hospital que Sophia nasceu, nasceu também Lorena e menor ainda.
“330 gramas, de muita batalha, e 24,5 centímetros, e já está com 2.680 e 48 centímetros”, declara Alexandre Dutra Vieira, pai de Lorena.
“Vale a pena investir nestes bebês, que eles são pequeninhos. Mas eles são muito especiais, são muito fortes”, diz Vivian Marin Dutra, mãe de Lorena.
Lorena deve ter alta no próximo mês. Sophia está em casa, há 22 dias.

Ela come bem. E se diverte.

Todos os dias, a Sophia faz sessões de fisioterapia. Como ela nasceu muito prematura, esses exercícios ajudam a acelerar o desenvolvimento do cérebro e do corpo.
Segundo os médicos, Sophia está se recuperando muito bem.
“A Sophia está crescendo, está engordando, está conseguindo se alimentar mais. Ela sempre foi assim, meio gulosinha, ela amou quando chegaram as frutinhas”, conta Filomena Mello,  coordenadora da UTI neonatal.
“Ela corresponde a uma idade em torno de seis, sete meses. Ela ainda depende um pouquinho de oxigênio, mas pouca quantidade”, declara a pediatra Cláudia Tanuri.
E como será daqui para frente? Depois desse um ano de vida tão especial?
“Primeiro, eu imagino ela correndo pela casa, mexendo nas minhas coisas. Pintando a parede”, diz Marcos, pai de Sophia.
“O que a gente quer para ela é que ela seja feliz”, diz Patrícia, mãe de Sophia.
“Ela já está sendo hoje”, conclui Marcos.
G1

Sobe para 239 o número de vítimas de incêndio em boate de Santa Maria


O número de vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, subiu para 239. Conforme informações da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a morte de Rodrigo Taugen, de 29 anos, foi confirmada no fim da noite de domingo (10), no hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, onde o paciente estava internado. Ele era natural de Júlio de Castilhos. A tragédia ocorreu no dia 27 de janeiro.
Ainda segundo a secretaria, um novo boletim com a atualização do número de feridos que seguem internados será divulgado no final da tarde pela Força Nacional do SUS. De acordo com dados de domingo, após a morte, 49 seguem hospitalizados em quatro cidades - 31 em Porto Alegre, 15 em Santa Maria, 2 em Canoas e 1 em Caxias do Sul.
Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 239 mortos na madrugada do último domingo (27). O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores:
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.
- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.
- A banda comprou um sinalizador proibido.
- O extintor de incêndio não funcionou.
- Havia mais público do que a capacidade.
- A boate tinha apenas um acesso para a rua.
- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.
- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.
- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.
- Equipamentos de gravação estavam no conserto.

Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.
G1

Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro


Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro.
Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de três mártires.
O discurso foi feito entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão), segundo oVaticano..
O Vaticano afirmou que o papado, exercido por Bento XVI desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi.
O anúncio é praticamente inédito na Igreja Católica.
O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motívo da renúncia.Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer as obrigações do cargo.
O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.
"Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse Joseph Ratzinger, segundo comunicado do Vaticano.
Na véspera, Bento XVI escreveu em sua conta no Twitter: "Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova".
O papa Bento XVI durante a audiência semanal desta quarta-feira (16) (Foto: AFP)O papa Bento XVI durante audiência em 16 de janeiro (Foto: AFP)
Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos.
28 de fevereiro
O Vaticano afirmou que a renúncia vai se formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão).

Até lá, o Papa estará "totalmente encarregado" dos assuntos da igreja e irá cumprir os compromissos já agendados.
O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume.
Decisão surpreendente
O porta-voz do Vaticano disse que a decisão do Papa surpreendeu a todos do seu círculo mais próximo.

Ele afirmou que, após a renúncia, Bento XVI vai à residência papal de verão, em Castel Gandolfo, próximo a Roma, e depois irá morar em um mosteiro dentro do Vaticano.
Lombardi também disse que Bento XVI não vai participar do conclave, a reunião a portas fechadas que vai escolher seu sucessor.
O porta-voz afirmou que Bento XVI mostrou "grande coragem" no seu gesto, e descartou que uma depressão tenha sido o motivo da renúncia.
Lombardi descartou que Bento XVI vá interferir no papado de seu sucessor.
O últmo precedente parecido da renúncia de um Papa remonta ao ano de 1294, quando Celestino V abdicou antes de ser consagrado. Antes de ser designado Papa, ele havia vivido como um ermitão e disse que não se sentia preparado para assumir o comando da Igreja.
O papado de Bento XVI foi marcado por uma crise, com várias denúncias de abuso sexual de crianças  por parte do clero católico, que abalou a igreja, por um discurso que desagradou muçulmanos e também por um escândalo envolvendo o vazamento de documentos privados através de seu mordomo pessoal, o VatiLeaks.
Repercussão
A chanceler da Alemanha, país natal do Papa, Angela Merkel, disse que está "emocionada" com a decisão e que vai se pronunciar mais tarde. Leia mais repercussões sobre a saída do Papa.

Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...