quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Aniversariante do dia





Escola estadual é arrombada em Campina Grande


Uma escola estadual, localizada no Centro de Campina Grande, foi arrombada. Ao chegar para trabalhar na noite da quarta-feira (13), o vigia descobriu o arrombamento e acionou a Central de Operações da Polícia Militar (Copom). De acordo com a polícia, não é possível saber quando a escola foi arrombada durante o período de recesso, já que o estabelecimento de ensino estava fechado desde a sexta-feira (8) por causa do feriado de Carnaval.
Não há suspeitos do crime, ainda conforme a polícia. Viaturas do 2º Batalhão da Polícia Militar realizaram rondas na região, mas ninguém foi preso ou identificado. A direção da escola informou aos policiais que iria fazer o levantamento dos prejuízos na manhã desta quinta-feira (14).De acordo com a Copom, os ladrões invadiram a sala de vídeo da escola e levaram duas caixas de som e alguns instrumentos musicais da instituição. A polícia informou ainda que duas salas de aula foram arrombadas, mas nada foi levado. A avaliação do valor dos equipamentos furtados só será possível após levantamento da direção da escola, segundo a polícia.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Polícia prende dez e fecha laboratório de manipulação de drogas na PB


Uma operação da Polícia Civil durante o período de Carnaval acabou detendo 10 pessoas e fechando um laboratório de manipulação de entorpecentes que funcionava em João Pessoa. Segundo a polícia, nove suspeitos foram presos e um adolescente foi apreendido na ação que aconteceu na última segunda-feira (11), no bairro São José.
As prisões foram realizadas através de trabalho investigativo da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com apoio do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).Às 10h (horário local) desta quarta-feira (14), serão divulgados detalhes da operação integrada no auditório da Gerência Executiva de Policia Civil Metropolitana, em João Pessoa.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Paraíba tem 11 açudes com capacidade abaixo do 5%, diz Aesa


Nem os maiores açudes, como o da Gamela, têm resistido à seca deste ano (Foto: Taiguara Rangel/G1)Segudo Aesa, 11 açudes da Paraía estão em
estado crítico (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Conforme levantamento da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba(Aesa), dos 121 açudes do estado que são monitorados, 11 estão com sua capacidade abaixo de 5%, considerados em situação crítica. Segundo Lucílio Vieira, gerente de monitoramento de mananciais da Aesa, outros 25 açudes que estão com cerca de 20% da capacidade estão sob observação, não sendo considerado estado crítico ainda. A previsão da Aesa é de que o período chuvoso no Sertão e Agreste se inicie nos meses de março e abril.     
Ainda segundo Lucílio Vieira, o maior açude em estado crítico está situado no município deJericó, no Sertão paraibano. “O maior açude que se encontra entre os 11 em estado crítico é o Açude Carneiro, que possui capacidade para 31 milhões de metros cúbicos e se encontra com 1,1 milhão, que em termos percentuais dá 3,6% da capacidade”, explicou. Os açudes entram na fase de observação para que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) possa programar medidas emergenciais, como racionamento de água.
Segundo Lucílio Vieira, o nível dos mananciais paraibanos no início deste ano eram esperados pelos metereologistas devido às poucas chuvas em 2012. “Devido ao ano seco que tivemos em 2012, entedemos que o nível dos açudes é considerado normal. Mas como a previsão de que o período chuvoso no Sertão e no Agreste inicie neste mês de março, a tendência é que boa parte dos açudes em observação sejam reabastecidos”, completou. Dos 121 açudes monitorados, 77 deles estão com nível acima dos 20% da capacidade.Segundo a meteorologista Marle Bandeira, a chuva costuma cair com mais frequência nas regiões do alto Sertão, Cariri e Curimataú nos meses de fevereiro e março. “Climatologicamente, os meses de março e abril tendem a ser os mais chuvosos. Então a tendência para essas regiões é de que ocorram chuvas mais homogeneas”, explicou. As condições oceânicas detectadas no início de 2013 são mais favoráveis que as encontradas pela Aesa no início do 2012.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Acidente envolvendo moto e trem deixa uma morta e um ferido na PB


Um acidente envolvendo um trem e uma motocicleta no cruzamento da linha férrea com a Rua Pedro Ulisses emBayeux na Grande João Pessoa, deixou uma mulher morta e um homem ferido na tarde desta quarta-feira (13). De acordo com Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa, o trem fazia o sentido Santa Rita para Cabedeloe apesar da colisão continua a funcionar normalmente. A mulher que morreu no local estava como passageira na moto, segundo a Polícia Militar.
“O maquinista nos informou que talvez um outro veículo que vinha na frente da moto e cruzou a linha férrea a tempo tenha induzido o motociclista a passar no cruzamento mesmo com a chegada do trem. O sistema de frenagem foi acionado, mas o trem não parou a tempo de evitar a colisão. Mesmo com o acidente o trem continua funcionando normalmente”, explicou.De acordo com Marcos Moura, gerente de operações da CBTU de João Pessoa, o maquinista informou que foi feito o aviso sonoro, como é padrão quando o trem passa pelo perímetro urbano, mas que mesmo assim o condutor da moto avançou o cruzamento.
Testemunhas do acidente informaram que o condutor da moto chegou a hesitar, tentando parar antes do cruzamento. A moto foi atingida na parte traseira e o impacto arremessou os ocupantes. O motociclista teve apenas escoriações e passou pelo atendimento do Samu ainda no local, mas não precisou ser levado para nenhum hospital, de acordo com a Polícia Militar.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Professor é pego fazendo sexo com amante na escola na Romênia


Um professor provocou polêmica na Romênia após vídeos e fotos em que ele aparece fazendo sexo com uma amante vazaram na internet, segundo o jornal "Libertatea".
As imagens mostram o professor Ioan Sabau, que é casado, durante o ato sexual com uma mulher loira em um colégio de Satu Mare, na Romênia.
Professor foi flagrado fazendo sexo em colégio na Romênia (Foto: Reprodução)Professor foi flagrado fazendo sexo em colégio na Romênia (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Samu confirma uma morte em desabamento de estrutura em Sauípe


desabamento sauipe; bahia (Foto: Samille J. Silva / Arquivo Pessoal)Estrutura desabou no fim da manhã desta quarta-feira (Foto: Samille J. Silva / Arquivo Pessoal)
Uma pessoa morreu no desabamento de uma estrutura que estava sendo montadaem uma área do Complexo Hoteleiro de Costa do Sauípe, em Mata de São João, na Bahia. A informação foi confirmada por volta das 14h20 por Ana Gabriela, coordenadora de Plantão do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Ao G1, ela disse que cerca de 50 pessoas ficaram feridas, a maioria com baixa gravidade. Às 19h, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia corrigiu o número de feridos, que também havia divulgado como 50. Segundo o órgão, 30 pessoas sofreram ferimentos no acidente - entre eles, a pessoa que morreu.

Outras oito pessoas, segundo a Sesab, foram socorridas para o Hospital Menandro de Farias. Destas, seis foram transferidas para o Hospital do Aeroporto e outras duas permaneciam na unidade de saúde em Lauro de Freitas, com previsão de alta. A 20ª vítima, segundo a secretaria, deve ter sido socorrida para uma unidade de saúde perto de Mata de São João.Vinte feridos, de acordo com a Sesab, foram levados para o Hospital Geral de Camaçari. De lá, um paciente foi transferido para o Hospital do Subúrbio; dois para o Hospital Português e outros 17 permaneciam internados no Hospital de Camaçari na noite desta quarta-feira. 
"Normas técnicas"
A TV1 eventos, empresa responsável pela montagem da estrutura, encaminhou nota à imprensa dizendo que a instalação estava sendo realizada de acordo com as normas técnicas. Em nota, a empresa se manifestou. "A direção e a equipe da TV1 Eventos, juntamente com as empresas de infraestrutura subcontratadas, estão neste momento focados no apoio integral às vítimas e seus familiares e se mantêm a disposição para esclarecimentos a todos os seus públicos e autoridades, à medida que haja acesso a informações mais precisas sobre o ocorrido".

Ao G1, a assessoria de imprensa do Complexo Hoteleiro informou que o acidente "aconteceu em uma área reservada para estruturas provisórias para eventos, afastada de seus hotéis. Entre os feridos não há nenhum hóspede ou funcionário da Costa do Sauípe". A empresa informou ainda que o acidente não interfere na operação normal dos hotéis.
O caso
Uma estrutura de ferro que estava sendo montada para um evento desabou no fim da manhã desta quarta-feira (13). A estrutura estava sendo montada para um evento realizado pelo Bradesco e que ia acontecer a partir de sábado (16).

Em nota, o Bradesco informou que “lamenta profundamente o acidente ocorrido hoje, pela manhã, no complexo de Sauípe, na Bahia, onde estava sendo montada uma tenda para um evento. O Bradesco esclarece que está tomando todas as providências necessárias para atender às vítimas”.

O empresário Mauricio Almeida, que está hospedado no local, informou ao G1 que passou pela área do acidente, minutos após o desabamento. "Eu passei muito pouco tempo depois e no local, muita gente estava correndo, gritando. Logo depois eu vi os médicos do hotel chegando para socorrer as vítimas. Tinha muito funcionário do hotel querendo ver o que estava acontecendo. Pouco tempo depois chegou o Corpo de Bombeiros".

Para ler mais notícias do G1 Bahia, clique em g1.globo.com/bahia. Siga também o G1 Bahia no Twitter e por RSS.
G1

Ordem dos Médicos admite eutanásia em 'casos excepcionais' na França


O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos da França anunciou nesta quinta-feira (14), pela primeira vez, que um colégio médico deve permitir uma "sedação terminal" dos pacientes em fim de vida que tenham feito "pedidos persistentes, lúcidos e reiterados".
Ao citar um "dever de humanidade", a Ordem dos Médicos deseja que os casos de "assistência à morte" sejam reservados a "situações excepcionais", como certas "agonias prolongadas" ou dores "incontroláveis", às quais a lei atual não apresenta respostas.
"A pedidos persistentes, lúcidos e reiterados da pessoa afetada por uma doença para a qual os cuidados curativos passaram a ser inoperantes e os cuidados paliativos instaurados, uma decisão médica legítima deve ser tomada ante situações clínicas excepcionais, sob a reserva de que sejam identificadas como tais, não apenas por apenas um médico e sim por um colegiado", afirma o Conselho Nacional da Ordem.
A Ordem dos Médicos da França é uma entidade que tem a responsabilidade de velar pela manutenção dos princípios de moralidade, probidade, competência e dedicação no exercício da medicina e pelo respeito por parte de todos os médicos do código de deontologia da profissão.
Apesar da proibição, o Instituto Nacional de Estudos Demográficos (Ined) afirmou no início do mês que o número de casos anuais de eutanásia na França chega a 3.000.
O debate sobre a eutanásia foi retomado a partir de uma carta ao presidente François Hollande assinada por 250 médicos. O documento foi enviado em 6 de fevereiro para protestar contra as sanções aplicadas a um médico acusado de "envenenamento" de sete pacientes terminais.
Durante a campanha para as eleições presidenciais, no ano passado, Hollande prometeu "uma assistência médica para terminar a vida com dignidade" para "toda pessoa maior de idade em fase avançada ou terminal de uma doença incurável", mas sem nunca usar a palavra eutanásia.
G1

Audi confirma RS 6 Avant para o Salão de Genebra, em março


Audi RS 6 Avant leva rodas de 21 polegadas (Foto: Divulgação)Audi RS 6 Avant leva rodas de 21 polegadas (Foto: Divulgação)










A Audi confirmou nesta quinta-feira (14) que apresentará oficialmente o novo RS 6 Avant no Salão de Genebra, que vai de 7 a 17 de março. Já confirmada para o Brasil, a perua esportiva será lançada no mercado nacional no último trimestre – antes, será exibida durante as 6 Horas de São Paulo, competição de longa duração do World Endurance Cup (WEC), no dia 1º de setembro.
Segundo a marca, a nova station wagon é a primeira a ultrapassar os 100 km/h em menos de 4 segundos – a prova é realizada em 3,9 segundos. É, ainda de acordo com a Audi, a perua mais veloz do mundo, ao atingir a velocidade máxima de 305 km/h (quando equipada com o pacote Dynamic Plus). O responsável por tais marcas é o motor 4.0 TFSI V8 biturbo, que gera 560 cavalos de potência e 71,4 kgfm de torque. O câmbio é o Tiptronic, de 8 velocidades. (O RS 6 Avant anterior, equipado com um bloco de 5 litros V10, tinha 580 cv e 66,2 kgfm e fazia o 0 a 100 km/h em “apenas” 4,5 segundos).
Entre os principais equipamentos, a perua esportiva traz suspensão adaptativa a ar, Audi Drive Select (que modifica os parâmetros do acelerador, da direção e do câmbio), Dynamic Ride Control (sistema que utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis de três níveis), freios com discos de fibra de carbono-cerâmica com 420 mm de diâmetro, sistema star-stop, COD (recurso que desativa até quatro cilindros em velocidades intermediárias), tração integral quattro com sistema de vetorização de torque e diferencial central autoblocante, Driver Information System, Head-up Display, som Bang & Olufsen com 15 alto-falantes e 1.200 watts de potência, entre outros.
G1

Ator Cláudio Marzo se recupera de insuficiência respiratória em hospital


Cláudio Marxo ao lado da atriz Fernanda Vasconcellos durante uma gravação de novela  (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)Cláudio Marzo ao lado da atriz Fernanda
Vasconcellos  durante uma gravação de novela
(Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
O ator Cláudio Marzo, da TV Globo, está internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio, se recuperando de uma crise de insuficiência respiratória. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa da unidade.
Cláudio deu entrada na clínica na última segunda-feira (11) e o quadro dele evoluiu bem, segundo a equipe médica. O estado de saúde dele é estável, mas não há previsão de alta.
O artista fez diversos trabalhos importantes na TV Globo, como as novelas Mulheres Apaixonadas (2003), Fera Ferida (1993) e Desejo Proibido (2008). O último papel representado por ele na emissora foi no seriado Guerra e Paz (2009), como o capitão Guerra.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique emg1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

'Motoboy do YouTube' é investigado por atropelar e matar pedestre em SP


O comerciante Kleber Atalla, de 51 anos, que ganhou fãs e críticos no YouTube por postar vídeos nos quais comete infrações de trânsito em São Paulo dirigindo uma motocicleta, é investigado por atropelar e matar  um pedestre que atravessava a rua no Centro utilizando a faixa. No dia do acidente, em 28 de janeiro, Atalla dirigia um carro (veja no vídeo ao lado).

De acordo com a Polícia Civil, além de responder em liberdade pelo crime de homicídio culposo (sem intenção) na direção de veículo automotor, Atalla também é investigado pelos vídeos postados na internet. A avaliação dos policiais é que as imagens fazem apologia aos crimes de racha, dirigir sem habilitação e em velocidade acima da permitida.

Desde segunda-feira (11), o G1 tenta contato com Atalla, mas não obteve retorno. Em um vídeo postado no domingo (10) no YouTube, o motorista se exime de culpa no atropelamento. Afirma que não cometeu infração e que ele que foi "atropelado" pelo pedestre, que atravessou na faixa, mas no momento em que o semáforo estava aberto para os veículos.

O advogado Luiz Carlos Aguiar, que representa o comerciante, disse que só vai se pronunciar sobre seu cliente na sexta-feira (15). Atalla ainda não foi interrogado pela polícia, que deverá indiciá-lo pelos dois crimes pelos quais está sendo investigado.

O instalador não havia esperado o semáforo ficar vermelho para os veículos para poder atravessar. Ao ser atingido, o pedestre caiu na pista. Ele teve traumatismo craniano, foi socorrido e internado no Santa Casa de Misericórdia, em Santa Cecília, no Centro, onde morreu em 5 de fevereiro. A equipe de reportagem não conseguiu localizar os parentes da vítima para comentar o assunto.Atropelamento
O acidente que deu origem às investigações ocorreu no mês passado, durante a tarde. Atalla guiava um carro modelo Fiat Strada Adventure pela Avenida Duque de Caxias quando fez uma mudança de pista, da direita para a esquerda, e atingiu o instalador Antonio Farias da Costa, de 53 anos, que atravessava a faixa de segurança para pedestres. A faixa fica no cruzamento da via com a Rua Barão de Campinas.

Antonio Luís Tuckumantel, delegado do 3º distrito policial (Foto: Kleber Tomaz/G1)
O atropelamento foi gravado por câmeras de segurança de imóveis vizinhos à via. As imagens foram anexadas aos dois inquéritos policiais contra Kleber. Segundo o delegado Antonio Luis Tuckumantel, titular do 3º Distrito Policial, na Santa Ifigênia, Atalla foi "imprudente", apesar de as imagens mostrarem, no entendimento do policial, que o motorista fez uma conversão permitida, que parou o automóvel após o acidente e que ainda prestou socorro.

“Isso não serve de justificativa. Na faixa de pedestre a preferencial é do pedestre. O motorista estava errado. Foi imprudente e estava com uma velocidade que era muito rápida”, afirmou o delegado Tuckumantel, nesta quarta-feira (13). O laudo da Polícia Técnico-Científica sobre a velocidade do carro não foi finalizado.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foi procurada pelo G1 na manhã desta quinta-feira (14) para informar quais são as restrições sobre as conversões no cruzamento da Avenida Duque de Caxias com a Rua Barão de Campinas. A assessoria de imprensa ficou de responder ao pedido da reportagem.

Em sua defesa, Atalla registrou um vídeo de 13 minutos no qual tenta reproduzir como ocorreu o acidente. A gravação foi postada na web. Ele filma a placa de trânsito, que mostra, naquele ponto da avenida, restrições à conversão da pista da esquerda para a pista da direita. Mas não há sinalização proibindo a mudança da direita para a esquerda, como fez o motorista no dia em que atropelou o pedestre.

"Pelo fato de estar chovendo demais, demais, ele atravessou a rua no maior 'pau'. [...] A hora que eu percebi, ele tinha me atropelado", diz o comerciante no vídeo. "Acabou com a minha vida esse episódio. Acabou com a vida da família do senhor Antônio, só que eu não tive culpa. O meu remorso é muito grande".
Na filmagem, Atalla fala que vai prestar esclarecimentos pelos seus vídeos suspeitos de apologia a crimes de trânsito. "Em momento algum eu quis desrespeitar as autoridades", afirma nas imagens.

Vídeos na web
Sob o apelido de Kle621, Atalla, que mantém um comércio de peças para motocicletas, já postou centenas de vídeos no site de compartilhamento YouTube. Em sua Hornet 600, ele trafega em alta velocidade, faz ultrapassagens proibidas, dirige na contramão, e avança o sinal vermelho.

Para gravar suas irregularidades, Atalla usa uma câmera presa ao capacete. Os registros na internet foram tema de uma reportagem do G1, publicada em 17 de setembro do ano passado.  “Sei que é ilegal o que faço. Não recomendo para quem me assiste”, afirmou o motocicista à equipe de reportagem naquela ocasião.

Atalla chegou a justificar os crimes de trânsito que cometia em nome da audiência. “Estou fazendo assim porque é uma maneira de me comunicar com a molecada. Se fizer um vídeo a 30 km/h, atrás dos carros, ninguém vai querer assistir. Tem que ter um sensacionalismo.”

Como o comerciante explicou à época, os vídeos faziam parte de uma estratégida de marketing: neles ele indica seu site de venda de escapamentos e peças de moto. Procurada em 2012, a Polícia Militar havia informado que, apesar de as infrações estarem registradas em vídeo, o poder público nada podia fazer. As multas só seriam aplicadas se fossem flagradas por um agente ou radar.

Contravenção
Mas a conduta nos vídeos das infrações cometidas por Atalla foi analisada recentemente pela Polícia Civil. “Ele tem um comportamento contraventor como forma de marketing pessoal e comercial de fazer propaganda da sua loja virtual”, escreveu o delegado assistente do 3º DP, Arariboia Fusita Tavares, na portaria de 8 de fevereiro deste ano. O documento determinou a instauração do inquérito para apurar a suspeita de prática de apologia ao crime praticada pelo comericante, por conta dos vídeos postados por ele no YouTube.

“Utiliza-se das publicações para se auto promover, assim como alavancar as vendas em sua empresa, às custas de provocações contra a administração pública, cooptando fãs e seguidores de seu comportamento irresponsável, conforme se depreende de simples leitura de comentários realizados nos mais de 500 vídeos publicados no site YouTube, fomentando desta forma a anarquia e estimulando outros ao cometimento de infraçoes”, informa a portaria.

De acordo com a investigação policial, Atalla “regozijando-se de sua conduta criminosa, afrontando as normas legais vigentes, com manobras extremamente perigosas” coloca “em risco desta forma a vida de pedestres e demais motoristas”.

No entendimento da autoridade policial e dos investigadores, o comerciante é suspeito de infringir três artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nos vídeos que publicou na internet: 308 (participar de competição automobilística não autorizada que cause dano a outros), 309 (dirigir sem habilitação, gerando perigo) e 311 (trafegar com velocidade incompatível).

Somadas, as penas dessas três infrações podem dar penas mínimas de um ano e meio a 4 anos de detenção, além do pagamento de multa e suspensão  da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) numa eventual condenação do infrator pela Justiça.

Cruzamento da Avenida Duque de Caxias onde o comerciante Kleber Atalla fez a mudança de pista e atingiu o pedestre (Foto: Kleber Tomaz/G1)Cruzamento da Avenida Duque de Caxias onde o comerciante Kleber Atalla fez a mudança de pista e atingiu o pedestre (Foto: Kleber Tomaz/G1)
Para ler mais notícias do G1 SP, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 SP noTwitter e por RSS.
G1

Fuvest divulga a segunda chamada de aprovados no vestibular


A Fuvest divulgou nesta quinta-feira (14) a lista dos candidatos aprovados na segunda chamada do vestibular 2013 (veja nos links ao lado). Eles vão ocupar vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foram chamados 2.079 candidatos (1681 novos e 398 remanejados). No total, o vestibular da Fuvest ofereceu 10.982 vagas na USP e 100 na Santa Casa.
Os aprovados deverão comparecer nesta segunda (18) ou terça-feira (18) no campus onde o curso para o qual foi aprovado é ministrado para fazer a matrícula presencial. Também nestes dias serão feitas as matrículas de quem passou na primeira chamada.
VEJA O CALENDÁRIO DA FUVEST
14/2Divulgação da 2ª chamada
18 e 19/2Matrícula presencial para os candidatos
convocados nas duas primeiras chamadas
22/2Divulgação da 3ª chamada
25/2Matrícula presencial dos convocados na 3ª chamada
28/2Divulgação da 4ª chamada
4/3Matrícula presencial dos convocados na 4ª chamada
Se o aluno já estudar em algum curso de graduação da USP, ele automaticamente perderá a vaga anterior ao fazer a matrícula.
Documentos para matrícula
Universidade de São Paulo (USP)
1) Certificado de conclusão de curso de ensino médio ou equivalente e respectivo histórico
escolar, ou diploma de curso superior devidamente registrado (uma cópia);
2) Documento de Identidade oficial (uma cópia);
3) Uma foto 3 x 4, datada, com menos de um ano.

A entrega dos documentos mencionados nos itens 1 e 2 deverá ser acompanhada da apresentação do respectivo original ou de cópia autenticada para conferência.
Candidatos fazem prova da segunda fase da Fuvest (Foto: Gabriela Gasparin/ G1)
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
1) Prova de conclusão do Ensino Médio e respectivo histórico escolar;
2) Documento de Identidade – RG;
3) Cadastro de Pessoa Física – CPF;
4) Duas fotos 3 x 4 recentes.
Os documentos deverão ser apresentados em duas cópias autenticadas.
O pagamento deverá ser efetuado no ato da matrícula, de acordo com o valor do curso.

Candidatos que optaram pelo Sistema de Pontuação Acrescida devem apresentar, na matrícula, histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio (Inclusp) ou dos ensinos fundamental e médio (Pasusp), de exame supletivo, madureza ou Educação de Jovens e Adultos – EJA que comprovem a realização integral desses estudos em escola pública no Brasil, para justificar a concessão do respectivo bônus.
Após a matrícula referente à 4ª chamada, os candidatos não matriculados na USP, e que não tenham sido eliminados nem desclassificados do vestibular, poderão manifestar interesse pelas vagas ainda não preenchidas. Para mais informações sobre a matrícula acesse o site da Fuvest.
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também o G1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

Neozelandesa recupera carteira intacta 2 anos após tê-la perdido


A neozelandesa Kathie Warren recuperou sua carteira intacta dois anos depois de tê-la perdido em um parque em Blenheim, na Nova Zelândia, segundo o jornal "Marlborough Express".
Kathie Warren recuperou sua carteira intacta dois anos depois de tê-la perdido (Foto: Reprodução)Kathie Warren recuperou sua carteira intacta dois anos depois de tê-la perdido (Foto: Reprodução)
Kathie havia perdido a carteira em fevereiro de 2011 enquanto assistia a um show no local. Ela chegou a procurar pela carteira, mas não achou. Na época, ela comunicou para a polícia e cancelou todos seus cartões, temendo que alguém pudesse usá-los.
No entanto no último domingo, durante um show parque, um espectador acabou achando a carteira. Ele entregou a carteira em um local de achados e perdidos, e os organizadores localizaram a mulher.
A carteira ainda guardava seus cartões, documentos e cerca de 14 dólares neozelandeses.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...