domingo, 17 de fevereiro de 2013

'Lei Seca' flagra motoristas dirigindo embriagados em João Pessoa


Uma barreira policial montada para Operação Lei Seca, coordenada pela Divisão de Policiamento de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), abordou 229 veículos e aplicou 230 testes de alcoolemia. A ação aconteceu entre as 23h30 do sábado (16) e as 5h deste domingo (17), segundo o governo do estado. Durante a blitz, que aconteceu na Avenida Tancredo Neves, em João Pessoa, 12 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados e quatro foram parar na delegacia.
Rochester Vale, chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran-PB, explicou que, no momento da abordagem, os policiais realizaram um trabalho educativo, conscientizando sobre a necessidade de se evitar a mistura entre bebida alcoólica e volante.Ao todo, foram aplicadas 32 notificações por infrações no trânsito e  apreendidas 12 carteiras nacionais de habilitação. Os agentes de trânsito também apreenderam três veículos com licenciamento em atraso, duas motocicletas e uma motocicleta do tipo “cinquentinha”.
Este ano, a Operação Lei Seca  flagrou 345 motoristas embriagados e 89 foram encaminhados para a delegacia, ainda segundo o governo do estado. Só no carnaval, foram flagrados 120 motoristas embriagados e 22 foram presos.
De janeiro a dezembro de  2012, o número de flagrantes efetuados pela Operação Lei Seca chegou a 1.548, ainda de acordo com o governo da Paraíba.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Veículo sai da pista e pega fogo após capotagem na Paraíba


Veículo pegou fogo após sair da pista e capotar na BR-101 (Foto: Walter Paparazzo/G1)Veículo pegou fogo após sair da pista e capotar na
BR-101 (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um veículo pegou fogo após sair da pista e capotar na altura do km 70 da BR-101, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor seguia no sentido Natal-João Pessoa, quando nas proximidades do município paraibano de Santa Rita capotou.
Além do motorista um passageiro estava dentro do carro, os dois conseguiram sair a tempo  e não sofreram nenhum ferimento.
O passageiro do veículo informou ao G1 que ele e o outro homem são do Recife, e que estavam voltando de Natal em uma viagem de trabalho. “A gente vinha a uma velocidade de 100 km na faixa da direita, aí um pneu estourou, a gente escutou o barulho e ele [o motorista] foi abrir mais, quando ele abriu mais bateu no meio fio, depois que bateu o carro parou meio inclinado e só deu tempo a gente sair e o carro pegou fogo” disse o rapaz.
Equipes da PRF e do Corpo de Bombeiros foram deslocadas até o local para atender a ocorrência e combater o incêndio que se propagou também para a vegetação às margens da pista.
Fogo se alastrou para a vegetação ao lado da pista, Corpo de Bombeiros foi chamado para conter o incêndio (Foto: Walter Paparazzo/G1)Fogo se alastrou para a vegetação ao lado da pista, Corpo de Bombeiros foi chamado para conter o incêndio (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

MPF investiga despejo de lixo em comunidade quilombola da Paraíba


O Ministério Público Federal na Paraíba instaurou um inquérito civil público para apurar supostas irregularidades no despejo de lixo nas proximidades de uma comunidade quilombola localizada na cidade de Várzea, região da Borborema. O problema estaria sendo causado pela prefeitura de Santa Luzia, município vizinho. A abertura do inquérito ocorreu por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (13).
O inquérito civil público foi instaurado pelo procurador Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga, da Procuradoria da República de Campina Grande. Ele afirma na portaria que o despejo do lixo próximo ao Quilombo da Pitombeira estaria “causando  graves problemas à saúde da população local”.
Regina afirmou que já esteve algumas vezes no Quilombo da Pitombeira e ouviu relatos dos moradores do local sobre o problema do lixo. “A comunidade toda sofre. A maioria das vezes que eu estive lá ouvi várias lamentações dos moradores”, ressaltou a funcionária do Incra-PB.De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra-PB), 203 famílias vivem no Quilombo da Pitombeira. A área atualmente está  em fase de estudo antropológico, etapa que antecede o reconhecimento oficial da União como remanescente de quilombo. Segundo Regina Lúcia Marques, que faz parte do setor de Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra, o problema em Várzea já ocorre há alguns anos. “Fizemos inclusive algumas notificações, mas nada foi resolvido até agora”, disse.
A prefeitura de Santa Luzia admitiu que realmente coloca lixo nas proximidades do Quilombo da Pitombeira, mas disse que não está cometendo nenhuma irregularidade. Segundo o chefe de gabinete Maécio Medeiros, os resíduos são colocados em um terreno pertencente a administração municipal, recebendo o tratamento adequado. “Eles são colocadas dentro de valas e depois cobertos”, afirmou
Ainda de acordo com Maécio, na mesma área que está sendo usada como lixão a prefeitura de Santa Luzia vai implantar um aterro sanitário, que está com as obras em andamento e deve estar pronto para funcionar até agosto deste ano, que conta com a permissão da Sudema. O chefe de gabinete disse também que a prefeitura está tranquila com o inquérito do MPF. “Toda denúncia deve ser apurada, o papel do Ministério Público é investigar”, pontuou.

O inquérito do MPF para apurar o problema no Quilombo da Pitombeira se originou em um procedimento administrativo aberto em 2012. De acordo com o procurador Marcos Alexandre, foram solicitadas informações ao Incra e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Também foi pedido que a Sudema e o Ibama realizem fiscalização no local.

O caso começou a ser apurada após uma denúncia de um antropólogo professor da Universidade Federal de Campina Grande .A investigação pode ser concluída em até um ano.
Na semana passada o Incra reconheceu mais de 300 hectares de terra como áreas de comunidade quilombola na Paraíba. Os territórios estão localizados nas cidades de Riachão do Bacamarte, Quilombo Grilo; e Mogeiro, Quilombo Matão. Segundo o setor de Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra-PB, 28 processos de reconhecimento tramitam no órgão.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Polícia registra cinco homicídios em menos de seis horas na Paraíba


Um dos homicídios aconteceu em Mangabeira, e atraiu uma multidão de curiosos (Foto: Walter Paparazzo/G1)Um dos homicídios aconteceu em Mangabeira, e
atraiu uma multidão de curiosos
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Cinco homicídios foram registrados em menos de seis horas entre a tarde e a noite sábado (17) em João Pessoa e Região Metropolitana. As vítimas foram assassinadas a golpes de faca e disparos de arma de fogo.
De acordo com informações da Polícia, o primeiro crime aconteceu na tarde do sábado, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, onde um homem de 34 anos, natural do município de Sapé foi assassinado com três tiros. Segundo a Polícia, dois homens em uma moto teriam atirado várias vezes contra o homem que morreu ainda no local. Os motivos do assassinato serão investigados. O corpo da vítima foi removido para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol).
Os outros dois assassinatos aconteceram nos bairros de Mangabeira II e Jardim Veneza. As vítimas foram dois jovens de 27 e 18 anos que também foram mortos a tiros. Segundo a Polícia, o rapaz que morreu no Jardim Veneza foi atingido por três tiros, disparadpos por dois homens em uma moto. Já o jovem de 18 anos, morto em Mangabeira, teria ido visitar parentes e quando estava em uma parada de ônibus, foi abordado por um homem que sacou a arma e realizou alguns disparos. A vítima ainda tentou fugir, mas foi atingido por um tiro na nuca.Ainda no sábado, um operador de máquinas foi assassinado a tiros. O crime aconteceu próximo a um posto de gasolina que fica na BR-101. A vítima tinha 26 anos e vinha pilotando uma motocicleta quando foi abordado e perseguido por uma dupla em outra moto. Na altura do posto de gasolina, ele teria se jogado da motocicleta e tentado se esconder, mas foi alcançado e atingido por vários disparos.
No Conde
Um homem de 32 anos foi assassinado e teve sua motocicleta roubada na cidade de Conde, Litoral Sul do Estado. O crime aconteceu na comunidade Pousada de Conde.

De acordo com a Polícia, a vítima estava bebendo com amigos  e, após uma discussão, decidiu ir embora. Depois disso, o homem foi abordado às margens da BR-101 e morto com seis golpes de faca . A motocicleta da vítima foi levada pelos suspeitos.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Dezenas de pessoas nadam nuas em prova na Austrália


Uma competição na praia de Cobblers, em Sidney na Austrália reuniu dezenas de nadadores nus neste domingo (17). O percurso de 900 metros tinha que se obrigatoriamente feito totalmente sem roupa de banho.
A expectativa da organização da 'Sydney Skinny' era reunir mais de 400 pessoas, o valor da inscrição vai ser revertido para a Fundação de Parques Nacionais e Vida Selvagem da Austrália.
G1
Homens e mulheres nus participam de prova de natação de 900 metros em Sidney, na Austrália. Mais de 400 competidores nadaram nus para angariar fundos para a Fundação de Parques Nacionais e Vida Selvagem. (Foto: William West/AFP)Homens e mulheres nus participam da prova de natação de 900 metros em Sidney, na Austrália (Foto: William West/AFP)
Mulheres deixam a pagua após a competição (Foto: Daniel Munoz/Reuters)Mulheres deixam a pagua após a competição (Foto: Daniel Munoz/Reuters)
Nadadores entram na água para participar da primeira edição do 'Sydney Skinny' (Foto: William West/AFP)Nadadores entram na água para participar da primeira edição do 'Sydney Skinny' (Foto: William West/AFP)

Incêndio de grandes proporções atinge indústria em Sorocaba, SP



Incêndio de grandes proporções atinge indústria em Sorocaba (Foto: Gualberto Vita / G1)Fumaça do incêndio pode ser vista há quilômetros de distância (Foto: Gualberto Vita / G1)
Um incêndio de grandes proporções atingiu a YKK, uma empresa multinacional japonesa, na manhã deste domingo (17) em Sorocaba(SP). A unidade industrial fica na avenida Fernando Stecca, na Zona Industrial. Em um vídeo enviado por um morador da região (veja ao lado) é possível constatar a gravidade do incêndio.
O diretor de produção da YKK, Massakato Matsushita, explicou ao G1 que a unidade sorocabana produz zíperes e botões. Ele afirmou que o incêndio começou por volta das 10h30 após uma explosão. "Setenta funcionários trabalham na área de produção e que foi consumida pelo incêndio. Esta unidade, que fabrica apenas botões, estava vazia no momento em que pegou fogo", disse Massakato.   
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco viaturas da corporação e 13 homens foram ao local. O incêndio atingiu um prédio de 5 mil m2 da fábrica e foi controlado. Ainda segundo os Bombeiros, não há registro de funcionários feridos, já que não havia ninguém no prédio atingido pelo fogo. 
Segundo informações da Urbes - Trânsito e Transporte, às 13h30 deste domingo o tráfego de veículos na avenida Fernando Stecca e proximidades já estava normalizado.
Para ler mais notícias do G1 Sorocaba e Jundiaí, clique em g1.com.br/tvtemsorocaba. Siga também o G1 Sorocaba e Jundiaí no Twitter e por RSS.
G1

Ônibus e van são incendiados em pátio de hospital na Bahia, diz polícia


Van e Ônibus incendiados em Correntina, na Bahia (Foto: Denilson Neves/ Site ZDA sítio)Van e Ônibus incendiados em Correntina, na Bahia (Foto: Denilson Neves/ Site ZDA sítio)
Dois veículos foram incendiados na madrugada de sábado (16) na cidade de Correntina, oeste da Bahia, segundo informações da Polícia Civil na região. De acordo com a polícia, um ônibus escolar e uma van utilizada como unidade móvel odontológica estavam estacionados no pátio de um hospital público, no centro da cidade, quando foram alvo da ação. Não houve feridos.
A polícia informou que os dois veículos estavam parados no local desde o final de 2012, quando se iniciaram as férias escolares. Até as 11h deste domingo (17), nenhum suspeito de ter participado da ação foi preso. A polícia ainda desconhece o que pode ter motivado o crime.
Segundo a polícia, os veículos incendiados serão periciados na segunda-feira (18).
Para ler mais notícias do G1 Bahia, clique em g1.globo.com/bahia. Siga também o G1 Bahia no Twitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia







Família busca por cineasta de '5x Favela' desaparecido no Rio


Família faz apelo no Facebook após desaparecimento do cineasta Cadu Barcellos (Foto: Reprodução/ Facebook)Família faz apelo no Facebook após desaparecimento do cineasta Cadu Barcellos (Foto: Reprodução/ Facebook)
O cineasta Cadu Barcellos, de 26 anos, está desaparecido desde o fim da tarde de sexta-feira (15), quando um amigo o encontrou na Praia de Ipanema, no Posto 9, Zona Sul do Rio de Janeiro, por volta das 17h, segundo informou a irmã Maria Lethícia Barcellos ao G1, na tarde deste domingo (17). Morador da Vila dos Pinheiros, no Conjunto de Favelas da Maré, Cadu é um dos diretores do filme '5x Favela - Agora por nós mesmos' e '5x Pacificação'.
“Esse amigo dele disse que encontrou com ele na praia de Ipanema, no posto 9 na sexta-feira por volta de 16h, 17h e que ele estava procurando por uma amiga dele gringa, não sei dizer a nacionalidade dela. Meu pai [o padrasto de Cadu, William] esteve hoje na 21ª DP (Bonsucesso), mas os policiais disseram para gente procurar nos hospitais e IML antes de fazer o registro”, contou Maria Lethícia.
Por volta das 16h, a polícia informou que a família de Cadu Barcellos registrou uma ocorrência na 21ª DP (Bonsucesso), responsável por investigar o desaparecimento do cineasta.
Família faz buscas em hospitais
Segundo a irmã do jovem, a família esteve neste domingo (17) no Hospital Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul, no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, no Hospital de Ipanema, também na Zona Sul, e no IML, também no Centro da cidade, porém, continuavam sem informações do cineasta.

Amigos e parentes de Cadu divulgaram fotos dele no Facebook e em outras redes sociais na tentativa de informações e pistas de seu paradeiro. Até as 15h45 deste domingo, a imagem de Cadu já havia sido compartilhada por mais de 500 pessoas.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

11 órgãos abrem inscrições na segunda-feira para mil vagas


Pelo menos 11 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (18) para 1 mil vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 22.854,46 no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá).

Os órgãos que abrem inscrições são os seguintes: Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas), Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Polícia Civil do Estado de São Paulo, Prefeitura de Cotriguaçu (MT), Prefeitura de Ipatinga (MG), Prefeitura de Tauá (CE), Secretaria das Cidades e do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas, Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude de Manaus, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá).

Hemominas
A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) divulgou edital de concurso para 398 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 887,60 a R$ 11.050,53 (veja aqui o edital).

Os cargos de nível superior são para analista de hematologia e hemoterapia I e III nas funções de administrador, assistente social, analista de sistemas, arquiteto, biólogo, contador, cirurgião dentista, economista, enfermeiro, enfermeiro com especialização em enfermagem do trabalho, engenheiro de produção, engenheiro com especialização em engenharia clínica, engenheiro eletricista, engenheiro civil, engenheiro mecânico, engenheiro com especialização em segurança do trabalho, farmacêutico bioquímico/ biomédico, fisioterapeuta, pedagogo, psicólogo clínico, psicólogo organizacional e médico MEDHH nas especialidades de clínica geral, cirurgia plástica, hematologia, ortopedia e patologia clínica.
As vagas de nível médio são para assistente técnico de hematologia e hemoterapia I e II nas funções de auxiliar administrativo, técnico de patologia clínica, técnico de informática, técnico de segurança do trabalho e técnico de enfermagem.
As oportunidades são para as cidades de Além Paraíba, Betim, Belo Horizonte, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João del Rei, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.ibfc.org.br no período de 18 de fevereiro a 19 de março de 2013. A taxa é de R$ 45 para nível médio, R$ 65 para nível superior e R$ 72 para médicos.
A seleção será feita por meio de prova objetiva para todos os cargos, prova de redação para assistente técnico de hematologia e hemoterapia, prova dissertativa para os demais cargos, e avaliação de títulos para os cargos de nível superior.
As provas serão aplicadas no dia 21 de abril de 2013, nas cidades de Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas,
Pouso Alegre, Uberaba ou Uberlândia.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Ministério Público de Mato Grosso do Sul
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP/MS) abriu concurso público para 10 vagas de promotor de Justiça substituto - sendo uma reservada para pessoa com deficiência. O salário é de R$ 18.610,06, de acordo com o portal da transparência do órgão (veja aqui o edital).

Alguns dos requisitos para o candidato concorrer ao cargo são: conclusão de curso de bacharelado em direito, ter mínimo de três anos de exercício de atividade jurídica, estar quite com serviço militar e obrigações eleitorais, ter idoneidade moral comprovada por dois membros do MP e não ter antecedentes criminais.
As inscrições preliminares deverão ser feitas no site do MP/MS das 8h de 18 de fevereiro até as 23h59 de 19 de março (horários locais). A taxa é de R$ 200.
A prova preambular será feita em 14 de abril e as provas escritas serão aplicadas entre 19 e 24 de maio. O local e os horários serão divulgados posteriormente no Diário Oficial do MP/MS e no site do órgão.
Os aprovados que alcançarem a nota igual ou superior a 5 em cada uma das provas escritas poderão requerer, no prazo de dez dias, a inscrição definitiva. O pedido deve ser feito por requerimento.

Polícia Civil do Estado de São Paulo
A Polícia Civil do Estado de São Paulo abriu concurso público para 16 vagas de auxiliar de necropsia. O salário inicial é de R$ 2.848,36 (veja aqui o edital).

O candidato deve ter nível médio, ter carteira nacional de habilitação e conhecimento prático em digitação.
As inscrições devem ser feitas das 10h do dia 18 de fevereiro às 16h do dia 22 de março pelo site www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 42,61.
A prova preambular terá duração de 4 horas e será aplicada no dia 5 de maio nas cidades de Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
Haverá ainda prova de aptidão psicológica, prova de aptidão física e comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social.
Prefeitura de Cotriguaçu (MT)
A Prefeitura de Cotriguaçu (MT) abriu processo seletivo para 115 vagas temporárias - 49 imediatas e 66 para cadastro de reserva - em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 542,40 a R$ 2.504,15 (veja aqui o edital).

O contrato de trabalho será por prazo determinado de até 12 meses, prorrogável por igual período, a critério da administração.

Os cargos de nível fundamental e alfabetizado são de apoio administrativo educacional (merendeira/zeladora), apoio operacional, auxiliar administrativo, agente público (serviços gerais), agente operacional (motorista), agente de manutenção e conservação (tratorista), agente de manutenção e conservação (pedreiro, motorista de grande porte, operador de PC, operador de retroescavadeira e operador de motoniveladora), agente público, agente de serviço em saúde (auxiliar de consultório odontológico, agente de combate à dengue e auxiliar de serviços gerais) e apoio operacional.

Os cargos de nível médio são de agente de recreação, assistente técnico em saúde (técnico em enfermagem), professor (auxiliar de sala de educação infantil), técnico administrativo educacional, agente administrativo e assistente técnico em saúde (técnico em enfermagem, técnico em radiologia e motorista) e professor (ensino médio, magistério ou licenciatura).
Os cargos de nível superior são de professor, técnico de nível superior (psicólogo), técnico de nível superior (veterinário) e especialista em saúde (farmacêutico bioquímico, odontólogo e enfermeiro).

A inscrição deve ser feita de 18 de fevereiro a 1º de março na Prefeitura Municipal de Cotriguaçu, localizada na avenida 20 de Dezembro, nº 725, Centro, das 8h às 11h. A taxa varia de R$ 10,00 a R$ 20,00.

A previsão é de que as provas objetivas ocorram no dia 17 de março, das 9h às 11h.

Prefeitura de Ipatinga (MG)
A Prefeitura de Ipatinga (MG) abriu processo seletivo para contratação de 8 médicos para atuar no Programa Saúde da Família (PSF). O salário é de R$ 9.012,48.

As inscrições estarão abertas entre os dias 18 e 20 de fevereiro. De acordo com o Edital de Processo Seletivo nº. 02/2013, publicado no Diário Oficial do Município, as inscrições serão realizadas no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, no 3º andar do prédio da Prefeitura de Ipatinga, no horário de 9h às 17h.

Os profissionais deverão ser registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM), para atuar durante 40 horas semanais.

O processo seletivo constará de prova de títulos e entrevista. Na primeira etapa, de caráter classificatório, o candidato deverá preencher formulário específico, declarar e comprovar quais títulos de formação acadêmica e experiência profissional possui, destacando-se atuações nas áreas de saúde pública.

De caráter eliminatório, a entrevista será agendada no ato de inscrição do candidato e será realizada pela comissão de coordenação do processo seletivo, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O resultado da prova de títulos será divulgado pelo site da Prefeitura de Ipatinga – www.ipatinga.mg.gov.br –, link “Diário Oficial”, e no quadro de aviso da SMS, a partir do dia 22 de fevereiro. A lista definitiva de aprovados será divulgada no dia 26 de fevereiro.

Prefeitura de Tauá (CE)
A Prefeitura de Tauá (CE) abriu processo seletivo para 42 vagas para o Serviço de Equipe Volante, ProJovem Adolescente e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Os salários variam de R$ 300,00 a R$ 1.500,00. A contratação será pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período (veja aqui o edital).

As vagas são para assistente social, psicólogo, pedagogo (nível superior), orientador social e facilitador de esporte e lazer, arte e cultura (nível médio).

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas de 18 a 22 de fevereiro na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, das 8h às 13h.

A seleção terá prova de conhecimentos específicos, no dia 5 de março, e provas de títulos.

Secretaria das Cidades e do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará 
A Secretaria das Cidades e do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag) reabriu o processo seletivo para 92 vagas de nível superior. Os salários vão de R$ 3.542,50 a R$ 7.580,95. As vagas são para Fortaleza e região metropolitana (veja aqui o edital).

Os cargos são para engenheiro civil pleno I, II e III, arquiteto - pleno I, II e III, técnico social e analista financeiro - pleno I e II.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.cetrede.com.br no período de 18 de fevereiro a 20 de março. A taxa é de R$ 110.
Os candidatos inscritos nos dias 4 e 5 de julho de 2012 que efetuaram o pagamento da taxa de inscrição e não  desejarem participar da seleção deverão requerer, em formulário disponibilizado no site www.cetrede.com.br, o ressarcimento da taxa de inscrição. Os candidatos inscritos nos dias 4 e 5 de julho de 2012 que não solicitarem a devolução da taxa de inscrição deverão confirmar a sua inscrição por meio do site www.cetrede.com.br. Os candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição nos dias 2 a 3 de julho de 2012 deverão solicitar novamente a isenção.
A seleção será feita por meio de prova objetiva e prova de títulos, que compreenderá análises da experiência profissional e avaliação curricular. A prova objetiva, com início às 8h e duração de 4 horas, serão aplicadas no dia 21 de abril.
O processo seletivo tem um ano de validade e pode ser prorrogado pelo mesmo período.
Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas
A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas divulgou três editais de processos seletivos para a formação de cadastro de reserva para o cargo de professor. As vagas são para todo o estado. Os salários variam de R$ 1.009,65 a R$ 2.690,02 (veja aqui o edital).

No edital nº 01, as vagas são para professor 20 horas e 40 horas nas especialidades de educação especial de 1º ao 5º ano, educação especial de 6ª a 9ª série – português e matemática, educação especial – língua brasileira de sinais – Libras, língua inglesa (ensino fundamental e médio), física (ensino médio), química (ensino médio) e sociologia (ensino médio).  Todas as vagas são para a capital.
Para participar da seleção, os candidatos devem ter licenciatura completa na área de atuação. O salário é de R$ 1.345,01 para professor 20 horas e de R$ 2.690,02 para professor 40 horas.
No edital nº 02, as vagas são para professor de ensino médio presencial com mediação tecnológica e professor 20 horas nas especialidades de educação especial 1º a 5º, educação especial de 6ª a 9ª série – língua portuguesa e matemática, educação especial – língua brasileira de sinais – Libras, artes (ensino fundamental e médio), ciências (ensino fundamental), educação física (ensino fundamental e médio), geografia (ensino fundamental e médio), história (ensino fundamental e médio), língua espanhola (ensino fundamental e médio), língua inglesa (ensino fundamental e médio), língua portuguesa (ensino fundamental e médio), matemática (ensino fundamental e médio), biologia (ensino médio), filosofia (ensino médio), física (ensino médio), química (ensino médio) e sociologia (ensino médio). Todas as vagas são para o interior.
Para participar da seleção, os candidatos devem ter licenciatura completa na área de atuação. O salário é de R$ 1.345,01.
No edital nº 03, as vagas são para professor do ensino fundamental 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano e ensino médio indígena.
Para participar da seleção, os candidatos devem ter a partir do nível médio magistério, licenciatura curta ou plena. Os salários vão de R$ 1.009,66 (magistério) a R$ 1.345,01 (licenciatura plena).
As inscrições devem ser feitas no período de 18 a 21 de fevereiro pelo site www.concursoscopec.com.br. Não há cobrança de taxa.
Após a inscrição on-line, os candidatos devem ir até um dos postos de atendimento listados no edital para efetivar a inscrição. É necessário levar documento de identidade, currículo, comprovante de escolaridade, declaração ou comprovante de experiência profissional na docência e documentos para pontuação de títulos.
A seleção será feita por meio de análise de experiência e de títulos.
Os processos seletivos terão validade de 2 anos.

Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude de Manaus
A Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude de Manaus (Semdej) vai abrir processo seletivo simplificado para a contratação de 125 coordenadores e de 125 monitores por tempo determinado para o Programa Segundo Tempo. Gratuitas, as inscrições começam na próxima segunda-feira (18) e seguem até quarta-feira (20) somente via preenchimento de ficha disponível no site www.semdej.manaus.am.gov.br. O documento deverá ser entregue no anexo da Semdej, localizada na Rua Japurá, nº 2581, Bairro Cachoeirinha.

Para o cargo de coordenador é exigido ensino superior. Já para monitor, é necessário possuir o ensino médio. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar alguns documentos, como: currículo, acompanhado de cópias dos documentos comprobatórios (títulos), documento que comprove inscrição no Conselho Profissional e comprovante para a função de Coordenador de Núcleo, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Escolaridade (diploma e histórico), duas fotos 3x4, comprovante de residência (água, luz ou telefone) e declaração do curso de Educação Física. Outra exigência da seleção é que o candidato possua idade mínima de 18 anos e tenha nacionalidade brasileira ou portuguesa.
O processo seletivo simplificado será em única etapa. Os candidatos serão escolhidos por meio de análise curricular e da documentação apresentada com a devida classificação em obediências aos critérios estabelecidos no edital. Tanto a análise curricular quanto os títulos, terão caráter classificatório.
De acordo com o secretário municipal de esporte Fabrício Lima, o processo seletivo para o Segundo Tempo abrirá vagas também às pessoas com deficiência física (PCD). “A grande novidade deste ano em relação ao Programa fica por conta de 5% das vagas destinadas às pessoas com deficiência física. O prazo de contrato de todos os professores e estagiários será de 23 meses. Ou seja, a contratação sairá em março deste ano e seguirá até janeiro de 2015”, disse.
Para o coordenador de núcleo e monitor a carga horária será de quatro horas diárias e um total de 20 horas semanais. A remuneração para os diplomados é de R$900 bruto. Os estudantes receberão R$450 bruto.
Programa Segundo Tempo
O Programa Segundo Tempo é do Ministério do Esporte, em convênio com a Prefeitura de Manaus por meio da Semdej. O Programa pretende democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Nesta nova fase, o Segundo Tempo visa atender 12.500 crianças, de 6 a 17 anos, todos os meses distribuídas em 125 núcleos da Cidade, incluindo Zona Rural. Todos os alunos desfrutarão das aulas no período de  contraturno aquele que estuda.

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo divulgou edital de concurso público para 10 vagas de auxiliar de saúde bucal. O salário é de R$ 2.748,48 (veja aqui o edital).

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível médio correspondente à área da saúde, com formação em auxiliar de saúde bucal e registro no Conselho Regional de Odontologia.
Do total das vagas, uma é reservada para deficientes. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
As inscrições podem ser feitas no período de 18 de fevereiro a 15 de março pelo site www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 50,00.
A prova objetiva terá 80 questões. A prova será aplicada na data provável de 21 de abril.
A validade do concurso será de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá)
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) abriu concurso para 6 vagas de juiz do trabalho substituto. O salário é de R$ 22.854,46 (veja aqui o edital).

As inscrições poderão ser efetuadas a partir das 8h do dia 18 de fevereiro até as 18h do dia 21 de março através do site www.trt8.jus.br/concurso. A taxa é de R$ 200,00
O candidato deve ser bacharel em direito e ter, até a data da inscrição definitiva, a exigência de 3 anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em direito a ser comprovada na inscrição definitiva, de 11 a 25 de outubro, após a primeira e segunda etapas do concurso.
O concurso terá prova objetiva seletiva; duas provas escritas; sindicância da vida pregressa e investigação social e exames de sanidade física e mental e de aptidão psicológica do candidato, além de exame psicotécnico; prova oral; e avaliação de títulos. A participação do candidato em cada etapa ocorrerá necessariamente após habilitação na etapa anterior.
A prova da primeira etapa – objetiva seletiva - acontecerá no dia 2 de junho, com 100 questões de múltipla escolha, às 13h. A segunda etapa terá provas em 21 de julho - prova escrita discursiva, e prova de sentença dia 15 de setembro. A inscrição definitiva será feita de 11 a 25 de outubro, seguida de prova oral, de 20 a 22 de novembro. A prova de títulos, que é classificatória e não eliminatória, será realizada dia 28 de novembro.

Os candidatos nomeados deverão participar de Curso de Formação Inicial, em Brasília.

A posse dos novos juízes deverá ocorrer em 2013. Os aprovados serão designados para uma das 46 Varas da 8ª Região, sendo 17 na sede (Belém) e o restante fora da sede, inclusive no estado do Amapá. Nesta segunda-feira, 18, o TRT8 inaugura a 17ª Vara do Trabalho de Belém, que funcionará na sede do TRT8, na Praça Brasil.

No ano passado, o TRT8 também promoveu concurso para juiz, que foi interrompido na segunda prova da segunda etapa (prova de sentença), pois não houve candidatos aprovados. Este ano, o novo concurso foi aberto para suprir a carência de juízes na 8ª Região.

Para ler mais notícias de Concursos e Emprego, clique em g1.globo.com/concursos-e-emprego. Siga também Concursos e Emprego no Twitter e por RSS.

G1

Presente de casamento, cão some de voo da TAM em escala em Brasília


Um casal aguarda há uma semana notícias do cachorro que sumiu durante uma escala de um voo da TAM em Brasília. Dado como presente de casamento pela mãe de Jenyfer Rodrigues, o animal tem dois anos e se chama Lion. A assessoria da TAM disse ao G1, por e-mail, que estava apurando o fato.
O cachorro Lion da raça Dachshund, que desapareceu durante um voo da TAM em conexão em Brasília  (Foto: Jenyfer Rodrigues/arquivo pessoal)O cachorro Lion, da raça Dachshund, que desapareceu durante um voo da TAM em conexão em Brasília (Foto: Jenyfer Rodrigues/arquivo pessoal)
A família se mudava de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para Praia Grande, em São Paulo. O casal chegou a Brasília às 16h de segunda, onde trocaria de aeronave para seguir viagem. O cachorro desapareceu da gaiolinha em que era transportado enquanto funcionários da empresa retiravam as bagagens.

Jenyfer disse que entrou com uma ação contra a TAM  no Juizado Especial do Aeroporto de Guarulhos. De acordo com a mulher, a companhia aérea custeou hospedagem e alimentação dela o marido até a terça de manhã. Depois, eles foram embarcados em outro voo com a promessa de serem contactados quando o animal fosse encontrado.
"Esses dias têm sido muito difíceis, já até sonhei com ele. Como ainda não temos filho, ele era o nosso filho", conta Jenyfer, que encaminhou a história por meio do VC no G1.

"Ele faz muita falta. Meu marido era jogador de futebol e viajava muito. O Lion ficava atrás de mim, deitava no meu pé enquanto eu lavava louça", disse a dona de casa.

Jenyfer disse que liga para a empresa todos os dias atrás de notícias do cachorro. Lion tem um machucado na orelha direita e seis dedos em cada pata traseira.
G1

Líbia celebra segundo aniversário de revolução em clima de tensão


Líbia celebra neste domingo (17) o segundo aniversário da revolta popular que derrubou em 2011 o regime de Muanmar Kadhafi, em um ambiente de preocupação por medo de eventuais atos de violência em um país dominado pela insegurança.
Desde sexta-feira (15), os fogos de artifício e as canções revolucionárias marcam as celebrações, organizadas em todas as cidades do país.
"A alegria que animou os líbios nas cidades e aldeias nos dias 15 e 16 de fevereiro permitiu que os líbios provassem ao mundo que são um povo civilizado, que se revoltou contra a injustiça e a tirania e ganhou a liberdade", declarou no sábado o primeiro-ministro, Ali Zeidan.
Mascarado, Líbio celebra no topo de um veículo o segundo aniversário da revolução no país (Foto: Mohammad Hannon/AP)Mascarado, Líbio celebra no topo de um veículo o segundo aniversário da revolução no país (Foto: Mohammad Hannon/AP)
O momento crucial das comemorações será um comício neste domingo na Praça Tahrir deBenghazi, bastião da revolução, na presença de Mohamed al-Megaryef, presidente da Asembleia Nacional, a principal autoridade do país, e de vários membros do governo.
Por motivos de segurança, a hora do comício não foi comunicada com antecedência, o que explica as poucas pessoas presentes na praça, que neste domingo recebia menos de mil
Os serviços de segurança, o exército e os ex-insurgentes foram mobilizados para garantir a segurança nas cidades líbias, onde diversos postos de controle foram levantados, e o governo fechou a fronteira terrestre por quatro dias. Vários voos internacionais também foram suspensos.
No entanto, apesar das severas medidas instauradas pelas autoridades, "a situação continua sendo imprevisível", indicou à AFP um diplomata em Benghazi.
"Estamos tomando todas as precauções. Nunca se sabe o que pode ocorrer", disse o diplomata, que pediu para não ser identificado.
Corrigir o processo da revolução
Em Benghazi, o espontâneo ambiente festivo não impediu que os manifestantes criticassem as novas autoridades, pedindo, sobretudo, que "corrijam o processo revolucionário" e exigindo uma maior descentralização do poder.

Segundo os manifestantes, as novas autoridades não fizeram progressos na busca dos "objetivos da revolução". Segundo eles, o novo regime demorou em ativar a justiça, em dar um novo impulso à economia e em progredir na redação de uma Constituição que deveria definir o futuro político do país.
O militante a favor dos direitos humanos Naser Huari lamentou que "a democracia, exigida pelos líbios, ainda seja um objetivo longínquo" e se queixou de que "nada foi feito para alcançar a justiça social".
Huari opinou que "as milícias armadas (controlavam) os organismos do Estado e se converteram em uma parte do processo da tomada de decisões", o que, a seu ver, representa 'o maior perigo enfrentado pelo país.
As autoridades são acusadas de terem fracassado até agora na tarefa de impor sua autoridade diante das milícias armadas e de formar um exército e serviços de segurança profissionais unificados.
Os "thowar" (revolucionários), organizados em milícias e que combateram as forças de Muanmar Khadafi até a morte do ex-líder, em 20 de outubro de 2011, são considerados responsáveis pela insegurança que impera e um obstáculo para o processo de reconstrução do Estado.
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...