quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PM da Paraíba tem um colete para cada quatro policiais, aponta relatório


O Ministério da Justiça divulgou nesta terça-feira (19) dados de uma pesquisa com dados coletados em 2011, apontando que na Paraíba haveria um colete para cada quatro policiais militares e proporção de quase uma arma para cada dois policiais, além do 9º menor efetivo do país em comparação ao total da população do estado. Foi constatado ainda que 2.903 PMs possuem grau de instrução máximo de ensino médio incompleto.
A pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública procurou retratar a situação das Polícias Militares, Polícias Civis e Corpos de Bombeiros Militares no país. A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) informou que o relatório está defasado com dados de 2010 e 2011 e que a atual realidade seria diferente, com maior efetivo, número de coletes e armas. Até as 12h (horário local), uma nota oficial ainda não havia sido emitida pela assessoria.
O relatório demonstra as diferenças no aparelho de segurança estatal em relação à estrutura, recursos humanos e materiais, orçamento, ações de prevenção e atividades de capacitação e valorização profissional.
Observou-se na pesquisa do Ministério da Justiça que há 9.698 policiais militares atuando na Paraiba, para um total de 5.610 armas de fogo, na razão 1,73 PMs para cada aparelho. Em relação ao uso de colete balístico, são 2.252 equipamentos do tipo, sendo 4,31 policiais para cada colete disponível.
Existem, conforme os dados, 582 policiais militares com ensino fundamental incompleto, 1.558 com ensino fundamental completo e 763 com ensino médio incompleto, conforme pesquisa sobre o grau de instrução do efetivo paraibano.
Segundo o relatório, a PM estadual não tem policiamento aéreo, tem corregedoria apenas vinculada à da própria PM, nenhuma possuindo nenhum órgão corregedor desvinculado ou autônomo. A Seds não teria realizado nenhum investimento em aquisição de meios de transporte e de equipamentos de comunicação.
  •  
Paraíba tem dois policiais para cada arma disponível na PM (Foto: Reprodução)
Dentre as falhas apontadas no relatório, o aparelhamento de segurança estatal não teria nenhum sistema de registros policiais da Polícia Militar integrado à Polícia Civil, segundo o Ministério da Justiça. No estado da Paraíba, conforme destacado no levantamento do Ministério em 2011, o sistema informatizado de registro de ocorrências abrangeria apenas cidades deJoão PessoaCampina Grande,Guarabira, Patos e Cajazeiras.
Armas por tipo
Revólver 4.471
Pistola 1.139   
Carabina 292       
Espingarda 223  
Metralhadora 227  
Fuzil 1.029  
Outros 4

Razão entre população e efetivo da PM
DF 168
AP 190
AC 277
RO 284
RR 317
RN 331
TO 345
RJ 370
PB 391

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

CRF constata que 29% das farmácias em CG não possuem farmacêuticos


Um levantamento do Conselho Regional de Farmácia (CRF) da Paraíba constatou que 37, das 128 farmácias e drogarias cadastradas em Campina Grande, funcionam sem o suporte de farmacêuticos habilitados. O CRF observou que 29% das farmácias e drogarias da cidade não possuem técnico responsável durante todo o horário de funcionamento.
Na tarde da última terça-feira (19), a Promotoria da Saúde de Campina Grande promoveu audiência para ouvir um dos responsáveis pelas farmácias e drogarias irregulares. Para o promotor da Saúde, Luciano Maracajá, o problema é grave e por isso, deve ter uma solução. “A lei precisa ser cumprida na íntegra”, disse.Ainda de acordo com o que apurou o CRF, em algumas situações, muitos estabelecimentos estão funcionando em horários não declarados, ocorrência que evidencia a carga horária parcial de farmacêuticos eventualmente contratados pelas farmácia que atuam em desconformidade com a lei. Há, também, casos de inexistência de responsáveis técnicos e a falta de registro junto ao próprio Conselho Regional.
Os relatórios das inspeções promovidas pelo CRF, a pedido do Ministério Público da Paraíba, vão orientar a Promotoria da Saúde de Campina Grande a adotar as medidas cabíveis para combater os abusos praticados pelos estabelecimentos.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Adolescente morre esfaqueado em escola pública de Picuí, na Paraíba


Um adolescente de 14 anos morreu dentro da sala de aula após uma briga com outro adolescente de 15 anos na tarde desta quarta-feira (20) na Escola Estadual Felipe Tiago Gomes, no município de Picuí, na região da Borborema paraibana, de acordo com a Polícia Militar. Segundo a enfermeira do Samu Aline Lima, responsável pelo atendimento à vítima, o estudante morreu após sofrer um ferimento de arma branca no peito.

De acordo com o soldado Leonardo, do 9º Batalhão de Polícia Militar em Cuité, a polícia ainda não sabe o motivo do homicídio. Um tumulto na frente na escola se formou após a população da cidade descobrir o caso.

A Secretaria Estadual de Educação (SEE), com sede em João Pessoa, informou que enviou até o local a gerente de educação da 4ª região, Maria das Graça Medeiros, responsável pela área de ensino de Picuí. A assessoria da secretaria informou que a própria escola acionou o Samu para que o aluno fosse socorrido.“A guarnição precisou contornar um tumulto na frente da escola. O adolescente suspeito de ser o responsável pela agressão foi encaminhado para delegacia, onde será registrada a ocorrência”, explicou. Até as 18h desta quarta-feira a Polícia Civil de Picuíinformou que o adolescente agressor não tinha chegado até a delegacia do município.
Não haverá aula nesta quinta-feira (21) na Escola Estadual Felipe Tiago Gomes. A confusão aconteceu entre um aluno do 7º ano e outro do 8º, segundo informou a Secretaria de Educação da Paraíba, que disse ainda que será realizado na próxima semana um trabalho de enfrentamento à violência na escola, em parceria com a secretaria de Educação de Picuí.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Professores da UEPB suspendem as atividades por 72 horas


Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (Foto: Divulgação)Paralisação acontece nos dias 21,22 e 25 deste
mês nos oito campi (Foto: Divulgação)
Cerca de 20 mil alunos da Universidade Estadual da Paraíba estão sem aula a partir desta quinta-feira (21) durante a paralisação dos professores da instituição de ensino. De acordo com a  Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb), a paralisação vai durar 72 horas. A categoria reivindica aumento salarial de 17,7%. 
Os servidores da UEPB entraram em greve na quarta-feira (20). Sobre a greve dos servidores e paralisação dos professores a reitoria disse que respeitava a decisão do movimento, mas que do ponto de vista da administração, a universidade não tinha capacidade financeira de conceber qualquer tipo de reajuste salarial.
José Cristovão Andrade, presidente da Aduepb, explicou que a paralisação vai acontecer nos dias 21, 22 e 25 deste mês. A categoria reivindica ainda que a reitoria apresente uma contra-proposta e também a regulamentação imediata do reajuste salarial concedido aos professores da ativa por resolução do Conselho Universitário (Consuni).
Atualmente a Universidade Estadual da Paraíba, segundo a Aduepb, conta com cerca de 1.300 professores distribuídos em oito campi (Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro, Patos, João Pessoa e Araruna). Na terça-feira (26), está prevista uma assembleia geral dos professores.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Bêbada é presa após ligar para a polícia e pedir 'delivery de cigarros'


Uma mulher no Texas(EUA) foi presa depois de ligar para uma delegacia de polícia em Granbury, no Texas, pedindo que cigarros fossem entregues em sua casa, já que não queria ter o trabalho de dirigir até a cidade.

Os oficiais afirmam que Linda White, de 48 anos, estava “muito embriagada" quando ligou e, em vez de receber seu pedido, acabou sendo levada para a delegacia e presa. A americana foi acusada de má utilização do serviço de emergência e foi solta após pagar fiança R$ 2 mil.

Americana estava bêbada quando ligou para a polícia pedindo 'delivery' de cigarros (Foto: Divulgação)Americana estava bêbada quando ligou para a polícia pedindo 'delivery' de cigarros (Foto: Divulgação)
Tempo depois, Linda foi entrevistada pela emissora "NBC", e explicou que, após “beber muitas cervejas”, ligou para a polícia ao perceber que seus cigarros haviam acabado. “Peço sinceras desculpas, foi uma piada”, contou White.

Os oficiais disseram à TV não gostaram da brincadeira, e garantiram que a mulher “ficou sem os cigarros” no momento da ocorrência.

Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Mulher procura cão desaparecido que a ajudou a superar depressão


Oneide Alves procura a cachorra Luninha que a ajudou superar a depressão, em Goiânia, Goiás (Foto: Adriano Zago/G1)Aposentada mostra cama e roupas da cachorra 
desaparecida (Foto: Adriano Zago/G1)
O desaparecimento de uma cachorra da raça shitzu de 2 anos, que tem problema renal crônico e necessita de cuidados especiais, está mobilizando os moradores do Setor Faiçaville II, em Goiânia, desde o último dia 21 de janeiro. Aos prantos, a enfermeira aposentada Oneide Alves Fialho de 55 anos, dona do animal, contou ao G1que busca informações diariamente do paradeiro de Luninha, como é chamada. Ela afirma que está disposta a pagar uma recompensa de R$ 2 mil à pessoa que encontrar a cadela de estimação.
“Esse desaparecimento está me matando. Não estou preparada para perdê-la. Já fiz cartazes, banners, coloquei anúncio no carro de som duas vezes por dia, mas até agora ela ainda não foi encontrada, não tenho a mínima ideia como isso aconteceu”, declara a aposentada. Ela conta que a cachorra é muito especial. “Tenho um carinho imenso por ela, pois a ganhei dos meus filhos em um momento muito difícil que estava passando na vida. Estava há seis anos com depressão e não tinha mais forças. A Luninha me ajudou a superar essa doença”, afirma a aposentada. 
Segundo ela, o bicho de estimação desapareceu enquanto ela tinha saído para visitar uma vizinha. “Cheguei em casa e perguntei meu filho onde estava a Luninha e ele falou que ela não estava aqui. Fiquei desesperada e saí na rua chamando ela pelo nome, parecendo uma louca. Em poucos minutos, cheguei a percorrer quase oito quarteirões atrás dela. Fiquei até 23h procurando e nada. Hoje, onde você perguntar por mim na região todo mundo conhece. Todos os vizinhos estão me ajudando nessa causa”, ressalta Oneide.
Mesmo triste e chorando muito, a aposentada garante que não vai desistir de encontrar a cachorra. “Já fui chamada de louca por causa disso, mas eu não vou parar de procurar a Luninha. Goiânia é grande, mas Deus é maior. Eu tenho muita fé que vou achá-la e todo dia coloco meu celular em cima da Bíblia, com um lenço que ganhei na igreja, e rezo pedindo para que ela apareça. A caminha e as roupas dela estão guardadas aguardando ela voltar”, declara a enfermeira aposentada, que explica a origem do nome da cachorra. “Coloquei o nome dela de Luninha porque a Luna, que é a minha cachorra de 17 anos, está perto de ir embora e isso irá amenizar um pouco a falta dela”, acredita.Atualmente, a aposentada cria 12 cachorros, mas afirma que a falta da cadela é notada a todo instante. “Um cachorro faz parte da vida da gente, faz parte da nossa família. Eu não imagino minha vida sem os meus cachorros. Eu não tenho Natal, Ano Novo e não viajo por muitos dias para não ficar longe deles. Eles são iguais filhos, conheço até o latido de cada um. Então, imagina como eu estou com o desaparecimento da Luninha”, enfatiza Oneide.   
Aposentada procura cadela Luninha, da raça shitzu, que desapareceu em Goiânia (Foto: Adriano Zago/G1)Aposentada fez banner para procurar cadela Luninha, da raça shitzu, em Goiânia (Foto: Adriano Zago/G1)
Superação
A cachorrinha desaparecida é considerada uma vencedora pela dona. Ela revela que um veterinário chegou a indicar que o bicho fosse sacrificado após ter um grave problema nos rins. “Seis meses depois que a ganhei, foi detectado que ela estava com cálculo renal em um dos rins. Com isso, chegou a ficar 11 dias internada e o doutor indicou que fosse feita a eutanásia, pois ela estava sofrendo muito. Porém, eu não quis e disse que enquanto ela tivesse lutando para viver, estaria do lado dela. E, um dia depois, ela teve uma melhora muito grande e começou a se recuperar. Foram oito meses de luta”, lembra a aposentada.

Durante o tratamento veterinário da cachorra, a aposentada chegou a gastar quase R$ 2 mil com diárias, quatro tipos de medicamentos, suplemento e ração especial, que deve usada durante a vida inteira do animal. “Teve vez que tive que escolher em comprar a ração e os medicamentos dela, ao invés de comprar alguma coisa aqui pra casa. Preferi comer arroz e ovo que deixar faltar a medicação dela. Somente a ração dela custa em média R$ 60 kg, que dura no máximo 20 dias”, ressalta Oneide. 
A aposentada disse estar preocupada principalmente por causa do problema de saúde do animal. "O sistema imunológico dela ainda é baixo. A cada seis meses tenho que levá-la no veterinário para consultar e fazer exames. Eu tenho medo que ela não seja tratada com os devidos cuidados. Se ela comer outra ração que não seja a indicada, a saúde dela vai ficar comprometida”, salienta a dona da cachorrinha. Apesar da doença, a cadela tem uma vida praticamente normal, mas não pode ter filhotes.
Aposentada, Oneide Alves, procura a cachorra Luninha que ajudou ela superar depressão, em Goiânia, Goiás (Foto: Adriano Zago/G1)Oneide mostra roupas, medicamentos, ração e especial e cama da cachorra (Adriano Zago/G1)


Para ler mais notícias de Goiás, clique em g1.com.br/goias. Siga também o G1 Goiás noTwitter e por RSS.

G1

Após alagamento, homem tira água de carro com copo em Porto Alegre


Homem ajuda a tirar excesso de água com copo (Foto: Giancarlo Barzi/ G1)Homem ajuda a tirar excesso de água com
copo (Foto: Giancarlo Barzi/ G1)
A forte chuva que atingiu Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (20) causou confusões no trânsito. Carros encheram de água por conta dos alagamentos e, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), algumas ruas estão com semáforos desligados. Na Erico Veríssimo, no bairro Menino Deus, dois carros atrapalham a passagem dos ônibus pela pista preferencial.
(Veja como está a situação do trânsito em Porto Alegre em tempo real no Radar G1).
Um dos carros, um Golf, encheu de água e foi arrastado para o meio da rua. O motorista não estava dentro e ninguém se machucou. Outro veículo, um Fiat Uno, foi tomado pela água. Um homem tentava tirar o excesso com um copo.
Na Rua Dona Laura, esquina com a Avenida Goethe, as duas pistas foram tomadas pela chuva e foram bloqueadas. Na Rua Silva Só esquina com a Avenida Ipiranga o alagamento atingiu a metade de um carro. Uma Parati tentou atravessar o "riacho" que se formou, mas acabou fundindo o motor. Em um posto de gasolina próximo ao local, dezenas de pessoas e carros esperam as águas baixarem.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.Transtornos na cidade 
O temporal começou pouco antes das 15h. Existem pontos de alagamento em algumas das principais avenidas da capital: Padre Cacique, Bento Gonçalves, Goethe, Nilópolis, Osvaldo Aranha, Protásio Alves e Aparício Borges. No bairro Cidade Baixa, a esquina das ruas José do Patrocínio com a República também está tomada pela água, segundo a EPTC.

G1

Maior meteorito já encontrado no Brasil fica em exposição no Rio


O maior meteorito já encontrado no Brasil tem cinco toneladas e fica em exposição no Rio e é conhecido como Bendegó. Ele foi encontrado no século XVIII no sertão da Bahia e no fim do século XIX foi trazido para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. Ele tem esse nome de Bendegó, devido à nomenclatura do riacho onde ele foi encontrado.

Astrônomos do Planetário da Gávea, na Zona Sul do Rio, dizem que a possibilidade do meteorito visto no céu do Rio ter a ver com o recente caso na Rússia é remota por conta da diferença de dias. Só seria possível afirmar caso fossem encontrados fragmentos desses meteoros aqui no Rio.

G1

Casal nos EUA briga após discussão sobre coçar os testículos no jantar


Ronald Howard brigou com a namorada depois que companheira pediu que parasse de coçar suas partes íntimas (Foto: Divulgação)Ronald Howard brigou com a namorada depois que
companheira pediu que parasse de coçar suas
partes íntimas (Foto: Divulgação)
Na cidade de Bradenton, na Flórida, uma briga de casal virou de caso de polícia depois que uma mulher ficou incomodada ao perceber que o namorado estava coçando os testículos na hora do jantar.
De acordo com o jornal “Huffington Post”, Ronald Howard, de 30 anos, estava na sala quando a namorada, Shalamar Petrarca, de 25 anos, pediu para que o homem parasse de coçar seus testículos, pois ela iria fazer uma refeição. Isso fez com que Howard ficasse nervoso e iniciasse uma discussão, empurrando a companheira logo em seguida.
A mulher disse que ficou com o tornozelo arranhado e chamou a polícia, que prendeu Ronald por agressão leve. O homem alegou na delegacia que a namorada teria lhe dado um soco por ter coçado os testículos, mas o homem foi apresentado sem qualquer tipo de ferimento.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Incêndio destrói fábrica em Guarulhos


Um incêndio destruiu uma fábrica de cola no Jardim Triunfo, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O fogo começou na noite desta quarta-feira (20). O Corpo de Bombeiros controlaram as chamas durante a madrugada desta quinta(21), mas, por volta das 8h, equipes do Corpo de Bombeiros ainda trabalhavam para apagar alguns focos.

Quando o fogo começou, todos os funcionários já tinham ido embora da fábrica, que fica na Rua João Pimentel. Ninguém ficou ferido. A causa do incêndio vai ser investigada.
Um vigia disse à reportagem do Bom Dia São Paulo que o incêndio começou depois de um curto circuito.

Trinta e duas equipes - 83 homens- trabalharam por cerca de quatro horas para conter o incêndio. Às 8h desta quinta, 44 homens davam continuidade ao combate às chamas. Nesta manhã de quinta, técnicos da companhia que fornece energia elétrica estavam na região para consertar a fiação, que ficou danificada.As chamas, que se alastraram rapidamente, podiam ser vistas à distância. O teto desmoronou. Caminhões, empilhadeiras e máquinas foram completamente destruídos.
Durante toda a madrugada, tonéis de acetona, álcool e éter provocaram várias explosões.

Na tarde de quarta, um incêndio destruiu o galpão de uma fábrica de tintas na Rua Bahia, em Diadema, no ABC. Mais de 50 bombeiros atuaram para conter as chamas. Ninguém ficou ferido.
Bombeiros enviaram 16 equipes para combater as chamas (Foto: Reprodução/TV Globo)Bombeiros enviaram 16 equipes para combater as chamas. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.
G1

Idade e origem de novo Papa não importam, diz presidente da CNBB


Dom Raymundo Damasceno no Seminário Bom Jesus em Aparecida. (Foto: Suellen Fernandes/G1)Dom Raymundo Damasceno no Seminário Bom Jesus em Aparecida (Foto: Suellen Fernandes/G1)
Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, o cardeal Dom Raymundo Damasceno de Assis, de 76 anos, arcebispo de Aparecida (SP), afirmou, em entrevista aoG1, que a origem e a idade do escolhido não importam e que "tenta afugentar o pensamento" de que pode ser votado e eleito.
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) embarca para o Vaticano no próximo domingo (24) e é um dos cinco brasileiros que vão decidir o nome do líder máximo da Igreja católica em março.
Em entrevista na tarde desta quarta-feira (20) no Seminário Bom Jesus, em Aparecida, ele disse que a escolha de um Papa de origem latino-americana ou africana é possível e que os católicos do mundo, sobretudo os europeus, estão preparados para um Papa de fora do continente. "Para nós católicos, o Papa é o Papa, independe da origem", disse, reforçando, no entanto, que a escolha deve ter como critério principal o perfil pastoral do cardeal.
No total, 117 cardeais terão direito a voto (por terem menos de 80 anos) no conclave, que elegerá, dentro da Capela Sistina, o novo Papa com uma maioria de dois terços.Dom Raymundo afirmou ainda que baseará a escolha em um líder aberto ao diálogo e com uma experiência pastoral que lhe credencie para o posto. Para ele, a idade do candidato só deve pesar negativamente se o cardeal visivelmente não demonstrar mais vigor físico para a missão.
Além de Dom Raymundo, os demais brasileiros concorrentes e votantes são o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, de 78 anos, Dom João Braz de Aviz, de 65, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, de 63, e o arcebispo de Salvador e ex-presidente da CNBB, Dom Geraldo Majella Agnelo, de 79 anos.
Desde terça-feira (19), o arcebispo de Aparecida cumpre os últimos compromissos da Arquidiocese de Aparecida antes de seguir para Roma. Além de reuniões na diocese e uma missa celebrada no Santuário Nacional, o cardeal será submetido a exames de rotina na capital paulista nesta sexta-feira (22).
Leia a seguir os principais trechos da entrevista do presidente da CNBB sobre a escolha do novo pontífice.
G1 - O sr. está se preparando para a escolha do novo Papa? Como é o preparo?
Dom Raymundo Damasceno - Primeiro, procurando rever na memória os cardeais que eu conheço e que vão participar do conclave, para ver se tenho alguma ideia mais clara sobre cada um deles. Em segundo lugar, é fundamental a oração, para que nós realmente estejamos abertos aos sinais dos tempos. O mundo e a sociedade querem também nos dizer alguma coisa e nós devemos estar abertos a esses sinais, aquilo que de certo modo reflete os anseios e as expectativas da sociedade.

G1 - O sr. já sabe em quem vai votar?
Dom Raymundo - Todo cardeal deve ter nomes que vêm à sua mente. Mas eu não diria que  esses nomes que vêm à mente neste momento, antes do conclave, permitem que você tenha uma visão clara a respeito do nome que será apoiado ou acolhido no conclave. Esses nomes ajudam e a gente vai percebendo durante o processo do próprio conclave se os nomes que temos em mente são, de fato, os mais adequados para serem Papa nos tempos atuais.

G1 - Diante dos desafios atuais da Igreja, qual o perfil que o futuro Papa deve ter?
Dom Raymundo - O Papa deve ser, sobretudo, um pastor, ser aquele que preside a Igreja na caridade, que é o sinal visível da unidade da fé da Igreja.É importante claro que ele tenha seus conhecimentos teológicos, uma experiência pastoral e uma vivência espiritual. Responde ao perfil esperado de um candidato a Papa alguém que acompanhou a caminhada na Igreja, além de ser uma pessoa capaz de diálogo. Hoje não podemos trabalhar sozinhos, o Papa é o líder da igreja, mas ele também conta com apoios para governar essa Igreja.

G1 - Na sua opinião, o próximo Papa tem que ser mais jovem?
Dom Raymundo - Não necessariamente. A idade pesa na decisão dos cardeais pelo novo Papa, mas nós estamos vivendo em um mundo muito diferente, hoje todo mundo sabe pelas estatísticas que as pessoas estão vivendo muito mais, então você tem pessoas por volta dos 70 anos com muito vigor. Mas evidentemente que se você tem um cardeal que sobre o qual realmente a idade está pesando, não tem mais aquele vigor físico, de ânimo, não vamos eleger um Papa nessas condições porque seria quase que preparar-se para um novo conclave daqui um ou dois anos.

G1 - O sr. gostaria de ver um Papa mais carismático?
Dom Raymundo - Cada pessoa tem suas qualidades naturais, seus dotes, seus talentos e tudo isso ajuda no exercício do ministério do Papa, mas a própria missão do Papa se reveste num carisma muito especial e nós estamos vendo isso. Depois do Papa João Paulo 2º, como muitos dizem, era um Papa carismático, veio o Papa Bento 16, um Papa um pouco mais tímido por personalidade, mas que foi despertando aos poucos o amor e carinho da Igreja. Ao assumir a função do bispo de Roma, o Papa é revestido de um carisma próprio desta função de ser o sucessor de Pedro.

G1 - O sr. acha que existe chance de ser eleito um Papa da América Latina ou africano, quem sabe até um brasileiro? Existe abertura para essa escolha?
Dom Raymundo - Chance existe, claro, sem dúvida nenhuma. Nós (cardeais) não vamos para o conclave fechados em um nome, qualquer cardeal que participa do colégio eleitoral pode ser eleito. Não importa sua raça, sua cor, mas seu perfil de pastor, sua experiência pastoral ao longo de sua vida, aquilo que ele realmente fez até agora nas funções em que exerceu para a Igreja e para o mundo. Agora, se vier um bispo da América Latina, do Brasil, vamos ficar muitos felizes, mas não sabemos se será um brasileiro.

O Papa Bento XVI apareceu na janela de seus aposentos no Vaticano para abençoar os milhares de fiéis neste domingo (17) na Praça São Pedro, durante sua primeira bênção dominical do Ângelus desde o anúncio de sua renúncia e a penúltima antes de sua saída (Foto: Max Rossi/Reuters)
G1 - O Papa Bento 16, quando renunciou, mencionou as divisões que existem na Igreja. Isso vai pesar no conclave? Que divisões são essas?
Dom Raymundo - É uma impressão, mas percebemos que as mensagens do Papa são bastante breves, mas nas entrelinhas ele chama a atenção para alguns problemas da Igreja. O Papa está chamando a atenção para a comunhão da Igreja, provavelmente ele está percebendo, quem sabe, muitos sinais que atingem a comunhão da Igreja. Ele questiona: 'como é que eu estou realizando a minha missão dentro da igreja?', 'como membro deste corpo que deve estar a serviço do bem?, 'será que eu estou procurando meu próprio interesse?', 'será que eu estou querendo usar a minha função para dominar o outro ou para subir a lugares maiores, acima do meu?'. Com a renúncia, ele (Papa) está nos dando o exemplo, nos fazendo refletir, mostrando que cargo na Igreja é passageiro. Há um sinal profético para a Igreja o gesto da renúncia do Papa Bento 16.

G1 - O sr. pensa que poderá se tornar Papa? Passa isso pela sua cabeça?
Dom Raymundo - A gente tenta afugentar esse pensamento. A função da Igreja é de serviço, nós não nos candidatamos, nós recebemos e aceitamos uma missão que nos é dada por Deus por meio do conclave. Ninguém está preparado para a missão, então a gente se sente um pouco receoso diante de um chamado desse.

G1 - O sr. acha que o conclave será realizado rapidamente, poderá ser adiantado ou é preciso atender a prazos?
Dom Raymundo - Eu creio que não terá um prazo longo, mas não posso dizer isso de uma forma oficial. Os cardeais, estando todos em Roma no dia 28, sobretudo os que vão votar, creio que não há razão para adiar. Primeiro, por conta das licenças para ir até Roma, quem mora na África, na América ou Oceania percorre distâncias longas para ir a Roma e retornar aos seus lugares. Para voltar novamente a Roma (para o conclave) seria um desgaste grande. Creio que os cardeais vão pedir ao presidente do conclave que o convoque o mais breve possível.

G1 - Pelo fato de estar vivo, o Papa Bento 16 pode ter alguma influência na escolha do seu sucessor?
Dom Raymundo - No conclave certamente não exercerá nenhuma influência sobre a eleição, ele não vai participar. Nos seus pronunciamentos atuais, acerca de suas palavras, de seus discursos, não vejo nenhum sinal claro, nenhum gesto que possa significar que o Papa queira influenciar na escolha do seu sucessor.

G1 - O sr. conversou com os demais cardeais brasileiros a respeito da escolha?
Dom Raymundo - Não conversamos. Agora que estaremos indo para Roma é lá que vamos nos encontrar a partir do dia 25. Teremos essa oportunidade sem dúvida nenhuma em Roma.

G1 - Esse conclave pode ser mais rápido que o anterior, que elegeu o Papa Bento 16, em função da circunstância de renúncia, o que permite mais tempo para os cardeais analisarem o nome do sucessor?
Dom Raymundo - É muito difícil de fazer esse tipo de previsão, mas me parece que será um conclave que demorará um pouco mais que o anterior. Essa é minha impressão, porque o nome do cardeal Hatzinger estava muito em evidência na época de sua eleição e era um cardeal próximo a João Paulo 2º, conhecido como grande teólogo, então tudo convergia de certa forma para a eleição dele. Por isso um consenso se estabeleceu mais rapidamente em torno de seu nome. Desta vez não há nenhum nome mais forte, então a expectativa é que demorará um pouco mais.

G1 - Os católicos, sobretudo os europeus, estão preparados para um Papa de fora do continente?
Dom Raymundo - Creio que sim. Para nós católicos, o Papa é o Papa. Então, como certa vez alguém me disse numa ocasião de eleição de um Papa, 'esse não era o meu candidato', mas após a eleição ele passa a ser o meu Papa, creio que essa seja a posição da maioria dos católicos.

Para ler mais notícias do G1 Vale do Paraíba e Região, clique emg1.globo.com/vanguarda. Siga também o G1 Vale do Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Banco do Brasil tem lucro de R$ 12,2 bilhões em 2012


Banco do Brasil fechou o quarto trimestre de 2012 com lucro líquido de R$ 3,967 bilhões, crescimento de 33,5% sobre o mesmo período de 2011 e de 45,5% sobre o terceiro trimestre de 2012, informou nesta quinta-feira (21) a maior instituição financeira da América Latina por ativos.
Os números fechados de 2012 mostram que o banco teve lucro de R$ 12,205 bilhões, contra R$ 12,126 registrados em 2011.
O crédito imobiliário encerrou o ano com saldo de R$ 12,9 bilhões, avanço de 68,5% em 12 meses. No quarto trimestre, o volume contratado atingiu R$ 3,1 bilhões, valor 89% superior ao observado no mesmo período de 2011.A carteira de crédito ampliada do banco chegou a R$ 581 bilhões em dezembro - um avanço de 9,1% frente ao trimestre anterior e 24,9% em 12 meses. A maior alta partiu da carteira de crédito de empresas (PJ), que registrou crescimento de 30,3% em 12 meses. O banco aumentou sua participação no mercado de 19,2%, em dezembro de 2011, para 20,4%, no ano seguinte.
O volume de negócios com pessoas físicas no trimestre chegou a R$ 1,9 bilhão e de pessoas jurídicas, a R$ 1,2 bilhão. No último trimestre, foram contratadas 12.144 operações - crescimento de 59,1% sobre os três meses anteriores.
De acordo com o banco, a remuneração aos acionistas em 2012 somou R$ 4,9 bilhões, equivalente a 40% do lucro líquido, sendo R$ 3,3 bilhões na forma de juros sobre capital próprio (JCP) e R$ 1,6 bilhão em dividendos.
Inadimplência
A instituição financeira diz que o índice de operações vencidas há mais de 90 dias ficou em 2,05% da carteira de crédito, abaixo dos 2,19% verificados no final do terceiro trimestre de 2012, e dos 2,16% no final de 2011. O banco pondera que, no mesmo período, os índices de inadimplência do Sistema Financeiro Nacional tiveram aumento de 3,60%, em dezembro de 2011, para 3,64%, em dezembro de 2012.

Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.
G1

Sony revela 10 games para o novo PlayStation 4; veja a lista



David Cage, criador de 'Heavy Rain', mostra tecnologia de rostos gerada em tempo real pelo PlayStation 4. Games poderão ter este nível de detalhes (Foto: AFP)
David Cage, criador de 'Heavy Rain', mostra tecnologia de rostos gerada em tempo real pelo PlayStation 4. Games poderão ter este nível de detalhes (Foto: AFP)
O sucesso de um console não depende apenas do seu potencial e, sim, dos jogos que ele tem em sua biblioteca. Sabendo disso, durante o anúncio do PlayStation 4 na quarta-feira (20), a Sony apresentou dez jogos que serão lançados para o aparelho.
Embora não tenha apresentado o console de fato, tampouco revelado preço e data de lançamento oficiais – o videogame chega no final de 2013 –, a empresa focou em mostrar os serviços on-line do novo aparelho e o novo joystick DualShock 4. E mesmo com estes dez jogos confirmados, não há garantia de que eles estarão prontos no lançamento do PS4.Entre os títulos estão "Diablo III", da Blizzard, "Watch Dogs", da Ubisoft, "Destiny", da Bungie, e "Killzone: Shadow Fall", da Guerrilla Games.
Confira quais foram os jogos apresentados pela Sony para o PlayStation 4:
Cena de 'Killzone: Shadow Fall', para o PlayStation 4 (Foto: Divulgação)
1 – 'Killzone: Shadow Fall' (Sony)
O jogo revelou o que os fãs podem esperar dos jogos do novo console. O mundo futurista, que no início da demonstração mostra uma cidade vista do alto traz muitos detalhes, efeitos de luz e de fumaça e muitas partículas que aparecem nas explosões (clique aqui para assistir ao vídeo do game).

Na apresentação, a cidade em que o jogador se encontra foi atacada e o personagem teve que partir para o ataque. O final da "demo" mostra o jogador pendurado em um helicóptero por uma corda, tendo que explodir a aeronave dos inimigos Helghast. Como nos jogos anteriores, o jogo de tiro em primeira pessoa traz boas doses de ação.
O game não teve a data de lançamento, bem como outros detalhes, revelados.
Helghast, inimigo de 'Killzone', ameaça o jogador no novo game para o PlayStation 4 (Foto: Divulgação)Helghast, inimigo de 'Killzone', ameaça o jogador no novo game para o PlayStation 4 (Foto: Divulgação)
O aguardado 'Watch Dogs' roubou a cena do evento da Sony (Foto: Divulgação)
2 – 'Watch Dogs' (Ubisoft)
O jogo que foi o destaque da feira Electronic Entertainment Expo (E3) realizada em junho de 2012 receberá também uma versão para o PlayStation 4. "Watch Dogs" coloca o jogador na pele de um hacker que usa seu smartphone para acessar a vida digital das pessoas, invadir sistemas de segurança, hackear bancos e até controlar os semáforos (clique aqui para assistir ao vídeo do game).

O jogador tem a cidade de Chicago livre para explorar e pode ajudar pessoas em seu caminho. Um exemplo dado na "demo" foi que, por meio do seu smartphone, o personagem principal pode ver quais pessoas correm mais riscos e ajudá-las. Ele também pode checar quanto de dinheiro a pessoa tem, hackear sua conta e sacar o dinheiro em um caixa automático.
O game também terá versões para PlayStation 3, Xbox 360 – e quem sabe para o novo videogame da Microsoft – e para Wii U.
'Watch Dogs' ganha versão para o PlayStation 4 (Foto: Divulgação)'Watch Dogs' ganha versão para o PlayStation 4 (Foto: Divulgação)
'InFamous: Second Son' tem bel visual no PS4 (Foto: Divulgação)
3 – 'InFamous: Second Son' (Sony)
O novo game do estúdio Sucker Punch traz um personagem com poderes especiais que pode se teletransportar. Desse modo, ele não pode ser visto por milhares de câmeras de segurança espalhadas pela cidade (clique aqui para assistir ao vídeo do game).

O game terá um mundo aberto para se explorar e usar os poderes para enfrentar os inimigos. Ele também pode soltar poderes especiais para enfrentar soldados e destruir câmeras de vigilância.

O trailer apresentado pela Sony mostrou pouco do novo "Infamous". Mas, para criar o efeito de teletransporte do herói, muitas partículas são apresentadas, mostrando o poder de processamento do PS4.

'InFamous: Second Son' tem belo visual no PS4 (Foto: Divulgação)'InFamous: Second Son' tem belo visual no PS4 (Foto: Divulgação)
O game de direção em primeira pessoa, 'Driveclub' traz detalhes minuciosos do carro. (Foto: Reprodução)
4 – 'Driverclub' (Sony)
Enquanto todos esperavam o anúncio do simulador "Gran Turismo 6", a Sony mostra "Driveclub" (clique aqui para assistir ao vídeo do game), um game de corrida que leva os melhores carros aos jogadores. E, segundo a empresa, o objetivo é dar uma nova sensação de dirigir carros caríssimos nos lugares mais belos do mundo.

O game permite criar um clube com amigos e desafiar outros grupos ao redor do mundo, mas não apenas em competições em que o vencedor é quem chega em primeiro lugar, e, sim, realizando desafios cooperativos.
O jogo tem como opção poder olhar todos os detalhes do carro e visualizar seu interior. O título tem a visão em primeira pessoa como principal, o que permite olhar o veículo por dentro.
Cena de 'Driveclub', game de corrida do PS4 (Foto: Divulgação)Cena de 'Driveclub', game de corrida do PS4 (Foto: Divulgação)
5 – 'Diablo III' (Blizzard)
A empresa retorna aos videogames após quase 15 anos focada em jogos para PC (clique aqui para ler a reportagem). O jogo de RPG de ação foi totalmente adaptado para os joysticks do game,  já que os comandos são voltados para o teclado e mouse do PC. "Estamos criando uma nova interface intuitiva para o game e uma nova perspectiva dinâmica de câmera que mostrarão o poder do PlayStation", disse Chris Metzen, executivo da Blizzard.

O jogo ainda não tem data oficial de lançamento, mas receberá uma versão para o PlayStation 3.
Primeira imagem de 'Diablo III' para os consoles PlayStation (Foto: Divulgação)Primeira imagem de 'Diablo III' para os consoles PlayStation (Foto: Divulgação)
6 – 'Knack' (Sony)
O primeiro jogo do PlayStation 4 a ser revelado no evento da Sony (clique aqui para assistir ao vídeo do game) traz um visual cartunesco, com um personagem – um robô – formado por diversas peças de metal sucateado bem pequenas. Assim, ele reúne todas elas para aumentar de tamanho e mudar de forma, o que serve para eliminar os inimigos.

Ele deve usar sua habilidade para se transformar para enfrentar inimigos que querem destruir sua cidade. Ao receber um golpe, o robô perde parte das pecinhas. O game deve ser lançado junto com o PS4 no final do ano.
'Knack' traz robô formado por minúsculas peças de metal (Foto: Divulgação)'Knack' traz robô formado por minúsculas peças de metal (Foto: Divulgação)
7 – 'Final Fantasy' (Square Enix)
Praticamente nada foi falado sobre um novo game da famosa série de RPG "Final Fantasy", mas a produtora Square Enix garantiu que próximo game sai primeiro no PS4.

O título fará uso do motor gráfico Luminous Engine (clique aqui para assistir), da própria empresa, que apresenta personagens mais realistas, permitindo que o jogador perceba suas emoções por meio de expressões faciais.
O novo "Final Fantasy" será apresentado na feira E3, em junho.
Demo do Luminous Engine, motor gráfico será usado no novo 'Final Fantasy' (Foto: Divulgação)Demo do Luminous Engine, motor gráfico será usado no novo 'Final Fantasy' (Foto: Divulgação)
8 – 'Destiny' (Activision/Bungie)
Antes estúdio exclusivo da Microsoft, a Bungie garantiu sua independência após o lançamento de "Halo: Reach" e aposta em seu game de tiro em primeira pessoa futurista para o PlayStation 4 e PlayStation 3 – o X360 também receberá o jogo. "Destiny" é um game de tiro on-line que apresenta um mundo persistente.

Os jogadores terão liberdade para criar personagens e viajar pelo Sistema Solar em busca da salvação da humanidade. No PS4, "Destiny" terá conteúdo exclusivo.
'Destiny', da Bungie, é um dos jogos mais aguardados para PS4 e também para PS3 (Foto: Divulgação)'Destiny', da Bungie, é um dos jogos mais aguardados para PS4 e também para PS3 (Foto: Divulgação)
9 – 'The Witness' (independente)
Jonathan Blow, o criador de "Braid", fez um anúncio inesperado sobre seu mais novo game, "The Witness" (clique aqui para assistir ao vídeo do game). Antes previsto para iOS, Android e PC, o título de quebra cabeças é exclusivo do PlayStation 4.

No game, o jogador anda por um mundo aberto e deve resolver enigmas para conseguir avançar. Alguns deles envolve descobrir um caminho em um labirinto, mas Blow garante que haverá muitos mistérios na ilha onde o game se passa.
Game de quebra-cabeças 'The Witness' exclusivo para o PS4. (Foto: Reprodução)Game de quebra-cabeças 'The Witness' exclusivo para o PS4. (Foto: Reprodução)
10 – 'Deep Down' (Capcom)
Pouco foi revelado sobre "Deep Down" e até mesmo o nome do jogo é provisório (clique aqui para assistir ao vídeo do jogo). O que se sabe é que ele utiliza um novo motor gráfico que traz gráficos bem acima dos vistos no PS3. O game traz um mundo medieval, ao assistir ao vídeo, lembra bastante "The Elder Scrolls V: Skyrim".

'Deep Down' é novo game da Capcom para a nova geração (Foto: Divulgação)'Deep Down' é novo game da Capcom para a nova geração (Foto: Divulgação)
Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...