sábado, 23 de fevereiro de 2013

Idoso morre baleado após tentativa de assalto em Campina Grande


Um idoso de 78 anos morreu na manhã deste sábado (23), após ser vítima de um latrocínio em Campina Grande. Segundo a Central de Operações da Polícia Militar, na tarde de sexta-feira (23) ele chegava em sua casa na rua Isolda Batista Torquato, no bairro de Bodocongó, quando dois suspeitos o abordaram.
O idoso foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e permaneceu internado no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde acabou morrendo na manhã de hoje. Nenhum suspeito foi preso nas rondas policiais realizadas na região. O corpo da vítima foi encaminhado para perícia no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.Conforme o relatório policial, os criminosos estavam armados de revólver e tentaram roubar o carro do homem. A vítima não reagiu ao assalto, mas teria xingado os criminosos durante a ação. Os suspeitos reagiram atirando contra ele. A dupla fugiu sem levar nada da vítima.
Estupro
Um pedreiro de 22 anos foi preso pela Polícia Militar na noite de sexta-feira em Campina Grande, suspeito de praticar um estupro. De acordo com a polícia, o crime aconteceu no sítio Lucas, zona rural do município. Uma mulher de 25 anos teria sido violentada pelo homem. Segundo o tenente-coronel Souza Neto, ele foi preso em flagrante pouco depois nas proximidades do bairro de Bodocongó. O homem foi reconhecido pela vítima e conduzido para a Central de Polícia de Campina Grande, onde foi autuado.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Morador de rua é morto a pedradas em João Pessoa, diz polícia


Samu foi ao local, mas homem foi encontrado morto (Foto: Walter Paparazzo/G1)Samu foi ao local, mas homem foi encontrado morto (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um morador de rua, ainda sem identificação, foi assassinado na manhã deste sábado (23), no bairro de Jaguaribe em João Pessoa. Segundo informações da polícia militar, ele teria sido apedrejado por três homens. Uma equipe do Samu foi enviada ao local e identificou ainda perfurações por armas brancas.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Câmera flagra furto de equipamentos de internet no Cariri da Paraíba


Câmera de segurança flagrou homem invadindo torre de transmissão de internet (Foto: Reprodução/TV Paraíba)Câmera de segurança flagrou homem invadindo torre de transmissão de internet (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Imagens de uma câmera de segurança, instalada em uma torre de transmissão de internet, flagraram a ação de um assaltante na zona rural de Serra Branca, no Cariri paraibano, nesta sexta-feira (22). De acordo com denúncia do fornecedor do sinal à Polícia Militar, na ação foram furtados da empresa cerca de R$ 12 mil em aparelhos de telecomunicação.
A TV Paraíba teve acesso ao vídeo de segurança de uma das torres, gravado nesta sexta-feira. As imagens mostram o momento em que o suposto assaltante arromba a porta utilizando um pé-de-cabra. Em seguida, ele percebe que está sendo filmado e tenta esconder o rosto com a mão, depois utilizand a própria camisa.Segundo a vítima, que divulgou as imagens à polícia, esta seria ainda a quarta vez que o crime é praticado, apenas nos últimos seis meses. Conforme relato da polícia, cerca de 25 cidades na região ficaram sem acesso ao sinal de internet devido ao furto dos equipamentos.
O criminoso então sai do local, pega um pedaço de madeira e utiliza para desviar o ângulo de filmagem da câmera para o teto. A Polícia Civil de Serra Branca deu início a um inquérito para apurar o caso, mas o suspeito ainda não identificado nem foi localizado até as 8h deste sábado (23).
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1pb

Capoeiristas paraibanos realizam evento em João Pessoa


Capoeira (Foto: Divulgação)Evento é aberto ao público e acontece durante a
tarde desse sábado (Foto: Divulgação)
O movimento de capoeiristas da Paraíbapromove a quarta edição do Ciclo de Debates Pró-Capoeira neste sábado (23), na cidade de João Pessoa. O evento vai discutir a regulamentação e incentivos para a atividade.
Segundo os organizadores, a capoeira é entendida como vetor importante da cultura nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico brasileiro. O evento será aberto ao público e acontecer durante toda a tarde no auditório principal da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, localizado rua Rodrigues Chaves, próximo ao Pavilhão do Chá, no centro da cidade.“A ideia é aprofundarmos com o movimento a discussão sobre o reconhecimento da atividade da capoeirista enquanto profissão”, diz Fátima Solange, uma das organizadoras do evento e coordenadora do Fórum Paraibano de Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR), uma das entidades promotoras do evento.
G1pb

Porco gigante de 450 kg vira atração de sítio no interior de SP

Um porco gigante virou sensação em um sítio de Cosmorama (SP). Com mais de 450 kg, o animal pesa três vezes mais que um porco comum. O caso chamou atenção e muitos moradores visitam o local para ver o animal.
“Branco”, como é chamado, tem apenas 18 meses e mora em um pequeno sítio na região de Votuporanga (SP). Ele é resultado do cruzamento das raças Pietran com Sorocaba e foi comprado na região Sul do país.
Por causa do calor, Branco não dispensa um banho de mangueira para se refrescar. O dono do sítio, Marcelo Jacomelli, cria porcos há dez anos, mas nunca viu um animal como este. Segundo ele, a alimentação foi igual para todos os porcos da propriedade e o criador acredita que a genética é a responsável pelo crescimento prematuro do porco.
Surpresa até para o veterinário da casa da agricultura da cidade. João Pereira da Silva Filho explica que o um porco da mesma idade chegaria a pesar no máximo 300 kg. “Neste peso nunca tinha visto. Acredito que ele é fruto do melhoramento genético, através de pesquisas que tentam agregar mais valor ao produtor”, comenta Filho.
G1
'Branco', com 18 meses, pesa três vezes mais que um animal normal (Foto: Reprodução / TV Tem)'Branco', com 18 meses, pesa três vezes mais que um animal normal (Foto: Reprodução / TV Tem)
Criador diz que nunca viu um animal deste tamanho; veterinário também (Foto: Reprodução / TV Tem)Criador diz que nunca viu um animal deste tamanho; veterinário também (Foto: Reprodução / TV Tem)

Criança de dois anos se perde e é protegida por cães de estimação


Menino de dois anos se perdeu às 20h de sexta (22) e foi encontrado por volta das 7h45 deste sábado (23) (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Menino de dois anos se perdeu às 20h de sexta (22) e foi encontrado por volta das 7h45 deste sábado (23) (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Uma criança de dois anos que estava desaparecida no Oeste de Santa Catarina foi encontrada por volta das 7h45 da manhã deste sábado (23). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o menino de dois anos desapareceu por volta das 20h de sexta-feira (22), próximo a uma plantação de soja da cidade de Pinheiro Preto, onde morava. Conforme o bombeiro Fumagalli, que auxiliou no resgate, o menino estava de bermuda, sem camisa, com alguns arranhões e na companhia de dois cachorros.  
Segundo Fumagalli, a criança estava brincando próximo à casa quando familiares da criança notaram a ausência. "Possivelmente o menino queria ir até a casa da tia, trajeto que costumava fazer. Porém, as casas são semelhantes e no meio há essa lavoura, então ele se perdeu e foi até uma casa fechada, depois deve ter pegado no sono. Os cachorros Lili e Fred estavam com ele e ajudaram a aquecê-lo durante a noite”, por isso ele não se desesperou", contou o bombeiro.
Cerca de 30 bombeiros, além de cães farejadores, participaram do resgate (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Ainda segundo Fazzioni, antes de sumir o menino derrubou o aparelho de TV em casa. "É possível que ele tenha fugido com medo de uma represália, mas quando ele foi encontrado só dizia que tinha fugido pra ir até a casa da tia. Ele até comentava que sabia que ela não estava em casa porque estava procurando ele", relatou o bombeiro.De acordo com o tenente Fazzioni, a noite foi de temperaturas amenas na região e é possível, inclusive, que os cachorros tenham ajudado a protegê-lo do frio. "Nós estávamos de manga comprida, de casaco, e ele estava só de bermuda e ainda dizendo que estava bem", comentou o tenente. 
A criança foi encontrada já acordada, procurando o caminho de casa. "A soldado Luciane chamou ele e brincou: o que você está fazendo aí, guri? Você devia estar em casa tomando café! Depois pegou ele no colo e já comemoramos", disse Fazzioni.
"Vimos a cabeça dele e chamamos pelo nome. Inicialmente ele se escondeu, assustado, aí continuamos chamando até ele aparecer. Quando perguntamos onde ele estava e se não tinha ouvido ninguém chamar por ele, respondeu: 'Dormi perto de um buraco. Fui até a casa da tia, mas ela não estava, tinha saído para me procurar, daí eu tive que dormir fora'. Fizemos algumas brincadeiras e logo ele estava faceiro", contou Fumagalli.
Cerca de 30 bombeiros de Joaçaba, Videira, Curitibanos e Tangará participaram da Operação. A equipe de cães farejadores de Xanxerê e Curitibanos também auxiliaram no resgate.
G1

Após relato de ministro, Dilma não vê quadro 'preocupante' de Chávez


A presidente Dilma Rousseff disse neste sábado (20) que conversou com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elias Jaua, e que, pelos relatos dele, o quadro de saúde de Hugo Chávez "não é muito preocupante". Dilma deu entrevista na Nigéria, após participar de reunião com o presidente nigeriano Goodluck Jonathan.
"Falei com o ministro das Relações Exteriores [da Venezuela, Elias] Jaua, ele disse que ele [Hugo Chávez] estava muito bem, que ele teve uma piora na questão da respiração. Ele estava inclusive com dificuldade de respirar, mas me disse que estava tudo sob controle. Não me deu assim um quadro muito preocupante", afirmou Dilma.
Chávez está hospitalizado em Caracas desde segunda-feira (18). Dúvidas sobre seu estado de saúde têm gerado boatos na internet sobre uma suposta situação de instabilidade política e militar no país. Segundo o boletim médico mais recente, divulgado quinta-feira pelo governo, Chávez ainda sofre uma insuficiência respiratória, consequência da cirurgia a que foi submetido em 11 de dezembro em Cuba contra um retorno do câncer, e sua evolução 'não foi favorável neste sentido, portanto continua em tratamento'.
Depois da passagem pela Nigéria, Dilma encerra neste sábado sua viagem oficial de três dias à África. Na sexta (22), ela participou de encontro de cúpula entre líderes sulamericanos e africanos na Guiné Equatorial.
No discurso deste sábado, a presidente defendeu que Nigéria e Brasil devem "estreitar" laços comerciais.
"O Brasil e a Nigéria são países que têm um papel neste século XXI, eu estou certa, e nós temos um papel a cumprir enquanto a crise econômica, que atinge os países desenvolvidos, diminui o comércio naquela direção. Nós devemos estreitar as nossas relações, ampliar o nosso comércio, aumentar os nossos investimentos", afirmou.
Dilma discursou neste sábado em Abuja, na Nigéria, ao lado do presidente Goodluck Jonathan  (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Dilma discursou neste sábado em Abuja, na Nigéria, ao lado do presidente Goodluck Jonathan (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente ainda propôs parcerias nas áreas de energia e de agropecuária. "Queremos estabelecer uma parceria, também, na área de energia elétrica dada a capacidade do Brasil na área de geração hídrica e na construção de um grande sistema de transmissão (...) Queremos intensificar o apoio aos esforços do governo nigeriano em prol do desenvolvimento agropecuário. Pretendemos compartilhar nossa experiência em máquinas, equipamentos agrícolas, no fato de que novos métodos e técnicas produtivas adaptados ao Cerrado são adequados aqui na Nigéria", concluiu.
G1

'Não vai trazer grandes mudanças', diz Dom Geraldo sobre novo Papa


Dom Geraldo Majella fala sobre beatificação de Irmã Dulce (Foto: Divulgação/Ciro Brigham/Ascom OSID)Dom Geraldo Majella  irá participar do Conclave
(Foto: Divulgação/Ciro Brigham /Ascom OSID)
O cardeal arcebispo émérito de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo, vai participar pela segunda vez do conclave que irá escolher um novo Papa. Para ele, o novo pontífice será conservador e não deve promover grandes mudanças na Igreja Católica.
“Todo Papa tem que ter a parte conservadora. Nenhum Papa vai trazer grandes mudanças. O que vai modificar é algum aspecto da disciplina, mas isso é normal. O dogma não vai ser mudado", disse, entrevista ao G1.
Dom Geraldo vai viajar para Roma no próximo domingo (24) para participar da escolha do novo Papa, ainda sem data para marcada. Bento XVI anunciou a renúncia no dia 11 de fevereiro.

Dom Geraldo participou do conclave de 2005, que escolheu Joseph Ratzinger, o
Papa Bento XVI. Para ele, esses anos que separam uma decisão da outra não trouxeram modificações na forma de realizar o processo. “Espero que tudo ocorra bem. Não terá novidades. O Conclave executa exatamente o que está escrito nas normas para eleição de um Papa”, diz."Aquilo que Cristo deixou não pode ser mudado", diz ele. "Por exemplo, que o aborto vai ser encarado de modo diferente. Isso não pode acontecer”, afirma.
Os desafios do novo Papa, crê o cardeal arcebispo, deverão ser os mesmos enfrentados por Bento XVI. "Ele [o novo], naturalmente, vai assumir um pontificado sempre com novas desafios, sobretudo nos dias de hoje que as mudanças são rápidas. Mas não terá grandes novidades".Para Dom Geraldo, Bento XVI deixa um legado positivo para a Igreja Católica. “Tenho a maior veneração pelo Papa pelo seu pontificado curto, mas que deixa para a Igreja no mundo inteiro um testemunho de muita fidelidade ao cumprimento da sua missão”, afirma.
O Conclave
Ao todo, 116 cardeais devem participar da escolha do novo Papa, sendo que cinco deles são brasileiros. Além de Dom Geraldo Majella, os demais brasileiros concorrentes e votantes são o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Dom Raymundo Damasceno de Assis, de 76 anos; o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, de 78 anos; Dom João Braz de Aviz, de 65; e o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, de 63.

G1

Enxurrada mata menina de 11 anos na costa sul de São Sebastião


Quantidade de chuva de sexta-feira representa 77% do total da chuva esperada para o mês de fevereiro todo. (Foto: Ricardo Faustino/PMSS)Quantidade de chuva de sexta-feira representa 77% do total da chuva esperada para todo o mês de fevereiro, segundo a Defesa Civil. (Foto: Ricardo Faustino/PMSS)
Uma criança de 11 anos morreu após ser levada por uma enxurrada durante um temporal na noite de sexta-feira (22)  em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O corpo da vítima foi encontrado pela Defesa Civil na manhã deste sábado (23) em Boiçucanga, na costa sul.
De acordo com a Defesa Civil, a vítima, que morava em uma área de risco em Boiçucanga, foi arrastada pela força da água por cerca de um quilômetro. A chuva causou estragos em outras regiões da cidade. Além de Boiçucanga, Maresias foi outra região bastante afetada. Em Ubatuba, a chuva também provocou estragos (leia abaixo).
Uma ponte localizada na Estrada do Cascalho, que dá acesso a Boiçucanga, foi danificada devido ao transbordamento do rio. A ponte foi interditada para o tráfego de veículos.Segundo a Defesa Civil, o corpo da vítima foi encontrado por volta das 10h. A mãe da criança, que ficou ferida e teve escoriações pelo corpo, está internada no Pronto Socorro da cidade. Toda a casa da vítima foi levada pela força da água.

"A casa dela fica à margem do rio Itú, do lado de uma cachoeira e chovia muito forte. A mãe saiu para pegar um copo de água para a filha e uma enxurrada atingiu a casa. A casa foi destruída pela força da água e a vítima foi levada também", disse ao G1 Carlos Eduardo dos Santos, coordenador da Defesa Civil de São Sebastião. Segundo ele, o rio subiu 2.22 metros durante a chuva.

Segundo ele, a casa da vítima ficava em uma área de risco e a família já havia sido orientada a sair do local. "É uma área de risco porque fica muito perto do rio. A casa já tinha 12 anos ali e toda vez que chovia havia preocupação. Já haviam sido orientados e infelizmente aconteceu a tragédia. Todos que moram à beira do rio são orientados, mas a maioria não sai", afirmou.

Ao todo, aproximadamente 20 famílias, cerca de 60 pessoas, estão desabrigadas no município. As nove famílias de Boiçucanga que estão desabrigadas devem retornar para suas casas ainda neste sábado, segundo a Defesa Civil. O restante das famílias são do Sertão de Cambury e devem ser levadas para um ginásio municipal.


Segundo o coordenador da Defesa Civil, a chuva durou cerca de quatro horas e teve início por volta das 20h. Foram registrados 99,3mm de chuva em Boiçucanga  e 123,9mm em Maresias. A quantidade de chuva de sexta-feira representa 77% do total da chuva esperada para o mês de fevereiro todo.

A prefeitura montou dois pontos de arrecação de alimentos e água para ajudar a população. Um deles é na regional da prefeitura em Boiçucanga e o outro na Secretaria de Segurança, que fica na Avenida Guarda Mór Lobo Viana.

Ubatuba
A chuva também provocou estragos em Ubatuba. A água da chuva inundou pelo menos 60 casas na cidade, sendo 40 no bairro Ipiranguinha e 20 no Guarani. Uma família ficou desabrigada e passou a noite em uma escola do bairro. Nas demais residências, a água baixou rapidamente e as famílias não precisaram sair.

G1
Defesa Civil trabalha na recuperação das regiões afetadas neste sábado (Foto: Ricardo Faustino/PMSS)Defesa Civil trabalha na recuperação das regiões afetadas neste sábado (Foto: Ricardo Faustino/PMSS)

Motorista dá ré, sobe em coluna e deixa carro suspenso em duas rodas


Carro subiu em cima de um banco em Blumenau (Foto: Vanessa Moltini/RBS TV)Carro subiu em cima de um banco em Blumenau (Foto: Vanessa Moltini/RBS TV)
Na tarde deste sábado (23) a cena de um carro com duas rodas suspensas e outra apoiada em uma coluna, na rua XV de novembro, no Centro de Blumenau, chamou a atenção de quem passava. Segundo o dono do carro,  ele parou o veículo no acesso de uma garagem, próximo do Teatro Carlos Gomes, para ir a uma loja.
Acidente foi no Centro de Blumenau (Foto: Vanessa Moltini/RBS TV)
Enquanto ele estava fora, o filho de 20 anos, que não possui carteira, deu ré com o carro, e como não conseguiu fazer a curva, atravessou a rua, invadindo a calçada do outro lado, e subiu com uma das rodas em uma coluna, deixando o carro parado com apoiado em duas rodas.
Durante o percurso, o jovem atropelou um banco de madeira. O acidente causou lentidão na rua, uma das principais de Blumenau, e atraiu curiosos. Até as 15h30, a Guarda Municipal estava no local fazendo o atendimento.
G1

Presos usam celular para postar mensagens em rede social no Paraná


Três homens, que estão presos na delegacia de Toledo, no oeste do Paraná, postaram durante quatro meses fotos e mensagens em uma rede social da internet utilizando um aparelho celular. Os homens foram detidos em outubro de 2012, suspeitos de tráfico de drogas.

“Mais um dia atrás das grades, mas isso só me fortalece”, diz uma das mensagens postadas por um dos detentos. Outro suspeito também publicou mensagem lamentando a perda de liberdade. “Podia estar na rua hoje, ia adorar, só por umas horas”.

A polícia investiga como o celular foi parar dentro da cadeia.  Botelho especula que tenha sido por meio de alguma visita feminina. Agora, as revistas dentro e fora das celas foram reforçadas.A polícia descobriu que eles tinham acesso à internet pela própria rede social utilizada pelos presos. “Tão logo tomamos conhecimento, foram identificadas essas pessoas. O aparelho foi localizado, retirado, encaminhado à perícia e eles serão responsabilizados por tudo isso”, afirmou o delegado Antonio Donizete Botelho.
G1

Candidatos à Prefeitura de Criciúma participam de debate na RBS TV


Candidatos à Prefeitura de Criciúma participam de debate (Foto: Silvia Nowalski/RBS TV)Candidatos à Prefeitura de Criciúma participam de debate (Foto: Silvia Nowalski/RBS TV)
Os candidatos à Prefeitura de Criciúma participaram, neste sábado (23), do debate antes do pleito de 3 de março, no prédio da RBS TV Criciúma. Com transmissão ao vivo na TV e no G1, o encontro reuniu os quatro candidatos que têm representação na Câmara Federal.
Por quase uma horas eles debateram ideias e projetos de campanha sob a medição do apresentador Mário Motta. Participaram do encontro os candidatos Américo Faria (DEM), Fabio Brezola (PT), Márcio Burigo (PP) e Ronaldo Benedet (PMDB). Em todos os blocos os políticos fizeram perguntas entre si.
No primeiro bloco, as perguntas foram sobre temas sorteados pelo mediador. Durante todo o debate, a ordem dos políticos que fizeram as indagações também foi sorteada. Os candidatos escolheram para quem queriam fazer suas perguntas. Cada um teve 30 segundos para perguntar, dois minutos para responder, um minuto para a réplica e 45 segundos para a tréplica. Segurança pública, lixo, saúde e mobilidade urbana foram alguns dos temas abordados.
No segundo bloco, novamente os quatro candidatos fizeram perguntas entre si e tiveram o mesmo tempo para indagações, repostas, réplicas e tréplicas. Desta vez, os temas foram de livre escolha dos políticos que perguntavam. Cofres públicos, saúde e segurança foram alguns dos temas questionados.
Considerações finais
O quinto bloco do debate foi destinado às considerações finais dos candidatos, que tiveram três minutos para falar. O primeiro a discursar foi Fabio Brezola, do PT, que falou sobre seu novo jeito de fazer política. "As pessoas estão se identificando na campanha. Essa é a renovação, um jeito novo de fazer política. Estamos prestes a testemunhar uma virada histórica".
O segundo a falar no último bloco foi Américo Faria, do DEM. O candidato discursou sobre seus valores. "Estou em um momento mágico da minha vida. Não tenho projeto de ganhar dinheiro. Consulto Deus e meus valores. Só tenho compromisso com você eleitor".
O candidato Márcio Burigo, do PP, foi o teceiro a fazer as considerações finais. Ele falou sobre sua participação na última administração de Criciúma. "Estive junto com Clesio Salvaro. Saímos com a maior aprovação histórica, trabalhamos muito, caminhamos em todos os bairros. Espero repetir isso e continuar governando Criciúma".
O último a discursar foi Ronaldo Benedet, do PMDB, que lembrou as propostas da sua campanha. "O eleitor está vendo o nosso programa o que está acontecendo de verdade na cidade, o que vai ser feito na segurança, na saúde, na educação. Criciúma pode mais, pode melhorar".
G1

Emater promove leilão de carros usados neste sábado


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) vai realizar um leilão de carros usados, neste sábado (23), em sua sede, na estrada de Cabedelo. O pregão começa às 9h e será presidido pelo leiloeiro oficial do Estado, Armando Gusman Torres.
De acordo com o edital do leilão, os lances dados tanto por pessoas físicas quanto jurídicas serão verbais, a partir do valor mínimo estabelecido. O pagamento do bem adquirido será feito à vista, no ato da arrematação.
Os carros a serem leiloados já estão expostos no pátio da Emater, onde podem ser vistoriados das 7h30 às 12h, de segunda à sexta-feira. Entre os veículos estão Fusca, Corsa Wind, Gol, Ford KA, Parati L, Uno Mille, Fiorino, Pampa, Escort, Santana e ônibus.
O último leilão de carros e de outros bens inservíveis, realizado na  Emater, ocorreu em 2011 e todos os lotes foram arrematados em pouco mais de uma hora. A expectativa do leiloeiro oficial é de que o novo pregão alcance o êxito dos anos anteriores.
Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br

Detran vai iniciar fiscalização a motofretistas e mototaxistas na PB


O Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) deve iniciar na próxima semana a fiscalização da nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta os motofretistas e mototaxistas. O reforço foi anunciado pelo superintendente do Detran-PB, Rodrigo Carvalho, após uma reunião do Contran, em Brasília. O superintendente do Detran-PB ainda negou o pedido dos sindicatos das categorias para adiar a vigência da lei que regulamenta atividades profissionais com motos.
Rodrigo Carvalho informou que o órgão não será tolerante com o descumprimento da lei.  “A partir da próxima semana, as ações da Divisão de Policiamento do Detran e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) estarão atentas às exigências da lei”, reforçou. Ele também adiantou que serão realizadas blitze educativas e, em seguida, as fiscalizações.
Entre as obrigações que os motofretistas e mototaxistas devem cumprir está o curso de especialização de 30 horas, com aulas práticas e de ética, segurança no trânsito e cidadania. Os profissionais de entrega também devem equipar suas motos com instrumentos de segurança, como antenas que cortam linhas com cerol e protetores de perna.
Os motofretistas que transportam galões de água e botijões de gás precisam acoplar um “side-car” à moto. A resolução ainda exige a idade mínima de 21 anos e a alteração da Carteira Nacional de Habilitação para “atividade remunerada” depois do curso. A recomendação do Detran-PB é que as empresas que utilizam os serviços dos motofretistas liberem os profissionais e incentivem a participação no curso.
Na Paraíba os cursos são oferecidos pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Em João Pessoa, as aulas da primeira turma foram iniciadas na semana passada. O curso será concluído no dia 27 de fevereiro. EmCampina Grande, estão previstas duas turmas para 4 de março. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: 3533-1444 e 3533-1418 (João Pessoa) e 2101-3410 (Campina Grande).
G1

Grave acidente envolvendo duas pessoas em estrada de São José do Sabugi



Na manhã desta sexta-feira (22/02), na estrada que liga São José do Sabugi e Santa Luzia ocorreu um grave acidente de moto, deixando duas pessoas gravemente feridas.

Segundo relatos no local, a moto que vinha de Santa Luzia furou o pneu, consequentemente fazendo com que o condutor Marcos de Oliveira Santos (popularmente conhecido como Marcos de Jeová) perdesse o controle e caísse. Trazia como passageira a ex-vereadora Maria Gorete(Valdira), ambos de São José do Sabugi.







Fotos: Gaby Medeiros
Portal São José do Sabugi
Fonte: http://marcoscostaob.blogspot.com.br

Dinheiro fácil na internet na mira da polícia


Uma empresa que atrai cada vez mais pessoas interessadas em ganhar dinheiro de forma fácil e rápida, na internet, sem sair de casa, está na mira da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual. A hipótese é a prática do golpe da pirâmide financeira.

A suspeita paira sobre a Telexfree, empresa americana que tem sua sede brasileira localizada no Espírito Santo, e que é a grande promessa do momento, com relatos na web de pessoas que conseguiram lucrar até R$ 3 milhões em menos de um ano. A firma também é investigada em pelo menos outros três Estados – Acre, Mato Grosso e Pernambuco.

O problema está na forma como o grupo atua. Para entrar no negócio é preciso fazer depósito financeiro, recrutar novos seguidores e postar anúncios diariamente na internet. A fórmula para ganhar dinheiro? Convencer mais pessoas a fazer o mesmo.

Esse mesmo mecanismo já vem sendo questionado em outros Estados, por prejuízo causado a participantes de empresas como Mister Colibri e Multiclick.

No caso da Telexfree, a febre começou no ano passado e ainda não há seguidores que denunciaram prejuízo. Ao contrário, autônomos, comerciantes, metalúrgicos, bancários, bombeiros e até policiais entraram no negócio. Eles investiram R$ 10 mil, R$ 20 mil, venderam bens ou até saíram de seus empregos por acreditar na promessa de lucro da empresa.

A Telexfree afirma que a principal fonte de receita está na venda de serviço de telefonia via internet, chamada VoIP (voz sobre IP). Para isso, recruta “divulgadores” que publicam anúncios do produto em redes sociais e sites de classificados, e são remunerados por essa tarefa.

No entanto, os próprios divulgadores, em suas páginas, entregam uma incoerência do negócio, ao se concentrarem muito mais na conquista de novos membros – mais vantajosa financeiramente para eles – do que na propaganda do serviço de telefonia pelo computador. Com isso, predominam anúncios de recrutamento em detrimento da propaganda do VoIP, anunciado pela empresa como seu “carro chefe”.

Para a Telexfree, seu negócio é uma “nova forma de fazer publicidade”, já que seus 682 mil divulgadores no mundo – 90% deles no Brasil - colocam diariamente cerca de 2,3 milhões de anúncios da empresa na internet. Mas a “inovação” é vista com desconfiança pela polícia e analisada pelos promotores do Ministério Público.

A delegada Gracimeiri Gaviorno, da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa), conduz a investigação sobre a empresa. Para ela, há indícios de que o modelo seja semelhante ao golpe da pirâmide financeira, que já levou várias pessoas à prisão, porque quando não há novas adesões, o esquema não se sustenta e os que estão embaixo ficam no prejuízo.

No caso da Telexfree, a polícia suspeita de crimes fiscais e tributários na atuação dos divulgadores, como contra a economia popular, com suposta formação de pirâmide; estelionato e crime de induzimento à especulação. As penas, somadas, podem chegar a 10 anos de cadeia.

“Fora outros crimes que podem estar relacionados a essa prática de crime contra a economia popular. Pode ter sonegação fiscal e falsidade ideológica. Até onde chegamos, temos probabilidade muito grande da empresas ter foco destinado à prática de crime, usando a máscara do marketing multinível. O crime previsto na Lei 1521/51 prevê a formação de redes em que há sistema binário, com base sustentando uma distribuição piramidal. Muitas pessoas têm ganho em cima de outras. Estas podem ter prejuízo”, disse.

A delegada adiantou que pessoas ligadas à empresa vão prestar depoimento nos próximos dias, inclusive os novos milionários.

Ex-vendedor de churrasquinho compra Ferrari

Um dos casos mais curiosos exibidos na internet pela Telexfree é o de Inocêncio Reis, o Pelé, um ex-vendedor de churrasquinho na Reta da Penha que conseguiu reunir R$ 3 milhões em 11 meses. Nos vídeos da empresa, ele conta sua trajetória, da vida dífícil e dívidas até a compra de uma Ferrari com dinheiro ganho com a Telexfree. E usa sua evolução financeira para convidar novos recrutas.
“Atingir R$ 1 milhão não é fácil, mas atingir dois milhões é mamão com açúcar. Três milhões... (também). Então, tenho certeza de que, em 2013, eu já esteja com patrimônio de R$ 10 milhões, com fé em Deus”. Veja vídeo.

 

Empresário nega golpe

O diretor de Marketing da Telexfree, Carlos Roberto Costa, rebate as acusações de que a empresa gerenciada por ele e outros dois sócios pratique o golpe da pirâmide financeira. Ele define o negócio como uma nova forma de fazer publicidade e vender serviço de telefonia via internet.

Segundo dados da empresa, são 682 mil divulgadores no mundo - 90% deles no Brasil, que colocam diariamente cerca de 2,3 milhões de anúncios da empresa na internet. A presença desses anunciantes faz do site da Telexfree o 50º em acessos no Brasil, segundo um dos principais monitores de tráfego.

De acordo com os sócios, a Telexfree atua no Brasil desde fevereiro de 2012. Funcionando em espaçosa sala comercial, a sede brasileira fica instalada no último andar de um edifício, na Enseada do Suá, em Vitória. Nos seus dez primeiros meses, dez pessoas conseguiram angariar pelo menos R$ 1 milhão. Os cheques costumam ser exibidos como troféus na internet.

Apesar disso, ele nega que a empresa ostente riqueza e repreende pessoas que exibem bens luxuosos na web. O advogado da empresa, Horst Fouchs, diz que até agora só há seis contestações judiciais movidas por ex-divulgadores contra a Telexfree. E essas serviram para comprovar a legalidade do negócio. Ele diz que três das ações passaram por conciliação e houve acordo com devolução do dinheiro.

Ministério Público de olho aberto

O Ministério Público Estadual também está de olho na empresa. Em nota, o órgão informou que recebeu uma representação sobre o caso e que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) faz uma análise sobre ela “para fazer os encaminhamentos devidos”.

Professor Fernando Galdi explica o esquema da pirâmide

 

Sonho vira pesadelo

Seduzido pelos altos valores que o amigo dizia ganhar apenas assistindo vídeos de propaganda na internet, um porteiro de 45 anos, morador de Vila Velha, viu a vida financeira ser abalada ao pegar um empréstimo de R$ 10 mil com uma operadora de cartão de crédito para investir na empresa denominada Mister Colibri.

A ideia promissora deu lugar ao fracasso. A Mister Colibri é suspeita de desenvolver um negócio fraudulento para arrecadação indevida de recursos. Em dezembro passado, uma operação da Polícia Civil em Minas Gerais desbaratou o esquema. Dias depois, a Polícia Federal solicitou à Justiça a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos donos da corporação. A suspeita é de que os donos do empreendimento também estejam por trás de outra pirâmide financeira: a Multiclick Brasil. Para entrar nesse grupo, é necessário investir de R$ 60 a R$ 2.750.

No caso da Mister Colibri, a promessa era remunerar em R$ 700 por semana quem assistisse 48 vídeos de propaganda. O porteiro repassou R$ 10 mil para o amigo que o convidou. Nas primeiras semanas tudo ocorreu conforme o combinado, até que a “fonte secou”.

“A visão da empresa mudou de repente, a gente não ganhava mais dinheiro só vendo vídeos. Tinha que vender produtos e cadastrar pessoas para entrar na Mister Colibri”, disse.

A empolgação do início deu lugar à incerteza e ao prejuízo. O amigo que o recrutou não evoluiu na hieraquia da comunidade e se endividou. Ele era o associado direto responsável por repassar o lucro ao porteiro.

“Minha vida está uma perturbação. A financeira liga direto para mim, para minha filha, para minha casa e até para o meu trabalho. Estou vivendo numa pressão psicológica imensa. Não tenho como pagar isso, só ganho R$ 750 por mês. Como vou pagar 25 vezes de R$ 700 que foi o acordo que fiz o cartão?”, questiona.

A Mister Colibri acumula 90 reclamações nos últimos 12 meses no site Reclame Aqui, recebendo o carimbo de “empresa não recomendada”. A reportagem tentou entrar em contato com a comunidade e com a Omnia Serviços, representante da empresa no Brasil, mas essas não disponibilizam contatos telefônicos válidos.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...