terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MPT e prefeitura se unem contra exploração sexual em João Pessoa


A prefeitura de João Pessoa e o Ministério Público do Trabalho naParaíba firmaram nesta segunda-feira (25) uma parceria para combater a exploração sexual infantil através do turismo na capital do estado. Foi formalizado um núcleo composto por cinco secretarias da administração municipal que vão atuar junto ao MPT  no enfrentamento ao crime. Dentre as ações previstas está a instalação de câmeras de monitoramento na orla de João Pessoa para coibir possíveis atos de exploração.
O procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, disse que o objetivo da campanha é imunizar João Pessoa contra a exploração sexual de crianças e adolescente. “É preciso alertar ao turista que embora nossos atrativos geográficos e gastronômicos estejam à disposição para que ele possa desfrutar, nossas crianças não estão. Nossas crianças Nossas crianças não são produtos de exploração e é nessa linha que nós vamos seguir”, afirmou.
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), explicou que vão participar da campanha de combate à exploração sexual as secretarias de Desenvolvimento Humano, Turismo, Segurança. Comunicação e Procuradoria. Ele não deu prazos para a instalação das câmeras de segurança, mas garantiu que fará os investimentos necessários junto às secretarias. “Tivemos hoje uma conversa preliminar e na próxima semana teremos uma agenda de ações efetivas na cidade”, informou.Varandas destacou as ações que serão efetivadas e enfatizou a colocação do sistema de monitoramento na orla. “Vamos instalar câmeras de altíssima resolução à beira-mar  para detectar eventuais flagras de exploração sexual. Nós também vamos receber o turista no aeroporto Castro Pinto com panfletos educativos”,  disse. Dentro da parceia também está prevista um atuação junto aos hotéis de João Pessoa para impedir que os locais aceitem crianças e adolescentes ingressem nos recintos sem estar com os responsáveis.
Cartaxo ressaltou que tem informações gerais de locais onde aconteceriam a exploração, mas que Varandas ficou de enviar um relatório detalhado para que sejam definidos todos os pontos onde devem ser feitos o monitoramento por câmeras.
Exploração sexual no exterior
Eduardo Varandas informou também que deve ter início esta semana uma missão diplomática do Governo Federal para averiguar a a situação de travestis paraibanos que estariam sendo explorados sexualmente na Itália. De acordo com ele, são mais de 30 pessoas nessa situação e o governo vai pedir o apoio do Ministério Público italiano.

“Essas pessoas vivem da pior maneira possível, dormem em um cubículo, são agredidas fiscamente e moralmente, têm alimentação precária, estão com passaporte capturado, ou seja  é trabalho escravo no exterior”, afirmou. Segundo Varandas, essa situação foi constatada em uma investigação que o MPT realizou há cerca de quatro anos. A missão diplomática foi solicitada por Varandas ao governo federal em 2012.
G1pb

Mulher é assassinada a tiros na Grande João Pessoa


Uma mulher de 22 anos foi assassinada na noite da segunda-feira (25) em Bayeux, GrandeJoão Pessoa. O crime aconteceu próximo à feira livre da cidade. De acordo com informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), a vítima estava caminhando quando um homem chegou a pé e atirou várias vezes. 
Segundo a polícia, pelo menos quatro tiros atingiram a vítima que morreu no local do crime. Os moradores do bairro Imaculada ouviram os disparos e ligaram para polícia informando sobre o caso. Até as 8h a polícia ainda não tinha pistas sibre o que poderia ter motivado o crime e a identidade do suspeito. 
G1pb

Juiz libera 18 PMs presos por suspeita de tortura na Paraíba


O juiz Vandemberg de Freitas decidiu pelo relaxamento da prisão, nesta segunda-feira (25), dos 18 policiais militares de Campina Grande envolvidos na suposta tortura seguida de morte do técnico em monitoramento Tiago Moreira Alves, 27 anos. Seis policiais estavam presos desde o dia 1º de novembro do ano passado e outros 12 tiveram a prisão decretada em 17 de dezembro, cumprindo pena na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar em Campina Grande. Tiago morreu após ser vítima de suposta tortura praticada pelos policiais no dia 5 de agosto, no bairro do José Pinheiro.
O Ministério Público estadual havia solicitado, no último dia 24 de outubro de 2012, a prisão preventiva de todos os 18 envolvidos. O promotor Sócrates da Costa Agra revelou que a motivação do pedido foi para resguardar testemunhas e ainda permitir a ampla defesa dos acusados. Seis policiais militares tinham sido indiciados no inquérito presidido pela delegada de homicídios Cassandra Duarte.Segundo o comando do 2º Batalhão, os policiais ficarão exercendo trabalhos administrativos internos até o encerramento do caso. O juiz entendeu que os policiais já podiam responder em liberdade pelo crime, porque depois da audiência de instrução não haveria mais motivo para que eles pudessem atrapalhar o andamento do trâmite jurídico. O procedimento está em fase de alegações finais e depois segue para sentença do magistrado na 4ª Vara Criminal de Campina Grande.
O crime
Tiago Moreira, de 27 anos, morreu no dia 5 de agosto deste ano. A esposa da vítima, Alessandra Alves, afirmou que ele teve uma crise de abstinência de drogas e acabou invadindo a casa de um policial militar. A casa do PM fica a menos de 30 metros da residência da vítima. Lá, segundo a Polícia Civil, a vítima teria sido espancada até a morte por policiais.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Souza Neto, o policial e a esposa dele foram agredidos por Tiago e precisaram chamar reforço policial para conter o rapaz. No último dia 14 de setembro, os seis policiais militares foram indiciados pela delegada Cassandra Duarte, de um total de 18 que foram investigados no inquérito da Polícia Civil.
G1pb

Pedestre é atropelado por moto em rodovia federal de João Pessoa


Um pedestre foi atropelado por um motociclista nesta segunda-feira (25) em João Pessoa. Segundo informações do inspetor Genésio Vieira, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no km 15 da BR-230, na Estrada de Cabedelo, por volta das 16h.
Ainda de acordo com o inspetor, tanto o motociclista quanto o pedestre foram socorridos e encaminhados, com lesões graves, para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Não há faixa de pedestres no local, conforme informou a PRF.
G1pb

Professores realizam assembleia para deliberar sobre greve na UEPB


Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que paralisaram as atividades desde a última quinta-feira (21), se reúnem nesta terça-feira (26) na Central Integrada de Aulas (CIA) em Campina Grande, para deliberar em assembleia geral sobre a possibilidade de entrar em greve por tempo indeterminado. Os docentes reivindicam reajuste salarial de 17,7%. Cerca de 20 mil alunos estão sem aulas.
Já os servidores, conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb), pretendem montar um acampamento na sede da Reitoria da UEPB, no campus de Bodocongó, como forma de protesto, a partir das 10h. Os servidores técnico-administrativos também exigem reajuste salarial e já estão em greve desde o último dia 20.O governador Ricardo Coutinho e o reitor da UEPB, Antonio Rangel Junior, se reuniram no início da noite de ontem em João Pessoa. "O resultado da reunião deve ser repassado pelo Governo do Estado, para que os sindicatos posam deliberar com as categorias. A pauta  foi administrativa, foi a primeira reunião do reitor com o Governador, apresentando nosso trabalho nestes primeiros meses à frente da UEPB", disse o reitor.
Segundo o presidente da Associação dos Docentes da UEPB (Aduepb), José Cristóvão de Andrade, desde o primeiro dia de paralisação, nenhuma contraproposta da reitoria foi apresentada à categoria. Conforme o presidente da Aduepb, a expectativa é de que as aulas, que começaram dia 18 e paralisaram na quinta-feira, possam ser retomadas a partir de hoje.
G1pb

Homem solta balões para namorada e vai preso por crime de poluição


Americano foi preso ao fazer gesto romântico para a namorada envolvendo balões (Foto: Divulgação)Americano foi preso ao fazer gesto romântico para a
namorada envolvendo balões (Foto: Divulgação)
Em um motel em Dania Beach, no estado da Flórida (EUA), um homem quis fazer um gesto romântico pela namorada e soltou 12 balões em forma de coração para a amada. O ato, no entanto, foi encarado como crime grave por policiais locais, e fez com que o ‘Don Juan’ fosse detido.
De acordo com o jornal “Sun Sentinel”, Anthony Brasfield, de 40 anos, foi preso por delito de terceiro grau, já que esse tipo de atividade é considerada muito perigosa para o meio-ambiente e para os animais, conforme com as leis do estado.
Anthony acabou preso sob acusação de poluição prejudicial a pessoas, animais e plantas, de acordo com a lei de controle de poluição de águas e ar da Flórida. A legislação sublinha que balões são perigosos pois podem viajar por diversos quilômetros e colocar em risco a vida de tartarugas, pássaros, golfinhos, entre outros, já que os objetos podem ser confundidos com alimento pelos animais.
G1

Motorista para em telhados de casas após acidente nos EUA


Um motorista atingiu os telhados de duas casas em Houston, no estado do Texas (EUA), depois de perder o controle do veículo na madrugada de domingo. Segundo a emissora de TV "KHOU", o condutor estava em alta velocidade e perdeu o controle em curva fechada. Após atingir o acostamento, o veículo acabou voando sobre os telhados das casas.
G1
Motorista foi parar em telhados de casas após acidente (Foto: Reprodução)Motorista foi parar em telhados de casas após acidente (Foto: Reprodução)

Parte de supermercado desaba e mata mulher em Cubatão, SP


Desabamento no supermercado Krill, em Cubatão (Foto: Luis Paes/TV Tribuna)Desabamento deixou uma pessoa morta no supermercado Krill, em Cubatão (Foto: Luis Paes/TV Tribuna)
Uma mulher morreu em Cubatão(SP) ao ser atingida pela queda da estrutura frontal de um supermercado durante a forte chuva na noite desta segunda-feira (25) que atingiu todo o litoral de São Paulo. O acidente aconteceu na Avenida Joaquim Jorge Peralta, no bairro Jardim Casqueiro.
Segundo testemunhas, Aline Domingues Barros Ribeiro, de 27 anos, havia acabado de fazer compras no Supermercado Krill e esperava acompanhada do marido a chuva passar na frente do estabelecimento, com o carrinho cheio, quando a marquise, a cobertura e parte da parede caíram e a atingiram. O Corpo de Bombeiros esteve no local para fazer o resgate, mas a jovem não resistiu e acabou morrendo.
O marido de Aline sofreu ferimentos leves e foi levado ao Pronto Socorro de Cubatão. Ele passou por atendimento e foi liberado.
Carro foi atigindo no desabamento de parte do supermercado (Foto: Alexandre Valdívia/TV Tribuna)
Um carro que estava estacionado na frente do Supermercado também foi atingido, mas não havia ninguém dentro. As polícias Militar e Civil também foram acionadas, uma perícia deve determinar as causas da queda da estrutura.
Estado de emergência
O litoral de São Paulo sofre com as chuvas desde a última sexta-feira (22). A Prefeitura de Cubatão colocou a cidade em estado de emergência no sábado (23), já que a forte chuva destruiu diversas casas na cidade. No total, até esta segunda-feira (25), cerca de 330 moradores permaneciam desabrigados.

Outras cidades da Baixada Santista também sofreram com a tempestade. A última morte, porém, foi registrada após uma queda de barreira no KM 52 da rodovia dos Imigrantes, uma das principais vias de ligação com o litoral, deixou uma pessoa morta e 24 carros soterrados no final da tarde desta sexta-feira (22). O acidente aconteceu nas pistas que dão acesso a São Paulo. A pista de subida da Imigrantes foi liberada apenas no começo da madrugada de domingo (24).
G1

Empresária conta que matou marido após traição, ser xingada e apanhar


Acusada de matar marido (Foto: Kleber Tomaz / G1)Acusada de matar marido (Foto: Kleber Tomaz / G1)
Investigada pela Polícia Civil de São Paulocomo suspeita de assassinar o marido há um mês, uma empresária de 28 anos alega estar sendo injustiçada e conta como matou o representante comercial de 33 anos. Para o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o crime foi premeditado, mas para a mulher tudo não passou de “legítima defesa.”
Indiciada por homicídio doloso qualificado, quando há intenção de matar e por não ter dado chance de defesa para a vítima, Andressa Ramos de Araujo falou ao G1 que só atirou em Sergio Francisco para se defender. Ela ainda não disse ao seu filho de 4 anos que matou o pai dele.
A mulher alegou que, assim que descobriu a traição do marido, foi xingada de "gorda" e acabou agredida por ele. Com medo, disse ter pegado uma arma numa gaveta e atirado. O caso ocorreu na madrugada do dia 24 de janeiro na residência do casal, na Zona Leste. A arma do crime foi descartada pela acusada e ainda não foi localizada.
“Foi um disparo acidental”, alegou Andressa, que aceitou dar a entrevista sob a condição de que seu rosto não fosse mostrado. Ela responde pelo crime em liberdade.
A motivação ainda é apurada, mas parentes e vizinhos da vítima disseram à polícia que a empresária é "possessiva" e já havia batido no marido em público antes por "ciúmes".'Gorda'
Após matar o marido, a mulher arrastou o corpo dele com uma coberta até um cômodo para que a criança não o visse. Chegou a colocar a casinha do cachorro na frente de Francisco. No rosto dele, um saco preto. Saiu da casa, ligou para um advogado, que acionou a Polícia Militar. Cinco dias depois, ela se apresentou ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Para a investigação, Andressa pode ter premeditado o assassinato de Francisco, planejando o crime.

Andressa nega. Na sua versão, o marido chegou bêbado em casa, a chamou de “lixo”, expulsou ela da cama, confirmou que estava tendo um caso extraconjugal e ainda a agrediu com socos. A acusada disse ter visto mensagens da suposta amante no celular dele, que confirmavam a traição.
Davi Gebara Neto (Foto: Kleber Tomaz / G1)
“Ele chegou embriagado, gritando: ‘hoje eu é que vou dormir na cama. Sai daí’. Depois vi os ‘torpedos’. Em seguida, gritou para eu parar de mexer nas coisas dele. Então eu perguntei se era isso o que ele fazia enquanto trabalhava e cuidava do nosso filho e de nossa casa”, disse Andressa.
O teor do depoimento da indiciada à reportagem é quase o mesmo que ela deu ao DHPP. “Ele falou que eu não sabia me cuidar. Me chamou de 'gorda' e por isso buscava outras mulheres na rua”, disse a mulher, que alega ter jogado a arma fora após o crime.
O laudo da Polícia Técnico-Científica ainda não ficou pronto, mas peritos informaram que o disparo fatal atingiu a cabeça da vítima. Um tiro perto da nuca, muito preciso, o que fez a polícia desconfiar da versão de Andressa de que o disparo foi acidental.
"Ele me viu e falou que iria me matar. Depois escutei um disparo e me escondi. Não tive intenção de matá-lo. Foi uma tragédia. Acabei com a minha vida e a do meu filho. Por isso, peço perdão à família dele pelo que ocorreu. Estou arrependida, mas não tenho culpa", afirmou Andressa.

A reportagem também tentou entrar em contato com a família da vítima e com o advogado que a representasse, mas não conseguiu localizá-los.
Defesa
Procurado para comentar o assunto, o advogado de Andressa, Davi Gebara Neto, afirmou que “se a vítima não tivesse levado a arma para dentro da casa, nada disso teria acontecido”. Segundo ele, sua cliente já registrou queixa no passado por ter sido agredida pelo marido.

Segundo a delegada Jamila Jorge Ferrari, do DHPP, o inquérito que apura o assassinato de Francisco ainda não foi concluído porque faltam laudos do Instituto de Criminalística (IC) e IML (Instituto Médico-Legal) para serem anexados.
“Ela alega legítima defesa, mas estamos investigando se o crime foi premeditado. A relação entre seres humanos estão corroídas. Por mais que um casal tenha brigas e discussões, acho que não pode chegar ao ponto da morte. O casal tinha um filho de 4 anos. A que ponto o ser humano chega. Isso não é amor, é uma coisa corrosiva”, disse a delegada Jamila, que aguarda os peritos marcarem a data para a reconstituição do crime.
Não há informações se após concluir o inquérito a polícia irá pedir a Justiça a prisão de Andressa.
G1

Queda de balão com turistas matou 18 no Egito, dizem autoridades


Dezoito turistas asiáticos e europeus morreram na manhã desta terça-feira (26) vítimas da explosão e da queda de um balão de ar quente nos arredores da cidade histórica de Luxor, segundo autoridades do Egito.
Ahmed Aboud, chefe da associação que representa os balonistas locais, disse que o balão voava a cerca de mil pés de altitude (300 metros) na hora da explosão.
O piloto sobreviveu saltando da cesta quando o aparelho estava entre 10 e 15 metros acima do solo, e foi internado com queimaduras, disse Aboud por telefone.
arte balão egito (Foto: 1)
De acordo com essa fonte, a explosão ocorreu na mangueira entre o botijão de gás e o queimador do balão.
Mohamed Mustafa, médico no hospital que recebeu os feridos, disse que os mortos incluem turistas de Reino Unido, Japão e Hong Kong. Há ainda três feridos, segundo ele. Inicialmente, as autoridades haviam falado em 19 mortes.
A antiga Luxor é um dos principais pontos turísticos do Egito. A cidade é famosa por seus templos faraônicos e pelas tumbas do Vale dos Reis, inclusive a de Tutancâmon.
O governador da Província de Luxor, Mubasher Misr, disse à Al Jazeera que alguns corpos ainda não foram identificados.
Konny Matthews, gerente-adjunta do hotel Al Moudira, em Luxor, disse ter ouvido um estrondo por volta de 7h (2h em Brasília).
Destroços do balão acidentado nesta terça-feira (26) próximo a Luxor, no sul do Egito (Foto: AFP)Destroços do balão acidentado nesta terça-feira (26) próximo a Luxor, no sul do Egito (Foto: AFP)
"Foi um enorme estrondo. Um estrondo assustador, embora tenha sido a vários quilômetros do hotel. Alguns dos meus funcionários disseram que suas casas balançaram", contou ela por telefone.
O balão pousou na margem oeste do Rio Nilo, onde ficam muitas das principais atrações históricas.
O fotógrafo norte-americano Christopher Michel, que estava a bordo de outro balão -um dos oito que saíram juntos-, disse ao canal britânico Sky News que escutou uma forte explosão.
"Olhei para trás e vi muita fumaça. Não estava imediatamente claro que era um balão."
O balonismo ao alvorecer é uma diversão que atrai muitos turistas na região de Luxor. O turismo é a principal atividade econômica do Egito, mas o número de visitantes despencou depois da revolução que derrubou o ditador Hosni Mubarak em 2011, seguida por dois anos de instabilidade política que continua até agora.
Em 2010, o Egito recebeu 14,7 milhões de visitantes, cifra que caiu para 9,8 milhões no ano seguinte.
G1
Equipes de resgate inspecionam a região onde balão caiu. (Foto: Hagag Salama / AP Photo)Equipes de resgate inspecionam a região onde balão caiu. (Foto: Hagag Salama / AP Photo)
Uma vítima do balão que pegou fogo e explodiu no céu do Egito. (Foto: Hagag Salama / AP Photo)Uma vítima do balão que pegou fogo e explodiu no céu do Egito. (Foto: Hagag Salama / AP Photo)

Governo assina termo para garantir segurança do transporte escolar

Foto: Fiscalização e prevenção >> Governo assina termo para garantir segurança do transporte escolar em toda Paraíba. 

Representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran),  Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Comando da Polícia Militar da Paraíba assinarão, nesta terça-feira (26), um Termo de Cooperação com o Ministério Público do Estado da Paraíba no qual se comprometem a intensificar as ações de fiscalização do transporte escolar em todo o estado. A assinatura do documento está prevista para as 8h30, no auditório do Unipê, durante audiência pública promovida pelo Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Educação.

Ônibus escolares – No dia 18 de fevereiro, o governador Ricardo Coutinho encerrou o Encontro Paraibano de Prefeitos com a entrega de ônibus escolares para os 223 municípios,  que foram adquiridos com recursos do Tesouro do Estado, na ordem de R$ 29.436.000,00.

Os veículos possuem acessibilidade, plataforma elevatória para cadeirantes, ar condicionado e uma cadeira de rodas.

A ação faz parte do Programa Paraíba Faz Educação e tem como objetivo contribuir para a redução do transporte inadequado de estudantes da zona rural, beneficiando 141.626 alunos das redes estadual e municipal, de acordo com dados do Censo Escolar. No início de 2012, foram distribuídos ônibus escolares para 81 municípios que ainda não tinha recebido.

A secretária de Estado da Educação em exercício, Márcia Lucena, disse que o serviço destinado ao transporte diário dos alunos da rede pública de ensino, residentes na área rural da Paraíba, é uma das prioridades da administração estadual. Segundo ela, a ação visa democratizar o acesso à educação.

A secretária revelou que, em 2012, foram investidos R$ 11.718.727,27 do Tesouro Estadual e R$ 7.366.166,10 do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) do Governo Federal, totalizando investimentos no valor de R$19.084.893,37.

Matéria na íntegra: http://www.paraiba.pb.gov.br/64750/governo-assina-termo-de-cooperacao-com-mp-para-garantir-seguranca-do-transporte-escolar.html
Representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran),  Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e Comando da Polícia Militar da Paraíba assinarão, nesta terça-feira (26), um Termo de Cooperação com o Ministério Público do Estado da Paraíba no qual se comprometem a intensificar as ações de fiscalização do transporte escolar em todo o estado.
A assinatura do documento está prevista para as 8h30, no auditório do Unipê, durante audiência pública promovida pelo Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Educação.
No evento, que contará com a presença do procurador geral do Ministério Público do Estado da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, representando o governador Ricardo Coutinho, fará uma palestra sobre os procedimentos de vistoria e fiscalização do transporte escolar no  Estado da Paraíba. A palestra está prevista para as 9h.
Em seguida, o gerente de Fiscalização e Segurança e o diretor de Operações do Detran de Goiás,  major Márcio Vicente da Silva e Sebastião Vaz da Silva, respectivamente, farão uma exposição dos resultados exitosos nos trabalhos de vistoria e fiscalização do transporte escolar realizados em parceria pelo Detran-GO e o Ministério Público de Goiás.
Durante o evento, o técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE, Sílvio Alves Portilho, fará uma palestra sobre o Programa Nacional de Transporte Escolar – Pnate. Também participarão da mesa a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Educação, promotora Fabiana Maria Lobo da Silva; a secretária de Educação do Estado da Paraíba, Márcia de Figueiredo Lucena Lira; o diretor superintendente do DER-PB,Carlos Pereira de Carvalho e Silva; e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller de Assis Chaves.
Ônibus escolares – No dia 18 de fevereiro, o governador Ricardo Coutinho encerrou o Encontro Paraibano de Prefeitos com a entrega de ônibus escolares para os 223 municípios,  que foram adquiridos com recursos do Tesouro do Estado, na ordem de R$ 29.436.000,00.
Os veículos possuem acessibilidade, plataforma elevatória para cadeirantes, ar condicionado e uma cadeira de rodas.
A ação faz parte do Programa Paraíba Faz Educação e tem como objetivo contribuir para a redução do transporte inadequado de estudantes da zona rural, beneficiando 141.626 alunos das redes estadual e municipal, de acordo com dados do Censo Escolar. No início de 2012, foram distribuídos ônibus escolares para 81 municípios que ainda não tinha recebido.
A secretária de Estado da Educação em exercício, Márcia Lucena, disse que o serviço destinado ao transporte diário dos alunos da rede pública de ensino, residentes na área rural da Paraíba, é uma das prioridades da administração estadual. Segundo ela, a ação visa democratizar o acesso à educação.
A secretária revelou que, em 2012, foram investidos R$ 11.718.727,27 do Tesouro Estadual e R$ 7.366.166,10 do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) do Governo Federal, totalizando investimentos no valor de R$19.084.893,37.
Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br

Bento XVI será 'Sua Santidade, Papa Emérito' após renúncia, diz Vaticano


O Papa Bento XVI vai manter o nome e o título honorífico de "Sua Santidade" após renunciar e vai ser chamado de "Papa Emérito" ou "Pontífice Romano Emérito", disse o Vaticano nesta terça-feira (26).
O anel papal vai ser destruído, de acordo com a tradição do Vaticano, segundo o porta-voz.
Bento XVI passará a trajar a "batina branca papal clássica", sem mantelete, segundo o padre Federico Lombardi. Ele também não deve mais usar sapatos vermelhos.
Joseph Ratzinger será o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que cria situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.O Papa alemão vai renunciar em 28 de fevereiro, por conta de sua frágil saúde. O anúncio, surpreendente, foi feito em 11 de fevereiro.
Por conta da raridade da ocasião, as autoridades do Vaticano mantêm muitas discussões sobre como será a coexistência de "dois Papas" na Santa Sé, após o conclave que, a partir de data ainda não definida em março, vai escolher o sucessor de Bento XVI.
  •  
Trabalhadores preparam nesta terça-feira (26) o palco da última audiência pública do Papa Bento XVI, que será quarta, na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AFP)Trabalhadores preparam nesta terça-feira (26) o palco da última audiência pública do Papa Bento XVI, que será quarta, na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AFP)
Audiência geral
A audiência geral de quarta-feira, última de Bento XVI, será feita ao ar livre, na Praça de São Pedro. Foram distribuídos 50 mil bilhetes.

O pontífice deve girar pela praça no papamóvel para se despedir dos fiéis.
O tradicional "beija-mão" será feito após a Audiência Geral, na Sala Clementina, apenas para algumas autoridades, segundo a Rádio do Vaticano.
Residência de verão
Bento XVI deixará o Vaticano de helicóptero na quinta-feira para se instalar provisoriamente na residência papal de verão de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros de Roma.

O último ato público de Bento XVI foi programado para Castel Gandolfo, para "saudar os fiéis desta diocese" a partir do pórtico da residência de verão dos pontífices, disse o porta-voz do Vaticano.
Após a escolha de seu sucessor pelo conclave, Bento XVI deve voltar ao Vaticano, onde vai levar vida contemplativa, dedicada à oração e ao estudo, em um mosteiro que está sendo preparado para ele.
G1

Foguete lançado a partir da Faixa de Gaza atinge o Sul de Israel


Um foguete atingiu o Sul de Israel a partir da Faixa de Gaza na manhã desta terça-feira (26), no primeiro ataque desde o "Pilar Defensivo", a trégua estabelecida pelos dois lados em novembro do ano passado, informou a polícia local.
Forças de segurança israelenses vigiam sul de Ashkelon, após foguete disparado da Faixa de Gaza cair perto da cidade. (Foto: David Buimotitch / AFP Photo)Forças de segurança israelenses vigiam sul de Ashkelon, após foguete disparado da Faixa de Gaza cair perto da cidade. (Foto: David Buimotitch / AFP Photo)
O míssil caiu perto de Ashkelon e destruiu um trecho de uma rodovia que passa pela região, afirmou Micky Rosenfeld, porta-voz da polícia.
Ninguém ficou ferido.
Trata-se do primeiro ataque palestino deste tipo desde que as milícias de Gaza e Israel alcançaram um acordo de cessar-fogo com a mediação do Egito após os enfrentamentos armados da operação Pilar Defensivo.O ataque acontece no rastro de confrontos entre manifestantes palestinos e forças israelenses na Cisjordânia, em Jerusalém Oriental, depois da morte de um prisioneiro sob custódia de Israel.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...