quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mulher perde controle de Porsche e destrói entrada de salão de beleza


Uma motorista perdeu o controle de seu Porsche Boxster e destruiu a porta de um salão de beleza na manhã desta quarta-feira (27) em Surbiton, no Reino Unido.
A mulher disse que perdeu o controle do veículo após derrapar em poça de óleo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido no acidente, segundo o site "Your Local Guardian".
G1
Mulher perdeu controle de Porsche Boxster e destruiu a entrada de salão de beleza (Foto: Reprodução)Mulher perdeu controle de Porsche Boxster e destruiu a entrada de salão de beleza (Foto: Reprodução)

Guinness considera japonesa de 114 anos a mulher mais velha do mundo

O Guinness World Records (Livro dos recordes) reconheceu a japonesa Misao Okawa, de 114 anos, como a mulher mais velha do mundo. O certificado foi entregue nesta quarta-feira (27). Ela vive em uma casa de repouso em Osaka. (Foto: Itsuo Inouye / AP Photo)O Guinness World Records (Livro dos recordes) reconheceu a japonesa Misao Okawa, de 114 anos, como a mulher mais velha do mundo. O certificado foi entregue nesta quarta-feira (27). Ela vive em uma casa de repouso em Osaka. (Foto: Itsuo Inouye / AP Photo)G1

Chávez tem controle absoluto do governo na Venezuela, diz vice


O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu nesta terça-feira (27) que o presidente Hugo Chávez está em condições de dar ordens e "conta com uma equipe de governo absolutamente subordinada a seu comando", apesar de convalescer de um tratamento contra o câncer.
"Ele pode dar ordens porque é um chefe legítimo de uma revolução, porque tem um povo leal que nunca lhe faltou, porque tem equipes de homens e mulheres que são subordinados absolutamente ao seu comando, a sua liderança", destacou Maduro.
O presidente venezuelano, que manteria reuniões esporádicas com sua equipe de governo durante a convalescença, estava hospitalizado desde dezembro em Havana, mas na semana passada voltou a Caracas, onde foi internado no Hospital Militar.O governo afirma que Chávez - que não aparece em público desde que foi operado em Cuba de um câncer em dezembro passado - permanece à frente do país e tomando as decisões.
Nas últimas dez semanas, os venezuelanos viram Chávez apenas em quatro fotos - junto com suas filhas mais velhas - tiradas no hospital de Havana.
  •  
Manifestante participa de ato pela saúde de Hugo Chávez, nesta terça-feira (26), diante do hospital militar em que ele segue internado em Caracas (Foto: AFP)Manifestante participa de ato pela saúde de Hugo Chávez, nesta terça-feira (26), diante do hospital militar em que ele segue internado em Caracas (Foto: AFP)
Chávez, de 58 anos e no poder desde 1999, enfrenta um câncer em local não revelado desde 2011.
Reeleito no dia 7 de outubro, Chávez não se apresentou para a posse no Legislativo em 10 de janeiro, como determinava a Constituição, mas o Supremo Tribunal de Justiça admitiu empossá-lo posteriormente, no próprio organismo.
Maduro reafirmou nesta terça-feira que Chávez enfrenta um processo "complexo" e respira através de uma traqueotomia que lhe dificulta a fala, e criticou a oposição por tratar de aproveitar este momento "difícil" que atravessa o governo para tentar "desestabilizar" o país.
G1

Tubarão-branco mata banhista na Nova Zelândia


Um homem de 47 anos morreu após ser atacado por um tubarão-branco quando nadava em uma praia situada no norte da Nova Zelândia, informaram nesta quarta-feira (27) as autoridades locais.
A vítima foi encontrada na tarde desta quarta (horário local) após ser "mordida por um grande tubarão" em Muriwai Beach, a 30 km de Auckland, na Ilha do Norte.
Policiais patrulham e até disparam contra um tubarão nas águas da praia de Muriwai Beach. (Foto: Ross Land / AP Photo)Policiais patrulham e até disparam contra um tubarão nas águas da praia de Muriwai Beach. (Foto: Ross Land / AP Photo)
A praia onde aconteceu o ataque mortal foi isolada pela polícia e fechada para os mais de 200 banhistas que se encontravam no local no momento do incidente.
Interantes de uma brigada da polícia patrulham as águas para tentar encontrar o tubarão, segundo indicaram as autoridades em comunicado.
Os ataques de tubarões em águas neozelandesas são raros, tendo sido registrados apenas 14 casos desde 1830.
G1

Não haveria guerras se mais homens fossem homossexuais, diz Morrissey


Morrisey São Paulo (Foto: Caio Kenji/G1)Cantor britânico Morrissey durante show em São
Paulo (Foto: Caio Kenji/G1)
O músico Morrissey afirmou, em entrevista ao site da revista "Rookie" nesta terça-feira (26), que as guerras do mundo poderiam ser evitadas se mais homens fossem homossexuais. Na conversa, o ex-vocalista do Smiths opinou que "homens heterossexuais amam matar outros homens" e que tudo não passa de um hobbie para heterossexuais.
"Guerra é o aspecto mais negativo da heterossexualidade masculina. Se mais homens fossem homossexuais não haveria guerras, porque homens homossexuais nunca matariam outros homens, enquanto homens heterossexuais amam matar outros homens. Eles ganham até medalhas por isso. Mulheres não vão para a guerra para matar outras mulheres. Guerras e exércitos e armas nucleares são essencialmente hobbies de heterossexuais", falou o vocalista britânico.
Morrissey cancelou sua participação no programa de TV norte-americano "Jimmy Kimmel Live", onde faria uma aparição nesta terça, segundo o site da CNN. O agente do músico divulgou um comunicado em que diz que Morrissey desistiu após saber que um dos convidados do mesmo dia era o elenco do programa "Duck dynasty", um reality show de uma família que fez uma fortuna somente criando produtos para caçadores de patos.
Há uma semana, o cantor britânico pediu para que só fossem vendidas comidas vegetarianas no  Staples Center, famoso ginásio de Los Angeles, para sua apresentação do dia 1º de março, segundo informações do site Pitchfork. Parte do dinheiro arrecado com os ingressos será doado ao Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais). Entre os restaurantes fechados no ginásio no dia do evento estão os da cadeia de fast-food McDonald's.
Morrissey cancelou, recentemente, uma série de shows que faria nos Estados Unidos por conta de uma úlcera hemorrágica. Ele já havia cancelado, no fim de 2012, uma longa turnê que faria pelo país porque sua mãe estava doente na ocasião. "Years of refusal", lançado em fevereiro de 2009, é o nono e mais recente trabalho solo do vocalista britânico de 53 anos.
G1

Seis pessoas morrem baleadas em Guarulhos na noite de terça


Seis pessoas morreram baleadas na noite desta terça-feira (26) emGuarulhos, na Grande São Paulo. Um dos mortos é um assaltante que trocou tiros com um policial militar.
O PM foi abordado pelos criminosos em frente de casa, na Rua Doutor Laerte Romualdo de Souza, no Parque Continental Dois. Ele tinha saído do trabalho e estava fardado. Segundo a polícia, o cabo estacionava o carro na garagem quando os dois assaltantes se aproximaram.
Os criminosos também balearam outros dois jovens na mesma avenida. Um deles morreu na hora. O outro, mesmo ferido, conseguiu se esconder em um ônibus.“Quando perceberam que ele estava fardado atiraram na direção do policial”, disse o delegado Hossain Daghastanli. O policial reagiu e houve tiroteio. Um criminoso fugiu e um suspeito morreu. O PM não ficou ferido.

Já na Vila Industrial, dois irmãos foram mortos. Eles eram donos de um bar na Avenida José Miguel Ackel. Segundo a PM, homens passaram de carro atirando.

"Ele pulou a catraca e ficou do meu lado. Ele caiu pedindo ajuda. Tentei acalmá-lo, acionei o 193 e esperamos socorro", disse um homem que não foi identificado por motivos de segurança.  
Ainda em Guarulhos, dois adolescentes foram encontrados mortos em uma viela. Segundo a polícia, o local é um ponto de compra e venda de drogas.
Outro caso
Na noite deste domingo (24), um policial militar morreu após reagir a uma tentativa de assalto na Vila Fátima, em Guarulhos. O cabo Edson de Paula Silva, de 43 anos, foi assassinado em frente à casa da ex-mulher.

G1

Papa tuíta durante sua última audiência pública antes da renúncia


O Papa tuitou nesta quarta-feira (27) durante sua última audiência pública, no Vaticano, um dia antes de renunciar ao seu pontificado.
"Queria que cada um sentisse a alegria de ser cristão, de ser amado por Deus, que entregou o Seu Filho por nós!", escreveu em seu perfil @pontifex.
Bento XVI foi o Papa precursor no uso do Twitter. A conta dele deve ser encerrada após a oficialização da renúncia.
Ainda não se sabe se o sucessor de Bento XVI, a ser definido no Conclave de cardeais, terá uma conta no site de microblogagens.
G1
Reprodução da conta @pontifex, do Papa Bento XVI no Twitter, nesta quarta-feira (27) (Foto: Reprodução)Reprodução da conta @pontifex, do Papa Bento XVI no Twitter, nesta quarta-feira (27) (Foto: Reprodução)

Visitante exibe cílios postiços de 'oncinha' em feira em Cingapura


Uma visitante exibiu nesta quarta-feira (27) cílios postiços de "oncinha" durante uma feira de cosméticos em Cingapura. O evento, que começou na segunda-feira e terminou nesta quarta, apresentou as últimas inovações e tendências na indústria de beleza.
G1
Visitante exibe cílios postiços de 'oncinha' em feira em Cingapura (Foto: Roslan Rahman/AFP)Visitante exibe cílios postiços de 'oncinha' em feira em Cingapura (Foto: Roslan Rahman/AFP)
Evento apresentou inovações e tendências na indústria de beleza (Foto: Roslan Rahman/AFP)Evento apresentou inovações e tendências na indústria de beleza (Foto: Roslan Rahman/AFP)

Programa de bolsas da Fundação Botín está com inscrições abertas para formação nos EUA e Espanha


A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (CAII), informa às coordenações dos cursos de graduação da Instituição que estão abertas, até o dia 16 de abril, as convocatórias para a quarta edição do Programa de Bolsas da Fundação Botín para o fortalecimento da função pública na América Latina.
O programa tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento da América Latina através da criação de redes de servidores públicos de alta capacitação e compromisso com o interesse geral da sociedade, recrutando 40 jovens universitários de países como a Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Brasil.
Os alunos selecionados participarão de um programa intensivo de formação na Universidade de Brown, nos Estados Unidos da América, e na sede da Fundação Botín, na Espanha, durante o período de 30 de setembro a 22 de novembro de 2013, com o objetivo de fortalecer as competências individuais para o bom exercício da função pública.
Nas duas últimas edições, a UEPB teve alunos selecionados no programa. Em 2011 uma estudante do curso de Relações Internacionais e, em 2012, um estudante do Curso de Direito. Nesta quarta edição, a Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais convoca as coordenações dos cursos de graduação da UEPB a divulgarem e procederem a uma seleção interna própria, através de edital, para a escolha de 2 (dois) candidatos por curso, sendo um do sexo masculino e outro de sexo feminino.
Os interessados em participar devem preencher os seguintes requisitos:
- Estar regularmente matriculado em Curso de Graduação
- Haver cursado entre 50 a 75% do Curso até 30 de setembro de 2013
- Possuir Coeficiente de Rendimento Escolar igual ou superior a 8,5
- Possuir entre 19 e 23 anos de idade
- Comprovar proficiência em língua inglesa
- Comprovar experiência e participação em associações estudantis, políticas e sociais que tenham como finalidade o desenvolvimento da sociedade através de políticas públicas, bem como a prática profissional ou experiências que demonstrem habilidades de liderança e vocação ao serviço público.
Fonte: http://www.uepb.edu.br

Meninas da PB moram com Daniela Mercury há dois anos, diz advogado


Daniela Mercury esteve na cidade de Esperança, na Paraíba, para adotar criança (Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba)Daniela Mercury esteve na cidade de Esperança
para participar de audiência
(Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba)
As meninas paraibanas que a cantora baiana Daniela Mercury adotou e conseguiu guarda definitiva já moravam com ela há aproximadamente dois anos. A informação é do advogado Félix Neto, que representa o escritório contratado pela cantora em Campina Grande para tratar do caso. Nesta segunda-feira (25), o juiz Jailson Shizue Suassuna, da Comarca deEsperança, concedeu a adoção de uma criança de 3 anos e a guarda definitiva de duas meninas de 11 e 14 anos a Daniela.

Segundo Félix Neto, como a cantora é embaixadora da Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), ela visitou uma série de locais onde há crianças carentes. Quando passava por Esperança, no Agreste paraibano, ela “se apaixonou” pela criança e começou o processo de adoção. Daniela já tem dois filhos biológicos em idade adulta que, conforme disse o advogado, concordaram com a adoção.
“Quando ela soube que a menina tinha uma irmã, não quis romper o laço entre os irmãos. Então ela não somente adotou a menor como também pediu a guarda da irmã e de uma amiga. Agora elas estudam em escola de qualidade, fazem cursos artísticos, têm uma vida muito melhor que antes”, comentou o advogado, que ainda acrescentou que todas as três haviam sido abandonadas pelos pais biológicos e que viviam em situação de risco. “Ela considerou um grande encontro ter conhecido as três e uma honra se tornar mãe de uma e cuidadora responsável pela formação e educação das outras duas”.

Com a adoção, a menina de 3 anos passa a ser reconhecida como filha da cantora, com os mesmos direitos dos dois filhos biológicos da cantora, inclusive tendo direito a herança. A menina também passa a ter novo registro de nascimento, no qual consta em seu nome o sobrenome da cantora e do seu ex-marido, Marco Scabia.

Já em relação às outras duas, com a guarda definitiva, Daniela e o ex-marido passam a ser cuidadores das garotas, ficando responsáveis por todos os cuidados e educação que elas precisam. Agora, a guarda definitiva vai entrar no período de avaliação e convivência, no qual será observada a criação de laços afetivos familiares entre elas. Posteriormente, havendo interesse da cantora, ela poderá entrar com processo de adoção das duas meninas.

“O processo durou cerca de dois anos. Até demorou, uma vez que geralmente demora em média um ano. Houve um rigor grande em relação às exigências da lei, que são várias, inclusive contamos com o acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos para verificar a existência ou não de laço afetivo. Tivemos a atuação intensa do Ministério Público no acompanhamento desse caso”, explicou Félix Neto.

Adoção e guarda definitiva
O juiz Fabiano Moura de Moura, da 2ª Vara da Infância e Juventude em João Pessoa, explicou a diferença entre adoção e guarda definitiva. “A adoção gera vínculo de paternidade e maternidade. Para todos os efeitos jurídicos, ela torna a pessoa que adota como pai e mãe da criança. Já a guarda definitiva transfere os direitos e deveres para o cidadão que tem interesse em cuidar da criança. Ela continua com os pais e familiares", explicou.
G1pb

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas na Paraíba, diz polícia


Um homem de 26 anos foi preso em flagrante por policiais militares na noite da terça-feira (26) no bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. Com o suspeito, foram apreendidas 39 pedras de crack e uma porção de maconha. Segundo o delegado Antônio Magno, da 9ª Delegacia Distrital, onde o caso foi registrado, a quantidade de droga já caracteriza tráfico.
Policiais militares receberam uma denúncia de que em uma casa, no bairro do Valentina, havia um ponto de venda e consumo de droga. Ainda de acordo com o delegado, quando chegaram para constatar a informação, os policiais flagraram dois homens e duas mulheres com drogas.O delegado explicou ainda que o homem entrou para tráfico após sair de uma empresa. Com o dinheiro da rescisão contratual, ele comprou a droga. “Ele disse que resolveu traficar pensando em multiplicar o dinheiro ganho na rescisão”, acrescentou o delegado.
“Três deles eram usuários e foram liberados. Já o  jovem de 26 anos, após averiguação da polícia, confessou ser o dono da droga. Ele foi levado para a Central de Polícia para ser autuado por tráfico”, disse Antônio Magno.
O suspeito será encaminhado para um dos presídios de João Pessoa, onde ficará à disposição da justiça.
G1pb

Bica de João Pessoa recebe poda nas árvores de galhos baixos


Árvores de galhos baixos estão sendo podadas (Foto: Divulgação/Secom-JP)Árvores da Bica estão sendo podadas
(Foto: Divulgação/Secom-JP)
Começaram nesta terça-feira (26) a realização da poda preventiva das árvores no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) de João Pessoa. A ação é feita pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
A Semam informou que as árvores da Bica são utilizadas pelos animais, especialmente na Ilha dos Macacos, e a poda é uma ação preventiva importante, evitando que os galhos secos caiam e provoquem acidentes.
Para o diretor da Bica, Jair Camilo, “a poda tem ainda a função de evitar que as preguiças ultrapassem os limites do Parque e corram risco de se acidentarem, atingindo os fios de alta tensão da rede elétrica”, concluiu.
As ações de poda e análise das árvores são realizadas periodicamente, obedecendo a um calendário prévio, para preservar a fauna nativa.
G1pb
Poda evita que bichos-preguiça saiam dos limites do parque (Foto: Divulgação/Secom-JP)Poda evita que bichos-preguiça saiam dos limites do parque (Foto: Divulgação/Secom-JP)

Secretário diz ter interesse em reativar Operação Manzuá na Paraíba


Claudio Lima, secretário de Segurança da Paraíba (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)Cláudio Lima disse que Manzuá precisa de nova
configuração (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
O secretário de Segurança Pública daParaíba, Cláudio Lima, revelou nesta terça-feira (26) que tem interesse em reativar a Operação Manzuá nas rodovias da Paraíba. De acordo com ele, a secretaria já estuda a possibilidade de retomada da ação de fiscalização que deixou de existir em setembro de 2011. Cláudio Lima disse que é favorável à volta da Manzuá, mas com um formato diferenciado, com ênfase na tecnologia.
A Operação Manzuá foi criada na década de 1980 pelo Governo do Estado, ela mantinha postos de fiscalização fixos em várias trechos de rodovias da Paraíba. Em 2010 foi anunciada a desativação da operação, mas isso só foi efetivado de fato em 2011. Com a desativação da Manzuá, foi criada o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e as fiscalizações passaram a serem feitas de forma itinerante pela Polícia Rodoviária Estadual.
Segundo Cláudio Lima, a Segurança Pública da Paraíba não tem essa tecnologia que ele considera fundamental para que haja a retomada da Manzuá. Ele disse ainda que o déficit de profissionais também é um empecilho. O secretário destacou que é preciso aumentar o efetivo da Polícia Militar do estado.Na época da desativação da Manzuá o comando da Polícia Militar da Paraíba disse que ele não estava mais atendendo as necessidades do estado. Isso teria ocorrido porque os postos já eram conhecidos e estavam sendo evitados pelos criminosos. “Eu quero retomar a Manzuá, mas com uma configuração diferenciada, com tecnologia, como por exemplo, o uso de câmeras”, disse Cláudio Lima antes da reunião de avaliação e planejamento da Operação Divisa Segura, com representantes da segurança pública da região Nordeste, realizada em João Pessoa.
Ainda conforme Cláudio, a secretaria de Segurança tem projetos prontos que tratam da reativação,  mas não quis falar em prazos.  "A gente não pode prometer ( a retomada da operação), porque essas coisas tem que prometer e começar”, pontuou o secretário.
Nesta terça-feira representantes da segurança pública dos nove estados do Nordeste para discutira a realização de ações integradas na região. O encontro serviu de planejamento para a Operação Divisa Segura, que tem o objetivo de evitar que criminosos circulem entre os entes federativos da região.
G1pb

Procon-JP multa seis bancos de João Pessoa em cerca de R$ 2 mi


Seis bancos de João Pessoacomeçaram a ser multados pelo Procon de João Pessoa nesta terça-feira (26) por descumprimento dos direitos dos consumidores. De acordo com o Procon-JP, as multas aplicadas aos seis bancos somam uma quantia aproximada de R$ 2 milhões. As multas aplicadas nesta terça-feira são referentes a processos iniciados no ano passado. Ao todo serão encaminhadas 26 notificações distribuídas em 21 agências da capital. 
Conforme o Procon-JP, as agências não atendiam a obrigatoriedade da distribuição de senhas para atendimentos diversos, não apresentavam painéis eletrônicos e descumpriam a Lei municipal 8.744/1998 (Lei da Fila), que determina um tempo máximo de espera para atendimento nos caixas de 35 minutos. De acordo com a coordenadora-executiva do Procon-JP, Nadja Palitot, os bancos ainda podem recorrer das multas.
Segundo o Procon-JP, as multas variam de acordo com a infração cometida e têm valores que vão de R$ 50 mil ou R$ 80 mil: para a não distribuição de senhas para atendimentos o valor aplicado é de R$ 50 mil (quatro notificações); falta de painéis eletrônicos R$ 50 mil (duas notificações); e o descumprimento da Lei da Fila é de R$ 80 mil (20 notificações).“Estas notificações são referentes a processos iniciados no ano passado por descumprimento aos direitos do consumidor. Todos os bancos notificados tiveram um amplo direito de defesa, mas o setor jurídico do Procon-JP entendeu que as infrações eram graves, principalmente porque os bancos eram reincidentes”, afirmou a coordenadora-executiva.
G1pb

Paraíba tem o menor valor do IPVA por veículo do país - See more at: http://www.paraiba.pb.gov.br/64751/paraiba-tem-o-menor-valor-do-ipva-por-veiculo-do-pais.html#sthash.p8jpkLRe.dpuf


A Paraíba registrou o menor valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos e Automotores (IPVA) por veículos da frota em 2012 do país, revela o estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). O valor médio pago do IPVA por veículo do Estado ficou em R$ 188,05, o menor entre todas as unidades da Federação. No país, a média é de 355,86, enquanto o Estado de São Paulo tem o maior custo para o contribuinte (R$ 490,54).
O estudo do IBPT mostra que até estados com economias menores que a paraibana têm valores médios do IPVA por veículo bem mais alto. É o caso de Alagoas, que possui valor médio do tributo por veículo de R$ 290,89, o 10º mais caro do país. Na comparação com a Paraíba, o IPVA por veículo em Alagoas apresenta uma diferença de até 54% maior do que a média paraibana.
Para o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, o estudo do IBPT comprova que o IPVA do Estado pesa menos no bolso do contribuinte paraibano do que nos demais estados da federação. “Além de pagamento escalonado durante o ano, de acordo com o final da placa, o Governo da Paraíba concede um desconto de 10% no pagamento da Cota Única”, comentou. O benefício é uma opção para os proprietários de veículos que buscam economizar no pagamento do tributo.
As alíquotas do IPVA cobradas sobre a frota na Paraíba continuam inalteradas. Para carros de passeio, comerciais leves e motos, a alíquota do IPVA equivale a 2% sobre o valor do veículo no mercado, enquanto caminhões, ônibus, microônibus, tratores e motocicletas têm alíquota de 1%. Os proprietários de veículos com mais de 15 anos de fabricação têm isenção do tributo.
Segundo ainda o estudo do IBPT, a Paraíba arrecadou R$ 163,966 milhões em IPVA no ano passado com uma frota de 871,918 mil veículos. O IPVA é o segundo tributo estadual em termos de arrecadação, perdendo apenas para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No ano passado, a Paraíba registrou um crescimento nominal de 17% no IPVA.
Contudo, o secretário Executivo de Estado da Receita, Leonilson Lins de Lucena, lembra que, apesar de ser um tributo estadual, a arrecadação do IPVA “é partilhado ao meio com os municípios paraibanos e os veículos emplacados nos municípios recebem metade do valor do tributo”, frisou.
QUADRO
Ranking dos menores valores médios do IPVA por veículo da frota em 2012
Estado                        valor médio do IPVA

PARAÍBA                             R$ 188,05
Piauí                                       R$ 198,98
Acre                                       R$ 199,28
Rondônia                               R$ 210,06
Ceará                                      R$ 212,74
Roraima                                  R$ 221,55
Sergipe                                   R$ 222,73
Maranhão                               R$ 229,23
Mato Grosso do Sul               R$ 230,36
Tocantins                                R$ 231,29
Rio Grande do Norte             R$ 230,04
Goiás                                      R$ 233,67
Pará                                        R$ 246,57
Mato Grosso                          R$ 249,24
Pernambuco                           R$ 253,33
Bahia                                      R$ 264,91
Espírito Santo                        R$ 281,67
Alagoas                                  R$ 290,89
Santa Catarina                                   R$ 291,47
Paraná                                    R$ 299,29
Amazonas                              R$ 305,85
Rio Grande do Sul                 R$ 334,43
Rio de Janeiro                        R$ 334,95
Amapá                                               R$ 345,82
Minas Gerais                          R$ 382,32
Distrito Federal                      R$ 391,22
São Paulo                               R$ 490,54
Fonte: IBPT

Pagamento do IPVA placas 3 e 4 – O prazo final para os contribuintes paraibanos efetuarem o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2013 de placas com final 3 e 4 será na próxima quinta-feira (28). Os proprietários de veículos podem optar pelo pagamento em cota única com redução de 10% do IPVA ou o parcelamento em três vezes, sendo que a primeira parcela deve ser efetuada até o dia 28 deste mês.
Isentos – Termina também no dia 28 de fevereiro, o prazo de entrega de documentos de isenção do IPVA para os proprietários de veículos com placas final 3 e 4. Eles solicitaram a isenção do imposto até o dia 28 de dezembro do ano passado e precisam, agora, apresentar a documentação para garantir o benefício.
Os portadores de deficiência, taxistas, transportes escolares com até 16 passageiros e os proprietários rurais de motos agrícolas de até 200 cilindradas precisam comprovar os requisitos para terem direito à isenção do imposto. Quem comprou veículo este mês (novo ou usado) com placas finais 3 e 4 e estão dentro das categorias isentas têm também direito ao benefício, mas precisam preencher o formulário e entregar a documentação até o dia 28 de fevereiro.
- See more at: http://www.paraiba.pb.gov.br/64751/paraiba-tem-o-menor-valor-do-ipva-por-veiculo-do-pais.html#sthash.p8jpkLRe.dpuf

Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...