sábado, 2 de março de 2013

Coperve divulga lista de candidatos aprovados no PSS da UFPB


A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou nesta sexta-feira (1º) o resultado das provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) da instituição. A previsão era que o resultado fosse divulgado às 17h, mas a lista só saiu às 18h15.
A lista de aprovados pode ser consultada no site oficial da Coperve.
As provas da segunda fase do vestibular da UFPB foram aplicadas nos dias 20 e 21 de janeiro. O gabarito definitivo teve modificações em relação ao preliminar: Veja a razão de todas as modificações.Conforme a UFPB divulgou, 25.693 candidatos que estarão disputando as 5.090 vagas de cursos da universidade e mais 50 para os Cursos de Formação de Oficiais (CFOs) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado. Segundo a Coperve, 5.416 candidatos faltaram às provas da segunda fase.
G1pb

Blitz da Lei Seca flagra motoristas alcoolizados em João Pessoa


A blitz da Lei Seca flagrou 23 motoristas dirigindo alcoolizados durante fiscalização feita da noite de sexta-feira (1º) até a madrugada deste sábado (2) em João Pessoa. A operação, realizada pelo  Departamento de Trânsito (Detran) da Paraíba e pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), aconteceu na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, também conhecida como Retão de Manaíra.
Ainda nas ações de fiscalização, 25 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida e 17 veículos foram recolhidos ao pátio do Detran por apresentar falhas na documentação. Ainda durante a blitz, outros 33 motoristas foram multados.Segundo o BPTran, dois condutores pegos no teste do bafômetro foram encaminhados para a delegacia para registro da ocorrência, devido ao alto teor alcoólico apresentado, e devem responder criminalmente pela infração. Durante a blitz, 324 veículos foram abordados e 299 condutores foram submetidos voluntariamente ao teste de alcoolemia através do bafômetro.
G1pb

Passageiro de ônibus é baleado por dupla em motocicleta na Paraíba


Dupla reconheceu o jovem pela janela do ônibus e disparou, segundo a Polícia Militar (Foto: Walter Paparazzo/G1)Dupla reconheceu o jovem pela janela do ônibus e disparou, segundo Polícia Militar (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um jovem de 23 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio dentro de um ônibus no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa, na tarde deste sábado (2). De acordo com a Polícia Militar, o jovem foi baleado por dois homens em uma motocicleta preta, que emparelharam com o coletivo, que fazia a linha Mandacaru.
A vítima foi levada em um carro da polícia para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Os suspeitos fugiram na moto preta no sentido do Cemitério Boa Sentença. A polícia realiza buscas pelo bairro para localizar os suspeitos. Até as 16h deste sábado nenhum suspeito havia sido detido.De acordo com o cabo José Diniz, os suspeitos avistaram o jovem pela janela e dispararam duas vezes. “A vítima foi vista pela dupla quando passava pela Avenida Liberdade. Eles então emparelharam com o ônibus e dispararam duas vezes, atingindo o passageiro no peito e no ombro. Apenas o jovem ficou ferido”, explicou. Ainda segundo o cabo, havia cerca de 30 pessoas dentro do ônibus no momento dos disparos.
G1pb

Quadrilha explode caixas eletrônicos em agência bancária do Sertão da PB


Uma quadrilha invadiu uma agência bancária na cidade de Paulista, no Sertão da Paraíba, na madrugada deste sábado (2) e explodiu dois caixas eletrônicos. De acordo com o soldado Robertano Segundo, da 2ª Companhia da Polícia Militar da cidade de São Bento, cerca de 12 homens participaram do crime.
Após o crime, os reféns foram liberados e os suspeitos fugiram em uma caminhonete. A polícia não soube informar a quantia levada pelos bandidos. Equipes policiais das cidades de Catolé do Rocha, Patos e Pombal foram chamadas para tentar localizar a quadrilha. Até as 9h deste sábado a Polícia Militar não tinha pistas do paradeiro dos assaltantes.Pelas informações da PM, por volta das 2h os criminosos chegaram na cidade em uma caminhonete de cor prata. Eles abordaram pessoas que estavam em um bar e levaram como reféns. Em seguida, de acordo com o soldado da Polícia Militar, os homens foram até uma agência bancária do Centro da cidade e explodiram os caixas eletrônicos. Os reféns ficaram na frente da agência durante a ação dos assaltantes.
G1pb

Trecho da BR-230 em Cabedelo, PB, receberá passarela para pedestres


Passarela será colocada neste domingo (3) (Foto: Divulgação/Secom-PB)Passarela será colocada neste domingo (3)
(Foto: Divulgação/Secom-PB)
O trecho da BR-230 em frente ao Conjunto Renascer, no município de Cabedelo, na Grande João Pessoa, será interditado neste domingo (3), a partir das 7h, para colocação do vão central da passarela de pedestres, que visa evitar engarrafamentos e os constantes acidentes.
A liberação para passagem de pedestres deverá ocorrer dentro de 15 dias, período em que a empresa encarregada terá que colocar telas de proteção, corrimão e iluminação, segundo informou o engenheiro Robério Moreira, que fiscaliza a obra.O trânsito na área será interditado nos dois sentidos da pista, passando a ser feito pelos corredores laterais até o final dos trabalhos, ainda neste domingo. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que o vão central é a parte que requer maiores cuidados, devido ao peso da estrutura.
Estão sendo investidos na passarela R$ 993 mil e contemplando cerca de 40 mil habitantes do Conjunto Renascer, assim como os motoristas que passam pela rodovia e sofrem atualmente com engarrafamentos. Atualmente, nos horários de maior pico, das 7h às 9h e das 17h às 19h, o engarrafamento chega a ser quilométrico, segundo o DER.
A operação vai contar com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e de patrulheiros e viaturas do Departamento de Estradas de Rodagem.
G1pb

Lista reúne posição constrangedora com peladão e outras cenas curiosas


Na semana passada, o preparador físico Ruben Wiki foi fotografado em uma posição constrangedora depois de capturar um torcedor nu que havia invadido o campo durante partida de rúgbi na Nova Zelândia. Abaixo, o G1 reúne essa e outras cenas curiosas.
G1
Ruben Wiki foi fotografado em posição curiosa após capturar invasor nu (Foto: Reprodução)Ruben Wiki foi fotografado em posição curiosa após capturar invasor nu (Foto: Reprodução)
Em setembro de 2012, uma visitante criou uma foto curiosa ao interagir com uma obra 3D em uma exposição de arte na cidade de Jiaxing, na província de Zhejiang, leste da China (Foto: AP)Em setembro de 2012, uma visitante criou uma foto curiosa ao interagir com uma obra 3D em uma exposição de arte na cidade de Jiaxing, na província de Zhejiang, leste da China (Foto: AP)
Em outubro de 2012, uma garça foi flagrada observando uma escultura de uma garça em um jardim em Vluyn, na Alemanha.  A escultura foi instalada no local supostamente para manter os predadores longe dos peixes da lagoa (Foto: Roland Weihrauch/AFP)Em outubro de 2012, uma garça foi flagrada observando uma escultura de uma garça em um jardim em Vluyn, na Alemanha. A escultura foi instalada no local supostamente para manter os predadores longe dos peixes da lagoa (Foto: Roland Weihrauch/AFP)
O tratador Martin Damboldt foi fotografado em novembro do ano passado em uma cena curiosa com um antílope no zoológico de Berlim, na Alemanha. O filhote foi flagrado tentando ‘mamar’ no nariz de Damboldt (Foto: Britta Pedersen/AFP)O tratador Martin Damboldt foi fotografado em novembro do ano passado em uma cena curiosa com um antílope no zoológico de Berlim, na Alemanha. O filhote foi flagrado tentando ‘mamar’ no nariz de Damboldt (Foto: Britta Pedersen/AFP)
Em 2010, um homem foi flagrado em Cali, na Colômbia, carregando seu cão de estimação nas costas enquanto andava de bicicleta (Foto: Christian Escobar Mora/AP)Em 2010, um homem foi flagrado em Cali, na Colômbia, carregando seu cão de estimação nas costas enquanto andava de bicicleta (Foto: Christian Escobar Mora/AP)
No ano passado, um motociclista foi flagrado andando nu de moto na Romênia enquanto levava uma jovem usando apenas lingerie na garupa. O casal foi fotografado em uma situação curiosa. A mulher estava com as mãos no rosto enquanto o motoqueiro fazia uma manobra praticamente em pé (Foto: Reprodução)No ano passado, um motociclista foi flagrado andando nu de moto na Romênia enquanto levava uma jovem usando apenas lingerie na garupa. O casal foi fotografado em uma situação curiosa. A mulher estava com as mãos no rosto enquanto o motoqueiro fazia uma manobra praticamente em pé (Foto: Reprodução)
No último dia 18, um alemão foi flagrado tirando um cochilo em um lugar curioso em um parque na cidade de Hanover, na Alemanha  (Foto: Lukas Schulze/AFP)No último dia 18, um alemão foi flagrado tirando um cochilo em um lugar curioso em um parque na cidade de Hanover, na Alemanha (Foto: Lukas Schulze/AFP)

Caminhonete despenca de morro e cai sobre residência em Blumenau


Às 8h30 deste sábado (2), caminhonete já havia sido retirada do local (Foto: Jaime Batista da Silva/Divulgação)Às 8h30 deste sábado (2), caminhonete já havia sido retirada do local (Foto: Jaime Batista da Silva/Divulgação)
Acidente ocorreu na noite de sexta (1) (Foto: Jaime Batista da Silva/Divulgação)Acidente ocorreu na noite de sexta (1) (Foto: Jaime
Batista da Silva/Divulgação)
Uma caminhonete despencou de um morro no bairro Progresso, em Blumenau, e caiu sobre uma casa na noite desta sexta-feira (1º). No início da manhã deste sábado (2), o veículo ainda estava no telhado da residência, mas, às 8h30, já havia sido retirado do local por um guincho. O motorista, João Machado, saiu ileso e moradores não se feriram.
O condutor conta que dirigia por uma rua que fica num morro quando escutou o barulho de uma peça da caminhonete arrebentando. Em seguida, o veículo começou a voltar de ré e ficou sem controle. Machado conseguiu sair da caminhonete antes que ela ficasse sobre a casa. A residência estava vazia. "Agora é pagar", lamenta o motorista.
G1

Câmeras registram acidente com carro que atingiu cabine de pedágio


A concessionária que administra a Rodovia Fernão Dias divulgou neste sábado (2) imagens do acidente desta sexta-feira (1º) em que um carro destruiu uma cabine de pedágio na altura de Mairiporã, na Grande São Paulo. Cinco pessoas ficaram feridas.
As imagens mostram o carro se aproximando do pedágio normalmente. De repente, ele cruza três faixas, sobe numa divisória e bate de frente em uma das cabines. Por pouco o carro ao lado não foi atingido pela estrutura que desabou.
Das cinco pessoas que ficaram feridas, apenas a motorista permanece internada. Três cabines da praça de pedágio precisaram ser fechadas.
G1
Cabine de pedágio ficou totalmente destruída após colisão (Foto: Mario Ângelo/SigmaPress/Estadão Conteúdo)Cabine de pedágio ficou totalmente destruída (Foto: Mario Ângelo/SigmaPress/Estadão Conteúdo)

Justiça veta peça sobre o caso Isabella Nardoni


Atores ensaiam para a peça baseada na tragédia Isabella Nardoni, jogada pela janela do apartamento pelo próprio pai (Foto: Marcelo Mora/G1)Atores ensaiam para a peça baseada na morte de Isabella Nardoni - o pai foi condenado por jogar a garota da janela do apartamento (Foto: Marcelo Mora/G1)
A Justiça de São Paulo decidiu nesta sexta-feira (1) proibir o grupo Os Satyros de exibir a peça teatral "Edifício London", que tem como base o caso Isabella Nardoni, garota que morreu aos 5 anos e cujos pai e madrasta foram condenados pelo assassinato. A peça estava prevista para estrear neste sábado (2) à noite.
O caso ocorreu em 2008 na Zona Norte de São Paulo. Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram condenados em 2010 por matar a garota e a jogarem do sexto andar do prédio que dá nome à peça.
O desembargador Fortes Barbosa, da 6ª Câmara de Direito Privado, atendeu a pedido da mãe de Isabella, Ana Carolina Oliveira, que foi à Justiça alegando que a peça fere o direito de personalidade. Em sua decisão, o desembargador citou argumento da mãe de que a peça promove "verdadeira aberração", entre outros motivos, porque é lançada uma boneca decapitada por uma janela. A própria Ana Carolina se viu retratada na obra como "uma mulher despreocupada com a prole e envolvida com a vulgaridade". A multa determinada pelo desembargador em caso de descumprimento é de R$ 10 mil.
A peça é baseada no livro Edifício London, do jornalista Lucas Arantes, que também é escritor da peça. A direção é de Fabrício Castro.A companhia de teatro Os Satyros divulgou nota informando que, em respeito à decisão, a estreia foi cancelada. A companhia disse ainda que "serão adotadas todas as medidas necessárias para fazer valer o que prescreve o inciso IX, do artigo 5º, da Constituição Federal brasileira, que diz, de forma clara e precisa, que 'é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença'".
O caso
Em março de 2010, Alexandre Nardoni foi condenado na primeira instância da Justiça deSão Paulo a 31 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão e Anna Carolina Jatobá, madrasta de Isabella, a 26 anos e 8 meses de reclusão.

Os detalhes do crime foram acompanhados por Lucas Arantes com atenção, mesmo que à distância, já que mora em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e serviram de inspiração para escrever a peça. “Eu acho que um escritor é um cronista de seu tempo. É algo (o crime) tão distante que você se pergunta como isso aconteceu. A tragédia não é planejada, ela acontece. O trágico sempre me chamou a atenção. E essa é uma tragédia universal. Como você mata a própria cria?”, questionou Arantes.
Personagens da peça "Edifício London", baseada no Caso Isabella (Foto: Marcelo Mora/G1)
Até chegar à versão final, a peça foi escrita e reescrita “umas 15 vezes”, de acordo com Lucas, e se baseia em diálogos tensos, com referências ao mito da Medeia e a Macbeth, texto do dramaturgo inglês William Shakespeare. Os diálogos acontecem entre o casal envolvido na morte e outros personagens, como um mendigo, o porteiro, um jornalista e, claro, a própria vítima.
Medeia, um dos personagens mais interessantes da mitologia grega, era uma feiticeira que ajudou Jasão a obter o velocino de ouro, que pertencia ao rei da Cólquida, Aetes, de quem era filha. Movida pela paixão, Medeia trai o pai e usa seus poderes mágicos para salvar a vida do amado Jasão, líder dos argonautas. Já a peça de Shakespeare trata de um regicídio, do qual a própria mulher do rei, Lady Macbeth, é cúmplice.
Para Arantes, a tragédia ficcional tem uma função em relação ao espectador. “A tragédia ajuda o espectador a recolher objetos perdidos, ajuda a repensar tudo isso. Segundo Nelson Rodrigues (jornalista, escritor e dramaturgo), o personagem é vil para que nós não sejamos”, disse, ao explicar sua obsessão pelo caso Isabella.
Isabella Nardoni (Foto: Reprodução/TV Globo)
A família moderna é que está em discussão na peça “Edifício London”, na visão de Fabrício Castro, que faz sua estreia na direção. “A gente procura a partir de um exemplo que aconteceu, pegar no eixo da questão da família, desta família moderna, desta instituição familiar, que a gente já não vê como antigamente. Sabe aquela família de comercial de margarina? A gente reflete muito sobre o que é essa família de hoje. Hoje, você vê pais solteiros cuidando de filhos, você vê casais de homossexuais cuidando de crianças. Não é mais aquela família com laços sanguíneos”, disse.
G1

Virou rotina? Real volta a vencer o Barcelona. Messi iguala Di Stéfano


Uma semana para o Barcelona esquecer. E para o Real Madrid guardar na memória. Quatro dias depois de perder por 3 a 1 para o arquirrival e ser eliminado da Copa do Rei no Camp Nou, o clube catalão amargou neste sábado outra derrota, desta vez por 2 a 1 e válida pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol.
Benzema e Sergio Ramos marcaram para os merengues, que chegaram a 55 pontos e estão a 13 do líder Barça. Se não mudou muito a situação no torneio nacional, o triunfo no estádio Santiago Bernabéu deu moral ao time de José Mourinho para o duelo contra o Manchester United, terça-feira, pela Liga dos Campeões. Pelo lado culé, Messi descontou e alcançou a marca de Di Stéfano como maior artilheiro da história do clássico com 18 gols.
Como não poderia deixar de ser, o clássico teve polêmica. Nos acréscimos do segundo tempo, quando o Real vencia por 2 a 1, o brasileiro Adriano caiu na área após um lance com Ramos. Os jogadores do Barça pediram pênalti, mas o árbitro ignorou o lance. Após o apito final, revolta de Iniesta, Messi e, especialmente, do goleiro Victor Valdés que acabou expulso e teve de ser contido por membros da comissão técnica.
benzema real madrid gol barcelona (Foto: Agência Reuters)Benzema celebra primeiro gol do Real na partida (Foto: Agência Reuters)
Barrados e poupados
Pensando no duelo contra o United na próxima terça, na Inglaterra, pela volta das oitavas de final da Liga dos Campeões (na ida, empate por 1 a 1), o técnico José Mourinho, como era esperado, começou a partida com alguns titulares no banco, entre eles, o craque Cristiano Ronaldo.
cristiano ronaldo real madrid no banco contra o Barcelona (Foto: Agência EFE)
Melhor para Kaká que, após sequer ser aproveitado no triunfo pela Copa do Rei no início da semana, começou a partida como titular na vaga de Özil. Além do atacante português e do meia alemão, Mou também poupou Khedira e Di María. O lateral-esquerdo brasileiro Marcelo, por sua vez, não foi nem relacionado, mostrando que segue em litígio com o treinador português.
Pelo lado do Barcelona, Jordi Roura, auxiliar que comanda o time enquanto o técnico Tito Vilanova segue se tratando de um tumor nos EUA, barrou Fábregas e Puyol, colocando em seus lugares David Villa e Mascherano, respectivamente. Outra novidade na equipe foi a presença de Thiago Alcântara, filho do tetracampeão Mazinho, na vaga de Xavi que se recupera de lesão.
messi barcelona sergio ramos real madrid (Foto: Agência Reuters)Sergio Ramos na marcação de Lionel Messi (Foto: Agência Reuters)
Real avassalador
Debaixo de sol, algo raro no superclássico (o duelo começou às 16 horas locais), o Real Madrid começou avassalador e logo aos cinco minutos abriu o placar. O jovem Morata, substituto de Cristiano Ronaldo, encarnou o português, fez bela jogada pela ponta esquerda e cruzou na medida para Benzema, bem colocado e aproveitando uma cochilada de Mascherano que estava na sua marcação, escorar.
Com a vantagem precoce, o Real se trancou atrás, marcando com firmeza e explorando os contra-ataques. O Barcelona, por sua vez, não acusou o golpe e, na base do tradicional toque de bola, partiu em busca do empate.
benzema real madrid gol barcelona (Foto: Agência EFE)Benzema comemora o gol, e Mascherano, no chão, lamenta (Foto: Agência EFE)
Messi iguala marca de Di Stéfano
E o empate veio aos 18 minutos. Daniel Alves deu passe primoroso para Lionel Messi no meio da zaga. O camisa 10 evoluiu com velocidade e, já dentro da área, bateu no canto. Festa do Barça e mais uma marca alcançada pelo argentino. Com o gol, Messi chegou a 18 no clássico e igualou Di Stéfano, maior ídolo do Real Madrid e que atuou pelo clube nas décadas de 50 e 60, como maior artilheiro na história do confronto.
Jordi Alba gesto com os dedos (Foto: Reprodução Marca.com)
Na comemoração, o lateral-esquerdo  Jordi Alba exagerou na dose mostrou o dedo médio na direção da torcida do Real.
Aos 31, Messi, que se tornou o estrangeiro que mais vezes disputou o “El Clasico” (25 vezes, uma a mais que o pentacampeão Roberto Carlos), teve a chance de virar o placar, mas acabou parando nas mãos de Diego López, titular do gol merengue enquanto Casillas se recupera de uma fratura na mão esquerda. A resposta do Real veio aos 37, com Morata cabeceando na rede pelo lado de fora e arrancando o grito de gol dos fãs em alguns setores da arquibancada.
Clássico da paz? Só no primeiro tempo...
Além do equilíbrio no marcador, o clássico foi para o intervalo com um número raro: nenhum cartão amarelo foi dado no primeiro tempo. Obviamente, no segundo tempo, a coisa mudou de figura e, com pouco menos de 20 minutos, seis já tinham sido distribuídos.
Um deles para Piqué em falta sobre Cristiano Ronaldo, que entrara aos 12 no lugar de Kaká. O meia brasileiro teve atuação apagada e pouco fez enquanto esteve em campo.
E o craque português, aos 21, quase voltou a colocar o Real na frente após cobrança de falta cheia de efeito. Valdés espalmou para escanteio.
cristiano ronaldo real madrid lionel messi Barcelona (Foto: Agência EFE)Cristiano Ronaldo lamenta chance perdida, enquanto Messi mostra alívio (Foto: Agência EFE)
Morata perde gol feito, mas Sergio Ramos resolve
Aos 30, o luso-brasileiro Pepe, que atuou como volante, deu um belo passe para Morata. O jovem atacante, de apenas 20 anos, entretanto, mesmo cara  a cara com Valdés, acabou chutando em cima do goleiro culé.
sergio ramos real madrid gol Barcelona (Foto: Agência Reuters)
Mas, aos 26, o Real acabou marcando. Modric cobrou escanteio, Sergio Ramos subiu mais alto que Piqué e, de cabeça, colocou no fundo da rede.
Nos minutos finais, o Barcelona pressionou (embora quase levou o terceiro em uma batida de falta de CR7 que carimbou o travessão), mas em vão.  Para piorar, o time ainda reclamou de um pênalti  não marcado de Sergio Ramos no lateral brasileiro Adriano nos acréscimos. A revolta foi tanta que, após o apito final, Valdés foi expulso.
G1
árbitro miguel perez laza real madri e Barcelona (Foto: Agência Getty Images)Árbitro Miguel Perez tenta conter a ira culé com cartões (Foto: Agência Getty Images)

Apagão no aeroporto JK, em Brasília, causa filas e atrasos em voos


 Interrupção no fornecimento de energia com duração de cerca de duas horas e meia causou filas e atrasos em voos no aeroporto Juscelino Kubitschek, emBrasília, na manhã deste sábado (2). De acordo com a administração do aeroporto, o apagão teve início às 6h10; o fornecimento foi restabelecido às 8h45.
Às 14h, dos 98 voos que saíram do aeroporto JK, 68,4% tiveram atraso; 6 (6,1%) estavam fora do horário entre 13h e 14h. Cinco voos foram cancelados.
Segundo o consórcio Inframérica, que administra o aeroporto, uma falha na linha de transmissão gerou uma pane no sistema, o que prejudicou a distribuição de energia no terminal. Este é o segundo dia em que a Inframérica administra o aeroporto JK sem supervisão da Infraero.
O salão de embarque do aeroporto JK ficou lotado na manhã deste sábado (2), por causa de um apagão (Foto: Alex Souza/VC no G1)O salão de embarque do aeroporto JK ficou lotado na manhã deste sábado (2), por causa de um apagão (Foto: Alex Souza/VC no G1)
O consórcio disse que vai apurar se o problema está relacionado com a queda de energia que ocorreu na madrugada deste sábado, no Lago Sul.  A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que que uma árvore caiu no transformador que abastece o Lago Sul às 3h; o fornecimento foi normalizado na região às 9h30.
Inicialmente, a companhia nega relação com o problema no aeroporto, mas enviou técnicos ao terminal para realizar uma checagem.
Transtornos
Passageiros relatam que por volta das 8h20 as filas para check-in eram gigantescas. Algumas companhias realizaram o procedimento manualmente. Em alguns casos, a marcação de assentos não foi possível.

Também havia longa fila na área de embarque. No salão onde os passageiros aguardam para entrar nos aviões, os painéis e as luzes estavam apagados e não era possível ter informações sobre as decolagens.
Paineis que indicam chegadas e partidas de voos ficaram apagados na manhã deste sábado, no aeroporto JK, em Brasília (Foto: Káthia Mello/G1)
Os passageiros do voo TAM JJ 3821, com destino ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ficaram ao menos uma hora presos dentro do avião. Uma passageira contou que o comandante do voo não soube informar o motivo do atraso.
"Ele [o comandante] falou: ‘Estou de mãos atadas aqui em Brasília. Esta é a estrutura dos nossos aeroportos. Desculpem o desabafo’", disse a passageira.
Inframérica
O consórcio Inframérica assumiu as operações do aeroporto JK em 1º de dezembro do ano passado. Durante esses três meses, a empresa trabalhou sob supervisão da Infraero. Desde esta sexta (1º), a concessionária assumiu integralmente a gestão, manutenção e o funcionamento de todos os serviços do aeroporto.

G1

Vaticano publica em site álbum de fotos do Papa Emérito Bento XVI


O Vaticano decidiu comemorar o papado de Bento XVI com a publicação de um álbum de fotografias em seu site. É um conjunto de imagens que faz a retrospectiva de momentos importantes nos 8 anos do Papa a frente da igreja católica.
O álbum de 62 páginas traz fotografias publicadas no jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano. Cada página apresenta uma imagem do Papa Bento XVI envolvido em tarefas do seu cargo, diante de multidões e em visita a terras estrangeiras.
Página do álbum publicado pelo Vaticano (Foto: Reprodução)Página do álbum publicado pelo Vaticano (Foto: Reprodução)
Abaixo das fotografias estão citações curtas de seus sermões e escritos. E é justamente a fonte utilizada que está atraindo críticas, alguns sites condenaram o uso da fonte 'comic sans' e o layout amador do álbum.
O site The Verges ressalta que a fonte 'é tipicamente associada a convites de aniversário de crianças'. O Gizmodo critica dizendo que 'é uma bagunça de fundos texturizados, comic sans, e um recurso para mudar de página que parece ter sido codificado por uma criança'.
G1

Fotografias do álbum virtual do Papa Emérito Bento VXI (Foto: Reprodução)Fotografias do álbum virtual do Papa Emérito Bento VXI (Foto: Reprodução)
Capa do álbum virtual publicado no site do Vaticano (Foto: Reprodução)Capa do álbum virtual publicado no site do Vaticano (Foto: Reprodução)

Nove municípios realizam novas eleições neste domingo (3)


Eleitores de nove municípios voltam às urnas neste domingo (3) para escolher seus prefeitos, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições anteriores foram anuladas porque os candidatos que concorreram em 2012 tiveram o registro de candidatura rejeitado. Entre os motivos está a Lei da Ficha Limpa.
As novas eleições acontecem das 8h às 17h, no horário local de cada cidade. Para votar, é necessário apresentar documento de identidade com foto. O título de eleitor serve para localizar de forma mais rápida a seção eleitoral.As cidades estão em quatro estados: Eugênio de Castro (RS) e Novo Hamburgo (RS); Sidrolândia (MS) e Bonito (MS); Camamu (BA); Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC) e Tangará (SC).
Segundo o TSE, os candidatos vencedores nas últimas eleições, mesmo tendo obtido mais de 50% dos votos válidos, não podem ser diplomados e empossados porque o registro de candidatura foi negado depois do dia da eleição.
Os municípios estão sendo governados interinamente pelos presidentes das Câmaras de vereadores.
Estão programados novos pleitos em outros 14 municípios. Em 7 de abril, serão realizadas novas eleições em: Pedra Branca do Amaparí (AP); São João do Paraíso, Biquinhas, Diamantina e Cachoeira Dourada (MG); Joaquim Távora (PR); Serra do Mel e Caiçara do Rio do Vento (RN); Muquém do São Francisco (BA); Coronel Macedo, Eldorado e Fernão (SP); e Tucunduva e Sobradinho (RS).
Em Erechim e Vacaria (RS), as eleições marcadas para os dias 3 de março e 7 de abril, respectivamente, foram suspensas após a ministra do TSE Luciana Lóssio conceder liminares determinando o retorno dos eleitos em 2012 aos cargos, até decisão definitiva do plenário do tribunal sobre a cassação dos registros de candidatura.
Santa Catarina
Em Criciúma, concorrem seis candidatos: Fábio André Brezola (PT), Américo Ricardo de Faria (DEM), Cíntia dos Santos (PSTU), Márcio Burigo (PP) e Rodrigo Maciel (PCB). Em outubro, Clésio Salvaro (PSDB), candidato à reeleição, foi considerado inelegível pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa. Ele recebeu 76% dos votos nas urnas nas eleições de outubro de 2012.

Em Balneário Rincão, Décio Góes (PT) venceu a eleição de outubro, mas foi barrado na Lei da Ficha Limpa. Como sua punição de 8 anos sem direitos políticos terminou em dezembro, concorre agora com Jairo Custódio (PMDB).
Em Campo Erê, o prefeito e candidato à reeleição em outubro do ano passado, Odilson Vicente de Lima (PR), teve o registro indeferido com base na Lei da Ficha Limpa. Agora concorrem Itamar Andreatta (PSD) e Rudimar Borcioni (PT).
Em Tangará, o prefeito reeleito, Robens Rech (PMDB), teve seu pedido de registro de candidatura negado pelo TSE. São candidatos desta vez Euclides Cruz (PSD) e Girlene Borsói (PMDB).
Em Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará não haverá recebimento de justificativas por ausência no domingo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. São obrigados a votar eleitores inscritos antes de 10 de maio de 2012. Quem não puder comparecer deve justificar a sua ausência nos próximos 60 dias em qualquer cartório eleitoral.
Rio Grande do Sul
Em Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, concorrem José Luiz Lauermann (PT) e Paulo Roberto Kopschina (PMDB). Em 30 de agosto de 2012, o TRE-RS indeferiu o pedido de registro de candidatura do então prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT).

Em Eugênio de Castro, concorrem Horst Daltro Steglich (PSDB) e Sirlei Maria Reginaldo (PP). Os registros da chapa composta por Bruinsma e Zweigle e do vereador Teixeira foram cassados. Os três políticos também ficaram inelegíveis por oito anos. Bruinsma recebeu, ainda, multa de 50 mil Ufirs, e Teixeira, multa de R$ 25 mil.
Mato Grosso do Sul
No município de Bonito, o primeiro colocado, Geraldo Marques (PDT), teve o registro de candidatura cassado pelo TSE e não pôde ser diplomado. Agora concorrem Leonel Lemos de Souza Brito (PTdoB) e Odilson Soares (PSDB).

Em Sidrolância, são candidatos Ari Basso (PSDB) e Acelino Cristaldo (PMDB). Enelvo Felini (PSDB), prefeito eleito em 2012, teve o registro cassado por ter aplicado índices inferiores aos 60%, determinados em lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Bahia
Em Camamu, no sul do Estado, dos cinco candidatos que concorreram nas eleições majoritárias em outubro, quatro tiveram as candidaturas negadas. Desses, três desistiram de entrar com recurso no TSE e um renunciou um dia antes do pleito. Agora concorrem Emiliana de Zequinha da Mata (PP), Luiz Oliveira da Luz (PRB), Noélia Maria Nascimento da Silva (PRP), Francisco Vasconcelos (PMDB) e Deroakson Mattos Rosa (PHS).

G1

Queda de energia: saiba como ser ressarcido por danos em eletrônicos e ter desconto na conta Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/queda-de-energia-saiba-como-ser-ressarcido-por-danos-em-eletronicos-ter-desconto-na-conta-7686547#ixzz2MPWsBean © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



Consumidor tem 90 dias para reclamar sobre dano causado por queda de luz
Foto: FOTO: Stock.XCHNGDe acordo com a norma, o consumidor tem 90 dias para encaminhar a reclamação à concessionária distribuidora do serviço. A partir disso, a empresa tem dez dias corridos (contados a partir da reclamação) para inspecionar e vistoriar o aparelho danificado. O prazo cai para um dia útil em equipamento utilizado para acondicionamento de alimentos perecíveis ou de medicamentos, pela urgência do conserto.
Após esse procedimento, a empresa tem 15 dias para informar se o pedido de ressarcimento foi aceito. Em caso positivo, em 20 dias contados da resposta da empresa o consumidor deve ser ressarcido em dinheiro, ter o aparelho consertado ou substituído. Se a concessionária recusar o pedido tem de justificar a decisão e informar o direito do consumidor recorrer à Aneel.
A advogada do Idec Mariana Ferreira Alves ressalta que, mesmo em caso de negativa é possível buscar a reparação do prejuízo recorrendo ao Código de Defesa do Consumidor (CDC):
— Havendo a negativa ainda é possível pleitear o ressarcimento judicial aplicando o Código de Defesa do Consumidor. Neste caso é importante o consumidor se munir com provas pertinentes para comprovar que o dano no equipamento se deu pela queda e retorno repentino da luz em sua residência. Um laudo feito pelo profissional que realizou o conserto seria uma prova considerável em um processo judicial.
Produtos essenciais têm prazos longos para ressarcimento
No caso de equipamentos essenciais, como refrigeradores em geral, os prazos previstos para resposta e ressarcimento da concessionaria são longos. O CDC determina que no caso de produtos essenciais a substituição deve ser imediata. Como se trata de norma de ordem pública se sobrepõe aos regulamentos da agência reguladora.
A distribuidora somente poderá eximir-se da responsabilidade do ressarcimento se comprovar o uso incorreto do equipamento por defeitos gerados por instalações internas da unidade consumidora; inexistência de relação entre a quebra do aparelho e a causa alegada; ou se o consumidor providenciar, por sua conta e risco, a reparação antes do término do prazo de inspeção.
Interrupções repentinas podem proporcionar desconto na conta
Uma dúvida frequente diz respeito às constantes interrupções na prestação de serviço e se estas podem resultar em desconto na tarifa seguinte.
— Existem limites, determinados pela Aneel para duração das interrupções de energia e limites de quantas vezes (frequência) as interrupções podem ocorrer no mês. Se forem excedidos, o consumidor tem direito a compensação em forma de desconto nas próximas faturas. Esse desconto deve ocorrer no prazo máximo de dois meses a contar do mês em que houve a interrupção — explica a advogada do Idec Mariana Alves.
A Aneel estabelece limites para os chamados indicadores de continuidade individuais, que são avaliados por meio de índices que medem a frequência e a duração das interrupções. Os indicadores analisam paralisações superiores a três minutos, sendo admitida alguma margem de apuração. Os indicadores de continuidade são os seguintes:
— DEC: intervalo de tempo em que ocorreu descontinuidade da distribuição de energia elétrica; o valor é marcado por unidade consumidora/residência;
— DIC: intervalo de tempo em que ocorreu descontinuidade da distribuição de energia elétrica na unidade consumidora ou ponto de conexão;
— FEC: número de interrupções ocorridas no período de apuração, por unidade consumidora;
— FIC: número de interrupções ocorridas no período de apuração, em cada unidade consumidora ou ponto de conexão;
— DMIC: duração máxima da interrupção contínua por unidade consumidora ou ponto de conexão.
Os limites dos indicadores são definidos para períodos mensais, trimestrais e anuais. O assunto está abordado em regulamentação específica da Aneel. As informações referentes aos indicadores de continuidade estão disponíveis na fatura de energia elétrica. Informações adicionais devem ser obtidas com a própria distribuidora que fornece o serviço.


© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Fonte: http://oglobo.globo.com

Ucranianos quebram recorde de maior 'shashlik', espeto típico do país


Em uma churrasqueira gigante montada em Kiev, na Ucrânia, neste sábado (02), 80 cozinheiros quebraram recorde ao cozinhar um shashlik de 150 metros. Ao todo foram usados ​​200 kg de carne no espeto, um prato típico dos países do leste europeu.
Os participantes quebraram o recorde do maior shashlik na Praça da Indepêndencia, na capital da Ucrânia, mais de 5 mil visitantes puderam comer de graça o prato.
G1
Cozinheiros preparam o shashlik gigante (Foto: Sergii Polezhaka/Reuters)Cozinheiros preparam o shashlik gigante (Foto: Sergii Polezhaka/Reuters)
Foram usados mais de 200 kg de carne (Foto: Sergei Chuzavkov/AP)Foram usados mais de 200 kg de carne (Foto: Sergei Chuzavkov/AP)
Churrasqueira montada em Kiev nesta sábado (02) (Foto: Sergii Polezhaka/Reuters)Churrasqueira montada em Kiev nesta sábado (02) (Foto: Sergii Polezhaka/Reuters)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...