sábado, 16 de março de 2013

Governo da Paraíba distribui palma resistente na região de Juazeirinho


Palma é distribuída na região de Juazeirinho (Foto: Divulgação/Secom-PB)Palma é distribuída na região de Juazeirinho
(Foto: Divulgação/Secom-PB)
Cerca de 100 mil raquetes de palma resistente à praga da cochonilha do carmim são entregues para os produtores do Sítio Boa Ventura, no município de Juazeirinho, na Borborema, neste sábado (16). Também serão beneficiados os agricultores familiares dos municípios de Assunção, Livramento,Taperoá e Tenório.

A ação é do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), dando continuidade às ações do Programa Palma Resistente, para alimentar o rebanho que sofre a com seca na região.

Até agora, o programa já distribuiu mais de um milhão de raquetes de palma resistente em 72 municípios paraibanos. Segundo o Governo do Estado, o Programa Palma Resistente distribuirá, em sua primeira etapa, 4,5 milhões de raquetes de palma resistente à praga da cochonilha do carmim. As raquetes, além de servirem como alimento imediato para o rebanho que sofre com a prolongada estiagem, também serão multiplicadas para garantir a continuidade da cultura resistente no estado.

Na próxima quarta-feira (20), o programa chega a Aparecida, beneficiando os municípios deUiraúnaNazarezinhoSanta CruzSão José da Lagoa TapadaSousaPoço Dantas,SantarémLastroSão FranciscoMarizópolis e Vieirópolis.

G1pb

Suspeito de violentar criança é espancado pela população na Paraíba


Suspeito de violentar menino sofreu um corte na cabeça (Foto: Walter Paparazzo/G1)Suspeito de violentar menino sofreu um corte na
cabeça (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem suspeito de abusar sexualmente de uma criança foi espancado, e em seguida preso, na manhã deste sábado (16) em João Pessoa. Segundo informações do soldado Melo, da Polícia Militar, quando a equipe acionada chegou ao local, no bairro dos Bancários, um outro militar já o havia algemado.

De acordo com o policial, a população estava acusando o agredido de violentar um menino de 3 anos nesta sexta-feira (15), na Comunidade do Timbó. Após o suposto crime, ele teria fugido e se escondido no bairro dos Bancários. O menino passou por exames e foi constatado que houve abuso, conforme explicou o soldado Melo.

O suspeito de cometer o abuso foi encaminhado ao Ortotrauma de Mangabeira com hematomas e um ferimento na cabeça. Ele está consciente e ficou detido na 9ª Delegacia Distrital.

G1pb

Mandato de Carlos Dunga na ALPB é suspenso horas depois da posse


Carlos Dunga assume como deputado na Assembleia da PB (Foto: Divulgação/Assembleia)Carlos Dunga  tomou posse nesta quinta-feira
(Foto: Divulgação/Assembleia)
Poucas horas depois de ser empossado como deputado estadual na Paraíba, Carlos Dunga (PTB) foi retirado do cargo por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE). A liminar concedida pelo juiz substituto Márcio Accioly de Andrade na tarde desta sexta-feira (15) suspende o mandato e os efeitos da posse que aconteceu nesta manhã conforme solicitado por Genival Matias (PT do B).

A decisão vale até que seja julgado o mérito do caso ou até que a Comissão Totalizadora restabeleça o prazo para reclamação às partes interessadas.

Ex-presidente da Casa, Dunga volta à Casa após uma recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba na segunda-feira (11) e foi diplomado na quinta-feira (14). Ele garantiu que vai recorrer da decisão do juiz e afirmou que "só sai da Assembleia preso", uma vez que foi empossado devido à uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A mudança ocorreu devido decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que validou o os votos do ex-prefeito de Cuité, Osvaldo Venâncio dos Santos (Bado), que disputou o pleito de 2010 pela coligação PSL/PR, mas teve o registro de candidatura impugnado devido a nova lei do “Ficha Limpa”.  A recontagem mudou o coeficiente eleitoral beneficiando Carlos Dunga e fazendo com que o deputado Genival Matias (PTdoB) perdesse o mandato.
A Coligação Paraíba Unida III, que elegeu o deputado Genival Matias  entrou com um pedido no TRE de recontagem de votos do candidato Antônio Bala Barbosa da Silva (PMN) na eleição de 2010, com o objetivo de garantir a permanência dele na Assembleia. O relator do processo, juiz Márcio Accioly, decidiu em favor da coligação, mas o plenário do TRE, acolhendo um recurso do Ministério Público Eleitoral, manteve apenas a retotalização dos votos de Oswaldo Venâncio.

Depois da retotalização dos votos, Matias recorreu da diplomação de Carlos Dunga. Segundo o processo, os procedimentos da Comissão Totalizadora teriam sido desrespeitados pelo TRE, que aprovou o relatório de recontagem de votos e realizou a diplomação quando ainda restava um prazo para apresentação de reclamação.
G1pb

Ajudante de pedreiro é morto com tiro na nuca em João Pessoa


Ajudante de pedreiro foi assassinado com um tiro na nuca (Foto: Walter Paparazzo/G1)Ajudante de pedreiro foi assassinado com um tiro
na nuca (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um ajudante de pedreiro foi morto na manhã deste sábado (16) no bairro de Mangabeira IV, próximo ao Valentina, em João Pessoa. Segundo informações da polícia, ele foi assassinado com apenas um tiro na nuca.

A população não passou informações para a polícia sobre o crime. Com a vítima, havia uma mochila. A perícia verificou que, dentro dela, estavam guardadas roupas, uma certidão de nascimeneto e um termo de audiência, usado por pessoas que cumprem pena em regime semi-aberto. A polícia, no entanto, não confirmou se os documentos pertenciam à vítima. Investigações serão feitas pela Delegacia de Homicídios.

G1pb

Competição de salto na neve reúne homens quase sem roupa


 Participantes da Red Bull Jump animaram uma estação de esqui em Gudauri, na Geórgia, neste sábado (16). A competição chama mais a atenção pelas fantasias de seus participantes do que pelos saltos de esqui em si. (Foto: David Mdzinarishvili/Reuters)Participantes da Red Bull Jump animaram a estação de esqui Gudauri, na Geórgia, neste sábado (16). A competição chama mais a atenção pelas roupas de seus participantes do que pelos saltos de esqui em si (Foto: David Mdzinarishvili/Reuters)
Participante da Red Bull Jump desfila figurino em salto na neve (Foto: David Mdzinarishvili/Reuters)Participante norte-americano na Red Bull Jump desfila figurino em salto na neve (Foto: David Mdzinarishvili/Reuters)

Infográfico do G1 ganha medalha de bronze em premiação internacional


G1 foi premiado nesta sexta-feira (15) com uma medalha de bronze no Malofiej, prêmio internacional que reconhece os melhores trabalhos de jornalismo visual no mundo.
O bronze foi conquistado na categoria "Critérios", subcategoria "Usabilidade: ordem e facilidade de navegação", com o infográfico "O perfil do Facebook".
Das 14 categorias, 6 premiam trabalhos do jornalismo on-line em 23 subcategorias, e 8 premiam o jornalismo impresso.Essa é a 21ª edição do Prêmio Malofiej, que acontece em Pamplona, na Espanha, e é organizado pela Society for News Design (Sociedade para o Design de Notícias, em inglês).
No on-line, o Globoesporte.com ganhou prêmios pelos infográficos "Libertados", sobre a vitória do Corinthians da Libertadores, "Raio-X da São Silvestre" e "Os segredos de Cesar Cielo nos 50m livre". No impresso, o jornal "O Globo" ganhou um prêmio por um infográfico sobre o Bondinho do Pão de Açúcar.
Nos links a seguir, veja (em PDF):

Infográfico premiado
"O perfil do Facebook" conta a história da maior rede social do mundo desde sua criação até o momento em que se tornou a empresa de internet de maior valor da história.

A página "imita" o feed de notícias da rede social e traz galerias de fotos, vídeos e recursos de narrativas que são sucesso na página - incluindo memes.
O infográfico foi publicado em 18 de maio de 2012, no dia em que o Facebook colocou suas ações à venda na Bolsa, num processo conhecido como IPO, na sigla em inglês. O IPO do Facebook foi considerado o maior da história na época.
G1

A garota colombiana que levou 60 horas para morrer em frente às câmeras de Tv


A Colômbia passou por um grande desastre natural em novembro de 1985. O vulcão Nevado del Ruíz entrou em erupção causando uma enorme tragédia. Quando o alerta para evacuação imediata foi dado pelo governo, não houve tempo hábil para que todos fugissem sem contar que muitos não acreditaram na extensão do problema. Cerca de 25 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas. A cidade de Amero com uma média de 50 mil habitantes sumiu do mapa!

Aliado a isso, a Colômbia passava por um conturbado momento político, incluindo a tomada do Palácio da Justiça, o que fez  com que o exercíto estivesse concentrado na capital. Quando a tragédia ocorreu, não foi possível ajudar as cidades impactadas. O governo desestabilizado não pode montar equipes de resgate e monitoramento.
Nesse contexto, o fotógrafo Frank Fournier chegou diretamente de Nova York para entender o que se passava naquele país. Segundo ele tudo estava muito confuso, pessoas desesperadas pelas ruas e muitas ainda estavam presas entre destroços. Foi nesse momento que um fazendeiro o levou até Omayra Sanchez, uma menina de 13 anos que estava com metade do corpo submerso, preso no entulho do local que antes era sua casa e agora também abrigava os corpos de seus pais. Omayra já estava a três dias submersa e lutando pela vida.

Assim como ela, na área ao redor tinham muitas outras pessoas em situação parecida. Era quase impossível vislumbrar um desfecho que não fosse o mais trágico. Muitos gritos, pessoas tentando ajudar no resgate mas não era o suficiente pois havia o risco de parti-la ao meio. Omayra estava presa de tal modo que as pessoas não conseguiam ajudá-la, era preciso uma bomba específica para retirar água, além de outros equipamentos que não estavam presentes no local.
Quando Frank Fournier já haviam outros profissionais da imprensa por lá, junto com a Cruz Vermelha. Ela já estava submersa a mais de 60 horas e percebeu o que as pessoas ali já sabiam: Não poderíam salvá-la mas sim permanecer com ela, confortando-a nos seus ultimos momentos. Os jornalistas transmitiram essas poucas horas de Omayra para todo o mundo; Frank enviou no mesmo dia as suas fotos para Paris e tempo depois ganhou muitos prêmios com ela.
Com a história de Omayra, o mundo iniciou um debate a respeito da ética jornalística e se os se os profissionais alí presentses não eram nada além de abutres. Eles afirmaram que ao chegaram a situação já era irreversível. Todos fizeram pedidos ao governo para enviar uma equipe especializada com o aparato necessário mas o despreparo era muito grande e não havia plano ou coordenação para efetuar os resgates. Segundo Fournier“Há centenas de milhares de Omayras pelo mundo – histórias importantes sobre os pobres e os fracos –, e nós, fotojornalistas, estamos lá para criar a ponte.”
Veja o vídeo com a última mensagem de Omayra

Fonte: http://www.ahmanolo.com.br

Soyuz TMA-06M, com 3 tripulantes a bordo, aterrissa no Cazaquistão


O módulo de pouso da nave russa Soyuz TMA-06M, com três tripulantes a bordo, aterrissou com segurança na madrugada deste sábado (16) nas estepes do Cazaquistão, informou o Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia.
A cápsula, que trouxe de volta da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) os cosmonautas russos Yevgueni Tarelkin e Oleg Novitski e o astronauta americano Kevin Ford, tocou a terra à 0h06 de Brasília.
Cosmonautas russos e astronauta americano são aquecidos por cobertores logo após pouso da Soyuz nas estepes do Cazaquistão. (Foto: Nasa TV / Reuters)Cosmonautas russos e astronauta americano são aquecidos por cobertores logo após pouso da Soyuz nas estepes do Cazaquistão. (Foto: Nasa TV / Reuters)
O retorno da Soyuz TMA-06M, inicialmente programado para sexta-feira (15), foi adiado em 24 horas devido às más condições do tempo.
Segundo o CCVE, os tripulantes da Soyuz suportaram perfeitamente o retorno à Terra.
O módulo de pouso aterrissou em uma zona próxima à prevista, ao norte de Arkalyk, cidade de 30 mil habitantes situada no centro do Cazaquistão.
Tarelkin, Novitski e Ford estiveram quase cinco meses a bordo da plataforma orbital, na qual permanecem outros três tripulantes: o astronauta canadense Christopher Hadfield, que ficou no comando da ISS, o russo Roman Romanenko e o americano Thomas Marshburn.
Depois que as naves americanas foram aposentadas, em 2011, as russas Soyuz são os únicos veículos usados para a substituição das tripulações da ISS.
Inicialmente, a plataforma orbital deveria fechar suas portas em 2015, mas a Rússia e os outros 15 países-membros insistiram na importância de prolongar sua vida útil, em grande parte porque sua construção ainda não foi completada.
Além da Rússia, Estados Unidos, 12 países da União Europeia (UE), Japão e Canadá participam do projeto, com um custo de US$ 100 bilhões.
'A aterrissagem foi energética e excitante'
"A aterrissagem foi energética e excitante", disse Novitskiy segundo a TV russa. A Nasa Television disse que as manobras de descida tinham sido perfeitas e que a cápsula tinha pousado ereta, praticamente no centro do alvo, apesar de um denso fog.

"Oleg Novitskiy disse para as equipes de busca e resgate que a tripulação estava se sentindo bem", disse a Nasa Television. "Tudo parece estar em ordem". Devido à visibilidade baixa, foram necessários alguns minutos para que os helicópteros com as equipes russas de busca e resgate pudessem localizar a cápsula da Soyuz depois do pouso.
Preparando-se para a partida, o astronauta canadense Chris Hadfield assumiu o comando da estação espacial na quarta-feira, tornando-se o primeiro canadense a assumir o posto.
G1

Erupção solar pode ter enviado bilhões de partículas à Terra, diz Nasa


Sol é bloqueado por 'disco' nas imagens acima, para dar uma melhor noção da erupção ocorrida na 'atmosfera' da estrela, a chamada coroa. Uma ejeção de massa foi registrada nesta sexta-feira (15) (Foto: Divulgação/ESA/Nasa/Soho)Sol é bloqueado por 'discos' para dar uma visão mlhor da erupção ocorrida na 'atmosfera' da estrela, a chamada coroa. Uma ejeção de massa foi registrada nesta sexta (15) (Foto: Divulgação/ESA/Nasa/Soho)
A agência espacial americana (Nasa) afirma ter captado uma erupção ocorrida no Sol nesta sexta-feira (15), que pode ter enviado um "jato" com bilhões de particulas pelo espaço rumo à Terra.
As partículas solares, que devem atingir o planeta entre este sábado (16) e segunda-feira (18), podem interferir em satélites, sistemas de telecomunicações e aparelhos eletrônicos na Terra, segundo uma nota divulgada pela agência.
Os efeitos do CME devem ser de baixos a moderados no planeta, avalia a Nasa. A agência afirma que o "jato" deve passar pelas sonda Messenger e pelo telescópio Spitzer, e que é possível que ele cause uma tempestade geomagnética na Terra.O fenômeno é chamado de ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês). Com base em detecções feitas pelo Observatório de Relações Terrestres (Stereo), a Nasa calcula que o "jato" de partículas esteja viajando a 1,4 mil quilômetros por segundo rumo à Terra, o que é considerada uma velocidade grande para o fenômeno.
A Nasa afirma que, no passado, ejeções solares parecidas não causaram tempestades geomagnéticas substanciais, mas deixaram sua marca com auroras visíveis nos polos.
G1

'Não vejo a hora de ir embora', diz pedreiro que mobilizou o país


Após perder dinheiro em enchente em Cubatão (SP), pedreiro ganha passagens para PE (Foto: Fabiana Faria/TV Tribuna)Caso do pedreiro José Damião mobilizou o país
(Foto: Fabiana Faria/TV Tribuna)
José Damião Sobrinho, o pedreiro de 57 anos que perdeu R$ 2.700 na enchente do dia 22 de fevereiro, em Cubatão (SP), não vê a hora de voltar para Pesqueira, em Pernambuco, sua terra natal. O drama do pedreiro mobilizou o país. Centenas de pessoas se comoveram e fizeram doações para que a viagem fosse possível. Uma companhia aérea também cedeu passagens para José Damião e sua família.
O pedreiro ainda se emociona quando lembra do dia quando perdeu um saco onde guardava todo o dinheiro que juntou para retornar à sua cidade, mas está muito feliz com as mudanças que aconteceram em sua vidanas últimas semanas. "Eu tinha perdido tudo. Agora, graças à ajuda de pessoas de todo o Brasil, tenho mais do que tinha", comemora.
Apesar da alegria de ter reconquistado a dignidade, José Damião quer deixar bem claro que não ficou milionário. "Tem gente achando que estou rico. Dá até medo. É mais um motivo para querer ir embora logo", explica o pedreiro.
A ansiedade para voltar à cidade de origem, junto com sua filha de 16 anos, só não é maior que a expectativa por um sorriso novo. "Minha dentadura já está pronta. Ficou muito bonita. Vou pegar na semana que vem, em uma clínica em São Vicente. Não poderia voltar para Pernambuco sem ela", diz José Damião.
Pedreiro perdeu tudo após enchente em Cubatão, SP. (Foto: Carlos Nogueira / Jornal A Tribuna)
Caso
A cidade de Cubatão (SP) sofreu com as fortes chuvas que atingiram o município no dia 22 de fevereiro. Diversas casas foram destruídas por uma enchente e muitas famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas, situação que persiste até hoje, causando grandes transtornos ao município.

Algumas famílias ocuparam o conjunto habitacional Bolsão 9, mas depois foram obrigadas a sair por conta de uma reintegração de posse. Revoltadas, muitas foram para a frente da Prefeitura protestar. Voluntários ajudam nos alojamentos e doações foram enviadas para os desabrigados. O pedreiro José Damião Sobrinho foi um dos prejudicados com a chuva e perdeu uma sacola com R$ 2.700.
G1

Orçamento para viadutos em SP é inferior à reforma do Orlando Murgel


Ponte da Casa Verde, em São Paulo (Foto: Nathália Duarte/G1)Ponte da Casa Verde, na Marginal Tietê, tem armado de aço exposto (Foto: Nathália Duarte/G1)












O Orçamento da Prefeitura de São Paulo destinado à manuteção e reforma dos 139 viadutos da cidade neste ano é inferior ao que foi gasto nos reparos do Viaduto Orlando Murgel, que será reaberto neste domingo (17). A estrutura passou por quase seis meses de obras depois de um incêndio na Favela do Moinho, no Centro da capital paulista.
Para obras emergenciais, o orçamento da Prefeitura prevê R$ 1 milhão. No entanto só as obras no viaduto Orlando Murgel custaram mais de R$ 9 milhões e, no Viaduto Pompeia, R$ 10,8 milhões.A Prefeitura de São Paulo destinou R$ 8 milhões em 2013 para manutenção e conservação de viadutos. O valor representa menos de 10% do estimado como necessário por especialista ouvido pelo G1.
Dos 139 viadutos municipais, ao menos oito contam com as chamadas “ocupações domiciliares” em seus baixos ou alças de acesso, de acordo com a Prefeitura. Além das moradias, os baixos de outros 14 viadutos abrigam barracões de escolas de samba e é possível encontrar também em São Paulo baixos de viadutos ocupados por cooperativas de reciclagem, sacolões, academias, quadras poliesportivas, estacionamentos de veículos e ONGs.
Viaduto da Lapa, São Paulo (Foto: Nathália Duarte/G1)
Independentemente de seu uso e localização, quase todos os viadutos da cidade sofrem com os mesmos problemas de manutenção e risco de incêndio, segundo relato de pessoas que ocupam os espaços.
De acordo com o engenheiro Gilberto Antonio Giuzio, diretor de engenharia do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), fissuras, trincas e infiltrações são facilmente encontradas. Além disso, estruturas não tão visíveis – como os aparelhos de apoio e as juntas de dilatação – também precisam ser periodicamente substituídas e são fundamentais para a segurança da obra.
“Os aparelhos de apoio e as juntas são geralmente feitos de borracha e permitem a movimentação térmica do concreto. No caso dos aparelhos de apoio, são colocados entre o pilar e a viga para permitir sua movimentação e evitar trincas. As juntas de dilatação ficam entre as lajes, para permitir a movimentação e impedir a passagem de água pelos pequenos vãos. As duas estruturas precisam ser trocadas de tempos em tempos e são muito importantes para a conservação das pontes e viadutos”, explica o engenheiro.
No baixo do Viaduto da Lapa, onde funcionam um sacolão, lojas e até um restaurante, há infiltrações em quase todas as paredes. A área passa por reformas de ampliação, mas quem trabalha no local reclama da falta de verba para a manutenção.
Viaduto Orlando Murgel, em São Paulo (Foto: Nathália Duarte/G1)
“De vez em quando a subprefeitura faz avaliações na parte elétrica e estudo das infiltrações, mas é muito raro e a burocracia dificulta bastante. Sempre ouvimos que não há verba disponível. Se quisermos mexer em algo por conta própria, é preciso dar entrada em um processo com o pedido e isso leva tempo”, conta Antonio Vital, responsável pelo sacolão há cerca de quatro anos.
De acordo com a Prefeitura, o Viaduto da Lapa, cujo nome oficial é Comendador Elias Nagib Breim, faz parte dos estudos em andamento na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) para futuras obras de recuperação estrutural. O cronograma destas obras ainda está em elaboração.
Já no Viaduto Pacaembu, além das infiltrações, é possível encontrar armado com aço exposto. O mesmo cenário é comum em pontes e viadutos das Marginais Tietê e Pinheiros, devido à passagem de caminhões com excesso de altura – os veículos rompem o concreto e o aço fica à mostra, sem proteção.
Segundo a prefeitura, o viaduto passa por obras para a remoção de concreto danificado e a implantação de nova concretagem, além de pintura das grades. A administração municipal não informou, porém, quando a obra será concluída.
“A dificuldade do gestor está em dispor de verba para a recuperação dos viadutos. O orçamento deve contar com uma verba específica para gastos em manutenção de pontes e viadutos. A partir dessa medida só seria preciso priorizar os locais em que a situação é mais complicada, por meio de inspeção anual”, explica Gilberto Giuzio.
Baixo do Viaduto Pompeia ainda passa por reformas, mesmo liberado após incêndio (Foto: Nathália Duarte/G1)
A pedido do G1, o engenheiro visitou com a reportagem quatro viadutos de São Paulo (Orlando, Lapa, Pompeia e Pacaembu) e estimou em R$ 100 milhões o valor necessário para a manutenção dessas estruturas, ao menos no primeiro ano em que a medida fosse tomada na cidade.
“Acredito que esse valor seria necessário, em um ano, para que se realizasse a inspeção e a recuperação de todos os viadutos. É claro que, com a manutenção periódica, esse valor tende a decrescer ano a ano, mas avalio que sejam necessários cerca de três anos de trabalho para que as estruturas sejam todas recuperadas”, diz.
A falta de manutenção periódica, de acordo com o especialista, dificilmente levaria à queda de um viaduto, mas partes da estrutura de concreto podem se desprender, a exemplo do que ocorreu em março de 2011, quando um pedaço de concreto da estrutura do Viaduto Olavo Fontoura despencou sobre um motociclista, que sofreu ferimentos leves.
No mesmo ano, em novembro, parte da mureta de proteção da Ponte dos Remédios caiu no Rio Tietê. A parte destinada aos pedestres também desabou, mas não houve vítimas.
Engenheiro Gilberto Giuziu (Foto: Nathália Duarte/G1)
A Prefeitura explica que as manutenções de viadutos fazem parte da rotina da Siurb, não exigindo projetos específicos. Os viadutos são analisados rotineiramente, segundo a administração, e a manutenção é realizada quando há necessidade de reparos.
Sem prazo de validade
Os viadutos começaram a ser construídos em São Paulo nos anos 50 e 60, mas só em 70 as construções se intensificaram. Questionado se a vida útil dessas horas estaria terminando, o engenheiro rebate e cita a Pont Du Gard, na França, construída ainda pelos romanos. “Não há vida útil nem prazo de validade para uma obra dessas se houver manutenção. Estruturas assim podem durar séculos, mas é preciso que haja fiscalização e restauração contínuas”, afirmou o engenheiro.

Ocupação
A ocupação dos viadutos também é fator de preocupação para o Sinaenco, já que um incêndio pode prejudicar a estrutura. “Pessoalmente, acho que muitas atividades podem ser feitas no baixo de viadutos, porque é uma área boa. Mas é um local que jamais pode ser usado como moradia, por risco de incêndio. O calor afeta principalmente o elemento resistente, que é o aço. Parte do aço é laminado a fogo e ele perde suas características de resistência a 700 ou 800 graus, por isso o perigo.”

A Prefeitura de São Paulo informou que a permissão e a fiscalização do uso dos baixos de viadutos é responsabilidade das subprefeituras. “O interessado em utilizar as áreas sob os viadutos deve entrar com o pedido na subprefeitura local para formalizar o início do processo. Em seguida deve ser feita uma vistoria prévia da área, cujo acesso será disponibilizado pela Subprefeitura, e o responsável estar ciente do seu estado e condições de aproveitamento. Além disso, é necessário apresentar aos órgãos responsáveis da Prefeitura o projeto detalhado das edificações e da forma de utilização do local”, diz, em nota.
No Termo de Permissão de Uso da área consta que o interessado se torna responsável pela limpeza, conservação e manutenção do local, assim como deve observar as exigências sobre a segurança estrutural das pontes e viadutos. Na prática, porém, muitos viadutos, ocupados ou não, sofrem com a falta de fiscalização, inspeção e manutenção.
O último levantamento sobre a situação das "obras de arte" de São Paulo – que compreendem pontes, viadutos e túneis – feito pelo Sinaenco data de 2005. Desde então, com a constatação da crítica condição das estruturas da cidade, o Sindicato tenta formatar uma lei federal que obrigue órgãos públicos a inspecionar e dar manutenção às estruturas periodicamente.
G1

Acidente com ônibus deixa carro destruído e homem em estado grave


Acidente na Avenida Dorival Caymmi, em Salvador (Foto: Imagem/TV Bahia)Acidente na Avenida Dorival Caymmi, em Salvador (Foto: Imagem/TV Bahia)
Uma pessoa ficou ferida em um grave acidente na manhã deste sábado (16), ocorrido na Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, em Salvador.
Um carro de passeio e um ônibus bateram fortemente. Com o choque, o carro, do modelo Gol, ficou completamente destruído e parou embaixo do ônibus da rede de transporte municipal. O condutor ficou preso às ferragens.
Um passageiro do ônibus, Antoniel de Oliveira, contou que o Gol bateu no ônibus após receber uma "fechada" de um Fiesta branco. "O Gol foi tirar do Fiesta, caiu embaixo do ônibus e foi arrastado. Não foi culpa do motorista, não", descreveu a vítima, que sofreu uma suspeita de fratura no braço, de acordo com o Samu.
Segundo o Hospital Geral do Estado (HGE), o condutor do Gol foi atendido e tem estado grave de saúde.
Nas últimas 24h, foram registrados dois acidentes com duas pessoas feridas na capital baiana, informou a Transalvador.
G1
Acidente na Avenida Dorival Caymmi, em Salvador (Foto: Imagem/TV Bahia)Acidente na Avenida Dorival Caymmi destruiu completamente veículo (Foto: Imagem/TV Bahia)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...