sexta-feira, 22 de março de 2013

Chove em 66 municípios da Paraíba


Sertão e Alto Sertão foram as regiões paraibanas onde mais choveu ontem, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Em pelo menos quatro municípios foram registradas precipitações acima dos 100 milímetros (mm), como Santana dos Garrotes, que teve a maior ocorrência de chuva, com 146 milímetros. Pedra Branca, também no Sertão, registrou 136,2 mm de precipitação, seguida de Aguiar, com 106,1 mm, e Conceição, com 102 mm.

As 269 estações monitoradas pela Aesa registraram chuva em 66 cidades. Em 15 cidades, as precipitações chuvosas ficaram acima dos 50 milímetros, como em Boa Ventura (88,2 mm), Bonito de Santa Fé (73,4 mm), Curral Velho (98 mm), Ibiara (77,2 mm), Igaracy (71,7 mm), Itaporanga (76,4 mm), Itaporanga/Fazenda Veludo (54,6 mm), Juru (58,8 mm), Manaíra (58 mm), Monteiro (87,3 mm), Nova Olinda (86 mm), Serra Grande (96 mm) e São José de Princesa (61,3 mm).

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, o período chuvoso está entrando em um período de regularidade e, com a constância das precipitações, em poucos dias os açudes já estarão conseguindo acumular água, melhorando as condições dos reservatórios que abastecem os municípios paraibanos. A previsão é de que, até o final de semana, continuem a ocorrer chuvas isoladas em quase todas as regiões do Estado.

Em Campina Grande, a chuva que caiu no início da tarde de ontem animou os campinenses e aumentou a expectativa de ver os efeitos da seca amenizados. A estimativa da Aesa é de que o açude de Boqueirão atinja 80% de sua capacidade até o final de abril.
Fonte: http://www.catingueiraonline.com

Paraibano pobre tem apenas 3% de chances de ter boa nota no Enem, diz estudo


Primeiro relatório do NEES foi divulgado nesta quinta-feira, em evento realizado na UFPB (Foto: Reprodução)Primeiro relatório do NEES foi divulgado nesta
quinta-feira, em evento realizado na UFPB
(Foto: Reprodução)
Na Paraíba, um estudante pobre, com renda familiar de no máximo um salário mínimo, tem apenas 3% de possibilidade de estar no grupo de 10% dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que obtêm as melhores notas. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (21) e integra o primeiro relatório do Núcleo de Estudos em Economia Social (NEES), formado por alunos, pós-graduandos e professores daUFPB.
De acordo com o boletim “Nota do Enem e Background Familiar: Uma Avaliação dos Estudantes Paraibanos”, um estudante considerado rico, com renda a partir de nove salários mínimos, possui a probabilidade de 49% de fazer parte do grupo das melhores notas. Em comparação, um estudante pobre precisa se esforçar 16 vezes mais que um estudante considerado rico.
O relatório aponta ainda que, além da renda familiar, o grau de escolaridade dos pais dos estudantes interfere diretamente no desempenho no Enem. A possibilidade de um estudante filho de mãe analfabeta tirar uma nota superior à média nacional é de aproximadamente 27% contra 69% caso a mãe seja graduada, aponta o estudo.
Formação do NEES
Por fim, o boletim da NEES ressalta que os resultados apontam um maior grau de desigualdade de oportunidades para Paraíba e para a Região Nordeste, quando comparado à Região Sudeste. O documento sugere inclusive que ser filho de pais analfabeto na Paraíba e na Região Nordeste tem uma influência maior que apresentar as mesmas circunstâncias na Região Sul ou Sudeste. Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 63% da população paraibana com 25 anos ou mais não tem instrução ou não concluiu o Ensino Fundamental.
Segundo o professor coordenador do NEES, Herbert Oliveira Rego, o grupo foi formado para que dados e pesquisas acadêmicas sejam divulgadas de maneira acessível a população. “A nossa intenção com o NEES é estreitar a relação da academia com a população. Usar dados oficiais, cruzar com outras informações e chegar a informações novas que ajudem a entender nossa condição”, explica.

O professor de Ciência Política Ítalo Fittipaldi, um dos integrantes do grupo de pesquisa, explica que os boletins podem servir de base para o desenvolvimento de novas políticas públicas. “A importância política deste trabalho concerne justamente na possibilidade do poder público ter um ponto de partida para novas políticas públicas. A nossa intenção é mostrar a situação dos indicadores sociais da Paraíba da maneira mais transparente possível, independente da gestão”, completou. Os relatórios devem ser publicados de maneira trimestral no site do NEES.
G1pb

Suíços criam canudo que filtra água contaminada


Pintou limpeza – Uma empresa suíça criou um canudo que elimina elementos nocivos à saúde encontrados na água contaminada, como bactérias e vírus. Cada canudo possui um potente sistema de filtragem, que pode ser usado para limpar até 700 litros de água – quantidade média consumida anualmente por cada pessoa.
Batizado de LifeStraw (em português, “Canudo da Vida”), o tubo de plástico é bem mais grosso que um canudinho convencional e elimina praticamente todos os elementos nocivos que contaminam a água, responsáveis por causar doenças como cólera, diarreia e febre tifoide. Além disso, o “Canudo da Vida” destrói 99% dos vírus que circulam no sistema de filtragem, elaborado a partir de fibra halógena.

Ao longo de uma série de testes, a Universidade da Carolina do Norte comprovou que o canudo consegue filtrar totalmente as amostras de água contaminada com as bactérias Escherichia coli B e Enterococcus faecalis, além do vírus MS2 colifago, iodo e prata. Assim, as cobaias ingeriram água potável por meio do canudo de filtragem instantânea.
No entanto, o LifeStraw não consegue eliminar metais pesados da água, como ferro e flúor, e também não está apto a remover parasitas, como a giárdia e o criptosporídio. Cada canudo, que tem menos de 25 centímetros de comprimento, pode filtrar até 700 litros de água – estimativa média do consumo anual de água por pessoa.
Agora, o objetivo dos criadores é levar o produto a ONGs e grupos de ajuda humanitária, mas, de acordo com o CEO da empresa, Mikkel Frandsen, nem todos demonstram interesse por soluções que melhorem o acesso e a qualidade da água nas regiões carentes. “Ninguém está estrelando uma campanha de erradicação da diarreia”, declarou o CEO para a Scientific American.
A empresa de relações públicas Saatchi & Saatchi indicou o Canudo da Vida como a principal ideia que mudará o mundo nos próximos anos, em uma competição recente entre inovações tecnológicas com impacto na ajuda humanitária, na educação e na medicina. O grupo Vestergaard Frandsen, que desenvolveu o sistema, recebeu uma quantia de 100 mil dólares para ser investida no produto. (Do CicloVivo com informações do Scientific American)
Fonte: http://ucho.info

Pequenos cuidados na rotina evitam o desperdício de água


Uma torneira pingando pode chegar a um desperdício de 46 litros de água por dia. (Imagem:sesshudesign.com)Uma torneira pingando pode chegar a um desperdício de 46 L de água por dia. A água está presente em todos os organismos vivos e é essencial para os seus metabolismos, prova disso é que o ser humano não consegue privar-se de água por mais de 48 horas. 

Logo, ter água para a satisfação das necessidades biológicas é essencial para a vida, mas nem por isso, o homem pára de desperdiçá-la. A guerra pelo petróleo já é uma realidade. Toda vez que os países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) fecham as “torneiras”, é um rebuliço mundial. A economia no planeta sofre reflexos imediatos, e todos nós sentimos no bolso na hora de abastecer os veículos. 

No futuro, diversos especialistas atentam para uma nova guerra, cujo objetivo será a água. Por isso, é fundamental economizar os recursos hídricos, começando com simples ações dentro de casa. 

Uma pessoa que escova os dentes em cinco minutos com a torneira aberta, pode gastar 12 litros de água. No entanto, se a escova for molhada, e a torneira fechada na sequência, a economia gira em torno de 11,5 litros de água. 

Ao fazer a barba em cinco minutos, com a torneira aberta, pode-se gastar até 12 litros de água. Porém, muita água seria economizada usando a pia como um “tanque”. O mesmo pode ser feito para higienizar as mãos. Assim, é possível economizar cerca de dez litros de água. 

Um banho de 15 minutos, com o registro totalmente aberto, consome 135 litros de água, mas desligando o chuveiro enquanto a pessoa se ensaboa, esse consumo pode cair para 45 litros. 

E que tal reutilizar a água usada na lavagem de roupas, para a limpeza do quintal? Mudar os hábitos é somente vantagem para sua conta de água no final do mês. Mas, no final, todos ganham. Com informações do "Os dez mais".
Fonte: http://www.ciclovivo.com.br

Gugu deverá visitar Bananeiras na próxima semana


Apresentador Gugu
O apresentador Augusto Liberato, popularmente conhecido por Gugu, visitará na próxima semana, dia 27 de março, o município de Bananeiras. O apresentador deverá vir a cidade paraibana com o quadro ’De Volta pro Meu Aconchego’, onde deverá trazer de São Paulo uma família bananeirense. A equipe que dará todo o aparato necessário para a migração, irá presentear ainda a família com uma casa.

Na carta enviada à equipe, a família bananeirense conta que enfrenta dificuldades financeiras na cidade de São Paulo e pede um auxílio para voltar à Paraíba, onde viviam anteriormente.  

‘De Volta pro Meu Aconchego’ é um quadro realizado pelo Programa do Gugu  para ajudar as pessoas que moram longe de suas famílias, mas que, como os bananeirenses, não têm condições financeiras para voltar a cidade natal. A cada semana uma família é beneficiada pela equipe, que conseguem reencontrar a família distante. O programa é apresentado todos os domingos, no Programa do Gugu, na Rede Record.
Fonte: http://portalcorreio.uol.com.br

Procon aponta redução do preço da gasolina em postos de João Pessoa


Uma pesquisa do Procon de João Pessoa divulgada nesta quinta-feira (21) apontou que o preço da gasolina comum vendida na capital paraibana continua com tendência de queda. Segundo o órgão, 61 postos pesquisados baixaram os preços, 34 mantiveram e apenas três fizeram reajustes no valor do litro do combustível, isso em comparação com a última pesquisa realizada há 15 dias.
O menor preço praticado na venda do litro da gasolina comum é de R$ 2,52. De acordo com o Procon, diversos postos estão vendendo o combustível com este preço, entre eles a Rede de Postos Opção (Centro, Tambiá, Torre, Castelo Branco, Distrito Industrial, Mangabeira, Bessa, Brisamar, Manaíra e Alto do Mateus), Nossa Senhora de Fátima (Bairro dos Estados), Metrópole (Tambiá) e Fan-Mah (Varadouro). O maior valor encontrado no litro da gasolina comum foi R$ 2,89, com uma variação de até 15%.
Em relação ao etanol, 15  postos baixaram o valor do produto, 50 mantiveram e 29 aumentaram, sendo que oito destes  devem ser notificados pelo Procon-JP. O menor preço praticado para a venda do litro do etanol é de R$ 2,12 e o maior de R$ 2,46. A variação também chega a 15,5%.
A pesquisa com os preços dos combustíveis em João Pessoa vem sendo realizada quinzenalmente pelo Procon-JP. O objetivo é monitorar o valor dos produtos para ajudar o consumidor no planejamento do orçamento mensal. O levantamento completo pode ser conferido no site do Procon.Na venda do diesel, apenas dois postos baixaram o preço do litro do produto. Vinte e três mantiveram o preço e houve reajuste em 70 postos, sendo que destes, cinco devem ser notificados pelo Procon-JP. A variação no preço do diesel chega a 15,6%. Em relação ao gás natural, todos os 14 postos que comercializam o produto, seguem sem alteração nos preços praticados. A variação chega a 7,1%.
G1pb

Guaxinim é capturado em área urbana na Paraíba, diz Polícia Ambiental


Guaxinim estava em cima de uma mangueira, no bairro de Mangabeira (Foto: Walter Paparazzo/G1)Guaxinim estava em cima de uma mangueira, no bairro de Mangabeira (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um guaxinim foi capturado no bairro Nova Mangabeira, em João Pessoana manhã desta quinta-feira (21), segundo informações do Batalhão Ambiental da Polícia Militar . De acordo com o sargento Sandro Andrade, encontrar esse tipo de animal em uma área urbana não é comum e pode até ser inédita. “Podemos afirmar que é algo que foge bastante da normalidade. O guaxinim é um animal que vive em mangues e costuma ser muito arisco”, disse.

O sargento disse também que a comunidade do bairro Nova Mangabeira correu risco. “Muita gente não sabia o que era. Uns diziam que era uma raposa, outros, que era um timbu. Caso alguém se aproximasse dele, poderia ser atacado, já que o guaxinim costuma ser muito arisco”, pontuou.
Sandro Andrade informou ainda que uma das hipóteses para ele estar em área urbana é que alguém estaria criando o animal. “Outra possibilidade é que o animal tenha saído do seu habitat natural por causa de fome, ou tenha se perdido do seu grupo”, acrescentou.
Após captura, animal foi encaminhado para o Centro de Triagem do Ibama (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Para capturar o animal, os policiais enfrentaram dificuldades. “Nós tivemos bastante dificuldade para capturá-lo por causa da sua natureza arisca. A única coisa que facilitou foi o cansaço visível do bicho”, contou Sandro Andrade.
Ele foi pego em cima de uma mangueira e levado para o Centro de Triagem do Ibama (Cetras). Segundo o sargento, após um período de observação, o animal será devolvido ao habitat natural. “Esse período de observação é necessário para avaliarmos se ele está doente e se tem condições de sobrevivência na natureza”, finalizou.
G1pb

Réus do caso Asfora são absolvidos em júri popular em Campina Grande


Juiz proferiu a sentença, absolvendo os réus (Foto: Taiguara Rangel/G1)Juiz proferiu a sentença, absolvendo os réus
(Foto: Taiguara Rangel/G1)
Os réus do caso Asfora, Marcelo da Silva e Gilvanete Vidal, foram absolvidos em julgamento na tarde desta quinta-feira (21), em Campina Grande. A sessão concluiu que o ex-vice-governador da Paraíba Raymundo Asfora foi, de fato, assassinado. Porém, a maioria dos jurados, não considerou que os acusados foram os autores do crime.

O juiz Alberto Quaresma, do 2ª Tribunal do Júri de Campina Grande, proferiu a sentença por volta das 17h. O político foi morto em 6 de março de 1987.

O promotor Osvaldo Barbosa disse que já aguardava a sentença. "Nós, enquanto Ministério Público, sabíamos da dificuldade para provar a culpa, mas nosso objetivo maior foi alcançado, era provar para todo o Brasil que Raymundo Yasbeck Asfora foi assassinado. Tanto é que a banca de defesa se quedou a reconhecer que houve o homicídio", disse.

A defesa dos réus concordou com o homicídio. "Apesar de confirmado o homicídio, a materialidade da autoria não foi comprovada. Houve a anuência do Ministério Público, que atuou como fiscal da lei, conforme as provas dos autos. Agiu como um defensor da sociedade e o que a sociedade quer é justiça", afirmou o advogado de defesa Raimundo Licarião.

O fotógrafo Marcelo da Silva afirmou estar aliviado com a sentença. "Esses 26 anos foram um martírio. Espero agora conseguir retomar minha vida". A viúva Gilvanete Vidal preferiu não dar entrevista sobre o desfecho do julgamento.

Foto do documento com a transcrição do Caso Asfora  (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Evidência de última hora
Uma transcrição realizada pela Polícia Federal, a partir da gravação de diálogos que teriam acontecido na residência de Omar Asfora, filho de Raymundo Asfora, foi trazida à tona nesta quinta-feira (21). O promotor Osvaldo Lopes Barbosa relatou aos jurados uma conversa presente nos autos, decupada e transcrita sob determinação do ex-superintendente regional da Polícia Federal na Paraíba, Gustavo Gominho.

A conversa, segundo o Ministério Público, não foi investigada por se tratar de uma gravação ilegal, sem autorização judicial. No diálogo que segue, um então delegado comissionado de Conceição do Piancó, no Sertão paraibano, conta ao filho de Asfora e amigos, durante uma festa, que "sabia de todo o complô para matar Asfora, a mando de gente do alto escalão, mas não podia fazer nada porque senão morria também".

Segundo a gravação, dois policiais militares seriam responsáveis pelo assassinato, um deles tendo atirado e outro 'segurado' o corpo da vítima. Todos os supostos envolvidos já estão mortos, segundo o MP, inviabilizando o retorno da peça à fase de inquérito policial.

O promotor defendeu ainda a condenação dos acusados, Marcelo da Silva e Gilvanete Vidal, com base no depoimento constando nos autos em que o primeiro teria sido autor do homicídio, juntamente com o caseiro João da Costa, já morto, a mando da viúva Gilvanete.
O fotógrafo Marcelo, à época motorista de Asfora, afirmou que nunca cometeria o crime. "Jamais mataria Raymundo. Meu nome surgiu porque o caseiro foi coagido pela Polícia Civil, ele disse isso à Polícia Federal depois, que os policiais levaram ele para um matagal, deram tiros para o alto e disseram que ele só saia de lá se desse um nome. Nesse dia eu só soube da morte à tarde, quando cheguei lá o corpo já tinha sido removido. Eu acredito que ele cometeu suicídio, já presenciei ele tentar suicídio quando separou-se da primeira esposa", disse.

A viúva manteve a mesma versão dos fatos. "Não é verdade que fui mandante, não sei o motivo da acusação. Em tempo algum traí Raymundo Asfora, tenho a consciência tranquila. Nosso relacionamento não estava bem, quando ele bebia ficava agressivo, irreconhecível e depressivo. Bebia muito. Nunca me bateu, mas me agrediu verbalmente. Nunca ouvi que ele foi perseguido, comentou-se nomes de vários políticos que queriam ele morto à época, mas nunca me disseram nada. Não acredito que ele tenha sido assassinado", afirmou.

O julgamento
O Tribunal de Justiça da Paraíba havia anulado o primeiro julgamento, determinando que os acusados fossem levados a um novo júri popular. Naquela oportunidade, o Conselho de Sentença havia absolvido os réus, com base na tese de suicídio. O Ministério Público recorreu, com o argumento de decisão ter sido contrária à prova dos autos, já que existe uma perícia técnica que aponta para um possível homicídio.
G1pb

Polícia da PB registra roubo de carga com sequestro relâmpago no Sertão


Quatro homens armados roubaram uma carga de produtos de higiene e fizeram um caminhoneiro refém durante um sequestro relâmpago nesta quinta-feira (21) em Patos, no Sertão paraibano. De acordo com informações do 3º Batalhão da Polícia Militar, a vítima estava em um posto na BR-230 quando foi abordada. O motorista só foi liberado no município de Serra Negra, no estado do Rio Grande do Norte.
Ele foi liberado em um matagal na zona rural de Serra Negra-RN e o caminhão foi encontrado abandonado nas imediações de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, sem nenhum produto da carga de alimentos e produtos de higiene doméstica e pessoal.Segundo a polícia, o caminhoneiro de 33 anos estava em um posto de combustíveis na saída de Patos, por volta das 15h, quando foi rendido por um homem armado com uma pistola, que anunciou o assalto e entrou no caminhão, mandando a vítima começar a dirigir. Outros três suspeitos em um Chevrolet Corsa Classic davam cobertura e seguiram o caminhão, 'escoltando' o caminhoneiro até o anoitecer de quinta-feira.
Viaturas do 3º Batalhão da Polícia Militar realizaram diligências na região, mas nenhum suspeito foi preso nas rondas. O caminhoneiro prestou depoimento à Polícia Civil de Patos e o boletim de ocorrência foi encaminhado para investigação na delegacia de Roubos e Furtos de João Pessoa.
G1pb

Crack pego com aluno do colégio da PM foi encontrado em ação da escola


Uma ação interna no colégio estadual administrado pela Polícia Militar descobriu aluno com 42 pedras de crack no final da tarde da quarta-feira (20). Adroga foi apreendida com um estudante de 17 anos dentro da escola, em João Pessoa. De acordo com o diretor da unidade, capitão Elmer Oliveira, a droga foi detectadas após um funcionário da escola perceber um cheiro estranho vindo de uma das mochilas em uma sala, quando todos os alunos estavam no laboratório de informática.
Segundo o diretor, a mochila foi levada pelo funcionário até a direção, onde foi feita uma revista e descoberta a droga. “Chamamos o aluno até a direção, e lá ele confirmou que a droga era dele. Muito arrependido, ele disse que não era usuário nem tinha oferecido para ninguém, apenas havia recebido as pedras de droga fora da escola por um conhecido que havia  dito que poderia ser feito muito dinheiro vendendo aquilo”, explicou.
Ainda conforme Elmer Oliveira, o aluno relatou também que já tinha se arrependido antes mesmo de a droga ter sido descoberta e que iria entregar ao pai, que é policial militar, assim que chegasse em casa. Após a descoberta da droga, o pais do adolescente foram chamados para a escola. Segundo o diretor, por vergonha, os próprios pais pediram a transferência do filho para outra escola.
O capitão Elmer Oliveira explicou que a droga foi encontrada após suspeita de funcionário (Foto: André Resende/G1)
O capitão Elmer Oliveira explicou que a droga foi
encontrada após suspeita de funcionário
(Foto: André Resende/G1)
“Os pais estavam tristes, envergonhados, tanto que a saída do aluno da escola foi um pedido deles. Pelo comportamento que ele sempre demonstrou, pelo que os pais nos contaram, o aluno foi enganado pela possibilidade de dinheiro fácil. O aluno chorou muito, pediu desculpas ao colégio, aos pais, aos professores”, comentou. O adolescente pego com a droga é estudante da 1ª série do ensino médio.
Apesar do registrado, o capitão Elmer Oliveira explicou que não haverá numa mudança no regime de segurança da unidade. Ele afirma que continuará sendo posto em prática as medidas já existentes. “Continuaremos orientando os aluno por meio da disciplina Instrução Geral, que além de apresentar normas de conduta, indicam os perigos da droga, assim como através do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Pedimos também que os pais conversem com os filhos, orientem, vasculhem suas mochilas, que eduquem para que seus filhos não sejam ludibriados”, concluiu.
G1

Motorista diz que ciclista atropelada em SP passou sinal vermelho


A ciclista que foi atropelada em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulona noite desta quinta-feira (21), passou o sinal vermelho, segundo o motorista do ônibus que a atingiu e testemunhas. O namorado da vítima, entretanto, nega.
O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Rebouças com a Rua João Moura. O motorista do coletivo afirma que a arquiteta Renata Minerbo, de 25 anos, ultrapassou o sinal fechado. “Na hora que eu cruzei o farol, ela cruzou na minha frente. Daí foi impossível parar”, disse o motorista Elizandro Hernandes. Porém, o namorado da vítima contou ao Bom Dia São Paulo que a arquiteta contou que não desrespeitou a sinalização de trânsito.
Renata ia para casa quando foi atingida pelo veículo que trafegava na faixa exclusiva para ônibus, no sentido bairro da Avenida Rebouças, por volta das 22h. Ela foi levada ao Hospital Nove de Julho. A ciclista, que usava os equipamentos de segurança, como capacete e cotoveleiras, bateu no parabrisa do ônibus. Ela machucou uma vértebra e costelas. A bicicleta elétrica ficou retorcida em baixo do ônibus.

Atropelamento na Paulista
O estudante Alex Kosloff Siwek, de 21 anos, que estava preso desde o dia 10 por atropelar um ciclista e decepar o braço dele na Avenida Paulista, deixou a Penitenciária Doutor José Augusto Salgado (P2) de Tremembé, no interior de São Paulo, na noite desta quinta. O pedido de liberdade provisória foi concedido durante a tarde, em caráter liminar, pelo relator Breno Guimarães, da 12ª Câmara de Direito Criminal. A Justiça também decidiu pela suspensão da habilitação do jovem.
G1

Qualidade de rios em nove estados está ruim ou regular, aponta estudo


Rios e córregos
      
       Município

Qualidade
Rio Itanháem
Itanhaem (SP)
Regular
Rio Santo Amaro
Guarujá (SP)
Regular
Córrego Outeiro
São Sebastião (SP)
Ruim
Rio Una
Cabo Frio (RJ)
Regular
Rio Capivari
Silva Jardim (RJ)
Regular
Rio Bengalas
Nova Friburgo (RJ)
Regular
Rio Paquequer
Teresópolis (RJ)
Ruim
Rio Grande
Rio de Janeiro (RJ)
Ruim
Rio dos Macacos
Rio de Janeiro (RJ)
Regular
Rio Paraíba do Sul
Volta Redonda (RJ)
Ruim
Rio Cubatão
Cubatão (SP)
Ruim
Córrego dos Cubas
Guarulhos (SP)
Regular
Rio Bussocaba
Osasco (SP)
Ruim
Rio dos Macacos
Rio de Janeiro (RJ)
Regular
Rio Cocó
Fortaleza (CE)
Regular
Rio Maranguapinho
Fortaleza (CE)
Regular
Rio Potengi
Natal (RN)
Regular
Rio Pitimbu
Natal (RN)
Ruim
Rio Sanhauá
João Pessoa (PB)
Regular
Rio Cuiá
João Pessoa (PB)
Regular
Rio Capibaribe
Recife (PE)
Ruim
Açude do Prata
Recife (PE)
Regular
Rio Salgadinho
Maceió (AL)
Ruim
Rio Pratagy
Maceió (AL)
Regular
Rio Poxim
Aracaju (SE)
Regular
Rio Vaza-Barris
Aracaju (SE)
Regular
Rio Buranhém
Porto Seguro (BA)
Regular
Rio da Vila
Porto Seguro (BA)
Regular
Rio Jaguaribe
Salvador (BA)
Regular
Rio Pituaçu
Salvador (BA)
Regular
Avaliação feita em 30 rios, córregos e um açude, distribuídos por nove estados, indica que a qualidade da água de 70% dos locais analisados é regular e os 30% restantes tem nível ruim.

Nenhum dos pontos de coleta conseguiu a soma necessária para alcançar os níveis bom ou ótimo, de acordo com a análise feita pela organização não-governamental SOS Mata Atlântica, divulgada na véspera do Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22).

De acordo com a ONG, 27 rios, dois córregos e um açude foram analisados entre janeiro e dezembro do ano passado em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe. Destes corpos d’água, 26 foram verificados pela primeira vez.
Segundo o estudo, nove rios tiveram a qualidade da água classificada como ruim.
Entre eles está o trecho do Paraíba do Sul que passa por Volta Redonda (RJ), o Capibaribe, no Recife, e o Cubatão, localizado na cidade de mesmo nome, na Baixada Santista (SP).
Entre os que foram classificados com a qualidade regular estão os rios Jaguaribe, em Salvador (BA), Macacos, no Rio de Janeiro (RJ), Potengi, em Natal (RN) e Maranguapinho, em Fortaleza (CE).
As análises que melhor tiveram resultado foram as do Rio Vaza-Barris, em Aracajú (SE) e do Rio Pratagy, em Maceió (AL) -- apesar de terem sido classificadas como regulares.
Segundo Malu Ribeiro, coordenadora do Programa Rede das Águas, o monitoramento indica que os rios das grandes cidades brasileiras estão com “a qualidade bem longe do ideal” e serve de alerta para que “as pessoas fiquem atentas e cobrem do poder público ações para transformar essa realidade”.

Qualidade das águas no Brasil
Apesar do desenvolvimento do país e enriquecimento da população, o Brasil ainda não conseguiu alcançar 100% da coleta de esgoto, principal causador de poluição hídrica no país.

De acordo com o relatório “Conjuntura dos Recursos Hídricos”, divulgado em 2011 pela Agência Nacional de Águas (ANA), o país coleta 56,6% do esgoto doméstico urbano.

Entretanto, apenas 34% deste volume passa por tratamento. Além deste problema, não existe ainda uma rede integrada de monitoramento da qualidade das águas.

Segundo a ANA, em nove estados ainda não existem quaisquer pontos de medição de possíveis alterações. Além dos sete estados da região Norte, Santa Catarina e Maranhão não verificam os dados.

O governo prevê para 2015 uma integração de dados sobre a qualidade da água que vai possibilitar a verificação de 4.400 pontos de coleta instalados em rios, nascentes e reservatórios.

Investimentos
Nesta quinta-feira (21), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou que serão liberados R$ 100 milhões ao longo de cinco anos para ajudar os estados a adotarem medidas para gestão de seus recursos hídricos.

O objetivo, disse a ministra, é incentivar o fortalecimento dos Sistemas Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos, “desde sofisticar a medição e a qualidade de dados, como contratar gente, ajudar os estados a contratar pessoal especializado”.

Segundo informou o presidente da ANA, Vicente Andreu, os recursos serão disponibilizados mediante o cumprimento de metas por parte do estado. “A ideia é construir um sistema nacional para a governança eficaz dos recursos hídricos que garanta a oferta de água em quantidade e qualidade, no futuro, em todo o território nacional”, comentou.

Águas subterrâneas
Existe ainda a preocupação com as águas subterrâneas, que começaram a ser analisadas devido ao risco de contaminação por esgoto não tratado e resíduos industriais.

Em 2011, a União liberou R$ 15 milhões para que investigações e testes fossem feitos em bacias como a rio Amazonas, no Norte, e São Francisco, no Nordeste. Os estudos ainda não foram concluídos.

Segundo a ANA, a expansão das cidades, com mais indústrias e bairros, muitas vezes sem infraestrutura de saneamento básico, pode já ter causado a contaminação do solo de reservatórios naturais, mesmo aqueles localizados a uma profundidade que varia de 80 metros a 1.000 metros de profundidade.

G1
Rio Pratagy, em Maceió (AL) foi considerado regular pela análise feita pela ONG SOS Mata Atlântica (Foto: Divulgação/SOS Mata Atlântica)Rio Pratagy, em Maceió (AL) foi considerado regular pela análise feita pela ONG SOS Mata Atlântica (Foto: Divulgação/SOS Mata Atlântica)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...