segunda-feira, 25 de março de 2013

PESQUISA ENTRE PREFEITOS APONTA PREFERÊNCIA DE RICARDO NO GOVERNO E RÔMULO, NO SENADO


A Revista Tribuna realizou com os prefeitos da Paraíba uma pesquisa para constatar a preferência dos gestores na disputa estadual de 2014. Na edição 156, março de 2013, a Revista revela que o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) são os mais cotados para o governo e o senado.

O levantamento foi feito com os prefeitos no encontro que o Governo do Estado realizou com os gestores municipais, no dia 18 de fevereiro. A pesquisa mostra que Ricardo Coutinho tem 50% da preferência para a reeleição e Rômulo Gouveia tem mais que o dobro do segundo colocado, com 37,2% da preferência na disputa pela vaga no Senado.

Lideranças que podem ser decisivas nas eleições estaduais, os prefeitos da Paraíba apontaram da seguinte forma a preferência para a disputa de 2014.

Para senador:

Rômulo Gouveia PSD – 37,2%;

Wilson Santiago PMDB - 17,8%;

Aguinaldo Ribeiro PP – 14,2%;

Cícero Lucena PSDB - 8,7;

Ricardo Marcelo PEN - 6,1%;

Veneziano PMDB – 6,1%

Maranhão PMDB - 1%

Não opinaram - 14,2%.



Para governador:

Ricardo Coutinho PSB – 50%;

Cássio Cunha Lima PSDB – 17,8%;

Aguinaldo Ribeiro PP – 7,1%;

Veneziano PMDB - 6,1%;

Ricardo Marcelo PEN – 4,6%;

Luciano Cartaxo 1%;

Não opinaram 13,2%.


FONTE: http://www.politicapb.com.br

Previsão: Vórtice Ciclônico deverá ocasionar mais chuvas no interior da Paraíba. Confira!


Previsão: Vórtice Ciclônico deverá ocasionar mais chuvas no interior da Paraíba. Confira!Apesar das condições oceânicas ainda estarem desfavoráveis para uma boa estação chuvosa em 2013. O físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira vem trazer uma boa notícia para a população sertaneja, a continuidade das chuvas no semiárido paraibano.
Segundo Rodrigo, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) está atuando sobre o nordeste, com núcleo sobre o Oceano Atlântico Sul, na altura da costa da Bahia, e está recebendo umidade oriunda das regiões Centro-oeste e Sudeste.
 
Dessa forma, o especialista prevê a ocorrência de chuvas de natureza isolada no interior da Paraíba entre os dias 24 e 29 de Março, as quais servirão para aliviar um pouco o forte calor das últimas semanas e armazenar água nos reservatórios principalmente naqueles de pequeno e médio porte.
 
Chuvas que estão ocorrendo agora em Março não representam o inverno (estação chuvosa) do semiárido
 
Apesar de animadoras, as chuvas registradas agora em Março não constituem o inverno regular do semiárido paraibano, tratam-se apenas de chuvadas. Dessa forma, de acordo com Rodrigo, quando este vórtice dissipar, as chuvas irão desaparecer da região, isso porque o Oceano Atlântico Sul na altura da costa nordestina não esquentou, fato que inviabiliza a ocorrência de uma estação chuvosa de qualidade na região.
 
O limite para aquecimento das águas do referido oceano é 20 de Março, como o mesmo não esquentou, tal fato resulta numa estação chuvosa muito irregular e em poucas chuvas no setor norte do nordeste, dentro do período de estação chuvosa da região, que dura de Fevereiro a Maio.
 
Vórtice Ciclônico está melhorando a situação de seca forte na região
 
Rodrigo disse que mesmo com suas previsões indicando chuvas de 50% a 70% abaixo da média, o fato das chuvas estarem caindo de uma vez ameniza a situação dos mananciais do semiárido paraibano, pois há um maior armazenamento de água, fato que pode ser importante para o abastecimento das comunidades.
 
Rodrigo Cézar Limeira é formado em Física e em Meteorologia e tem Mestrado em Meteorologia. Atualmente é o físico responsável pelo Espaço Energia (museu de eletricidade da Energisa) na Cidade de Sousa/PB.
Fonte: http://www.diariodosertao.com.br

Garrafa purifica água em 60 segundos


<p>
 A garrafa possui um sistema que consiste em uma garrafa de plástico de 750 ml, uma tampa equipada com luz UV-C e um cabo USB. Foto: <a href="http://www.camelbak.com/" target="_blank">Divulgação</a></p>
Já está disponível no mercado uma garrafinha de água que possui um dispositivo de purificação. A empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia é a CamelBak, especializada na setor de garrafas de água.


De todos os produtos feitos pela companhia, provavelmente, nenhum foi tão revolucionário como a CamelBak All Clear. Ela possui um sistema que consiste em uma garrafa de plástico de 750 ml, uma tampa equipada com luz UV-C e um cabo USB. Esta combinação transforma a garrafa com água de origem duvidosa em água potável. Basta agitá-la por 60 segundos.

“A luz UV-C destrói o DNA de micróbios de todos os tamanhos, incluindo, bactérias, protozoários e vírus que são transmitidos pela água. A destruição do DNA de um micróbio impede a reprodução dos mesmos, e sem a capacidade de reprodução, eles são neutralizados e tornam-se inofensivos”, afirma a empresa.

Na tampa UV há duas baterias recarregáveis de íon-lítio capazes de executar, em uma garrafa cheia, mais de 80 ciclos de purificação com uma carga completa. Desta forma, é possível recarregar três garrafas por dia durante 26 dias seguidos com uma única carga.

Além das garrafas, a CamelBak trabalha com outros equipamentos para hidratação pessoal esportiva. O produto é vendido por 99 dólares, mas está disponível apenas nos Estados Unidos
Fonte: http://ciclovivo.com.br

Vida fácil atrai jovens para a prostituição


Já faz 12 meses que Raquel (nome fictício) tomou uma decisão que mudou o rumo da própria vida. Ela tinha 17 anos quando decidiu ingressar na prostituição, após ser influenciada pela irmã, que já fazia programas sexuais. A possibilidade de ganhar dinheiro rápido, sem precisar cursar faculdade ou enfrentar longas jornadas de trabalho, chamou a atenção da jovem.
Com um jeito despojado e roupas sensuais, ela começou a ajudar no sustento da casa com o lucro dos programas, mas se deparou com uma realidade de sacrifícios e perigos, impostos pelo preconceito e discriminação.

“A gente não tem apoio de nada e nem de ninguém. Eu não gosto dessa vida, não. Tenho sonho de arrumar um homem que goste de mim e me tire dessa vida. Estudo. Faço o segundo grau e quero arrumar um emprego melhor. Mas, enquanto isso não acontece, vou ficando por aqui mesmo”, conta.

Raquel está entre as quase 450 profissionais do sexo que atuam na Grande João Pessoa, segundo estimativa da Associação de Profissionais do Sexo da Paraíba (Apros-PB), entidade que representa as garotas de programa do Estado. Elas trabalham em bordéis, boates e em vias públicas espalhadas na capital e nos municípios de Santa Rita, Bayeux e Cabedelo.

Apesar das conquistas femininas, essas mulheres ainda sofrem preconceitos idênticos aos encontrados séculos atrás.

Considerada uma das profissões mais antigas do mundo, a prostituição é citada em relatos bíblicos como a causa do apedrejamento de muitas mulheres.

Apesar dos mais de dois mil anos que já se passaram, as chamadas “garotas de programa” ainda são vítimas de violência, como relata a presidente da Apros-PB, Luza Maria Silva.

“Ocorrem muitos casos de clientes que não querem pagar pelo programa; que contratam um tipo de serviço e, quando a gente chega no local, querem nos obrigar a fazer o que não foi acordado. É uma luta diária. A prostituta acaba dialogando com seu parceiro, tentando resolver tudo na conversa, por causa mesmo do sentimento de insegurança que existe entre nós”, disse.

Em João Pessoa, ainda de acordo com a Apros-PB, existem cerca de 30 pontos de prostituição. Destes, 12 ficam apenas na rua da Areia, localizada no Centro de João Pessoa, e que se destacou pela presença de bares e prostíbulos.

É nesse local, em um bar, ainda em reforma, onde Raquel trabalha. Ela e outras garotas ficam à porta, esperando por clientes. Quando eles chegam, são levados para os fundos do estabelecimento, onde ficam os quartos. A música alta e a pouca iluminação do local também cedem espaço para episódios de brigas e confusões.

“No último domingo, eu quase morri. Um cliente se negou a pagar pelo programa e ainda me ameaçou. Foi preciso chamar o dono do bar, que obrigou o cara a pagar. A polícia nem foi chamada”, disse uma profissional do sexo, que não quis se identificar.

Mulheres fazem 'ponto' na orla para obter lucro


Em João Pessoa, a orla do Cabo Branco, distante cerca de oito quilômetros da rua da Areia, concentra outros pontos de prostituição. Por ser uma área considerada nobre, margeada pela praia e refúgio de turistas, o local é escolhido por prostitutas que desejam ganhar mais. Na localidade, as garotas de programa ficam de prontidão, à espera de clientes até durante o dia. Algumas permanecem por até cinco horas, na calçada de uma rua, vestidas apenas por biquínis.

Segundo uma garota de programa que atua no local há mais de dois anos, e que não quis se identificar, o local foi escolhido pela questão financeira. “O programa custa R$ 100 e dura mais ou menos meia hora. Por dia, pego até três clientes. Faz dois anos que trabalho aqui, mas minha família não sabe”, diz outra mulher, de 20 anos, que frequenta o local.

Para a professora doutora da Universidade Federal da Paraíba, Nádja Carvalho, que reside na área próxima ao Cabo Branco, onde as garotas de programas fazem “ponto”, a situação é motivo de tristeza. “Muitas delas vieram de camadas sociais mais excluídas da sociedade; têm histórias de vida marcadas por abusos sexuais e chegaram a esse ponto por falta de oportunidades de vida”, lamenta.

Apesar de trabalharem em locais diferentes, as prostitutas sofrem da discriminação, que é causada até por órgãos públicos. Luza explica que a Apros se articula com órgãos públicos de saúde e organizações não governamentais para levar diversos tipos de assistência às prostitutas. No entanto, encontra dificuldades quando pede ajuda à área de segurança pública.

“O preconceito existe até mesmo entre algumas autoridades públicas. Há um tempo atrás, organizamos um evento, composto por várias mesas redondas, para tratar assuntos ligados às prostitutas. Representantes de diversos órgãos públicos participaram. Mas ninguém da Secretaria de Segurança compareceu”, lamentou.

“Até um tempo atrás, eram muitos comuns casos de prostitutas que eram abordadas nas ruas, de forma agressiva, por policiais.

Mesmo proibido por lei, eram revistadas por homens, que as apalpavam. Ainda havia casos de policiais que prendiam prostitutas e as obrigavam a fazer sexo com eles, para serem liberadas”, denunciou.

“Isso hoje é mais raro. Se acontece, as prostitutas não denunciam, porque têm medo de sofrer represálias. Afinal, estamos expostas, nos locais onde trabalhamos. Quem vai nos dá segurança?”, indaga.

 Profissionais têm medo e vergonha

Mesmo exercendo uma das práticas mais antiga dos mundo, muitas são as profissionais do sexo que sentem medo ou vergonha de assumir a atividade. Segundo a professora doutora da Universidade Federal da Paraíba Glória Rabay, isso ocorre por causa de uma questão cultural, que começou há mais de dois mil anos.

Com experiência de quem pesquisa há mais de 20 anos as questões envolvendo conquistas femininas, ela explica que a prostituição surgiu numa época em que as mulheres eram proibidas de fazer sexo antes do casamento. “A virgindade das filhas de famílias tradicionais eram guardadas para o casamento e era condição primordial para comprovar a santidade, a inocência e moral dessas mulheres”, diz a pesquisadora.

O problema surgiu, segundo a professora, porque os homens, por seu extinto, não ficaram sem relação sexual e começaram a pagar para ter sexo com as mulheres que aceitavam essa transação. “Com isso, as prostitutas, por não seguirem o que a sociedade pregava, eram apedrejadas, expulsas de casa, consideradas como um lixo, uma escória da sociedade. Isso já existia antes de Cristo”, completou.

“O sexo também era visto como algo pecaminoso, sujo, e quem o pratica também é visto assim. Só que a sociedade esquece que só existe prostituição porque existem clientes. Mas os homens não sofrem preconceito. Ainda é preciso muita luta para mudar isso”, observa.

A pesquisadora observa que a prostituição deve ser reconhecida como profissão, porque as praticantes precisam ter direitos essenciais. “Aposentadoria, auxílio-doença”, cita.

Criada em 2001, a Apros-PB surgiu com a finalidade de lutar pela regularização da prostituição como profissão. A proposta ganhou o apoio do projeto de Lei 4.211/12, de autoria do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), mas ainda tramita no Congresso.

Apesar da atividade ainda não ser profissão, as prostitutas lembram que a prática também não é crime e exigem respeito. “Se não é crime, não podemos ser discriminadas”, destaca Luza, na “profissão” há 25 anos.

Ela acrescenta que a questão financeira é o principal motivo que leva muitas mulheres a ingressarem na prostituição. “ Algumas poucas estão na vida porque gostam mesmo. Mas a maioria está por questão econômica”, ressalta.

Paula (nome fictício) ingressou na prostituta há quatro anos, quando tinha 31 anos. Todos os dias, ela faz “ponto” na praça Venâncio Neiva, Centro de João Pessoa. “Eu coloco meu sobrinho no colégio e vou para o Centro. Ao meio-dia, volto para casa para pegar a criança da escola. Depois de almoçar, volto para o 'ponto', onde fico até as 16h. É com esse dinheiro que sustento minha casa”, conta.
Fonte: http://www.jornaldaparaiba.com.br

Câmara de vereadores na Paraíba é arrombada e roubada, diz polícia


O prédio da Câmara Municipal de Guarabira, no Brejo paraibano foi invadido e roubado durante este final de semana, o arrombamento foi percebido por funcionários que acionaram a Polícia Militar que constatou a violação do prédio e isolou a área para realização da perícia. O vigilante do prédio não soube informar à polícia se o arrombamento aconteceu na madrugada do sábado (23) ou no domingo (24).
Apenas o dinheiro foi roubado do local, cheques, computadores e outros objetos não foram levados.De acordo com informações da Polícia Civil de Guarabira, a Câmara foi invadida a partir de uma porta que fica na parte de trás do prédio, ainda segundo a polícia os invasores entraram no auditório e em seguida arrombaram a porta da tesouraria levando do local uma quantia de R$ 1,5 mil em dinheiro, que seria destinado ao pagamento de funcionários.
Uma perícia foi solicitada e realizada na Câmara, os laudos serão enviados para o delegado do plantão desta segunda-feira (25) que irá ouvir os funcionários e dar os encaminhamentos à investigação do caso. A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o presidente da Câmara de Guarabira, o vereador Lucas Porpino, mas as ligações não foram atendidas.
G1pb

Torcedor é detido com armas e bomba caseira em Campina Grande


Foram apreendidos com torcedor do Treze faca, rojões e bola de sinuca com material explosivo (Foto: Divulgação/2ºBPM)Foram apreendidos com torcedor do Treze faca,
rojões e bola de sinuca com material explosivo
(Foto: Divulgação/2ºBPM)
Um torcedor foi detido com facas e uma bomba caseira pouco antes da partida de futebol entre Treze e Campinense, neste domingo (24), em Campina Grande. Conforme a polícia, foram apreendidos com ele cinco rojões, duas facas e uma bola de sinuca que continha no interior pólvora e pregos, formando um tipo de bomba caseira. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Central de Polícia Civil.
Segundo a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), foram usados gás lacrimogêneo e balas de borracha nos arredores do estádio Ernany Sátiro, no bairro do Catolé, para conter brigas entre torcedores.
"Tudo foi filmado pelas câmeras de vigilância do estabelecimento. Os policiais chegaram no local e foram recebidos com pedradas. Fizemos revista em todos e encontramos o material dentro da bolsa deste torcedor", informou o tenente-coronel Souza Neto, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar.A intervenção foi necessária depois que um grupo entre 30 e 40 pessoas, que estava indo para o estádio, entrou em uma farmácia e começou a agredir um torcedor lá dentro.
Durante a ação, o homem ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Segundo a polícia, ele está no local sob observação sendo escoltado por efetivo da PM.
G1pb

Polícia registra três homicídios em duas horas em Campina Grande


Três pessoas foram assassinadas a tiros em um intervalo de duas horas, na noite do domingo (24) em Campina Grande. Segundo a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o último crime aconteceu às 23h30, no bairro do Pedregal. Uma jovem de 18 anos foi encontrada morta na rua São Francisco.
Às 23h20, um homem de 24 anos foi assassinado no bairro do Alto Branco. Segundo a polícia, ele residia próximo ao local, no bairro Rosa Mística, e já encontrado morto pelos policiais, vítima de dois tiros no tórax e braço. Ao lado do corpo, foi achada uma pistola 380 de brinquedo. Testemunhas informaram à polícia que três pessoas estavam na região atirando para o alto e exibindo armas.Conforme a polícia, o corpo tinha marcas de tiros na cabeça. Testemunhas informaram aos policiais que um grupo de homens estava em dois veículos Chevrolet Celta, de cores preta e prata, atirando em via pública. Ao chegarem no local, as viaturas encontraram a mulher já morta.
Por volta das 22h, um agricultor de 45 anos foi encontrado morto no distrito de Galante. De acordo com a Polícia Militar, o homem foi assassinado com um tiro na cabeça. Ele residia no sítio Pau Careta.
Em nenhum dos crimes a polícia tem informações sobre o motivo ou autoria dos disparos. Rondas foram realizadas nas áreas dos homicídios, mas nenhum suspeito foi localizado nas diligências policiais. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.
G1pb

Polícia registra dois homicídios neste domingo em João Pessoa


Rapaz foi assassinado quando passava de moto no bairro do Padre Zé em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Rapaz foi assassinado quando passava de moto
no bairro do Padre Zé em João Pessoa
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem foi assassinado com vários disparos de arma de fogo no bairro do Padre Zé em João Pessoa, o crime aconteceu pouco tempo depois que um ex-presidiário foi morto a tiros no bairro de Mangabeira.
De acordo com informações da Polícia Militar a vítima teve morte imediata e não chegou a receber atendimento médico, equipes do Samu estiveram no local .
A vítima foi identificada, mas a polícia não soube informar se a vítima tinha alguma relação com o tráfico ou as motivações do assassinato. Até o momento nenhum suspeito do crime foi preso.
Em Mangabeira
Vítima foi atingida pelos disparos enquanto passava pela rua (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um ex-presidiário foi morto a tiros na manhã deste domingo (24) no bairro de Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, o jovem já teria passagens pela Penitenciária Flóscolo da  Nóbrega, o presídio do Roger, por tráfico de drogas e porte ilegal de armas.
De acordo com as informações da PM, um homem ainda não identificado, estaria em uma bicicleta aguardando a vítima, que foi atingida pelos tiros quando passava pela rua, a polícia informou ainda que o jovem já teria sofrido outras ameaças e tentativas de homicídio. O corpo foi levado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol).
G1pb

Site reúne 'elepato' e outras montagens de animais 'híbridos'


O site “Buzz Feed” selecionou uma série de posts feitos na rede social Reddit de fotos do que seriam “animais híbridos”, ou seja, imagens alteradas digitalmente que mostram como seria a mistura de duas criauras completamente diferentes, como o “elepato” (elefante e pato), a “lespa” (leoa e vespa) e até uma mistura de porquinho da Índia com um Leão.
A galeria completa pode ser vista aqui.
G1
Usuários alteraram imagens de diferentes bichos para criar animais 'híbridos' (Foto: Reprodução)Usuários alteraram imagens de diferentes bichos para criar animais 'híbridos' (Foto: Reprodução)
Utilizando softwars de edição de imagem, criaturas bizarras como a 'lespa' foram criadas (Foto: Reprodução)Utilizando softwars de edição de imagem, criaturas bizarras como a 'lespa' foram criadas (Foto: Reprodução)
Site compilou diversos posts feitos no Reddit que mostram montagens de animais (Foto: Reprodução)Site compilou diversos posts feitos no Reddit que mostram montagens de animais (Foto: Reprodução)

Camundongo tenta 'impedir' cobra de devorar 'amigo' em zoo chinês


Um camundongo foi fotografado no dia 5 de março tentando "impedir" uma cobra de devorar outro camundongo no zoológico de Hangzhou, na província de Zhejiang, na China. O roedor não conseguiu salvar o "amigo" e acabou virando comida de outra cobra.
G1
Camundongo tentou impedir cobra de devorar outro camundongo  (Foto: Reuters)Camundongo tentou impedir cobra de devorar outro camundongo (Foto: Reuters)

Morre o chef e churrasqueiro Marcos Bassi, aos 64 anos, em São Paulo


Marcos Bassi (à esq.) exibe peça de carne em seu açougue no Bixiga; churrasqueiro morreu na tarde deste domingo no Hospital Sírio-Libanês (Foto: Cleo Velleda/Folhapress)Marcos Bassi (à esq.) exibe peça de carne com a marca de seu açougue no Bixiga; churrasqueiro morreu na tarde deste domingo no Hospital Sírio-Libanês (Foto: Cleo Velleda/Folhapress)
Marcos Guardabassi, mais conhecido como Marcos Bassi, proprietário do restaurante Templo da Carne, no Bixiga, bairro da Bela Vista, região central, e notório especialista em cortes de carnes, morreu, aos 64 anos, no início da tarde deste domingo (24), no Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado para se tratar de um câncer no pulmão. A causa da morte não foi divulgada pelo hospital. O sepultamento de um dos mais conhecidos churrasqueiros do país será na tarde desta segunda-feira (25) no Cemitério do Araçá.
Filho de um alfaiate e de uma dona-de-casa italianos, Bassi nasceu e cresceu no tradicional bairro do Brás, na região central. Com 8 anos, já trabalhava de ambulante. Ainda jovem, abriu o primeiro açougue, com a ajuda da mãe, no Mercadão Municipal. O próximo passo foi transferir o seu açougue para a Rua Humaitá, no Bixiga, também na região central, denominando-o Casa de Carnes Bassi.
Em 1978, abriu o seu primeiro restaurante, o Bassi, na Rua 13 de Maio. Dentre os cortes de carne que ajudou a valorizar, estão o bombom de alcatra e o da fraldinha, até então considerada carne de segunda. Marcos Bassi deixa esposa e duas filhas.
G1

Laudo diz que chama de sinalizador foi a 1.200°C antes de fogo na Kiss


Um laudo do Departamento de Criminalística, que compõe o inquérito da Polícia Civil sobre o incêndio na boate Kiss, revela dados inéditos sobre os momentos que antecederam a tragédia do dia 27 de janeiro. O documento de 161 páginas aponta, por exemplo, que a temperatura causada pelas faíscas do sinalizador chegou a 1.267 °C, como mostra a reportagem do Teledomingo, da RBS TV (veja o vídeo).
De acordo com a perícia, temperaturas entre 271°C e 378°C já seriam suficientes para incendiar a espuma que fazia o isolamento acústico da casa noturna. "Certamente, o toque dessas centelhas com a espuma foi decisivo para todo esse acontecimento", afirmou o delegado Sandro Meinerz.
Vídeos gravados por celulares de pessoas que estavam na Kiss naquela noite mostram o momento em que o incêndio começou. Integrantes da banda tentaram, sem sucesso, apagar as chamas com um extintor, e a fumaça tomou conta do local em poucos segundos.
A assessoria do prefeito disse que é de responsabilidade da chefia de gabinete o despacho de ofícios que chegam até o executivo e que o material citado pela polícia foi encaminhado à secretaria de proteção ambiental.O inquérito da Polícia Civil também mostra um ofício do Ministério Público que, segundo a polícia, reforça as suspeitas de que o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, foi omisso. Ele está entre as 28 pessoas responsabilizadas pela tragédia. O documento do dia 6 de setembro de 2011 indica que o MP pediu informações ao prefeito sobre a documentação da boate Kiss. Na resposta, 15 dias depois, o secretário de Proteção Ambiental admitiu que o alvará da casa noturna estava vencido.
Banda de Kiko gravaria clipe na Kiss
Antes da tragédia, a banda Projeto Pantana, de Elissandro Spohr, estava pronta para gravar um clipe na boate Kiss. Um vídeo, que está em poder da polícia, mostra cenas em que o grupo usa fogos de artifício, o que confirma a tese de que shows pirotécnicos eram frequentes no local. Nas imagens, as chamas quase atingem o teto da casa.

Em depoimento ao Fantástico uma semana após a tragédia, Elissandro garantiu que fogos jamais haviam sido utilizados dentro da Kiss, nem mesmo pela banda Gurizada Fandangueira. De acordo com a polícia, uma apresentação semelhante a registrada no vídeo foi realizada no dia da tragédia.
Jader Marques, advogado de Kiko, afirmou que o clipe foi gravado fora do horário de funcionamento da boate, com equipamento específico e presença de profissionais especializados para lidar com a situação.
Entenda



O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro, resultou em 241 mortes. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. O inquérito policial, que indiciou 16 pessoas criminalmente, conclui que:

- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso no palco
- As faíscas atingiram a espuma do teto e deram início ao fogo
- O extintor de incêndio do lado do palco não funcionou
- A Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás
- Havia superlotação no dia da tragédia, com no mínimo 864 pessoas
- A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular
- As grades de contenção (guarda-corpos) obstruíram a saída de vítimas
- A casa noturna tinha apenas uma porta de entrada e saída
- Não havia rotas adequadas e sinalizadas de saída em casos de emergência
- As portas tinham menos unidades de passagem do que o necessário
- Não havia exaustão de ar adequada, pois as janelas estavam obstruídas

G1

Acidente deixa feridos em avenida da Zona Sul de SP


Três carros, um ônibus e uma moto se envolveram em um acidente na Avenida Senador Teotônio Vilela, em São Paulo. Um dos carros capotou; 4 pessoas ficaram feridas, uma ficou presa nas ferragens. O acidente teria ocorrido durante uma perseguição policial. (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)Veículos ficaram destruídos após o acidente (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Três carros, um ônibus e uma moto se envolveram em um acidente na Avenida Senador Teotônio Vilela, na Zona Sul deSão Paulo, no início da manhã desta segunda-feira (25). Um dos carros capotou. Quatro pessoas ficaram feridas e uma delas chegou a ficar presa nas ferragens. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros por volta das 5h.
Às 9h30, o acidente ainda inteditava duas das três faixas da avenida. O tráfego de veículos fluía apenas pela faixa da direita. Como reflexo dos bloqueios na pista, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), havia lentidão por aproximação para quem deixava a região de Parelheiros, no sentido Centro.
G1

Diretora de escola municipal do Rio é agredida por aluno de 15 anos


Diretora da Escola Municipal João Kopke é agredida por aluno. (Foto: Isabela Marinho / G1)Diretora da Escola Municipal João Kopke é agredida por aluno. (Foto: Isabela Marinho / G1)












A diretora da Escola Municipal João Kopke, Leila Soares, em Piedade, no Subúrbio do Rio, foi espancada na quinta-feira (21) por um aluno de 15 anos. Segundo informou a diretora-adjunta da escola, Ana Paula, nesta segunda-feira (25), Leila sofreu lesões no rosto, ficou com a face muito machucada e está de licença. Ainda de acordo com Ana Paula, o caso foi "pontual" e "a violência não é comum na escola".
A mãe de uma aluna de 13 anos, identificada apenas como Aline, afirmou que desde que a diretora Leila chegou à escola, ela tenta "melhorar o ambiente".
De acordo com Aline, antes do aluno agredir a diretora, uma briga entre dois jovens, na semana retrasada, movimentou a escola. "Minha filha me contou que um aluno jogou pedra em outro, que revidou", disse. A mãe ressaltou ainda que o consumo de drogas no entorno da escola é comum.
Jennifer foi aluna da escola há cinco anos e seu irmão estuda na instituição atualmente. Segundo ela, naquela época, já havia presenciado a tentativa de agressão de um aluno à mesma diretora.
"Acho que é porque ela quase não fica na escola. É difícil encontrá-la aqui. E quando chega quer botar moral e não consegue", afirmou a ex-aluna. De acordo com Jeniffer, o irmão dela costuma comentar que "a pancadaria" na escola é frequente.
Segundo nota da Polícia Civil, a vítima procurou a delegacia informando ter sido agredida por um aluno de 15 anos. O menor foi ouvido e a vítima encaminhada para exame de corpo de delito. De acordo com a delegada Cristiane Carvalho, da 24ª DP (Piedade), a vítima compareceu à delegacia sem apresentar lesões externas, contudo, foi encaminhada ao IML para averiguar lesões internas, no ouvido.
Ainda segundo a polícia, na delegacia, o aluno contou que agrediu Leila após a diretora do colégio o repreender por ele não voltar à sala após o intervalo de aula.
A Secretaria Municipal de Educação esclareceu, em nota, que não admite este tipo de conduta nas escolas da Prefeitura do Rio e já aplicou o Regimento Escolar Básico do Ensino Fundamental ao caso, com a transferência do aluno para uma outra unidade.
"É triste e lamentável. Não admitimos qualquer tipo de violência nas nossas escolas", declarou a secretária de Educação, Claudia Costin.
De acordo com a Polícia Civil, o caso foi enviado a Vara da Infância e Juventude e foi registrado na 24º DP (Piedade). A informação foi publicada pelo jornal O Dia nesta segunda-feira (25).
G1

Natália é eliminada do BBB 13 com 66% dos votos do público


Natália (Foto: Reprodução)Natália (Foto: Reprodução/BBB13)
A 'sister' Natália foi eliminada neste domingo (24) do “Big Brother Brasil 13” com 66,39% dos votos, após disputar a preferência do público com Fernanda.

Andressa, Nasser e Fernanda estão na final e disputam na próxima terça-feira (26) o prêmio de R$ 1,5 milhão.

G1

Reitoria recebe estudantes, discute sobre a greve de professores e expõe projetos para a classe estudantil


DSC03122O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, recebeu na manhã desta quarta-feira (20) um grupo de estudantes que buscaram esclarecimentos em torno das negociações que têm sido realizadas para pôr fim à greve dos professores. A reunião aconteceu no Gabinete do Reitor, no Campus I, em Campina Grande, e contou com a presença de mais de 30 alunos do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CAs).
Rangel ouviu atentamente os estudantes, mostrou que a Reitoria estava aberta a negociação com os dois sindicatos e, desde que o movimento foi deflagrado, estava buscando alternativas para solucionar o impasse. Ele reafirmou que o orçamento disponibilizado para a UEPB no exercício de 2013 – R$ 231 milhões – impossibilita a Administração Central de conceder os reajustes, o que iria estourar todo orçamento previsto para o ano.
O reitor apresentou, ainda, dados e números que retratavam a atual realidade financeira da Instituição. De forma enfática, mostrou que o orçamento proposto para esse ano é menor do que o executado em 2012 e que a UEPB só tem disponível R$ 30 milhões destinados para investimentos. “Estamos redefinindo toda planilha orçamentária, o chamado Quadro de Demonstrativo de Despesas (QDD), para saber onde podemos aplicar as fontes e as rubricas” explicou.
DSC03116Durante o encontro, os estudantes entregaram ao reitor uma petição assinada por mais de 1.400 alunos mostrando os prejuízos que a greve tem causado a mais de 22 mil alunos. A direção do DCE também entregou um documento com o mesmo objetivo. Eles pediram que os documentos fossem encaminhados ao governador do Estado, uma vez que o movimento grevista tem causado sérios prejuízos aos estudantes. De pronto, o reitor se comprometeu em protocolar os documentos e atender ao pedido dos representas da comunidade estudantil.
O reitor também elogiou a iniciativa dos estudantes e apresentou alguns projetos que pretende executar este ano visando garantir melhorias para a classe estudantil. Ele garantiu que, em 2013, a UEPB vai gastar com assistência estudantil mais do que no ano passado. Para isso, vai aumentar o valor das bolsas e o quantitativo na área de residência e alimentação.
Esse aumento, conforme explicou Rangel Junior, será possível porque a UEPB conseguiu R$ 1,5 do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para a assistência estudantil. “O fato de termos entrado no SISU, com metade das vagas disponibilizadas para acesso pelo SISU, permitiu que a Universidade captasse recursos para ser utilizado para assistência estudantil”, ressaltou.
Em relação a melhorias nos laboratórios, uma das reivindicações dos estudantes, Rangel Junior garantiu que a Administração Central já determinou a Prefeitura Universitária para fazer reformas em alguns laboratórios. Ele se comprometeu em construir o laboratório de Química até o final do ano. Ao final, os estudantes pediram ao reitor para agendar uma nova reunião para a próxima sexta-feira pela manhã, desta vez com a presença dos representantes do comando de greve dos docentes.
Fonte: http://www.uepb.edu.br

Alunos pedem intervenção do Ministério Público


Sem aulas há quase um mês, estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram solicitar a intervenção do Ministério Público Estadual (MPPB) através da Promotoria da Educação. Uma portaria de inquérito civil público foi instaurada, na tarde de ontem, para investigar a legalidade da greve dos docentes da universidade. De acordo com o promotor Guilherme Câmara, a paralisação será acompanhada de perto a partir de agora.
No documento encaminhado ao MPPB, estudantes da UEPB alegaram que a greve dos professores fere o Princípio da Continuidade do Serviço Público, que visa justamente não prejudicar a população, uma vez que os serviços essenciais não podem ser interrompidos.
Em um dos trechos do ofício, eles pedem ao MPPB que tome as medidas cabíveis para requerer judicialmente a ilegalidade do movimento grevista, buscando o retorno imediato às atividades da classe docente.
“Nós sabemos que existem dois direitos em jogo. O direito dos estudantes, que é essencial, e o direito dos professores em realizar a greve. Vamos analisar bem o caso e se for comprovada a abusividade da greve, vamos tomar as medidas necessárias”, afirmou o promotor Guilherme Câmara.
O integrante do comando de greve da UEPB, José Andrade, contou que a paralisação continua sem dia determinado para acabar. Ele explicou que a categoria ainda aguarda uma contraproposta da reitoria, com relação ao reajuste salarial. “A greve será discutida em sessão pública na Assembleia Legislativa, no dia 3 de abril, inclusive com a participação do Ministério Público”, informou.
A reitoria da UEPB não se pronunciou sobre o assunto.
Fonte: http://www.jornaldaparaiba.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...