sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ministério Público entra com ação contra Energisa por "inventar gatos" em medidores. População pode ajudar!



O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da Promotoria de Defesa do Consumidor, vai entrar com Ação Civil Pública (ACP) contra a empresa de energia elétrica Energisa, após denúncias de um ex-funcionário, que afirmou que esta vinha implantando desvios de energia em medidores dos consumidores do Estado, mais conhecidos como 'gatos'. A decisão foi anunciada em uma audiência entre os promotores do Consumidor Glauberto Bezerra e Priscylla Maroja, a vereadora Raíssa Lacerda (DEM) e o deputado estadual Troccolli Junior (PEN).


De acordo com a promotora do Consumidor, Priscylla Maroja, a Promotoria inicialmente irá colher informações, notificar órgãos que são parceiros do MPPB, como Procon Estadual e Municipal. “Precisamos também da ajuda da população. Nós pretendemos solicitar de promotores do Consumidor de todo o Estado a fim de receber denúncias, reclamações de prováveis vítimas deste procedimento. Como a Energisa é uma concessionária de Serviço Público Estadual, existe vítimas em toda Paraíba, por isso o MP está aberto para toda e qualquer denúncia de todos aqueles quem foram lesados”, afirmou.

A denúncia

A denúncia foi feita por um ex-funcionário da Energisa no dia 12 de março deste ano, para a vereadora Raíssa Lacerda, quando ele apresentou um vídeo mostrando um dos diretores da empresa informando sobre uma determinação da própria Energisa, para que cada funcionário cumprisse uma meta diária de 3 a 5 irregularidades. A implantação do 'gato' era feita, na maior parte das vezes, quando funcionários da empresa trocavam medidores analógicos por digitais, junto com os novos aparelhos, eles implantavam um fio de cor preta para o desvio.

Logo em seguida, a vereadora divulgou a informação e passou a receber uma média de 150 denúncias diárias vindas de cidades de toda Paraíba. “Eu acredito que, se for comprovada procedente esta denúncia, pode ocorrer uma revogação da concessão e quebra do monopólio, além de trazer outras opções de formas de energias alternativas como a eólica e solar. A multa pode chegar R$ 50 milhões para que os consumidores atingidos sejam ressarcidos”, informou. Nesta quinta-feira (4), às 10h irá acontecer na Câmara dos Vereadores de João Pessoa, uma sessão conjunta com a Assembléia, onde mais três funcionários vão ser ouvidos sobre o caso.

A vereadora Raíssa Lacerda pretende apresentar um projeto de lei para João Pessoa, no qual será proibido a troca de medidores de energia analógicos para digitais. Um caso parecido aconteceu no Maranhão, onde também foi proibida a troca dos aparelhos. Conforme disse Lacerda, os consumidores alegam que houve um aumento na conta de energia depois da mudança.

O deputado estadual Troccolli Junior (PEN), que também compareceu a audiência e pretende apresentar projeto semelhante na Assembléia contou que a Energisa é a maior contribuidora de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Paraíba. “Como maior contribuidora do ICMS do Estado, eu não vejo a necessidade de uma prática destas, principalmente com a população mais pobre”. 

Assembleia cria comissão para discutir situação da UEPB


Uma comissão composta por representantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o comando de greve, representante dos estudantes, representante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e do Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) foi formada nesta quinta-feira (4), durante uma nova sessão especial na Assembleia para discutir a situação em que se encontra a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Dentre os problemas vivenciados pela Instituição, os professores destacam a inexistência de laboratório; necessidade de construção e ampliação de salas de aula em diversos cursos e Campi; ausência de espaço físico próprio para os Campi de João Pessoa, Patos e Monteiro, que funcionam em prédios cedidos por escolas estaduais ou alugados; consolidação da política estudantil; situação precária dos professores substitutos; desrespeito à data-base da categoria desde 2010; entre outros.Em greve desde o final de fevereiro, os docentes da instituição reivindicam reajuste salarial de 17,7% e melhorias na infraestrutura e condições de trabalho da Instituição, que, segundo eles, estão precarizadas.
A primeira reunião da comissão foi marcada para a próxima terça-feira (9), às 15h, no auditório João Eudes.
G1pb

Provas de triathlon mudam trânsito na praia de João Pessoa


Duas etapas de triathlon acontecem neste final de semana em João Pessoa (Foto: Divulgação/PBTUR)Duas etapas de triathlon acontecem neste final de
semana em João Pessoa (Foto: Divulgação/PBTUR)
Duas provas de triathlon que vão acontecer neste sábado (6) e domingo (7) em João Pessoa vão provocar mudanças no trânsito na praia do Cabo Branco. Avenida Cabo Branco, principal do bairro, ficará interditada totalmente a partir das 6h.
A organização do evento e os órgãos municipais encarregados iniciam as sinalização e intervenções no trânsito na praia do Cabo Branco na madrugada de sábado. Antes do início das provas, a Avenida Cabo Branco ficará parcialmente fechada ao tráfego de veículos dos moradores da área. Serão colocadas faixas informativas na altura do Busto de Tamandaré e no final da Avenida José Américo de Almeida.
O tráfego de veículos será interrompido totalmente a partir das 6h na altura da Rua Tabelião Antônio Carneiro até o girador da praia do Seixas. Os veículos terão que trafegar pela avenida lateral.
G1pb

MP investiga denúncia de fraude de concessionária de energia da Paraíba


Sessão na Câmara teve manifestação com máscaras e cartazes Energisa (Foto: Divulgação/CMJP)Sessão na Câmara teve manifestação com
máscaras e cartazes (Foto: Divulgação/CMJP)
Denúncias de fraudes na fiscalização de desvios de energia por parte da empresa concessionária de energia elétrica Energisa foram motivo de discussão na Câmara Municipal de João Pessoa e na Assembleia Legislativa da Paraíba nesta quinta-feira (4). A vereadora Raíssa Lacerda, que levou a denúncia aos parlamentares e ao Ministério Público, disse que recebia 150 denúncias diariamente.
O funcionário da empresa, Sidney Sandrinni, denunciou que equipes vinham implantando desvios de energia em medidores dos consumidores. “Essas manipulações foram consequência de metas estabelecidas. Os funcionários são vítimas da pressão em cima de metas e produtividade por parte dos gestões”, comentou.
A vereadora Raíssa Lacerda apresentou um vídeo mostrando um dos diretores da empresa informando sobre uma determinação da própria Energisa, para que cada funcionário cumprisse uma meta diária de 3 a 5 irregularidades. A implantação do 'gato' seriam feitas, na maior parte das vezes, quando funcionários da empresa trocavam medidores analógicos por digitais, junto com os novos aparelhos, eles implantavam um fio de cor preta para o desvio.
O promotor do Consumidor, Glauberto Bezerra, já instaurou um procedimento administrativo para investigar e apurar as denúncias.
Segundo Sidney, os que se recusavam a fazer os desvios de energia não conseguiam bater as metas e a produtividade não acompanhava a dos que faziam. Por apresentarem números insatisfatórios, acabavam demitidos. “Já venho reclamando internamente desde 2010. Mas chegou ao ponto que se eu não torno isso púbico, a sociedade vai ficar pagando um ônus que não compete a ela”, disse.


“Eu acredito que, se for comprovada procedente esta denúncia, pode ocorrer uma revogação da concessão e quebra do monopólio, além de trazer outras opções de formas de energias alternativas como a eólica e solar. A multa pode chegar R$ 50 milhões para que os consumidores atingidos sejam ressarcidos”, informou Raíssa Lacerda.

O promotor Glauberto Bezerra instaurou um inquérito administrativo (Foto: Divulgação/CMJP)
A vereadora apresentou um projeto de lei que proíbe a troca de medidores analógicos por digitais. A proposta ainda será analisada pelas comissões da Câmara e votada pelos vereadores. “Os consumidores estavam reclamando que as contas aumentavam depois dessa instalação. E também era durante esse troca que os funcionáris aproveitavam colocar esse ‘gato’, essa manipulação”, explicou.

Mais de 600 'gatos' por mês
O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Urbanitários da Paraíba (STIU-PB), Dráuzio Rodrigues, denunciou o processo da “Máfia dos Gatos” baseado em relatórios. “Mais de 20 equipes tinham como meta fazer cerca de 35 termos de desvio por mês. Após as denúncias da CMJP, esse índice caiu para 15 para cada equipe ao mês, ou seja, 50% a menos”, relatou.

Dráuzio Rodrigues também acrescentou que teve acesso a outros dados sobre denúncias contra a Energisa, como os de violação da medição e unidades clandestinas. “Só contabilizamos os desvios e temos material substancial para comprovar balanços que mostram que a empresa se utiliza disso para obtenção de lucros”, garantiu.

O que diz a Energisa
A Energisa declarou que a denúncia foi apresentada à imprensa no início de março e desde então é investigada pela empresa. Até o momento, não foram encontradas provas ou mesmo indícios da existência de qualquer tipo de prática lesiva ao consumidor, garantiu a Energisa.

O diretor comercial do Grupo Energisa, André Theobald, participou das sessões especiais na Câmara Municipal de João Pessoa e na Assembleia Legislativa da Paraíba, uma vez que a empresa foi convidada a dar esclarecimentos.

A assessoria da empresa ainda enfatizou que, em 2012, a Energisa realizou cerca de 82 mil inspeções sendo que, em apenas 16% dos casos foram detectados desvios de energia, a maioria por adulteração no sistema de medição e não na fiação elétrica. As operações de combate ao “gato” têm contribuído para a redução das perdas, que caíram de 18,06% para 12,6%, entre 2008 e 2012, melhorando o fornecimento de energia para todos os clientes, reduzindo as interrupções e as quedas de tensão, assim como  garantindo a arrecadação de ICMS ao Estado.

A Energisa ainda destacou que a empresa foi colocada como a terceira melhor concessionária do país no ranking da Aneel, que mede a continuidade do serviço nas 35 maiores distribuidoras do Brasil, e conquistou o Prêmio Nacional da Qualidade, que atesta a condição de excelência da sua gestão.

G1pb

Polícia prende suposto 'estuprador das Malvinas' em Campina Grande


Polícia apreendeu enforca-gato e canivete usados para render vítimas (Foto: Divulgação/Saulo Nunes)Polícia apreendeu enforca-gato e canivete usados
para render vítimas (Foto: Divulgação/Saulo Nunes)
Uma investigação da delegacia de Crimes Contra a Infância e Juventude levou à prisão de um homem de 29 anos nesta quinta-feira (4), apontado como autor de pelo menos três estupros em Campina Grande. Vítimas o identificaram como o suposto 'estuprador das Malvinas', em referência ao bairro onde um homem estaria abordando mulheres nas últimas semanas.
Com ele foram apreendidos um 'enforca-gato' e um canivete, que seriam utilizados para render as vítimas. Segundo a polícia, o último crime cometido pelo suspeito teria sido na manhã de quinta-feira (5), quando uma adolescente chegava na escola e foi abordada pelo suspeito em uma moto, usando uma faca. Ela foi levada para o sítio Lucas, na zona rural de Campina Grande, e estuprada.
Os casos foram apurados pelas delegadas Alba Tânia Casemiro e Ana Alexandrina Gadelha e uma entrevista coletiva está marcada para as 9h desta sexta-feira (5), na sede da 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Campina Grande. Após coleta de exame de DNA para exames no Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa, o suspeito deverá ser encaminhado para o presídio do Serrotão na tarde de hoje.A prisão aconteceu na tarde de quinta, no bairro das Malvinas, após mandado de prisão expedido pela Justiça. Segundo o delegado regional Marcos Paulo Vilela, outras vítimas de estupro devem comparecer à delegacia para a possível identificação do suspeito ou de outros envolvidos. “É possível que ele tenha atacado outras mulheres, mas isso só quem poderá afirmar é a própria vítima”, disse o delegado.
G1pb

Pegadinha com 'motorista sem cabeça' em drive thru vira hit na web


O ilusionista Rahat, conhecido por postar truques e pegadinhas em seu canal no YouTube, atacou outra vez. Após a pegadinha do “motorista fantasma”, o mágico foi a diversos restaurantes drive thru com uma roupa especial que dava a impressão que o motorista não tinha cabeça (assista ao vídeo).
Diversos funcionários responsáveis por entregar o pedido de Rahat levaram sustos ao avistarem o homem “decapitado” ao volante. A gravação se tornou bsatante popular e já foi assistida mais de 420 mil vezes.
G1
Funcionários ficaram assustados ao se depararem com motorista sem cabeça (Foto: Reprodução/YouTube/MagicofRahat)Funcionários ficaram assustados ao se depararem com motorista sem cabeça (Foto: Reprodução/YouTube/MagicofRahat)

Americano é preso dançando nu na rua após fumar maconha com formol


Felix Lockett foi visto dançando nu na rua após consumir maconha com formol (Foto: Divulgação/Orange County Jail)Felix Lockett foi visto dançando nu na rua após
consumir maconha com formol
(Foto: Divulgação/Orange County Jail)
Felix Lockett, de 34 anos, foi preso no condado de Orange, na Flórida (EUA) após ser flagrado por policiais enquanto consumia maconha misturada com formol dentro de um carro, além de estar dançando completamente nu ao lado do veículo
De acordo com o jornal “Orlando Sentinel”, policiais foram averiguar uma pequena batida envolvendo apenas um carro e viram uma grande quantidade de fumaça saindo do interior do veículo. Na rua, estava Felix, sem roupas, cantando ao som de uma música muito alta.
Assim que a porta do carro foi aberta, saiu uma grande quantidade de fumaça, e dois dos três policiais que atenderam à ocorrência precisaram de atendimento médico após sentirem náuseas e dores de cabeça.
O americano confessou que consumiu maconha misturada com formol e acabou detido por dirigir sob influência de substância proibida.
G1

Esqueleto de 'gigante irlandês' é atração polêmica em museu londrino


Visitante observa o esqueleto do 'gigante irlandês' em museu londrino (Foto: Dennis Barbosa/G1)Visitante observa o esqueleto do 'gigante irlandês' em museu londrino (Foto: Dennis Barbosa/G1)

Este homem, nascido em 1761, tinha fama de medir mais de 2,5 metros e, graças a isso, chegou a fazer muito dinheiro apresentando-se como uma atração bizarra. A fama também acabou levando-o ao alcoolismo.
O Museu Hunterian, mantido por uma entidade britânica de cirurgiões, tem uma peça polêmica em sua coleção: o esqueleto de Charles Byrne, que ficou conhecido como o “gigante irlandês”.
Seus ossos indicam que Byrne,que sofria de acromegalia (excesso de hormônio do crescimento), media, na verdade, em torno de 2,40 metros. Ainda assim, era uma altura considerável, ainda mais considerando-se que a população humana cresceu um bom pedaço nos últimos dois séculos.
Byrne chegou com 21 anos em Londres e teve cerca de um ano para se apresentar a plateias de curiosos. Em seguida, ele morreu. Religioso, pedia em vida para que seu corpo fosse sepultado no mar – ele já desconfiava que havia gente interessada em se apoderar de seus restos mortais.  E foi exatamente o que aconteceu.
À revelia de seu pedido, a ossada de Byrne acabou como parte da coleção do renomado anatomista John Hunter, em meio a outras centenas de peças. O acervo do Museu Hunterian inclui toda sorte de animais e seres humanos, inteiros e em pedaços, conservados de diferentes maneiras.
Todo esse material foi comprado pelo governo britânico em 1799, e passou a ser administrado pelo Colégio Real de Cirurgiões, que mantém o impressionante acervo aberto ao público, gratuitamente, num museu na região central de Londres.
O caso de Byrne fez com que Thomas Muinzer, um pesquisador da area jurídica, escrevesse no “British Medical Journal”, em 2011, ao defender a retirada do esqueleto do “gigante irlandês” de exposição:  “O que foi feito não pode ser desfeito, mas pode ser moralmente retificado. Certamente é tempo de respeitar a memória e a reputação de Byrne”.
Somente da coleção original de John Hunter, o Museu Hunterian mantém 3.500 espécimes preservados, que permitem ao visitante mergulhar na história da medicina. Há ainda outros 2.500 objetos adquiridos posteriormente, além de uma extensa coleção odontológica, com peças raras como, por exemplo, dentes de soldados da batalha de Waterloo (1815).
Hunterian Museum
35-43 Lincoln's Inn Fields - Londres
Metrôs Holborn e Chancery Lane
Aberto de 3ª a sábado, das 10h às 17h
Grátis

G1

Chega a 38 o número de mortos em desabamento de prédio na Índia


Pelo menos 38 pessoas morreram no desabamento de um prédio na região de Mumbai, no oeste da Índia, informou a polícia nesta sexta-feira (5). O desabamento ocorreu nesta quinta-feira (4).
As equipes de resgate continuavam com os trabalhosem busca de vítimas.
Criança resgatada com vida dos escombros (Foto: Vivek Prakash/Reuters)Criança resgatada com vida dos escombros (Foto: Vivek Prakash/Reuters)
Durante a noite, duas crianças foram retiradas com vida dos destroços aos gritos de "Allahu akbar" (Deus é grande) e aplausos.
As vítimas são operários e seus familiares que viviam no canteiro de obras do prédio, segundo a polícia.
Segundo o jornal Hindustan Times, o prédio de sete andares foi construído em menos de quatro meses com material de baixa qualidade.
"Caiu em razão da baixa qualidade do material utilizado pelos construtores", declarou ao jornal um dos responsáveis pelos serviços de emergência.
Quatro andares do prédio já estavam construídos e ocupados. Os operários estavam terminado de construir outros três andares e iniciavam o oitavo quando a estrutura entrou em colapso, disse o policial Digamber Jangale.
G1
Máquinas ajudam no resgate (Foto: Rafiq Maqbool/AP)Máquinas ajudam no resgate (Foto: Rafiq Maqbool/AP)
Equipes de resgate trabalham no local do desabamento (Foto: Vivek Prakash/Reuters)Equipes de resgate trabalham no local do desabamento (Foto: Vivek Prakash/Reuters)

Goiano passa em seis vestibulares de medicina em instituições públicas


Estudante passa em seis vestibulares para curso de medicina, em Goiânia, Goiás (Foto: Adriano Zago/G1)Estudante passou em seis vestibulares para curso
de medicina (Foto: Adriano Zago/G1)
Após quatro anos prestando vestibulares por todo o país, o jovem Gabriel Alvarenga, de 20 anos, foi aprovado em seis instituições de ensino públicas para o curso de medicina. “Não me via exercendo outra profissão”, conta o estudante. A faculdade escolhida para realizar o sonho de se tornar médico foi a da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde passou na 4º colocação.
O objetivo dele sempre foi estudar na instituição goiana devido à qualidade do ensino e à proximidade da família e dos amigos. “Prestava nas outras porque não dá para prestar só um vestibular”, explica. Gabriel também foi aprovado nas universidades federais do Triângulo Mineiro, do Amazonas e do Acre, na Faculdade de Medicina de Marilia e na Escola Superior de Ciências da Saúde de Brasília.
O jovem mal teve tempo de descansar, pois as aulas da UFG começaram no último dia 25 de março. "Agora, troquei os livros do cursinho pelos da faculdade", comenta.
Trajetória
O rapaz sempre estudou em escolas particulares, desde que morava em Rubiataba, cidade goiana onde nasceu. Para intensificar os estudos, ele deixou a família no interior e se mudou há seis anos para Goiânia para cursar o ensino médio. Foi quando decidiu qual carreira queria seguir. “É uma profissão muito nobre, que ajuda as outras pessoas”, conta. De acordo com o rapaz, o gosto pela área de biológicas também ajudou na escolha.

Após concluir o 3º ano do ensino médio, o jovem fez mais três anos de curso pré-vestibular. Além das aulas, ele estudava mais de 8 horas por dia. No entanto, Gabriel afirma ser fundamental reservar um tempo para si mesmo. “Nunca só estude, tenha suas horas de lazer, mas enquanto estiver estudando, seja disciplinado”, ensina. Ele comenta que reservava as noites de sábado e manhãs de domingo para fazer o que quisesse, como ir ao cinema com a namorada, à casa dos tios ou jogar bola.
Estudante passa em seis vestibulares para curso de medicina, em Goiânia, Goiás (Foto: Adriano Zago/G1)Gabriel havia parado de tocar violão para estudar, mas já retomou a atividade (Foto: Adriano Zago/G1)
O jovem lembra que também é preciso abrir mão de certas coisas, como momentos em que a família está toda reunida ou de viagens longas. Inclusive, ele parou de tocar violão, atividade que já retomou.
Apesar da alegria e satisfação pela aprovação, Gabriel não se esquece da longa trajetória de estudo e das decepções ao não passar no vestibular. “Quando saia a lista e não via meu nome, vinha aquela tristeza. Pensava, ‘Nossa, cursinho de novo, será que é isso mesmo que eu quero?’. Depois, a tristeza passava. Não é uma prova que ia mudar meu sonho. Nunca pensei em desistir”, ressalta.Gabriel ressalta que quem quer fazer medicina não deve se importar com a rotina estressante e os possíveis anos de estudo. “Deve-se propor a estudar até passar, independente do tempo”, afirma. Para ele, vale a pena se esforçar para ser aprovado em uma faculdade pública. “Estou muito realizado, me sinto bem, passei na hora certa”, conta.
Gabriel afirma que, além de estudar muito, ter tranquilidade ao fazer as provas faz a diferença. “É primordial ter tranquilidade. A experiência me ajudou a ficar calmo. No início, acredito que era prejudicado pela falta de tranquilidade, por ficar desesperado em passar”, dá a dica.
G1
Estudante passa em seis vestibulares para curso de medicina, em Goiânia, Goiás (Foto: Adriano Zago/G1)"Experiência me ajudou a ficar mais calmo", diz estudante sobre vestibular (Foto: Adriano Zago/G1)

Com chuva, SP entra em estado de atenção e tem trânsito acima da média


O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, decretou estado de atenção para toda a cidade às 6h40 desta sexta-feira (5) por causa da chuva. Os motoristas enfrentavam lentidão nas principais vias e o tráfego estava acima da média para o horário às 7h30.
De acordo com o órgão, as chuvas são provocadas por uma grande área de instabilidade que atua sobre a cidade.
A previsão é que deve continuar chovendo na manhã desta sexta, com intensidade que varia entre forte e moderada, podendo ocorrer pontos de alagamento.
Os aeroportos de São Paulo operavam apenas com o auxílio de instrumentos por volta das 7h30 devido a falta de visibilidade. Em Congonhas, na Zona Sul, a operação teve início às 6h05. Já em Cumbica, na Grande São Paulo, começou às 6h45.
Os trens do Metrô também operavam com velocidade reduzida em todas as linhas por causa da chuva.
Trânsito
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade tinha 90 km de congestionamento, índice considerado acima da média para o horário.

As piores vias eram as Marginais, segundo a Companhia. Na Marginal Tietê havia 8,2 km de filas na via expressa, no sentido Castello Branco, entre a ponte Julio de Mesquita Neto e a Rodovia Castello Branco. Ainda no sentido Castello, o motorista enfrentava 7,5 km de retenção na via local, até a ponte dos Remédios.
Na Marginal Pinheiros a lentidão estava em 5,6 km no sentido Castello, na via expressa, da Ponte do Socorro até a Rua Américo Brasiliense.
G1

Troca de tiros em assalto a carros-fortes fere sete pessoas em Araras


Sete seguranças de uma empresa de transporte de valores ficaram feridos durante uma troca de tiros em um assalto a dois carros-fortes na noite desta quinta-feira (4), na Rodovia Anhanguera, emAraras (SP). Os suspeitos foram perseguidos pela polícia, mas conseguiram fugir com uma quantia em dinheiro. Uma das vítimas está em estado grave.
De acordo com a Polícia Rodoviária, depois de passar por uma praça de pedágio, no km 165, os motoristas dos veículos foram obrigados a parar por uma quadrilha com cerca de 10 homens fortemente armados, em três carros.
Os seguranças reagiram e trocaram tiros com os suspeitos. Dos oito seguranças, sete ficaram feridos, sendo um gravemente. Os criminosos usaram uma bomba para explodir a porta de um dos veículos. Em seguida,  eles fugiram com uma quantia em dinheiro ainda não divulgada.
Carro-forte ficou destruído após ação de quadrilha na Rodovia Anhanguera, em Araras (Foto: Fábio Peixoto/Arquivo Pessoal)Carro-forte ficou destruído após ação de quadrilha na Rodovia Anhanguera, em Araras (Foto: Fábio Peixoto/Arquivo Pessoal)
Perícia analisa carro-forte que teve porta destruída por bomba durante assalto em Araras (Foto: Ely Venâncio/EPTV)
"Eu estava a 300 metros do local. As carretas e carros pararam e, poucos segundos depois, começou um tiroteio. Alguns carros e um carro-forte viraram na contramão. Foi uma situação muito perigosa, nunca vi igual", disse o motorista Fernando Maciel Pinto.
Novo tiroteio
Em uma estrada de terra em Conchal, cidade vizinha, a quadrilha cruzou com policiais militares e voltou a trocar tiros. Um policial foi baleado no pé, sem gravidade, e a viatura ficou com várias marcas de tiros. O grupo conseguiu fugir.

O helicóptero Águia da Polícia Militar de Piracicaba ajudou na operação de buscas na região de Engenheiro Coelho. Apesar disso, os suspeitos não foram localizados.
Os seguranças feridos foram socorridos para a Santa Casa de Araras. A Polícia Civil e a empresa de transporte de valores Transnacional informaram que só vão se manifestar sobre o caso nesta sexta-feira (5).
G1
Estragos causados nos carros-fortes que foram alvos de quadrilha em Araras (Foto: Ely Venâncio/EPTV)Estragos causados nos carros-fortes que foram alvos de quadrilha em Araras (Foto: Ely Venâncio/EPTV)
Estragos em carro-forte alvo de quadrilha na Rodovia Anhanguera em Araras (Foto: Ely Venâncio/EPTV)Estragos em carro-forte alvo de quadrilha na Rodovia Anhanguera em Araras (Foto: Ely Venâncio/EPTV)

China confirma 6ª morte causada por gripe aviária e sacrifica animais


China anunciou nesta sexta-feira (5) a 6ª morte provocada por uma nova cepa da gripe aviária, conhecida como H7N9, informou a agência Associated Press. As autoridades locais estão abatendo todas as aves que estavam no mercado de carnes Huhuai, em Xangai, onde o vírus foi detectado em pombos.
Funcionários do governo chinês sacrificam aves em medida sanitária para conter avanço do vírus da gripe aviária H7N9. (Foto: AFP)Funcionários do governo chinês sacrificam aves em medida sanitária para conter avanço do vírus da gripe aviária H7N9. (Foto: AFP)
Agentes de saúde da China recolhem aves mortas em Shangai nesta sexta-feira (5). (Foto: AFP)
Segundo a AP, o abate em massa de aves, que começou na noite de quinta-feira (4), é o primeiro desde que o governo chinês reconheceu a cepa H7N9, que já afetou 14 pessoas ao longo da costa leste do país, muitas delas de forma crítica.
As autoridades de saúde acreditam que o vírus está sendo transmitido através do contato direto com aves infectadas e dizem que não houve nenhuma evidência até agora de que o vírus está se espalhando facilmente entre as pessoas.
A China é um dos países mais vulneráveis a esta variação da gripe, de acordo com informações da agência France Presse, particularmente porque seu território tem a maior concentração de aves de criação do mundo e em muitas localidades os animais vivem em contato com a população.No entanto, os cientistas estão observando atentamente para ver se a gripe apresenta um risco considerável para a saúde pública ou se poderia desencadear uma pandemia global.
No começo de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a gripe das aves tinha causado a morte de 360 pessoas no mundo desde 2003. O vírus H5N1, o mais comum, é transmitido até agora do animal para o homem, mas os cientistas temem que uma mutação dê lugar a um contágio entre humanos, o que poderia gerar uma pandemia.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...