quarta-feira, 24 de abril de 2013

No fim do prazo, quase 24 mil eleitores podem perder o título na Paraíba


Termina na quinta-feira (25) o prazo para a regularização dos títulos de eleitor daqueles que não compareceram ou não justificaram a ausência, consecutivamente, nas três últimas eleições. Na Paraíba, pelo menos 24.990 eleitores foram identificados como faltosos nos últimos três pleitos. Do total, 23.993 eleitores, o que corresponde a 96,01%, ainda não haviam procurado regularizar a situação do título de eleitor até a terça-feira (23).

O não comparecimento para comprovação da votação, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes cancelará o título de eleitor automaticamente. Quem deixou de votar apenas na última eleição municipal, no entanto, poderá regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral a qualquer tempo, comparecendo ao cartório eleitoral.

Com o cancelamento do título, não é possível, ainda, se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública ou neles tomar posse. Fica impedido, também, de receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza. Esta exigência só é válida para quem não é obrigado a votar. Para quem o voto é facultativo, como os eleitores maiores de 70, analfabetos ou menores de 18 anos, não é necessário se preocupar.Para regularizar a situação, é necessário que os eleitores se dirijam ao cartório eleitoral onde estão inscritos portando documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. A Justiça Eleitoral não enviará notificações de qualquer tipo ao eleitor sobre a situação do título.

O número de pessoas que necessitam regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral é menor que o de outros anos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em João Pessoa. O cancelamento do título impede que o cidadão tire passaporte, participe de concurso público, assuma cargos públicos, obtenha empréstimo na rede bancária oficial, tire CPF e até mesmo receba salário, no caso de servidores públicos.

G1pb

Idoso é preso com espingarda e munições em Campina Grande


Um aposentado de 86 anos foi preso na noite desta terça-feira (23) em Campina Grande, portando uma arma e várias munições. Segundo as informações da Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o suspeito foi detido em flagrante durante uma abordagem no bairro do Catolé de Zé Ferreira.
A polícia foi acionada através de uma denúncia anônima informando que duas pessoas estariam andando armadas na região. Durante rondas pelo bairro, o idoso foi encontrado e a arma foi apreendida após uma revista no suspeito.
De acordo com a PM, com o preso foram apreendidas uma espingarda calibre 32 e mais de 30 munições. Ele foi levado para a Central de Polícia e autuado em flagrante por porte ilegal de arma.
G1pb

Tribunal de Justiça julga hoje ilegalidade da greve da UEPB


O Tribunal de Justiça julga na manhã desta quarta-feira (24) a ilegalidade da greve de servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A ação civil pública é uma iniciativa do Ministério Público da Paraíba, que deu entrada no último dia 15. A ação pede que seja determinado aos grevistas o retorno ao trabalho no prazo de 24 horas a contar da publicação da liminar. O MP também requer que a Universidade promova o desconto nos contracheques de servidores e docentes relativos aos dias de ausência ao serviço.
Segundo a reitoria da UEPB, o aumento não pode ser concedido por falta de verba disponível, mas outras reivindicações teriam sido atendidas, como melhorias na assistência estudantil e exoneração de comissionados. A greve já dura 63 dias e cerca de 20 mil estudantes estão sem aulas nos oito campi da Instituição.O comando de greve da Associação dos Docentes (ADUEPB) informou que vai recorrer à justiça para provar a legalidade da greve. Segundo o presidente da AduePB, José Cristovão de Andrade, afirmou que a ilegalidade está no descumprimento do pagamento da database aos funcionários pela UEPB. "Esta foi uma decisão monocrática. O Ministério Público não nos ouviu para se decidir por pedir a ilegalidade da greve. O nosso movimento é legal, ilegal é o descumprimento da database pela reitoria. Até o presente momento não tivemos nenhum contato ou contraproposta. Queremos as reposições salariais de 2010 a 2013 e o fim da precarização que atinge todos os campi da universidade", comentou.
A greve já dura 55 dias e cerca de 20 mil estudantes estão sem aulas nos oito campi da Instituição. Para o promotor Guilherme Câmara, responsável pela ação, foi possível atestar que a greve tem causado prejuízo à toda comunidade acadêmica. A ação civil pública atende à representação de universitários dos curso de Direito, que entraram com representação na Promotoria da Educação de Campina Grande afirmando que não há justa causa para a greve, em virtude de 87,7% do orçamento da UEPB para 2013 já se encontrar comprometido com a folha de pagamento e o reajuste salarial reivindicado não poder ser concedido pela Reitoria.
G1pb

Jovem cai em fogueira após tropeçar durante coreografia do Harlem Shake


Um jovem na Alemanha foi vítima de um acidente impressionante ao realizar a coreografia do Harlem Shake ao lado de um grupo de amigos. Nas imagens, o rapaz perde o equilíbrio e cai dentro de uma fogueira. 

Em poucos segundos, um dos colegas percebe que o adolescente está dentro do "lago em chamas" e o socorre rapidamente. Apesar do enorme susto, o jovem parece não ter se ferido com gravidade. Veja a cena chocante!
Fonte: tvig.ig.com.br

Estudantes digerem filme fotográfico de 35 mm e expõem 'arte estomacal'


Imagem de divulgação do projeto 'Inside out' (Foto: Divulgação/Luke Evans e Joshua Lake)Imagem de divulgação do projeto 'Inside out' (Foto: Divulgação/Luke Evans e Joshua Lake)
Dois estudantes britânicos de design gráfico colocaram em prática um projeto fotográfico bastante inusitado. Luke Evans e Joshua Lake, da Universidade de Kingston, tinham curiosidade em engolir filme fotográfico e registrar os efeitos químicos causados pelo sistema digestório na película.
Projeto foi exposto em uma galeria de Londres (Foto: Divulgação/Luke Evans e Joshua Lake)
A empreitada, que envolve riscos à saúde e não é recomendada, resultou nas imagens do ensaio "Inside out" ("De dentro pra fora"). Ele mostra em vistas microscópicas a superfície dos filmes 35 milímetros modificada pelos sucos gástricos após a "viagem" por dentro dos corpos da dupla.
"Queríamos trazer algo de dentro para fora. Optamos por usar nossos corpos para modificar materiais. (...) À medida que o projeto foi se desenvolvendo, decidimos usar um material que é sinônimo do registro de imagens. Foi um processo bastante lógico", conta Joshua em entrevista.
Ele explica que os dois engoliram frames individuais de filme enrolados em cápsulas especiais feitas por eles mesmos. As cápsulas tinham buracos que permitiram a ação dos fluidos, ácidos e enzimas sobre as películas, sem as expor diretamente às paredes do estômago ou dos intestinos.
Depois de recolhidos entre as fezes dos estudantes, os filmes foram escaneados com um microscópio. As imagens em preto e branco mostram detalhes das alterações causadas pelos sistemas digestórios de Joshua e Luke.
G1
Imagem do projeto 'Inside out' (Foto: Divulgação/Luke Evans e Joshua Lake)Imagem do projeto 'Inside out' (Foto: Divulgação/Luke Evans e Joshua Lake)
Imagem do projeto 'Inside out' (Foto: Divulgação/Luke Evans e Joshua Lake)Imagem do projeto 'Inside out' (Foto: Divulgação/Luke Evans e Joshua Lake)
Imagem do projeto 'Inside out' (Foto: Divulgação/Luke Evans e Joshua Lake)Imagem do projeto 'Inside out' (Foto: Divulgação/Luke Evans e Joshua Lake)

Jovens aspiram camisinha pelo nariz em vídeos publicados na internet


Sequência em vídeo publicado na internet mostra uma garota aspirando a camisinha por uma narina e retirando o preservativo pela boca, como manda o 'condom challenge' ou desafio da camisinha (Foto: Reprodução/YouTube/BrandiTimmons)Sequência em vídeo publicado na internet mostra uma garota aspirando a camisinha por uma narina e retirando o preservativo pela boca, como manda o 'condom challenge', ou desafio da camisinha (Foto: Reprodução/YouTube/BrandiTimmons)
Vídeos colocados na internet mostram jovens aspirando preservativos pelo nariz e retirando-os pela boca. A brincadeira, identificada geralmente como "condom challenge" (desafio da camisinha), é feita por adolescentes de diversos países, inclusive o Brasil.
Nas imagens, os rapazes e garotas colocam a camisinha em uma das narinas e aspiram com força, a ponto de o preservativo entrar completamente para, depois, ser puxado pela boca com a ajuda das mãos.
Especialistas em otorrinolaringologia ouvidos pelo G1 desaconselharam a brincadeira e apontaram os riscos que ela pode trazer. Segundo eles, a prática pode causar desde uma sinusite grave até, em tese, a obstrução do pulmão, o que, em último caso, levaria o indivíduo à morte.
Segundo a médica Tanit Ganz Sanchez, ao aspirar um preservativo há o risco de rompimento do material e um pedaço dele permanecer na região nasal. Ela afirma que o corpo vai reagir de forma agressiva para tentar retirar a "peça estranha" localizada pelo sistema imunológico.
“É a mesma reação que acontece quando uma criança aspira um feijão. Isso causa uma reação inflamatória tão grande, tão potente, que gera um volume grande catarro no nariz, com cheiro forte, e causa dor na narina e na cabeça. No entanto, isso ocorre de 3 a 7 dias após o 'corpo estranho' ficar no nariz. Não é possível perceber na hora”, explica.
O médico Ricardo Schaffeln Dorigueto, chefe do setor de Eletrofisiologia da Audição da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), acrescenta que os produtos químicos presentes na camisinha podem agredir a mucosa nasal.

“Quando o material chega lá, bloqueia os brônquios e a traqueia. Com isso, a pessoa fica impedida de respirar. Ocorre uma redução da oxigenação do sangue, o pulmão para funcionar e pode levar a pessoa ao óbito”, explica Dorigueto.
Pulmão afetado
Os dois especialistas apontam ainda um problema maior, apesar de bem mais difícil de acontecer: o de o preservativo se encaminhar para o pulmão durante a aspiração. Se a aspiração for muito brusca, o preservativo poderia descer pela laringe e atingir o pulmão.

“Essa brincadeira obriga a uma aspiração forçada e, quando o preservativo chega ao fundo do nariz, a pessoa tem que puxá-lo com a mão. Neste momento, o indivíduo está mexendo na zona de reflexo do vômito. Se ela vomitar, encher a boca e o dedo estiver lá tentando retirar o preservativo, ela pode aspirar esse líquido, que pode ir parar no pulmão”, complementa Tanit.
Ela não vê a prática do "condom challenge" como algo saudável. "É prejudicial", finaliza.
G1

Mulher descobre que viveu com pedaço de faca no ombro por 37 anos


Doméstica descobriu depois de 37 anos que tinha um pedaço de punhal alojado em seu ombro esquerdo (Foto: Natália de Oliveira/G1)Ela descobriu que tinha um pedaço de punhal em seu ombro após 37 anos (Foto: Natália de Oliveira/G1)
Rosmari Aparecida Rosa, de 53 anos, nunca imaginou que as fortes dores que sentia nas costas teriam relação com um acontecimento de 37 anos atrás. Aos 16 anos, após terminar um namoro de três meses, ela foi apunhalada nas costas pelo ex-companheiro. Socorrida ao pronto-socorro de Sorocaba (SP), Rosmari recebeu três pontos no corte e foi para casa, sem saber que um pedaço da lâmina tinha ficado alojada em seu ombro e causaria dores terríveis por mais de três décadas.

Rosmari preferiu esquecer o dia em que foi agredida e passou a guardar a história para si. Mas, com o passar do tempo, a doméstica começou a sentir muitas dores nas costas, o que a levou a procurar vários médicos. "Foram anos e anos indo ao médico e ouvindo que o meu problema era muscular, ou mesmo tendinite e bursite. Sempre eram esses os diagnósticos. E a dor só passava quando eu tomava injeção", lembra.
"Achei que as dores, que tive durante esses anos, eram por eu fazer muito esforço, porque eu sempre trabalhei pesado, em olaria e também como doméstica. Mas não imaginava que elas [as dores] seriam por causa da facada", disse, surpresa, logo após a realização de um simples examde de raio-x que mostrou o objeto em seu corpo. "Quando fui atacada [aos 16 anos], pensei que fosse um soco. Só senti uma batida nas costas e desmaiei. Depois que foram me falar que eu tinha levado uma facada."
A doméstica chegou a ser submetida a sessões de fisioterapia, prescrita por um dos médicos que a atendeu durante esses anos. "Eu fiz de tudo, tomava choque, ligavam uns fios em mim, depois um banho de luz em um forno, alongamento e ginástica. Mas nada disso adiantava", relata, lembrando das noites que passou chorando de dor.
Raio-x revelou metal alojado há 37 anos no ombro da vítima (Foto: Natália de Oliveira/G1)
Raio-X revelador
Em outubro de 2012 um dos médicos que a atendeu pediu um exame de ressonância magnética. Logo após a realização do exame, as dores nas costas da doméstica aumentaram ainda mais e ela chegou a ficar com uma "bola" nas costas, tamanho o inchaço provocado pela ressonância, que fez com que o pedaço do objeto se mexesse dentro do organismo de Rosmari.

Com o aumento das dores no ombro, Rosmari foi novamente atrás de atendimento, mas com outro médico, da Policlínica de Sorocaba. O ortopedista Walberto Kushiyama ouviu pela primeira vez as queixas da paciente e solicitou vários exames para descobrir as causas das dores, entre eles o raio-x.
No momento do exame, contou a doméstica ao G1, os enfermeiros ficaram surpresos. "Assim que eles tiraram a primeira 'chapa', falaram para eu tirar o sutiã e ver se tinha alguma coisa no meu cabelo, porque algo estava aparecendo no exame. Daí eles tiraram de novo e o mesmo corpo estranho apareceu próximo ao meu ombro. Foi aí que eles viram a cicatriz que eu tenho na região, que é pequena, e me perguntaram o que era, e eu contei da punhalada."
A doméstica foi orientada a procurar o médico imediatamente. "Foi só aí que eu contei a história para o doutor, que logo afirmou que eu tinha um pedaço do punhal no meu ombro, porque pelo exame dava para perceber que era um objeto pontudo e que eu ia precisar retirá-lo."

Segundo o médico, apesar das dores, o risco de morte para a doméstica foram mínimos, já que o objeto ficou alojado em uma área segura. "O maior perigo que ela correu foi de uma infecção no momento da punhalada, depois não mais, porque o punhal não atingiu uma área de risco."
Kushiyama conta que Rosmari nunca mencionou que as dores que sentia poderiam estar relacionadas a um fato do seu passado. "Ela veio até mim com a queixa de várias dores, na parte cervical e lombar, e pedi os exames. Foi um achado radiográfico, porque só depois que eu pedi o exame para investigar as causas das dores, que ela se sentiu a vontade de contar a história."
Negligência médica?
Em entrevista ao G1, o médico e coordenador de serviços da Policlínica de Sorocaba, Oslan Ferreira, explicou que o caso da Rosmari surpreendeu a todos na unidade hospitalar por causa do tempo em que o objeto esteve no seu organismo sem que ela - nem ninguém - desconfiasse. Porém, conforme ele explicou em entrevista, há 37 anos as técnicas utilizadas para diagnosticar o caso eram outras, por isso não se pode afirmar que houve negligência medica.

“Há 37 anos a medicina era outra. O médico que a examinou achou que era um ferimento simples, conteve a hemorragia e fechou. Hoje em dia não seria mais assim. Teríamos colocado o dedo no corte, examinado se tem algo. Mas isso é uma técnica nova ao compararmos com a época”, explica Ferreira.
Além disso, o coordenador ainda ressaltou a importância do paciente contar tudo para o médico no primeiro contato. “Todo diagnóstico começa com a história do paciente”, lembra Ferreira, que acredita que, provavelmente, Rosmari tenha omitido a história da punhalada por tantos anos pelo constrangimento e por achar que ia ser julgada, de alguma forma, por causa disso.
Pedaço do punhal tinha cerca de 7 cm (Foto: Natália de Oliveira/G1)
Cirurgia
A cirurgia de Rosmari para a retirada do objeto foi feita na Policlínica de Sorocaba na última semana. A doméstica estava muito nervosa antes da cirurgia e parecia não acreditar que estava passando por tudo isso. “Às vezes eu tento esquecer, mas daí eu me lembro da cena e percebo que é verdade, é real o pedaço de metal no meu ombro”, desabafou Rosmari, que não conseguiu esconder a emoção ao saber que iria se livrar das dores que conviveu por tantos anos.

Após cerca de 40 minutos de cirurgia, o médico conseguiu retirar o objeto do corpo de Rosmari, que ficou acordada durante todo o procedimento e pediu para que o médico mostrasse para ela o pedaço do punhal, ao qual reagiu com um sincero “cruz credo”. “O organismo dela isolou o material com uma capa fibriótica. O pedaço do metal estava bem profundo, foi difícil de achar, pois estava próximo de um músculo, mas, por fim, deu tudo certo”, explicou o cirurgião plástico Décio Portella.
Nova vida
Logo após a cirurgia, Rosmari já se sentia muito melhor e até chegou a dizer que estava totalmente recuperada das dores que sentiu durante todos esses anos em que o pedaço do punhal estava alojado em seu corpo. “Quando eu deitei na maca eu estava com muita dor, mas depois que tiraram o 'espeto' e eu levantei, não senti mais dor nenhuma, eu até estranhei”, contou, aliviada.

A partir de agora, a doméstica espera poder continuar fazendo os seus afazeres, mas, dessa vez, sem as dores que a acompanharam por quase quatro décadas. “Eu quero ficar boa, continuar trabalhando, fazendo os meu bicos, continuar vivendo como antes, mas sem sofrimento, sem dores mais.”
G1
Cirurgião mostrou, logo após a cirurgia, o pedaço do punhal que estava no ombro da paciente (Foto: Natália de Oliveira/G1)Cirurgião mostrou o pedaço do punhal que estava no ombro da paciente (Foto: Natália de Oliveira/G1)

Mãe pede na Justiça que Facebook exclua perfil de filha morta em MS


Print do perfil de Juliana no Facebook foi feito e enviado na manhã desta terça-feira (23) por familiares (Foto: Reprodução)Print do perfil no Facebook foi feito e enviado na manhã desta terça (23) por familiares (Foto: Reprodução)












A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que o Facebook Brasil tire do ar a página da jornalista Juliana Ribeiro Campos, 24 anos, que morreu em maio de 2012 após complicações por conta de uma endoscopia. A decisão da última quarta-feira (17) estabelece prazo de 48 horas, a partir da notificação, para cumprimento da ordem e atende a uma ação aberta pela mãe da jovem, a professora Dolores Pereira Ribeiro, 50 anos.
G1 entrou em contato com a assessoria do Facebook Brasil para saber se o ofício já foi entregue, mas a empresa afirma que não comenta casos específicos. No sistema da Justiça não consta a entrega da notificação.
Dolores disse ao G1 que, após a morte da filha, fez diversas tentativas para desativar o perfil na rede social. Documentos que comprovam os pedidos de encerramento da página foram anexados no processo.
“Ver tudo isso é muito doloroso pra mim e também para os amigos e para a família. Ela morreu e precisa ficar em paz, precisa se desligar desse mundo."A mãe afirma que a página de Juliana no Facebook virou um “muro de lamentações”, onde os quase 300 contatos que a jovem tinha na rede social continuam a postar mensagens, músicas e até fotos para a jovem. “Ver tudo isso é muito doloroso pra mim e também para as os amigos e para a família. Ela morreu e precisa ficar em paz, precisa se desligar desse mundo”, afirmou.
Dolores Pereira Ribeiro
Dolores conta que a primeira tentativa que fez para remover o perfil foi por meio de ferramentas que o próprio site do Facebook disponibiliza. “Eu fiz a solicitação e recebi uma resposta automática. Enviei  cópias dos meus documentos e da certidão de óbito da minha filha, como foi solicitado por e-mail, mas não adiantou”.
Ela diz ter recebido uma resposta da rede social dizendo que a página tinha sido transformada em um memorial post mortem, como determinava a “política da empresa para usuários falecidos”. Isso significava que apenas os amigos adicionados pela pessoa continuavam acessando o perfil, ficando ativo para novas mensagens desses contatos.
No fim de dezembro de 2012, Dolores enviou um telegrama para a sede administrativa da empresa em São Paulo. A resposta esclarecia que a sede localizada no Brasil não era responsável pelo “gerenciamento do conteúdo e da infraestrutura do site Facebook” e que ela teria que recorrer as sedes administrativas localizadas nos Estados Unidos e na Irlanda.
Apenas amigos do usuário falecido conseguem ver perfil quando ele vira memorial post mortem (Foto: Reprodução)
No dia 25 de janeiro de 2013, a professora entrou com uma ação contra o Facebook Brasil na 1ª Vara do Juizado Central deCampo Grande. Dois meses depois, a juíza Vânia de Paula Arantes decidiu, em caráter liminar, pelo cancelamento do perfil da jovem, o que deveria ser feito imediatamente com multa de R$ 500 por dia de descumprimento.
Mesmo assim, o perfil foi mantido. Dolores comunicou o fato à Justiça e, na quarta-feira (17), a juíza fez uma nova determinação ordenando que um oficial de justiça notificasse a empresa a fazer o cancelamento em 48 horas. O prazo passaria a valer a partir do momento em que o ofício fosse entregue. Também foi estabelecido que a pessoa que recebesse o documento responda criminalmente por descumprimento de decisão judicial caso a remoção não seja feita.
Morte
Juliana morreu no dia 27 de maio de 2012. Ela estava internada, havia três dias, no Centro de Terapia Intensiva de um hospital particular de Campo Grande. Dolores relatou que a filha foi para o CTI após uma endoscopia.

“Ela passou por uma cirurgia bariátrica e, oito dias depois, passou pela endoscopia. Ela estava bem, mas teve complicações algumas horas depois do exame”, contou a mãe. 

Ainda segundo Dolores, a filha começou a passar mal dentro da ambulância, durante o transporte da clínica onde foi feito o exame para o hospital. “Ela estava com os melhores médicos, no melhor hospital. Tudo o que podia ser feito, foi feito. Foi a vontade de Deus”, relatou.

G1

Novo vírus da gripe aviária é dos tipos 'mais letais', diz OMS


Usando máscara, mulher passa por cartaz com orientações contra a transmissão do vírus H7N9, em Pequim (Foto: Wang Zhao/AFP)Usando máscara, mulher passa por cartaz com orientações contra a transmissão do vírus H7N9, em Pequim (Foto: Wang Zhao/AFP)
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira (24) que a nova cepa da gripe aviária, que já matou 22 pessoas na China, é dos tipos "mais letais". Ainda segundo um especialista ligado ao órgão da ONU, o vírus é transmitido mais facilmente aos seres humanos do que a outra variação da gripe aviária que matou centenas de pessoas desde 2003.
A gripe H7N9 já infectou 108 pessoas na China desde que foi detectado pela primeira vez em março, de acordo com a OMS, organismo da ONU com sede em Genebra.
Embora não esteja claro exatamente como as pessoas estão sendo infectadas, os especialistas dizem que não veem nenhuma evidência até agora do cenário mais preocupante: a transmissão sustentada entre pessoas.
Uma equipe internacional de cientistas liderada pela OMS e pelo governo chinês realizou uma investigação de cinco dias na China, mas informou que não está mais perto de determinar se o vírus pode se tornar transmissível entre humanos.
"A situação continua complexa e difícil, e evoluindo", disse o diretor-geral assistente para segurança em saúde da OMS, Keiji Fukuda.
G1

'Melhor que loteria', diz brasileiro que ganhou viagem espacial em concurso


Pedro Doria Nehme, brasileiro que ganhou uma viagem ao espaço na promoção da KLM, no Smithsonian Air and Space Museum Udvar-Hazy. (Foto: Arquivo pessoal)Pedro Doria Nehme em um museu espacial dos Estados Unidos (Foto: Arquivo pessoal)
“Mãe, ganhei uma viagem para o espaço!” Assim o estudante brasiliense Pedro Henrique Doria Nehme, de 21 anos, anunciou no seu perfil do Facebook a notícia que recebeu nesta segunda-feira (22), após ao almoço, quando abriu seu e-mail e viu que era o vencedor de uma promoção internacional da companhia aérea KLM.
Pedro, que estuda Engenharia Elétrica na UnB (Universidade de Brasília), tem tanto interesse na área espacial que é conhecido como “astronauta” entre os amigos. No ano passado, fez um estágio de nove meses em um centro da NASA, nos EUA. Hoje é estagiário da Agência Espacial Brasileira.Pela promoção, batizada de “Space Flight”, ele ganhou uma vaga na nave Lynch, da Space Expedition Corporation (SXC), que anunciou que fará um voo comercial ao espaço no início do ano que vem. A viagem está sendo vendida por US$ 107 mil (cerca de R$ 223 mil).
Seus conhecimentos do espaço, no entanto, não foram úteis para vencer o desafio, que consistia em adivinhar em que ponto iria parar um balão de alta altitude monitorado por câmeras e GPS. Os participantes precisavam dizer uma atitude, uma latitude e uma longitude, e as coordenadas que mais se aproximassem da realidade seriam as vencedoras.
“Se eu soubesse o tamanho do balão e a quantidade de gás hélio que tinha dentro, até poderia ajudar a calcular. Mas não deram nenhuma informação, por isso não tinha como”, disse Pedro ao G1.
Assim, ele “chutou” os números. E, coincidentemente, foi o palpite que mais se aproximou das coordenadas do balão. “Foi melhor do que ganhar na loteria”, afirmou.
Pedro Doria Nehme, brasileiro que ganhou uma viagem ao espaço na promoção da KLM, no Goddar Center, da NASA (Foto: Arquivo pessoal)
Surpresa
Diferentemente de muitos participantes que ficaram acompanhando ao vivo a divulgação do resultado da promoção, o estudante de Brasília tinha se esquecido da data e estava na defesa de mestrado de um amigo no momento em que foi divulgado que um brasileiro de primeiro nome Pedro tinha vencido.

Quando viu o e-mail da KLM informando que era o ganhador, ele demorou a acreditar. “Eu não esperava ganhar. Entrei no site, vi que era isso mesmo e foi uma loucura”, diz. Ele mandou um SMS para os amigos contando o que tinha acontecido. Eles também acharam, no início, que fosse brincadeira.
Além da viagem ao espaço, Pedro ganhou duas passagens aéreas para Curaçao, no Caribe, de onde sairá a nave, e a estadia para duas pessoas em um hotel de luxo. Ele ainda não sabe quem vai levar. “Não tive tempo de pensar em muita coisa ainda”, diz.
Pedro conta que participa atualmente de um projeto da UnB que simula uma missão espacial e vai lançar um minissatélite para o espaço em um balão no segundo semestre. “Eu falava que tinha inveja do balão porque ele ia para o espaço, e eu não”, diz, rindo. “Mas agora eu vou também”, completa.
G1

Barbosa e Atala participam de festa dos 100 mais influentes do mundo


Alex Atala e Joaquim Barbosa participam de festa dos 100 mais influentes do mundo (Foto: Jennifer Graylock/Getty Images)Alex Atala e Joaquim Barbosa participam de festa
dos 100 mais influentes do mundo
(Foto: Jennifer Graylock/Getty Images)
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e o chef de cozinha Alex Atala, os dois brasileiros eleitos pela revista norte-americana “Time” como uma das cem pessoas mais influentes do mundo, participaram de festa de gala da publicação na noite desta terça-feira (23) em Nova York.
A festa ocorreu no Lincoln Center, uma das principais casas de espetáculos e eventos de Nova York.
Segundo a revista, os brasileiros se orgulham de Barbosa por ele ser o primeiro presidente negro do STF e por simbolizar "a promessa de um novo Brasil comprometido com o multiculturalismo e a igualdade”.  A "Time" diz ainda que ele foi nomeado como o "menino pobre que mudou o Brasil".
A revista dividiu as cem pessoas em cinco grupos e Barbosa figura na lista dos "pioneiros". Ainda há os "líderes", "artistas", "ícones" e "titãs". O músico norte-americano Jay Z e Kate Middleton, mulher do príncipe britânico William, também figuram na lista dos 100 mais influentes.
“A máscara de Carnaval mais vendida no Brasil neste ano não foi a de um jogador de futebol ou de um pop star, mas sim de Joaquim Barbosa, jurista que no ano passado presidiu o julgamento do maior caso de corrupção do país e se tornou o primeiro presidente negro do Supremo Tribunal Federal”, diz o início do texto do perfil de Barbosa em tradução livre.

"Um dos oito filhos de um pedreiro, Barbosa viu a educação como seu bilhete para sair da pobreza. Ele trabalhou como faxineiro e tipógrafo no Senado para se sustentar durante a faculdade de Direito. Barbosa obteve doutorado na Sorbonne (universidade em Paris), aprendeu quatro línguas estrangeiras e estudou na Universidade de Columbia, em Nova York", diz o texto.
A "Time " lembra o passado pobre de Barbosa e diz que foi por meio da educação que ele conseguiu mudar suas condições de vida.
Para a publicação, Barbosa não se esquiva de controvérsias e é "campeão" em ações afirmativas e na defesa do aborto.
A revista lembra que Barbosa foi nomeado ministro do STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, mas "ferozmente independente" condenou, durante o processo do mensalão, muitos colaboradores próximos de Lula.
G1

Reunião traz indicativo de volta ao trabalho na UEPB


Um reunião que aconteceu nesta segunda-feira (22) trouxe um indicativo de volta ao trabalho na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A audiência teve a participação do com o reitor da UEPB, Antônio Rangel, a secretária de Finanças do Estado, Aracilba Rocha, e o deputado Hervázio Bezerra, líder do governo na Assembleia Legislativa, além dos sindicatos dos docentes e dos técnicos-administrativos da UEPB.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Paraíba (Sintespb), Severino Ramos, explicou que um termo de acordo está sendo elaborado para que haja uma negociação entre as duas partes.
Apesar de ainda não estar pronto, esse termo já contém uma concessão de benefício-alimentação de R$ 260 por mês para técnicos-administrativos e docentes a partir de abril deste ano. Em 2014, o benefício aumenta para R$ 300 e em 2015, para R$ 370.
O reajuste salarial da database, por sua vez, será acondicionado ao repasse de R$ 10 milhões que está prevista em uma emenda parlamentar. “O reitor vai solicitar ao Governo e negociar esse repasse. Quando isso ocorrer, vai chamar a categoria para dialogar sobre o reajuste”, comentou Severino.
Nesta terça-feira (23), o grupo volta a se reunir para terminar o termo de acordo. Na quarta-feira, os docentes fazem uma assembleia-geral com indicativo de volta aos trabalhos e, na quinta, é a vez dos técnicos-administrativos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...