sexta-feira, 26 de abril de 2013

Seds contabiliza 38 mulheres assassinadas este ano na Paraíba


Dados da Secretaria de Defesa Social (Seds) da Paraíba revelam que pelo menos 38 mulheres foram assassinadas nos três primeiros meses deste ano no estado. O levantamento foi consolidado até março, mas nesta quinta-feira (25) outras duas mulheres foram vítimas de homicídios em São Mamede, no Sertão, e Arara, no Brejo paraibano.
Nesta quinta feira, uma mulher de 45 anos foi morta pelo vizinho em Arara, no Brejo. De acordo com a Polícia Militar, o homem de 67 anos teria se matado após cometer o crime. Suspeito e vítima discutiam com frequência, segundo a polícia. A mulher morreu no local.Conforme a Seds, no mesmo período de janeiro a março do ano passado foram registradas 39 mortes por Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Os números de abril serão validados no fim do mês e duas portarias publicadas pela secretaria no ano passado têm a finalidade de inibir a violência contra a mulher.
Na manhã do mesmo dia em São Mamede, no Sertão, uma mulher de 23 anos foi morta em frente à igreja da cidade por um agente de saúde municipal. O homem de 33 anos foi preso pela Polícia Militar e teria confessado que matou a vítima porque ela rejeitou um relacionamento amoroso com ele. A mulher foi socorrida para o Hospital Regional dePatos, onde morreu.
De acordo com a assessoria da Seds, as Portarias 53 e 54, de 2012, determinam que em casos de crimes de ameaça contra a vida de mulheres, devem ser intimados os supostos e agressores e aberto inquérito, independente de haver testemunhas, e que deve ser preenchido um formulário específico para atendimento de crimes contra mulheres.
G1pb

Pelo menos nove pessoas são mortas na Grande João Pessoa


Nove pessoas foram assassinadas na noite da quinta-feira (25) em João Pessoa e Região Metropolitana em um intervalo de aproximadamente seis horas. Polícia acredita que crimes podem ter ligação com a prisão de um bando na cidade de São Paulo. Um dos chefes do bando preso é suspeito de ordenar o assassinato de um policial civil em Bayeux, Grande João Pessoa.
O segundo homicídio ocorreu por volta das 17h em uma usina localizada na cidade de Santa Rita. A vítima, de 29 anos, foi morta com dois tiros na cabeça. Segundo a polícia, o homem estava dentro de um veículo, no qual foram encontrados R$ 390 e uma pistola calibre 380.De acordo com informações da polícia, o primeiro homicídio aconteceu no Distrito de Livramento, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. A vítima tinha 37 anos. Uma segunda pessoa que estava com ele também foi atingida pelos disparos e levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Os suspeitos do homicídio e da tentativa fugiram em uma canoa por um braço de rio com destino ao bairro de Mandacaru, na capital, para o local onde funciona um viveiro de camarão.
Em João Pessoa, no bairro Valentina de Figueiredo, Zona Sul da capital, um professor de Educação Física foi assassinado com pelo menos seis tiros. No local, ninguém quis passar informações à polícia sobre suspeitos e as motivações do crime. Segundo a polícia, a vítima tinha 48 anos.
Por volta das 20h50, um homem de 27 anos foi morto a tiros em Santa Rita. De acordo com a polícia, a vítima foi assassinada com seis tiros efetuados por três homens que estavam em duas motocicletas. Os suspeitos perseguiram a vítima e depois começaram a atirar.
No bairro da Torre, na capital, dois homens foram mortos com sinais de tortura, de acordo com a polícia. Um jovem de 19 anos e outro homem não identificado foram encontrados com as mãos amarradas e a boca amordaçada. O jovem levou dois tiros na cabeça e o homem não identificado levou um tiro na cabeça, um no pescoço e outro no braço.
Segundo a polícia, os crimes foram praticados por homens que estavam em um veículo escuro. As vítimas foram abandonadas na frente da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Júlia Freire, a principal do bairro da Torre.
Às 22h30, um homem de 34 anos foi morto com pelo menos cinco tiros na região torácica. O crime aconteceu na Avenida Josefa Taveira, principal do bairro de Mangabeira, Zona Sul da capital paraibana.
Cinco minutos após esse homicídio, um adolescente de 17 anos foi encontrado com cerca de 15 perfurações de faca ao lado de uma empresa de ônibus, localizada no  bairro de Cruz das Armas, também em João Pessoa. Testemunhas contaram à polícia que um carro parou no local, jogou o corpo e em seguida fugiu.
Por volta das 22h40 um jovem de 19 anos foi morto com três tiros no Conjunto Cidade Verde, em Mangabeira. Segundo a polícia, os suspeitos da autoria do homicídio são dois homens que estavam em uma motocicleta.
Polícia vê relação entre crimes
O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, coronel Lívio Delgado, acredita que os crimes possam estar relacionados com a prisão de uma quadrilha presa na manhã de ontem na cidade de São Paulo. Um dos chefes do bando é suspeito de ter ordenado o homicídio de um policial civil na Paraíba. O agente de investigação Sérgio Azevedo de Souza foi assassinado na frente de uma churrascaria em Bayeux, Grande João Pessoa, no último dia 25 de março.

“Eu interpreto essa série de homicídios que aconteceram de maneira a criar uma instabilidade de duas maneiras: como o desespero do pessoal ligado a esse bando ou uma maneira que eles encontraram de eliminar os desafetos, já que com a prisão do bando ficaram fragilizados”, avaliou Lívio Delgado.
O coronel afirmou que a forma como os crimes aconteceram chamou a atenção da polícia. “Foi uma ação orquestrada, acredito eu, para gerar instabilidade e dificultar a ação da polícia. Quando acontecia um homicídio em Mangabeira, tão logo a polícia chegava ao local, tinha a informação que tinha acontecido outro no bairro da Torre. São homicídios que foram praticados de forma a promover algum tipo de represália. No entanto, as investigações da Polícia Civil é que vão apontar o que de fato motivou todos esses assassinatos”, enfatizou.
Segundo o coronel Lívio Delgado, todas as vítimas tinham envolvimento com o crime. “Essas pessoas que foram assassinadas têm ligação de alguma forma, segundo os nossos levantamentos. Muitos têm um histórico de periculosidade. Alguns já praticaram homicídios, traficavam, por exemplo”, disse.
'Vamos dar uma resposta', diz coronel
O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar disse que será realizada uma reunião com o Comando-Geral da PM paraibana para decidir as estratégias que serão adotadas para evitar mais mortes nesse fim de semana.

“A sociedade pode ficar tranquila que a polícia fará de tudo para pôr ordem a todo esse estado de coisas a que estamos assistindo. Com a nossa articulação e com o trabalho da polícia civil, a tendência dos bandidos é cada vez mais perder território. Nós não vamos ceder um milímetro para dar paz à sociedade”, afirmou.
G1pb

Tribunal russo rejeita condicional para integrante do Pussy Riot


Nadezhda Tolokonnikova gesticula durante audiência nesta sexta (26) (Foto: Mikhail Metzel/AP)Nadezhda Tolokonnikova gesticula durante audiência nesta sexta (26) (Foto: Mikhail Metzel/AP)
O tribunal russo rejeitou nesta sexta-feira (26) o pedido de liberdade condicional de uma das duas jovens do grupo Pussy Riot, Nadejda Tolokonnikova, que cumpre pena de dois anos de prisão por cantar uma oração punk contra Vladimir Putin.
"Conceder liberdade condicional a Tolokonnikova é prematuro, o Tribunal considera que os argumentos da defesa não são convincentes", declarou a juíza Lidia Iakovleva.
A defesa já anunciou sua intenção de apelar da decisão do Tribunal Zoubovo-Polyansky, na região da Mordóvia, 640 km a leste de Moscou, onde Tolokonnikova cumpre sua sentença.
"Já passei tempo suficiente no campo, estou cansada de estudá-lo, seis meses é uma pena suficiente", disse a jovem condenada de 23 anos durante a audiência.
Segundo a lei russa, qualquer pessoa condenada pode receber liberdade condicional depois de cumprir metade de sua sentença, que é o caso de Nadezhda Tolokonnikova, que já tinha cumprido seis meses de detenção antes da confirmação de seu veredicto em segunda instância.
Sua advogada, Irina Jrunova, destacou perante o juiz que a jovem tem uma filha pequena. "Ela tem uma família, uma criança. Ela faz falta para a sua filha, é essencial que a família esteja reunida novamente para permitir que a criança se desenvolva plenamente", implorou.
Nadejda Tolokonnikova, Maria Alekhina e Ekaterina Samutsevich foram presas em fevereiro de 2012 na Catedral de Cristo Salvador de Moscou, onde dançaram e cantaram uma oração punk pedindo à Santa Virgem que expulsasse Putin para denunciar um coluio entre a Igreja ortodoxa e o poder político.
G1
Nadezhda lê documentos em um tribunal distrital em Zubova Polyana (Foto: Mikhail Metzel/AP)Nadezhda lê documentos em um tribunal distrital em Zubova Polyana (Foto: Mikhail Metzel/AP)

Mãe de acusados de atentado de Boston estava em lista de terroristas


A russa Zubeidat Tsarnaeva, mãe dos acusados do atentado na maratona de Boston(EUA), também teve o nome incluído em um banco de dados americano sobre terroristas 18 meses antes das explosões que deixaram três mortos e dezenas de feridos em Boston.
Zubeidat Tsarnaeva (esq) estava em um banco de dados americano sobre terroristas (Foto: Musa Sadulayev/AP)Zubeidat Tsarnaeva (esq) estava em um banco de dados americano sobre terroristas (Foto: Musa Sadulayev/AP)
Dois funcionários do governo americano disseram à "Associated Press" que as agências de inteligência dos EUA acrescentaram o nome de Zubeidat em uma base de dados sobre terrorismo.
  •  
  •  
Tamerlan Tsarnaev passou seis meses na Rússia em 2012 (Foto: AP)
Tamerlan
Na quarta-feira foi divulgado que o nome de Tamerlan Tsarnaev, acusado de ser coautor dos ataques, estava na lista.

As autoridades americanas afirmaram que a CIA (agência de inteligência do país) fez o pedido para adicionar o nome do Tamerlan depois que o governo russo entrou em contato com a agência, mostrando preocupação de que ele havia se tornado um seguidor islamismo radical.
Cerca de seis meses antes, o FBI tinha investigado separadamente Tamerlan Tsarnaev, também a pedido da Rússia, mas o FBI não encontrou vínculos dele com o terrorismo, disseram autoridades.
A revelação de que Tamerlan tinha sido incluído em um banco de dados sobre terroristas gerou críticas ao governo Obama. Congressistas da oposição têm questionado se o governo investigou adequadamente as informações passadas pela Rússia de que Tamerlan representava uma ameaça à segurança do país.
Tamerlan e seu irmão mais novo, Dzhokhar, de 19, foram acusados pelo atentado em Boston, no dia 15 de abril.
G1

Consumo de energia fecha trimestre com alta na PB


consumo de energia elétrica no país cresceu 2,5% de janeiro a março deste ano, na comparação com o primeiro trimestre de 2012, apesar da queda de 2,4% do consumoindustrial. Os dados foram divulgados  hoje (25) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Em março, o consumo total caiu 0,5%. Em 12 meses, houve aumento de 3,2%.   O crescimento do consumo de eletricidade no primeiro trimestre reflet...
... ver notícia completa em: jornaldebrasilia

Autor: Vinculado ao jornaldebrasilia 

Mais Notícias sobre :Mesmo, com, quedademandaindustrialconsumo
Produção industrial da zona do euro aumenta em fevereiro por energia
Trata-se de um sinal de que a crescente demanda dá esperanças de que o bloco monetário voltará a mostrar expansão neste ano A produção das indústrias da zona do euro subiu mais do que o esperado em fevereiro na comparação com o mês anterior devido a um salto no setor de energia , um sinal de que a crescente demanda dá esperanças de que o bloco monetário voltará a mostrar expansão neste ano. A
Consumo de eletricidade continua em alta, apesar de economia fraca
demanda por energia elétrica no Brasil tem crescido mensalmente, sem interrupção, desde outubro de 2009 Por Reuters   |19h48 | 19-04-2013 a a a Consumo de energia elétrica deverá continuar em forte expansão neste ano, na contramão do crescimento econômico (Marcello Casal Jr/ABr) SÃO PAULO/BRASÍLIA - O consumo de energia elétrica deverá continuar em forte expansão neste ano, na contramão do

Prefeitos fazem 'greve' na Paraíba para cobrar verba para combater a seca


Prefeitos fazem 'greve' na Paraíba para cobrar verba para combater a secaImagem (Da Internet)

Prefeitos da Paraíba e dos outros oito Estados do Nordeste estão preparando uma 'greve simbólica' para protestar contra a falta de recursos e ajuda do Governo Federal no combate à seca. A paralisação está marcada para o próximo dia 13 de maio. Os detalhes e estratégias para a realização do protesto regional serão definidos em uma reunião entre os dirigentes das entidades representativas dos prefeitos nordestinos, agendada para a próxima terça, dia 30, em Maceió (AL).
A proposta de fechar as portas das prefeituras nordestinas foi acatada pelos representantes dos municípios de toda a região na reunião de cidades nordestinas, evento realizado durante o encontro do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), promovido no último dia 19 de abril na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. A CNM vai articular a realização da 'greve' e está buscando a adesão de mais prefeitos ao protesto.
De acordo com Buba Germano, presidente da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), a 'greve' dos prefeitos não deverá afetar o atendimento à população. "A orientação da CNM é para fechar as portas das prefeituras, mas é claro que os serviços essenciais à população serão mantidos. Os prefeitos vão parar simbolicamente para demonstrar a insatisfação na forma como o Governo Federal tem tratado as prefeituras na questão da seca", informou.
A Famup ainda não tem uma estimativa de quantos prefeitos paraibanos deverão aderir ao protesto, o que só deverá ser definido após a reunião de organização do protesto que acontecerá na próxima semana em Maceió. Os prefeitos vão contar com o apoio da CNM que fará estudos técnicos sobre a estiagem para mostrar as perdas geradas pela seca. No protesto, serão usadas imagens chocantes mostrando o gado morto, açudes e reservatórios vazios e plantações destruídas.
SEM AJUDA 
Os prefeitos reclamam que a ajuda anunciada pelo Governo Federal não chega aos municípios. Segundo o relato dos presidentes das entidades nordestinas, apesar da série de anúncios do governo federal, a ajuda que chega aos municípios é mínima.
No último dia 2 de abril do corrente ano, a presidente Dilma Rousseff anunciou, durante reunião com os governadores, em Fortaleza (CE), um pacote de medidas emergenciais contra a seca e garantiu que os investimentos federais para enfrentar o problema serão R$ 9 bilhões.

Acusado de homicídio deixava mensagens em rede social para intimidar Elaine


"Mulher de luto, que vive visitando meu orkut. Fiz muito por ti e você nunca agradeceu. Temos uma grande chance de nos entender e ficarmos juntos para sempre e sermos muito felizes...Quero que saiba que não sou de 'ferro'; e caso não cumpra seu compromisso comigo, eu terei que fazer justiça com as próprias mãos usando arma como essa...".

Este é um trecho de um recado que foi postado na linha do tempo do facebook de Glauber Magliano de Andrade, no dia 24 de Janeiro deste ano, acusado de ter assassinado Elaine Lima Conceição, morta nesta quinta-feira (25), em São Mamede.
Além do recado, Glauber postava imagens pornográficas de mulheres seminuas e de armamento, como metralhadoras e pistolas. Em uma foto de uma pistola, ele revelou “preciso de uma belezinha dessa com urgência”.

Mostrando-se frio, Glauber disse através do perfil no dia 24 de outubro que leu o livro "toupeira - a história do assalto ao banco central de fortaleza", e que recomendaria a leitura. Ele é acusado de tentar assaltar no ano passado a agência dos Correios de São Mamede com uma arma de brinquedo.

Além disso, ele afirmou que conseguiu desvendar os crimes praticados em São Mamede por uma gangue. Confira a postagem dele: “descobri a alguns dias uma gangue de criminosos em são mamede. desvendei o crime deles por completo. fiz isso sozinho. acreditam q os desgraçados estão me odiando, mesmo sendo eles quem erraram?”

Sagundo informações da Polícia, Glauber Magliano de Andrade matou friamente a comerciante Elaine Lima a golpes de faca, sem dar chance de defesa para a vítima.

Acilene Candeia/maispatos.com 
 
PRISÃO DO ACUSADO 
 
O agente comunitário de saúde identificado como Glauber Magliano foi preso na tarde desta quinta-feira, (25), acusado de matar a golpes de faca a jovem Elaine Lima da Conceição, de 23 anos, na cidade de São Mamede.
 
O crime aconteceu por volta das 11h em plena praça pública da cidade. Segundo a Polícia Civil, o acusado desferiu 13 golpes de faca na vítima. Elaine ainda tentou correr e se livrar de Glauber, mas não conseguiu e foi atingida ns costas. Ela foi socorrida pelo Samu e encaminhada para o Hospital Regional de Patos, porém, não resistiu aos ferimentos e veio à óbito.
 
De acordo com a Polícia, Elaine era natural de São José do Egito-PE, mas residia em Guarulhos-SP, e estava em São Mamede desde a terça-feira, (16), da outra semana resolvendo pendências referentes a morte de seu esposo, que faleceu em 2011.
 
Elaine começou a ser perseguida pelo acusado, que criou inclusive um perfil falso na rede social Facebook para acompanhar seus passos. Apaixonado e inconformado pela jovem não aceitar um possível relacionamento com ele, o acusado assassinou covardemente a vítima.
 
Glauber já tem passagem pela polícia e tentou assaltar a algum tempo a agência dos Correios da cidade de São Mamede portando uma arma de brinquedo.

O acusado já está preso e o caso está sendo investigado pelo delegado da cidade de São Mamede Neto Adjunto.
Fonte: maispatos.com

Comvest publica edital de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2014


A Comissão Permanente do Vestibular (Comvest), entidade que organiza o processo de seleção para o ensino de graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), divulgou, nesta sexta-feira (26), o edital de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2014 e participação nas vagas destinadas à cota de inclusão.

O período para a solicitação vai de 6 a 24 de maio. Podem solicitar a gratuidade na inscrição aqueles estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio na rede pública de ensino do Estado da Paraíba ou ter cursado integralmente as duas primeiras séries do Ensino Médio em Escola Pública e comprovar matrícula regular no 3º ano também em Escola Pública.

Para solicitar a participação na cota de inclusão para o Vestibular 2014 da UEPB, os alunos devem solicitar o pedido através do site da Comvest (www.comvest.uepb.edu.br), seguindo as orientações contidas no formulário eletrônico de solicitação, e enviar os documentos exclusivamente através do Correios, por carta registrada, e com data máxima de postagem até o dia 24 de maio de 2013.

A listagem dos candidatos contemplados e não contemplados com a isenção e/ou cota de inclusão será publicada oficialmente no site da Comvest, no dia 5 de julho.

Documentação para a isenção de inscrição

Para o candidato que está cursando o Ensino Médio em Escola Pública:
- Declaração em papel timbrado ou com carimbo identificador da unidade de ensino, assinada pelo Diretor Geral ou Adjunto, de ter cursado integralmente as duas primeiras séries do Ensino Médio em Escola Pública e de estar cursando, regularmente, o 3º ano do Ensino Médio;
- Cópia da Carteira de Identidade (RG).
- Cópia do CPF.

Para o candidato que já concluiu o Ensino Médio em Escola Pública:
- Cópia do Histórico Escolar Completo do Ensino Médio;
- Cópia da Carteira de Identidade (RG);
- Cópia do CPF.

Endereço para postagem

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)
Comvest (Comissão Permanente do Vestibular)
Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário
CEP: 58.429-500 - Campina Grande-PB

ATENÇÃO!!! VÍDEO COM CENAS MUITO FORTES DA JOVEM ASSASSINADA EM SÃO MAMEDE


Blog Cardoso Silva resolveu postar esse vídeo, para que um crime deste não fique impune pois foi uma vida de uma jovem garota, mãe inclusive, morta barbaramente na pacata cidade de São Mamede.

O vídeo é muito forte e tem cenas de sangue.


Fonte: Blog Cardoso Silva

OMC confirma que disputa pelo comando fica entre Brasil e México


Roberto Azevedo participa de coletiva de imprensa nesta quinta-feira (31) em Genebra (Foto: Fabrice Coffrin/AFP)Roberto Azevêdo, durante coletiva de imprensa realizada em janeiro em Genebra (Foto: Fabrice Coffrin/AFP)












A Organização Mundial do Comércio (OMC) confirmou nesta sexta-feira (26) que o brasileiro Roberto Azevêdo e o mexicano Hermínio Blanco foram selecionados para a etapa final na disputa pelo comando da entidade.
Nesta quinta, Azevêdo demonstrou otimismo em sua conta no Twitter: "Uma coisa muito boa da candidatura é que ela tem recebido apoios em todas as regiões e entre países de todos os níveis de desenvolvimento", diz o post.
Nove candidatos se apresentaram para suceder o francês Pascal Lamy, que deixará seu posto no fim de agosto.
Saíram da disputa, na primeira fase da seleção, os quatro candidatos que conseguiram menor apoio por parte da consulta feita com os 158 países-membros da OMC: Alan John Kyerematen (Gana), Anabel González (Costa Rica), Amina Mohamed (Quênia) e Ahmad Thougan Hindawi (Jordânia).
O nome do novo diretor será definido até 31 de maio. A escolha ocorre por consenso em negociações entre os países e não por eleição direta.

Currículo do brasileiro
Lamy, no cargo desde 2005, termina o mandato em setembro. É a segunda vez que o governo brasileiro tenta comandar o órgão. Naquele ano, o Brasil lançou Luiz Felipe de Seixas Corrêa para o posto. Desde sua fundação, em 1995, nunca um brasileiro ocupou a presidência da OMC, responsável por conduzir as rodadas que visam à liberalização do comércio mundial.
Azevêdo é diplomata de carreira, tem 55 anos e está no Itamaraty desde 1983.

Em nota divulgada em dezembro, na ocasião do lançamento do nome do diplomata, o Itamaraty destacou que "a candidatura brasileira representa a importância atribuída pelo país ao fortalecimento da OMC e procura contribuir para o progresso institucional da Organização e para o desenvolvimento econômico e social mundial".
O Itamaraty também chamou a atenção para a Rodada de Doha, em que o Brasil negocia para derrubar subsídios agrícolas em países desenvolvidos como forma de dar mais competitividade às mercadorias do país.
No comunicado, o ministério mencionou como objetivos da OMC a "melhoria dos padrões de vida, à garantia do pleno emprego e da renda, à expansão da produção e do comércio de bens e serviços, bem como ao uso dos recursos disponíveis em conformidade com o desenvolvimento sustentável".
A nota também lista as qualificações de Azevêdo para o cargo. Desde 2008, ele é o representante do Brasil no órgão e atua como "negociador-chave". Antes, ocupou diversos cargos relacionados a assuntos econômicos no Ministério das Relações Exteriores, tendo atuado em contenciosos como os casos de Subsídios ao Algodão (iniciado pelo Brasil contra os Estados Unidos), Subsídios à Exportação de Açúcar (iniciado pelo Brasil contra as Comunidades Europeias) e Medidas que Afetam a Importação de Pneus Reformados (litígio iniciado pelas Comunidades Europeias), além de chefiar a delegação brasileira na Rodada Doha.
G1

Russo toma banho de sol sobre bloco de gelo em rio na Sibéria


O russo Vdimir Samsonov, de 59 anos, que mora na cidade siberiana de Zheleznogorsk, naRússia, foi fotografado nesta sexta-feira (26) tomando banho de sol sobre um bloco de gelo no rio Yenisei, em Krasnoyarsk.
G1
Russo toma banho de sol sobre um bloco de gelo no rio Yenisei, em Krasnoyarsk (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)Russo toma banho de sol sobre um bloco de gelo no rio Yenisei, em Krasnoyarsk (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)
Cena foi registrada no rio Yenisei, em Krasnoyarsk (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)Cena foi registrada no rio Yenisei, em Krasnoyarsk (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)

Entrevista; Réu confesso, Glauber culpa a vítima por "não aceitá-lo"



O acusado de matar a facadas Elaine Lima (23), em São Mamede (Sertão), na última quinta-feira (25), confessa friamente como cometeu o crime e porque matou a jovem.
Em entrevista a equipe de reportagem da TV Correio/Record, Glauber  Magliano de Andrade (34) diz que tentava manter um relacionamento amoroso com a vítima, algo que nunca ocorreu; Glauber fala ainda que estava numa situação emocional muito ruim e declara: "se a justiça quiser, pode me condenar, mas eu tenho plena consciência de que sou vítima nessa história; ela foi covarde".
Assista à matéria completa, com a confissão do agente de saúde.

Equipes encontram 50 sobreviventes nos escombros em Bangladesh


As equipes de resgate encontraram nesta sexta-feira (26) 50 pessoas vivas sob os escombros do prédio que desabou na periferia da capital de Bangladesh, informou uma fonte do bombeiros.
"Encontramos 50 pessoas ainda vivas em vários lugares do terceiro andar depois de cavar túneis. Esperamos poder resgatá-los amanhã pela manhã", explicou à AFP Mizanur Rahman, subdiretor do serviço nacional de bombeiros.
Equipes tentam resgatar sobrevivente após desabamento de prédio em Bangladesh (Foto: Andrew Biraj/Reuters)Equipes tentam resgatar sobrevivente após desabamento de prédio em Bangladesh (Foto: Andrew Biraj/Reuters)
A polícia usou balas de borracha e gás lacrimogêneo nesta sexta em um subúrbio de Dacca contra manifestantes que atacavam fábricas e carros em um protesto após o desabamento do prédio, que matou pelo menos 300 pessoas.
Os trabalhadores atacaram fábricas, carros, queimaram pneus e tentaram incendiar lojas o longo do percurso da manifestação, afirmou Mustafizur Rahman, vice-chefe de polícia de Gazipur, nas proximidades de Dacca."A situação é muito instável. Centenas de milhares de operários participam na manifestação. Usamos balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão", afirmou um policial policial sobre a manifestação.
"Eles exigem a detenção e execução dos proprietários das confecções e do edifício que desabou em Savar", disse à AFP.
O Rana Plaza, um edifício de oito andares, desabou na quarta-feira. O prédio abrigava cinco unidades de confecção.
A tragédia reativou a polêmica sobre as condições de trabalho da indústria têxtil de Bangladesh, que abastece várias empresas ocidentais.
G1

Mulher morre após acidente com avião de pequeno porte em Belém


Aeronave Cai Belém Pará Daniel Berg Avião (Foto: Thais Rezende/G1)Segundo Hospital Metropolitano, uma pessoa morreu após o acidente em Belém (Foto: Thais Rezende/G1)
Um avião de pequeno porte que partiu do município de Chaves, na ilha do Marajó, sofreu um acidente perto do aeroporto Brigadeiro Protásio, em Belém. Oito pessoas foram retiradas dos destroços e levados ao Hospital Metropolitano, em Ananindeua. No hospital, uma mulher ainda não identificada, que seria passageira do avião, morreu. Ainda não se sabe qual seria a causa da morte da mulher.
Segundo o Serviço Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), ainda não se sabe se o avião caiu ou se o piloto teria feito um pouso forçado. A frente da aeronave ficou destruída. O local do acidente foi isolado, causando engarrafamentos na avenida Júlio César. O piloto do avião está em estado grave, e foi levado para o bloco cirúrgico do hospital. Além dele, outros seis passageiros, incluindo um menor de idade, continuam hospitalizados. O hospital ainda não informou qual o estado de saúde dos passageiros.
Ainda de acordo com o Seripa, se sabe quais foram as causas do acidente, mas o avião estava em rota de pouso quando o acidente aconteceu. Segundo Seripa, o avião tinha autorização para voar até julho de 2013.
G1

PIB dos EUA cresce 2,5% no 1º trimestre de 2013


Variação do PIB dos EUA (Foto: Editoria de Arte/G1)
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos - a maior economia mundial - cresceu a uma taxa anualizada de 2,5% no primeiro trimestre de 2013, segundo aponta a primeira prévia divulgada pelo Departamento do Comércio nesta sexta-feira (26). Houve aceleração frente ao quarto trimestre do ano anterior, quando aeconomia avançara 0,4%. Em 2012, considerando todos os trimestres, o PIB, que é soma de todas as riquezas produzidas no país, teve alta de 2,2%.
O crescimento econômico dos Estados Unidos retomou a força no primeiro trimestre, embora não tanto quanto esperado, o que pode aumentar os temores de que a já enfraquecida economia pode ter dificuldades para lidar com os cortes de gastos do governos e os impostos mais altos.
A China, considerada a segunda maior economia do mundo, mostrou crescimento bem maior que o dos EUA no mesmo período, de 7,7%. O Japão, que segue na terceira posição, ainda não divulgou o PIB do primeiro trimestre mas, nos quatro últimos meses de 2012, sua economia registrou recuo de 0,1%. O PIB dos três primeiros meses de 2012 da zona do euro, que reúne 17 países, será divulgado apenas em maio, no entanto, no último de 2012, havia caído 0,6%
O crescimento do PIB, de acordo com o Departamento do Comércio, é reflexo das contribuições positivas de consumo, que cresceu 3,2% no primeiro trimestre, ante o aumento de 1,8% registrado no último trimestre de 2012, investimento não-residencial e exportação, entre outras.
A redução drástica de 4,1% nas despesas do governo e o aumento de 5,4% nas importações diminuíram o crescimento do PIB.
As despesas governamentais diminuíram pela décima vez nos últimos 11 trimestres, e entre janeiro e março os gastos militares caíram a uma taxa anualizada de 11,5%.
Apesar da alta, o resultado não correspondeu às expectativas dos economistas de uma alta de 3%, segundo a agência Reuters. Os analistas da Dow Jones previam que o PIB cresceria ainda mais, 3,2%.A economia norte-americana cresce há 15 trimestres consecutivos. No entanto, a taxa média, pouco acima de 2%, é considerada fraca sob os padrões históricos. A última vez que o PIB registrou queda foi no segundo trimestre de 2009, quando recuara 0,3%.
"O resultado do PIB dos EUA no 1º trimestre veio, no geral, em linha com nossas expectativas – sobretudo do que diz respeito aos itens mais importantes (como o consumo das famílias e os investimentos, residencial e não-residencial). A projeção da LCA pressupõe que o desempenho da economia norte-americana seguirá morno neste 2º trimestre (para quando projetamos crescimento anualizado de 1,5%), ainda limitado por incertezas nas searas política e fiscal, mas ganhará fôlego na segunda metade do ano e, sobretudo, em 2014", disse a consultoria LCA, em nota.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...