segunda-feira, 29 de abril de 2013

Desertificação avança na Paraíba e estado pode virar deserto em 100 anos

     

Imagine a Paraíba virando um deserto. Um estado seco, sem água e sem perspectiva de vida. Com cemitérios de animais a beira da estrada, açudes secos, vejetação sem vida e áreas desertas.

A desertificação no território paraibano é algo sério e que avança de forma preocupante a cada dia. Os especialistas alertam que se nada for feito e se o estado atual de degradação ambiental continuar, é provável que em 100 anos, o Semiárido paraibano esteja totalmente árido. Isso significa que a vegetação da Paraíba corre sérios riscos de desaparecer de vez, o que seria catastrófico para a população. O Estado, um dos mais atingidos pela desertificação pode virar deserto no futuro. Atravessando uma das mais rigorosas secas dos últimos 50 anos, a Paraíba sente os efeitos drásticos da longa estiagem e tem uma noção do que pode está reservado para o futuro.

A Paraíba, conforme alertou o ambientalista Roberto Almeida, com base em dados da organização internacional Greenpeace, e da Associação de Proteção da Natureza (APAN), está em adiantado estado de desertificação, ocupando o 1º lugar no Brasil. Em entrevista ao PBAgora, Roberto Almeida garantiu que a caatinga paraibana foi sucumbida nos últimos 50 anos, devido a ação implacável da lei do machado. O tráfico de lenha no Estado, cresceu em proporções alarmantes, apesar dos órgãos governamentais estarem mais atentos e enérgicos no combate aos crimes ambientais.

De acordo com os dados repassados pelo ambientalista com base no relatório sobre mudanças climáticas elaborado pelo Greenpeace, mais de 72% do território do estado da Paraíba está suscetível ao processo de desertificação. Isso significa que 1,66 milhão de pessoas - a metade da população paraibana - está sofrendo com os drásticos efeitos do processo devastador. "Esse processo tem avançado. A Paraíba é o Estado do país mais atingido pelo processo de desertificação do tipo muito grave", alerta o ambientalista Roberto Almeida.

Na Paraíba 208 dos 223 municípios - 93,27% estão suscetíveis a desertificação -e o processo avança a cada dia. Um levantamento feito pela Sudema da qual, Roberto é superintendente em Campina Grande, revela que pelo menos 68% das matas paraibanas sofreram alguma interferência do homem e estão com sua fauna e flora comprometida afetando diretamente mais de 1milhão de paraibanos. As regiões com maior grau de ocorrência de desertificação apontadas no documento são o Seridó oriental e ocidental - composto por municípios como Barra de Santa Rosa, Salgadinho, Frei Martinho, Cuité e Picuí - e o Cariri ocidental.

Nessas regiões a retirada da lenhas típicas da caatinga tem sido feito sem nenhum controle. Em 2009, eram 198 nessa situação (87,78%). O avanço desse processo é agravado com a estiagem prolongada, considerada como uma das piores dos últimos 30 anos.

O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), professor Dr. Ignacio Hernan Salcedo, observa que processo de desertificação no Estado é moderado à severo em terras do Cariri, Seridó e do Sertão. Segundo dados do Insa, mais da metade dos municípios paraibanos está suscetível ao processo de degradação da terra, que compromete sua produtividade biológica e econômica.

Essa situação segundo o instituto, tende a se consolidar devido ao avanço do desmatamento, verificado especialmente quando associado ao forte consumo de lenha (70% de consumo doméstico e 30% de consumo industrial) no Semiárido Paraibano. O mais preocupante conforme aponta os estudos é que apenas 1,42% do território paraibano é juridicamente protegido contra o desmatamento e outras ações que comprometem a existência de espécies vegetais e animais. O percentual corresponde às terras indígenas e às unidades de conservação federal e estaduais que ocupam 82,9 mil hectares.

O professor da Universidade Federal da Paraíba, Bartolomeu Israel de Souza, revela que hoje o homem do campo está com uma nova mentalidade. Sem depender mais da terra para tirar o sustento, como era no passado, quando tinham como fonte de sobrevivência o feijão, o milho e outras culturas, esses paraibanos passaram a ter acesso a produtos industrializados, ficando mais insensíveis, a degradação ambiental.

Professor do departamento de Geociência do CCEN da UFPB, Bartolomeu Israel de Souza, publicou recentemente o trabalho “A Desertificação na Paraíba”, uma síntese do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca no Estado da Paraíba, o chamado PAE-PB , programa coordenado pelo professor. No documento ele constatou que nos últimos anos, a Paraíba teve um aumento superior a 14% de sua área desertificada, acompanhando uma realidade de todo o país.

Na visão do ambientalista Roberto Almeida a educação ambiental ainda é a ferramenta indispensável para frear o processo de avanço da degradação ambiental na Paraíba e mudar o quadro evitando assim, a catástrofe anunciada. Para ele, a questão do desmatamento e as técnicas de agricultura precisam ser revistas. O ambientalista observa que muitas vezes o homem simples do campo derruba árvores sem ter noção dos danos que estão sedo causados ao meio ambiente.

Com rosto sofrido, a agricultora Rosineide Oliveira da Sila, 46 anos, moradora do sítio estreito 3, Catolé de Boa Vista, conhece bem a vida numa área desertificada. Nos últimos anos, ela lucrou pouco devido a pobreza do solo. “Choveu bem mas a colheita não foi boa”, conta. Mãe de 6 filhos, entre eles Letícia Emanuely de 3 anos, Rosimere revela que o seu marido o agricultor Isaias dos Santos Silva, 48, já pensou em abandonar a terra. “Aqui é tudo difícil”, conta.

A também agricultora Maria José Soares Araújo 35, também moradora do Estreito 3, lembra as a sobrevivência no campo é um grande desafio. Ela aponta para um imenso campo deserto, mostrando que o local um dia, foi cercado por plantas. O verde, deu lugar ao sequidão, tornando o cenário inadequado para agricultura e a própria sobrevivência.

A desertificação é um tipo de degradação ambiental que ocorre em zonas de clima seco. O fenômeno é muito antigo mas só na década de 1970 o mundo passou a estudá-lo com mais atenção devido a grande seca que afetou parte do continente africano.

Especialistas apontam ações para combater avanço da desertificação Perda da produtividade agrícola, maior degradação da terra, êxodo rural, aumento da temperatura, problemas com recursos hídricos e pobreza. Os efeitos da desertificação no Estado da Paraíba, são implacáveis segundo alerta os ambientalistas. O ecologista Roberto Almeida revela que clima no semiárido está cada vez mais seco e a temperatura na região tem aumentado. A aceleração do desmatamento e do desflorestamento e a emissão de gases poluentes estão afetando a distribuição das chuvas e as temperaturas, por isso cada vez aumenta o grau de aridez nas zonas de clima seco.

A recomendação de Roberto Almeida é que nas áreas a serem utilizadas para uso agropecuário sejam adotadas práticas de conservação do solo. Medidas simples podem evitar a desertificação como a consorciação de culturas; redução ou eliminação das queimadas; cobertura do solo; rotação de culturas (usar diferentes culturas a cada ano nas terras onde se pratica a agricultura); adubação; faixas de retenção de terra; culturas em nível para conter a erosão; plantio de alimentos que possam servir de forragem para o gado e o manejo da Caatinga para produção de alimento para o gado.

Além do mais, a irrigação precisa ser fiscalizada para evitar-se a salinização dos solo; os bancos não podem financiar projetos que levem a desertificação; os produtores devem ser capacitados em métodos de conservação dos solos. Também deve ser ampliada a fiscalização contra o tráfico de madeira e exigido a compensação ambiental; bem como, adotadas medidas de manejo para se evitar o sobrepastorieo (excesso de número de animais por hectare) em áreas sensíveis.

Desertificação em Campina já atinge 80%

Quem atravessa a cerca de arame e pisa no solo duro da Fazenda Bianca localizada a pouco menos de 15 quilômetros do Centro de Campina Grande, se assusta. O cenário é de deserto. A fazenda, medindo 800 hectares, está totalmente desertificada. A vegetação é seca. Apenas alguns pés de algaroba, eucalipto, umbuzeiro e cactos, plantas resistentes a longa estiagem, mantém o verde. A sequidão predomina. A muito tempo que a paisagem mudou.

De acordo com o ecologista Roberto Almeida, no passado a fazenda Bianca se constituia em um grande cinturão verde existente em Campina. A área verde se estendia até a mata conhecida como Mequinha, na Alça Sudoeste. Só que hoje o cenário mudou e a paisagem é totalmente desértica. No local onde existia a mata da Mequinha a desertificação é total. A devastação acabou com tudo. Quem olha só vê sequidão.

Segundo dados da Associação de Proteção ao Meio Ambiente, 80% da área territorial de Campina Grande e do Compartimento da Borborema está totalmente desertificada. Roberto Almeida destaca que os maiores consumidores de lenha na cidade ainda são as panificadoras, as renovadoras de pneus e as indústrias que usam a madeira como fonte energética.

Em conseqüência desse avançado processo de desertificação, o clima na cidade segundo Roberto Almeida, está mais quente. O campinense está enfrentando nos últimos anos, temperaturas insuportáveis, conseqüência direta da interferência do homem na natureza No entendimento de Roberto Almeida a solução para a cidade recuperar a sua área verde, passa necessariamente pelo reflorestamento. Esse reflorestamento segundo ele só pode ser feito com o aproveitamento das sementes como acontece no horto florestal da cidade.

Novo estudo atesta gravidade do problema

Um novo estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com base em tendências climáticas, revelam que, em 2100, parte do Semiárido brasileiro será uma região de deserto. De acordo com o pesquisador do Inpe José Marengo, o aumento da temperatura e a falta de chuva podem ser os principais responsáveis pela aridez na região. Os efeitos mais agressivos da estiagem estão concentrados na Região Nordeste, onde o Ministério do Meio Ambiente (MMA) já identificou oficialmente quatro núcleos de desertificação: são 1.340 quilômetros quadrados e aproximadamente 1400 municípios em 11 estados. A área abrange 16% do território brasileiro.

Na Paraíba o núcleo está localizado na região do Seridó, , onde o fenômeno ocorre devido à falta de manejo da caatinga para atender a pecuária extensiva e a demanda energética. “Em 2050, algumas partes do Semiárido já podem passar a ser áridas. Atualmente chove apenas parte do ano e a precipitação é mal distribuída. No caso da aridez, é quando não há chuva”, explica. Para Marengo, a situação atual do Semiárido é preocupante devido à duração da estiagem. A rigorosa escassez de chuvas pelo segundo ano consecutivo impõe à região a pior seca dos últimos 50 anos, que atinge 1.046 municípios.

Para os especialistas, o processo de desertificação é consequência de fatores humanos e climáticos. “O Semiárido tem uma série de condicionantes como clima, solo, água e regime de chuvas que é muito favorável a processos de degradação de ambiente. Associados com práticas inadequadas adotadas pelo homem, às vezes por ignorância, por má-fé ou falta de capital,[provocam a desertificação.

Dentre os fatores humanos, ele destaca o desmatamento, a extração excessiva de produtos florestais, as queimadas, a sobrecarga animal, o uso intensivo do solo e seu manejo inadequado e, por último, o emprego de tecnologias não apropriadas para ecossistemas frágeis. Especialistas e pesquisadores defendem experiências convívio com a falta de chuva., como a desenvolvida em Israel e em algumas regiões África que também têm um clima semelhante ao do Semiárido brasileiro.

Ouro Branco: Caçadores sofreram tentativa de homicídio e tiveram suas motos queimadas


    

Segundo informações, quatro homens estavam caçando próximo a Serra do Poção em Ouro Branco por volta das 23:00Hs de sábado (27), e quando voltaram para suas motos elas estavam com os pneus cortados por faca, foi quando se aproximou um veículo e efetuou vários disparos de arma de fogo contra eles e tocaram fogo em suas motos. Os caçadores fugiram para dentro do mato. 


Dois dos caçadores chegaram em Ouro Branco por volta da 07:00Hs deste domingo e informaram a Polícia Militar sobre o acontecido, os mesmos estavam bem. Os outros dois caçadores estão desaparecidos, um deles é menor de idade. 

  
As informações são de que todos os caçadores são de Jardim do Seridó. A Polícia Militar de Ouro Branco esta neste momento à procura dos desaparecidos. 

Mulheres tentam entrar em presídio na PB com maconha em creme dental


Papelotes de maconha estavam dentro de creme dental na Paraíba. (Foto: Walter Paparazzo/G1)Papelotes de maconha estavam dentro de creme
dental na Paraíba. (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Duas mulheres foram flagrada na tarde deste domingo (28) tentando entrar com papelotes de maconha na Penitenciária Flósculo da Nóbrega (conhecida como Presídio do Roger) dentro de uma embalagem de creme dental, em João Pessoa.
A droga estava embalada em sacos plásticos e foi inserida em tubos tradicionais de creme dental. Segundo o delegado Roberto Jorge, da 1ª Delegacia Distrital de Polícia, onde foi registrado o flagrante, a droga foi encontrada durante a revista tradicional e, apesar dos dois caso serem semelhantes, a polícia confirma que elas não se conheciam.
A partir dos dois flagrantes, a polícia investiga quem está fornecendo o produto e quem é o receptor dentro do presídio, acreditando, inclusive, que as mulheres presas neste domingo nem sabiam que estavam levando droga para dentro do presídio. Elas declararam ter comprado o produto por R$ 2, oferecido por um homem na frente do presídio.A primeira flagrada foi uma jovem de 18 anos, grávida de um preso que cumpre pena por diversos homicídios. Depois deste caso ser levado para a delegacia, uma segunda mulher, de 54 anos, também foi flagrada com droga, que seria levada para o filho, que cumpre pena depois de ter sido enquadrado pela lei Maria da Penha.
“Com certeza tem alguém lá dentro que já sabe do esquema e depois vai atrás destas embalagens, mas ainda estamos levantando como é que esse esquema funciona”, explicou o escrivão Alisson. Segundo ele, as duas mulheres relataram que receberam os cremes dentais de pessoas que ofereceram o produto do lado de fora do presídio.
O delegado Roberto contou que esta situação tem sido considerada frequente nas visitas de domingo, quando mães e esposas tentam entrar no presídio com droga das mais diversas formas. No caso das duas mulheres presas neste domingo, a quantidade de droga apreendida foi considerada muito pequena pela polícia e não configurava como tráfico. Até as 16h20, o delegado estava analisando os dois casos e avaliando por qual crime elas seriam indiciadas.
G1pb

Dupla rende vigilantes e arromba caixa eletrônico em shopping na PB


Shopping Center Campina, no Centro de Campina Grande (Foto: Reprodução)Shopping Center Campina, no Centro de Campina
Grande (Foto: Reprodução)
Dois homens armados renderam vigilantes e usaram um maçarico para arrombar um caixa eletrônico dentro de um shopping emCampina Grande, na noite de domingo (28). Segundo a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), os suspeitos amarraram, amordaçaram e trancaram as vítimas em um banheiro.
O crime aconteceu por volta das 19h, mas os vigilantes só conseguiram acionar a polícia às 23h30, após pedirem ajuda para se desamarrar. De acordo com as informações das vítimas, o caixa eletrônico fica na parte interna do shopping, localizado na rua Santa Clara, vizinho à Câmara de Vereadores de Campina Grande.
Os suspeitos renderam o vigilante da rua e do prédio, em seguida os colocaram dentro de um banheiro e usaram um maçarico para chegar à gaveta de cédulas do caixa eletrônico. Em seguida fugiram, com destino ignorado. O montante roubado não foi informado. Segundo a Polícia Militar, foram realizadas rondas na área, mas não houve prisões.
G1pb

Polícia registra pelo menos cinco assassinatos na Grande João Pessoa


Pelo menos cinco pessoas foram assassinadas neste domingo (28) em João Pessoa. Um homem de 33 anos foi assassinado na noite de ontem no bairro Castelo Branco. De acordo com informações da polícia, a vítima estava bebendo em um lava-jato com amigos quando um suspeito chegou ao local e efetuou pelo menos seis disparos. 
Em Lucena, Litoral Norte do estado, um agente de limpeza foi encontrado com oito tiros, sendo sete na cabeça e um no abdomem. Ele estava no Centro da cidade e foi encontrado já morto. A Polícia ainda não tem detalhes sobre a circunstância da morte.Segundo a polícia, o crime pode estar relacionado ao envolvimento da vítima com drogas, já que ele era usuário. O homem foi assassinado com cinco tiros, sendo quatro nas costas e um na cabeça, ainda de acordo com informações policiais.  Até às 7h18 o suspeito do homicídio não havia sido localizado pela polícia.
Outras três pessoas morreram após serem vítimas de disparo de arma de fogo. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, para onde as vítimas foram levadas, um homem de 39 anos morreu ao dar entrada na unidade hospitalar.
De acordo com informações, o homem foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) quando foi atingida por disparos no bairro de Mandacaru, na capital. Ainda segundo a polícia, a vítima estava sentada na frente de casa quando quatro homens chegaram a pé e um deles começou a efetuar disparos. Um dos tiros atingiu a cabeça dele.
Um adolescente de 16 anos que foi baleado no bairro dos Ipês também não resistiu aos ferimentos. De acordo com informações do Trauma, o adolescente foi socorrido por um veículo particular até o hospital.
Um jovem de 22 anos, baleado na noite do domingo no bairro dos Funcionários II também morreu ao dar entrada no Hospital de Emergência e Trauma. A vítima estava em casa quando recebeu o telefonema de uma mulher. Ao sair de casa, foi surpreendido por dois homens que estavam em uma motocicleta.
A polícia não tinha pistas dos autores do homicídio até a publicação desta reportagem.
G1pb

Membro da 'Rota 171' preso em SP é transferido para Campina Grande


Operação Rota 171 também acontece em Campina Grande (Foto: Divulgação/PRF)Ao todo, 11 pessoas foram presas pela 'Rota 171'
(Foto: Divulgação/PRF)
O responsável pela clonagem dos cheques da quadrilha que foi desmontada pela Operação 'Rota 171', que foi preso em São Paulo no dia 25, já está à disposição da Polícia na Paraíba. Ele foi trazido por uma equipe da Polícia Civil paraibana, composta por uma delegada e dois agentes de investigação, num vôo que chegou em Campina Grande à 1h deste domingo (28).
De acordo com o delegado Iasley Lopes Almeida, o preso será ouvido na manhã desta segunda-feira (29). “A equipe que o acompanhou também trouxe muito material que foi apreendido em São Paulo e vamos iniciar o trabalho de análise destes documentos para ver o que pode contribuir com o inquérito”, explicou.
Para o delegado, o preso trazido de São Paulo "tem papel fundamental no funcionamento do esquema fraudulento". “Era ele que controlava a organização criminosa”, observa. Ao chegar em Campina Grande, o suspeito foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para ser submetido ao exame de corpo de delito. Depois, foi encaminhado para a Central de Polícia da cidade, onde permanece na carceragem até ser ouvido pelo delegado na segunda-feira. Só a partir deste depoimento, o delegado Iasley Lopes decidirá sobre local onde o preso ficará.
O quarto mandado originado de Campina Grande é de um homem que foi preso emBetim, Minas Gerais, e o delegado Iasley Lopes explicou que já solicitou a vinda deste preso para a Paraíba, mas que espera questões burocráticas para que a viagem seja realizada. Ainda há um quinto mandado de prisão expedido pela justiça de Campina Grande que não foi cumprido em São Paulo porque o suspeito está foragido.Ao todo, três dos 11 presos suspeitos de comporem a quadrilha estão em Campina Grande, todos eles com mandado de prisão emitido pela Justiça da cidade. Além do suspeito preso em São Paulo, há um que foi preso em João Pessoa e outro na própria cidade de Campina Grande, todos no dia 25, quando a operação foi desencadeada.
Outras quatro pessoas que foram presas na cidade de Bataguaçu, em Mato Grosso do Sul, serão ouvidas através do recurso das cartas precatórias, que já foram encaminhadas na sexta-feira (26) pelo delegado Iasley, com pedido de urgência. O delegado explicou que, através deste recurso, o delegado responsável pela prisão em Mato Grosso do Sul é que ouve o depoimento dos suspeitos, a partir de um roteiro de questões enviadas da Paraíba. O recurso foi necessário porque os mandados de prisão destas quatro pessoas foram emitidos pela justiça de Bataguaçu.
A mesma situação acontece com os dois presos que estão em Pombal, na Paraíba, e um que foi preso em Imperatriz, no Maranhão, que também serão ouvidos sobre o caso através de cartas precatórias. O delegado não soube informar se os suspeitos que foram presos no Maranhão e em Mato Grosso do Sul estão cumprindo prisão preventiva porque, também nestes casos, quem decide é a Justiça das cidades onde eles estão.
Entenda o caso
Policiais rodoviários federais e civis, junto com o Ministério Público da Paraíba realizaram na manhã de quinta-feira (25) uma operação para prender caminhoneiros de vários estados do Brasil suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em clonagens de cheque com sede em São Paulo.

“Esses caminhoneiros recebiam cheques de uma empresa idônea e, em seguida, repassavam para a célula criminosa, localizada em São Paulo, que fazia a clonagem dos cheques em grande quantidade. Então, os caminhoneiros chegavam para abastecer com um cheque clonado no valor de R$ 2 mil, por exemplo, e colocavam apenas R$ 500 de combustíveis. O troco era o lucro da quadrilha, que era repartido com o grupo de criminosos de São Paulo”, explicou Anderson Poddis, assessor da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba.
Ainda segundo a PRF, grande parte do grupo é formada por paraibanos. “As investigações apontam que pelo menos 22 pessoas participavam do esquema. Podemos afirmar que se trata de um golpe milionário praticado em diversas partes do Brasil”, disse Poddis.
G1pb

Menino de 3 anos é 'derrotado' pelo sono e dorme no meio de refeição


Um usuário identificado como “kharchenkog” publicou em seu canal no YouTube um vídeo que mostra seu filho comendo durante um voo entre Cancun, no México, e Baltimore, no estado americano de Maryland. O menino de três anos luta bravamenta para conseguir terminar a refeição, mas é derrotado no meio de uma mordida, e deixa um pedaço de nugget pendurado na boca. (veja o vídeo).
G1
Menino foi 'vencido' pelo sono e dormiu enquanto comia nuggets no avião (Foto: Reprodução/YouTube/kharchenkog)Menino foi 'vencido' pelo sono e dormiu enquanto comia nuggets no avião (Foto: Reprodução/YouTube/kharchenkog)

Unidade de saúde tem médico três dias por semana em Guarulhos


Unidade de Saúde da Vila São Rafael, com muros pichados e sujeira (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)Unidade de Saúde da Vila São Rafael, com muros
pichados e sujeira (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)
Lixo, pombos, carros abandonados e, em quatro dias da semana, nenhum médico. Essa é a situação da Unidade de Saúde da Família da Vila São Rafael, que atende moradores do bairro Itapegica, emGuarulhos, na Grande São Paulo.
A gerência do posto admite dificuldade para conseguir médicos. Já a Secretaria de Saúde de Guarulhos não se pronunciou sobre as condições do posto e nega a existência de doenças provocadas pela falta de saneamento na região da Vila São Rafael. “Não houve nenhum surto de diarreia neste ano”, diz a pastaem nota.
Os moradores reclamam de doenças como febre, diarreia e outros mal-estares causados pela falta de saneamento básico e da falta de atendimento médico próximo. Os casos mais urgentes têm sido encaminhados a hospitais mais distantes.
G1 esteve no local na sexta-feira (26), onde não havia nenhum médico. “Médico aqui só de segunda, quarta e quinta”, disse uma enfermeira, que preferiu não se identificar. Ela explica para uma das moradoras que levou a filha para uma consulta que o outro médico pediu demissão. “Ficou 26 dias e saiu. Não colocaram ninguém no lugar.”
Um adolescente chega com dor de dente. “Hoje está sem médico”, responde a atendente. Ele diz que vai para o Hospital Municipal de Urgências. “Semana passada foram mais de 200 pacientes ao mesmo tempo”, desabafa a enfermeira.
Entrada da UBS São Rafael, onde só há médicos três dias por semana (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)Entrada da UBS São Rafael, onde só há médicos três dias por semana (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)
Do lado de fora da unidade, sujeira se acumula em um estacionamento onde há carros abandonados e aves soltas. O bairro é de periferia e os moradores não têm acesso a esgoto. Muitos vivem à beira de córregos mal cheirosos. “Aqui minhas crianças ficam com febre o tempo inteiro”, conta Maria de Fátima, de 35 anos, vizinha do posto. “E agora nem médico tem. Esse que vem em casa, na minha nunca veio não.”
A gerente do posto, Elizabete Faustino Santos, admite que a condição do bairro é favorável ao surgimento de doenças ligadas à falta de saneamento básico, mas diz que esse não é o maior problema atualmente. Segundo Elizabete, é difícil conseguir médicos com o perfil da unidade. “A área é vulnerável. Aqui se trata da família, não é só de uma doença. É uma equipe multidisciplinar que tenta traçar um quadro do que está causando o problema. E isso é muito difícil, requer um esforço, uma vocação muito grande”, diz.
Estacionamento da unidade tem carros abandonados, aves e sujeira (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)Estacionamento da unidade tem carros abandonados, aves e sujeira (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)
Ela afirma que deveria haver três médicos no local, mas restou apenas um. “Estamos tentando, mas não sabemos quando vai haver.”
A Secretaria de Saúde de Guarulhos não se pronunciou sobre as condições do posto e nega a existência de doenças provocadas pela falta de saneamento na região da Vila São Rafael. “Não houve nenhum surto de diarreia neste ano”, diz em nota.
“No que se refere a casos isolados de doenças diarreicas no local, foram registrados neste ano dois casos em janeiro, um caso em fevereiro e outros dois casos em março. Ou seja, as doenças diarreicas afetaram 0,04% da população dessa região. Além disso, vale destacar que nem sempre elas estão ligadas a problemas de saneamento, podendo ser ocasionadas também por outros fatores, como, por exemplo, alimentar”, completou o órgão.
G1

Israel volta a prometer que não usará mais fósforo branco em armas


Arma incendiária foi banida há anos dos conflitos por causar danos a civis (Foto: Reuters)Arma incendiária foi banida há anos dos conflitos
por causar danos a civis (Foto: Reuters)
Autoridades militares israelenses voltaram a afirmar que o país deve interroper o uso de munições de artilharia com fósforo branco, utilizado para criar cortinas de fumaça.
As munições devem ser substituídas por outras que usariam apenas gases para causar o mesmo efeito.
Grupos de direitos humanos condenaram o uso de armas com fósforo branco durante o conflito de Gaza, por elas causarem sérios danos à população civil.
Leis internacionais restringem o uso de fósforo branco durante a guerra.
Ele é utilizado, além de ocultar movimento de tropas com uma cortina de fumaça, para marcar alvos inimigos ou até mesmo incendiar os oponentes.
Seus efeitos podem ser mortais. Em contato com a pele, a substância causa queimaduras que vão até o osso. O fósforo branco libera ainda um ácido nas feridas que pode causar o envenenamento da vítima.
Os militares israelenses afirmaram que as munições já existentes possuem "quantidades mínimas" de fósforo branco. Elas seriam desativadas "em breve".
Promessa renovada
Há três anos, após o conflito na faixa de Gaza, Israel já havia prometido criar novas regras para o uso de armas com fósforo branco.

Na época, mais de 1,4 mil palestinos e 13 israelenses foram mortos em três semanas de conflito.
Durante a ofensiva, Irsael usou fósforo em áreas densamente povoadas, segundo a ONU e a ONG Human Rights Watch.
Parte de uma instalação da ONU se incendiou após ser atingida por pedaços desse armamento - que tem produtos químicos que entram em combustão em contato com o ar.
A Human Rights Watch afirmou que Israel 'deliberadamente ou por negligência' usou fósforo branco em armamentos que violam o direito humanitário internacional, causando 'mortes desnecessárias de civis'.
Israel afirmou que o uso de fósforo branco em armas é permitido pela lei internacional e que teria tentado evitar mortes desnecessárias em Gaza.
Porém, um protocolo da Convenção de 1980 sobre armas convencionais bane o fósforo branco como uma arma incendiária contra populações civis ou em ataques aéreos contra forças inimigas em áreas civis.
G1

Explosão em prédio deixa feridos em Praga


Uma explosão deixou cerca de 40 pessoas feridas nesta segunda-feira (29) no centro de Praga, na República Tcheca. O acidente aconteceu em um prédio que fica a poucos metros do Teatro Nacional de Praga.
A maioria das pessoas teve ferimentos leves, informou à AFP a porta-voz dos serviços de emergência, Jirina Ernestova.
Mulher ficou ferida em explosão de prédio em Praga nesta segunda-feira (29) (Foto: Michal Cizek/AFP)Mulher ficou ferida em explosão de prédio em Praga nesta segunda-feira (29) (Foto: Michal Cizek/AFP)
A explosão em um edifício de frente para o rio Moldava, a apenas alguns metros do teatro do século 19, foi ouvida até no Castelo de Praga, a cerca de 1,6 km de distância.
Um porta-voz da polícia local disse que a explosão provavelmente foi causada por vazamento de gás e que havia cerca de 15 pessoas dentro do prédio, segundo a Reuters. O número total de feridos ainda é desconhecido. Segundo as equipes de resgate, quatro pessoas tiveram ferimentos graves.
A explosão estourou algumas janelas dos edifícios vizinhos, incluindo o histórico Cafe Slavia. O prédio onde ocorreu a explosão também abriga a escola de cinema de Praga e a faculdade de ciências sociais da Universidade Charles.
Prédios da região também foram evacuados. Não houve registro de mortos no acidente. Várias ruas ao redor do local foram isoladas pela polícia.
G1
Bombeiros inspecionam local de explosão em Praga (Foto: David W Cerny/Reuters)Bombeiros inspecionam local de explosão em Praga (Foto: David W Cerny/Reuters)

Cachoeira terá de ir pessoalmente retirar CNH apreendida em blitz


O contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, tem a partir das 9h30 desta segunda-feira (29) para buscar, pessoalmente, sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Anápolis, a 55 km de Goiânia. O documento ficou apreendido após uma blitz da Leia Seca, na BR-060, na madrugada de domingo, quando o bicheiro – que estava na companhia da mulher, Andressa Mendonça, e de um casal de amigos - acabou detido após se recusar a fazer o teste do bafômetro.
Parado na blitz ao voltar do show do cantor sertanejo Gusttavo Lima, Cachoeira foi encaminhado para o 6º Distrito Policial de Anápolis, onde passou por exames que apontaram a embriaguez. Ele foi liberado no início da manhã de domingo após pagar fiança de R$ 22 mil, equivalente a ¼ do valor do carro que ele dirigia, um Kia Cadenza. No entanto, a CNH ficou apreendida e, segundo a PRF, só poderá ser retirada pelo próprio Cachoeira, depois que ele comprovar por teste de bafômetro que não está alcoolizado. "Se ele não retirar o documento em até cinco dias, a Carteira de Habilitação será encaminhada ao Detran de origem", informou ao G1 o inspetor Newton Moraes, assessor de comunicação da PRF.

De acordo com ele, o bicheiro disse que só se manifestaria em juízo: “Ele exerceu o direito dele constitucionalmente garantido de responder em juízo”. O veículo dirigido por Cachoeira foi retirado do pátio da PRF por um funcionário dele, ainda na madrugada de domingo.
Embriaguez
Apesar de ter se recusado a fazer o teste do bafômetro ao ser parado na blitz, Cachoeira apresentava sinais de embriaguez, segundo  policiais rodoviários federais. Exames comprovaram o fato, segundo a polícia. “Ele foi submetido por um médico credenciado da PRF ao exame clínico que formalizou indícios de embriaguez. Com essa prova testemunhal dos policiais e com o laudo clínico do médico, foi lavrado o auto de prisão em flagrante por embriaguez”, explicou o delegado Manoel Vanderic, do 6º Distrito Policial de Anápolis.

Procurado pelo G1, o advogado de Cachoeira, Nabor Bulhões, afirmou que só tinha conhecimento do ocorrido através da imprensa e que deixou um recado no telefone deCarlinhos Cachoeira para que ele entrasse em contato com o advogado. “É uma questão de trânsito aparentemente resolvida. Provavelmente, caso necessário, ele deve entrar em contato comigo”, argumentou.
Carlos Cachoeira tem carteira de habilitação apreendida após blitz, em GO (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Blitz da PRF
Cachoeira não foi único a ser flagrado na operação montada pela Polícia Rodoviária Federal na BR-060, que resultou em um total de 100 infrações, sendo 39 por dirigir embriagado. Além da CNH do bicheiro, outros 35 documentos retidos na blitz estão na delegacia da PRF de Anápolis à espera de seus donos.

Três dos condutores autuados não tinha habilitação. Segundo a PRF, este ano, já foram aplicadas 601 multas por embriaguez no estado e 203 pessoas acabaram presas. As autuações nas rodovias federais goianas já resultaram em 20 prisões de janeiro até agora.
Operação Monte Carlo
Cachoeira foi condenado a 39 anos e 8 meses de prisão pelo juiz federal no processo oriundo da Operação Monte Carlo, pelos crimes de peculato, corrupção, violação de sigilo e formação de quadrilha.

O nome de Cachoeira aparece envolvido em duas operações da Polícia Federal: a Monte Carlo e a Saint Michel. A Saint Michel é um desdobramento da Operação Monte Carlo, que apurou o envolvimento de agentes públicos e empresários em uma quadrilha que explorava o jogo ilegal e tráfico de influência em Goiás.
O bicheiro obteve liberdade em 11 de dezembro do ano passado, dias depois de ser preso em razão de sua condenação. Antes, ele havia ficado preso no presídio da Papuda, em Brasília, por nove meses.
G1

'Faço porque gosto', revela garota de programa recém graduada em letras


Gabriela Natália da Silva, ou Lola Benvenutti, se formou no curso de letras em São Carlos, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)Gabriela Natália da Silva, ou Lola Benvenutti, se formou no curso de letras na UFSCar, em São Carlos, SP, mas optou por fazer carreira como garota de programa (Foto: Felipe Turioni/G1)
Ela tem 21 anos, é recém-formada em letras pela Universidade Federal de São Carlos(UFSCar), exibe em tatuagens pelo corpo frases de Guimarães Rosa e Manuel Bandeira, adotou como pseudônimo um nome que faz referência a um personagem do escritor russo Vladimir Nabokov e assume, sem problemas, ser garota de programa. Gabriela Natália da Silva, ou Lola Benvenutti, mantém um blog em que escreve contos baseados nas experiências com seus clientes e chama a atenção ao tentar quebrar o tabu do sexo. “Sempre gostei de sexo, então tinha um desejo secreto de trabalhar com isso e não há nada mais justo, faço porque gosto”, afirmou em entrevista ao G1.
Lola Benvenutti mantém blog com histórias de seus clientes em São Carlos, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)
A realidade de Gabriela sempre foi diferente da vida de uma parcela das garotas de programa que são universitárias e optam por se prostituir para manter as despesas com os estudos. "Tem uma categoria nos sites de acompanhantes que são de universitárias e fazem isso porque fazem faculdade particular e precisam pagar, mas eu nunca precisei disso, sou inteligente, fiz faculdade, optei por isso, qual o problema?", questionou.
Natural de Pirassununga (SP), se mudou para São Carlos para fazer faculdade, mas por temer algum tipo de retaliação resolveu manter sua identidade como prostituta com discrição até concluir o curso. “Fiquei com um pouco de medo de isso reverberar de alguma forma na faculdade, então achei melhor terminar a graduação para colocar o blog no ar”, disse.

O site recebe cerca de duas mil visitas por dia e é nele que Lola posta sua rotina como prostituta. Entretanto, vê diferença entre sua história e o fenômeno Bruna Surfistinha, pseudônimo de Raquel Pacheco, ex-prostituta que fez fama na internet e teve sua história publicada em livro e roteirizada em um filme. “Ela teve uma vida diferente da minha, com outras oportunidades”, comentou.

Além de manter seus contos e servir como contato entre seus clientes, que chegam a cinco por dia, o blog serve também para levantar discussão sobre o prazer no sexo. “As pessoas são hipócritas, vivem de sexo, veem vídeo pornográfico, mas não falam porque têm vergonha. Um monte de mulher entra no blog e fala que adoraria fazer o que eu faço, mas não tem coragem; e dos homens escuto as confissões mais loucas e cada vez mais esse tabu do sexo é uma coisa besta”, avaliou.

Barreiras
Apesar da escolha em ser uma profissional do sexo, Gabriela não desistiu de seguir carreira acadêmica ou dar aulas após a conclusão do curso de letras. “Também quero dar aula, mas por hobby, e além disso também tem a questão financeira, porque dando aula hoje você quase não se sustenta”, analisou. “Acho que as duas coisas são difíceis de casar, é muito difícil que uma escola que sabe o que eu faço me permita trabalhar com eles, vou ter que derrubar barreiras”.

Ainda este ano, ela pretende se mudar para São Paulo, onde vai continuar trabalhando como garota de programa e acumulando um mestrado na Universidade de São Paulo (USP). “Cansei um pouco de São Carlos e agora quero outras coisas, tanto que o mestrado para o qual estou estudando é na USP, converso com alguns professores e quero pesquisar na área de prostituição ou fetiche”, considerou.

Esse tipo de assunto, segundo ela, já é seu objeto de estudo desde a adolescência. “Desde os 14 anos estudo o sadomasoquismo, que hoje está ficando mais popularizado com ajuda do livro ‘Cinquenta Tons de Cinza’, que é marginalizado para quem curte, mas abriu um leque para as pessoas que não conheciam”, explicou.

Lola Benvenutti, de São Carlos, diz que sua virgidade era um fardo (Foto: Reprodução/Lola Benvenutti)
Interesse pelo sexo
O interesse precoce por sexo começou com uma vontade íntima de deixar de ser virgem, o que considerava ser um ‘fardo’. “Desde os 11 anos queria me livrar desse fardo, mas perdi a virgindade com 13 anos e a primeira vez foi péssima, com um homem de 30 anos que conheci pela internet”, relembrou.

No início, Gabriela ficou em dúvida sobre o prazer causado pelo sexo.“Não fiquei confortável, fiquei um tempo sem fazer pensando em como era possível as pessoas falarem tanto disso, mas aí depois de um tempo eu fui gostando e a percepção mudou”, revelou.

Segundo Gabriela, nunca houve um episódio em sua vida que despertasse um interesse incomum para sexo. “Todo mundo fica me perguntando qual foi o fato que desencadeou isso, eu respondo que nada, meus pais foram ótimos, tive uma ótima educação, entrei na faculdade direto, fiz uma boa universidade e só”, garantiu.

Relação com a família
Como a personagem Tieta, da obra de Jorge Amado, Lola causa alvoroço quando retorna para sua cidade natal, mas a relação com a a família atualmente é estável. “Eu não vou muito pra lá, sinto que toda vez que vou, levanto uma poeira de discórdia e os vizinhos ficam comentando. Minha mãe já desconfiava porque nunca pedia dinheiro para ela e a relação foi muito mais difícil porque ela se importa muito com o que os outros dizem, mas a gente se fala”, disse.

Com o pai, militar da reserva, há uma relação de respeito e separação entre Gabriela e Lola. “Meu pai ficou seis meses sem falar comigo, eu achei que fosse pra vida toda, mas aí teve a minha formatura e ele veio. Na ocasião, disse que a filha dele era a Gabriela, não a outra, deixando bem claro que não compactua com isso. Mas ele ficou do meu lado e acho ele um herói porque não me abandonou”, confessou.

G1
Gabriela Natália da Silva, ou Lola Benvenutti, se formou no curso de letras em São Carlos, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)Gabriela Natália da Silva, ou Lola Benvenutti, se formou no curso de letras na UFScar (Foto: Felipe Turioni/G1)

Veja o gabarito da primeira fase do 10º Exame de Ordem da OAB


A FGV Projetos divulgou neste domingo (28) o gabarito preliminar da primeira fase do 10º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Clique para ver o gabarito.
A prova objetiva foi aplicada neste domingo às 13h (de Brasília) e teve cinco horas de duração. De acordo com a OAB, mais de 124 mil candidatos estavam inscritos para o teste. A prova teve 80 questões de múltipla escolha. Os candidatos precisam acertar 40 questões para passar para a segunda fase, que está marcada para o dia 16 de junho.
O Exame de Ordem é obrigatório para obter a carteira da OAB, necessária ao exercício da profissão de advogado.
Resultado preliminar
O resultado final, que inclui a análise dos recursos, será divulgado no dia 28 de maio.O resultado preliminar com os nomes de quem passou para a segunda fase será divulgado no dia 8 de maio. De 8 a 11 de maio, os candidatos que não foram aprovados para a segunda fase podem entrar com recurso no site da OAB.
A prova prático-profissional (segunda fase) será realizada no dia 16 de junho, das 13h às 18h (horário de Brasília). O resultado preliminar dos aprovados sairá no dia 9 de julho. O resultado final, após análise de recursos, será divulgado no dia 26 de julho.
G1

Morre Saulo Ramos, ex-ministro da Justiça do governo Sarney


saulo ramos (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)Saulo Ramos tinha 83 anos.
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Morreu neste domingo (28), aos 83 anos, o jurista Saulo Ramos. Ele foi consultor geral da República e ministro da Justiça no governo José Sarney (1985-1990).
Saulo Ramos estava com problemas cardíacos e fazia hemodiálise regularmente. O enterro será realizado nesta segunda-feira (29) em Brodowski, interior de São Paulo.
José Saulo Pereira Ramos nasceu emBrodowski em 8 de junho de 1929. Além de jurista, foi escritor e professor na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
No governo de José Sarney foi consultor geral da República e ministro da Justiça.
Era membro da Academia Ribeirão-pretana de Letras e fundou a Academia Santista de Letras. Em 2007, lançou o livro de memórias “O código da vida”, que conta sua trajetória de vida e fatos que marcaram a história do país a partir de um caso judicial.
O corpo de Saulo Ramos será velado na Câmara Municipal de Brodowski a partir da 1 hora desta segunda, com o sepultamento previsto para às 14 horas.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lamentou em nota a morte do jurista. Leia a íntegra da nota:
Nota de Pesar - Falecimento de José Saulo Pereira Ramos
"É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-ministro da Justiça José Saulo Pereira Ramos. Jurista refinado e exemplar, teve participação fundamental no processo de restauração da democracia e do estado de direito no país. Nossos sentimentos e orações à família".
Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...