quarta-feira, 1 de maio de 2013

Começam inscrições do cursinho pré-vestibular da rede pública na PB


Coordenação se reuniu para fazer uma análise do projeto PBVest na última terça-feira  (Foto: Divulgação/Secom-PB)Coordenação se reuniu para fazer uma análise do
projeto PBVest na última terça-feira
(Foto: Divulgação/Secom-PB)
Começam nesta sexta-feira (3) as inscrições do processo seletivo para o projeto Pré-vestibular Social do Estado da Paraíba (PBVest) para alunos do 3º ano da rede pública e egressos.
As listas dos municípios contemplados e das vagas por escola que vai receber o programa foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (1º), a partir da página 10.
Este ano o PBVest está oferecendo 6 mil vagas nos 38 pólos do programa, localizados em 35 municípios. De acordo com a coordenação do PBVest, o foco do programa este ano é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições já podem ser feitas no site do PBVest a partir de sexta-feira (3).
As aulas ocorrerão no período de 11 de maio a 31 de outubro deste ano, em horário integral, segundo a Secretaria de Educação da Paraíba. Ao todo, foram contempladas 35 cidades, como João PessoaCabedeloCampina GrandeCatolé do Rocha,Cajazeiras e Sousa. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação, o critério de escolha dessas cidades foi a capacidade técnica para a recepção das aulas.
O representante da empresa responsável pela transmissão das aulas e pela atualização do portal do PBVest, Felipe Soares, disse que este ano as aulas continuam sendo on line, com melhorias no modelo, principalmente no que se refere à interação. “Os alunos poderão tirar dúvidas durante as aulas e os professores responderão algumas delas ao vivo e as demais durante a semana. Todos os questionamentos serão enviados por meio do portal, onde o aluno terá acesso por uma conta criada por ele, para enviar as perguntas”, esclareceu.Segundo o coordenador do projeto, Américo Falcone, a novidade deste ano é que os alunos irão receber dois tipos de  materiais didáticos. Um para acompanhamento das aulas e outro focado no Enem, com perguntas e respostas. Poderá se inscrever qualquer aluno da rede pública que está cursando a 3ª série ou que concluiu o Ensino Médio na rede estadual da Paraíba.
Em cada pólo haverá um monitor que fará a parte técnica para transmissão da aula e servirá também como mediador entre a aula e o professor. “Além disso, o portal do PBVest disponibiliza atualmente 352 aulas gravadas do programa de 2012, que está aberto para qualquer pessoa da comunidade acessar, e irá disponibilizar a versão 2013 gradativamente, de acordo com o módulo que for sendo praticado”, ressaltou Felipe Soares.
Na terça-feira (30), a coordenação do projeto se reuniu para discutir as formas de implementação do programa PBVest este ano. Os resultados obtidos pelo programa em 2012 também foram discutidos.
G1pb

Jovens de classe média são presos suspeitos de assaltos na Paraíba


Polícia ainda conseguiu recuperar parte dos objetivos que foram roubados pelos jovens de classe média  (Foto: Walter Paparazzo/G1)Polícia ainda conseguiu recuperar parte dos objetos que foram roubados pelos jovens de classe média (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Três jovens de classe média foram presos em Manaíra suspeitos de assaltar uma farmácia na noite da terça-feira (30) no bairro de Bessa, em João Pessoa. De acordo com policiais militares da Unidade de Polícia Solidária do Bairro São José, após assaltarem o estabelecimento, os suspeitos foram abastecer o carro em que estavam no Retão de Manaíra quando foram presos. Os jovens têm 18, 19 e 25 anos de idade, ainda segundo a polícia.
“Quando passamos pelo posto visualizamos o veículo, realizamos a abordagem e encontramos dentro do carro armas, drogas e recuperamos todo dinheiro do assalto”, detalhou.O cabo Fernandes contou que, logo após o assalto ao estabelecimento, várias guarnições da Polícia Militar intensificaram as diligências à procura do carro usado para praticar o crime.
Com os jovens foram apreendidos dois revólveres calibre 38, maconha, cocaína, R$ 643 reais e vários objetos pessoais das vítimas. Dois suspeitos são moradores de Manaíra - bairro nobre da capital paraibana, localizado na orla marítima - e o outro do bairro do Geisel. Eles foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISP), em Manaíra.
Os três são suspeitos de outros dois roubos, praticados na mesma noite, também no Bessa, ainda de acordo com a polícia.
Modo de agir
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar na Paraíba, os suspeitos deixavam o carro distante, entravam com capacetes e anunciavam o assalto.

Os equipamentos de segurança de motocicletas serviam para confundir a polícia e as vítimas, para que não suspeitassem de que eles estavam realizando os crimes utilizando o carro. No entanto, no assalto à farmácia do Bessa um morador percebeu a ação e informou a polícia.
G1
Com jovens foram apreendidos dois revólveres e várias munições usados para praticar assaltos, segundo a polícia (Foto: Walter Paparazzo/G1)Com jovens foram apreendidos dois revólveres e várias munições usados para praticar assaltos, segundo a polícia (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Trânsito em ponte na PB é liberado provisoriamente para veículos leves


No momento apenas veículos leves estão autorizados a fazer a travessia pela Ponte da Batalha (Foto: Divulgação/Secom-PB)No momento apenas veículos leves estão autorizados a fazer a travessia pela Ponte da Batalha
(Foto: Divulgação/Secom-PB)
O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) determinou na segunda-feira (29) a reabertura da Ponte da Batalha em caráter emergencial, após as chuvas dos últimos dias terem destruído o desvio que foi tomado pelas águas do Rio Paraíba. Segundo o DER, apenas veículos de pequeno porte estão liberados para cruzar pela ponte.
Quem passa diariamente pelo local vem enfrentando dificuldades, o desvio foi construído ao lado da ponte para execução das obras de ampliação de 90 para 160 metros de comprimento.
Além dos veículos que trafegam diariamente entre a capital e o Brejo paraibano pela PB-004 os municípios deSanta RitaCruz do Espírito Santo e Sapé também são diretamente beneficiados pela Ponte da Batalha que, segundo o Governo do Estado, contempla cerca de 186.741 habitantes da área que precisam da ponte para transitar.
Enquanto as obras eram realizadas na ponte, os motoristas precisavam utilizar um desvio, mas com as chuvas dos últimos dias o volume de águas no Rio Paraíba aumentou e destruiu o acesso. O diretor de Obras do DER, Hélio Cunha Lima, assegurou que, se houver redução das chuvas, as cabeceiras serão concluídas em pouco tempo, mas para isso será necessário que o tráfego de veículos volte a ser realizado pelo desvio.“Quem trabalha na cidade de Sapé, sai da cidade de Sapé para trabalhar nessas cidades circunvizinhas, que precisa dessa ponte é muito difícil por conta do transporte que fica mais perto, aí tem que pegar a BR é muito mais longe o caminho”, disse o vendedor Emerson Júlio.
“Só abrimos a partir de ontem a tarde, começo da noite para veículos leves e quando baixarem as águas nós vamos refazer o desvio para poder concluir a ponte”, disse Hélio Cunha Lima.
G1pb

Após agressão em assalto, cantora sertaneja tenta manter agenda


Cantora sertaneja Séfora Araújo (Foto: Márcio Machado/Divulgação)Cantora sertaneja Séfora Araújo se recupera de agressão (Foto: Márcio Machado/Divulgação)
Após ser assaltada e agredida na sexta-feira (26), a cantora Séfora Araújo diz que manterá sua agenda de apresentações após o dia 10, quando vai tirar os pontos que levou no rosto. Mesmo machucada, ela não quer desapontar os fãs. “O importante é que os shows vão acontecer”, informou.
No assalto, ela foi abordada por dois homens em uma motocicleta quando saia da academia de ginástica. Uma câmera de segurança filmou a ação e mostrou que os homens levaram duas bolsas e uma jaqueta. Apenas um pendrive foi recuperado, mas seus celulares, dinheiro e documentos ainda não foram encontrados. Partituras e outros materiais de trabalho também não foram localizados pela polícia.
Séfora diz que precisará passar por uma cirurgia para reparar a fratura no nariz, mas falou que não teve tempo de consultar um médico para marcar o procedimento.

Contudo, segundo ela, isso não será empecilho para honrar seus compromissos com o público. “Estou tomando medicamentos bem fortes. O fãs podem ficar tranquilos”, disse.“Vou ver um intervalo bom para fazer a cirurgia e conseguir arcar com meus compromissos.”

A cantora contou que tinha outros compromissos além de shows, mas foi obrigada a abrir mão por causa do incidente. “Tive que cancelar uma campanha publicitária que faria para uma marca de cervejas por causa da dor e do inchaço no meu rosto, além de outras campanhas”, lamentou.
Conforme recomendação do delegado Lupércio Antônio Dimov do 1º Distrito Policial, responsável pelo caso, a cantora aguarda o retorno da polícia sobre a recaptura dos suspeitos do crime, que foram liberados da delegacia porque não houve flagrante.
G1

Mãe divulga carta no 20º aniversário de brasiliense sumido no Peru


Mãe do brasiliense desaparecido no Peru, Susana Paschoali postou nesta terça-feira (30) uma carta em homenagem ao 20º aniversário do jovem. Após quatro meses de busca, ela e o marido voltam para o Brasil nesta quarta. O retorno estava programado para sábado, mas foi adiado depois que eles receberam uma ligação falsa sobre o paradeiro do estudante. O pai do rapaz chegou a ser detido, porque perdeu a cabeça e agrediu os responsáveis pelo telefonema.
Carta postada por Susana Paschoali em lembrança ao 20º aniversário do filho, desaparecido no Peru (Foto: Facebook/Reprodução)Carta postada por Susana Paschoali em lembrança ao 20º aniversário do filho, desaparecido no Peru (Foto: Facebook/Reprodução)
Na publicação, Susana narra como foi o parto do garoto e conta situações vividas pela família. Susana cita ainda uma mensagem que o filho a enviou no último dia das mães, quando ele estava na Rio+20. Ela afirmou que releu o texto diversas vezes nos últimos meses.
Susana disse ainda querer desejar amor, paz e luz ao filho. “Artur, perdi a conta dos sustos que você me deu, perdi a conta dos momentos de preocupação, perdi a conta dos beijos e do teu olhar terno... tranquilo... Tudo estava bom para você. Sempre”, escreveu.“Não importa pra mim se hoje é o dia das mães. Todos os dias são seus dias para mim. Brigamos algumas vezes e divergimos nosso pensar, mas sempre vou reconhecer sua importância na minha vida e isso para mim é amor. E o amor basta!”, disse o estudante à mãe, por mensagem, no último dia das mães.
Desaparecimento
O mochileiro Artur Paschoali, de 19 anos, de Brasília, entrou em contato com a família pela última vez em 20 de dezembro do ano passado, quando viajava pelo distrito de Santa Teresa, próximo a Machu Picchu, na região de Cusco. Ele chegou a Santa Teresa no dia 18 de dezembro. Antes, o mochileiro ficou uns dias em Machu Picchu.

Artur Paschoali, desaparecido no Peru desde 21 de dezembro (Foto: TV Globo/ Reprodução)
Segundo o irmão, Artur estava trabalhando em um restaurante em Santa Teresa, em troca de alimentação, hospedagem e dinheiro. Ele estava dormindo na casa do dono do estabelecimento.
No dia 21, às 16h, ele saiu para tirar umas fotos, apenas com uma câmara fotográfica, vestindo shorts. O mochileiro deixou todas as coisas dele na casa onde estava.

O local faz parte da rota de turismo na região de Machu Picchu. Mochileiros costumam percorrer trilhas pela mata e pelas montanhas.
O irmão afirmou que o mochileiro cogitava retornar ao Brasil no início de 2013. Ele entrava em contato com a família em um intervalo máximo de dez dias.
G1

Operação prende mais de 50 policiais suspeitos de cobrar propina no Rio


Após investigação conjunta dos órgãos de inteligência de segurança do Rio de Janeiro, 50 PMs, 7 policiais civis e outros 14 homens foram presos, nesta terça-feira (30), suspeitos de receber propina de mototaxistas irregulares e ambulantes de Bangu e outros bairros da Zona Oeste da cidade. A propina era paga para que a atividade ilegal acontecesse sem repressão. A Operação Compadres ainda busca outras 12 pessoas acusadas de participar do esquema.
Um vídeo feito pela Corregedoria da PM e divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Rio mostra o pagamento da propina. A ação também teve participação do Ministério Público.
Em coletiva por volta das 16h desta terça, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse que a operação começou a ser desenvolvida no início de 2012 e o trabalho de investigação durou mais de um ano. "A investigação ainda não terminou. Ainda teremos desdobramentos desse trabalho que podem ter consequências ainda maiores."As imagens mostram a ação de oito homens — todos com identificação no vídeo feita pela Polícia Militar, sendo cinco deles policiais — nas ruas da Zona Oeste. Os oito foram detidos.
Denunciados
Dos denunciados pelo Ministério Público, 60 são policiais: 53 militares e sete civis. Os agentes públicos são de diferentes unidades. Os policiais militares pertencem aos seguintes batalhões: 14º (Bangu), 9º BPM (Rocha Miranda), 20º BPM, 6º BPM (Tijuca), 4º BPM (São Cristóvão), 41º BPM (Irajá), 15º BPM (Caxias) e do Centro de Formação de Praças (Cefap). Os policiais civis trabalhavam na 34ª DP (Bangu) e na Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM). Entre os não policiais, 18 eram procurados, dos quais 14 já foram presos.

Todos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça, que expediu ainda mandados de busca e apreensão nas residências dos policiais e nas unidades onde eles trabalham. Eles são acusados de formação de quadrilha, concussão e roubo.
O que diz a Secretaria de Segurança
Após as prisões, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse não se surpreender com o grande número de policiais envolvidos na operação. "Quando se decide combater a criminalidade, a gente não pode se surpreender com nada”, afirmou. “Não há pacto da polícia com esse tipo de prática. É absolutamente necessário cortar na própria carne."

O secretário disse ainda que as acusações contra os policiais são muito graves e estão muito bem documentadas. Beltrame garantiu que os policiais não serão mantidos nos seus cargos.
Já o comandante geral da PM, coronel Erir Costa Filho, disse que está cumprindo a promessa que fez ao assumir o cargo, em setembro de 2011, de cortar da corporação os maus policiais.
"Desde que assumi, já foram expulsos 317 policiais. E outros mais vão sair. A sociedade acredita na PM e denuncia os desvios e nós apuramos e buscamos moralizar a PM." disse. Costa Filho afirmou ainda que visita constantemente os batalhões e procura orientar os policiais sobre as condutas a serem adotadas.
Veja os nomes dos presos
CB PM Rodrigo da Silva Rodrigues 
Rene Bispo da Silva, v. "Gordo" 
Adriano da Silva Conceição, v. "Nando" 
Inspetor Adriano Marcos de Abreu Menezes 
Inspetor Clayton José de Freitas Melo 
Inspetor Marcelo Pennafirme Malfacini
Comissário Odenilson Souza Serique
Cláudio Luiz Lima De Oliveira, v. "claudinho" 
Sgt Izanildo Silva Pereira, v. "indio" 
Luiz Carlos De Brito Dos Santos, v. "motinha" 
Sgt Marco Cesar Braga Da Silva, v. "braga" 
Cb Carlos Henrique Nunes Laranja v. "gordo" ou "marreta"
Sgt Elias Marques Da Silva 
Sgt Marcelo Braga Ferreira
Sgt Rogério Costa Quintino 
Sgt Jorge Alves Da Silva 
Sgt Amarildo Pinto Benevente 
Sgt Roberto Pereira Carlos
Cb Pm Eduardo Candido De Moraes 
Sd Pm Luiz Américo Souza Da Silva
3º SGT Pm Marcelo José Conceição Souza  
Cb Fábio Da Silva De Brito 
2º Sgt Pm Radson De Oliveira Bispo 
Cb Pm Luiz Augusto Dos Santos Firmino
Silvio Correia Da Silva 
Sgt Eduardo Manoel De Carvalho 
Sgt Renato Novoa Vaz 
Sgt Jorge Luiz Gualberto Gomes
Sgt Wilson Ferreira De Magalhães 
Cb Luciano De Souza Da SilvaSgt Amarildo Marins Da Conceição 
Cb Rodrigo Da Silva Miguez 
Sgt Marcelo De Andrade Coelho 
Jean Carlo Nunes De Lima  
Cb  alexandre da silva, v. "a silva" 
Sd João Paulo Gomes Da Costa 
Cb Wilson Eduardo Nogueira Santos 
Cb Leandro Do Nascimento Coelho  
Fabiano Da Silva Barrozo, v. "bozo" 
Cb Davi Santos De Souza Cruz     
Sgt Gilson Ferreira De Magalhães 
Cb Waltemir Monteiro Da Silva, v. "passarinho" 
Sgt Laelson Ferreira Cabral 
Reginaldo de Azevedo Da Silva, v. "naldo" 
Cristiano Pinto Da Rocha
Marcelo Luiz Pereira Da Silva, v. "marcelinho" 
Robson Cunha Silva  
Priscila Lopes De Moura 
Sérgio Vitor Rocha, v. "maninho" 
Cb Cristiano Da Silva Martins 
Sgt Leonardo Costa 
Sgt Luiz Claudio Dos Santos Reis 
Sgt Marcelo Ferreira Gomes 
Maria Lucia de carvalho
Sd Márcio Da Silva Fontes Alves 
Cb Marcus Vinícius Lima Bindi  
Cb Cláudio Augusto Rodrigues Da Silva
 G1

Departamento Penitenciário Nacional abre 138 vagas com mensais de quase R$ 5 mil


Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 30, o aguardado edital do concurso do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), para 138 vagas, sendo 100 apenas para o cargo de agente penitenciário federal, de nível médio, com remuneração inicial de R$4.932,09, já com gratificação é com o auxílio-alimentação, que é de R$373 (no edital é informado apenas o vencimento básico e com valores de antes do reajuste que entrou em vigor no início deste ano).
As demais vagas são na área de assistência penitenciária, sendo quatro para técnico de apoio na área de Enfermagem (nível médio/técnico; R$3.369,03) e 34 para especialista, em diversas áreas (superior; R$4.796,65). Em harmonia com decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), o departamento reservou vagas para deficientes, inclusive, para o cargo de agente, que além da escolaridade mínima, tem como requisito a carteira de habilitação (categoria B ou superior).
As inscrições serão abertas às 10h do próximo dia 10 (sexta-feira), no site do Cespe/UnB (organizador), e serão aceitas até as 23h59 do dia 3 de junho, observando-se o horário de Brasília/DF. A taxa de inscrição, de R$85 para agente, R$70 para técnico e R$90 para especialista, deverá ser paga até o dia 17 de junho. Àqueles que se enquadrarem nos requisitos para a obtenção da isenção da taxa (conforme edital) poderão solicitar o benefício ao longo de todo o prazo de inscrição.
A seleção é para lotação em uma das quatro penitenciárias federais, localizadas em Catanduvas/PR, Campo Grande/MS, Mossoró/RN e Porto Velho/RO, com a distribuição dos aprovados pelas unidades sendo definida pelo Depen. Conforme prevê o edital, poderão ser chamados ao longo da validade do concurso, que será de um ano, podendo dobrar, os aprovados até o dobro do número de vagas para cada cargo,  além dos empatados na posição limite. Sendo assim, no caso de agente penitenciário, o número máximo de convocados poderá ser de pelo menos 200 aprovados.
Provas previstas para 4 de agosto
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas na data provável de 4 de agosto. Além das provas escritas, a seleção compreenderá ainda exame de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional. De acordo com o edital, com exceção do curso de formação, que será em Brasília/DF, as demais avaliações serão aplicadas em todas as capitais.
Na avaliação objetiva, serão ao todo 120 questões, sendo 50 na parte de Conhecimentos básicos e 70 na de conhecimentos específicos. O exame segue o padrão do Cespe/UnB, com cada item valendo um ponto e cada erro acarretando na perda de um. Para ser aprovado será necessário obter, pelo menos, dez pontos na parte básica, 21 na parte específica e 36 no conjunto das provas. No caso de agente penitenciário, as questões serão sobre Língua Portuguesa, Noções de Informática, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico, Atualidades, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal e Tópicos de Direitos Humanos.
Como já havia antecipado o Depen, a seleção terá como novidade a prova de redação, que corresponderá à discursiva. A avaliação versará sobre a Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal) e suas alterações. No exame de capacidade física, os candidatos serão submetidos aos testes de barra fixa (dinâmico para os homens e estático para as mulheres), de impulsão horizontal e de corrida de 12 minutos, todos com índices diferentes para homens e mulheres. 

Serviço

Anexos

TítuloDataTipo
3

'Não tem explicação', diz idoso esfaqueado diante de webcam


Idoso ainda tem as cicatrizes das facadas que levou (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Idoso ainda tem as cicatrizes das facadas que levou
(Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Quase duas semanas depois do crime em que um idoso foi esfaqueado diante de uma câmera conectada a um computador, a vítima voltou a Praia Grande, no litoral de São Paulo, para reconhecer dois suspeitos presos pela Polícia Civil. O aposentado ainda tem as marcas da violência, mas as cicatrizes não estão apenas no corpo.
"É difícil. Só quem passa é que pode saber realmente, porque não tem explicação, não tem uma lógica, um porquê. Nem tempo de pensar no pior dava. A única coisa que eu queria era livrar o pescoço, que estava sufocando e tentar segurar de alguma maneira as facadas. É algo que você não está esperando. Quando você está esperando alguma coisa, é diferente, mas quando você não espera, não tem reação", explica a vítima.
O idoso ainda se recorda dos momentos após ser esfaqueado, até ser socorrido. "A lembrança que eu tenho é que era mais ou menos 2h. Eu fiquei desacordado até às 5h30. Tentei sair para a rua e procurar socorro, mas é um lugar deserto e não tinha uma viva alma. Deu tontura e eu retornei para casa e, quando cheguei na porta, apaguei de novo. Acordei só às 8h30. Uma pessoa me chamou lá fora, me viu e depois pediu um carro para me socorrer", relata.
Presos acusados de esfaquear idoso diante de webcam em Praia Grande, SP (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Os dois homens presos pela polícia foram reconhecidos pela vítima. Um terceiro continua foragido. Agora o aposentado espera por justiça. "Eu entreguei nas mãos de Deus. A Justiça de Deus é soberana. Ela que vai decidir tudo. Apesar que acredito na Justiça dos homens, que vai tirar eles da rua para que não aconteça com outros, porque só a gente que passou sabe aquilo que sente. O trabalho da polícia foi primordial. Foram atrás e não descansaram enquanto não pegaram. A gente se sente aliviado. Acredito que nos próximos dias vão prender o outro", diz.
Quanto ao vídeo, a vítima diz não ter problemas em rever. "Faço questão de ver detalhadamente, para saber se eu errei em algum momento da minha vida. Que essas imagens possam me esclarecer a mente, para que eu não torne a errar", conclui.
O caso
Três criminosos entraram em uma casa durante a madrugada do dia 23 de abril, roubaram e esfaquearam um morador de Praia Grande. O que eles não esperavam é que uma câmera instalada em um computador, que estava ligada na frente deles, pudesse registrar toda a ação.

O homem estava dormindo quando três suspeitos entraram na casa, por volta das 2h. Eles foram até o quarto e surpreenderam o morador, que estava deitado. Um dos criminosos ficou ameaçando o aposentado com uma faca enquanto os outros procuravam dinheiro. Os assaltantes encontraram R$ 400, mas queriam mais. Um deles chegou a cortar o pescoço do morador, que não pôde reagir. Depois, outro homem deu várias facadas na vítima. Em seguida, eles foram embora com o dinheiro.
A vítima ficou com ferimentos de faca na barriga, nas costas e no pescoço. Ele conseguiu ir até a porta da casa e pedir socorro. O morador ficou internado por quatro dias e teve alta médica. Dias depois, o aposentado de 59 anos foi embora para um outro município, não divulgado, dizendo que não voltaria enquanto os suspeitos não fossem presos e que, talvez, não retornasse nunca mais para Praia Grande.
Roupas usadas no dia do crime foram encontradas na casa do acusado (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Nesta terça-feira (30), a Polícia Civil de Praia Grande prendeu dois homens suspeitos de esfaquear o idoso. Os suspeitos estavam dormindo em casa quando foram capturados. O primeiro a ser preso, Leandro Donizete Felizardo, de 28 anos, acabou entregando os dois comparsas. Leandro é o homem que aparece nas imagens segurando a vítima e o ameaçando com uma faca. Na casa dele, os policiais encontraram o celular do idoso e a roupa que ele usou no dia do crime.
O segundo suspeito, Carlos Alberto Gonçalves Diniz, de 22 anos, também foi capturado. De acordo com a polícia, foi ele quem golpeou a vítima na barriga. Já o terceiro suspeito, Fábio Santos Barreto, de 37 anos, não estava em casa e já é considerado foragido da Justiça. Esse homem teria dado uma facada no pescoço do idoso.
G1

Justiça da PB mantém arrecadação do hit ‘Ai se eu te pego’ bloqueada


Cantor deve interpretar hits como 'Humilde residência' (Foto: Divulgação)Michel Teló gravou 'Ai se eu te pego'
(Foto: Divulgação)
A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu por unanimidade, na manhã desta terça-feira (30), manter a arrecadação da música ‘Ai se eu te pego’, hit interpretado por Michel Teló, bloqueada. Os magistrados negaram o pedido que foi feito pelos coautores da música Karine Assis Vinagre, Amanda Grasiele Teixeira da Cruz e Antônio Carlos Paim Cerqueira.

A arrecadação relativa aos direitos autorais da obra está bloqueada desde março do ano passado.

Com a decisão, os valores arrecadados com a comercialização da música continuam sendo depositados em juízo como forma de evitar que o dinheiro seja dividido de forma indevida, para evitar prejuízo financeiro às possíveis verdadeiras autoras da obra.

O recurso argumentava que as três estudantes que ainda disputam na Justiça a coautoria da música - Marcella Quinho Ramalho, Maria Eduarda Lucena dos Santos e Amanda Borba Cavalcanti de Queiroga - não representam a maioria no universo dos autores da obra, razão pela qual não poderiam impedir a exploração da música.

O argumento, no entanto, foi rejeitado. O desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, que tinha pedido vistas na última sessão, decidiu acompanhar o relator desembargador Marcos Cavalcanti, que diz que “não merece amparo a ação, tendo em vista que a simples apresentação de acordo firmado por Karine Assis Vinagre e Amanda Grasiele Cruz não causa nenhum dano às demais partes envolvidas no processo”.

O advogado dos coautores, André Luiz Cabral, informou que irá recorrer da decisão, uma vez que não foi discutido o mérito do caso. ''No que concerne à análise da Lei dos Direitos Autorais, que trata da defesa dos direitos dos coautores de participação nas ações que envolvem a obra em discussão, em nada foi analisado. No meu entendimento, há flagrante omissão e por isso iremos recorrer dessa decisão por meio de embargos declaratórios”, informou o advogado.

G1

Presidente Evo Morales expulsa agência americana da Bolívia


Presidente boliviano, Evo Morales, fala com a imprensa nesta quarta-feira (24) (Foto: AFP PHOTO / Aizar Raldes)Presidente boliviano, Evo Morales (Foto: AFP)
O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou a expulsão do país da representação da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que operava desde 1964, sob a acusação de interferência em assuntos políticos internos, em um evento público no Dia do Trabalho.
"Decidimos expulsar a USAID da Bolívia, a USAID vai sair da Bolívia", afirmou Morales em um discurso na Praça das Armas de La Paz, sede dos poderes Executivo e Legislativo.
G1

Empresário tem moto roubada e é morto na Zona Norte de São Paulo


Um empresário, dono de uma academia, foi morto por assaltantes armados na noite desta terça-feira (30) quando saía do trabalho e se preparava para pegar sua moto, na Vila Brasilândia, região da Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo. Fernando Guerreiro Abdalla, de 29 anos, foi baleado por volta das 21h30 na Estrada do Sabão. Ele foi atingido no tórax por dois homens que usavam capacetes e estavam numa outra motocicleta. A dupla fugiu com o veículo da vítima.

De acordo com a Polícia Militar, Abdalla chegou a ser socorrido ao Hospital Geral de Vila Penteado, mas não resistiu. Ele era casado e tinha dois filhos. A mulher dele, Cristiane da Cruz Abdalla disse ao Bom Dia São Paulo que o marido não reagiu ao assalto. Os criminosos teriam ordenado que ele erguesse os braços e se deitasse no chão e atiraram, disse ela.

Há cerca de quatro meses, Abdalla teria escapado de uma tentativa de assalto, ainda de acordo com Cristiane. Os assaltantes desistiram do roubo ao avistarem policiais. O empresário perdeu um irmão, há seis anos, vítima de latrocínio.

"O que eu vou falar pra ele, pro meu filho de 4 anos, quando ele pedir pro papai vir pra casa? Eu vou pedir para ele ir na delegacia falar com aquele delegado que não quis registrar a ocorrência porque, afinal, não tinha acontecido nada. Precisou morrer pra acontecer", disse Cristiane.
A morte do empresário foi registrada como latrocínio (roubo seguido de morte) no 72º Distrito Policial, na Vila Penteado. Até o início da manhã desta quarta-feira (1º), nenhum suspeito havia sido identificado ou detido. A Polícia Civil vai verificar se câmeras de segurança na rua do crime gravaram a ação dos assaltantes. A câmera da academia de Abdalla não tinha circuito de câmeras.
Zona Leste
Na Vila Formosa, na Zona Leste da capital, um delegado foi vítimas de uma tentativa de assalto, na Rua Forte do Calvário. Ele reagiu e matou um dos criminosos.

Dois homens em uma moto tentaram levar a moto do policial civil. O delegado, então, reagiu. Um dos assaltantes tentou fugir a pé e foi atingido. A vítima está há 19 anos na Polícia Civil e já foi vítima, há três anos, de uma tentativa de assalto em que reagiu e atingiu o criminoso.
G1

'É uma péssima imagem para o Rio', diz mulher de triatleta atropelado


Alberto da Silveira Júnior, o ciclista atropelado na manhã desta quarta-feira (1°) na Avendia Radial Oeste, altura da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio, é um triatleta da equipe Navegantes e estava treinando num percurso que usualmente faz quando foi atingido por um carro.
"Essas provas estão começando a chegar ao Rio e os motoristas têm que ter mais consciência. Além de colocarem em risco a vida dos atletas, a  má educação no trânsito é uma péssima imagem para a cidade", disse a professora de educação física Denise, mulher do empresário de Alberto, ressaltando que os cuidados dos ciclistas perdem para a má educação no trânsito, que tem causado muitos acidentes.
Segundo ela, o carro que o atingiu não parou para prestar socorro. Foram dois motoristas  -  um deles, por coincidência, amigo do casal - que socorreram Alberto. Imagens feitas pelo Globocop na manhã desta quarta mostraram uma ambulância do Samu prestando atendimento à vítima.
De acordo com a esposa, o triatleta passou por exames radiológicos no Hospital Souza Aguiar, no Centro, e não foram constatadas fraturas. Ele tem apenas uma lesão no pé e por volta das 9h, passava por exames neurológicos.
Embora seja um triatleta amador, segundo contou Denise, Alberto tem bom condicionamento para a modalidade que inclui ciclismo, corrida e natação. Ele saiu de bicicleta do bairro do Engenho de Dentro, onde o casal mora, às 6h30, para chegar a Copacabana, num percurso de treinamento que faz usualmente. Denise, que também é triatleta amadora, diz que o marido estava com roupa apropriada para o treino, inclusive com camisa luminosa para ser visto à distância.
Só em abril, pelo menos dois ciclistas morreram após serem atropelados. Na terça-feira (30), o  jovem Pedro Nikolay, de 30 anos, foi atropelado e morto na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Nikolay, que era dentista, participava de um treinamento que reunia cerca de 20 atletas, por volta das 5h50, quando foi atingido pelo coletivo. O corpo do triatleta é velado na manhã desta quarta no Memorial do Carmo, no Caju, e será cremado às 15h.
No dia 1º, Gisela Matta, produtora do programa "Amor e sexo", da TV Globo,  morreu  depois de ter sido atropelada enquanto andava de bicicleta, no domingo, entre as esquinas das Ruas General San Martin e Bartolomeu Mitre, no Leblon, Zona Sul do Rio.
G1

Aulas do PBVest começam em maio para alunos da rede estadual



Este ano, serão oferecidas 6 mil vagas para o PBVest nos 38 pólos, localizados em 35 municípios. Poderá se inscrever qualquer aluno da rede pública que está cursando a 3ª série ou que concluiu o Ensino Médio na rede estadual da Paraíba. As inscrições ocorrerão por meio do endereço www.pbvest.pb.gov.br, a partir da publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOE), prevista para esta semana.

Novidade: Os alunos poderão durante as aulas tirar dúvidas e os professores responderão algumas delas ao vivo e as demais durante a semana. Outra novidade é que o aluno receberá dois tipos de material: um de acompanhamento das aulas e outro focado no Enem, com perguntas e respostas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...