sexta-feira, 3 de maio de 2013

Chuvas não foram suficientes para abastecer açudes da PB, diz Aesa


As chuvas que caíram no final de abril em todas as regiões da Paraíba não foram suficientes para abastecer os mananciais nas áreas mais críticas. Conforme relatório de monitoramento dos mananciais do estado feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) até esta quinta-feira (2), 48 dos 121 reservatórios de água da Paraíba ainda estão com menos de 20% de sua capacidade, a maioria deles nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão. Em cinco açudes há menos de 1% da água que pode comportar.
Ainda conforme o relatório dos reservatórios, 13 açudes estão em situação crítica, com menos de 5% da capacidade. O gerente regional de bacias hidrográficas da Aesa, Isnaldo Costa, explicou que a situação nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão é preocupante devido à chegada do final do período chuvoso nestas regiões.
Apenas um açude na Paraíba se encontra com 100% de sua capacidade, o Cafundó, no município de Serra Grande, no Sertão paraibano. Outros 74 açudes estão com pelo menos 20% da capacidade total.“Os principais açudes do estado ainda não tiveram uma recarga suficiente. As chuvas que caíram nos últimos dias não foram suficientes, ainda é preciso racionalidade no uso da água. As chuvas que caíram na Paraíba foram chuvas finas ou moderadas, que não são suficientes para reabastecer os mananciais. Os açudes do Brejo ainda podem voltar à capacidade normal, devido à localização da quadra chuvosa, mas os açudes do Cariri, Curimataú e Sertão devem continuar em situação de alerta ou criticidade”, comentou Costa.
Açudes com menos de 5% de capacidade
Açude Emas/Emas - 3,7%
Açude São José III/São José dos Cordeiros - 2,9%
Açude São Mamede/São Mamede - 2,8%
Açude Sabonete/Teixeira - 2,7%
Açude Prata II/Prata -2%
Açude Chupadouro I/São João do Rio do Peixe - 1,8%
Açude Várzea/Várzea - 1,2%
Açude Bastiana/Teixeira - 1,1%
Açude São Francisco II/Teixeira - 0,4%
Açude Ouro Velho/Ouro Velho - 0,3%
Açude Caraibeira/Picuí - 0,2%
Açude Serrote/Monteiro - 0%
Açude São José IV/São José do Sabugi - 0%

G1pb

Polícia realiza operação e apreende droga e arma em João Pessoa


Durante a operação, foram apreendidos 5kg de maconha além de um revólver (Foto: Divulgação/assessoria PM )Durante a operação, foram apreendidos 5kg de
maconha além de um revólver
(Foto: Divulgação/assessoria PM )
Policiais militares deflagraram na noite da quinta-feira (2) uma operação em diversos pontos de João Pessoa, como a comunidade do Taipa, no bairro Costa e Silva, e no Bairro das Indústrias. Foram apreendidos na ação 5kg de maconha e um revólver calibre 38. A operação teve a participação de 23 policiais da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (ROTAM). Com as motocicletas, que têm maior acessibilidade, foram feitas abordagens em becos e vielas.
Por volta das 21h um homem foi preso na Comunidade do Taipa, no bairro Costa e Silva, em João Pessoa. De acordo com informações da políia, com ele foram apreendidos um revólver calibre 38 e seis munições intactas. O suspeito foi preso por porte ilegal de arma e levado para ser autuado na 1ª Delegacia Distrital, no bairro de Cruz das Armas.
O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Almeida Martins, afirmou que as ações serão permanentes. “Esse trabalho de integração das duas tropas especializadas dos dois batalhões responsáveis pela segurança na capital será uma constante a partir de hoje, conforme determinou o Comandante Geral da nossa instituição”, disse.No Bairro das Indústrias, um homem de 39 anos foi preso com 5kg de maconha. O suspeito de tráfico já tem passagem pela polícia. Ele foi abordado quando estava em um motocicleta com outro suspeito, segundo a polícia. Quando ele foi pegar o documento em casa, um parente resolveu entregar o restante da droga que estava escondida dentro da residência. O suspeito foi levado para a 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira.
O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Lívio Delgado, ressaltou que a polícia vai agir de uma forma cada vez mais dinâmica.  “É mais uma ação que iniciamos para estabelecer a sensação de segurança nas pessoas e dinamizar o policiamento para prevenir a ocorrência de crimes, principalmente nas comunidades”, destacou.
G1pb

Motocicletas colidem e motociclista morre em João Pessoa, diz polícia


Motociclista morreu ao colidir com outro veículo no bairro Jardim Veneza  (Foto: Walter Paparazzo/G1)Motociclista morreu ao colidir com outro veículo no
bairro Jardim Veneza (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um motociclista morreu na manhã desta sexta-feira (2) após colidir com outra motocicleta no bairro Jardim Veneza, emJoão Pessoa. De acordo com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o carona e o outro motociclista ficaram feridos e foram socorridos.
De acordo com o BPTran, as causas do acidente serão investigadas pelo Instituto de Polícia Científica da Paraíba. “Como houve uma morte, o caso não fica com o BPTran e por isso não temos como passar mais informações”, pontuou o cabo Souza, do BPTran.
G1pb

'Pior motorista do mundo' sai da pista e 'estaciona' carro em árvore nos EUA


Em Sherwood, no estado do Oregon (EUA),  policiais ficaram boquiabertos ao se depararem com uma picape “estacionada” no meio de uma árvore a cerca de 3 m no último domingo (28), fazendo com que o condutor fosse apelidado de 'pior motorista do mundo'.
'Pior motorista do mundo' saiu da pista e bateu carro em árvore, deixando veículo a 3 m do chão (Foto: Caters News Agency)'Pior motorista do mundo' saiu da pista e bateu carro em árvore, deixando veículo a 3 m do chão (Foto: Caters News Agency)
A equipe de resgate foi chamada até o local do acidente para verificar se havia feridos, mas surpreendentemente não havia nenhum ocupante dentro do veículo. Até os bombeiros foram chamados e utilizaram câmeras térmicas para tentar identificar se as pessoas não foram jogadas para fora do veículo no momento do acidente.
No entanto, não foram encontrados rastros de calor na picape, o que sugere que o acidente já havia ocorrido há certo tempo. Não há outras informações sobre o responsável pelo carro e as circunstâncias da batida.
G1

Número de mortos em desabamento em Bangladesh passa de 500


O número de mortos pelo desabamento de um edifício que abrigava fábricas têxteis em Bangladesh há uma semana superou nesta sexta-feira (3) as 500 pessoas, depois que dezenas de corpos foram retirados da montanha de escombros, informou o exército local.
"O número total de mortos agora é de 501 pessoas", disse à AFP o tenente Mir Rabbi, da sala de controle do exército que coordena as operações de resgate.
Soldado de Bangladesh em meio aos escombros do desabamento do prédio de 8 andares (Foto: Munir Uz Zaman/AFP)Soldado de Bangladesh em meio aos escombros do desabamento do prédio de 8 andares (Foto: Munir Uz Zaman/AFP)
Até a noite de quinta-feira (2) o número de vítimas no desastre era de 441 pessoas mortas, mas com o início da utilização de escavadeiras as equipes de resgate conseguiram recuperar dezenas de corpos da gigantesca pilha de escombros.
Pelo menos 12 pessoas foram presas devido a este desastre, incluindo o proprietário do edifício Rana Plaza e o engenheiro civil que um dia antes do desabamento havia verificado as instalações e autorizado o prosseguimento dos trabalhos no local.Segundo os últimos registros, 2.437 pessoas conseguiram se salvar da catástrofe ocorrida no dia 24 de abril em Savar, a 30 km de Daca, quando um edifício de oito andares onde cerca de 3.000 pessoas da indústria têxtil trabalhavam desabou.
O prefeito de Savar também foi suspenso de suas funções por se negar a fechar o edifício quando as primeiras rachaduras apareceram.
G1

Luz refletida em tigela de cachorro causa incêndio em casa nos EUA


Tigela de água do cachorro teria refletido a luz do Sol, fazendo parte da casa pegar fogo (Foto: Foto ilustrativa. Jack Guez/AFP)Tigela de água do cachorro teria refletido a luz do Sol,
fazendo parte da casa pegar fogo
(Foto: Foto ilustrativa. Jack Guez/AFP)
Um casal da cidade de Santa Rosa naCalifórnia (EUA) levou um susto ao ter que apagar um pequeno incêndio em sua casa, e ficaram surpresos ao descobrir que o culpado era o cachorro - ou melhor, a tigela de água do animal de estimação.
As autoridades afirmam que a luz do sol teria refletido no pote de água do bicho e iniciado o fogo, que felizmente foi rapidamente apagado, apesar de deixar um buraco na casa.
Ao chamarem um engenheiro dos bombeiros para determinar a causa do incidente, o especialista percebeu que o local onde a tigela era colocada tinha muita incidência de calor, e reproduziu o efeito da luz refletida.
Como recomendação, o bombeiro pediu para que Terry e Shay Weisbrich coloquem a tigela de água do animal em seu lugar original apenas à noite.
G1

Nos EUA, 'aluna-modelo' cria bomba em aula de ciências e pode ser presa


Kiera Wilmot foi expulsa da escola (Foto: Reprodução/Change.org)A jovem Kiera Wilmot foi expulsa da escola
(Foto: Reprodução/Change.org)
Por causa de um experimento científico, uma estudante de 16 anos considerada modelo de bom exemplo e sem nenhum registro negativo em seu histórico escolar acabou expulsa do colégio em que estudava, no estado americano da Flórida. Segundo o jornal britânico "The Guardian", a estudante pode responder na Justiça por crimes federais com penas de até 20 anos de prisão. O episódio levantou um debate no país sobre o rigor da aplicação de leis contra violência dentro de escolas dos Estados Unidos.
De acordo com informações do canal de televisão WTSP 10 News, na manhã de segunda-feira (29), Kiera Wilmot usou uma pequena garrafa d'água para misturar materiais de limpeza caseiros dentro da Bartow High School. A combinação provocou uma pequena explosão que fez com que a tampa da garrafa pulasse e criou fumaça.
Testemunhas contaram que ninguém se feriu. O "The Guardian" afirmou que, segundo as informações do boletim de ocorrência, o diretor do colégio, Dan Durham, estava andando pelo gramado quando ouviu a explosão. Ao abordar a estudante, ela teria dito que realizava um experimento para uma feira de ciências. Mas, depois que o professor de ciências da garota afirmou que o experimento não fazia parte de nenhuma tarefa da aula, Durham decidiu chamar a polícia.
Ainda de acordo com o jornal, os produtos usados pela estudante são papel alumínio e líquidos químicos usados para limpar sanitários.
Expulsão e ficha corrida
Mesmo sem feridos ou manchas em seu currículo escolar, a aluna foi expulsa e acusada de posse de armas e de disparar um instrumento destrutivo. Apesar de ter 16 anos, Kiera vai responder às acusações como se fosse adulta.

A família não deu declarações à imprensa. Mas, segundo reportagem da quarta-feira (1º) do WTSP 10 News, repórteres que se aproximaram à casa de Kiera ouviram gritos de uma garota reclamando que a reação ao episódio foi desproporcional.
Por causa do ocorrido na segunda-feira, Kiera não poderá se matricular em outra escola e seguir uma vida normal de estudante do ensino médio. Ela deverá concluir o ciclo básico de ensino em um "programa para alunos expulsos", diz a imprensa norte-americana.
Na quarta-feira, o Departamento de Educação do Condado de Polk, ao qual a escola faz parte, divulgou um comunicado afirmando que o episódio foi uma "quebra de conduta séria" por parte da estudante. "Para garantir um ambiente de aprendizado seguro e ordenado, simplesmente precisamos seguir as regras do nosso código de conduta", diz a nota.
O órgão pediu que os pais participassem da tarefa de "passar a mensagem de que há consequências para as ações".
Petição
Mesmo assim, o debate sobre a intolerância com que Kiera foi tratada se espalhou pela internet, e há até uma petição para que as acusações sejam retiradas, com mais de 4.600 assinaturas.

O próprio diretor da escola afirmou ao WTSP 10 News que, além de ter um histórico imaculado na Bartow High School, Kiera ainda colaborou para explicar o ocorrido. "Ela nos contou tudo e foi muito honesta. Ela não fugiu ou tentou esconder a verdade. Tivemos uma longa conversa com ela", disse Durham.
Colegas da estudante e internautas afirmam que o bom comportamento da jovem deve ser levado em conta na hora de decidir se o que ela fez foi apenas por curiosidade científica ou se ela realmente tramava um ataque contra a escola. Ativistas ainda reclamam da disproporcionalidade racial entre as punições a estudantes negros em relação aos brancos.
G1

PEC das Domésticas faz um mês sem direitos regulamentados


Completa nesta sexta-feira (3) um mês desde a entrada em vigor da chamada "PEC das Domésticas", que ampliou os direitos da categoria. Parte desses novos direitos começou a valer no dia 3 de abril, quando o texto foi publicado no Diário Oficial.
Por falta de regulamentação, no entanto, sete itens ainda estão em suspenso: seguro-desemprego, indenização em demissões sem justa causa, conta no FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche e seguro contra acidente de trabalho.
A emenda prevê um prazo de 90 dias para a regulamentação desses direitos – ou seja, até o início de julho. O governo, no entanto, queria agilidade.
Na cerimônia em que foi promulgada a PEC, em 2 de abril, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou que esperava que a regulamentação dos demais direitos "aconteça rápido".
Segundo o ministro do Trabalho, Manoel Dias, a presidente Dilma Rousseff também pediu agilidade na regulamentação dos itens, com a edição de novas normas pelo próprio Executivo. Para isso, foi criada uma comissão especial para interpretar a PEC e detalhar como será a aplicação.
No entanto, as propostas do senador Romero Jucá, relator da comissão, enfrentam resistência. No lugar da multa de 40% sobre o saldo do FGTS pagos pelo empregador em caso de demissão, Jucá propôs dois tipos de multa, de 5% ou 10% sobre o saldo. Já o ministro Manoel Dias afirmou que iria apresentar uma proposta diferente, mantendo os 40%.
A intenção inicial de Jucá era apresentar a seu relatório sobre a regulamentação até o último dia 25 para os senadores. No entanto, o parlamentar cancelou a apresentação do texto após pedido de adiamento feito pelo governo. A próxima reunião entre congressistas e poder Executivo ainda não está marcada.
Depois de adiar a leitura do relatório, o senador disse, na última terça-feira (30) que aguarda resposta do governo sobre o tema até o próxima dia 9 (quinta-feira). Segundo Jucá, falta que o governo conclua estudos para apresentar proposta.
Em vigor
Entre os direitos que não necessitam de regulamentação – e já estão em vigor – estão a jornada de trabalho definida em oito horas diárias ou 44 horas semanais, o pagamento de horas extras, a garantia de salário nunca inferior ao mínimo (hoje em R$ 678) e o reconhecimento de convenções ou acordos coletivos. Outro destaque é a obrigatoriedade de seguir as normas de higiene, segurança e saúde no trabalho.

O empregador precisa ficar atento, ainda, às regras que já valiam antes: pagamento de, ao menos, um salário mínimo ao mês; integração à Previdência Social (por meio do recolhimento do INSS); um dia de repouso remunerado (folga) por semana, preferencialmente aos domingos; férias anuais remuneradas; 13ª salário; aposentadoria; irredutibilidade dos salários (o salário não pode ser reduzido, a não ser que isso seja acordado em convenções ou acordos coletivos) e licença gestante e licença-paternidade e aviso prévio, além de carteira de trabalho (CTPS) assinada. Veja o passo a passo para ter uma empregada doméstica legalizada
G1

Feirão da Caixa começa nesta sexta em São Paulo e em Fortaleza


Caixa Econômica Federal promove a partir desta sexta-feira (3), até domingo (5), o 9º Feirão da Casa Própria em São Paulo (SP) e Fortaleza (CE). No evento, os consumidores poderão comprar imóveis novos, usados e em construção oferecidos por imobiliárias e construtoras.
Em São Paulo serão oferecidos mais de 136 mil imóveis. O visitante possuirá como opção de compra 54.883 imóveis novos ou em construção e 81.897 imóveis usados, distribuídos pelas regiões de São Paulo, Grande São Paulo e Baixada Santista. Segundo a Caixa, os preços dos imóveis à venda variam de R$ 100 mil a R$ 1,67 milhão. Clique aqui para ver a lista de imóveis novos do feirão.
Em Fortaleza, serão oferecidos mais 20 mil imóveis, com preços entre R$ 100 mil a R$ 1,2 milhão. Em 2012, mais de 19 mil pessoas visitaram o feirão da Caixa na capital cearense, quando foram assinados e encaminhados 8.093 negócios, o equivalente a mais de R$ 1 bilhão.
Financiamento poderá ser pago a partir de janeiro
A Caixa anunciou que quem adquirir o financiameto imobiliário no período da realização dos feirões poderá começar a pagar a primeira prestação em janeiro de 2014.

Segundo o vice-presidente de Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, a condição especial será oferecida também pelas agências do banco para todos os clientes, mas será, inicialmente, exclusiva para os meses de maio e junho.A condição é valida para financiamentos com recursos do Fundo de Garatia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
Com relação às taxas de juros, as condições permanecem as mesmas praticadas atualmente no banco. Para os imóveis de até R$ 500 mil, os juros praticados atualmente pela Caixa variam de 7,7% ao ano a 8,85% ao ano, para uma prazo de até 360 meses.
Caixa irá promover feirões de imóveis em 13 cidades entre maio e junho (Foto: Reprodução/Caixa)Caixa irá promover feirões de imóveis em 13 cidades entre maio e junho (Foto: Reprodução/Caixa)
Cronograma dos feirões
Até junho, o 9º Feirão da Caixa da Casa Própria acontecerá em 13 cidades do país. A previsão da Caixa é que o número de imóveis ofertados nos feirões seja superior a 400 mil.

Para todos os feirões, a previsão da Caixa é que o volume de negócios fique de 20% a 25% acima dos R$ 12,2 bilhões movimentados em 2012.
As primeiras cidades a receberem o feirão este ano serão São Paulo e Fortaleza, entre os dias 3 e 5 de maio. Brasília, Uberlândia, Curitiba, Salvador e Rio de Janeiro terão o evento entre os dias 17 e 19 de maio. De 24 a 26 de maio, chega a vez de Florianópolis, Porto Alegre e Belo Horizonte. As últimas cidades a receber o evento serão Belém, Recife e Campinas, entre os dias 14 e 16 de junho.
G1

Policial de São Paulo rouba arma de vigilante e atira contra ex-marido de sua esposa em João Pessoa; vídeo


117612,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0Um policial reformado, natural do Estado de São Paulo, foi detido por volta das 18h30, desta quinta-feira (02), após tentar matar o ex-marido de sua esposa, enquanto aguardavam para participar do Juizado Contra a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em João Pessoa.
De acordo com testemunhas, o policial conhecido apenas como Márcio, teria agredido o vigilante do juizado e roubado sua arma, um revólver calibre 38, atirando contra o ex-marido de sua esposa. A vítima, também de São Paulo, estava na Paraíba apenas para depor durante a audiência.
O homem foi baleado de raspão no braço. Já o autor da tentativa de homicídio foi encaminhado à 1ª Delegacia Distrital, localizada no bairro de Cruz das Armas, onde segue recolhido.
De acordo com o delegado que acompanha o caso, Roberto Jorge, Márcio teria tido um ataque de epilepsia após chegar à Delegacia, e isso, estaria retardando o seus esclarecimentos as autoridades. Familiares do acusado disseram aos policiais que ele teria problemas mentais e por isso, apresentado comportamento agressivo.
Click AQUI E assista o vídeo do momento em que o policial é rendido.

Ano de 2012 foi o nono mais quente desde 1850, aponta agência da ONU


A Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou nesta quinta-feira (2) relatório onde indica que 2012 é o nono ano mais quente desde 1850, quando teve início este tipo de medição.
O documento aponta também que o gelo do Oceano Ártico derreteu em ritmo recorde no ano passado.
Entre agosto e setembro, as zonas geladas da região cobriam apenas 3,4 milhões de km², 18% a menos que em 2007, quando havia sido registrado o recorde anterior.
A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que mesmo o fenômeno frio La Niña, registrado nos primeiros meses do ano, não conseguiu frear a alta da temperatura.
Entre janeiro e dezembro, estima-se que a temperatura ficou 0,45º C acima da média registrada entre 1961 e 1990, que foi de 14º C. Além disso, o documento diz que 2012 é o 27º ano consecutivo em que as temperaturas do oceano e da terra ficam acima da média.
De acordo com Michel Jarraud, director da OMM, tais informações representam “o agravamento da mudança climática” que continua “constante e se converte em fonte de incertezas para setores econômicos sensíveis ao clima, como a agricultura e energia”.
Ainda segundo Jarraud, embora o aumento da temperatura varie ano a ano, devido às variações climáticas causadas por fenômenos como o El Niño ou erupções vulcânicas, “o aquecimento da baixa atmosfera é um fenômeno preocupante, que confirma a teoria de mudança do clima”.

“O ano de 2012 também registrou outros extremos, como secas e ciclones tropicais. A variabilidade natural do clima sempre resultou em extremos deste tipo, mas a mudança climática determina cada vez mais as características físicas dos acontecimentos meteorológicos e climáticos extremos”, disse.

Imagem divulgada por um dos pesquisadores mostra corredeira no meio de calota polar na Groenlândia em 4 de julho deste ano (Foto: Ian Joughin/AP)
Brasil também foi afetado
As regiões que mais registraram aumento da temperatura foram o sul da Europa, América do Norte, oeste da Rússia, região norte da África e áreas mais ao sul da América do Sul – incluindo o Brasil. Por outro lado, o frio se intensificou na Alasca, regiões da Austrália e da Ásia central.

A intensidade de chuvas oscilou de maneira significativa em 2012. Foram constatadas situações de grande seca em regiões como o Nordeste do Brasil, região central dos Estados Unidos e no norte do México.

Na Bahia, por exemplo, a seca que atingiu o estado foi considerada a mais intensa dos últimos 47 anos e provocou reflexos na produção agrícola e pecuária. Ao todo, 220 cidades decretaram situação de emergência.

Já os Estados Unidos sofreram a pior seca dos últimos 56 anos. Segundo o órgão americano responsável pelos mares e pela atmosfera, cerca de 55% da área do país, em especial as regiões do meio-oeste, foram afetadas em junho passado pela seca.
Esta porcentagem foi a mais elevada já observada no país desde 1956, ano em que a seca afetou 58% do território. O furacão Sandy, que também afetou os EUA no ano passado, foi citado pelo relatório da OMM.
G1
Comparação da seca na Bahia em 1965 e em 2012 (Foto: Divulgação/Comite da Seca na Bahia) (Foto: Divulgação/Comite da Seca na Bahia)Comparação da seca na Bahia em 1965 e em 2012 (Foto: Divulgação/Comite da Seca na Bahia) (Foto: Divulgação/Comite da Seca na Bahia)

Inverno: cidades da Paraíba terão noites com até 16º C


A previsão do tempo para esta quinta-feira (2) indica a possibilidade de chuvas esparsas no Litoral, Agreste e Brejo, com pouca nebulosidade, chuviscos e períodos ensolarados. A cidade da Paraíba onde mais choveu em abril foi Alhandra, que atingiu 283,6 mm, 41,80% acima da média do mês, e em João Pessoa choveu 5% a mais que o previsto. A temperatura na Capital vai oscilar entre 24°C e 29ºC, a menor acontecerá em Campina Grande (21ºC) e a maior em Patos (34°C). Além disso, a mínima para maio pode chegar a 20°C em algumas noites nas regiões do Agreste e Brejo, mas a cidade de Areia pode chegar a registrar até 19°. Para o inverno, de acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira a previsão é de 16º nas noites de inverno que começam no dia 21 de junho.
“Para hoje, as chuvas acontecerão de forma esparsa, ou seja, presentes em uns locais e em outros não. São passageiras, chuviscos, e que oscilam com períodos de sol. Esse tipo de baixa nebulosidade pode acontecer a qualquer momento do dia”, explicou. 
De acordo com ela, Alhandra é a cidade da Paraíba onde mais choveu em abril, marcando 283,6 mm e superou a média de 200 mm prevista para o mês. João Pessoa superou a média (265 mm) em 5,25%, atingindo 278,9 mm em abril, e Campina Grande teve precipitações num volume de 116,4 mm, 4,6% a mais que a média do mês (111 mm). Os dados ainda são preliminares.
Açude em Serra Grande sangra
O açude Cafundó, em Serra Grande, é o único dos 121 monitorados pela Aesa na Paraíba que sangrou ultrapassando sua capacidade máxima, que é de 313.680 metros cúbicos. No estado, 13 reservatórios estão em situação crítica, com menos de 5% do volume; 35 estão em observação, abaixo de 20% do volume total; e 74 apresentam capacidade superior a 20% do volume total. 
Noite de Areia pode chegar aos 16ºC
De acordo com a Aesa as médias de temperatura oscilarão entre 24ºC e 29ºC em João Pessoa; 20ºC e 27ºC em Areia; 21ºC e 28ºC em Campina Grande; 22ºC e 32ºC em monteiro; e 22ºC e 34ºC em Patos. “A partir de agora, o Sertão vai apresentar diminuição das chuvas, que acontecem de fevereiro a maio na Região”, alertou Marle Bandeira. 
“A temperatura pode oscilar entre essas médias durante todo o mês de maio. Apesar de ter iniciado com chuvas, que acontecem desde o final do mês passado, isso não quer dizer que podemos associar as chuvas de maio ao inverno. Estamos no outono e as chuvas desse mês podem fazer a temperatura baixar um grau, em média, e as mínimas predominarão no Agreste e Brejo, em torno dos 20ºC, mas durante as noites em Areia poderá marcar 19ºC”, adiantou Marle Bandeira.
Inverno da PB mais frio
De acordo com Marle Bandeira, a partir da chegada do inverno, em 21 do próximo mês, a Paraíba poderá registrar temperaturas mais baixas, chegando a 16º C em algumas localidades.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...