quinta-feira, 9 de maio de 2013

Saúde de João Pessoa inicia controle populacional de cães e gatos


Abertura da unidade terá feira de adoção (Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP)Abertura da unidade terá feira de adoção (Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP)












A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa inicia, nesta quinta-feira (9), os serviços da Unidade de Controle Populacional de Cães e Gatos, instalada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na principal dos Bancários. A abertura da unidade será às 9h. No local, haverá uma mostra dos serviços prestados pelo CCZ e uma exposição de cães e gatos para adoção.
“O serviço, porém, não será oferecido a todas as pessoas, indiscriminadamente; haverá uma lista de prioridades”, disse ogerente de Vigilância Ambiental, Nilton Guedes. Segundo ele, os pré-requisitos são: residir em área endêmica, com risco epidemiológico para a transmissão de zoonoses (toxoplasmose, leptospirose e leishmaniose); ter renda baixa (usuários do SUS e do Bolsa Família); e ter mais de 60 anos (muitos idosos têm nos animais de estimação uma companhia, quase um ente da família). “Além disso, 20% das cirurgias serão para as ONGs de proteção animal que trabalham em parceria com o CCZ”, acrescentou.

Animais vão passar por procedimento cirúrgico de esterilização (Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP)A unidade, que é pioneira na Paraíba, tem como objetivo reduzir a população de animais errantes por meio de procedimento cirúrgico de esterilização e de ações educativas voltadas para a posse responsável. “Não adianta apenas fazer a cirurgia se o dono do animal não tiver responsabilidade sobre ele. É preciso entender que animais não são coisas. Se você decide ter um, é para a vida toda”, disse o biólogo e técnico em Vigilância em Saúde, Fabrício de Souza, que fará a triagem dos animais.

As ações de posse responsável serão desenvolvidas no próprio CCZ, durante o pós-operatório, com a condução dos médicos veterinários e agentes de saúde ambiental.

Depois da primeira triagem, feita com base na lista de prioridades, os animais ainda passarão por uma avaliação física e fisiológica, com exames realizados na própria unidade. “Vamos avaliar a idade do animal e as vacinas que tomou, além de fazer um hemograma e um exame de sangue para detectar a leishamniose visceral, também conhecida como calazar. Nosso objetivo é a segurança do animal”, explicou Laís Wanderlei, uma das veterinárias da equipe que fará as cirurgias.

Procedimento
A unidade pretende realizar cinco cirurgias por dia, em média – o que totaliza 25 animais por semana, ou 100 por mês. Além de Laís, a equipe conta com mais três veterinários: Suelen Almeida (cirurgiã), Felipe Sobral (cirurgião) e Sayonara Alves (anestesista).

De acordo com Laís Wanderlei, o número diário de cirurgias poderá ser maior ou menor, dependendo do procedimento e da reação do animal. “A esterilização em cadelas é a mais demorada; em segundo lugar, vêm as gatas. Com os machos, sejam cães ou gatos, o procedimento é mais rápido”, disse a veterinária.
G1pb

Sine-PB oferece 103 oportunidades de trabalho na Grande João Pessoa


Setores da indústria, comércio, construção civil e serviços estão ofertando, juntos, 103 vagas de trabalho na região metropolitana de João Pessoa esta semana. Existem oportunidades para pessoas com ou sem experiência. As ofertas são gerenciadas pelo Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) e foram divulgadas na quarta-feira (8).
Os interessados devem se apresentar na sede do Sine-PB, na rua Duque de Caxias, 305, no Centro de João Pessoa, das 7h30 às 17h30. Os documentos necessários para a candidatura são currículo, RG, CPF e carteira de trabalho.Para os cargos que exigem experiência, 25 deles são para ajudante de eletricista e eletricista de instalações. Para quem busca o primeiro emprego, as únicas oportunidades disponíveis estão nas 20 vagas para vendedor pracista.
Confira a lista completa de postos de trabalho abaixo:
Com Experiência
02 -TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTO DE INFORMÁTICA
01- ASSISTENTE DE VENDAS
02-MOTOBOY
02-AUXILIAR DE LIMPEZA
01-AUXILIAR TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO
03-MECANICO DE REFRIGERAÇÃO
02-TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO
10-ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES (CURSO NR10)
15-AJUDANTE DE ELETRICISTA (CURSO NR10)
03-PEDREIRO DE ACABAMENTO
01-SERRALHEIRO
01-MECÂNICO DE MOTOR A DIESEL
01-BORDADOR A MÁQUINA
01-COBRADOR EXTERNO
03-VENDEDOR INTERNO
04-PIZZAIOLO
01-BALANCEADOR DE MOTORES
05-REPOSITOR DE MERCADORIAS
02-GERENTE COMERCIAL
03-AUXILIAR DE COZINHA
01-TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
01-AJUDANTE DE PIZZAIOLO
01-MOTORISTA DE CAMINHÃO GUINCHO MUNK
01-MONITORADOR DE SISTEMA E SUPORTE AO USUÁRIO
02-COZINHEIRO DE RESTAURANTE
01-ANALISTA DE MERCADO
01-CABELEIREIRO
05-OPERADOR DE EMPILHADEIRA COM CURSO ESPECÍFICO
05-OPERADOR DE CAIXA
02-ENCARREGADO DE SUPERMERCADO
02-COZINHEIRO DE RESTAURANTE
01-ANALISTA DE MERCADO
01-CABELEIREIRO
05-OPERADOR DE EMPILHADEIRA COM CURSO ESPECÍFICO
05-OPERADOR DE CAIXA
02-ENCARREGADO DE SUPERMERCADO

Com ou sem experiência
20-VENDEDOR PRACISTA

G1PB

Quadrilha de Santa Catarina é presa ao tentar assaltar banco na Paraíba


Suspeitos de tentativa de assalto foram encaminhados para a Central de Polícia, em João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/G1)Suspeitos de tentativa de assalto foram encaminhados para a Central de Polícia, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma quadrilha do estado de Santa Catarina foi presa na madrugada desta quinta-feira (9) quando tentava assaltar uma agência bancária na cidade de Bayeux, Grande João Pessoa. De acordo com a polícia, quatro suspeitos de 24, 31, 34 e 38 anos foram presos por policiais militares em flagrante. Os bandidos estavam hospedados em uma pousada na orla de João Pessoa e pretendiam retornar a Santa Catarina ainda hoje. Os suspeitos ainda trocaram tiros com a polícia e um deles saiu ferido. Homens usavam equipamentos que dificultavam a comunicação da polícia.
Polícia também apreendeu diversos objetos usados para violar caixas eletrônicos e facilitar o acesso dos bandidos às agências (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Em depoimento à polícia, três suspeitos negaram ter participação na tentativa de assalto à agencia bancária. No entanto, um deles confirmou toda a ação criminosa e disse que já havia sido preso antes pelo mesmo crime. De acordo com a polícia, os suspeitos são de diferentes cidades de Santa Catarina, como Balneário CamboriúJoinville e Barra Velha.
O que confessou o crime, disse que escolheu a cidade de Bayeux por meio de GPS. "A cidade foi escolhida por acaso. Eles não pretendiam assaltar nessa ou naquela cidade. O objetivo deles era apenas fazer o assalto", acrescentou o agente de investigação Daniel Romão.
Os suspeitos foram transferidos na manhã desta quinta-feira para a Central de Polícia, em João Pessoa, onde ficarão à disposição da Justiça. Um forte esquema de segurança envolvendo pelo menos cinco veículos da Polícia  Militar fizeram a escolta dos presos até a Central de Polícia. "É uma quadrilha perigosa. Com eles, foram apreendidos objetos como furadeira, um pé-de-cabra e um bloqueador", disse o agente.
“Quando chegamos os quatro estavam dentro da agência e começaram a atirar contra os carros da polícia, mas nossos policiais reagiram e conseguiram prender todos os suspeitos”, contou.Segundo a coordenadora de Policiamento da 2ª Companhia do 7º Batalhão, tenente Helena, o Centro Integrado de Operações Policiais acionou a PM para fazer rondas próximo ao banco, que estava com o alarme disparando.
Os policiais socorreram um dos suspeitos que saiu ferido, mas após atendimento, recebeu alta e foi levado junto com os outros três suspeitos para a 5ª Delegacia Distrital, em Bayeux. Com eles foram encontradas três bolsas com aparelhos que dificultavam a comunicação dos rádios da polícia militar.
Homens tiveram acesso a agência bancária perfurando um buraco na parede (Foto: Walter Paparazzo/G1)Bandidos chegaram a perfurar a parede da agência bancária (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Há suspeitas de que os homens violaram os caixas eletrônicos de um shopping do Bessa, na capital, e outro localizado no interior de um supermercado em Bayeux na madrugada da quarta-feira (8). Nos dois casos, os bandidos não conseguiram levar dinheiro, de acordo com a polícia. Os suspeitos negaram ter participação na violação desses caixas, segundo a polícia.
G1pb

Estilista italiano Ottavio Missoni morre aos 92 anos


Em foto de 2012,  Ottavio Missoni com sua mulher, Rosita Jelimini, em Milão (Foto: Luca Bruno/AP)Em foto de 2012, Ottavio Missoni com sua mulher,
Rosita Jelimini, em Milão (Foto: Luca Bruno/AP)
O estilista italiano e ex-campeão de atletismo Ottavio Missoni faleceu nesta quinta-feira aos 92 anos, anunciou a família.
Nascido em 11 de fevereiro de 1921 na Iugoslávia, Missoni fundou em 1953 ao lado da esposa Rosita Jelmini a marca que vestiria celebridades como Jackie Kennedy ou Kate Middleton.
Missoni, especialista dos 400 metros rasos ou com barreiras, foi campeão italiano e disputou os Jogos Olímpicos de 1948, onde conheceu a esposa, cuja família tinha uma empresa têxtil no norte da Itália.
Durante a II Guerra Mundial combateu na batalha de El Alamein e foi prisioneiro de guerra.
A marca Missoni ganhou com o passar dos anos a reputação de inovadora e foi a primeira a buscar o mercado de massa, após uma associação com a rede americana Target.
Atualmente, o grupo Missoni está presente no prêt-à-porter para homens, mulheres e crianças, assim como na alta costura e perfumaria. A casa também trabalhou em carros da marca Mazda e hotéis do grupo Rezidor.
O filho mais velho de Ottavio Missoni, Vittorio, e sua esposa estão desaparecidos desde janeiro, após um acidente de um pequeno avião na Venezuela.
G1

Número de mortos em desabamento de prédio em Bangladesh chega a 922


O número de mortos no desabamento de um complexo de oficinas têxteis emBangladesh, no último dia 24 de abril, foi atualizado em nesta quinta-feira em 922, informou o porta-voz do Exército Shahinulá Islã.
"Estamos trabalhando dia e noite sem pausa para resgatar os corpos que ainda estão entre os escombros. Não pararemos a operação até que tenhamos recuperado todos os corpos", afirmou Islã.
A tragédia, que ocorreu no subúrbio industrial de Savar, próximo a Daca, também deixou 2.437 feridos, um número que permanece inalterado desde na última semana.
  •  
Equipes ainda realizam o trabalho de busca por corpos em prédio que desabou em Bangladesh. (Foto: Ismail Ferdous / AP Photo)Equipes ainda realizam o trabalho de busca por corpos em prédio que desabou em Bangladesh. (Foto: Ismail Ferdous / AP Photo)
Segundo o jornal "The Daily Star", 634 corpos já foram entregues aos familiares das vítimas, 79 foram enterrados após não terem sidos identificados devido ao seu estado de deterioração e o restante estão em um centro escolar à espera de ser reconhecido.
NA quarta-feira (8), o governo bengalês anunciou que fechou provisoriamente 18 fábricas têxteis por motivos de segurança, uma medida adotada somente após a tragédia, considerada como o pior acidente do setor na história de Bangladesh.
A Associação de Manufatureiros e Exportadores de Artigos de Ponta de Bangladesh (BGMEA), que ordenou o fechamento de oito fábricas para passarem por uma ampla supervisão técnica, também desenvolve uma fiscalização paralela.
"Pedimos aos donos de todas as fábricas que nos entreguem um relatório antes do dia 30 de maio sobre o estado da estrutura das instalações", afirmou nesta quinta-feira à Agência Efe o vice-presidente do BGMEA, Shahidulá Azim.
O o organismo também se encarregará de pagar os salários atrasados dos trabalhadores sobreviventes das empresas envolvidas na tragédia, dado que os proprietários das mesmas já estão em prisão.
Segundo Azim, 1.776 empregados já receberam os salários atrasados - alguns deles de até quatro meses - e os demais receberão nos próximos dias. 'Os feridos que ainda estiverem internados vão receber no próprio hospital', acrescentou.
A tragédia de Savar evidenciou as péssimas condições trabalhistas e de segurança dos trabalhadores das fábricas têxteis do país asiático, as quais abastecem grandes grifes ocidentais.
G1

Polícia de SE deflagra 'Operação 75' para cumprir 210 mandados de prisão


'Operação 75' tem objetivo prender 210 suspeitos de praticar crimes (Foto: Allan de Carvalho/SSP)'Operação 75' tem objetivo prender 210 suspeitos de praticar vários crimes (Foto: Allan de Carvalho/SSP)












A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou a ‘Operação 75’ na madrugada desta quinta-feira (9) nos 75 municípios de Sergipe. A ação, que deve durar o dia inteiro, tem apoio de cerca de 500 policiais civis e militares que estão trabalhando no cumprimento de 210 mandados de prisão e mais 52 mandados de busca e apreensão.
De acordo com a assessoria de comunicação da SSP, o planejamento das ações operacionais, educativas e preventivas começou há cerca de 20 dias e foi feito pelos Comandos da Polícia Miliar e Coordenadorias da Polícia Civil na Capital e Interior do Estado. O objetivo é combater homicídios, tráfico de drogas, roubos e outros crimes.
Agentes das delegacias metropolitanas, regionais e especializadas da Polícia Civil e equipes da PM como o Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati), Grupamento Tático de Motos (Getam) estão agindo juntos no cumprimento dos mandados. A Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) e equipes de delegacias dos municípios ficaram responsáveis pela abordagens em pontos estratégicos do estado.
A campanha inclui a distribuição de 2 mil cartazes e 10 mil panfletos em estabelecimentos comercias como bares, restaurantes e mercearias, creches, associações de moradores, postos de saúde e outros locais, desde Aracaju até povoados mais distantes nas cidades do interior.
Disque-Denúncia 181
A ‘Operação 75’ é resultado de centenas de ligações direcionadas para o Disque Denúncia 181. Por causa disso, a SSP realiza uma campanha educativa para estimular as pessoas a darem informações sobre crimes e o paradeiro dos suspeitos. Não é necessário o informante se identificar.

G1

Jovem é ignorada na 'câmera do beijo' e joga refrigerante no namorado


No intervalo de uma partida de beisebol entre os times Fresno Grizzlies e Colorado Springs Sky Sox, a “câmera do beijo” começou a filmar casais no estádio, que, pela brincadeira, devem dar um beijo ao serem flagrados.
Uma jovem que foi ignorada duas vezes pelo namorado, que falava ao celular, ficou brava com a atitude do rapaz e jogou um copo de refrigerante no rosto do jovem, e saiu andando em seguida (veja o vídeo).
Irritada, torcedora jogou bebida na cara de namorado que ignorou beijo três vezes (Foto: Reprodução/YouTube/FresnoGrizzlies)Irritada, torcedora jogou bebida na cara de namorado que ignorou beijo três vezes (Foto: Reprodução/YouTube/FresnoGrizzlies)
O momento, postado no canal oficial do Fresno Grizzlies, foi visto mais de 240 mil vezes, apesar de muitos usuários do YouTube argumentarem que tudo não passaria de um encenação.
G1

Caminhão explode após descer ribanceira da BR-040, RJ


Um caminhão transportando combustível perdeu o controle, caiu do viaduto que fica próximo ao Túnel do Ouriço, no km 85 da rodovia Washington Luiz, explodiu e pegou fogo na manhã desta quinta-feira (9). Ainda não há informações sobre feridos e os bombeiros do quartel de Petrópolis estavam no local por volta das 6h.
O veículo de carga desceu a ribanceira uns 50 metros na pista sentido Rio da Serra de Petrópolis. O acidente aconteceu às 4h54, deixando o tráfego em meia pista, mas não há congestionamento.
Quem segue em direção ao Centro pela BR-040 vai encontrar três quilômetros de lentidão na chegada ao Rio, do km 123 ao 125, nos acessos à Linha Vermelha e avenida Brasil, devido ao excesso de veículos. No início desta manhã, o tempo estava nublado e com visibilidade boa na Serra de Petrópolis e na região da Baixada Fluminense.
Acesse o Radar G1 e saiba como está o trânsito no Rio de Janeiro agora, com câmeras nas principais vias e indicações de onde o fluxo de carros está lento, intenso ou livre. Tenha o Radar G1 também no seu celular. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store e no Google Play.
G1

CFM restringe reprodução assistida para mulheres com mais de 50 anos


O Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou suas regras para a prática de reprodução assistida. Uma das principais mudanças é que, a partir de agora, a idade máxima para uma mulher engravidar usando esse tipo de técnica passa a ser 50 anos. Antes não havia limite de idade.
“A resolução procura tornar a reprodução assistida um processo muito parecido com a fisiologia da mulher”, afirma Adelino Amaral, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e diretor no Brasil da Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida, que participou da elaboração do texto.
A idade de 50 anos foi escolhida por causa do risco obstétrico, informa o CFM. Após os 50 anos, aumentam os casos de hipertensão na gravidez, diabetes e partos prematuros.
Segundo Amaral, as novas regras passam a vale a partir desta quinta-feira (9), quando devem ser publicadas no Diário Oficial.
Pela normativa, um novo caso como o da mulher de 61 anos que teve gêmeos em Santos (SP), fica vetado. Os médicos que descumprirem a determinação do conselho poderão ser alvo de um processo ético que pode levar a advertência, suspensão e até cassação.
Em troca, a primeira recebe a doação de um óvulo. A doadora não pode ter mais de 35 anos. Para os homens, a doação de espermatozoides só pode ser feita até os 50 anos.
Doação compartilhada
Outro procedimento antes não abordado nas regras do CFM é a chamada doação compartilhada de gametas. Segundo Amaral, a partir de agora esse processo poderá ser feito da seguinte maneira: uma mulher que não consegue produzir óvulos ajuda financeiramente uma outra mulher capaz de ovular, mas com dificuldades de engravidar, a fazer tratamento reprodutivo.

Um assunto problemático que também passa a ser contemplado pelo CFM é o descarte de embriões congelados. As clínicas atualmente têm de guardar todos os embriões, o que gera custos, muitas vezes sem um própósito definido. "Chegamos a ter embriões de 20 anos atrás, de casais que separaram, ou até casais em que um deles morreu", explica Amaral. Por isso, embriões com mais de 5 anos, quando autorizado pelos pais, poderão ser descartados.
A normativa apresenta ainda o procedimento a ser adotado em relação a casais homoafetivos e pessoas solteiras que desejam fazer reprodução assistida. Nesses casos, fica permitido o uso das técnicas reprodutivas, sempre respeitando o direito da objeção de consciência do médico.
Na visão de Adelino Amaral, as novas regras são suficientes para que a reprodução assistida seja praticada de forma ética no Brasil, e estão alinhadas com as normas de países europeus e dos Estados Unidos.
G1
  •  
Entenda como funciona afertilização in vitro (Foto: Editoria de Arte/G1)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...