sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sudema apreende aves silvestres em quatro cidades paraibanas


Aves do tipo galo de campina foram apreendidas durante fiscalização da Sudema (Foto: Walter Paparazzo/G1)Aves do tipo galo de campina foram apreendidas durante fiscalização da Sudema (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Mais de 60 aves silvestres foram apreendidas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) nesta quinta-feira (9) em quatro cidades do Agreste paraibano. A fiscalização aconteceu nas vias públicas, onde as aves eram expostas para comércio, de Mulungu, GurinhémAlagoa Grande e Juarez Távora, segundo o chefe da Fiscalização da Sudema, major Luiz Tibério. Ao todo, foram apreendidas 64 aves.
Sudema apreendeu 64 aves e um tatu (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Sudema apreendeu 64 aves e um tatu
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Ainda de acordo com o major Tibério, as pessoas que foram flagradas comercializando as aves foram multadas. O valor da multa é de R$ 500 por ave.

Entre as espécies apreendidas, estavam canário, caboclinho, azulão, galo de campina e rolinha.

Prisão de caçador
O major Tibério ainda informou que um suposto caçador foi flagrado com quatro espingardas, duas aves abatidas e um tatu durante a fiscalização em Mulungu.

Ele foi detido e encaminhado para a delegacia da cidade. “Ele estava com uma das espingardas e os donos das outras armas fugiram ao ver a equipe da Sudema”, comentou.


G1pb

'Sou mãe de 150 meninas', diz dona de abrigo para crianças na Paraíba


Nilcilene Pontes (de frente) cuidou de pelo menos 150 meninas desde 1997, quando fundou com seu marido a ONG Missão Restauração (Foto: André Resende/G1)Nilcilene Pontes (de frente) cuidou de pelo menos 150 meninas desde 1997, quando fundou com seu marido a ONG Missão Restauração (Foto: André Resende/G1)
“Se não fosse por amor, eu não estaria aqui. Se eu falasse que é fácil estaria mentindo, mas saber que contribuí diretamente para que cada ‘filha’ tivesse um encaminhamento na vida é minha maior recompensa”. A frase é de Nilcilene Pontes Cabral, de 42 anos, que tem dois filhos biológicos, um de 10 e outro de 12 anos, mas se considera mãe de pelo menos 150 meninas. Ela e o marido, Djalmir Martins Cabral, são responsáveis pelo lar abrigo Missão Restauração, ONG destinada a acolher crianças e adolescentes do sexo feminino que vivem em situação de risco na Grande João Pessoa.
Nilcilene Pontes conta que tudo começou diante da necessidade de encontrar um lar para três meninas que ficariam sem ter onde morar após a direção do abrigo que as acolhiam anunciar que passaria apenas a cuidar de meninos. Segundo ela, a situação transformou seu desejo de ser mãe e de ajudar no embrião que daria origem ao lar Missão Restauração.
Na ONG Missão Restauração, as adolescentes que moram na casa participão de aulas de cursos de capacitação, dentre eles costura (Foto: André Resende/G1)
“Sempre fui muito maternalista, sempre gostei de cuidar, ajudar. Eu e meu marido, que na época era meu namorado, trabalhávamos neste abrigo em que as meninas moravam. Quando notamos que elas poderiam voltar a uma situação de risco, decidimos alugar uma casa e ‘adotá-las’. A partir daí tívemos que nos regularizar e desde então já são quase 20 anos cuidando de meninas”, explicou.
Desde 1997, quando a ONG Missão Restauração teve início, cerca de 150 meninas passaram pelos cuidados de Tia Nil, como as próprias meninas costumam chamar a coordenadora do lar abrigo. Atualmente na casa Missão Restauração, além de Nilcilene, seu marido e seus dois filhos biológicos, moram nove meninas, com idades entre 11 e 14 anos. No local elas possuem toda assistência necessária, desde cursos de capacitação, como costura e informática, a palestras sobre temas variados.
Segundo Nilcilene Pontes, todos conseguem conviver em harmonia na casa, sem distinção entre os filhos biológicos e as filhas "adotivas". “Meus filhos já nasceram dentro do lar abrigo, sempre tiveram uma relação muito boa com todas as meninas que passaram por aqui. Até chegaram a ajudar um tempo, cuidando das plantas e dos animais que criamos aqui na casa”, comentou.
“Nós sempre tentamos dar o melhor encaminhamento possível a elas. Muitas são adotadas, até por famílias de outras partes do Brasil. Depois de um tempo, após irem morar com outras famílias, elas se sentem na obrigação de ligar para cá e dizer onde estão morando, de falar que está tudo bem. A gente acaba estabelecendo um vínculo que não acaba nunca”, completa Nilcilene.As meninas que são acolhidas pela Missão Restauração são sempre encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude de João Pessoa. Todas elas passaram por situações de abandono, abuso ou maus-tratos. Conforme relata Nilcilene Pontes, as meninas ficam no lar abrigo até conseguirem uma nova família ou serem reintegradas às antigas ao completarem 18 anos.
“Pais que adotam uma criança mais velha, vinda de um contexto social de abandono, devem ajudar a criança a superar a fase de frustração, devem ter a consciência de que podem contribuir diretamente para que aquela criança ou adolescente reconstitua sua vida, que a partir daquele momento ela pertence a uma nova família”, ressalta a psicóloga.A psicóloga Mariah Ramiro Pessoa Pinho afirma que o primeiro passo para que as crianças acolhidas superem os traumas na infância é a existência de empatia e do carinho por parte dos pais adotivos. Segundo ela, é preciso que haja uma construção de carinho e amor.
De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes de João Pessoa (CMDCA), existem 37 ONGs dedicadas a garantir os diretos da Infância e da Juventude, incluindo a Missão Restauração. Todas elas são dedicadas a medidas abertas para crianças e adolescentes.

"Amor e carinho podem mudar vidas"
Nem todas as meninas acolhidas pelo lar abrigo administrado por Nilcilene e Djalmir aceitam facilmente a ideia de seguir regras e ter que praticar deveres. Segundo Nilcilene, algumas delas chegam à casa envolvidas com drogas. Ela conta a história de uma adolescentes que passou a morar no lar, mas usava drogas e não se mostrava aberta a reintegração.

Nilcilene Pontes mostra em painel fotos meninas que moraram na Missão Restauração e moram em outros estados (Foto: André Resende/G1)
Nilcilene contou que a barreira para que esta adolescente de 14 anos pudesse participar do convívio das outras meninas não foi quebrada com palavras, mas sim com um gesto: um abraço. “Ela chegou até nós juntamente com a irmã, após os pais serem assassinados, já estava envolvida com a criminalidade, usava drogas, bebia em excesso. Mas eu já tinha tomado a decisão de não desistir dela. Tentamos ‘desarmá-la’, fazer com que ela entendesse que aquele não era o caminho. Mas nenhuma palavra fez tanto efeito quanto o carinho que a gente deu a ela. E tudo começou com um abraço. Ela chorou muito e não resistiu mais. Hoje ela fala que só vai sair daqui após entrar na faculdade”, relata.
Para Nilcilene Pontes é possível reintegrar crianças e adolescentes por meio da educação e do carinho. “Provamos a cada dia que, quando se dá atenção, carinho e educação é possível transformar vidas. Minha missão é ser mãe, é cuidar, ajudar estas meninas a seguir um rumo na vida. Para mim, não há gratificação maior”, conclui orgulhosa a mãe Nilcilene Pontes.
G1pb

Menina de 8 meses é vítima de bala perdida em João Pessoa, diz polícia


Uma criança de 8 meses foi vítima de bala perdida na noite da quinta-feira (9) no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. De acordo com informações da polícia, a menina estava no colo da mãe quando foi atingida pelo disparo, que teria atravessado o braço dela e atingido o braço da mãe. Elas foram socorridas por uma equipe da Polícia Militar  e levadas para o Hospital de Emergência e Trauma da capital.
De acordo com o boletim médico do Hospital de Emergência e Trauma, as vítimas passaram por procedimentos médicos de emergência e seguem internadas em estado regular.Um gesseiro de 31 anos seria o alvo dos disparos. Segundo a polícia, um homem chegou em uma motocicleta e atirou contra a vítima, que revelou o nome do suspeito  e disse que a tentativa de homicídio pode estar relacionada com uma dívida decorrente da sua atividade profissional.
Até as 6h45 desta sexta-feira (10) o suspeito dos disparos não havia sido preso.
G1pb

Polícia Federal deflagra operação e descobre mansão do tráfico no Piauí


A Polícia Federal no Piauí deflagrou nesta sexta-feira (10)  a ‘Operação Pioneira’ que visa combater o tráfico de drogas em Teresina e outras cidades do estado. Pelo menos 14 pessoas foram presas no início da manhã e os policiais fizeram a apreensão de armas e drogas em uma casa no bairro Lourival Parente, Zona Sul da capital. Segundo a polícia, a mansão funcionaria como um quartel general com câmeras de alta definição e de alto alcance instaladas e seria um ponto para a distribuição de drogas em toda a região.
Pessoas foram presas sob a suspeita de atuar no tráfico de drogas em Teresina (Foto: Gil Oliveira)Pessoas foram presas sob a suspeita de atuar no tráfico de drogas em Teresina (Foto: Gil Oliveira)
A investigação ficou  a  cargo da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) que identificou os fornecedores de drogas nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso onde também estão sendo cumpridos mandados de busca e prisão.
Polícia Federal prende quatro pessoas em residência na Zona Sul  (Foto: Gil Oliveira/ G1)Casa era equipada com câmeras de alta definição e cerca elétrica (Foto: Gil Oliveira/ G1)
"Quatro pessoas foram presas na casa localizada no bairro Lourival Parente e lá os policiais também fizeram a apreensão de armas e outros objetos", disse o delegado da Polícia Federal, Reginaldo Campelo.
Escada próximo a um dos muros da casa seria utilizada para facilitar a fuga dos criminosos (Foto: Neyara Pinheiro)Escada próximo a um dos muros da casa seria utilizada para facilitar a fuga dos criminosos (Foto: Neyara Pinheiro)
Na casa, considerada pela polícia como ponto de distribuição, foi identificada uma escada próximo a um dos muros que seria utilizada para facilitar a fuga dos criminosos.
No Piauí foram presas pessoas suspeitas de liderar o tráfico, responsáveis pela distribuição e financiadores do tráfico. Ao todo, estão sendo cumprindo 28 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão.
Armas foram apreendidas durante a operação deflagrada pela Polícia Federal (Foto: Neyara Pinheiro)
A Operação Pioneiros faz parte da estratégia da PF para desarticular estruturas interestaduais dedicadas ao tráfico, reduzir a oferta de drogas e expropriar os ativos pertencentes aos criminosos. De acordo com a Polícia Federal foi rastreada uma movimentação financeira superior a R$ 2 milhões no último ano de atividade da quadrilha.
Além de armas os policiais também apreenderam outros objetos com os suspeitos (Foto: Gil Oliveira/ G1 Piauí)
A investigação sobre lavagem de dinheiro obtido com tráfico motivou o bloqueio de ativos nas contas bancárias dos indiciados e o sequestro de 25 imóveis situados nos estados de Goiás, Minas Gerais e Piauí, avaliados em R$ 2,8 milhões.

Os suspeitos estão sendo indiciados por tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, financiamento do tráfico de drogas e, lavagem de dinheiro.

Após a lavratura dos Procedimentos Policiais, os presos serão recambiados para presídios da capital onde ficarão a disposição do Juízo da 7ª Vara Criminal da capital, Dr. Almir Abib Tajra, e da promotora de justiça, Dra. Lúcia Rocha Cavalcanti Macedo.

Investigação
Na fase prévia de investigações da operação Pioneiros, em ação controlada da PF, foram apreendidos mais de 200 quilos de drogas, sete pessoas presas em flagrante, veículos e armas de fogo também foram apreendidas.

Ainda durante as investigações foi identificado o braço armado da quadrilha responsável por homicídios, decorrentes da disputa entre bandos de traficantes rivais em Teresina.

G1

'Irmão gêmeo' de Jay-Z é visto em foto tirada em 1939


O Centro de Pesquisa Schmburg de Cultura Afroamericana divulgou uma foto em sua página no Tumblr do que seria o “irmão gêmeo” do rapper Jay-Z, tirada em 1939 na região de Harlem, em Nova York.

A imagem, que faz parte do acervo da Biblioteca Pública de Nova York, foi registrada pelo fotógrafo americano Sid Grossman.

  •  
Foto tirada em 1939 mostra homem muito parecido ao rapper americano Jay-Z (Foto: Reprodução/Tumblr/Schomburg Center)Foto tirada em 1939 mostra homem muito parecido ao rapper americano Jay-Z (Foto: Reprodução/Tumblr/Schomburg Center)
Jay-Z na premiere do filme 'O Grande Gatsby', em 1/5 (Foto: Andrew Kelly/Reuters)Jay-Z na premiere do filme 'O Grande Gatsby', em 1/5 (Foto: Andrew Kelly/Reuters)G1

Eclipse solar cria 'anel' no céu da Austrália


Combinação de seis fotos mostra a lua cruzando a frente do sol. (Foto: AFP Photo)Combinação de seis fotos mostra a lua cruzando a frente do sol. (Foto: AFP Photo)
Os australianos puderam assistir nesta sexta-feira (10) a um eclipse solar anelar.
Embora a Lua passe à frente do Astro-Rei, ela não consegue cobrir totalmente a estrela, dando uma forma de anel ao fenômeno visto da Terra.
O eclipse, o segundo em seis meses, teve melhor visibilidade no norte do país.
Moradores de outras regiões próximas, como a Indonésia, a Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul também conseguiram ver o sol desaparecer atrás da lua.
Lua atravessa na frente do sol em imagem do observatório de Sydney. (Foto: AFP Photo)Lua atravessa na frente do sol em imagem do observatório de Sydney. (Foto: AFP Photo)G1

Imagens mostram ciclistas trafegando entre carros no Rio


Um dia após a morte de um ciclista que foi atropelado por um ônibus na Avenida Dom Hélder Câmara, no Subúrbio do Rio, ciclistas foram flagrados trafegando entre automóveis na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no sentido Avenida Abelardo Bueno, na manhã desta sexta-feira (10).
Nas imagens, mostradas pelo Bom Dia Rio, eles aparecem sem capatetes ou qualquer equipamento de segurança.
Acidentes multiplicaram no RJ
Nesta quinta-feira (9), um ciclista colidiu com um ônibus da linha 371 (Praça Seca x Tiradentes), que acumula sete multas desde 2011, e pertencente ao consórcio Transcarioca. Segundo o motorista Devacir de Medeiros, o ciclista invadiu repentinamente a avenida e foi atingido pelo coletivo. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que Devacir socorreu a vítima imediatamente.
Desde o início de abril, quatro ciclistas foram mortos atropelados por ônibus no Rio. Só nesta quarta-feira (8), três atropelamentos envolvendo coletivos deixaram um morto e dois feridos na cidade. No mais grave deles, Jonathas de Lima Mendes, de 14 anos, foi atingido ao tentar atravessar, fora da faixa, a Avenida das Américas, na altura do número 12.141, perto do condomínio Pedra de Itaúna, na Zona Oeste. Segundo a polícia, o motorista será indiciado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

Também na Zona Oeste, em Vargem Grande, outro ônibus atropelou uma criança de 11 anos na Estrada dos Bandeirantes. Segundo o Corpo de Bombeiros, Matheus de Almeida Brito foi encaminhado para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Ele levou pontos na cabeça e sofreu fratura, passa bem e teve alta ainda na quarta. Segundo a SMTR, o ciclista teria se desequilibrado e caído na frente do coletivo da linha 747 (Vargem Grande x Cascadura), do consórcio Transcarioca.
O terceiro atropelamento desta quarta foi na pista central da Avenida Brasil, sentido Centro, na altura da Ilha do Governador. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima não tinha documentos, aparentava estar sob o efeito de drogas e foi levada ao Hospital Souza Aguiar, no Centro, sem risco de morrer.
Triatleta morreu em Ipanema
As medidas foram tomadas após a morte do ciclista Pedro Nikolay em um acidente na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na manhã do dia 30. O motorista Onofre dos Santos afirmou não ter percebido o acidente e foi indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A perícia que deve esclarecer o acidente será concluída em 15 dias.

Uma semana depois, nesta segunda (6), Claude Jeanine Madeleine Deletite, francesa naturalizada brasileira, de 70 anos, foi atropelada ao atravessar fora da faixa na esquina da Rua Francisco Sá com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Ela foi internada em estado grave no Hospital Miguel Couto, passou por cirurgias e, após pequena melhora, foi transferida para uma clínica particular na noite desta terça (7).
G1

EUA acusam 8 por ligação com hackers que furtaram US$ 45 milhões


Membros de uma quadrilha cibernética espalhada pelo mundo todo se apropriaram de US$45 milhões de vários caixas eletrônicos em questão de horas, usando dados de cartões de crédito hackeados, disseram promotores dos Estados Unidos nesta quinta-feira (9).
A quadrilha invadiu virtualmente os servidores de duas empresas de processamento de crédito de bancos do Oriente Médio e usaram os dados para fazer mais de 40.500 saques em 27 países, durante dois incidentes coordenados em dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, segundo o Departamento de Justiça dos EUA.
O governo acusou formalmente oito indivíduos em Nova York de participarem do esquema, sacando uS$ 2,8 milhões em caixas eletrônicos - o que a promotora Loretta Lynch disse ter sido o segundo maior roubo a banco na história de Nova York.
Segundo Lynch, é provável que a quadrilha tivesse sede no exterior. O atual processo envolve apenas a célula do grupo em Nova York, e investigadores estão tentando descobrir se havia outras "filiais" no país.
"No lugar de armas e máscaras, essa organização do crime cibernético usava laptops e a Internet. Deslocando-se com a mesma rapidez que os dados na Internet, a organização conseguiu passar dos sistemas informatizados de corporações internacionais para as ruas a cidade de Nova York, com os réus espalhando-se por Nova York para furtar milhões de dólares de centenas de caixas eletrônicos em questão de horas", disse Lynch.
O caso demonstra a grande ameaça dos crimes eletrônicos para bancos do mundo todo. Especialistas em segurança frequentemente citam as fraudes eletrônicas como um dos maiores desafios da atualidade para os bancos.
"Os hackers só precisam encontrar uma vulnerabilidade para causar milhões de dólares em prejuízos", disse Mark Rasch, ex-procurador federal especializado em crimes cibernéticos.
G1

Campanha de vacinação contra a gripe acaba nesta sexta-feira


Dia D de Vacinação contra gripe é neste sábado (20). (Foto: Reprodução TV Globo)Vacinação foi prorrogada pelo governo federal.
(Foto: Reprodução TV Globo)
A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (10).
Até a tarde desta quinta-feira, mais de 28,2 milhões de pessoas foram vacinadas no país,  o que representa 90% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Essa meta corresponde a 80% do público-alvo total, que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas, presidiários e profissionais de saúde. A previsão anterior era que a campanha terminasse em 26 de abril, mas ela foi prorrogada para as pessoas terem mais tempo de se imunizarem.
Segundo o Ministério da Saúde, muitos estados ainda estão abaixo da meta. A população da região Nordeste é a que menos foi vacinada, seguida da Centro-Oeste, Norte e Sudeste. A região Sul lidera e ultrapassou a meta, com 86% do público-alvo imunizado. Os estados de Roraima, Mato Grosso e Ceará são os que menos vacinaram, e ainda não chegaram a 68% da meta.
Vírus influenza
A imunização protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.

Foram distribuídas, neste ano, 43 milhões de doses da vacina para 65 mil postos de saúde, segundo a pasta. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, número equivalente a 86,3% do público-alvo naquele ano. O índice superou a meta prevista, de 80% do público.
O objetivo deste ano era de atingir cerca de 80% do público-alvo da ação, que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas, presidiários e profissionais de saúde. Doentes crônicos e mulheres no período até 45 dias depois do parto também devem receber  a vacina.

Reduzir internações
"A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde, porque tem tratamento", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em nota oficial divulgada pelo ministério.
O principal objetivo da campanha é ajudar a reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe. A meta é reforçar o atendimento às pessoas com doenças crônicas, independentemente da faixa etária. Isso inclui quem tem problemas cardíacos, pulmonares, transplante de rim, obesidade, deficiência mental e pacientes que usam medicamentos imunossupressores, entre outros.

A novidade de 2013 foi que os doentes crônicos tiveram acesso ampliado a todos os postos de saúde, e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries). Para isso, é preciso apresentar apenas a prescrição médica no ato da vacinação.
Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão inscritos. Caso a unidade de saúde que oferece atendimento regular não tenha um posto de vacinação, a pessoa deve solicitar uma prescrição médica.
Os pacientes da rede privada ou conveniada também devem ter prescrição médica e apresentá-la nos postos durante a campanha.
DOENÇAS CRÔNICAS COM INDICAÇÃO PARA VACINA DA GRIPE
Doença respiratóriaasma moderada ou grave (em uso de corticoide), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, bronquioectasia, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças prematuras com doença pulmonar crônica
Doença cardíacaHipertensão arterial sistêmica com doença associada (comorbidade), doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca
Doença renalPacientes em diálise, doença renal nos estágios 3, 4 e 5, e síndrome nefrótica
Doença do fígadoHepatite crônica, cirrose e obstrução (atresia) biliar
Doença neurológicaacidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, esclerose múltipla, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular,
e deficiência neurológica grave
DiabetesTipos 1 e 2 em uso de remédios
ImunossupressãoBaixa imunidade congênita ou adquirida
por doenças ou medicamentos
Obesidade mórbidaGrau 3 (IMC igual ou acima de 40)
TransplantesDe medula óssea e órgãos sólidos
Vírus inativo
O vírus usado na vacina é inativo e, por isso, não causa gripe. Porém, ao se vacinar, a pessoa pode pegar outros tipos de vírus capazes de provocar um resfriado ou uma gripe mais fraca. Existe, ainda, a possibilidade de o indivíduo se vacinar no momento em que já se contaminou com o vírus. Nesse caso, a dose não terá efeito.

Dúvidas mais comuns
Veja as perguntas mais comuns sobre a vacina e sobre a gripe. As  informações são do Ministério da Saúde e da diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Helena Sato.

1) Por que o Ministério da Saúde priorizou esses público-alvo?
Estudos indicam que alguns grupos da população, principalmente idosos, grávidas e crianças pequenas, correm mais risco de ter complicações em decorrência da gripe, como pneumonia, e morrer pela doença.

2) Quem se vacinou no ano passado precisa tomar a dose novamente?
Sim, já que a imunidade contra a gripe dura até um ano após a aplicação da vacina. E também porque sua composição é feita conforme os vírus que mais circularam no ano anterior.

3) O que é influenza?
A influenza é o nome científico do vírus da gripe. É uma infecção viral aguda que atinge o sistema respiratório. É de alta transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, comuns no outono e no inverno.

4) Gripe e resfriado são a mesma coisa?
Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelos vírus influenza (A, B ou C). O resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado por um rinovírus (com seus vários tipos).

Os sintomas da gripe muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores (congestão nasal e coriza), tosse, rouquidão, febre, mal-estar, dor de cabeça e no corpo. Mas, enquanto a gripe pode deixar a pessoa de cama, o resfriado geralmente não passa de tosse e coriza.
5) Quais os meios de transmissão dos vírus da gripe e do resfriado?
A transmissão ocorre quando as secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada são transmitidas para outra por meio da fala, da tosse, do espirro ou pelo toque, levando o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz do receptor.

6) A vacina contra a gripe imuniza contra o resfriado?
Não. A vacina contra a gripe protege apenas contra os três principais vírus influenza que estão circulando no país.

7) A dose tem alguma contraindicação?
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, isto é, entre aqueles que já apresentaram forte reação alérgica pelo menos duas horas depois de comer ovo. Esse tipo de alergia é bastante rara. A vacina também é contraindicada a quem já teve reações adversas a doses anteriores a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomenda-se passar por avaliação médica para saber se pode ou não tomar a vacina.

8) Posso ficar gripado(a) após me vacinar?
Não, isso é um mito. A vacina contra influenza contém vírus mortos ou apenas pedaços dele que não conseguem causar gripe.

Na época em que a vacina é aplicada, circulam vários vírus respiratórios, que podem não ser o da gripe em questão, e as pessoas podem ser infectadas por eles. Além disso, é possível pegar um resfriado.
9) Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses.

10) Fora do período da campanha é possível me vacinar?
Não pelo SUS. Depois da campanha, só serão vacinados os presidiários e indivíduos que apresentem problemas de saúde específicos. Clínicas as privadas poderão oferecer a vacina a toda população – inclusive para quem não faz parte do grupo prioritário – desde que as doses compradas estejam registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

11) A vacina contra a gripe tem o mesmo efeito de um antigripal?
Não. A vacina previne contra a gripe, e o antigripal é um medicamento usado para reduzir os efeitos causados pela doença.

12) Pessoas com doenças crônicas podem se vacinar?
Sim, mas com apresentação de receita médica. Em alguns casos, como os de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável passar por uma avaliação médica antes da vacinação.

13) É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?
Não, mas o documento é necessário para atualizar outras vacinas do calendário anual. Para quem não apresentar a caderneta no momento da aplicação da dose, será feito outro cartão para o registro, que deve ser guardado para comprovar o histórico vacinal.

14) Pessoas que tomam corticoide podem ser vacinadas?
Sim, o uso não impede a imunização.

15) Quanto tempo após a vacinação eu posso doar sangue?
Uma portaria do Ministério da Saúde publicada em 2011 declarou que o doador fica inapto para doar sangue pelo período de um mês a partir da data em que foi vacinado contra o vírus da gripe. Depois desse prazo, está liberado.

G1

Procon faz operação em garagens de empresas de ônibus no Rio


Após uma série de acidentes e irregularidades envolvendo ônibus no Rio, agentes do Procon fazem, na manhã desta sexta-feira (10), uma grande operação em garagens de empresas de ônibus em vários pontos da cidade para fiscalizar o estado de conservação e a documentação dos veículos. Até as 8h30, 22 ônibus tinham sido impedidos de circular por conta de algum tipo de irregularidade.
“São problemas diversos, entre eles: documentação vencida, pneu careca e banco solto. É um desrespeito ao consumidor. E que fique claro isso, todos esses acontecimentos de ônibus que temos visto em nossa cidade são sintomáticos. Alguma coisa tem que ser feita por parte do empresário e também dos motoristas. E quem tem que cobrar isso é o consumidor e quem tem que fiscalizar é o poder público”, afirmou o diretor de fiscalização do Procon Fábio Domingos.
Quando finalmente conseguiram entrar na garagem da viação Jabour, os fisciais encontraram somente cinco ônibus, que foram todos apreendidos. As empresas Estrela Azul e Paranapuan foram as que tiveram o maior número de coletivos apreendidos: seis cada uma. Além disso, os agentes apreenderam cinco ônibus na Transportes Vila Isabel, de acordo com o presidente do Procon-RJ, João Oliveira.Durante a operação, batizada de “Roleta Russa”, agentes do Procon fiscalizaram ao mesmo tempo garagens de quatro empresas de ônibus, em diferentes pontos do Rio. Estrela Azul e Transportes Vila Isabel, na Zona Norte, Paranapuan, na Ilha do Governador e Jabour, em Campo Grande, Zona Oeste. Nesta última, os fiscais do Procon foram impedidos de entrar e registraram uma ocorrência na delegacia.
Nas outras empresas, os agentes analisaram documentação, itens de segurança e o estado de conservação dos veículos. Segundo o Procon, as três concessionárias serão multadas, mas o valor ainda não foi estipulado. Os ônibus só poderão voltar a circular depois que as irregularidades forem corrigidas.
É a primeira vez que  Procon faz este tipo de operação na cidade. Para o diretor do Instituto, ônibus que circulam em más condições são um desrespeito ao direito do consumidor. A Rio-Ônibus, o sindicato que reúne as empresas, e secretaria municipal de Transportes ainda não se manifestaram sobre a fiscalização.
G1

Mulher é encontrada com vida 17 dias após desabamento em Bangladesh


Funcionários que trabalham no resgate de vítimas do desabamento que deixou mais de mil mortos em Bangladeshdisseram ter encontrado uma mulher viva, 17 dias depois do incidente, nesta sexta-feira (10). Oficiais do Exército ordenaram a parada de escavadeiras e guindastes enquanto tentavam retirar a mulher dos escombros. Segundo a agência France Presse, a operação de salvamento foi exibida ao vivo pela televisão local.
Equipes de resgate usaram uma serra manual e equipamentos de solda e de perfuração para tentar eliminar a barra de ferro e os detritos que a prendiam. Eles pediram um cilindro pequeno de oxigênio para ser levado até ela.
A mulher, identificada pela mídia de Bangladesh apenas como Reshma, foi mostrada em uma maca e sendo carregada a uma ambulância, recebendo uma máscara de oxigênio.
Segundo a agência Associated Press, centenas de pessoas que trabalhavam na remoção de corpos no local do acidente levantaram suas mãos para orar a Allah (Deus dos muçulmanos) pela descoberta da sobrevivente. Um homem disse em um alto-falante: "Allah, você é o melhor, você pode fazer qualquer coisa. Por favor, permita-nos resgatar a sobrevivente encontrada."
Outra imagem mostra resgate de sobrevivente em local de desabamento em Bangladesh (Foto: Rahul Talukder/AP)Outra imagem mostra resgate de sobrevivente em local de desabamento em Bangladesh (Foto: Rahul Talukder/AP)
Trabalhadores limpam os escombros desde o colapso do edifício onde funcionava uma fábrica têxtil, em 24 de abril. Mais de 2.500 pessoas foram resgatadas no local do desastre. No entanto, não houve sobreviventes encontrados nos destroços desde 28 de abril.
O número de mortos no desastre subiu nesta sexta-feira, com as autoridades confirmando 1.038 pessoas mortas.
Condições de trabalho
O desastre tem questionado as condições de trabalho muitas vezes mortais na indústria do vestuário de Bangladesh, que fornece roupas para grandes varejistas em todo o mundo.

O setor têxtil é fundamental para a economia do país, gerando US$ 29 bilhões de receita ao ano. Em 2012, correspondeu a 80% das exportações do país. Os baixos salários e a abundante mão de obra tornam o segundo maior produtor de roupas do mundo, atrás apenas da China.
Funcionários trabalham nos escombros do desabamento em Bangladesh, onde uma mulher foi encontrada viva nesta sexta-feira (10) (Foto: Ismail Ferdous/AP)Funcionários trabalham nos escombros do desabamento em Bangladesh, onde uma mulher foi encontrada viva nesta sexta-feira (10) (Foto: Ismail Ferdous/AP)
Há anos, as ONGs denunciam as péssimas condições de trabalho e as normas de segurança dessa indústria no país. Os incêndios costumam ser frequentes nas cerca de 4.500 confecções de Bangladesh. Em novembro de 2012, pelo menos 111 pessoas morreram em um incêndio em uma empresa têxtil.

Na quarta-feira, o governo de Bangladesh anunciou o fechamento de 18 fábricas têxteis em Dacca e Chittagong, a segunda cidade do país, depois de se comprometer com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a tomar medidas imediatas para reforçar a segurança nas fábricas.

Também na quarta-feira, um grupo de especialistas da ONU pediu às grandes marcas internacionais do setor que não deixem Bangladesh, e sim que cooperem com o governo, com as organizações internacionais e com a sociedade civil para melhorar as condições trabalhistas.

G1

Do sertão para o mundo: Pinto do Acordeom será entrevistado no Programa do Jô Soares



O forrozeiro sertanejo Pinto do Acordeom será entrevistado pelo apresentador Jô Soares, no Programa do Jô, da Rede Globo de Televisão.

O artista foi convidado pela produção do programa e representará a cidade de Patos, além de toda a Paraíba no sofá mais famoso da televisão brasileira.

Pinto do Acordeom tem uma carreira bastante consolidada e leva a música Nordestina a todo o país. 

O forrozeiro é atração garantida no São João de Patos e tradicionalmente há mais de uma década abre as festividades juninas da cidade se apresentando no palco principal do Terreiro do Forró sempre no primeiro dia de festa.

Pinto participou recentemente de um documentário produzido pelas jornalistas patoenses Luanja Dantas E Thays Lira, que abordou o forró de raiz e o gênero estilizado. O artista criticou bastante o novo estilo de forró, declarando inclusive que o mesmo não deveria ser consumido, especialmente pelos jovens.

Atualmente o músico gravou seu primeiro DVD na cidade de João Pessoa com um repertorio genuinamente Nordestino e contou com a participação de vários artistas locais.

Em entrevista ao maispatos.com, Pinto falou de sua satisfação em participar do Programa do Jô: “Pra mim é uma honra participar de um programa do nível do de Jô, onde tantos artistas de nível nacional e internacional já passaram por lá. Vou representando o meu povo e estou extremamente feliz por essa oportunidade”, comemorou.

A participação do músico será gravada no dia 27 de maio e o programa irá ao ar no dia 31.

Fonte: maispatos.com


Protesto de estudantes em Campina Grande pede fim da greve da UEPB


Coordenador Geral do DCE comanda protesto de estudantes contra greve da UEPB (Foto: Artur Lira / Jornal da Paraíba)Protesto de estudantes pede fim da greve da UEPB
(Foto: Artur Lira /Jornal da Paraíba)
Estudantes da Universidade Estadual daParaíba (UEPB) protestaram em Campina Grande , na manhã desta quinta-feira (9),  contra a greve dos professores da instituição que já dura mais de dois meses.
A negociação tem girado em torno da proposta de reajuste salarial de 17,7%, por parte dos professores. A contraproposta do reitor Rangel Júnior de um aumento progressivo de 3% em maio e 2,83% a partir de outubro foi rejeitada. Usando nariz de palhaço, o grupo se concentrou na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, e seguiu para o Campus da UEPB exigindo que os professores voltem às aulas. O coordenador geral do Diretório Central de Estudantes, (DCE), Alberto Alves, informou que eles já fizeram uma mobilização pelas redes sociais, ocuparam a Reitoria e estão indo para as ruas.
De acordo com o DCE, a quantidade de professores que insistem em manter a greve é inferior a dos que preferem retomar as atividades.
G1pb
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...