terça-feira, 14 de maio de 2013

Rússia anuncia detenção de suposto agente da CIA


Os serviços secretos da Rússia detiveram um suposto agente americano da CIA e o entregaram à Embaixada dos EUA, em Moscou, informou nesta terça-feira (14) o Serviço de Segurança Federal da Rússia (FSB, ex-KGB), citado por agências locais.
O agente, identificado como Ryan C. Fogle, que, segundo as autoridades russas trabalhava incógnito em seu posto de terceiro secretário da embaixada, carregava quando foi detido na segunda-feira "material técnico e instruções escritas para recrutar um cidadão russo", segundo as agências.
Também transportava "uma grande soma de dinheiro e material para mudar a aparência de uma pessoa".
Segundo o FSB, "os serviços de inteligência dos Estados Unidos tentaram em várias ocasiões recrutar integrantes das forças de segurança e dos serviços especiais russos".
As autoridades russas convocaram o embaixador americano no país, Michael McFaul, para prestar esclarecimentos sobre o caso.
O incidente ocorre no âmbito de tensões entre os dois países pela guerra civil na Síria e pelas denúncias dos Estados Unidos, que condenam a repressão das vozes dissidentes do governo do presidente Vladimir Putin.
G1

Estudante foi morto por discutir pagamento com flanelinha, diz polícia


O delegado Elder Duarte, do 40º Distrito Policial, no Limão, na Zona Norte de São Paulo, informou que o estudante Renan Ardito Rosa, de 22 anos, foi morto por discutir com o flanelinha Cristiano José da Conceição Silva, de 26 anos, sobre o pagamento por uma vaga, como informou o Bom Dia São Paulo desta terça-feira (14).
Renan foi esfaqueado quando saía de uma festa universitária na quadra da escola de samba Rosas de Ouro na manhã de sábado, na Zona Norte. Eles teriam discutido duas vezes antes  - o flanelinha alegou que havia tomado conta do carro de Renan e, em seguida, desferiu dois golpes na vítima. Cristiano foi preso nesta segunda (13). A arma do crime ainda não encontrada. Segundo testemunhas, era uma faca de pão.
Segundo Duarte, o flanelinha confessou o crime e será indiciado por homicídio. Ele está detido desde esta segunda-feira no 40º DP e deverá ser transferido para o 77º DP, em Santa Cecília, no Centro da capital paulista. Cristiano tinha passagem por agressão.
Segundo Gabriel Giusti, amigo da vítima, Renan se envolveu em uma discussão quando ia embora, mas não soube o motivo da briga. O agressor deu duas facadas em Renan e o ameaçou. "Tentei falar com ele [o agressor], me ameaçou também, falou que também iria me dar uma facada se eu chegasse próximo. [...] Ele tava com a faca na mão, uma faca de cabo branco, faca de serra, faca de pão", contou Gabriel.No começo da tarde desta segunda, quatro ambulantes e flanelinhas que trabalham na região da quadra foram levados para a delegacia. Em depoimento, o irmão do suspeito informou não ter visto Cristiano desde a madrugada de sábado, logo depois do crime.
A assessoria de imprensa da Rosas de Ouro, que alugou a quadra para a festa de estudantes da Universidade Mackenzie, disse não ter o que dizer a respeito da morte. Segundo a assessoria, a escola só ficou sabendo do ocorrido no domingo (12). A assessoria informou que na fachada da quadra não há câmeras e que o espaço foi alugado para a festa e o evento não tinha qualquer ligação com a agremiação.
A empresa TOP, responsável pelo evento, divulgou em nota que não tem informações, mas lamenta o ocorrido. “A empresa lamenta profundamente. [...] O incidente aconteceu fora do espaço do evento e após cerca de uma hora do encerramento da festa", disseram. A Universidade Mackenzie também lamentou a morte do estudante.
G1

Cidade chinesa tem atrações que lembram as do Mundo Árabe


Paisagem de Dunhuang é desértica (Foto: AFP Photo/Ed Jones)Paisagem de Dunhuang é desértica (Foto: AFP Photo/Ed Jones)
Longe da rotina agitada de cidades como Pequim, Xangai e Hong Kong, a China tem em seu interior um destino turístico com paisagens que lembram mais os países árabes.

O local tem também grande importância histórica. Dunhuang se localiza na antiga Rota da Seda, que ligava comercialmente a China ao Oriente Médio e à Europa. Antigamente, era a última fronteira chinesa, com as instalações militares mais a oeste de todo o Império.
A cidade de Dunhuang fica na província de Gansu, no oeste do país, em meio a um deserto, cercada por dunas de areia. Entre as principais atrações naturais, estão o oásis conhecido como Lago Crescente e belíssimas cavernas rochosas.
Hoje, a cidade conta com boa infraestrutura turística, incluindo hotéis e restaurantes e guias bem treinados para atender a viajantes que não falam mandarim.
G1
Cidade chinesa tem atrações que lembram o mundo árabe (Foto: AFP Photo/Ed Jones)Cidade chinesa tem atrações que lembram o mundo árabe (Foto: AFP Photo/Ed Jones)
Lago Crescente, em Dunhuang (Foto: AFP Photo/Ed Jones)Lago Crescente, em Dunhuang (Foto: AFP Photo/Ed Jones)
Culinária local tem forte influência muçulmana (Foto: AFP Photo/Ed Jones)Culinária local tem forte influência muçulmana (Foto: AFP Photo/Ed Jones)

Jovem de Guarujá, SP, faz cirurgia e retira cisto gigante: 'Nasci de novo'


Gislaine sofre com cisto há cerca de um ano (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
A jovem de 24 anos, moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, que estava há cerca de um ano com um cisto no ovário, conseguiu fazer a cirurgia para a retirada da anomalia. A operação aconteceu nesta segunda-feira (13), em um hospital da cidade. O caso só começou a avançar quando foi publicado em uma rede social e várias pessoas se propuseram a ajudá-la. Por conta da doença, a barriga da paciente cresceu tanto que ela era constantemente confundida com uma mulher grávida.
A cirurgia ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Hospital Santo Amaro, e durou cerca de quatro horas. "Eu cheguei no hospital às 6h e a operação foi das 8h ao meio-dia. Agora estou em um quarto e devo ficar entre dois e três dias internada. A recuperação não deve demorar muito porque o corte foi feito do umbigo para baixo, como uma cesárea", explica a balconista Gislaine Barbosa da Silva.
Ela conta que tinha uma cirurgia marcada para o dia 17 de maio no Hopital Guilherme Álvaro, em Santos, mas o Santo Amaro, onde já havia feito exames, também ligou e agendou uma operação para o dia 13. "Eu tinha essas duas opções. Até preferia o Guilherme Álvaro, mas na quinta-feira (9) eu senti muita dor. Já estava insuportável. Não aguentava mais, então resolvi antecipar", relata a jovem.
Gislaine agora se sente aliviada com o fim de um drama que durou mais de um ano e lhe rendeu vários problemas de saúde. "Os médicos foram ótimos, muito atenciosos, e deu tudo certo. Estou muito feliz, não dá nem para explicar. Agora eu estou deitada com a barriga para cima e, quando passo a mão nela, não sinto mais aquele volume, aquele peso. É um alívio. Eu nasci de novo", conclui a balconista.
Gislaine sofre com cisto há cerca de um ano (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
O caso
Gislaine Barbosa da Silva, de 24 anos, estava há cerca de um ano com um cisto no ovário esquerdo e não conseguia atendimento satisfatório na rede pública de saúde para solucionar o problema. A paciente alega que foi tratada com descaso por vários médicos que a atenderam durante esse tempo.

A jovem tem uma filha de dois anos. Ela conta que passou a desconfiar que havia algum problema em fevereiro de 2012, quando notou que a barriga começou a crescer, e não parou mais. Além das dores físicas, principalmente no abdômen e nas pernas, Gislaine também sofria com as brincadeiras e o fato de sempre a confundirem com uma mulher grávida.
Ela só fez a primeira consulta em novembro de 2012. Em seguida, passou por vários médicos, em Guarujá e em Santos, que a trataram com desdém, sem conseguir resolver seu problema. A situação só começou a melhorar quando sua prima, a auxiliar administrativa Flávia Cesar Amaral, postou uma foto dela em uma rede social na internet, juntamente com um texto explicativo. Várias pessoas se dispuseram a ajudar, inclusive médicos, até que conseguiu marcar a cirurgia para a retirada do cisto.
G1
Gislaine sofre com cisto há cerca de um ano (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Após cirurgia, Gislaine está aliviada: "Nasci de novo". (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)

Equipe do 'astronauta pop' Chris Hadfield volta em segurança à Terra


Cápsula espacial Soyuz com três astronautas a bordo retorna em segurança à Terra nesta segunda-feira (13). (Foto: Reuters)Cápsula espacial Soyuz com três astronautas a bordo retorna em segurança à Terra nesta segunda-feira (13). (Foto: Reuters)
Astronautas da cápsula espacial Soyuz retornam em segurança à Terra nesta segunda-feira (13). (Foto: Reprodução/Nasa)Astronautas da cápsula espacial recebem primeiros
atendimentos. (Foto: Reprodução/Nasa)
Os integrantes da Expedição 35 da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) retornaram em segurança à Terra na noite desta segunda-feira (13), horário de Brasília, informou a agência France Presse.
O pouso da cápsula espacial Soyuz aconteceu perto da cidade de Dzhezkazgan, no Cazaquistão, às 22h31 (horário de Brasília). A aterrissagem foi acompanhada por 12 helicópteros e três aviões, segundo a agência de notícias EFE.
Entre os astronautas que retornaram está o canadense Chris Hadfield, que comandou a missão.
Hadfield ficou conhecido como "astronauta pop" por seus vídeos, em que fazia exibições musicais e explicava como é a rotina na estação espacial. No último vídeo a bordo da nave Soyuz, Hadfield cantou a música 'Space Oddity', de David Bowie, o que já é considerado o primeiro videoclipe feito no espaço (veja vídeo ao lado exibido no Jornal da Globo). Outro hobby do canadense é a fotografia, que rendia belas imagens da Terra.
Ao todo, os três passaram 146 dias no espaço, sendo 144 deles na estação, informou a AFP. O retorno à Terra da Soyuz, desde seu desacoplamento da ISS até o pouso nas estepes do Cazaquistão, durou cerca de três horas e meia.O cosmonauta russo Roman Romanenko e o astronauta americano Tom Marshburn também retornaram a bordo da cápsula.
O último ato de Hadfield como comandante da estação foi monitorar a caminhada espacial feita por Marshburn e por Chris Cassidy.
Os dois engenheiros passaram cinco horas e meia do lado de fora da ISS consertando um vazamento de amônia do sistema de refrigeração da estação.
No domingo, Hadfield passou o comando da missão para o russo Pavel Vinogradov. Ele comandará a equipe que conta com Cassidy e com o russo Alexander Misurkin.
No fim do mês, mais três astronautas devem se juntar à Expedição 36: Karen Nyberg, Fyodor Yurchikhin e Luca Parmitano.
G1

Começam a valer regras mais rígidas para o comércio eletrônico brasileiro


A partir desta terça-feira (13), o comércio eletrônico brasileiro possui regras mais rígidas. Passa a valer as determinações de decreto presidencial Decreto nº 7.962, que incluiu regras para as compras em lojas virtuais no Código de Defesa do Consumidor.
Regras
A intenção da norma é tornar mais claras as informações sobre produtos, serviço e fornecedor, presentes no site, melhorar o atendimento ao consumidor e preservar o direito de os clientes se arrependerem da compra.
A partir de agora, todo site deverá exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde possam ser encontrados ou o endereço eletrônico para que possam ser contatados.

Essas informações devem ser localizadas em local visível no site. Todas as exigências valem tanto para produtos comprados na rede quanto para serviços contratados na rede.
As ofertas devem apresentar uma descrição das características do produto, incluindo riscos à saúde e segurança dos clientes, a disponibilidade dos itens e se há qualquer tipo de restrição ao consumidor.
Os preços devem conter de maneira explícita quaisquer despesas adicionais como entrega e seguros que venham interferir nos valores finais. Os sites também são obrigados a informar todas as modalidades de pagamento e qual é o prazo para usufruir o serviço ou para a entrega dos produtos.
Compras coletivas
O decreto presidencial também traz regras para as compras coletivas. Como funcionam somente de modo a reunir consumidores interessados a contratar uma oferta (de produtos ou serviços), esses sites também terão que informar CNPJ e endereço físico ou eletrônico dos fornecedores.

As lojas deverão mostrar a quantidade mínima de itens da oferta ou vagas para contratação de serviço.
Lojas virtuais e sites de compras coletivas deverão mostrar, antes da conclusão da compra, um sumário do contrato e o disponibilizar ao consumidor.
Arrependimento
Os sites também terão que manter canais de atendimento ao consumidor. Também fica estabelecido o direito ao arrependimento, que poderá ser feito pela própria plataforma tanto do site de compras coletivas quanto pela loja virtual.

Punição
Caso as regras sejam descumpridas, as empresas de comércio eletrônico podem sofrer punições que variam de multa, apreensão dos produtos, cassação do registro e proibição da fabricação do produto, interdição do estabelecimento e até intervenção administrativa.

As sanções variam de acordo com o porte da empresa infratora e conforme o número dos consumidores atingidos.
G1

Mesmo sem acordo, governo tenta aprovar MP dos Portos na Câmara


Sem acordo sobre o texto da MP dos Portos, o governo tentará nesta terça-feira (14) um consenso entre partidos da própria base para conseguir aprovar a proposta na Câmara. A votação do novo marco regulatório para o setor portuário brasileiro foi adiada na noite de segunda (13) pela segunda vez, e será novamente colocada na pauta do plenário a partir das 11h.
O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), à dir, conversa com deputados em primeira sessão sobre MP dos Portos (Foto: Zeca Ribeiro/Ag. Câmara)O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), à dir, conversa com deputados em primeira sessão sobre MP dos Portos (Foto: Zeca Ribeiro/Ag. Câmara)
Líder do governo na Casa, o deputado Arlindo Chinaglia diz que o primeiro objetivo é evitar a paralisação forçada do andamento da votação entre os próprios governistas.
“Podemos ter ou não o 'kit obstrução'. Não adianta fantasiar. Essa é uma possibilidade real. Meu primeiro trabalho é fazer com que os partidos da base não entrem em obstrução, o PMDB e o PP”, disse o petista.
O governo corre contra o tempo para aprovar a medida provisória, porque ela perde a validade na próxima quinta (16). Depois de passar pela Câmara, o texto ainda precisará ser votado no Senado. Para que seja respeitado o prazo de tramitação, é necessário que a proposta seja aprovada até a meia-noite desta terça (14) na Câmara.
Chinaglia afirmou que o governo já negociou “tudo o que podia” e que ficará satisfeito se obtiver um acordo de procedimento, com garantia de que não haja obstrução. “Eu já disse que o governo já negociou tudo o que podia. O acordo que eu busco agora é o acordo de procedimento. É provável que eu faça contatos bilaterais com líderes.”
Nesta segunda, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), encerrou às 20h07 a sessão extraordinária convocada exclusivamente para votação da MP dos Portos e convocou a nova sessão extraordinária com a mesma finalidade. Na sessão desta segunda,  deputados insatisfeitos com a proposta do governo não registraram presença em plenário e evitaram a votação.
O que é a MP dos Portos
A medida provisória  595/2012, conhecida como MP dos Portos, estabelece novos critérios para a exploração e arrendamento (por meio de contratos de cessão para uso) para a iniciativa privada de terminais de movimentação de carga em portos públicos.
Leia mais
 Negociação
Nesta quinta (13), terminou sem acordo uma reunião de mais de quatro horas entre partidos da base aliada, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o ministro da Secretaria dos Portos, Leônidas Cristino. Deputados da base aliada deixaram o encontro insatisfeitos e acusam o governo de querer negociar sem disposição de ceder.

Segundo o líder do PSB, Beto Albuquerque (RS), o Planalto entrou nas negociações como quem "entra  num matadouro". "As propostas divergentes têm que ser ouvidas. O toma-lá-dá-cá e o tudo ou nada não funcionam. O governo diz que quer aprovar, mas diz que quer só de um jeito. Como é que você entra numa negociação como se entra num matadouro?", disse.
O governo não concorda com uma emenda aglutinativa assinada pelo PMDB que altera vários pontos do texto original. A emenda reúne propostas do PMDB e de outros partidos, entre os quais PSDB e PSB. Se aprovada a emenda, todas essas propostas passam a valer, o que configura um novo texto. Restaria à presidente Dilma Rousseff a opção de vetar as alterações feitas.
Visto por integrantes do Planalto como um dos principais opositores da proposta governista, o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), rebateu nesta segunda (13) as críticas do Executivo. Para ele, o governo faz "julgamento fascista" ao sugerir que quem discorda de seu projeto está “com o mal”.

“Se com o fato de a gente discordar de detalhe, a gente pode estar dificultando o governo, isso me parece um julgamento meio fascista. Coloca as pessoas na condição de que o bem está só de um lado. Ou de quem discorda de um detalhe está com o mal. Não é assim que as coisas funcionam”, queixou-se Cunha.


“Poderíamos até aguardar mais meia hora para alcançar o quórum, mas como sabemos que partidos vão obstruir, e como não cabe mais discussão sobre a matéria, o quórum estaria muito apertado para uma votação de alto risco. E essa matéria terá que ter, sim, uma votação consciente, tranquila e serena”, explicou Alves ao encerrar a sessão.
'
Votar diferente'
Em sinal de apoio ao líder do PMDB, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), saiu em defesa da emenda de Cunha. Ao chegar à Câmara na tarde desta segunda, Alves disse que o Legislativo tem o direito de “pensar e votar diferente” das orientações do Executivo.

“A presidente Dilma e a ministra Gleisi [Hoffmann, chefe da Casa Civil], que é senadora, todos nós temos uma formação democrática para entender que é um direito do Parlamento pensar diferente e votar diferente”, ressaltou o peemedebista.

O quórum mínimo para votações é de 257. No momento em que Alves anunciou o adiamento da votação, 244 deputados tinham registrado presença. Após o anúncio, mais deputados registraram presença, e o quórum chegou a 258.

Emenda do PMDB
Entre outros pontos, a emenda assinada pelo PMDB reduz o prazo de renovação dos contratos de arrendamento ainda em vigor. O texto original do governo prevê que a autorização para instalação portuária teria prazo de 25 anos, e poderia ser prorrogada sucessivamente por igual período. O texto da emenda, contudo, autoriza apenas uma prorrogação por 25 anos.

A emenda prevê ainda a possibilidade de a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) delegar à “administração do porto” a organização dos procedimentos de licitação para exploração de serviços portuários. O texto original faculta apenas à Antaq a prerrogativa de realizar a licitação para concessão e arrendamento dos portos.
G1

Consequências da estiagem podem durar anos. Confira!


O pesquisador Pedro Gama, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), disse que as consequências da seca podem perdurar por muito tempo depois, pois após o período da seca chegará a vez dos agricultores e criadores tentarem recuperar o que foi perdido, o que nem sempre é possível.

“Isso geralmente leva anos. Ninguém consegue repor o rebanho de um mês para o outro”, afirmou o pesquisador.

No Semiárido nordestino, conforme Gama, a produção de leite foi reduzida a 1/3 do que era obtido antes, o que representa uma queda brusca na renda de centenas de famílias.

Houve redução também no efetivo bovino. “Isso se deu não apenas pela morte dos animais, como também pelo abate”, explicou.

“Podemos dizer que houve uma sangria muito forte desse rebanho”, completou. Segundo ele, a categoria mais afetada foi a de bovinos, seguida dos ovinos e, em menor proporção, a de caprinos.

O pesquisador também apontou a morte das pastagens como outro problema sério, que leva tempo para ser recuperado. “Em muitos campos a pastagem precisa ser completamente reimplantada”, disse. “As consequências da seca variam dependendo de quem a observa. O meteorologista e o homem do campo têm conceitos distintos sobre a estiagem, porque cada qual a analisa conforme sua realidade”, explicou.

De acordo com Gama, o grande problema da seca no Nordeste é a falta de investimento permanente. “Se o Nordeste tivesse programas consistentes de convivência com a seca, o impacto não seria tão forte. Seria preciso a implantação de programas de apoio a atividades produtivas, a exemplo da agricultura irrigada, que de certa forma apresentou êxito”, comentou.

Iniciativas como o Bolsa Família e abastecimento por carros-pipa são, segundo o pesquisador, medidas emergenciais que não resolvem, apenas amenizam a situação das famílias que sentem os efeitos da seca. “Também é necessário o investimento hídrico e novas pesquisas para buscar novas alternativas econômicas”, considerou. “O mais indicado seria uma combinação de fatores, e não medidas isoladas”, disse.

UFPB suspende PSS 2014 e estudantes disputarão vagas através do Enem



UFPB suspende PSS 2014 e estudantes disputarão vagas através do Enem
Os estudantes que pretendem concorrer a uma vaga na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no ano de 2014, não passarão mais pelo Processo Seletivo Seriado (PSS), realizado nos últimos anos pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperve).

A informação foi confirmada no início da noite desta segunda-feira (13), pela reitora da instituição de ensino superior, Margareth Diniz. Ela informou que a decisão foi composta após uma votação realizada entre representantes do Consepe, destacando que dentre eles, 22 foram favoráveis pela decisão do término do processo seletivo, 03 contrários e 05 abstenções.

“Aderimos ao ingresso dos alunos por meio do Enem/Sisu após sermos informados que não tínhamos condições de realizar o PSS 2014”, revelou a reitora referindo-se as informações passadas pelo presidente da Coperve João Lins. “Ele nos disse que as mensalidades das casas que serviam como sede estavam atrasadas, além disso, temos uma portaria do Governo Federal que dispensa cobrança de taxa de inscrição de alunos vinculados a rede pública”.
Ainda segundo Margareth, o Consepe deve continuar se reunindo, para avaliar se a mudança será estendida para o ano de 2015 ou se o PSS permanecerá suspenso apenas em 2014. Integram o conselho, dois representantes de cada centro da UFPB, servidores técnicos administrativos e da administração central, além de estudantes do DCE.  
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Enem 2013
Nas três primeiras horas de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 o sistema registrou 300 mil cadastramento, segundo informação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. As inscrições começaram nesta segunda-feira (13) e vão até o dia 27 de maio.
Para o presidente do Inep, o primeiro dia de inscrições no Enem está sendo tranquilo. Costa pediu muita serenidade aos estudantes e lembrou que as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio. Segundo ele, o governo trabalha coma previsão de 6,1 milhões de inscrições no Enem 2013, “baseadas nas projeções dos anos anteriores”.
O Enem é voltado para os estudantes que concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim deste ano, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.
Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.

STJ rejeita recurso e mantém ilegal greve de professores da UEPB


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso da Associação dos Docentes da  Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb), mantendo assim a ilegalidade da greve dos professores da instituição, que ocorre desde fevereiro. A decisão do ministro presidente Felix Fischer foi tomada no dia 7 de maio e publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (14).
O G1 entrou em contato com a Adupeb para saber o que muda em relação ao movimento  após  a  decisão do STJ. De acordo com a associação, a continuidade ou não da greve será discutida em uma assembleia que acontece na tarde desta terça-feira no auditório da faculdade de Psicologia, em Campina Grande.O ministro considerou que a Aduepb usou o recurso errado. Segundo Felix Fischer, os professores poderiam sim recorrer contra a ilegalidade, mas isso deveria ser feito no próprio Tribunal de Justiça e apenas em caso de negativa, o caso poderia subir para o Superior Tribunal de Justiça. O decreto de ilegalidade foi dado em 24 de abril atendendo a uma ação movida pelo Ministério Público da Paraíba. No dia 30 de abril os professores decidiram manter o movimento mesmo com a imposição de uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Hoje
Na reunião, o comando de greve também vai analisar o reajuste que foi concedido pelo reitor Rangel Júnior na última sexta-feira (10). A resolução do Conselho Universitário (Consuni) deu um aumento de 5,83%, sendo 3% para ser aplicado agora em maio e os outros 2, 83% para o mês de outubro. Os valores são os mesmos que foram rejeitados pelos docentes, após uma reunião no último dia 6.
A Aduepb também divulgou uma nota na manhã desta terça onde afirma que o comando de greve teve mais uma reunião com o reitor Rangel Júnior na tarde de segunda-feira (13). Eles discutiram a resolução que concedeu o reajuste e outras reivindicações do corpo docente.
G1pb

Projeto desenvolvido por professores da UEPB vai replantar área desertificada na região do semiárido


A desertificação no território paraibano é algo sério e que avança de forma preocupante a cada dia. Especialistas alertam que se nada for feito e o estado atual de degradação ambiental continuar, é provável que em 100 anos o semiárido paraibano esteja totalmente árido. Isso significa que a vegetação paraibana corre sérios riscos de desaparecer de vez, o que seria catastrófico para a população.
De acordo com os dados repassados por ambientalistas, com base no relatório sobre mudanças climáticas, elaborado pelo Greenpeace, mais de 93% do território do estado da Paraíba está suscetível ao processo de desertificação. Isso significa que 1,66 milhão de pessoas – a metade da população paraibana – está sofrendo com os drásticos efeitos do processo devastador. Na Paraíba, 208 dos 223 municípios – 93,27% estão suscetíveis a desertificação – e o processo avança a cada dia.
Para que a interferência do homem não prejudique ainda mais o semiárido paraibano, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através dos professores doutores Hermes Alves de Almeida e João Damasceno, do Departamento de Geografia do Campus I, está desenvolvendo dois projetos de pesquisas relacionados à degradação ambiental e mudanças climáticas. Alguns alunos dos professores também estão envolvidos na experiência que vai estudar as causas e as consequências desses fenômenos intrigantes.
Foto 2 - Estação Meteorológica AutomáticaFinanciado pelo CNPq e UEPB/Propesq, através de edital, o projeto está em fase de execução e estuda o fenômeno da desertificação. Além disso, vai replantar áreas degradas pela ação do homem. Para isso, um moderno equipamento, chamado Estação Meteorológica Automática (EMA), foi instalado em um dos polos desertificados do Estado, na região do Seridó Ocidental.
O professor Hermes Almeida, coordenador dos projetos, explica que a ideia é aplicar novas geotecnologias e estabelecer a complexa relação solo-planta-atmosfera, que possibilitem estimar o potencial de captação da água da chuva e a capacidade de infiltração da água no solo.
A estação meteorológica automática (EMA) da Campbell Scientific, que custou R$ 17 mil e foi financiada pelo CNPq, está instalada no sítio Água Fria, em São José do Sabugi. A operacionalização da estação experimental é apenas uma parte do projeto. A outra etapa do experimento, como o diagnóstico climático da área estudada dos municípios que compõem o núcleo, já está sendo realizada desde o ano passado quando o projeto começou a ser executado.
A EMA é composta de uma unidade de memória central (Data logger- CR 1000 e painel solar), ligada a vários sensores meteorológicos para medidas da pressão atmosférica, temperatura do ar e umidade relativa, precipitação pluvial, irradiação solar global, direção e velocidade do vento (anemômetro sônico) e dados micrometeorológicos derivados, que integram os valores observados minuto a minuto, horário e diário, com coleta direta via computador ou transmissão modem celular.
Área devastada será recuperada
Foto 1 - Professor Hermes de Almeida e a EMAUma das metas do projeto é recuperar uma área com dez hectares, em processo de degradação ambiental, com o plantio de espécie arbóreo-arbustiva nativa na estação chuvosa. Assim, a área experimental que foi desmatada será replantada com espécies nativas, conforme frisou o professor Hermes. As mudas serão adquiridas no horto da UEPB e de outras instituições comprometidas com o meio ambiente. Antes de replantar a área, a equipe de professores e alunos da UEPB vai fazer um diagnóstico no local para saber quais as espécies que existiam na região devastada.
Professor Hermes observa que este projeto talvez seja um dos mais completos do tema desertificação, estudando as causas e efeitos desse fenômeno mediante a caracterização física (micrometeorológica) e ambiental de uma área experimental em processo de desertificação. “De forma geral, queremos estabelecer as condições ambientais de susceptibilidade das terras à desertificação dos municípios que compõem o referido núcleo de desertificação”, comentou.
Além da pesquisa, o projeto tem a parte de extensão universitária, mediante palestras e oficinas, nas escolas do município de São José do Sabugi e de outros seguimentos, transferindo as técnicas de educação e gestão ambiental de como conviver no semiárido sem degradar o ambiente.
O fenômeno da desertificação
A desertificação é a degradação de terras nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas, ou seja, a destruição da base de recursos naturais. É um processo lento que degrada a capacidade produtiva do solo. Ela é potencializada durante períodos prologados de seca, como vem ocorrendo nos últimos dois anos, com registros de mortes, pela falta de água, de espécimes resistentes à seca, como, por exemplo, a Jurema e o Marmeleiro.Desertificação
As queimadas, o manejo inadequado do solo e a retirada de madeiras são fatores que contribuem para o avanço da desertificação. Os graus de susceptibilidades das terras à desertificação são diretamente relacionados à aridez, ou seja, quanto mais seca uma área, mais susceptível ela é à desertificação. O critério climático é insuficiente para caracterizar a susceptibilidade à desertificação, pois o risco envolve outros fatores, especialmente os de ordem antrópico e a intensidade de uso dos recursos naturais.

Abastecimento de água é suspenso em 19 locais da Grande João Pessoa


A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou nesta segunda-feira (13) que vai precisar suspender o abastecimento de água na terça (14), das 8h às 19h, em 19 localidades da Grande João Pessoa. De acordo com a Gerência Regional do órgão no Litoral, a interrupção no fornecimento será necessária para que técnicos da empresa executem serviços de manutenção na Estação de Tratamento de Água de Marés.

A suspensão atingirá as seguintes áreas: Centro, Jardim Severiano, Sesi, São Bento, Manguinhos, São Vicente, Brasília, Baralho, Imaculada, Tambaí, Rio do Meio, Alto da Boa Vista e Jardim Aeroporto, na cidade de Bayeux; distrito de Várzea Nova, em Santa Rita; e conjuntos Alto do Mateus, Ivan Bichara, dos Motoristas, Juracy Palhano e Luis Fernandes, na capital. Mais informações podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 115.

G1pb

Consumir água imprópria é única opção de famílias em zona rural na PB


Cerca de 12 carros-pipa retiram água diariamente de poço artesiano em Olivedos (Foto: Taiguara Rangel/G1)Cerca de 12 carros-pipa retiram água diariamente de poço artesiano em Olivedos (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Considerada um bem raro para os moradores da zona rural de Olivedos, no Curimataú paraibano, há quase trezentos anos a água continua sendo escassa na região. Estas famílias, que representam 47,6% dos quase quatro mil habitantes do município – povoado a partir de 1722 e emancipado em 1961 – nunca tiveram acesso a água encanada e convivem até hoje com a necessidade de carros-pipa e poços artesianos para abastecer suas casas com líquido considerado impróprio para consumo. Na falta destas opções, mesmo possuindo um rendimento mensal mediano per capita de apenas R$ 127,50, os agricultores precisam comprar água por até R$ 200.
Os dados são os mais recentes divulgados sobre os olivedenses, levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010). De acordo com a gerência de execução de obras da Secretaria de Infraestrutura do estado, atualmente 170 municípios na Paraíba estão sendo atendidos com abastecimento de carros-pipa por decreto de situação emergencial. Também já foram recuperados 133 poços artesianos desde outubro do ano passado, somados a outros 353 que ainda passarão por reformas.
Um dos únicos poços artesianos que fornecem água aos agricultores na zona rural de Olivedos fica na fazenda Campos. Construído em 1992, diariamente chegam até 12 carros-pipa do exército e particulares retirando o líquido do poço em períodos de seca, segundo o proprietário Lídio Meira. A fazenda também possuiu durante muito tempo a única fonte de abastecimento da zona rural, com um açude que existe desde 1921.De acordo com o Governo da Estado, a zona urbana é abastecida pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), com fornecimento a 697 'ligações de água'. Conforme o IBGE, 93,4% das casas naquela zona rural têm saneamento básico considerado inadequado.
Açude ainda serve para o abastecimento de pelo menos 18 famílias em Olivedos (Foto: Taiguara Rangel/G1)
“Esse açude é chamado de 'Milagre' porque, em épocas mais 'brabas', até Pocinhos e outras cidades ele já ajudou a abastecer sem nunca secar. Já resistiu a várias secas, até que houve a construção do poço. Continua vindo gente aqui direto pegar água para o gado e para casa, mas o poço é que está salvando a vida dos bichos e ajudando todos os moradores por aqui”, afirmou o administrador da fazenda, Inácio Marcelo, 58 anos.
Um estudo realizado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Ministério de Minas e Energia, identificou 44 poços artesianos no município, mas apenas 17 em funcionamento. A água de 91% dos pontos analisados foi considerada salobra, com média na quantidade de sólidos totais dissolvidos (STD) de 8.631,88 mg/L.
“Conforme a Portaria 1.469/Funasa, que estabelece os padrões de potabilidade da água para consumo humano, o valor máximo permitido para os sólidos dissolvidos é 1.000 mg/L. Teores elevados neste parâmetro indicam que a água tem sabor desagradável, podendo causar problemas digestivos, principalmente nas crianças, e danifica as redes de distribuição”, assinalam os pesquisadores.
Açude é uma das poucas opções para consumo doméstico e de animais em Olivedos (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Para Fernandes Pereira, 22 anos, seus quatro irmãos e ainda os pais, o açude considerado 'milagre' é a única fonte de água existente. Ele considera a água boa para o consumo de toda a família, que subsiste majoritariamente do trabalho em uma olaria na região. “Serve para tudo aqui em casa. Acho que retiramos uns 200 litros por dia. É para banho, beber, lavar a casa e ainda dar para as galinhas”, disse. Outras 18 famílias na fazenda Campos também dependem do açude e ainda do poço para o acesso à água.
Porém, para aqueles a quem a operação carro-pipa atende de modo insuficiente, resta como única solução comprar água. O abastecimento particular de 6 a 8 mil litros custa de R$ 120 a R$ 200, segundo a merendeira Lúcia de Fátima, da escola municipal José Inocêncio, zona rural de Olivedos. Assim, o morador da zona rural acaba gastando mais do que o próprio sustento para comprar água. O rendimento mensal mediano per capita dos agricultores na zona rural de Olivedos é de apenas R$ 127,50, enquanto a média na Paraíba é de R$ 170, conforme o IBGE.
“Já moro aqui há mais de 20 anos e vi muita seca. Praticamente só tem dois poços com água suficiente para abastecer a população. Na cidade tem a água encanada de Boqueirão(açude Epitácio Pessoa) que só chega à noite, mas na zona rural o jeito é comprar água porque o carro-pipa do Exército não dá para o consumo do mês”, alegou.
G1pb
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...