quarta-feira, 22 de maio de 2013

Troféu Gonzagão 2013 premia artistas paraibanos em Campina Grande


Em mais uma edição do principal evento que homenageia os grandes nomes da música nordestina, o Troféu Gonzagão 2013 premiou artistas na noite desta terça-feira (21), na sede da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) emCampina Grande. A entrega dos troféus foi prestigiada por mais de 100 artistas, além de autoridades, empresários e políticos.
Os principais talentos escolhidos para receber o troféu este ano foram Antônio Barros e Cecéu, Genival Lacerda e uma homenagem póstuma a Sivuca, recebida por sua viúva Glorinha Gadelha. Entre os inúmeros artistas presentes, compareceram ao evento nomes como Fagner, Amazan, Biliu de Campina, Alcymar Monteiro, Benedito do Rojão, Elba Ramalho e outros.De acordo com o organizador do prêmio e presidente da Fiep, Buega Gadelha, mais uma vez houve satisfação na realização do evento. "É uma alegria contagiante realizar esse evento, que é considerado por muitos como o Oscar da música nordestina. É um grande orgulho contar com o prestígio de tantos artistas", disse.
"É importante que se faça o reconhecimento do belo trabalho de Sivuca. Este é um evento belíssimo", afirmou Glorinha Gadelha, que recebeu o troféu das mãos de Elba Ramalho.
Genival Lacerda e Antônio Barros e Cecéu também agradeceram a premiação destacando a oportunidade do reconhecimento ainda em vida.
G1pb

Cagepa suspende abastecimento de água em localidades de João Pessoa


A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) alertou que, das 8h às 21h desta quarta-feira (22), o fornecimento de água será interrompido no Cristo, Rangel, Varjão, conjunto Homero Leal, Jardim Samaritano, Boa Esperança, Jardim Itabaiana e Vale das Palmeiras, em João Pessoa.

O motivo da interrupção é a realização de serviços de melhorias no sistema de distribuição de água do reservatório R-11, que fica localizado no bairro do Cristo Redentor. De acordo com a Diretoria de Operação e Manutenção da Cagepa, os serviços têm o objetivo melhorar o sistema de distribuição de água nas localidades atendidas pelo reservatório R-11. Outras informações sobre os serviços prestados pela Cagepa podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 115.

G1pb

Quarto suspeito de matar idosa deficiente auditiva é preso na Paraíba


Foi preso na madrugada desta quarta-feira (22) o quarto suspeito de ter matado uma agricultura durante um assalto na cidade de Massaranduba, Agreste da Paraíba. O homem de 21 anos foi detido em uma fazenda na zona rural do município. Na terça-feira (21), os outros três suspeitos foram apresentados pela Polícia Civil em uma coletiva de imprensa.
Segundo a Polícia Civil, os quatro vão responder por latrocínio. “Mesmo os que não foram responsáveis pelo disparo serão autuados por latrocínio, que é o roubo seguido de morte, por estarem envolvidos na ação”, acrescentou Cassandra Guimarães, delegada de Homicídios e responsável pelo caso.

Entenda o caso
Os outros três presos foram capturados na cidade de Lagoa Seca, também no Agreste, e com o grupo foi apreendido um revólver, mas, segundo a polícia, não foi a arma que provocou a morte da agricultora.
O assalto a um ônibus na zona rural da cidade de Massaranduba aconteceu no último dia 16. De acordo com a polícia, a idosa de 64 anos foi morta por não entender as ordens dos assaltantes, já que era deficiente auditiva.

Os assaltantes fugiram sem levar nada dos passageiros do transporte coletivo, roubando apenas pouco mais de R$ 100 do caixa do ônibus. Segundo o capitão Amarantes, a mulher de 64 anos tentou descer do ônibus quando foi atingida com um tiro no peito.
No dia do crime, o ônibus fretado transportava cerca de 40 pessoas. De acordo com outros passageiros, os suspeitos teriam embarcado próximo ao Instututo de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande, mas anunciaram o assalto ao chegar na zona rural de Massaranduba.
G1pb

'Me arrependi', diz homem sobre ritual macabro que matou mulher no RN

João Maria Guedes Silva, o João Macumbeiro, se diz arrependido (Foto: Fernanda Zauli/G1)
João Maria Guedes Silva, conhecido como João Macumbeiro, suspeito de participação na morte de uma mulher durante ritual de magia negra na zona Norte de Natal, diz que está arrependido do crime e que agora é evangélico. Em entrevista ao G1, ele detalhou como o crime aconteceu e afirmou que foi enganado por Jarbas Gomes, conhecido como Lilico ou Bruxo.

"Ele me disse que depois desse ritual eu ia ter mais força na macumba para fazer trabalhos de umbanda e que eu estaria protegido. Ele disse que a gente jamais seria pego porque 'Lucifer' ia nos proteger com a capa dele e que minha vida ia mudar muito depois do ritual. E mudou mesmo né? Agora eu estou preso, acusado de assassinato", disse João Maria.

João contou que era um "amigo fiel" da família da vítima, a comerciante Edilma Dantas. "Eu conhecia ela e a família dela há muito tempo, eu fazia alguns trabalhos de pintor e consertos para eles, e era muito amigo de Edilma. Ela confiava em mim", disse. "Eu estou muito arrependido", afirmou.

A vítima, segundo João, o procurou para que ele fizesse um "trabalho de amarração" para trazer um homem por quem ela estaria apaixonada. "Esse homem é casado e Edilma estava apaixonada por ele e desesperada porque ele não atendia mais às ligações dela, por isso Edilma queria fazer um trabalho para que ele ficasse com ela", contou João.
Segundo João, a partir dessa ligação o destino de Edilma estava traçado. "O Bruxo foi lá em casa e buscou a gente. Edilma concordou em ir porque eu disse que faríamos o trabalho de amarração lá. Quando chegamos, o Gil estava lá. Eu sabia que Edilma seria morta, eu me arrependo de não ter feito nada para evitar", disse. De acordo com o relato de João Maria, chegando lá, Lilico ofereceu uma bebida para Edilma, ela aceitou, tomou três doses e ficou "desnorteada".João relatou que no dia 1º de abril Edilma foi à casa dele para conversarem sobre esse trabalho. "Quando ela estava lá em casa o 'Lilico' me ligou e eu disse que ela estava comigo. Ele já conhecia a Edilma e já tinha dito que ela podia ser a pessoa certa para o ritual porque era solteira e não tinha filhos, justamente o que ele precisava", afirmou.
"Ela estava como se estivesse bêbada, não chegou a desmaiar, mas estava sem os sentidos, não estava normal. Ele estirou um pano preto no chão, colocou ela deitada em cima desse pano, e cortou as roupas dela com uma faca. Aí o Gil trouxe o bode que estava no quintal da casa e nesse momento o Lucifer se manifestou no corpo do Bruxo. Ele cortou a cabeça do bode e derramou sangue em cima de Edilma. Ele começou a beber o mesmo líquido que ele deu para Edilma e a fumar cachimbo. Foi quando ele começou a sufocar Edilma e ela começou a debater as pernas e o sbraços. Então, o Bruxo mandou o Gil amarrar os braços e as pernas dela, e continuou sufocando até ela morrer", relatou.
Depois do assassinato, os três começaram a discutir o que fazer com o corpo de Edilma. “Lilico não queria enterrar no quintal dele porque disse que lá ia muita gente. O Gil disse que na casa dele não tinha quintal. Aí levamos o corpo dela para a minha casa, fizemos a cova e enterramos ela lá”, disse João Maria.
Versões
Os três supostos envolvidos no crime admitem que fazem “trabalhos de umbanda”, mas as versões acerca do crime são contraditórias. Gildásio diz que não participou do crime, que não estava no local do homicídio, e que não sabia da ideia de Lilico de fazer um ritual como esse. Já Lilico, diz que quem matou Edilma foi João Maria. “Eu fui na casa dele e Edilma estava lá. Eu fui tomar um banho de ervas para fazer um ritual, mas nada que envolvesse a morte de ninguém, e quando voltei ela já estava amarrada, dentro de um buraco no quintal da casa dele, e ele começou a sufocá-la com um pano. Eu falei pra ele que não concordava com aquilo e fui embora”, disse Jarbas Gomes, o Lilico.

A polícia continua investigando o caso e trabalha com a possibilidade da versão de João Maria ser a verdadeira. “Tudo o que ele disse até agora se confirmou. Ele afirmou que ela estava despida, que as mãos e as pernas estavam amarradas e que o corpo estava enterrado no quintal da casa dele e tudo isso se confirmou”, afirmou o delegado Ben Hur medeiros. Os três foram indiciados por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.
Edilma Dantas estava sumida desde 3 abril passado (Foto: Arquivo da família)
O crime
A comerciante foi vista com vida pela última vez quando saiu da casa da mãe dela, no bairro Nordeste, na zona Oeste de Natal, no dia 1º de abril. "Edilma saiu dizendo que iria se encontrar com um conhecido da família", confirmou o delegado Ben-Hur de Medeiros, titular da Delegacia Especializada em Capturas (Decap) do Rio Grande do Norte.

Em 3 de abril, ainda sem notícias, familiares de Edilma procuraram a delegacia, registraram o desaparecimento e o delegado deu início às investigações. "O irmão dela comunicou que a vítima foi levada por um conhecido até uma casa que funcionava como um terreiro. O objetivo era fazer um 'trabalho' para aproximar uma pessoa dela", detalhou o delegado.
Corpo de Edilma estava enterrado no quintal de uma casa no loteamento Jardim Progresso (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)
Ainda de acordo com Ben-Hur, ao chegar na casa, os suspeitos deram bebida à vítima e a amarraram em seguida. "Então tiraram a roupa de Edilma, mataram um bode e jogaram o sangue do animal por cima do corpo dela. Depois a estrangularam até a morte", afirmou.
O corpo de Edilma foi enterrado no quintal da casa de um dos suspeitos, no loteamento Jardim Progresso, na zona Norte da capital potiguar. Após a informação do desaparecimento, este suspeito, conhecido de Edilma, foi intimado e prestou quatro depoimentos na delegacia. "A partir de alguns detalhes descobrimos a participação dele no ritual em que Edilma foi morta", explicou o delegado.
Um mandado de prisão temporária foi expedido e o suspeito foi detido. Além de confessar o crime, ele apontou a participação de outros dois homens. "O suspeito nos informou que o 'bruxo'  queria uma mulher solteira e sem filhos para realizar o ritual de magia negra. Edilma se encaixava no perfil", acrescentou Ben-Hur. O delegado pediu mais dois mandados de prisão temporária e de busca e apreensão e prendeu os demais suspeitos. Eles negam qualquer participação no ritual e crime.
G1

Americano cria almofada com espaço para acomodar os seios da mulher


O americano Michael Riley, morador de El Cajon, na Califórnia, desenvolveu um travesseiro especialmente para mulheres que se sentem desconfortáveis ao dormirem de bruços na cama, por causa da pressão colocada nos seios: o Comfy Breasts, um acessório que acomoda as mamas da mulher por meio de um sulco no colchão.
Produto 'acomoda' seios das mulheres, evitando desconforto na hora de deitar de bruços (Foto: Divulgação/Comfy Breasts)
No site oficial do produto, Riley explica que teve a ideia após conversa com uma mulher que tinha passado por uma cirurgia nos seios, e sentia dores ao dormir. Após um ano de pesquisa, o homem criou o produto que consiste em uma espécie de travesseiro com um espaço para o peito da mulher, tirando um “sistema de relaxamento”, de acordo com o site, evitando que o peso do corpo fique sobre as mamas enquanto a mulher dorme de bruços.
O fabricante garante que o Comby Breasts é compatível com todos os tamanhos de sutiã, e o cliente ainda pode escolher o tipo de estampa do produto. Michael vende o acessório em seu site por cerca de R$ 100, mas atualmente procura fabricantes maiores para aumentar o alcance do Comfy Breasts.
Há também uma versão do travesseiro para homens, com um sulco na parte inferior, destinada a acomodar a genitália masculina, proporcionando “conforto total” aos homens enquanto se deitam de bruços.
G1

Cientistas acham novo inseto nas Filipinas e batizam de formiga-pirata

Exemplar de formiga-pirata, novo inseto que foi encontrado nas Filipinas (Foto: Divulgação/Bernhard Seifert)Cientistas das Filipinas descobriram uma nova espécie de formiga que recebeu o nome de formiga-pirata devido a uma pigmentação diferente distribuída pelo corpo.

De acordo com o estudo, publicado na revista “ZooKeys”, exemplares fêmeas da espécie Cardiocondyla pirate são reconhecidas por possuírem listras escuras ao redor dos olhos que lembram um tapa-olho, acessório sempre relacionado aos piratas.

A pigmentação ao redor dos olhos dos exemplares fêmeas atraiu a atenção dos pesquisadores e inspirou na criação do nome (Foto: Divulgação/Bernhard Seifert)
Os pesquisadores da Universidade de Regensburg, da Alemanha, descobriram a nova espécie durante uma viagem para coleta de insetos do gênero Cardiocondyla, conhecido por sua diversidade morfológica e comportamental.
Mas o que ainda é um mistério para os cientistas é como funciona o padrão de pigmentação dessas formigas, que serve, de acordo com o estudo, para diferenciar o gênero sexual e confundir predadores.
G1

Peixe 'intrometido' vira sensação ao 'sorrir' ao lado de turistas na Austrália


Gavin aparece 'sorrindo' ao lado de turista. Peixe-papagaio virou sensação de parque na Austrália (Foto: Reprodução/Facebook/Seawalker)Em um parque especializado em mergulhos na região de Green Island, na Austrália, um peixe-papagaio que começou a habitar as redondezas há pelo menos dois anos está fazendo sucesso entre os visitantes, ao aparecer na hora das fotos e dar um “sorriso” intrometido.
Batizado de Gavin, o animal já apareceu em diversas fotos com os turistas, e atraiu a atenção da mídia por sua simpatia. Karl Kuhle, gerente do Sewalker Australia, afirma que aparentemente o animal tem a intenção de se intrometer nas imagens dos turistas. “Ele realmente parece nadar até o local onde está sendo feita a foto, e com comida de graça e mulheres bonitas quem não estaria sorrindo?”, brincou o australiano em entrevista ao jornal "Huffington Post".
Há outras imagens dos "sorrisos" de Gavin na página do parque no Facebook.
G1

Casa é construída sobre rocha no meio de rio na Sérvia


Uma casa foi construída sobre uma rocha no rio Drina, perto da cidade de Bajina Basta, cerca de 160 km da capital Belgrado, na Sérvia. A casa, que foi construída em 1968 por um grupo de jovens como espécie de um pequeno abrigo, foi fotografada nesta quarta-feira (22).
G1
Casa foi construída sobre uma rocha no rio Drina, perto da cidade de Bajina Basta (Foto: Marko Djurica/Reuters)Casa foi construída sobre uma rocha no rio Drina, perto da cidade de Bajina Basta (Foto: Marko Djurica/Reuters)
Casa se 'equilibra' sobre rocha no rio Drina, na Sérvia (Foto: Marko Djurica/Reuters)Casa se 'equilibra' sobre rocha no rio Drina, na Sérvia (Foto: Marko Djurica/Reuters)
Casa se 'equilibra' sobre rocha no rio Drina, na Sérvia (Foto: Marko Djurica/Reuters)Casa se 'equilibra' sobre rocha no rio Drina, na Sérvia (Foto: Marko Djurica/Reuters)
Casa se 'equilibra' sobre rocha no rio Drina, na Sérvia (Foto: Marko Djurica/Reuters)Casa se 'equilibra' sobre rocha no rio Drina, na Sérvia (Foto: Marko Djurica/Reuters)

FBI mata na Flórida homem que teria ligação com ataque em Boston, diz TV


Ibragim Todashev em foto de 4 de maio de 2013 (Foto: AP)
Um agente do FBI matou nesta quarta-feira (22) um homem da Flórida suspeito de ligação com o atentado na Maratona de Boston, informou a emissora "NBC News".
A NBC disse que o suspeito estava sendo interrogado e inicialmente estava cooperando, mas foi morto a tiros após atacar o agente.
O jornal "Orlando Sentinel" disse que um amigo do homem morto o identificou como Ibragim Todashev, de 27 anos, morador de Orlando.
O amigo, Khusn Taramiv, disse ao jornal que Todashev estava sendo investigado como suspeito de participação nos atentados de Boston e conhecia Tamerlan Tsarnaev, suspeito de realizar o atentado, uma vez que ambos eram lutadores de artes marciais.
Dzhokhar A. Tsarnaev, suspeito dos atentados em Boston (Foto: Robin Young/AP)O porta-voz do FBI Dave Couvertier não confirmou a identidade do homem morto nem a eventual ligação dele com o atentado em Boston.
"No momento, estamos respondendo a um incidente com tiros envolvendo um agente especial do FBI", disse à Reuters por e-mail. "O incidente ocorreu em Orlando, Flórida. O agente encontrou o suspeito durante a realização de suas funções oficiais. O suspeito está morto. Nós não temos mais detalhes neste momento."
Tsarnaev, de 26 anos, morreu em um tiroteio com a polícia. Seu irmão Dzhokhar Tsarnaev foi encontrado escondido em um barco em Watertown, nos arredores de Boston, quatro dias depois das explosões que mataram três pessoas e feriram outras 264 na linha de chegada da Maratona de Boston, em 15 de abril.
Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, foi baleado na garganta antes de ser preso e está recebendo tratamento em um hospital da prisão. Ele enfrenta acusações que podem levar à pena de morte se for condenado.
G1

Faculdades paraibanas são excluídas do Prouni por irregularidades fiscais

Duas faculdades de João Pessoa foram excluídas do Programa Universidade para Todos (Prouni) por não terem comprovado a regularidade fiscal. A decisão foi publicada no site do Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (20).
A Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat e a Associação Paraibana de Ensino Renovado (Asper) terão cinco dias para recorrer da decisão. De acordo com o Ministério da Educação, os alunos já matriculados nas instituições vão ter as matrículas mantidas.
O programa explicou que as faculdades paraibanas deixaram de apresentar quitação de tributos e contribuições federais à Receita Federal. Para solicitar nova adesão ao Prouni, elas deverão comprovar regularidades fiscais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...