quarta-feira, 5 de junho de 2013

Polícia prende suspeitos de assaltos na região de Campina Grande

Grupo é preso por suspeita de assalto na região de Campina Grande  (Foto: Divulgação/Polícia Civil )
A Polícia Civil da Paraíba apresentou nesta terça-feira (4) quatro homens suspeitos de assaltar uma agência dos Correios na cidade de Boa Vista, no Agreste, na segunda-feira (3). A prisão de três dos suspeitos aconteceu poucas horas após o assalto e foi realizada por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos. O quarto homem foi preso nesta madrugada. Segundo o delegado Henry Fábio, titular da DRF, o grupo é acusado de pelo menos oito assaltos na região de Campina Grande.
De acordo com o delegado regional em Campina Grande, Marcos Paulo Vilela, o grupo foi preso durante uma abordagem feita por policiais da DRF. Os assaltantes estavam no veículo usado no assalto, que foi interceptado pelos policiais. “De imediato, eles confessaram o delito”, afirmou Marcos Paulo.

Segundo o delegado, dentro do carro havia uma pistola calibre 380, mais de R$ 4 mil em dinheiro e uma jaqueta de mototaxista. “De início, a gente pensou em encaminhá-los para a Polícia Federal, já que crimes contra os Correios são da esfera da Justiça Federal, mas como esse grupo já vinha sendo investigado pela Polícia Civil devido a assaltos a postos de combustíveis, nós mesmos lavramos o flagrante”, disse Marcos Paulo.

Grupo é preso por suspeita de assalto em Campina Grande  (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
O delegado Henry Fábio informou que os policiais foram até a casa do quarto suspeito, onde foi encontrada uma farda dos Correios, que foi utilizada no assalto a um empresário no dia 8 de maio, no bairro do Novo Cruzeiro, em Campina Grande. Na residência havia um malote de uma empresa, roubado durante outro assalto no dia 16 de maio.“Nesse crime, os bandidos roubaram cerca de R$ 90 mil da vítima”, disse Henry Fábio.

Com a apresentação dos suspeitos, a Polícia Civil espera que outras vítimas possam comparecer à sede da 2ª DRPC, no bairro do Catolé, para fazer o reconhecimento.

G1pb

Motociclista pula e motoneta vai parar debaixo de ônibus na Paraíba

Um motociclista ficou ferido após se envolver em um acidente com um ônibus no recho da BR-101 que passa pelo bairro de Costa e Silva, em João Pessoa. De acordo com o insperto Jeférson Bezerra, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima estava parada em uma motoneta esperando a oportunidade para realizar o retorno, quando um ônibus atingiu a moto. No momento da colisão, o motociclista pulou e a motoneta foi parar debaixo do ônibus. A vítima ficou ferido e foi levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
  
G1pb

Polícias da PB realizam buscas para recapturar 79 condenados

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) da Paraíba e as polícias Civil e Militar realizam na manhã desta quarta-feira (5) uma operação com objetivo de recapturar 79 pessoas condenadas por crimes na Paraíba e que não estavam cumprindo suas penas. De acordo com o secretário Wallber Virgolino, os alvos estavam circulando livremente.
Dentre os alvos dos mandados, estão comerciantes, corretores de imóveis e um dono de academia que ensina artes marciais a crianças. Os crimes vão de furto e roubo até homicídios, estupros, e outros. Mais de 100 homens e 50 viaturas foram mobilizadas para realizar a ação na Paraíba.A maioria dos mandados de prisão está sendo cumprida em Patos, no Sertão paraibano, mas há apenados que estão sendo procurados em PernambucoRio de Janeiro e Distrito Federal. Segundo a Seap, a operação 'Guantánamo' visa tirar de circulação pessoas condenadas em sentença definitiva que ganharam o beneficio de cumprir suas penas nos regimes semiaberto e aberto, mas por algum motivo não se recolheram mais ao cárcere durante a noite e finais de semana, conforme seria a determinação legal.
O secretário Wallber Virgolino explicou que o levantamento constatou vários apenados circulando livremente e contribuindo para o aumento da insegurança, principalmente nos períodos noturnos e fins de semana. Pessoas que deveriam se recolher aos presídios mas agiam como se não tivessem cometido crime algum, até mesmo mudando seus domicílios para o Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal.
"Esta operação é um verdadeiro acerto de contas de criminosos com a Justiça, a integração entre as instituições é fundamental para se combater o crime organizado de forma qualificada e estratégica. A operação deflagrada no dia de hoje é um marco para o sistema prisional da Paraíba, pois demonstra a preocupação não apenas custodiar esses apenados, mas também contribuir com a segurança pública com a retirada de circulação de criminosos", afirmou Wallber Virgolino.
Para o delegado regional de Patos, Danillo Orengo, “a Polícia Civil está atenta e preparada para agir nos mais variados casos. Não iremos admitir qualquer tipo de conduta que vise o desrespeito às leis e à desmoralização do Estado”, disse.
G1pb

Ministro diz que mensagem 'Sou feliz sendo prostituta' será suspensa

Mensagem da campanha do Dia Internacional das Prostitutas que não foi aprovada pelo ministério (Foto: Reprodução)
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (4) que o panfleto com a mensagem "Sou feliz sendo prostituta" não deve ser veiculado em campanha do ministério. A pasta lançou nas redes sociais no último final de semana uma campanha o objetivo de reduzir o estigma da prostituição associada à infecção pelo HIV e Aids. O G1 viu o panfleto no site do ministério na manhã desta terça, mas ele foi retirado no início da tarde.
"Enquanto eu for ministro, não acho que essa tem que ser uma mensagem passada pelo ministério. Nós teremos mensagens restritas à orientação sobre a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Respeito as entidades e os movimentos que queiram passar essa mensagem, mas é papel deles. O papel do Ministério da Saúde é estimular a prevenção às DST's".
Padilha disse ainda que o ministério recebeu sugestões de mensagens para a campanha de "entidades que representam as profissionais do sexo"  e que todo o material  passa por avaliação. .O tema da mobilização feita pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério é “Sem vergonha de usar camisinha” e celebra o Dia Internacional das Prostitutas, comemorado no último 2 de junho.  
"Não é a primeira vez que o ministério fazcampanhas, ações e materiais específicos para grupos específicos que são mais vulneráveis às DST's. Não tem remédio, então o Ministério da Saúde toda vez ouve organizações, ouve essas pessoas, para saber qual é a melhor forma de chegar essa mensagem", disse Padilha.
 "Não existirá nenhum material assinado pelo Ministério da Saúde que não seja material restrito às orientações de como se prevenir das DST's", completou,
A mobilização é composta por panfletos e cinco vídeos protagonizados por prostitutas. Os panfletos trazem frases como “não aceitar as pessoas da forma como elas são é uma violência”;  "um beijo para você que usa camisinha e se protege das DSTs, Aids e hepatites virais" e “o sonho maior é que a sociedade nos veja como cidadãs”.  Um dos vídeos mostra uma prostituta que sonhou ter sido respeitada: “sonhei que sou respeitada, que sou uma flor, uma rosa sem espinhos”, diz a protagonista.
O material, feito em uma oficina de comunicação em saúde para profissionais do sexo em João Pessoa (PB), vai circular na internet até dia 2 de julho. A campanha também homenageia Rosarina Sampaio, fundadora da Federação Nacional de Trabalhadoras do Sexo, que morreu no último dia 25 de março.
G1pb

Pizzaria usa drone para entregar pizza no Reino Unido

Rede de pizzarias testa drone para entregar pizza (Foto: Divulgação/Domino's)
Uma rede de pizzarias no Reino Unido afirma testar a entrega de pizzas usando drones no país. de acordo com reportagem do site "Mashable". Os robôs controlados à distância conseguiram entregar a pizza aos clientes normalmente, segundo comunicado da pizzaria.

Chamado de DomiCopter, da rede Domino's, foi criado e é operado pela empresa AeroSight, e pode realizar entregas percorrendo grandes distâncias. O vídeo que mostra uma destas entregas de teste, embora tenha cunho publicitário, faz sucesso na internet (clique aqui para assistir).
Com câmeras instaladas no aparelho, o controlador pode visualizar para onde o drone está indo e sua altura. Ao chegar no endereço, ele vê que o cliente retirou a pizza e retorna para o estabelecimento a fim de realizar uma nova entrega.
A rede divulgou um comunicado em que diz testar seriamente o novo estilo de entrega.
Nos Estados Unidos, o uso de drones comercialmente não foi autorizado pela administração federal de aviação (US Federal Aviation Administration). A Domino's no país disse que não tem planos de testar o drone para a entrega de pizza e que o uso do aparelho é exclusivo da rede no Reino Unido.
G1

Vídeo de jovens dançando funk em cavalo imobilizado causa polêmica

Vídeo de jovens dançando funk em cavalo imobilizado causa polêmica, em Bela Vista de Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)
Um vídeo de jovens dançando funk em cima de um cavalo imobilizado foi divulgado na noite de terça-feira (4) nas redes sociais. Centenas de internautas compartilharam posts e fizeram comentários indignados sobre o caso ocorrido em Bela Vista de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia. Ao G1, o delegado estadual de Meio Ambiente, Luziano de Carvalho, disse que vai investigar se houve maus-tratos ao animal.
Além do vídeo no You Tube (assista), as imagens foram divulgadas no Facebook. Em menos de duas horas, um dos posts teve mais de 120 compartilhamentos.
Nas imagens, um homem segura o animal deitado no chão em uma calçada. Ao som de funk, uma jovem sobe no cavalo e dança por cerca de 20 segundos. Várias pessoas assistem à cena. Ela desce e alisa o equino.

Em seguida, um rapaz faz flexões sobre o cavalo. Assim que ele termina, um jovem sem camisa sobe e dança por alguns segundos. Por último, o homem que controlava o animal também se requebra sobre ele.
Para a presidente da Associação do Defensores do Meio Ambiente de Goiás (Biodefesa-GO), Lourdes Rabelo, a atitude se enquadra na lei federal nº 9.605/98, que criminaliza os maus-tratos aos animais. "Pular em cima de animal é uma irresponsabilidade, insensibilidade e falta de respeito. E os órgãos internos dele, como ficam?", questiona.
"E o pior é que tem um monte de gente em volta que aplaude. Que colaboração você espera de pessoas como essas para a sociedade?", critica Lourdes.
G1

Indicado ao STF, Barroso será sabatinado no Senado nesta quarta

O advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso, também procurador do Estado do Rio de Janeiro, passará por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (5). Ele foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A 11ª cadeira do tribunal está vaga desde novembro do ano passado, quando o ministro Carlos Ayres Britto se aposentou compulsoriamente ao completar 70 anos. Para tomar posse, Barroso precisa ser sabatinado, ter o nome aprovado na comissão e depois pelo plenário do Senado.
Na semana passada, em visita ao Senado, Barroso disse que iria se preparar para a sessão de perguntas e que trata essa etapa com muita seriedade.
"Vou me preparar com humildade e com empenho. Eu acho que essa é uma etapa importante, é uma fase que dá transparência à decisão da presidenta da República. A sociedade brasileira está prestando mais atenção ao Supremo. De modo que eu encaro com muita seriedade a sabatina. Pretendo me preparar e responder com autenticidade tudo que eu possa razoavelmente responder", disse.
A expectativa entre ministros do Supremo é de que Barroso se sairá bem na sabatina no Congresso. Barroso deve ser questionado sobre se pretende julgar os recursos do mensalão e também sobre temas polêmicos nos quais atuou como advogado no STF.
Se tomar posse a tempo, Barroso poderá participar do julgamento dos recursos dos condenados no processo do mensalão. Os embargos de declaração apresentados pelos 25 condenados, que pedem penas menores e novo julgamento, pela primeira instância, devem começar a ser analisados em agosto.

Atuação no STF
Um dos principais constitucionalistas que atuam no Supremo, Barroso advogou em casos recentes importantes, como no julgamento que liberou a união estável homoafetiva em 2011. Participou ainda do julgamento no Supremo que autorizou o uso de células-tronco embrionárias em pesquisa e defendeu, no plenário do STF, a possibilidade de aborto de fetos anencéfalos.

Ele foi advogado do ex-ativista italiano Cesare Battisti, que é acusado por crimes na Itália e alega perseguição política. Battisti foi preso no Brasil, mas obteve liberdade por decisão do Supremo. Neste ano, Barroso foi o autor do mandado de segurança que levou à suspensão da Lei dos Royalties.
Após tomar posse, Barroso também deve assumir a relatoria de um processo polêmico, o do mensalão mineiro. Na ação, o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) é acusado de se associar a Marcos Valério para o desvio de verbas e arrecadação ilegal de recursos durante a campanha eleitoral do PSDB para o governo de Minas em 1998. Azeredo sempre negou irregularidades.
No processo do mensalão envolvendo integrantes do PT e de partidos aliados, 25 foram condenados pelo Supremo no segundo semestre do ano passado, entre eles Valério, que pegou mais de 40 anos de prisão.
  •  
luís roberto barroso (Foto: globo news)
Perfil
Luís Roberto Barroso mantém escritório de advocacia no centro do Rio. Casado e pai de dois filhos, Barroso nasceu na cidade em Vassouras (RJ) em 11 de março de 1958.

É formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde atualmente é professor. Também leciona, como professor visitante, na Universidade de Brasília (UnB). Fez pós-doutorado na Universidade de Harvard e mestrado na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Entre os livros publicados por Barroso estão "O direito constitucional e a efetividade de suas normas", "Direito Constitucional Brasileiro - O problema da federação", e "O controle de constitucionalidade no direito brasileiro".
G1

Festival nos EUA transforma modelos em 'quadros vivos'

Com uso de maquiagem, modelos viraram "quadros vivos" durante um festival de artes realizado na segunda-feira (3) em Laguna Beach, no estado americano da Califórnia. O festival chamado "tableaux vivants" (quadros vivos) está em sua 81ª edição.
G1
Com uso de maquiagem e figurino, modelos viraram 'quadros vivos' durante festival de artes (Foto: Joe Klamar/AFP)
Festival é realizado em Laguna Beach, no estado americano da Califórnia (Foto: Joe Klamar/AFP)
Festival chamado 'tableaux vivants' (quadros vivos) está em sua 81ª edição (Foto: Joe Klamar/AFP)

Chuva forte deixa bairros de Salvador alagados nesta quarta-feira

Chuva forte deixa bairros de Salvador alagados nesta quarta-feira (Foto: Imagens/ TV Bahia)
Diversos pontos de Salvador amanheceram alagados por causa da forte chuva que cai na capital desde a madrugada desta quarta-feira (5).  Bairros como Calçada e Uruguai, além das avenidas Bonocô e Paralela estão entre as localidades com alagamento.
A água na pista também complica o trânsito na região da BR-324. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as áreas próximas ao bairro de Águas Claras, à entrada de Salvador e aos Kms 622 e 619 são os mais críticos.
A Transalvador recomenda aos motoristas que mantenham os faróis dos veículos acesos e que trafeguem em menor velocidade para evitar acidentes.
Chuva forte deixa bairros de Salvador alagados nesta quarta-feira (Foto: Imagem/ TV Bahia)

Segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), até as 8h17 o órgão recebeu nove solicitações de emergência. Foram dois alagamentos de imóvel, seis deslizamentos de terra e uma ameaça de desabamento de imóvel. Ninguém se feriu. A Codesal pode ser acionada pelo telefone 199.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o dia permaneça nublado com queda de chuva em Salvador. A temperatura deve variar entre 22ºC e 27ºC.
G1

Homem morre e mulher é levada ao hospital após cárcere privado no RS

O homem de 41 anos que mantinha a ex-companheira, de 51, em cárcere privado em uma casa desde as 10h30 de terça-feira (4) foi encontrado morto pela polícia após invasão do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) às 7h desta quarta-feira (5), quando o caso teve desfecho em Sapucaia do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre. A mulher, segundo a polícia, foi levada ao hospital em uma ambulância e seu estado de saúde "inspira cuidados".
Segundo o subcomandante da Brigada Militar, coronel Silanus Melo, o homem estava enforcado e a mulher deitada no sofá da sala. "Quando o Gate entrou, o sofá trancava a porta. A mulher estava deitada e desacordada nele, e o homem caído", disse. Segundo Melo, o homem tentou asfixiar a mulher e, em seguida, se enforcou. "Ela foi para o hospital, inspira cuidados, foi realizada massagem cardíaca na ambulância. Ele estava morto no local", completou.
O cárcere privado terminou após 21 horas. As negociações por telefone não surtiram efeito, segundo a polícia, e então foi ordenada a invasão. "Mantivemos o contato com ele de 30 em 30 minutos e, agora pela manhã, no último contato, ele solicitou que o defensor (público) estivesse presente, além da imprensa, que ele iria se entregar. Tentamos novo contato, não tivemos resposta, ele não atendeu o telefone, a casa ficou silenciosa, o negociador foi até a frente da residência, tentou conversar e não houve resposta. Determinamos nesse momento a invasão tática", explicou o subcomandante.O médico da equipe do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estava no local relatou como foi realizado o atendimento para reanimar a mulher. "Essa senhora foi encontrada em parada cardíaca, não tinha batimentos. Foi reanimada pela equipe do Samu no local durante cerca de 20, 25 minutos, um trabalho demorado, mas conseguimos fazer com que os batimentos normais do coração retornassem. Agora é a questão do cérebro, do tempo que ficou sem oxigênio. O tempo vai dizer se ela vai ter alguma sequela neurológica ou não", explicou.
De acordo com o coronel, a invasão só foi determinada quando não houve mais resposta do homem nas negociações. "Somente invadimos quando silenciou. Nossa técnica é não invadirmos quando há negociação, principalmente nessa situação passional. Sempre o nosso objetivo é salvar as vidas. Trabalhamos a madrugada toda, mas não conseguimos salvar a vida dele", justificou. Conforme a polícia, o homem se enforcou com uma corda que havia sido pendurada no teto. Ao lado do corpo, foi encontrada uma faca.
Inicialmente um bebê, neto do homem, também estava dentro da residência, mas foi libertado na tarde de terça-feira (4). A criança, de menos de um mês de idade, passa bem, segundo familiares.
Cárcere privado em Sapucaia do Sul durou mais de 20 horas (Foto: Reprodução/RBS TV)
O caso
O homem invadiu a casa com uma faca e ameaçou abrir o gás de cozinha ainda na terça, segundo a polícia. Para evitar que a polícia invadisse a residência, o homem armou uma barricada, colocando diversos objetos em frente à porta da casa. A negociação do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar (BOE) foram realizadas de 15 em 15 minutos. Além dos contatos do  com o homem, a mulher falou com os filhos por telefone.

As exigências feitas pelo homem foram atendidas, como a presença da imprensa e de um defensor público.
O neto do casal, com apenas poucos dias de vida, que também estava sendo mantido em cárcere privado, foi libertado por volta das 16h desta terça. De acordo com o major Mário Augusto, do BOE, a criança está bem e foi atendida pelo Samu.
Segundo familiares, os dois mantiveram um relacionamento durante cerca de dois anos, mas terminaram e reataram algumas vezes. Agora, a mulher não estaria mais disposta a retomar a relação com o homem.
Segundo a Brigada Militar, o homem está em liberdade condicional. Ele tem antecedentes por roubo e uma condenação de nove anos. Também de acordo com a polícia, ele chegou a invadir a casa da ex-companheira algumas vezes nos últimos dias, mas saiu após a BM ser acionada. Na terça, após ele entrar na residência com uma faca, vizinhos pediram ajuda.
G1

Tubarão-martelo capturado na PB

Um tubarão-martelo fêmea foi capturado durante a manhã de ontem, na praia de Jacumã, Litoral Sul do Estado. O animal, que foi pescado em alto-mar, pesava mais de 300 quilos e estava prenhe de quatro filhotes.

O grupo de pescadores que capturou o tubarão-martelo saiu da praia de Baía da Traição, no Litoral Norte, e quando passavam pela praia de Jacumã perceberam que um animal de grande porte havia se prendido na rede. “Quando puxamos, vimos o tubarão. Em 15 anos de profissão, eu nunca tinha pescado um bicho desse tamanho. Já pesquei outros, mas bem menores”, contou o pescador João Assis Tavares.
Os pescadores trouxeram o tubarão até a praia de Tambaú, em João Pessoa, e quando começaram a cortar o animal encontraram quatro filhotes. Partes do tubarão-martelo foram vendidas a um dos comerciantes do Mercado do Peixe.
Segundo o pescador João Assis, somente as nadadeiras do tubarão foram vendidas a quase R$ 300 cada quilo. Com a venda do animal os pescadores receberam de R$ 1.800 até R$ 2.000.
A bióloga responsável pela Organização Não Governamental (ONG) Guajiru, Rita Mascarenhas, informou que é comum o aparecimento desse tipo de animal na costa paraibana.
Entretanto, os tubarões-martelos não são encontrados com muita frequência devido à pesca predatória. Ainda segundo a bióloga, os tubarões ficam somente na região de alto-mar e dificilmente chegam até a área dos banhistas.

Águas da Transposição tem nova data para chegar à Paraíba; Coordenador diz que projeto nunca parou

Águas da Transposição tem nova data para chegar à Paraíba; Coordenador diz que projeto nunca parouO representante do Ministério da Integração, José Luiz de Souza, foi o palestrante durante evento realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB) em Sousa, com o tema “O Profissional da Área Tecnológica nas Ações de Convivência com a Seca”.

O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (04) no Auditório do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em Sousa.
José Luiz de Souza, que é Coordenador de Projetos do Ministério da Integração, afirmou durante entrevista a imprensa, que as águas da Transposição do Rio São Francisco deverão chegar à Paraíba no mês de Janeiro de 2015. “Com a finalização do projeto, nossa meta é bombear água no início de 2015”, disse o coordenador.

A presidente do CREA-PB, Giucélia Figueiredo  disse que o evento é preparatório para o 8º Congresso Estadual de Profissionais – CEP, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de julho, em João Pessoa. "O 8º CEP é um fórum privilegiado para discussão de questões relacionadas ao exercício profissional, tendo o seu marco legal um olhar na agenda nacional, que insere a engenharia num papel estratégico na busca pelo aperfeiçoamento profissional e pela excelência das políticas públicas", disse Guicélia.

Assista abaixo as entrevistas!
O CREA-PB realiza os encontros preparatórios em Cajazeiras, Sousa, Pombal, Patos e Campina Grande.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...