quinta-feira, 6 de junho de 2013

Campeonato escolar e paraescolar da Paraíba, 2013


No último dia 17 do corrente ano as estudantes do Oitavo e Nono ano da E.M.E.I.F Sandoval Rubens de Figueiredo participaram dos jogos escolares e paraescolares da Paraíba, na cidade de Patos.


As titulares tinham como representante acadêmica a Professora de Educação Fisíca do próprio centro educativo municipal, Adriana Américo. A mesma montou duas equipes, formando um time de futebol de salão e um time de vôlei. O time de vôlei trouxe para a instituição a medalha de ouro, assim como a equipe de futbol de salão.

As jovens atletas nos presentearam, mesmo que não tivessem tido o melhor resultado, todas deram o seu melhor quando o assunto é dedicação. Com idades entre 13 e 14 anos as meninas levaram o esporte de Várzea à um patamar espetacular, a Professora Adriana e as suas garotas trazem a medalha de ouro tanto no futsal quanto no vôlei há anos, são bi-campeãs na modalidade infantu-juvenil de vôlei e tri-campeãs na mesma modalidade na categoria do futsal.

"Eu fico feliz porque podemos expressar nossos anseios através do esporte e felizmente recebemos muito incentivo da escola pra que isso aconteça." disse a titular e capitã do time, Eloísa Lucena. Ficam aqui as felicitações da Prefeitura Municipal de Várzea, e os singelos agradecimentos às jovens representantes. Agracedemos através deste, não só pela medalha de ouro, não só pelo primeiro lugar, mas por terem agarrado o campeonado como uma oportinidade, como um porta-voz para dizer que a juventude de Várzea também é lazer. Parabenizamos enfim, a professora Adriana e toda a equipe da E.M.E.I.F.

Capacitação Programa Brasil transparente

O Prefeito Constitucional, José Ivaldo de Morais (Galego), assinou o termo de Adesão e Compromisso ao Programa Brasil Transparente junto a União, por meio da Controladoria Geral da União – CGU, e para garantir a implantação do Programa, Márcio Nóbrega, Ednildo Araújo e Jorge Araújo, estão participando da Capacitação oferecida pela CGU na cidade de Patos, entre os dias, 04, 05 e 06 de junho do ano em curso para que o Programa possa ser executado da melhor forma possível no Município.
  
O Programa Brasil Transparente tem por objetivo prestar suporte técnico à implementação da Lei de Acesso à Informação e da Lei Complementar 131 em âmbito estadual e municipal. A transparência e o acesso à informação estão previstos como direito do cidadão e dever do Estado na nossa Constituição Federal e em diversos normativos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar nº 101/00), a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/09), e, mais recentemente, a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11).
  
O Portal da Transparência do Município estará sendo disponibilizado no site da própria Prefeitura, onde trará também um link sobre o e-SIC (Sistema de Informação ao Cidadão).

Prefeito Galego tem suas contas de 2011 aprovadas com louvor

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba realizou hoje, dia 05 de junho de 2013, mais uma de suas reuniões para analisarem as contas públicas das prefeituras e Câmaras Municipais de todo o Estado. Na pauta do dia, encontravam-se as contas públicas do ano de 2011 do Município de Várzea, sob a gestão do Engenheiro de Minas, José Ivaldo de Morais (Galego), que foram aprovadas com sucesso.
  
Com as contas públicas de 2011 aprovadas com louvor, o gestor fez questão de enfatizar que é mérito de toda a gestão e agradeceu o empenho e a dedicação com que seus agentes públicos e servidores zelam pelo bom atendimento ao cidadão que procura qualquer uma de suas secretarias existentes no Município.
  
De acordo com a gestão atual, o Município de Várzea encontra-se de forma bastante organizada e acima de tudo buscando sempre o desenvolvimento sustentável para todas as classes sociais, promovendo ações de políticas públicas onde cada cidadão possa ser protagonista da sua própria história.

Família confirma morte do superintendente do Sebrae-PB

Júlio Rafael, superintendente do Sebrae-PB (Foto: Rizemberg Felipe/ Jornal da Paraíba)
A morte do superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael, foi confirmada na noite desta quarta-feira (5) pela família. Um exame comprovou que o fluxo de sangue no cérebro havia sido totalmente interrompido e Júlio Rafael morreu às 19h10.

A família informou ainda que não há previsão de quando acontecerá o velório do superintendente do Sebrae-PB, nem o local onde será realizado.

Júlio Rafael estava internado há mais de um mês no Hospital Sírio-libanês, em São Paulo. Ele deu entrada na unidade em abril após se sentir mal quando participava de um evento na capital paulista. Os médicos diagnosticaram um câncer em estágio avançado no pulmão e nódulos cancerígenos na cabeça.

Os nódulos na cabeça foram retirados em uma cirurgia e Júlio estava em recuperação desse procedimento. Durante a internação ele foi submetido à radioterapia  e  tinha iniciado as sessões de quimioterapia na semana passada. Na sexta-feira (31), o superintendente do Sebrae teve o quadro de saúde agravado e precisou retornar à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, mas não resistiu.
Júlio era um militante histórico do PT da Paraíba e pelo partido exerceu o mandato de vereador em João Pessoa entre janeiro de 1997 e dezembro de 2000. Sua última participação na política foi nas eleições de 2010 quando disputou o cargo de deputado federal , mas não conseguiu ser eleito.Júlio Rafael Jardelino da Costa tinha 58 anos, era formado em Economia pela UFMT e especialista em História Econômica da América Latina. Ele foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), entre dezembro de 2003 e dezembro de 2006; assessor de Planejamento Orçamentário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (janeiro de 2001 a novembro de 2003).
Ele assumiu a superintendência do Sebrae Paraíba em 2007 e foi reeleito para o biênio 2009-2010. Houve uma ampliação dos mandatos do sistema Sebrae para quatro anos e Júlio voltou a se candidatar, se elegendo para o quadriênio 2011-2014.

Segundo o Sebrae, durante as gestões de Júlio Rafael o órgão ampliou fortemente a atuação para defender os empreendedores individuais, categoria que permitiu cidadania empresarial para mais de 40 micro negócios informais na Paraíba. Júlio defendia amplamente a regulamentação municipal da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que afirmava ser “uma legislação extraordinária, capaz de ampliar o papel da micro e pequena empresa na geração de trabalho e renda em nosso estado”.

G1pb

Mulher é assassinada a tiros em Santa Rita, Grande João Pessoa

Uma mulher foi assassinada na noite da quarta-feira (5) dentro de um bar, no bairro Alto das Populares, em Santa Rita, Grande João Pessoa. De acordo com a polícia, dois homens são suspeitos do homicídio, que fugiram após o crime.
Ainda de acordo com a polícia, a vítima foi atingida por quatro tiros, sendo dois no seio esquerdo, um no ombro esquerdo e outro no cotovelo. A vítima morreu no local.
As motivações e a autoria do homicídio eram desconhecidas até as 9h desta quinta-feira (6). Não há informações se a vítima tinha envolvimento com algum tipo de crime, segundo a polícia.
G1pb

Em João Pessoa, bandidos assaltam padre e levam anel de sacerdócio

Após o assalto ao padre a Polícia Militar foi acionada e fez rondas na área para tentar localizar os suspeitos (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um padre foi assaltado a 200 metros de uma igreja no bairro do Jardim Luna, em João Pessoa, na noite desta quarta-feira (5). O crime aconteceu quando o padre se dirigia para a Igreja de São Pedro e foi abordado por dois homens, que levaram o seu telefone celular, o anel de sacerdócio e alguns pertences. Após o ocorrido, o padre acionou a Policia Militar.
De acordo com informações do cabo Edinaldo, que estava na equipe que atendeu ao chamado, foram realizadas rondas na área onde o assalto aconteceu para tentar localizar os assaltantes, mas até as 20h50 da noite desta quinta-feira, os suspeitos não tinham sido localizados. O padre foi encaminhado para a delegacia para fazer um Boletim de Ocorrência.
G1pb

Idosa salva pássaro e faz viagem de trem com animal na bolsa

Uma idosa escocesa salvou um filhote de pássaro ferido e, para que pudesse levá-lo até sua cidade para que fosse tratado, o animal precisou fazer uma viagem de trem, escondido na bolsa da mulher.
A senhora, que preferiu não ser identificada, afirmou que viu a ave, conhecida como “magpie” (da mesma família dos corvos), sendo atacada pelos corvos em Londres, e conseguiu salvá-la dos outros pássaros.
Porém, de acordo com a Sociedade Escocesa de Prevenção à Crueldade contra Animais (SPCA), o animal não conseguia se alimentar sozinho, e a mulher começou a dar comida na boca da ave.
'Pie' foi devolvido à natureza depois de fazer uma viagem de trem entre Londres e Edimburgo (Foto: Divulgação/Scottish SPCA)
No entanto, quando a idosa precisou voltar à Escócia, ela afirmou que o animal ainda estava muito debilitado, e decidiu levar o bicho dentro de uma bolsa. “Quando vi que ele não estava se alimentando sozinho, limpei minha bolsa e o coloquei lá dentro. Não acho que alguém tenha percebido”, revelou a senhora, que apelidou o animal de 'Pie'.
Ao chegar a Edimburgo, a mulher levou o animal para a SPCA, onde ele foi tratado e tempo depois devolvido à natureza.
G1

Protestos de rua contra o governo da Turquia entram no sétimo dia

Dezenas de milhares de manifestantes prosseguiam com os protestos contra o primeiro-ministro islâmico e conservador Recep Tayyip Erdogan, que retornará nesta quinta-feira (6) à Turquia após uma viagem de três dias pelo norte da África. É o sétimo dia de protestos, que deixaram pelo menos dois mortos e geraram pesadas críticas ao regime por conta da repressão policial.
A noite em Istambul não teve incidentes, pela primeira vez desde o início do movimento, que começou com um protesto contra um projeto de urbanização da praça Taksim, no centro da cidade.
Também foram registrados confrontos em Rize (às margens do mar Negro, nordeste) entre adversários e simpatizantes do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), que está no poder desde 2002.Na quarta-feira, dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas nas principais cidades do país, em resposta a uma convocação de duas centrai sindicais, sobretudo em Istambul e Ancara, para exigir a renúncia de Erdogan.
Segundo o canal CNN Türk, centenas de pessoas atacaram 25 jovens que preparavam um protesto.
Para evitar atos de violência, o parlamentar Huseyin Celik apelou aos integrantes do AKP que não compareçam ao aeroporto para receber Erdogan em seu retorno da Tunísia.
"O primeiro-ministro não precisa demonstrar seu poder", declarou Celik.
Erdogan, no entanto, desafiou os rivais no sábado passado.
"Se querem organizar manifestações (...), quando eles reunirem 20 pessoas, eu reunirei 200 mil; e quando eles forem 100 mil, eu mobilizarei um milhão de membros de meu partido."
O governo pediu desculpas pelos excessos da repressão, que deixou centenas de feridos.
Mas representantes dos manifestantes exigiram a destituição dos chefes de polícia de várias cidades, entre elas Istambul e Ancara.
Também querem a libertação das pessoas detidas, o fim do projeto urbanístico da praça Taksim, a proibição do uso de gás lacrimogêneo e mais respeito à liberdade de expressão.
Os manifestantes acusam Erdogan de autoritarismo e de querer "islamizar" a Turquia.
Representantes de um grupo que representa os manifestantes antigoverno na Turquia pediram na quarta a demissão dos chefes de polícia de Istambul e Ancara, entre outras cidades turcas, por causa dos abusos na repressão.
"Os chefes de polícia que deram a ordem de atuar com violência devem ser demitidos", afirmou um porta-voz do grupo após uma reunião em Ancara com o vice-primeiro-ministro Bülent Arinç.
Eles também pediram a libertação de manifestantes presos, que a polícia pare de usar gás lacrimogêneo, além da remoção aos obstáculos à liberdade de expressão.
G1

Brasileiro no MIT ensina teoria de matemática para arrumar namorada

No vídeo, Pedro explica a aplicação da Teoria Bayesiana à prática dos relacionamentos amorosos (Foto: Reprodução/YouTube/Geovany Borges)
Uma teoria matemática que o engenheiro brasileiro Pedro Santana usa de brincadeira desde que entrou na faculdade virou, neste ano, um serviço de utilidade pública para pessoas tímidas decidirem quando vale a pena chamar alguém para um encontro romântico. O estudante de doutorado do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, disse ao G1 que, perto do Dia dos Namorados no Hemisfério Norte (comemorado em 14 de fevereiro), aplicou a Teoria Bayesiana para convencer um colega americano a chamar uma garota para sair. Segundo ele, os cálculos deram certo. Seu ex-professor gravou a explicação em um vídeo para mostrar aos alunos no Brasil e, depois de publicá-lo no YouTube, o ensinamento já foi visto milhares de vezes (assista ao vídeo).
"Acho que eles ainda estão saindo juntos, mas não sei se estão namorando. Ele anda bem feliz, e de vez em quando comenta sobre ela", afirmou o estudante brasileiro sobre o amigo inseguro que inspirou o vídeo. "Sempre tive essa coisa 'nerd' de tentar usar as coisas que aprendia com matemática para ver se dava certo com relacionamentos humanos, e na verdade tenho que admitir que dá."
Pedro, que se formou na graduação e no mestrado pela Universidade de Brasília (UnB), atualmente faz seu doutorado no MIT com uma bolsa do governo americano.
Ele considera sua pesquisa no MIT "infinitamente mais chata" que a teoria que o deixou famoso entre engenheiros brasileiros, e garante que sua estratégia na vida amorosa se tornou pública sem querer, já que ele só foi avisado sobre a publicação do vídeo depois que ele estava na internet.Segundo Santana, tomar decisões sobre relacionamentos interpessoais usando conhecimentos adquiridos nas aulas de matemática é apenas uma brincadeira eficaz, mas não faz parte de suas pesquisas acadêmicas. A tese que ele desenvolve no doutorado é na área de robótica, e envolve "algoritmos que permitem a tomada de decisão em ambientes incertos de maneira segura".
Hoje, porém, ele vê a brincadeira como uma forma de utilidade pública "Muita gente acha que engenheiro não sabe se relacionar com pessoas. O engenheiro é pessoa muito preparada, e as mulheres são uma área de pesquisa muito interessante, vale a pena se esforçar bastante", recomenda.
Calculando as chances de rejeição
A Teoria Bayesiana é ensinada, geralmente, para estudantes no nível da graduação, em aulas de probabilidade. Na sala de aula, porém, Santana explica que os exemplos dos professores sempre são aplicados a objetos como robôs, motores ou aviões. "Ninguém enxerga que, se você pegar o modelo que aprendeu na aula e aplicar no relacionamento humano, ele funciona."

Para quem quer experimentar a fórmula, ele explica que, antes de aplicar a equação, é preciso definir duas hipóteses (H1, a de que o convite será aceito, e H0, a de que ele será rejeitado) e quatro custos, calculados em diferentes cenários hipotéticos.
No vídeo, Pedro explica os custos e cenários de um possível convite para um encontro (Foto: Reprodução/YouTube/Geovany Borges)
Os custos determinam a intensidade do medo que alguém tem de convidar outra pessoa para sair e ser rejeitado. (Veja ao lado os custos definidos pelo amigo que usou a teoria na tomada de decisão.)
C é o custo, i é a hipótese que o "pesquisador" considera mais provável e é o cenário real. O valor zero representa a hipótese da rejeição; o 1, a da reciprocidade.
Se o interessado não tem medo de ser rejeitado, e prefere aproveitar a oportunidade em vez de não arriscar, então o "custo" do convite é baixo (às vezes até zero). Se ele for mais introvertido, o valor de "levar o toco", na gíria usada por Santana, acaba sendo maior.
Teste de hipótese Bayesiano (Foto: Reprodução/YouTube/Geovany Borges)
Com esses números em mãos, a equação conhecida como teste de hipótese Bayesiano é usada para definir o que é maior: a hipótese de reciprocidade ou a de rejeição (veja ao lado). O sinal da equação mostra que, se o cálculo à esquerda é maior que o da direita, então a H1 é verdadeira e Santana recomenda que o interessado vá à luta.
De um lado são analisadas as probabilidades de que os sinais enviados pelo "objeto da pesquisa" durante as interações com o "pesquisador" se aproximem mais de uma ou de outra hipótese. Do outro, todos os custos são colocados na balança, além das probabilidades baseadas no comportamento prévio do alvo desejado.
No fim, o cálculo se reduz a uma simples razão. No caso do amigo americano de Santana, que tinha medo de chamar a garota para sair e fracassar, o custo de não fazer nada, por achar que ela o rejeitaria, foi zero; o de arriscar o convite e ele ser aceito foi -10, o menor de todos (nesse caso, não é um custo, mas uma recompensa). O custo de não fazer nada, sendo que, na realidade, a jovem também tinha interesse, é o maior de todos: 10. Já o custo de arriscar o convite e ser rejeitado foi 5.
O americando também presumiu que era duas vezes mais provável que, julgando pelos sinais da garota, ela também estivesse interessada. Portanto, usando o teste de hipótese, a equação foi 2 > 1/4 (dois é maior que um quarto), ou, como o brasileiro explicou, um "grande sucesso". Para acompanhar o desenrolar dos cálculos, assista ao vídeo na web.
E para quem afirma que os seres humanos são mais subjetivos que as máquinas, e não podem ser reduzidos a uma simples equação, o doutorando tem uma resposta pronta. "Tudo na engenharia é pegar problema complicado e simplificá-lo até ele ficar tratável. O complicado é você encontrar um modelo de como a pessoa se comporta."
Pedro e a namorada Luiza, em uma das visitas dela ao MIT (Foto: Arquivo pessoal/Pedro Santana)
Cobaia da própria teoria
O doutorando se mudou para os EUA em 2011, mas em agosto deste ano completa três anos de namoro com Luiza, uma brasileira que vive no Distrito Federal, e garante que deve o relacionamento à matemática aplicada à própria vida amorosa. Ele diz que levou seis meses até reunir evidências suficientes de que sua namorada atual, que conheceu em um curso de francês, aceitaria um convite para um encontro com ele.

"Ela foi um caso especial, demorou um tempo bom. Eu dava carona para ela, mas ela era muito fechada, então aquele negócio dos sinais ela não me dava nenhum. Em um dia eu fazia qualquer coisa, ela era totalmente seca, no outro dia era super simpática. Aí eu ficava meio perdido."
Munido de coragem e meses de dados, ele finalmente se abriu para a garota, e foi bem sucedido. Mesmo depois de fisgá-la, Pedro não abandonou a matemática. Segundo o estudante, ela também pode ser usada no dia-a-dia de um relacionamento estável. "Eu faço robótica, estudo teoria de estabilidade, quando você cria sistemas estáveis. Eu uso a teoria, e nunca briguei com a minha namorada até hoje. Sempre usei conhecimento adquirido na sala de aula", explica Santana.Nesse caso, Santana sugere aos praticantes da matemática romântica para não demorarem demais: "Tem o fator de tempo: se você enrolar demais, a menina fica de saco cheio e parte para outra."
O esforço da aplicação das ciências exatas fora da sala de aula, para ele, vale a pena. "Dado que é quase certo que ela se tornará minha esposa num futuro próximo, este é outro exemplo de que a matemática do amor traz finais felizes no fim das contas."
G1

Lista de produtos 'perigosos' na gravidez abre polêmica

Para críticos, instruções são pouco realistas (Foto: PA/BBC)
Uma instrução oficial da principal associação britânica de médicos obstetras e ginecologistas para que mulheres grávidas evitem usar produtos com muitas substâncias químicas em seu dia a dia está causando polêmica na Grã-Bretanha.
Segundo um documento do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG), assinado pelos médicos Michelle Bellingham e Richard Sharp, as mulheres grávidas e em fase de amamentação que quiserem evitar riscos desnecessários devem reduzir ao mínimo possível o uso de cosméticos, protetores solares, hidratantes ou sabonetes líquidos.
Elas também devem se manter longe de produtos de limpeza, carros novos e tinta fresca, além de evitar consumir alimentos enlatados, acondicionados em embalagens plásticas ou preparados em panelas antiaderentes.
Segundo Bellingham e Sharp, entre as substâncias químicas potencialmente prejudiciais que podem estar presentes em embalagens de alimentos estão o ftalatos e o bisfenol A.
E o fato de um produto ser feito a base de "ingredientes naturais" não quer dizer que seja mais seguro, de acordo com os dois médicos, que defendem não haver informações suficientes sobre os riscos para o feto da exposição materna a substâncias químicas contidas em todos esses itens de uso doméstico.
Críticos, porém, classificaram tais diretrizes como "alarmistas", "inúteis" e "pouco realistas".
"A gravidez é um momento em que as pessoas gastam muito tempo e dinheiro tentando descobrir qual conselho seguir e quais produtos comprar ou evitar. Os pais procuram uma resposta simples à pergunta: 'Devemos nos preocupar?'", diz Tracey Brown, da organização Sense About Science, dedicada a ampliar a divulgação e compreensão de resultados de pesquisas científicas.
"Precisamos de mais apoio para compreender esse debate sobre o efeito de substâncias químicas na gravidez. Mas, infelizmente, o RCOG passou longe disso."
"Concordamos que é sensato que, por precaução, mulheres grávidas evitem o contato com produtos químicos perigosos, como pesticidas ou fungicidas. No entanto, não há evidências sugerindo que esses artigos de cuidados pessoais sejam um risco", opina."Não há razões para se preocupar", garante John Harrison, diretor de um centro que avalia as ameaças para a saúde pública da exposição à radiação, agentes químicos e ambientais - o Public Health England's Centre for Radiation, Chemical and Environmental Hazards.
Público-alvo
O documento do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists tem como principal público alvo profissionais da área de saúde responsáveis por prestar apoio a mulheres gestantes e em fase de amamentação, segundo Bellingham.

Seus autores admitem que é provável que a maioria dos produtos listados seja inofensiva, mas defendem que, em função da falta de estudos sobre o tema, é impossível avaliar o risco envolvido em seu uso com exatidão. "Estamos trabalhando para informar melhor as mulheres, não para assustá-las", diz Bellingham.
"Não sabemos como a maioria das substâncias químicas (presentes nesses produtos) pode afetar o desenvolvimento do bebê e vai demorar muitos anos até que tenhamos uma orientação definitiva sobre isso", completa Sharp.
Para Janet Fyle, da Royal College of Midwives, uma associação de parteiras britânicas, as mulheres grávidas devem usar seu bom senso ao avaliar quais instruções seguir. Ela também defendeu a necessidade de mais pesquisas científicas para resolver as dúvidas levantadas pelo RCOG.
Segundo Chris Flower, da Associação de Produtores de Cosméticos, Artigos de Higiene Pessoal e Perfumaria, antes de chegar ao mercado, muitos dos produtos listados pela associação passam por controles de qualidade e análises para detectar riscos envolvidos em seu uso. Só aqueles considerados seguros seriam colocados à venda.
G1

Ex-jogador Casagrande é assaltado em SP

O ex-jogador Walter Casagrande Júnior, o filho dele e um amigo foram assaltados na noite desta quarta-feira (5) depois de deixar uma pizzaria, na rua do Parque São Jorge, sede do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo. Ninguém ficou ferido. O veículo foi encontrado horas depois na mesma região da cidade. 

Os três foram abordados quando entravam no carro, estacionado a cerca de quatro quarteirões da pizzaria. O filho do ex-jogador, de 26 anos, estava ao volante. O comentarista de futebol da TV Globo foi reconhecido pelo trio e chegou a pedir para eles desistirem do assalto.

“Eu falei: ‘sou o Casagrande, do Corinthians’ e eles falaram: ‘agora já era, sai, sai’. Não é porque eu sou o Casagrande que eles não vão assaltar. Eu sou um da população que corre risco. As coisas estão difíceis”, afirmou em entrevista à rádio CBN.

O veículo foi levado, mas encontrado por volta das 23h, na Vila Cangaíba. Até o início da manhã desta quinta-feira (6) ninguém havia sido preso. O caso foi registrado no 10º DP, na Penha.
G1

O que tem por trás do nosso umbigo?

bellybutton O que tem por trás do nosso umbigo?O umbigo é apenas a cicatriz resultante da queda natural do cordão umbilical, e manifesta-se como uma depressão na pele. A palavra umbigo tem sua origem no latim umbilicus, que significa saliência arredondada em uma superfície. Nosso umbigo não possui nenhuma ligação com os órgãos. Por baixo da pele temos somente um tecido fibroso e musculatura, que não tem nenhuma utilidade.
Durante a gestação, é no umbigo que começa o cordão umbilical, estrutura que vai até a placenta e liga o feto à mãe. O cordão é formado por duas artérias, que levam o sangue arterial da mãe, rico em oxigênio e nutrientes, até o bebê, e uma veia, que leva o sangue de volta para o corpo da mãe para ser feito a filtração e a nova oxigenação. Mas ele perde a função quando o bebê nasce, o próprio organismo se encarrega de fazer a cicatrização natural, esse processo forma o umbigo. A pele cobre o tecido da veia e das artérias do cordão umbilical, que regridem e somem completamente após o nascimento, não deixando traços do lado de “dentro” do umbigo. Do lado de fora, o que sobra é aquele buraquinho.
Hoje em dia, o umbigo é utilizado como via de acesso na realização de laparoscopias e intervenções semelhantes, enquanto que o cordão umbilical interessa sobretudo como indicador da existência de alguma anomalia, já que se é curto ou longo demais, pode ser origem de algumas complicações obstétricas.

Estudante sonámbulo pula do quinto andar de prédio

Americano encontra cadáver de sereia na praia. Veja o vídeo


Sem Título 2 Americano encontra cadáver de sereia na praia. Veja o vídeo
Em um vídeo  postado na internet, o americano Juan Cabana mostra o que seria o cadáver de uma sereia na praia, que fica em Fort Desoto, na Flórida (EUA)
O mais louco é o cabelo dela, que parece uma daquelas perucas que o cantor Serguei usa pra ficar parecido com um astro do rock dos anos 70
Na postagem, Cabanas diz que essa sereia apareceu na Flórida depois de um furacão passar por lá!

Tire suas próprias conclusões e veja o vídeo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...