quinta-feira, 20 de junho de 2013

Discussão entre mendigos termina em morte na cidade de Patos

A polícia militar está em busca do suspeito do assassinato do catador de material reciclado Genival de Lucena Nogueira, idade não revelada. As suspeitas recaem sobre outro catador conhecido pela alcunha de “Papa”. O crime aconteceu por volta das 17:30h desta quarta-feira, dia 19, na BR 230, em frente ao Motel Thayty, Bairro da Vitória, em Patos.

A polícia militar, civil e também agentes da Polícia Rodoviária Federal – PRF estiveram no local do crime. Peritos da Unidade de Medicina Legal – UML recolheram o corpo e fizeram os primeiros levantamentos sobre o crime. 

De acordo com informações extraoficiais, o crime pode ter se dado devido a uma discussão iniciada pela disputa de material reciclado que estava em poder do catador conhecido como “Papa”. Genival teria tentado recolher material do montante do suspeito e isso gerou uma discussão entre os dois mendigos. Os indícios é que a vítima foi morta a pauladas. O carro de mão usado pela vítima estava próximo ao seu corpo.

O suspeito pelo crime tem distúrbios mentais e concentra material reciclado as margens da BR 230 onde ocorreu o crime. Genival de Lucena foi encontrado em pleno acostamento da estrada com ferimentos principalmente na cabeça.

O “Papa” agora está foragido e sendo procurado pela polícia como principal suspeito. Familiares da vítima estiveram no local, mas disseram que Genival não tem residência fixa e passa o dia perambulando pelas ruas. Esse é o mesmo caso do suspeito.

Programas Sociais e sociedade festejam o São João de Várzea-PB

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social em parceria com a Prefeitura Municipal e demais secretarias municipais, realizaram na noite de ontem, dia 19 de junho, o seu “Arraiá do Sociá” ao lado do Centro de Referência da Assistência Social com a animação de Santino Brás e os 03 do Forró.
  
Estavam presentes no Arraiá, o Prefeito Galego, Secretários Municipais, Vereadores Municipais e principalmente todos os bolsistas assistidos por algum Programa Social existente no Município como: Centro de Convivência do Idoso, Projovem Adolescente e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Antigo PETI), e população em geral que fizeram do Arraiá um espetáculo à parte.
  
Movido a muito forró e uma mesa composta com diversas comidas típicas da região para todos os presentes, não faltou para fechar com chave de ouro o Arraiá, a tradicional Quadrilha Junina, que animou ainda mais o grande público presente.
  
De acordo com a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Ana Cristina, esse momento é impar, haja vista que, os funcionários e bolsistas dos Programas Sociais, passam o ano todo convivendo seus momentos de alegrias e tristezas e períodos como este do São João, vem para aproximar cada vez mais e interagir com os outros Programas. “Esse momento é único, onde todos os funcionários da Assistência Social e bolsistas, não só se confraternizam, mas, há uma integração com os demais Programas e sociedade”, declarou Ana Cristina.

O Prefeito de Várzea realiza Audiência Pública e escuta população

O Prefeito Constitucional José Ivaldo de Morais (Galego) realizou juntamente com a Secretaria de Cultura, Desportos e Turismo do Município uma Audiência Pública ontem, dia 18 de junho de 2013, no auditório do Centro de Referência da Assistência da Assistência Social – CRAS às 9h e a pauta era sobre a realização ou não da “festa julhina” João Pedro 2013.
  
Estavam presentes no evento, Prefeito, Secretários Municipais, Vereadores Municipais, representantes dos comerciantes, representantes das comunidades rurais do Município, estudantes, enfim, representantes da sociedade civil organizada como um todo.
  
Seguindo a Programação da Audiência foi aberto um círculo de debate, onde foi aberto há todos os presentes o direito de falar sobre o seu ponto de vista em relação a realização ou não da festividade junina. E por unânime todos parabenizaram a atitude do Gestor em convocar a população para a realização da Audiência e os pontos levantados pela maioria foi que o JOÃO PEDRO é uma festa tradicional, onde promove a interação das famílias com seus amigos e parentes que residem em outros Estados do País, como também, o evento é gerador de renda para vários ramos de comércio existentes no Município. E um dos pontos cruciais que foi levantado por todos é que em detrimento do Município encontrar-se em Estado de Emergência decretado tanto pelo Município quanto pelo Estado, o Gestor administrasse de forma com que as atrações não viessem a onerar os cofres públicos, ou seja, a não contratação de Bandas e/ou artistas com valores altos.
  
No entanto a população deixou esclarecido que tem sim que haver a festa e os dias ficaram como de costume no segundo final de semana do mês de julho, ou seja, 12, 13 e 14 de julho e a programação das atrações o Prefeito se prontificou em um curto período fazer a divulgação das mesmas.

"Este país vai explodir", alerta Cássio no Senado


 
Em mais um pronunciamento contrário ao projeto de lei 240/13, que prevê uma nova distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE), prejudicando estados pobres como a Paraíba, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) voltou a criticar duramente a iniciativa, no plenário do Senado, nesta terça-feira, 17.
Assista ao pronunciamento do senador tucano, abaixo:
Fonte: http://www.marcosalfredo.com.br

Município de Várzea é contemplado com 500 casas

O Município de Várzea – PB, se inscreveu no Programa Moradia Popular do Minha Minha Vida – Entidades, através da Associação Rural São Francisco, que foi habilitado no Ministério das Cidades, para intermediar todo o procedimento realizado no Município.
  
De acordo com a Presidente da Associação Rural São Francisco, Rosa Maria da Conceição Silva, nesta primeira etapa, onde o Município está realizando o pré-cadastramento das famílias, cerca de 233 famílias já participaram do projeto técnico social, onde a família é cadastrada e em seguida encaminhada para as devidas análises se as mesmas atendem aos critérios estabelecidos pelo Programa.
  
Ontem, dia 18 de junho de 2013, no Ginásio de Esportes Municipal Joaquim Medeiros de Souto – DUCÀ, foi realizado mais uma reunião para toda a população e em especial às famílias cadastradas com a presença de Dra. Josélia, representante da União por Moradia Popular e consultora de habitação, onde foi explanado os critérios adotados pelo Programa como: mulheres chefes de família, idosos, deficientes e homo afetivas, ambos inscritos no CADÚNICO.

Associação conscientiza sobre Doença Falciforme em João Pessoa

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, comemorado nesta quarta-feira (19), a população de João Pessoa poderá se informar sobre o problema que acomete, aproximadamente, 500 paraibanos, de acordo com a Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias (ASPPAH).
Levantamentos do Ministério da Saúde apontam que 3.500 crianças brasileiras nascem com anemia falciforme anualmente. Christine Battistini, fundadora do Instituto Espaço de Vida, parceira da ASPPAH lembra que, embora possam não desenvolver os sintomas relacionados, os pais devem ficar atentos.A trabalho está sendo feito a partir da distribuição de material informativo e atividades no Parque Solon de Lucena, no Centro, que seguem até as 17h. A Doença Falciforme é descoberta com o teste do pezinho e é uma das principais do mundo por provocar a malformação dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os ineficientes para o transporte de oxigênio.
Entre os sintomas das anemias falciformes estão anemia crônica, hicterícia (cor amarelada na pele) e crises dolorosas nos ossos, músculos e articulações. “Esse é o principal motivo de nossa campanha: a importância do conhecimento e da adesão ao tratamento quando necessário”, afirma Christine.
 
Para diagnosticar a anemia falciforme o principal exame é o teste do pezinho, que deve ser realizado na primeira semana de vida. O exame está disponível na rede pública de saúde da Paraíba desde 2011.  Após os quatro anos de idade, é possível fazer a eletroforese de proteínas ou um exame de sangue, também oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que pode detectar a anemia falciforme.

G1pb

Vereadores do Sertão da PB passam a ter seis meses de recesso por ano

Cópia da resolução de Câmara Municipal de Jericó (Foto: Reprodução)
A Câmara Municipal de Jericó, no Sertão da Paraíba, aprovou uma resolução que determina que a partir de agora os vereadores passarão a ter seis meses de recesso parlamentar por ano. A medida foi possível com uma alteração no Regimento Interno da Casa e estabelece ainda que no período de trabalho, os vereadores se reunirão apenas uma vez por semana. A resolução foi aprovada no dia 14 de junho.

G1  fez em contato com o presidente e com a vice-presidente da Câmara de Jericó, Kadson Valberto Lopes (PDT) e Maria Neuziete de Oliveira (PR), para entender melhor o porquê da necessidade de mudança no Regimento Interno, mas as ligações telefônicas não foram atendidas. De acordo com informações da prefeitura da cidade, a Câmara não possui um telefone institucional.

A cidade de Jericó tem nove vereadores e todos eles se colocaram a favor da resolução. Os parlamentares recebem um salário de R$ 2 mil, o que significa que eles vão receber R$ 500 por sessão. A resolução aprovada não fala em dispensa de remuneração durante as férias estendidas.De acordo com a resolução, a Câmara deJericó passará a se reunir de forma ordinária em dois períodos do ano, sendo o primeiro do dia de 1º de março a 31 de maio e o segundo de 1º de setembro a 30 de novembro. As sessões passam a acontecer apenas às sextas-feiras, totalizando assim 24 dias por ano de trabalho efetivo.
G1pb

CDL de João Pessoa sugere que comércio feche antes dos protestos

Com a previsão de uma intensa mobilização popular nesta quinta-feira (20) no Centro deJoão Pessoa, a Câmara de Dirigentes Lojistas da capital recomendou ao comércio a antecipação do fechamento das lojas localizadas no bairro onde está prevista a concentração e ações dos protestos.
“Acreditamos no caráter pacífico da manifestação, porém aconselhamos o fechamento do comércio por cautela. Com o expediente mais curto, os trabalhadores ficam livres para optar ou não pelo engajamento na mobilização”, informou a CDL.Os estabelecimentos comerciais do Parque Solon de Lucena e adjacências receberam a orientação para que sejam fechados às 15h desta quinta-feira (20). O motivo é a realização do ato público intitulado “João Pessoa Avante”, previsto para ocorrer a partir das 16h em frente  ao Lyceu Paraibano.
G1pb

Bancos colocam tapumes e palácio do governo instala grades no Rio

Banco do Brasil coloca tapumes na agência da Avenida Rio Branco, esquina com Rua da Assembleia, no Centro do Rio. (Foto: Marcelo Elizardo / G1)
Agências bancárias no Centro do Rio de Janeiro amanheceram com tapumes em frente às portas de vidro nesta quinta-feira (20). Comerciantes da região da Avenida Rio Branco dizem que as proteções foram instaladas durante a noite. O Palácio Guanabara, sede do governo do estado, também colocou grades no entorno para tentar prevenir depredações, segundo a assessoria de imprensa.
Apesar do anúncio da redução da tarifa no Rio nesta quarta (19), de R$ 2,95 para R$ 2,75, um novo protesto deve ocorrer nesta quinta na cidade. Na segunda, a manifestação que reuniu 100 mil começou na Candelária e seguiu até a Cinelândia – a Avenida Rio Branco, considerada uma das maiores vias da cidade, liga as duas regiões. Uma agência bancária do Itaú ficou destruída na Rua São José no dia.
A agência do banco Citibank da Rua da Assembleia, no Centro, também instalou tapumes na manhã desta quinta-feira (20). (Foto: Marcelo Elizardo / G1)A assessoria do Banco do Brasil diz que a medida foi tomada como precaução devido às últimas manifestações na capital.
O jornaleiro Marcelo Gomes, que possui uma banca na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua da Assembleia, diz que vai avaliar a movimentação no início da tarde para decidir se fechará mais cedo. “Vou ficar no standby. Quando eu sentir que está começando, eu saio”, conta. Segundo Gomes, outros colegas da região já confirmaram que vão fechar a banca nesta quinta às 15h.

Na manifestação de segunda, apesar de fechar mais cedo, o jornaleiro diz que teve prejuízo. “Eu fechei cedo devido aos boatos de vandalismo. Mas chegaram a quebrar meu relógio de energia. Fiquei sem energia aqui na terça-feira."

Jornaleiro Marcelo Gomes deve fechar mais cedo nesta quinta-feira (Foto: Marcelo Elizardo / G1)A exemplo do que vem ocorrendo nos demais protestos pelo país, jovens reclamaram principalmente do transporte público e dos gastos com a Copa do Mundo.
Protesto em Niterói
Nesta quarta, a manifestação em Niterói, que chegou causar a interdição da Ponte Rio-Niterói preventivamente, durou mais de sete horas – a maior parte do tempo pacífica – e atraiu cerca de 5 mil pessoas, segundo a NitTrans. Ao final, os manifestantes entraram em confronto com a polícia e chegaram a invadir a estação das Barcas na cidade.
G1


Islamitas ameaçam ofensiva na Somália após ataque à ONU

Soldados e policiais nesta quinta-feira (19) no local do ataque à ONU em Mogadíscio, capital da Somália (Foto: AFP)
O grupo rebelde de militantes islâmicos Al Shabaab, da Somália, ameaçou continuar atacando sem trégua os "incrédulos", um dia após lançar um ataque contra a ONU na capital Mogadíscio.
A segurança foi reforçada nesta quinta-feira (20), com caminhonetes do Exército somali armadas com metralhadoras pesadas bloqueando a estrada principal que liga o centro da cidade ao aeroporto e à base da ONU que foi atacada. Um caminhão com um canhão de água limpou manchas de sangue da rua.
Os militantes ligados à rede terrorista da Al-Qaeda foram expulsos de Mogadíscio há quase dois anos por forças de paz africanas e tropas do governo. O ataque de quarta-feira, que matou 22 pessoas, incluindo quatro estrangeiros, destacou a fragilidade das melhorias na segurança e a capacidade dos insurgentes para atacar áreas controladas pelo governo.
"Nosso objetivo é expulsar os infiéis das terras muçulmanas", disse Sheikh Abdiasis Abu Musab, porta-voz da Al Shabaab para as operações militares, à Reuters.
"Até que o objetivo seja alcançado, os incrédulos nunca vão encontrar um refúgio seguro em Mogadíscio ou em qualquer outra terra muçulmana. Não hoje, não amanhã, não enquanto um único muçulmano estiver vivo."
A perda de território urbano e fluxos de receita nos últimos dois anos enfraqueceu a Al Shabaab, levando-a a recorrer a uma revolta no estilo de guerrilha.
As potências ocidentais, há muito tempo preocupadas que a Somália se torne uma plataforma para a militânica islâmica no leste da África, temem que o país possa voltar ao caos caso as forças locais não consolidar seus ganhos.
G1

Tromba-d'água é fotografada na costa dos EUA

Um empresário flagrou uma tromba-d'água nesta quarta-feira (19) em Grand Isle, ilha na costa do estado americano da Louisiana.  A tromba-d'água provocou apenas pequenos danos, segundo o serviço meteorológico dos EUA. (Foto: Buggie Vegas/AP)
 
Um empresário flagrou uma tromba-d'água nesta quarta-feira (19) em Grand Isle, ilha na costa do estado americano da Louisiana.
A tromba-d'água provocou apenas pequenos danos, segundo o serviço meteorológico dos EUA.
G1

Em entrevista ao G1, Pelé defendeu e apoiou o movimento dos brasileiros

Pelé fala sobre recentes protestos pelo país (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Indignado com os atos de vandalismo cometidos por grupo infiltrados entre manifestantes pacíficos na Baixada Santista, Pelé recebeu a equipe do G1, nesta quarta-feira (19), e falou sobre os recentes protestos que acontecem em todo o Brasil. Segundo o Rei do Futebol, bandidos infiltrados estão estragando um movimento legítimo da sociedade brasileira. Ele também aproveitou para afirmar que a Seleção Brasileira não tem nada a ver com corrupção.
Pelé critica as pessoas que estão usando os protestos para praticar atos de vandalismo. "Os bandidos estão estragando uma passeata que é de paz, de reivindicação, para o melhor do povo brasileiro, da nossa sociedade. Muitos estão aí com bandidagem, e nós temos que lutar contra isso. Eu acho que não podemos deixar, de maneira nenhuma, que alguns bandidos estraguem essa oportunidade. O nosso país merece ter um meio de transporte melhor, uma saúde melhor e uma escola melhor. Estou 100% de acordo com essa maneira de pensar e com esse povo que está na rua, mas o mau-caráter eu não aceito. A gente devia passar isso para esse pessoal que não quer que as coisas melhorem”", ressalta.
Copa das Confederações
Segundo Pelé, o momento esportivo do país também não pode ser prejudicado. "Eu acho que nós não podemos misturar. A Copa do Mundo, a Olimpíada e a Copa das Confederações, que são eventos importantes para o nosso país crescer. Eu estou de acordo, nós temos que brigar, lutar contra a corrupção, sem dúvida nenhuma. Eu pedi para o governo dar educação quando fiz o milésimo gol. Então é isso mesmo, tem que reivindicar, mas nós não podemos misturar. Os jogadores da Seleção não têm nada a ver com a corrupção do governo, isso tem que ser separado. A minha intenção é pedir aos nossos queridos amigos brasileiros para que não estraguem esse momento do Brasil por causa de um problema interno, de corrupção. A Seleção e os jogadores não têm nada com isso", conclui.
Em entrevista ao GloboEsporte.com, nesta quarta-feira (19), pouco antes do jogo entre Brasil e México, válido pela Copa das Confederações, Pelé fez um apelo aos torcedores do Brasil. Apesar do pedido do Rei, os torcedores viraram de costas na hora do hino nacional. "Vamos esquecer toda essa confusão que está acontecendo no Brasil e vamos pensar que a seleção brasileira é o nosso país, é o nosso sangue. Não vamos vaiar a seleção. Vamos apoiar até o final.", argumentou o Rei do Futebol.

G1

Protestos são marcados para seis cidades da Paraíba



Mesmo com a redução na tarifa de transporte público em João Pessoa, anunciada na manhã de ontem, pelo prefeito Luciano Cartaxo, que passou de R$ 2,30 para R$ 2,20 a partir de 1º de julho, a manifestação intitulada “João Pessoa Avante”, está mantida para amanhã, na Capital. O protesto, de acordo com os organizadores, terá início às 16h com concentração no Liceu Paraibano, seguirá pelo anel interno da Lagoa e em seguida tomará a Avenida Epitácio Pessoa. 

De acordo com André Feitosa, um dos articuladores do manifesto, o objetivo é buscar melhoria no serviço de transporte público da Capital e lutar contra a corrupção no país. Até o final da tarde de ontem, 25.974 pessoas tinham confirmado presença, através das redes sociais, endossando a movimentação em outras cidades do estado: Campina Grande, Alhandra, Bayeux e Santa Rita, Solânea. também contam com páginas de protesto organizadas na internet. 

“Já esperávamos que a redução na tarifa acontecesse antecipadamente ao movimento, mas nossa luta não se resume a redução no preço das passagens mas na busca pela melhoria dos serviços, por investimentos em saúde e educação e também em solidariedade aos brasileiros de outros estados que lutam para mudar o país”, explicou André Feitosa.

Razões para o manifesto

De acordo com André Fonseca Feitosa, mestrando em História na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e um dos organizadores, entre as razões para a manifestação na Capital destacam-se a qualidade insatisfatória dos serviços, exemplificadas nos ônibus lotados, frota insuficiente, cobertura insatisfatória da cidade, grande tempo de espera, suspensão dos serviços durante a noite, além de problemas de infraestrutura com paradas de ônibus sem cobertura e ausência de ciclovias.

“O movimento que começou com a busca pela redução nas tarifas de ônibus se estende a melhoria nos serviços e extrapolam questões políticas e partidárias. Cobramos o fim da corrupção, a não aprovação da PEC 37, conhecida como “PEC da Corrupção”, queremos a diminuição do custo de vida da população, além de saúde e educação de qualidade. Este é um movimento feito a muitas vozes e mãos, sem envolvimento político, mas criado e desenvolvido por cidadãos, trabalhadores, estudantes, aposentados, enfim, todos que lutam por um Brasil justo”, ressaltou André Feitosa.

Manifestação pacífica

André Feitosa fez questão de esclarecer que se trata de um evento pacífico, onde não serão aceitos atos de vandalismo ou depredações. “Ainda estamos definindo os detalhes das ações, mas já sabemos que será uma caminhada com panfletagem e mobilização, a fim de chamar atenção de todos e fomentar uma discussão sobre a qualidade dos serviços de transporte ofertados na Paraíba. Queremos também que o passe livre seja ampliado para os estudantes do ensino médio de todo o Estado e que a burocracia para a concessão dos benefícios aos grupos de risco, tais como portadores de HIV, seja reduzida”, disse.

O movimento “João Pessoa Avante”, que é constituído por cidadãos e livres de interferências políticas, solicita ainda que os participantes vistam camisetas verdes e amarelas, ou brancas. 

Movimento se espalha pelo Estado

Protestos semelhantes ao que acontece em diversos estados do Brasil acontecerão também em Campina Grande, Alhandra e Solânea, Bayeux e Santa Rita. Em Solânea, o movimento é intitulado “O Cidadão nas Ruas”, o manifesto terá início a partir das 16h de amanhã, com concentração na Rádio Integração do Brejo.

De acordo com Jefferson Guerra, presidente do Conselho Municipal de Juventude, e um dos organizadores do manifesto, o objetivo é atrair 200 pessoas e percorrer as principais ruas da cidade. “Vamos sair com as caras pintadas em solidariedade aos moradores dos grandes centros que sofrem com o elevado custo de vida. Mas aqui, nossa luta é por educação de qualidade, saúde para todos e soluções definitivas para o problema da seca, que assolou nossa cidade. São os cidadãos de Solânea lutando para mudar a realidade atual”, contou.

A estudante Camila Tavares, que faz parte da comissão organizadora do protesto em Campina Grande, afirma que a Marcha terá inicio a partir da Praça da Bandeira, no Centro da cidade e seguirá pela Avenida Floriano Peixoto, até a integração de ônibus. Após uma parada no terminal, eles prosseguirão até a Câmara de Vereadores, no bairro São José e finalizarão o evento no Parque do Povo. 

Os lideres do Movimento garantem que vão parar as ruas, mas de forma pacífica e pedem que todos compareçam de camisas brancas, levando cartazes e flores para lutar por dias melhores. 

Decisão judicial pode deixar Facebook fora do ar no Brasil

A rede social que tem 37 milhões de usuários no Brasil está na mira da lei. O juiz Luiz Felipe Siegert Schuch, de Florianópolis, determinou que o Facebook fique fora do ar durante um dia inteiro por críticas a um político.

Esse seria o castigo dado para a rede social por não ter tirado do ar uma página anônima que criticava um projeto político, do vereador Dalmo Meneses (PP), que se sentiu ofendido.

Segundo informações da Folha de São Paulo, a ordem da será cumprida quando a empresa for notificada. Além disso, o Facebook também deverá pagar uma multa diária de 50 mil reais por não ter respeitado a decisão de tirar a página do ar.

Os representantes do site de relacionamentos disseram que estão em contato com a Justiça Eleitoral e que existem procedimentos para lidar com questões de propaganda eleitoral.

Se o Facebook realmente sair do ar por 24 horas os usuários encontraram a seguinte mensagem ao invés de suas páginas pessoais: "inoperante por descumprimento da lei eleitoral".

Fonte: http://www.portaldocurimatau.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...