terça-feira, 25 de junho de 2013

“Super Lua” vai iluminar noite de S. João

luaA Lua vai estar esta noite, que antecede o dia de S. João, maior e mais brilhante do que habitual. O fenómeno, que voltará a repetir-se dentro de 18 anos, acontece devido à proximidade da Lua com a Terra.
Todos os anos, quando a Lua Cheia ocorre perto do perigeu, ponto da órbita da Lua mais próximo da Terra, o resultado é uma Lua mais brilhante e maior. Neste domingo, estas características surgem ainda mais evidenciadas pelo facto de a Lua estar ainda mais perto do perigeu orbital, a apenas 21 minutos de distância.
Assim, a Lua vai estar 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante. Se o céu estiver limpo, o fenómeno será perfeitamente visível a olho nú, não sendo necessários  binóculos ou telescópios.
Nos céus portugueses será possível observar entre as  21h06 e as 6h14 de segunda-feira uma “Super Lua” que só dentro de 18 anos se repetirá nas mesmas condições.

Astrônomos descobrem 'super-Terras' habitáveis em estrela próxima

Impressão artística mostra uma vista do exoplaneta Gliese 667Cd em direção à sua estrela progenitora Foto: ESO/M. Kornmesser / Divulgação
Uma equipe de astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) descobriu um sistema com pelo menos seis planetas em torno da estrela de baixa massa Gliese 667 C - a uma distância de apenas 1/20 da existente entre a Terra e o Sol. Três desses planetas são "super-Terras" orbitando em torno da estrela em uma região onde a água pode existir sob forma líquida, o que torna estes planetas bons candidatos à presença de vida. Este é o primeiro sistema descoberto onde a zona habitável se encontra repleta de planetas.​

Em termos astronômicos, Gliese 667C encontra-se muito próxima da Terra - na vizinhança solar, muito mais próximo do que os sistemas estelares investigados com o auxílio de telescópios espaciais tais como o caçador de planetas Kepler. Estudos anteriores descobriram que a estrela acolhe três planetas, um deles na zona habitável. Agora, uma equipe de astrônomos liderados por Guillem Anglada-Escudé da Universidade de Göttingen, Alemanha e Mikko Tuomi da Universidade de Hertfordshire, Reino Unido, voltou a estudar o sistema.

Os pesquisadores encontraram evidências da existência de até sete planetas em torno da estrela, orbitando a terceira estrela mais tênue do sistema estelar triplo. Os outros dois sóis seriam visíveis como um par de estrelas muito brilhantes durante o dia e durante a noite dariam tanta luz como a Lua Cheia. Os novos planetas descobertos preenchem por completo a zona habitável de Gliese 667C, uma vez que não existem mais órbitas estáveis onde um planeta poderia existir à distância certa.


Galeria de Fotos:•83Fotos

A Terra vista do espaço: astronauta registra 'paleta de cores' na China
“Sabíamos, a partir de estudos anteriores, que esta estrela tinha três planetas e por isso queríamos descobrir se haveria mais algum”, diz Tuomi. “Ao juntar algumas observações novas e analisando outra vez dados já existentes, conseguimos confirmar a existência desses três e descobrir mais alguns. Encontrar três planetas de pequena massa na zona habitável de uma estrela é algo muito animador!”.

Três destes planetas são super-Terras - planetas com mais massa do que a Terra mas com menos massa do que Urano ou Netuno - que se encontram na zona habitável da estrela, uma fina concha em torno da estrela onde a água líquida pode estar presente, se estiverem reunidas as condições certas. De acordo com o ESO, esta é a primeira vez que três planetas deste tipo são descobertos nesta zona em um mesmo sistema.

Assalto a mão armada em Ouro Branco na noite de sábado (22). Polícia Militar age rápido e três foram presos


Três homens entraram na casa do comerciante Jaclenilson, mais conhecido pela alcunha de "já". Quando o comerciante chegou em casa foi surpreendido pelos três homens que já estavam dentro da residência, os três renderam o comerciante, a esposa e os dois filhos pequenos com um  revólver e agrediram o comerciante com uma coronhada.  
Os assaltantes levaram uma quantia que o comerciante ainda não sabe informar. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu capturar todos os assaltantes com o dinheiro, uma arma e os capuzes usados no assalto.
Os meliantes são: Fabrício Medeiros dos Santos, natural de Campinas-SP, Willian Rafael Florindo, Natural de São Mamede-PB e um rapaz conhecido como “Pelado”, natural de Ouro Branco. Os assaltantes estão presos na delegacia de Ouro Branco para os procedimentos legais. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...