sábado, 29 de junho de 2013

Bombeiros encontram corpo de adolescente em João Pessoa

O corpo de um adolescente foi encontrado na manhã deste sábado(29) flutuando em um lugar conhecido como Três Lagoas, nas proximidades do bairro dos Funcionários, em João Pessoa.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os primeiros indícios dão conta de que a causa da morte tenha sido afogamento. No entanto, só a realização da perícia vai apontar o motivo da morte do adolescente.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima estava desaparecida desde a quinta-feira (27), quando tiveram início as buscas. Pelo menos 12 bombeiros participaram do resgate do corpo do adolescente, que foi encaminhado para a Gerência de Odontologia e Medicina Legal (Gemol).
G1pb

Manifestantes fecham avenida para cobrar infraestrutura em João Pessoa

Motoristas precisaram usar desvio pra escapar do bloqueio no Alto do Mateus, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Moradores do Alto do Mateus, em João Pessoa, realizaram um protesto na tarde deste sábado (29) para cobrar melhorias na infraestrutura do bairro. Munidos com cartazes, os manifestantes bloquearam a Avenida Via Oeste queimando pneus por volta das 13h30. O trânsito ficou engarrafado e os motoristas precisaram usar as ruas do Conjunto Tiradentes, no Alto do Mateus, como desvio.
Segundo Rogério Lopes, um dos organizadores do protesto, o bloqueio tinha como objetivo forçar os motoristas a transitar pelas ruas em situação precária a perceber as más condições de infraestrutura do bairro. “São ruas com verdadeiras crateras, não temos serviços de coleta de lixo, de ônibus. Queremos fazer esse protesto para ver se as autoridades nos veem, já que não aguentamos mais viver nessa situação”, reclamou.
Cartazes pediam melhorias nas ruas do Alto do Mateus, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)“Somos o 10º colégio eleitoral de João Pessoa e não somos ouvidos, não temos as nossas reivindicações atendidas. Por isso, protestamos para sermos ouvidos. Já dei entrada em protocolo na Seinfra [Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa] e nenhuma providência, para pelo menos atenuar a nossa situação, foi tomada“, concluiu. Por volta das 15h30 a Via Oeste já havia sido liberada pelos manifestantes. Os moradores ainda reclamam da falta de saneamento básico e da violência no local. Rogério Lopes comentou que a falta de pontos de ônibus no bairro, faz com que moradores do Conjunto Tiradentes andem cerca de 500 metros até o ponto mais próximo. Tadeu Neves, manifestante que reside no Alto do Mateus há 30 anos, relatou que um morador do bairro morreu porque a ambulância do Samu não conseguiu chegar à sua casa por conta da precariedade da rua.
G1pb

'Zumbis' invadem as ruas da Polônia em homenagem a Michael Jackson

Milhares de jovens saíram as ruas fantasiados de zumbis na Polônia (Foto: Czarek Sokolowski/AP)
Em Varsóvia, na Polônia, uma multidão de jovens fantasiados de zumbis saiu em uma marcha pela cidade neste sábado (29).

Pela sétima vez, os "monstros", a maioria fãs de Michael Jackson, saíram às ruas para prestar uma homenagem ao íconico videoclipe "Thriller", lançado em 1983 pelo cantor, morto em 2009.

G1

Primeira chamada do Prouni será divulgada neste domingo

O Ministério da Educação vai divulgar neste domingo (30) o resultado da primeira chamada da segunda edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2013. Ainda não há um horário definido para que a lista esteja disponível no site do Prouni.
Os convocados na primeira chamada deverão comprovar as informações nas universidades entre os dias 1º e 8 de julho. Quem não apresentar os documentos dentro do prazo perde a bolsa que passa a ser disponibilizada na segunda convocação. O resultado da segunda chamada sai em 16 de julho, e a comprovação deve ser feita entre 16 e 22 de julho.
Site do ProUni (Foto: Reprodução)
Nesta etapa o sistema registrou 436.941 candidatos a bolsas. O número de inscrições chegou a 844.864 — cada estudante pode optar até por dois cursos.
O número de bolsas para universidades particulares de ensino superior desta edição do Prouni subiu de 90.010 para 90.045, sendo 55.693 integrais, de acordo com o MEC.
O processo seletivo do Prouni é restrito ao estudante brasileiro que não possui diploma de curso superior, que tenha feito no mínimo 450 pontos e não tenha zerado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Também é necessário ter cursado o ensino médio na rede pública, ou na particular na condição de bolsista.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato não pode ter renda familiar bruta mensal per capita que exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o valor é de três salários mínimos.
G1

Estudante do DF perde 56 kg, ganha vida social e pretende se casar logo

À esq., uma das raras fotos de Silom mais gordo, aos 148 kg. Ao lado, ele correndo na esteira e agora, aos 96 kg (Foto: Arquivo pessoal)
Foi ao jogar bola com os amigos, há dois anos, que o estudante de computação Silom Brandão, de 24 anos, machucou o tornozelo, ficou cinco meses parado e ganhou 50 kg. As madrugadas na frente do computador, disputando jogos online de tiro, e os lanches noturnos à base de pizza, cachorro-quente, bolos, bolachas recheadas e refrigerante também contribuíram para que o jovem saltasse de 100 kg para 150 kg, em 1,95 m de altura.
Na virada de 2011 para 2012, porém, o jovem percebeu que queria um novo ano diferente. Passadas as festas de Natal e réveillon, a primeira medida foi cortar o refrigerante, que acompanhava Silom diariamente, do café da manhã até o amanhecer seguinte.“Nesse período, relaxei na alimentação, não tive controle nenhum, e ficava o dia todo no computador. Aí entrei em depressão, não tinha vontade de fazer nada, passava o dia todo dentro de casa. Minha autoestima foi para o fundo do poço”, lembra Silom, que mora na região administrativa Guará II, a 11 km de Brasília.
“Nas duas primeiras semanas, foi muito difícil, achei que não daria conta. Mas, se você coloca uma coisa na cabeça, tente focar, que vai obter resultado”, destaca. Em seguida, a restrição atingiu frituras, pizzas, biscoitos, chocolates e afins.
“Como de tudo, mas de uma forma bem moderada. Às vezes, dou uma escapulida, mas ‘desço a lenha’ na academia depois e fecho um pouco a boca”, afirma.
Após a mudança na dieta, o segundo passo foram, na verdade, vários. O estudante começou a caminhar, sempre à noite, para que ninguém o visse com todo aquele peso. No começo, os exercícios duravam 15 minutos, três vezes por semana. E os resultados vieram logo no primeiro mês: 12 kg a menos na balança.
“Fiquei tão entusiasmado. Não tive ajuda de ninguém, nem de nutricionista, nem de academia, nada. Mas recebi apoio dos meus irmãos e das minhas tias e primas que moram no Mato Grosso do Sul”, conta.
Silom Brandão vai à academia seis vezes por semana, durante 1h30 a 2h (Foto: Arquivo pessoal)
Da caminhada à corrida
Em julho do ano passado, Silom completou sua primeira corrida de 8 km pelas ruas de Guará II.

“Chorei tanto nesse dia, foi muita emoção. Passei por cada coisa, que só Deus mesmo para saber. Foi muita humilhação, preconceito”, revela.
De lá para cá, ele começou a namorar, voltou a jogar as “peladas” de fim de semana com os amigos e entrou na academia, aonde vai de segunda a sábado. Durante 1h30 a 2h, faz musculação e atividades aeróbicas. Dessa forma, já perdeu 56 kg – chegou aos 94 kg –, ganhou 2 kg de massa muscular e a pele que sobrou no abdômen está quase normal.
Hoje, o estudante corre duas vezes por semana – se continuasse no ritmo anterior, “ia virar um queniano” –, durante 45 minutos, em ritmo acelerado. Ao todo, ele percorre entre 7,5 km e 8 km.
“O que mais perdi foi barriga. Quando sentava, caía tudo para frente. Hoje me sinto bem melhor, minha namorada fala que está bom, que melhorou demais”, comemora.
Os dois começaram a namorar em dezembro de 2012 e, há três meses, moram juntos. Eles pretendem noivar em breve, e o casamento deve ser no ano que vem. Até lá, Tamires também quer afinar a silhueta e "enxugar" 10 kg.Silom conheceu Tamires pela internet, em um site de relacionamentos, quando ele estava com 120 kg, no meio do processo de reeducação alimentar.
“Ela já cortou doces, refrigerante, incluiu frango grelhado, alface. Além disso, estamos indo juntos à academia”, diz.
Pressão alta, dor lombar e gordura
Com a redução de peso, Silom viu, ainda, sua pressão arterial diminuir, de 15 de máxima para 12/8 atualmente. Outra melhora foi na dor na coluna lombar, que havia piorado no período em que o jovem passava horas sentado na frente do computador. Ele acredita que as corridas e a academia ajudaram muito a amenizar o problema.

“Além disso, quando entrei na academia, meu percentual de gordura era de 25%. Agora tenho 17%, e meu objetivo é chegar aos 10%”, revela o estudante, que chegou a usar calça tamanho 54 e camisa XG – hoje veste 46 e G, respectivamente, de um guarda-roupa totalmente renovado. As peças antigas foram doadas para funcionários do condomínio onde ele mora.
Vindo de uma adolescência com sobrepeso e uma família com mais pessoas na luta contra a balança – o irmão mais novo perdeu 30 kg em 2007 e o pai emagreceu 15 kg –, Silom faz planos para o futuro e para a barriga.
“O pouquinho de pele que ainda tenho dá para eliminar com a academia até outubro. No casamento, quero ter um tanquinho já. Espero ganhar mais massa magra, manter o peso e esse estilo de vida mais saudável. Quando tiver filhos, vou ensiná-los desde pequenos: vai ter suco natural da fruta, nada de refrigerante”, ressalta.
G1

Chuva abre cratera na principal avenida da zona Norte de Natal

Cratera na avenida João medeiros Filho prejudica o tráfego de veículos neste sábado (29) (Foto: Jorge Talmon/Inter TV Cabugi)
As chuvas que caíram na noite desta sexta-feira (28) em Natal abriram uma cratera na avenida João Medeiros Filho, principal via da zona Norte da cidade. A Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) já sinalizou o buraco e bloqueou o tráfego de veículos no local.
O conserto da via ficará a cargo do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Não há previsão de quando a obra de recuperação será iniciada.A cratera, na pista que fica no sentido zona Norte/Centro, fica próximo ao acesso à avenida Moema Tinôco. Segundo a CPRE, o congestionamento é pequeno no local. Mesmo assim, os policiais orientam os motoristas a buscarem vias alternativas.
G1

Marcha para Jesus atrai 2 milhões em SP, diz organização

A organização da 21ª edição da Marcha para Jesus estima que 2 milhões de pessoas tenham caminhado da Praça da Luz até a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, na Zona Norte de São Paulo, na manhã deste sábado (29). O evento começou às 10h e deve seguir até as 20h, com shows de bandas e grupos gospel. Segundo o 1º tenente Milord José Guimarães Silva, da Polícia Militar, 800 mil pessoas haviam passado pelo evento até as 18h.
Fiéis levam faixas para o evento religioso realizado neste sábado (Foto: Letícia Mendes/G1)
A primeira estimativa de público foi dada pelo apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo, que preside o evento. Para ele, as manifestações populares que aconteceram no país nas últimas semanas podem ajudar a explicar o número. “Acredito que muitas pessoas foram motivadas pelas manifestações a estar marchando também”, disse.
 A PM não foi procurada para nenhum registro de furto ou roubo até as 18h. Já a organização da Marcha Para Jesus informou que até o horário cerca de 500 pessoas haviam procurado o atendimento médico, após se sentirem mal por causa do calor, alimentação, desmaios, pressão baixa e hipoglicemia. Os fiéis receberam os primeiros socorros e foram liberados - apenas uma adolescente que teria se machucado na aglomeração foi encaminhada ao Pronto Socorro de Santana para exames.
Os participantes levaram faixas para o evento deste sábado. Em uma delas, era possível ler "Cura Gay, uma mentira dos ativistas gays", em referência ao projeto que tramita na Câmara e foi aprovado em 18 de junho na Comissão de Direitos Humanos. O projeto de lei determina o fim da proibição, pelo Conselho Federal de Psicologia, de tratamentos que se propõem a reverter a homossexualidade.
Foto postada no twitter do deputado Marco Feliciano, 'Foto Marcha Pra Jesus - EU REPRESENTO VOCÊS!' (Foto: twitter/marcofeliciano)
O deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da comissão, participou do evento em cima de um trio elétrico. Ele publicou foto em seu perfil no Twitter com a mensagem "Eu represento vocês!" escrita na camiseta, uma resposta a manifestantes que afirmam não serem representados pelo deputado.
Os fiéis levaram outras faixas para a marcha, entre elas uma escrita "Procurando Lula" e outra "Manifestação pacífica tem limite. Fora baderna e vandalismo", essa última em referência aos recentes protestos.
O ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), esteve no evento na tarde deste sábado. "É uma festa maravilhosa, da cidadania, um presente para São Paulo. Eu, como prefeito, participei de várias edições. É um dia de muita festa", disse.
O tema da Marcha para Jesus deste ano é "Novo Tempo". Entre as bandas e grupos de música gospel que vão se apresentar ao longo deste sábado estão Renascer Praise, Diante do Trono, Aline Barros, Ao Cubo, Inesquecível, Asaph Hernandes, Davi Sacer, Regis Danese, Mariana Valadão, André Valadão, Cassiane, Thalles Roberto, Marcelo Aguiar e Fernandinho.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueou vias da capital paulista para a realização do evento. Confira:
- A Avenida Tiradentes, sentido Aeroporto de Congonhas, teve sua pista local interditada entre a Rua dos Bandeirantes e a Rua Mauá. Também foi bloqueada da pista expressa, entre a Avenida do Estado e o Túnel Tom Jobim;
- A pista central da Avenida Santos Dumont, sentido Praça Campo de Bagatelle, teve seu trânsito desviado para a pista local em direção à Marginal Tietê, no sentido Ayrton Senna;
- O tráfego no sentido Norte-Sul foi desviado pela Avenida Brás Leme, seguindo pelas avenidas Rudge, Rio Branco e Rótula Central, ou para quem se destina à Zona Sul, pelas avenidas Abraão Ribeiro e Pacaembu. No sentido Sul-Norte, o motorista segue pela pista local do eixo, até a Avenida Tiradentes, Rua Pedro Vicente e Avenida Cruzeiro do Sul;
- A Praça Heróis da FEB e a Avenida Santos Dumont ficarão bloqueadas em ambos os sentidos no trecho entre a Avenida Brás Leme e a a Praça Campo de Bagatelle até as 23h deste sábado. 
G1

Dilma tem 30% das intenções de voto e enfrentaria 2º turno, diz Datafolha

A presidente Dilma Rousseff perdeu apoio dos eleitores, em meio a protestos que acontecem nas principais cidades do país, e, se as eleições presidenciais fossem hoje, ela teria provavelmente de enfrentar o segundo turno, segundo nova pesquisa Datafolha, publicada na edição deste domingo (30) do jornal "Folha de S.Paulo".
Segundo a pesquisa, Dilma teria hoje 30% das intenções de votos para a disputa presidencial de 2014, em um cenário de disputa que inclui Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Nesta simulação, a petista tinha 51% das intenções de voto na pesquisa anterior, realizada nos dias 6 e 7 deste mês. Ou seja, a presidente perdeu 21 pontos em três semanas.
Em segundo lugar aparece Marina Silva, que subiu de 16% para 23%. Aécio foi de 14% para 17%. Campos oscilou de 6% para 7%. Os três adversários juntos pularam de 36% para 47%.
A pesquisa foi realizada na quinta (27) e sexta (28) com 4.717 pessoas, em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.O número de eleitores que dizem não saber quem escolher ou que afirmam votar em branco, nulo ou nenhum subiu de 12% para 24%.
Cenários com Barbosa e Lula
O Datafolha também inclui Joaquim Barbosa, nas simulações. Em seu melhor cenário, o  presidente do Supremo Tribunal Federal (STF, aparece com 15% das intenções de voto, empatado com Aécio e atrás de Marina (18%) e Dilma (29%). Campos pontua 5%.

No cenário com Lula sendo o candidato do PT, ele poderia vencer no primeiro turno, segundo o Datafolha, apesar de também ter caído. Na simulação em que a disputa inclui Marina, Barbosa, Aécio e Campos, Lula teria 45% e os quatro adversários somariam 43% e ficam empatados tecnicamente com o ex-presidente.
Em outro cenário, sem Barbosa na disputa, Lula tem 46% das intenções contra 37% de Marina, Aécio e Campos somados, o que apontaria para uma vitória no primeiro turno.
Aprovação da gestão Dilma cai 
Pesquisa divulgada pelo Datafolha neste sábado (29) mostra que a aprovação do governo Dilma caiu para 30%. O número de eleitores que consideram o governo bom ou ótimo caiu 27 pontos percentuais desde o início dos protestos no país. Há três semanas, a aprovação era de 57%. De acordo com o instituto, é a maior queda de popularidade registrada desde o início da gestão Dilma.

É a segunda vez desde que a presidente assumiu o cargo, em 2011, que sua avaliação cai acima da margem de erro da pesquisa. Em março, o índice de aprovação do governo atingiu 65%.

O percentual de pessoas que consideram a gestão Dilma ruim ou péssima passou de 9% para 25%, segundo a pesquisa. A nota média da presidente, numa escala de 0 a 10, caiu de 7,1 para 5,8.

Os entrevistados pelo Instituto Datafolha também avaliaram o desempenho da presidente em relação aos protestos. O levantamento apontou que, para 32%, a postura de Dilma foi ótima ou boa. Outros 38% julgaram como regular e 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Diante das manifestações em centenas de cidades brasileiras, a presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento na TV no dia 21 de junho e propôs aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais convidados por ela para reunião no Palácio do Planalto, no dia 24, a adoção de cinco pactos nacionais: por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação.
G1

Brasil e Espanha agita mercado paralelo e ingressos chegam a R$ 10 mil; Fifa alerta

Quanto vale ver de perto os maiores jogadores da atualidade, no confronto entre a seleção que mais ganhou a Copa do Mundo e a atual campeã? A expectativa pelo duelo entre Brasil e Espanha, amanhã, no Maracanã, aqueceu o mercado paralelo de ingressos.
Cambistas, torcedores incitados pela oportunidade e empresas não autorizadas vendem entradas para a final da Copa das Confederações com preços variando entre R$ 1000 e R$ 10 mil, com aumento de até 2500% em relação ao valor cobrado originalmente pela Fifa.
Site internacional vende até em euro
Site internacional vende até em euro Foto: Terceiro / Agência O Globo São desde consumidores que compraram com antecedência e decidiram lucrar, que postam mensagens em redes sociais, sites de revenda e portais de empresas especializadas na comercialização de eventos. No Mercado Livre e no Bom Negócio, é possível encontrar, com descontos, entradas a R$ 1000. Cambistas oferecem a R$ 1500 e avisam que está acabando. Na internet, o mercado não-autorizado tem entradas chegando a R$ 10 mil no site internacional Viagoo, que vende em várias moedas. O camarote custa R$ 16.806,66. Pela venda oficial, a Fifa cobra nas categorias 1,2 e 3, respectivamente, R$ 418, R$ 266 e R$ 190.
Mercado Livre também tem ingressos
Mercado Livre também tem ingressos Foto: Terceiro / Agência O Globo A grande procura gerou um cuidado excessivo de torcedores que retiravam o ingresso nos estandes da Fifa no Rio. No Centro, uma família de São Paulo comemorava a conquista e procurava uma entrada a mais para um dos integrantes. Mas na hora da foto, nada de retirar o bilhete do fundo da bolsa. Um outro casal paulista aceitou posar, mas rapidinho, com medo de chamar atenção. "É um investimento. Pagaria até R$ 1000. O meu foi R$ 266, não achei caro", contou Marcel Camba, que chegou ao Rio em avião lotado de paulistas que desembarcarão no Maracanã. Pesquisadores que montavam um perfil do público da decisão eram abordados por interessados na compra. A busca pelas entradas ainda acontece hoje nos estandes. Cerca de 7500 ingressos ainda não foram retirados.
A Fifa alerta que proíbe "qualquer revenda não autorizada e, particularmente, preços excessivos sobre os preços originais", e que "a única fonte oficial de ingressos para a Copa das Confederações da FIFA é o site Fifa.com". Em nota, informa ainda que "existe a possibilidade de os ingressos vendidos ilegalmente já terem sido cancelados e invalidados, o que neste caso impossibilita a entrada do torcedor no estádio". Caso um torcedor esteja com um ingresso em nome de outra pessoa, a entrada não é garantida.
Venda no site Bom Negócio
Venda no site Bom Negócio Foto: Terceiro / Agência O Globo A tentativa de coibir a venda ilegal será feita pela Fifa e pela Prefeitura do Rio. A provedora de serviços de emissão de bilhetes da organizadora da competição, MATCH Services, criou uma equipe de fiscalização. Os trabalhos estão em andamento sob a coordenação do Ministério do Esporte para que a Fifa e a MATCH Services estejam em lugares estratégicos a fim de cooperar com as autoridades nos dias de jogos. Na decisão de domingo, cerca de 550 agentes da Secretaria de Ordem Pública também vão atuar no entorno do Maracanã. No dia 20, guardas municipais prenderam 22 cambistas que agiam nas imediações do estádio.
O comércio informal na internet, porém, é difícil de controlar. No Twitter, usuários avisam da oferta e até disfarçam. "Um amigo meu está vendendo ingresso para a final da Copa das Confederações do Brasil! Categoria 3 - Quem tiver interesse envie por DM!", postou um internauta, pedindo discrição em mensagem direta. "Vendo ingresso para semi final da Copa das Confederações Itália x Espanha. Detalhes por DM", escreveu outro. "Amigo meu vendendo ingresso pra Brasil x Espanha no domingo! Interessados... DM!", disfarça um usuário.
A Fifa tem um site que permitia a revenda e transferências de entradas. Mas a Plataforma de Transferência e Revenda de Ingressos possui uma série de regras para as transações. Cada pedido de mudança de nome em cada ingresso precisava ser feito com até três dias de antecedência em relação à data das partidas, através de um requerimento gratuito. A entidade exige ainda a declaração de um motivo para a transferência do ingresso.
Casal paulista exibe ingresso, mas teme assalto Foto: Percio Campos/Extra / Agência O Globo
Para ler mais notícias do Araruna Online, clique em ararunaonline.com/noticias. Siga também o Araruna Online no Twitter e por RSS.

Apenas 6% dos presos na Paraíba trabalham

fbf0f47df8f93982822eEntre os 27 Estados brasileiros, a Paraíba é o 5º pior em relação à atividade laboral dentro do sistema penitenciário, segundo levantamento do Instituto Avante Brasil realizado com base nos dados do Sistema de Informações Penitenciárias (InfoPen). O estudo mostra que apenas 6% de um total de 8.756 presos paraibanos trabalhavam internamente em 2012, ou seja, somente 558 presos estavam exercendo algum tipo de atividade nos presídios paraibanos no ano passado. Isso resultou na taxa de ocupação de 63,7 detentos a cada mil.

Conforme o estudo, a Paraíba ficou com a pior média de presos por mil detentos em atividade laboral no ano passado. O Estado só perdeu para Alagoas (taxa de ocupação de presos ficou em 57,5), Rio Grande do Norte (48,9), Ceará (26,3) e Rio de Janeiro (15,3). A Paraíba também ficou abaixo da média do país que foi de 167 presos ocupados a cada mil. No Brasil, dos quase 550 mil presos, aproximadamente 92 mil (17%) trabalhavam em atividades dentro dos presídios.

O estudo revela ainda que das 8.756 pessoas da população carcerária, em 2012, 8.164 eram do sexo masculino e 592 do sexo feminino. Desse total, somente 558 exerciam algum tipo de atividade laboral na penitenciária, sendo 508 homens, dos quais 372 realizavam apoio ao estabelecimento penal, 18 prestavam atividades em parceria com órgão do Estado, 110 produziam artesanato e 8 faziam atividade rural. Já as 50 mulheres que foram identificadas realizando atividade laboral nesse período, todas prestavam apoio no próprio estabelecimento penal.

Ainda conforme a pesquisa, nenhum detento foi registrado exercendo trabalho em parceria com a iniciativa privada, em parceria com paraestatais (Sistema S e Organização Não Governamental) e nem em atividade industrial.

De acordo com o secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, Walber Virgolino, a pasta tem procurado, desde o início da gestão, inserir os presidiários em diversas atividades, sejam educacionais ou laborais, a exemplo da parceria firmada recentemente entre governo do Estado e a indústria PetPlast, que está sendo implantada para levar 50 vagas de trabalho aos presídios de João Pessoa.

“Estamos executando ações com o objetivo de reintegrar o apenado à sociedade. Essa parceria vai ofertar não só o trabalho, mas uma segunda chance para a vida deles, que vão ocupar o tempo ocioso com experiência profissional e qualificação através de cursos. A previsão de produção da empresa, assim que estiver em funcionamento, é de 20 mil embalagens do tipo pet por mês, podendo atender a Paraíba e Estados vizinhos”, disse.

Segundo Walber, a empresa que tem sede na cidade de Recife, em Pernambuco, vai qualificar os reeducandos, através de parcerias que irão buscar junto ao Senai para que se possa, cada vez mais, promover a reinserção social dos detentos, trazendo novas perspectivas de vida para os detentos. (Colaborou Luzia Santos)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...