quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ceramista paraibano ganha prêmio em feira de artesanato no Recife

Ceramista Zé Pituca posa com uma de suas criações. (Foto: Divulgação / Secom-PB)
Com uma peça intitulada 'Armagedon', o ceramista paraibano José Fábio foi o segundo colocado na premiação do Salão de Arte Popular Ana Holanda, na 14ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). A feira acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e o artesão, também conhecido como 'Zé Pituca', é natural da cidade de Areia.
O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) conta com seis estandes no evento, em parceria com o Sebrae-PB. Lá estão expostas peças de cerâmica, madeira, fibra, fio, brinquedo, couro, tecelagem e osso. O espaço Top 100 Sebrae reúne objetos premiados vindos das cem unidades produtivas mais competitivas do Brasil, entre elas quatro da Paraíba.Zé Pituca comemorou a premiação e a oportunidade de representar a Paraíba. “Sou bastante conhecido na minha região, mas foi a primeira vez que saí do Estado para participar de um evento. Fiquei feliz pela colocação e ainda por ter levado para casa R$ 5 mil”, comentou. Cinquenta artistas de todo o país foram avaliados por uma comissão julgadora de colecionadores, estudiosos, professores da UFPE e pesquisadores de arte popular. Através de uma urna eletrônica, os visitantes também puderam votar.
As quatro unidades paraibano representadas no evento são Associação das Artesãs de Monteiro (Assoam), Cooperativa Mista Agro-Artesanal de Juarez Távora, Associação das Artesãs Rurais de Serra Rajada (Desfiar) e a Cooperativa de Produção Têxtil, Afins do Algodão Colorido (Natural Fashion CoopNatural).
“Elas ganharam reconhecimento nacional pelo trabalho que executam e o direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato até dezembro de 2014. Além desse espaço, os visitantes podem conferir a diversidade do artesanato distribuídos nos estandes”, destacou a gestora do PAP, Ladjane Barbosa.
O estado da Paraíba ainda está representado por artesãos independentes que começaram no PAP e fizeram carreira no artesanato, como Roberto Hollanda, ceramista de Campina Grande, e Nené Cavalcanti, referência nos anjos e figuras femininas de barro.
G1pb

Jovem desaparece na PB e família diz que ela foi levada por ex-marido

Uma jovem da cidade de Jacaraú,  Litoral Norte da Paraíba, está desaparecida desde a tarde da última segunda-feira (8). Segundo familiares de Fernanda Cristina dos Santos, de 21 anos de idade, ela foi levada de casa à força pelo ex-companheiro. A Polícia Militar tem feito buscas, mas ainda não encontrou pistas que pudessem levar até a jovem.
De acordo com a  família de Fernanda, ela foi morar com a irmã e com o cunhado após se separar do companheiro. O homem, no entanto, estaria insatisfeito com a separação e foi à procura da ex-mulher. Ele teria arrombado a casa e tirado e levado Fernanda de lá. “Um homem viu quando ele entrou com ela em um matagal e aí ninguém os encontrou mais”, afirmou o cunhado de Fernanda, Josivaldo Barbosa.
A Polícia Militar disse que chegou a ser informada que a jovem estaria sendo mantida presa em um sítio na cidade de Curral de Cima. “Fomos até o sítio, porém sem êxito”, afirmou  o soldado Ariano Dantas. As buscas da polícia têm sido focadas principalmente na zona rural de Jacaraú.
A polícia pede que quem tiver alguma informação que possa ajudar a encontrar Fernanda que informe pelo 190.
G1pb

Multifeira já arrecada mais de 2t de alimentos em João Pessoa

Mais de duas toneladas de alimentos já foram doadas pelos visitantes da 19ª edição da multifeira Brasil Mostra Brasil, que acontece até domingo (14) em João Pessoa. Todo o material arrecadado vai ser destinado à campanha Corrente Contra a Seca, da Rede Paraíba de Comunicação, que beneficia famílias afetadas com a estiagem na Paraíba.
Cortador manual de legumes chama atenção pela praticidade (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Até esta sexta-feira (12), quem chegar ao evento até as 18h pode dispensar a compra do ingresso por 2kg de alimentos não perecíveis, menos o sal. A 19ª edição da Brasil Mostra Brasil acontece até 14 de julho no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na PB-008.

Nesses três útimos dias de multifeira, as portas do Centro de Convenções serão abertas às 14h. Com isso, as pessoas terão uma hora a mais para aproveitar as promoções na reta final do evento.

Entre as atrações estão o salão de animais, a volta do salão de veículos e artesanato internacional, danças gaúchas, BMB Fashion com desfiles de moda, Mostra Militar do Exército e programas, projetos e serviços da administração pública, além das tradicionais bijouterias, relógios, calçados, bolsas, sapatos e confecções.

Para facilitar o acesso de quem vai de ônibus, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) vai aumentar a quantidade de veículos nas duas linhas que vão chegar ao Centro de Convenções, a 507 Cabo Branco (o terminal vai mudar para o Centro de Convenções) e a 1007 Integração/Jacarapé (que fará o percurso da entrada de Mangabeira até o Centro de Convenções). Todas as demais linhas da cidade podem fazer a integração temporal ou física com essas duas linhas. No local, há vaga para cerca de dois mil veículos.
G1pb

Jovem perde aposta e tatua foto de vencedor de Wimbledon nas nádegas

Will Hirons exibe tatuagem com foto do tenista Andy Murray, vencedor do torneio Wimbledon (Foto: Caters)Um jovem de 27 anos perdeu uma aposta e teve que fazer uma tatuagem do tenista escocês Andy Murray, vencedor do torneio de Wimbledon e responsável por encerrar um jejum britânico que durava desde 1936.
De acordo com o jornal britânico “Metro”, Will Hirons estava confiante que o vencedor seria o tenista Novak Djokovic que fez uma aposta com os amigos de que, caso o britânico vencesse, tatuaria o rosto de Murray nas nádegas, além da data da vitória.
Djokovic acabou perdendo na final, fazendo com que Will fosse até um estúdio de tatuagem, acompanhado dos amigos, para cumprir a promessa. “Sou um homem de palavra. É a lembrança de um momento de orgulho, mas minha namorada me acha um idiota”, revelou o rapaz ao jornal.
G1

Secretário de AL diz na internet que protesto é pago pelo governo federal

O secretário de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE), Adriano Soares, provocou repercussão na internet, nesta quinta-feira (11), ao postar em seu perfil do facebook um vídeo da cantora Eliana com uma música em que ela usa palavras ofensivas. Na postagem, o secretário diz que a "homenagem" é para os manifestantes que aderiram ao Dia Nacional de Lutas em Alagoas e ainda sugere que eles estão sendo pagos pelo governo federal para protestar.
Secretário Adriano Soares utilizou o Facebook para mandar mensagem aos manifestantes. (Foto: Divulgação/Facebook)
Secretário Adriano Soares utilizou o Facebook para mandar mensagem aos manifestantes.
(Foto: Divulgação/Facebook)
vídeo foi postado inicialmente em uma rede de compartilhamento e virou uma febre na web. Entretanto, os internautas criticaram a associação feita por Soares no momento político atual. "Por isso não fui trabalhar hoje, para não ficar na rua tomando no c... Abraços, secretário", dizia um internauta ao comentar a postagem na página do secretário, deletada minutos depois da má repercussão.
Outro reforça: "Esperava mais de um secretário de estado". No início da tarde, o secretário da Educação usou a mesma rede social para se retratar pela atitude. Soares reconheceu que o texto foi "infeliz" e que "não é uma postura que se espera de um homem público".
Adriano Soares explica post sobre música "Vai Tomar no Cu". (Foto: Reprodução Facebook)Adriano Soares explica post sobre música ofensiva em rede social. (Foto: Reprodução/Facebook)
A reportagem do G1 entrou em contato com o secretário Adriano Soares, por meio da sua assessoria de imprensa, para falar sobre a repercussão da postagem. Mas, de acordo com o assessor, o posicionamento do secretário era o mesmo publicado na retratação.
G1

Possibilidade de vazar informações do pré-sal preocupa, diz ministro

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta quinta-feira (11) em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que existe preocupação em caso de vazamento de informações sobre o pré-sal.
O ministro foi ao Senado para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de monitoramento pelos Estados Unidos no Brasil. No domingo, reportagem do jornal “O Globo” revelou que, na última década, pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (National Security Agency - NSA, na sigla em inglês) por telefonemas e e-mail.
“Temos preocupação enorme com a possibilidade de vazamento de informações estratégicas. As informações sobre as jazidas do pré-sal, embora a Petrobras tenha aparato com grande segurança”, afirmou. “Se colocar informação dessas na rede, tem grande possibilidade de isso ficar exposto, principalmente se mandar e-mail ou qualquer comunicação, com possibilidade de alguém interceptar.”
“Quando foi anunciado o pré-sal, isso foi discutido em reuniões internas com o presidente da República, foi discutido o que se faria”, afirmou.
Apesar de ter dito no início da audiência que "não há novidade" sobre a existência de casos de espionagem internacional, Bernardo negou que o governo tivesse conhecimento dos denunciados pela imprensa, incluindo uma suposta base de interceptação de dados em Brasília.   “Se houve funcionamento dessa base, foi coisa clandestina [...]. Não há acordo secreto dentro do aparato do estado”, declarou.
Nesta quarta, também em audiência no Senado, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse haver “vulnerabilidade” nos sistemas de proteção cibernética no país. O ministro chegou a  afirmar que não usa e-mail para tratar de assuntos importantes. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, informou que o governo estuda levar as denúncias de espionagem para discussão em fóruns internacionais.O ministro também demonstrou preocupação com a necessidade de proteção contra esse tipo de incidente. “O fato de nós sabermos que existe esse tipo de monitoramento, captura de dados, essa ‘xeretagem’ de dados no plano internacional, não pode nos fazer concordar com isso, não podemos deixar de ficar indignados com fatos como esse. Temos que reconhecer a necessidade de os estados, de um modo geral, se protegerem de incidentes e até de guerras cibernéticas”, afirmou.
Ao longo da semana, o governo anunciou medidas para apurar as denúncias de espionagem no Brasil pelos Estados Unidos. Além de convocar o embaixador norte-americano em Brasília, Thomas Shannon, para prestar esclarecimentos sobre o caso, o Executivo anunciou a criação de um grupo técnico interministerial para realizar investigações, além da abertura de inquérito pela Polícia Federal. O caso também é investigado pela Anatel.
G1

Prefeitura Municipal de Várzea promove curso de Instalador Hidro Sanitário, com 36 vagas.

Foto ilustrativaA Prefeitura Municipal de Várzea, através das secretarias do Trabalho e Assistência Social e Secretaria de Educação, estarão promovendo o curso de Instalador Hidro Sanitário, com 36 vagas, nos turnos vespertino e noturno, distribuídos em duas turmas de 18 alunos cada.
  

O curso tem a parceria do SESI, SENAI, AMANCO e Prefeitura Municipal e será iniciado hoje, dia 09 de julho de 2013, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Mineração.
  


Os critérios utilizados no ato da inscrição foram os seguintes: cidadão acima de 16 anos, alunos matriculados do EJA, não ter nenhuma profissionalização nesta área.

Município de Várzea é contemplado com mais um Ônibus Escolar

O Município de Várzea e principalmente o público estudantil está lisonjeado por mais uma conquista de um ônibus escolar, recebido hoje, dia 10 de julho de 2013, para atender toda a rede municipal de ensino e também os estudantes universitários.
  
A aquisição deste ônibus foi através da parceria do Governo Federal – FNDE e a Prefeitura Municipal de Várzea, firmado pelo termo de compromisso 6468/12, no valor de R$ 250.500,00. Com este, são 04 ônibus adquiridos pela gestão atual.
  
Segundo o secretário de educação, José Amilton da Costa, a aquisição de mais este ônibus, reitera mais uma vez o compromisso da gestão atual em procurar sempre atender a Educação Municipal com prioridade. “É prazeroso ter um gestor como José Ivaldo (Galego) que tem como prioridade em sua gestão a educação de seu povo, e mais uma vez fomos buscar e agora chegou em boa hora, mais esse transporte escolar”, declarou o Secretário.
  
Após a aprovação da emenda à Medida Provisória nº593/2012, que dispõe sobre o apoio da União às redes públicas de educação básica na aquisição de veículos para o transporte escolar, encabeçada pelo Deputado Federal Efraim Filho (DEM) e promulgada na Lei Federal nº 12.816/13, deferindo que os ônibus escolares podem transportar estudantes universitários, o Prefeito José Ivaldo de Morais (Galego) juntamente com o Presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Magno de Medeiros Araújo, estarão realizando na próxima sexta-feira, dia 12 de julho, uma reunião extraordinária, às 10h na sede da Câmara Municipal, com todos os estudantes universitários para que possam realizar a regulamentação municipal em relação ao transporte escolar para os universitários.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...