sexta-feira, 26 de julho de 2013

Pescador flagra onça atacando jacaré no Pantanal mato-grossense

Onça capturou jacaré às margens de rio no Pantanal (Foto: Juliano Macedo/ VC no G1)
Enquanto pescava com amigos no Rio Dois Irmãos, na localidade de Porto Jofre, em Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá, região do Pantanal mato-grossense, o engenheiro agrônomo Juliano Macedo flagrou o momento em que uma onça pintada capturou um jacaré na beira do rio. O grupo com o qual ele estava, em um barco a motor, no último sábado (20), recebeu uma informação, via rádio, de que a onça estava nas margens do rio e foi até o local para vê-la.
Eles pararam o barco a aproximadamente 20 metros do local onde a onça estava, apesar de saber do perigo que corriam. "Ela esturrava perto de nós, mas qualquer coisa se ela viesse a gente seguiria, pois o barco estava com o motor ligado. O único problema era se o motor falhasse", disse, em tom de brincadeira. No barco, tinha quatro pessoas. O engenheiro contou que essa foi a primeira vez que tinha ido pescar nessa região.Eles foram avisados por outros turistas que, segundo ele, passam horas observando a mata na tentativa de ver o animal de perto. "Quando nós chegamos ela estava sozinha na beira do rio. Daí viu o jacaré e pegou", contou. Segundo Juliano, o animal ficou por cerca de 10 minutos no local e depois voltou para a mata. "Estávamos pescando, vimos a onça e peguei a câmera de uma colega que estava no barco também para tirar foto", afirmou, ao lembrar que naquele final de semana ele e os colegas viram quatro onças perto dos rios.
Antes de atacar animal, onça foi vista andando na mata, perto do rio (Foto: Juliano Macedo/ VC no G1)O jacaré foi devorado pela onça. Essa cena também foi presenciada pelo grupo de funcionários de uma empresa de Cuiabá, que foi ao Pantanal passar o final de semana.
De acordo com a professora Sandra Correia, coordenadora de Animais Silvestres do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é comum onças atacarem jacarés, como presas, independentemente do tamanho. "É lógico que se o jacaré for maior o risco na hora da captura é maior", disse. Ela explicou ainda que, normalmente, elas devoram só algumas partes, já que algumas são de dificíl digestão. "Em geral, a gente encontra restos da carcaça", disse.
G1
  •  

Dentro de presídio no AM, presa posta no Facebook: 'cadeia é faculdade'

Mais detentas da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, foram flagradas publicando fotos no Facebook. Em algumas publicações, uma presa se refere à Vidal Pessoa como "faculdade". A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), que investiga as publicações, limitou-se a confirmar que uma das internas da cadeia tem se comunicado com amigos e parentes por meio da rede social. O órgão declarou que não vai se manifestar sobre o novo caso até a conclusão da sindicância.

No dia 20 de junho, ela postou a foto de uma companheira de biquíni, com a legenda "Olha a noiva cadave no seu banho de sol n facudade (sic)". Em outra imagem, do 3 de junho, internas jogam dominó. "As coleguinha so dominó na facudade (sic)", disse a detenta, na legenda.

  •  
Presa postou a foto de uma companheira de biquíni dentro da cadeia (Foto: Reprodução/Facebook)
A última postagem da detenta ocorreu na quarta-feira (24), quando mudou a foto do perfil. Em uma das publicações mais recentes, ela mostra-se ansiosa para rever a família. "Hoje e minha vizita to mt anciosa pra ver minha mae meus filhos (sic)", escreveu. No mesmo dia, ela comemora uma suposta ida para casa em menos de um mês. "Aiii gente to mt feliz aqueli pessoal ki mim da as força pois mais um advogado pra mim ela mim falou ki em menos de um mes vou pra casa senhor mt obrigado meu deus (sic)".
No dia 6 de julho, ela mostrou preocupação com amigos presos no Centro de Detenção Provisória (CDP), localizado no Km-8, da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR). "Aiii senhor nao permita ki nada de mau acontece com meus amigo alan daniel jonas frank ki estao na keli lugar senhor se tevertendo rebeliao no cdp protejes elkedlks pra mim (sic)", acrescentou.
No perfil, existem ainda fotos da detenta tomando banho e pintando o cabelo. Em uma imagem postada no dia 3 de fevereiro, a interna afirma que a comida da unidade prisional não é boa. "Olha as meninas da cela comendo rango ruim (sic)", comentou. "Linda e lora so falta liberdade (sic)", disse em outra publicação.
Em publicação, detenta dizia que ia 'curtir muito na pista' com outra presa (Foto: Reprodução)
Vidal Pessoa passou por revista no início de julho
No início do mês, a Sejus realizou revista na Vidal Pessoa e apreendeu celulares, carregadores, tesouras e armas artesanais. O fato ocorreu após a divulgação de imagens de presas que usavam redes sociais de dentro do presídio. Com acesso à internet, elas relatavam o dia a dia na cadeia e mostravam que tinham regalias, como uma manicure que atendia à ala feminina. As 17 presas identificadas nas imagens foram transferidas para o isolamento no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

No dia 11 de julho, a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa registrou uma rebelião. Os presos incendiaram colchões e houve ainda conflito na área externa da cadeia, com familiares de detentos tentando invadir a unidade prisional. Ao todo, segundo a Sejus, 53 presos ficaram feridos no motim e 60 foram transferidos da unidade.
G1

Van cai de garagem de hospital e mata pedestre na Zona Sul de SP

Um homem que caminhava numa calçada da região do Hospital Albert Einstein, no Morumbi, na Zona Sul deSão Paulo, morreu após ser atingido por uma van que caiu da garagem do hospital.
O veículo fazia entrega de laticínios e estava na garagem do hospital quando despencou na calçada e atingiu o pedestre, por volta das 7h. Segundo o Hospital Albert Einstein, a vítima foi "prontamente atendida pelos Bombeiros e pela equipe médica" do centro médico, mas não resistiu.
A perícia foi ao local. Segundo o SPTV, o motorista disse que não puxou o freio de mão. Por volta das 12h20, o veículo era removido da Rua Ruggero Fasano. Até o horário, o nome da vítima ainda não havia sido divulgado. A polícia investiga o caso.
G1

Proposta de extinção do auxílio-reclusão aguarda relator na CCJ

Protestos nas redes sociais foram um dos motivos que levaram o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) a propor, no início deste mês, o fim do auxílio-reclusão. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2013 retira o auxílio-reclusão dos benefícios previdenciários elencados no art. 201 da Constituição. A PEC aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Em junho, a extinção do auxílio-reclusão foi mencionada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, como ponto que deveria constar da pauta prioritária definida em acordo com líderes partidários.
Nas redes sociais, o assunto gera polêmica, com o auxílio sendo chamado de “bolsa-reclusão” e “bolsa-bandido” e tratado como uma “indenização ao criminoso” - como se fosse pago a todos que cometeram crimes. Na verdade, o benefício é pago aos dependentes de presos em regime fechado ou semiaberto, desde que esses presos sejam contribuintes do INSS. O objetivo é garantir o sustento para a família que antes dependia da renda do indivíduo preso.
O auxílio-reclusão só é devido à família do segurado cujo último salário-de-contribuição não ultrapasse R$ 971,78. Já o valor do benefício corresponde à média dos 80% maiores salários-de-contribuição do período contributivo.
Na justificativa do projeto, Alfredo Nascimento cita “protestos enfurecidos” de brasileiros e afirma que, para a sociedade, é difícil aceitar a concessão do benefício a quem cometeu um crime. Para ele, acabar com o benefício pode “desonerar a Previdência Social de um encargo que se mostra, pela conjuntura atual, indevido e injusto”.

PEC reduz intervalo entre eleição e posse de prefeitos e vereadores

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 259/13, do deputado João Ananias (PCdoB-CE), que altera para 1º de novembro do ano das eleições a data de posse de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Caso haja segundo turno, os eleitos tomarão posse um mês após sua realização.

Atualmente, segundo a Constituição, os eleitos assumem o cargo em 1º de janeiro do ano seguinte ao pleito.

Regra de transição
Para os representantes eleitos na primeira eleição após a alteração constitucional, a norma não será válida. Nesse caso, prefeitos e vices tomarão posse em 1º de janeiro, e vereadores no dia seguinte ao final do mandato daqueles que deixam o cargo. Os mandatos terminarão em 1º de novembro do ano das eleição de seus sucessores.

De acordo com João Ananias, se a medida valesse para a primeira eleição, “isso violaria o voto dos eleitores, porque reduziria os mandatos dos então detentores dos cargos de prefeito, cujos mandatos só poderiam terminar em 1º de janeiro do ano seguinte aos dos sucessores”.

Intervalo
Na opinião do autor, o intervalo atual entre o resultado das eleições e a posse dos prefeitos “vem-se mostrando muito grande”. João Ananias argumenta que, como o novo detentor do cargo só assume no início do ano seguinte ao das eleições, os municípios permanecem aproximadamente três meses sem a supervisão dos eleitos. “Esse fato vem acarretando o desmonte das finanças desses entes, além de angústia e instabilidade para a população”, sustenta.

Ainda conforme o deputado, o sistema eletrônico de votação e apuração torna possível promover a mudança. “Diante do uso da tecnologia nos pleitos, não há mais justificativa para a demora da posse dos eleitos, que tanto prejuízo tem causado aos municípios brasileiros”.

Tramitação
Inicialmente, a PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à admissibilidade. Se acolhida, terá de ser analisada por uma comissão especial. No Plenário, terá ser aprovada em dois turnos por, pelo menos, 3/5 dos deputados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...