sábado, 27 de julho de 2013

Produtores do Município de Várzea PB tem destaque no cultivo da palma forrageira

Produtores do Município de Várzea PB tem destaque no cultivo da palma forrageira, com uma variedade resistente a praga Cochonilha-do-Carmim. Em visita nesta segunda feira dia 22 de julho do corrente ano no Sitio Juremal localizado na comunidade Rio de Várzea, propriedade do senhor Francisco Fernandes Neto conhecido por (Chiquinho do Juremal) a Secretaria de Agricultura e Pecuária Municipal parabenizou o produtor pela ideia do cultivo desta cultura e o método como irrigar por gotejamento, uma prática de economizar água que ficará como um exemplo para os demais produtores do Município.
  
A Cochonilha-do-Carmim é uma praga que, por meio da alimentação continuada, aliada ao aumento da infestação, ameaça seriamente a cultura da palma forrageira por deixar a planta debilitada, provocando seu amarelecimento, seca e morte em curto espaço de tempo. Segundo dados do Ministério da Agricultura (MAPA) e da Defesa Vegetal Estadual (PB), já foram detectadas populações economicamente danosas da Cochonilha-do-Carmim em mais de 80 municípios da Paraíba.
  
“A palma forrageira exerce uma importante alternativa econômica e social para o Semiárido brasileiro por se apresentar como a principal fonte de alimento para os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos da região, sobretudo nos longos períodos de estiagem o que vivencia, nosso Município” resume a equipe da secretaria.
  
De acordo com o Secretário Adjunto de Agricultura e Pecuária, Caitano Nóbrega, o produtor Chiquinho do Juremal está  de parabéns pelo feito, uma vez que, em tempos de estiagens como estamos vivenciando, esta prática irá garantir a sustentabilidade para seu rebanho, e aconselha aos demais produtores locais adotarem este método.

Vídeo de tubarão encontrado em praia de João Pessoa causa pânico em internautas

tubarãoUm vídeo publicado nesta sexta-feira (26), por um internauta da rede social Facebook, está provocando manifestações de pânico nos banhistas que frequentam a orla marítima de João Pessoa….
Nas imagens, um grupo de pescadores aparece tentando resgatar um tubarão que teria aparecido na Praia da Penha, no Litoral paraibano.
Na publicação original do vídeo, o autor Berg Lacerda comenta que as imagens foram flagradas por volta das 9h, pela visitante da praia Angra Nayara Lima. Minutos após a postagem, mais de 600 internautas já haviam compartilhado o link, muito deles fazendo referência ao medo de tomar banho nas praias pessoenses.
Angra Nayara Lima questiona aos pescadores o que tinha acontecido ao animal, no entanto, eles evitam respondê-la, ao mesmo tempo em que tentam retirar o animal da água na tentativa de cortá-lo, provavelmente, para comercialização de sua carne.
Chocados com as imagens, os internautas compararam o aparecimento do animal da orla de João Pessoa, ao ataque sofrido pela estudante Bruna Silva Gobbi, de 18 anos, na última segunda-feira (22), na Praia de Boa Viagem, em Recife (PE).

Fonte:  http://www.tribunadoceara.com.br

171ª JSM realiza cerimônia de entrega de CDI

Aconteceu na manhã de hoje, dia 25 de julho de 2013, mais precisamente às 8:30 horas, no espaço físico de frente a 171ª Junta de Serviço Militar de Várzea, a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação – CDI, e compromisso a Bandeira por parte de alguns cidadãos do Município.
  
Estava presente a Solenidade, o Chefe de Gabinete, o Jornalista Márcio Nóbrega, representando o Senhor Prefeito José Ivaldo de Morais, uma vez que, o mesmo é o Presidente da 171ª Junta de Serviço Militar de Várzea, e contou com a participação da Secretária Municipal da Junta, a Senhora Maria Santana de Medeiros.
  
Durante a Cerimônia, os jovens fizeram o juramento diante da bandeira, jurando honra, integridade, e defender a Pátria com sua própria vida, uma vez que, venham a ser convocados em momentos emergenciais.
  
O Jornalista Márcio Nóbrega e a Secretária da Junta falaram sobre o significado do ato solene, inclusive dos benefícios que o jovem cidadão tem em está em dia com o Serviço Militar. A cerimônia foi encerrada por volta das 9 horas e 45 minutos, com a entrega do CDI aos jovens presentes.
Fonte: http://www.varzea.pb.gov.br

Vídeo com Anitta simulando sexo com dançarino no palco bomba na web


Uma antiga dança de Anitta nos palcos caiu na web e mostrou que a cantora meiga e abusada deixou à calcinha à mostra durante um show ao sensualizar com um dançarino. A toda poderosa estava realizando performance durante a festa Chá da Anitta, que aconteceu no dia 22 de março deste ano no Rio de Janeiro.

Um vídeo amador, feito por um fã da plateia, mostra a dança da funkeira levanto o público ao delírio. A morena rebola para valer durante a música “Pretin”.
Anitta, que recentemente disse que seu funk não era erótico, e sim “domesticado”, entrou em contradição com a filmagem.
Assista o vídeo: Clique aqui
Fonte: http://www.tribunadoceara.com.b

Um dia após protesto, estudante acha larva em comida do RU da UFPB

Estudante fotografou larva na verdura do almoço do RU da UFPB (Foto: Reprodução/Facebook)
Um dia depois que os usuários do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) fizeram um protesto para reclamar da qualidade da comida servida no local, uma estudante disse, em uma rede social, ter encontrado mais larvas no almoço. Segundo a publicação, o problema foi encontrado no almoço desta sexta-feira (26).

As imagens mostram que a larva estava em cima das verduras. Segundo o superintendente do RU, Antônio Luiz de Albuquerque Gomes, provavelmente o bicho estava dentro do pimentão.

“O fornecedor de hortifruti, que ganhou o pregão, é de Recife. Nós já devolvemos cargas dele porque o alimento aparentava não estar em boas condições. Mas nós não podemos detectar que dentro de toda a carga não vai ter um pimentão que tenha larva”, declarou.

Estudantes colocaram pratos e bandejas no chão da reitoria (Foto: Frederico Martins/G1)Antonio Luiz ainda explicou que o RU já eliminou alguns desses elementos do cardápio, que aparentavam ter muitos problemas. Como providência, ele explicou que vai eliminar hortifruti frescos e servir apenas os cozidos, uma vez que o fornecedor não está atendendo ao padrão de qualidade. “Semana passada devolvi um caminhão fechado de hortifruti. Esse não foi o primeiro caso, mas estamos lutando para que seja o último”, comentou.

Os manifestantes saíram em caminhada pelo campus e foram até a sala da reitora, exigindo um encontro com a professora Margareth Diniz, que não pôde acontecer, já que a reitora não estava presente.
Protesto
Um grupo de estudantes protestou por melhorias no RU do Campus I da UFPB e questionou a qualidade das refeições que são servidas aos estudantes que são beneficiados pelo serviço nesta quinta-feira (25). Na manifestação, foram deixados pratos, bandejas e cartazes no hall da Reitoria da universidade.

A assessoria de imprensa da UFPB confirmou que os estudantes conversaram com a chefe de gabinete, professora Aline Nadege, e que devem procurar a professora na sexta-feira (26) para agendar uma reunião com a reitora. Após a data do novo encontro ser estabelecida, o protesto se dissipou.
G1pb

Filhote de jiboia é encontrado no teto de casa em João Pessoa

Uma jiboia arco-íris foi encontrada dentro de uma casa no bairro de Mandacaru, em João Pessoa, na noite desta sexta-feira (26). O cabo Fabrício do Batalhão Ambiental da Polícia Militar disse que ela conseguiu fugir pelo telhado da casa. “Era um filhote e tinha muitos acessos para ela fugir. Até subi na casa para tentar pegar o animal mas não consegui. Aqui é muito próximo do habitat natural dela, ela deve ter voltado para lá”, finalizou. (Foto: Walter Paparazzo/G1)

G1pb

Paraíba tem 90 municípios inscritos no programa 'Mais Médicos'

O Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta sexta-feira (27) que 90 municípios da Paraíba aderiram ao programa 'Mais Médicos para o Brasil', ou seja, 40% das cidades do estado. Contudo, dos 107 municípios considerados prioritários pelo Governo Federal, por não contar com médicos em unidades básicas de saúde, apenas 85 confirmaram a solicitação de adesão.
Os médicos do programa Mais Médicos receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.Nas inscrições do programa, as prefeituras da Paraíba apontaram a necessidade de 209 médicos para atuar na atenção básica. Em 1º de agosto, será divulgada a relação de médicos com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) válido no Brasil e a indicação do município designado para cada profissional. Os profissionais terão de homologar a participação e assinar um termo de compromisso até 3 de agosto.
De acordo com o diretor de fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, o programa do erra ao não exigir a revalidação do diploma dos médicos estrangeiros que poderão atuar no país através do programa. “A carência de médicos existe em todo o estado, a prova disso é que os municípios aderiram ao programa. Além disso, o ministério deveria exigir que o médico estrangeiro passe pelo processo de revalidação do diploma, esta norma é universal”, afirmou.
Mais Médicos para o Brasil
As inscrições de médicos e municípios foi encerrada na última quinta-feira (25). O segundo mês de adesão terá início no dia 15 de agosto. De acordo com dados do Ministério da Saúde, das 18.450 inscrições de médicos, 3.123 estão finalizadas e 15.327 ainda estão pendentes. Pouco mais de 10% dos inscritos (1.920) apresentaram registros profissionais provenientes de 61 países.

Entre as inscrições pendentes, 8.307 têm números de registros profissionais inválidos. Também foi apontada a inscrição de 1.270 médicos residentes, que terão de formalizar o desligamento de seus programas de especialização antes de homologar sua participação no Mais Médicos. Encerra amanhã o prazo final para que os candidatos regularizem as inscrições, completem o processo e indiquem os municípios em que querem trabalhar.
No Brasil, 3.511 municípios já se inscreveram no programa, o correspondente a 63% do total de prefeituras do país e a 92% das consideradas prioritárias. Ao todo, as cidades cadastradas solicitaram 15.460 médicos para atuar nas unidades básicas de saúde. A região Norte teve a maior participação de seus municípios (73%), seguida de Sul (68%), Nordeste (66%), Centro-Oeste (60%) e Sudeste (55%).
Confira os municípios da Paraíba que aderiram:
1. Água Branca                                         46. Lucena
2. Aguiar                                                    47. Malta
3. Alagoinha                                              48. Manaíra
4. Algodão de Jandaíra                            49. Monteiro
5. Areia                                                     50. Nova Floresta
6.  Assunção                                             51. Nova Olinda
7. Baía da Traição                                    52. Olho D'Água
8. Bananeiras                                           53. Olivedos
9. Baraúna                                                54. Pedra Lavrada
10. Barra de Santana                               55. Piancó
11. Bayeux                                                56. Picuí
12. Belém                                                 57. Pocinhos
13. Belém do Brejo do Cruz                    58. Poço de Dantas
14. Bernardino Batista                            59. Pombal
15. Boa Ventura                                      60. Princesa Isabel
16. Bonito de Santa Fé                           61. Quixaba
17. Brejo dos Santos                              62. Riachão
18. Caaporã                                            63. Santa Cecília
19. Cacimba de Areia                             64. Santa Inês
20. Cacimba de Dentro                          65. Santa Teresinha
21. Cajazeiras                                        66. Santana de Mangueira
22. Cajazeirinhas                                   67. Santana dos Garrotes
23. Caldas Brandão                              68. Santarém
24. Caraúbas                                        69. Santo André
25. Catingueira                                     70. São Bento
26. Caturité                                           71. São Francisco
27. Conceição                                      72. São João do Cariri
28. Condado                                        73. São José de Piranhas
29. Conde                                            74. São José de Princesa
30. Cruz do Espírito Santo                  75. São José do Sabugi
31. Cubati                                            76. São José dos Cordeiros
32. Cuité                                              77. São Miguel de Taipu
33. Damião                                          78. São Vicente do Seridó
34. Desterro                                        79. Serra Grande
35. Frei Martinho                                 80. Serra Redonda
36. Gado Bravo                                   81. Solânea
37. Guarabira                                      82. Sossego
38. Gurjão                                           83. Sumé
39. Ingá                                                84. Taperoá
40. Itapororoca                                    85. Tavares
41. João Pessoa                                 86. Teixeira
42. Juazeirinho                                    87. Tenório
43. Junco do Seridó                            88. Triunfo
44. Juripiranga                                    89. Umbuzeiro
45. Juru                                               90. Vieirópolis

G1pb

Ciclista morre após ser atingido por carro na Zona Sul de SP

Ciclista morreu no local do acidente (Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Um ciclista morreu após ser atingido por um Fiat Strada prata, por volta das 5h deste sábado (27), na Avenida Carlos Lacerda, na região do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo.

O motorista foi detido e levado para o 89º Distrito Policial, no Portal do Morumbi, segundo a Polícia Militar.

Por volta das 10h30, o boletim de ocorrência começava a ser registrado. Ele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para que um exame possa constatar se ele ingeriu bebida alcóolica.

A faixa da direita, no sentido Centro, ficou interditada até as 10h28 para a realização da perícia e retirada do corpo. Por volta das 11h15, não havia registro de lentidão no local, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

G1

Maquinista do trem da Galícia é preso por 'homicídio por imprudência'

Pelo menos 35 pessoas morreram nesta quarta-feira (24) no descarrilamento de um trem de passageiros em Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha (Foto: Oscar Corral/EFE)
O maquinista do trem que descarrilou na quarta-feira perto de Santiago de Compostela (Galícia, noroeste), deixando 78 mortos, está 'na delegacia detido pelo crime de homicídio por imprudência', afirmou neste sábado o ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández Díaz.
'Desde as 19h40 (14h40 de Brasília) de quinta-feira está em condição jurídica de detido por supostos crimes de homicídio por imprudência', disse Fernández Díaz em uma coletiva de imprensa em Santiago de Compostela, antes de acrescentar que o condutor José Francisco Garzón Amo, de 52 anos, 'recebeu alta e já está na delegacia'.
O ministro adiantou que o condutor do trem, que se negou a falar com a polícia, será colocado no domingo à disposição do juiz. 'As 72 horas (limite de detenção policial antes de ser colocado à disposição de um juiz na Espanha)terminam às 19h40 de domingo e passará então à disposição judicial', afirmou Fernández Díaz.
Pouco antes, ao visitar o local do acidente perto da entrada de Santiago de Compostela, o ministro do Interior espanhol havia afirmado que 'há indícios razoáveis para considerar que possa ter uma eventual responsabilidade no que ocorreu, que deverá ser determinada, em todo o caso, pelo juiz e pela investigação que está aberta pelas autoridades do Fomento e pelas autoridades técnicas competentes'.
Desde quinta-feira, as primeiras hipóteses apontavam para um excesso de velocidade como causa provável do acidente, embora o ministro tenha se limitado a afirmar a respeito que 'há informações públicas nas quais não vou entrar' e tampouco tenha detalhado quais são os indícios que supostamente apontam para o maquinista.
G1

Em discurso a líderes civis, Papa cita protestos e pede diálogo com o povo

'Cocar que dei ao Papa é um amuleto de proteção', diz indígena (Danilo Verpa/Folhapress)O Papa Franscisco pediu neste sábado (27), em encontro com representantes da sociedade civil no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, "diálogo construtivo" para enfrentar o presente. "Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade", afirmou o pontífice (leia a íntegra do discurso no final da reportagem).
"Um país cresce, quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais: cultura popular, cultura universitária, cultura juvenil, cultura artística e tecnológica, cultura econômica e cultura familiar e cultura da mídia. É impossível imaginar um futuro para a sociedade, sem uma vigorosa contribuição das energias morais numa democracia que evite o risco de ficar fechada na pura lógica da representação dos interesses constituídos", disse.
"A única maneira para uma pessoa, uma família, uma sociedade crescer, a única maneira para fazer avançar a vida dos povos é a cultura do encontro; uma cultura segundo a qual todos têm algo de bom para dar, e todos podem receber em troca algo de bom", completou Francisco.
Ao final do discurso, o Papa beijou crianças no palco, cumprimentou diversos representantes presentes no teatro e colocou um cocar na cabeça após receber o adereço de líder indígena. Antes ddle, o jovem Valmir Júnior, de 28 anos, fez um discurso emocionante, lembrou que foi usuário de drogas e que a igreja o ajudou a se recuperar. Ele destacou ainda que espera que a Jornada Mundial da Juventude "deixe um legado social" para a cidade do Rio de Janeiro.
Francisco deixou a residência no Sumaré, na Zona Norte, em carro fechado por volta das 8h. Já no Centro da capital, ele embarcou no papamóvel e percorreu o resto do trajeto até a igreja com o papamóvel, de onde acenou para os fiéis e beijou algumas crianças. Centenas de peregrinos correram pelas ruas para acompanhar o veículo, que chegou ao templo pouco antes das 9h.
Missa para bispos
Antes, o pontífice celebrou numa missa a bispos e padres na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro, e pediu para os religiosos, citando Madre Tereza de Calcutá, que promovam uma "cultura do encontro" e que sirvam aos pobres nas favelas, tendo "orgulho de nossa vocação". O pontífice criticou a "cultura da exclusão" na sociedade, na qual "não há lugar para o idoso, para a criança", e disse que é preciso ir contra essa tendência.

A missa foi restrita a bispos, padres e convidados que vieram de diversas partes do país para a Jornada Mundial da Juventude. Francisco cumprimentou e conversou com religiosos no interior da Catedral na sua chegada.
Ao fim dos primeiros compromissos oficiais do dia, ele segue para a casa no Sumaré, onde almoça com cardeais e integrantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Às 19h30, Francisco dá início à vigília em Copacabana.
Mudanças no trânsito
O trânsito do Centro e da Zona Sul tem alterações para a caminhada de 9,5 km da Jornada Mundial da Juventude. Os peregrinos que vão participar da vigília e da Missa de Envio irão percorrer da Central do Brasil a Copacabana, onde está montado o palco principal.

O trajeto tem início na Central do Brasil, passando pela Avenida Presidente Vargas, Avenida Rio Branco, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo e Rua Lauro Sodré, chegando até o bairro de Copacabana pelo Túnel Novo na Rua Princesa Isabel. O bairro será fechado totalmente a partir das 12h, com 24 pontos de bloqueio.
Inicialmente, as cerimônias seriam realizadas em Guaratiba, na Zona Oeste. A transferência para Copacabana foi feita após as chuvas dos últimos dias alagarem o terreno. A caminhada feita pelos jovens até a vigília é uma tradição das Jornadas, e a manutenção dela, fazendo com que os peregrinos andem um longo percurso, foi um pedido feito pela organização (veja no mapa o trajeto da caminhada).
Encenação da Via Sacra
Na sexta (26), o Papa Francisco emocionou os fiéis de Copacabana em seu 5º dia no Brasil, benzendo a estátua de São Francisco de Assis durante sua passagem pela Orla, acenando para os peregrinos rumo à encenação da Via-Sacra e pedindo uma oração em homenagem às vítimas do incêndio da Boate Kiss, ocorrido no início do ano em Santa Maria (RS).

Mais cedo, ele ambém ouviu a confissão de jovens, encontrou menores infratores erezou o Ângelus, que tratou da importância dos anciãos e das crianças na construção do futuro dos povos. Na mensagem, o pontífice pediu que os jovens presentes enviassem uma saudação aos seus avós.
Confira a íntegra do discurso do Papa:
Excelências,
Senhoras e Senhores!

Agradeço a Deus pela possibilidade de me encontrar com tão respeitável representação dos responsáveis políticos e diplomáticos, culturais e religiosos, acadêmicos e empresariais deste Brasil imenso. Saúdo cordialmente a todos e lhes expresso o meu reconhecimento. Queria lhes falar usando a bela língua portuguesa de vocês mas, para poder me expressar melhor manifestando o que trago no coração, prefiro falar em castelhano. Peço-vos a cortesia de me perdoar! Agradeço as amáveis palavras de boas vindas e de apresentação de Dom Orani e do jovem Walmyr Júnior. Nas senhoras e nos senhores, vejo a memória e a esperança: a memória do caminho e da consciência da sua Pátria e a esperança que esta, sempre aberta à luz que irradia do Evangelho de Jesus Cristo, possa continuar a desenvolver-se no pleno respeito dos princípios éticos fundados na dignidade transcendente da pessoa.
Todos aqueles que possuem um papel de responsabilidade, em uma Nação, são chamados a enfrentar o futuro "com os olhos calmos de quem sabe ver a verdade", como dizia o pensador brasileiro Alceu Amoroso Lima [“Nosso tempo”, in: A vida sobrenatural e o mundo moderno (Rio de Janeiro 1956), 106]. Queria considerar três aspectos deste olhar calmo, sereno e sábio: primeiro, a originalidade de uma tradição cultural; segundo, a responsabilidade solidária para construir o futuro; e terceiro, o diálogo construtivo para encarar o presente.
1. É importante, antes de tudo, valorizar a originalidade dinâmica que caracteriza a cultura brasileira, com a sua extraordinária capacidade para integrar elementos diversos. O sentir comum de um povo, as bases do seu pensamento e da sua criatividade, os princípios fundamentais da sua vida, os critérios de juízo sobre as prioridades, sobre as normas de
ação, assentam numa visão integral da pessoa humana. Esta visão do homem e da vida, tal como a fez própria o povo brasileiro, muito recebeu da seiva do Evangelho através da Igreja Católica: primeiramente a fé em Jesus Cristo, no amor de Deus e a fraternidade com o próximo. Mas a riqueza desta seiva deve ser plenamente valorizada! Ela pode fecundar um processo cultural fiel à identidade brasileira e construtor de um futuro melhor para todos. Assim se expressou o amado Papa Bento XVI, no discurso de abertura da V
Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Aparecida. Fazer que a humanização integral e a cultura do encontro e do relacionamento cresçam é o modo cristão de promover o bem comum, a felicidade de viver. E aqui convergem a fé e a razão, a dimensão religiosa com os diversos aspectos da cultura humana: arte, ciência, trabalho, literatura... O cristianismo une transcendência e encarnação; sempre revitaliza o pensamento e a vida, frente a desilusão e o desencanto que invadem os corações e saltam para a rua.

2. O segundo elemento que queria tocar é a responsabilidade social. Esta exige um certo tipo de paradigma cultural e, consequentemente, de política. Somos responsáveis pela formação de novas gerações, capacitadas na economia e na política, e firmes nos valores éticos. O futuro exige de nós uma visão humanista da economia e uma política que realize cada vez mais e melhor a participação das pessoas, evitando elitismos e erradicando a pobreza. Que ninguém fique privado do necessário, e que a todos sejam asseguradas dignidade, fraternidade e solidariedade: esta é a via a seguir. Já no tempo do profeta Amós era muito forte a advertência de Deus: «Eles vendem o justo por dinheiro, o indigente, por um par de
sandálias; esmagam a cabeça dos fracos no pó da terra e tornam a vida dos oprimidos impossível» (Am 2, 6-7). Os gritos por justiça continuam ainda hoje.

Quem detém uma função de guia deve ter objetivos muito concretos, e buscar os meios específicos para consegui-los. Pode haver, porém, o perigo da desilusão, da amargura, da indiferença, quando as aspirações não se cumprem. A virtude dinâmica da esperança incentiva a ir sempre mais longe, a empregar todas as energias e capacidades a favor das pessoas para quem se trabalha, aceitando os resultados e criando condições para descobrir novos caminhos, dando-se mesmo sem ver resultados, mas mantendo viva a esperança. A liderança sabe escolher a mais justa entre as opções, após tê-las considerado, partindo da própria responsabilidade e do interesse pelo bem comum; esta é a forma para chegar ao centro dos males de uma sociedade e vencêlos com a ousadia de ações corajosas e livres. No exercício da nossa responsabilidade, sempre limitada, é importante abarcar o todo da realidade, observando, medindo, avaliando, para tomar decisões na hora presente, mas estendendo o olhar para o futuro, refletindo sobre as consequências de tais decisões. Quem atua responsavelmente, submete a própria ação aos direitos dos outros e ao juízo de Deus. Este sentido ético aparece, nos nossos dias, como um desafio histórico sem precedentes. Além da racionalidade científica e técnica, na atual situação, impõe-se o vínculo moral com uma responsabilidade social e profundamente solidária.
3. Para completar o “olhar” que me propus, além do humanismo integral, que respeite a cultura original, e da responsabilidade solidária, termino indicando o que tenho como fundamental para enfrentar o presente: o diálogo construtivo. Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade. Um país cresce, quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais: cultura popular, cultura universitária, cultura juvenil, cultura artística e tecnológica, cultura econômica e cultura familiar e cultura da mídia. É impossível imaginar um futuro para a sociedade, sem uma vigorosa contribuição das energias morais numa democracia que evite o risco de ficar fechada na pura lógica da representação dos interesses constituídos. Será fundamental a contribuição das grandes tradições religiosas, que desempenham um papel fecundo de fermento da vida social e de animação da democracia. Favorável à pacífica convivência entre religiões diversas é a laicidade do Estado que, sem assumir como própria qualquer posição confessional, respeita e valoriza a presença do fator religioso na sociedade, favorecendo as suas expressões concretas. Quando os líderes dos diferentes setores me pedem um conselho, a minha resposta é sempre a mesma: diálogo, diálogo, diálogo. A única maneira para uma pessoa, uma família, uma sociedade crescer, a única maneira para fazer
avançar a vida dos povos é a cultura do encontro; uma cultura segundo a qual todos têm algo de bom para dar, e todos podem receber em troca algo de bom. O outro tem sempre algo para nos dar, desde que saibamos nos aproximar dele com uma atitude aberta e disponível, sem preconceitos. Só assim pode crescer o bom entendimento entre as culturas e as religiões, a estima de umas pelas outras livre de suposições gratuitas e no respeito pelos direitos de cada uma. Hoje, ou se aposta na cultura do encontro, ou todos perdem; percorrer a estrada justa torna o caminho fecundo e seguro.

Excelências,
Senhoras e Senhores!

Agradeço-lhes pela atenção. Acolham estas palavras como expressão da minha solicitude de Pastor da Igreja e do amor que nutro pelo povo brasileiro. A fraternidade entre os homens e a colaboração para construir uma sociedade mais justa não constituem uma utopia, mas são o resultado de um esforço harmônico de todos em favor do bem comum. Encorajo os senhores no seu empenho em favor do bem comum, que exige da parte de todos sabedoria, prudência e generosidade.
Confio-lhes ao Pai do Céu, pedindo-lhe, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, que cumule de seus dons a cada um dos presentes, suas respectivas famílias e comunidades humanas de trabalho e, de coração, a todos concedo a minha Bênção.
G1

Após início pacífico, protesto depreda bancos na região da Avenida Paulista

Agência bancária depredada na Av. Paulista (Foto: Rodrigo Mora/G1)Após o início pacífico da manifestação na Avenida Paulista em apoio aos protestos no Rio e contra o governador Sérgio Cabral, um grupo depredou na noite desta sexta-feira (26) pelo menos 10 agências bancárias, uma concessionária de automóveis, bases da Polícia Militar, duas estações do Metrô e um carro de reportagem da Rede Record. Foram quase duas horas de atos de vandalismo e pichações nas vias da região.
O protesto começou por volta das 18h no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Às 18h55, os manifestantes ocuparam os dois sentidos da Avenida Paulista e caminharam em direção ao Paraíso.
Cerca de meia hora depois, mascarados começaram a pichar a Estação Trianon-Masp do Metrô e uma agência do Banco Itaú, que também teve um corrimão arrancado e vidros quebrados. Eles colocaram fogo em sacos de lixo espalhados na via e quebraram relógios no canteiro central da avenida.
Neste momento, um grupo gritava “sem vandalismo”, enquanto outros manifestantes respondiam “sem pacifismo”. Pessoas que se identificaram como integrantes do movimento Black Bloc distribuíram panfletos.
Durante a destruição, um homem mascarado dizia que "vandalismo é o que fazem nas escolas, cheias de gente sem educação". Ele afirmou que "manifestação pacífica é passeio pela cidade".
Mapa mostra trajeto percorrido pelos manifestantes nesta sexta-feira (26) (Foto: Arte/G1)
Manifestantes contrários à violência pediam para os atos de vandalismo pararem. "Isso é loucura. Para com isso", disse um dos participantes do protesto.
Depois que a primeira agência foi atacada, grupos começaram a depredar outros bancos na região, sem intervenção da Polícia Militar. O G1 flagrou depredação em cinco agências do Banco Itaú, duas do Bradesco, duas do Santander e uma do Banco do Brasil. Uma agência do Citibank foi pichada.
Na agência do Banco do Brasil, grupos mascarados usavam pedaços de ferro para quebrar os caixas eletrônicos. Sacos de lixo foram abertos e atirados dentro de uma agência do Itaú. Móveis foram retirados e jogados no meio da rua. 
O grupo seguiu pela Avenida Bernardino de Campos e desceu para a Avenida 23 de Maio, onde forçou um ônibus biarticulado a bloquear a pista sentido aeroporto. Manifestantes sacudiram uma van da Rede Record e tentaram colocar fogo no veículo, mas foram dispersados pela Polícia Militar. Foram jogadas bombas de gás para dispersar o grupo.
Bancos depredados após manifestação em São Paulo
1) Banco Santander: Av. Brigadeiro Luís Antônio, altura do número 1.800
2) Banco do Brasil: Av. Bernardino de Campos, 250
3) Banco Itaú: Av. Paulista, perto da esquina com a Rua Pamplona
4) Banco Itaú: Avenida Paulista na esquina com Brigadeiro Luís Antônio
5) Banco Itaú: Avenida Paulista, 459
6) Banco Itaú: Avenida Paulista, 171
7) Banco Itaú: Avenida Paulista, 07
8) Banco Santander: Av.Paulista, 457
9) Banco Bradesco: Av. Paulista, 329
10) Banco Bradesco: Av. Paulista, 57
Os manifestantes correram para ruas da região e um pequeno grupo depredou uma concessionária de veículos Chevrolet na Rua Pedroso.
Depois, eles subiram a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e voltaram a bloquear o cruzamento com a Avenida Paulista.
Motoristas que subiam a Brigadeiro foram surpreendidos e trafegaram na contramão para fugir do bloqueio. A PM voltou a usar bombas de gás para dispersar os manifestantes.
Por volta das 21h, as pessoas que participaram do protesto tinham se dispersado. Policiais continuaram na Avenida Paulista para evitar mais atos de vandalismo.
Cacos de vidro das agências bancárias ficaram espalhados pela via. Pichações sujaram as fachadas do Itaú Cultural, de bancos e de estações do Metrô.
Presença da PM
Policiais da Força Tática tentaram conter os atos de vandalismo. A Tropa de Choque não chegou a ser acionada.

Questionado se a polícia demorou para reagir, o porta-voz da Polícia Militar, major Marcel Lacerda Soffner, disse que a corporação fazia acompanhamento da manifestação para não colocar em risco as pessoas que agiam pacificamente.
A Secretaria da Segurança Pública informou, em nota, que "todos os fatos relativos à manifestação ocorrida na Avenida Paulista serão apurados".
G1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...