quarta-feira, 7 de agosto de 2013

UFCG identifica 91 alunos irregulares cursando mais de uma graduação

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus I (Foto: Taiguara Rangel/G1)Um levantamento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) identificou 91 estudantes que estariam em situação irregular na instituição. De acordo com a universidade, os envolvidos cursam mais de uma graduação em universidades públicas, o que é proibido pela Lei 12.089/09.
Confira aqui a lista de nomes.
Os estudantes com suposta matrícula irregular foram detectados após uma relação cruzada com outras unidades públicas de ensino superior. Eles têm até a próxima segunda-feira (12) para apresentar documentação comprovando que não cursam qualquer outra graduação em faculdade pública.
Todos os estudantes convocados pela Pró-reitoria de Graduação da UFCG devem entregar documentação comprovando que não possuem vínculo simultâneo. Os indicados devem comparecer à sede da pró-reitoria no campus de Campina Grande ou nas coordenadorias de curso responsáveis - para aqueles que estão matriculados em cursos nos demais campi da instituição.Caso contrário, será aberto procedimento administrativo que pode levar à punição de desvinculação da UFCG. A universidade explica que a advertência aos estudantes acontece em razão do cumprimento da lei 12.089, de 11 de novembro de 2009, que proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas em cursos de graduação, em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em território nacional.
G1pb

Assaltantes tentam roubar carro e atiram contra estudante na UEPB

Suspeitos armados tentaram roubar um carro e atiraram contra o proprietário dentro do campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande, na noite desta terça-feira (6). De acordo com informações da Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o crime aconteceu na área de estacionamento de veículos próximo à Central Integrada de Aulas (CIA).
Os criminosos teriam atirado várias vezes contra o veículo, mas não houve danos físicos ou materiais. Em seguida, eles teriam fugido com destino ignorado. Viaturas da Polícia Militar realizaram diligências na área do campus, no bairro de Bodocongó, mas nenhum suspeito foi localizado.Segundo a PM, um homem de 29 anos saiu da aula por volta das 21h e foi até seu veículo Volkswagen Golf, que estava estacionado próximo ao local. Conforme o relato da vítima, três pessoas o abordaram com uma arma, mas ele conseguiu fugir.
De acordo com a reitoria da UEPB, há horários alternados de circulação de viaturas da Polícia Militar na área do campus, que conta ainda com segurança privada terceirizada contratada pela instituição e passará a ter vigilância por câmeras.
"Não tem como a universidade se responsabilizar pela segurança pública, isso depende do policiamento ostensivo. O crime aconteceu em uma via pública que cruza a UEPB que, dentre outros fatores, fica em uma região de pouca habitação. Nós já reforçamos a segurança recentemente e adquirimos câmeras que serão instaladas em breve para realizar a vigilância da área externa do campus", informou o reitor Antonio Rangel Junior.
G1pb

Juiz que afirma estar em greve de fome passa mal e é internado na PB

O juiz José Edvaldo Albuquerque de Lima, preso durante a Operação Astringere e que afirma estar em greve de fome, passou mal e foi hospitalizado em João Pessoa na madrugada desta quarta-feira (7). A  informação foi confirmada pelo setor de enfermagem do Hospital Samaritano, onde o magistrado está internado. O quadro de saúde dele é estável.
Segundo informações do Samaritano, José Edvaldo deu entrada no hospital bastante debilitado, com a taxa de açúcar no sangue baixa e com a pressão alta. A enfermagem da unidade ressaltou que o juiz é diabético e hipertenso e seu quadro teria sido causado por ele não estar se alimentando bem. Edvaldo está sob a custódia de dois policiais no hospital.
Também na terça, o vice-diretor do Centro de Ensino da Polícia Militar, tenente-coronel Joselito Alexandre, afirmou que não tinha conhecimento da greve de fome de Edvaldo. Nesta quarta-feira (7) ele voltou a ser procurado pelo G1 para falar sobre a internação do juiz, mas se negou a falar com a reportagem.Na terça-feira (6) José Edvaldo afirmou que começou a greve de fome na prisão no final de semana.O magistrado disse que pretende ficar sem se alimentar até que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) faça uma correição em todos os processos julgados por ele. Ele conversou com o G1 usando um telefone celular dentro da cela do Centro de Ensino da Polícia Militar, em João Pessoa, onde está preso desde abril, quando foi deflagrada a Operação Astringere.
José Edvaldo é acusado de comandar um esquema de fabricação de multas judiciais, em conluio com advogados, que funcionava no Fórum de Mangabeira. Ele foi denunciado por formação de quadrilha, corrupção passiva e abuso de autoridade.
Entenda a Operação Astringere
 Durante a Operação Astringere, dez pessoas em João Pessoa e Brasília suspeitas de participar de um esquema que “fabricava” astreintes, multas em dinheiro definidas pelo magistrado para que pessoa ou empresa citada em um processo cumpra uma ordem judicial. A Operação foi deflagrada após solicitação da Justiça Estadual.

Segundo as investigações, o juiz José Edvaldo favorecia os advogados liberando alvarás com rapidez e definindo multas em dinheiro para aqueles que não cumpriam a ordem, segundo a PF.
O esquema de alvarás e astreintes acontecia sem nenhum conhecimento da pessoa responsável pela ação judicial ou por meio de ações promovidas em nome de “laranjas”, pessoas que não sabiam que tinham seu nome usado para promoção de ações judiciais.
Na época, o então superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Marcelo Diniz Cordeiro, disse que a quadrilha agia de maneira organizada, podendo ser considerado um “sindicato” do crime.
G1pb

Dupla é presa após assalto a joalheria no Centro de Campina Grande


Produtos roubados de joalheira foram recuperados em Campina Grande (Foto: Divulgação/2ºBPM)
Dois jovens suspeitos de assaltar uma joalheria no Centro de Campina Grande foram presos no fim da tarde de terça-feira (6). Segundo a Polícia Militar, a dupla entrou no estabelecimento localizado na rua Maciel Pinheiro, rendeu funcionários e levou dezenas de jóias, correntes, brincos, anéis, pulseiras e correntes.
Viaturas das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rotam) iniciaram buscas e ainda no Centro da cidade prenderam um jovem de 18 anos. Depois, um segundo suspeito, de 19 anos, foi detido no bairro do Santa Rosa. Com eles foi recuperado todo o produto do roubo.
Os dois foram encaminhados para a Central de Polícia e serão transferidos para o Presídio Regional Raymundo Asfora, o 'Serrotão', nesta quarta-feira (7).
G1pb

Água contaminada com radiação tem vazado para o Pacífico há dois anos

Foto tirada nesta terça-feira (6) mostra funcionários do governo e especialistas em energia nuclear inspecionando um local de construção para prevenir o vazamento para o mar da água contaminada.  (Foto: AFP Photo/Japan Pool via Jiji Press)
O governo do Japão acredita que, durante os últimos dois anos, água contaminada com radiação tem vazado para o oceano Pacífico a partir da usina nuclear de Fukushima Daiichi, disse uma autoridade do Ministério da Indústria nesta quarta-feira (7). As informações são da Reuters.

Mais cedo, o funcionário disse que cerca de 300 toneladas de água contaminada estão vazando no mar por dia a partir da usina nuclear de Fukushima, que foi atingida por um terremoto seguido de tsunami em março de 2011.
Também nesta quarta-feira, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, comprometeu-se a intensificar os esforços do governo para conter o vazamento de água radiativa.
Abe ordenou ao ministro da Economia, Comércio e Indústria a lidar urgentemente com a situação e garantir que a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Co, tome as medidas apropriadas para realizar a limpeza, que deve durar mais de 40 anos e custar 11 bilhões de dólares.
A operadora disse também nesta quarta que não pode confirmar a quantidade exata de volume de água contaminada que está vazando para o oceano. "Nós não somos capazes atualmente de dizer claramente o quanto de água está realmente fluindo para o oceano", disse o porta-voz da Tokyo Electric Power Noriyuki Imaizumi, em resposta à pergunta de um repórter sobre a estimativa do governo.
Problema urgente
De acordo com a AFP, a água contaminada da central nuclear de Fukushima que chega ao mar é um problema 'urgente' e as autoridades reforçarão as atividades para solucionar a questão, anunciou o primeiro-ministro Abe.

"Estabilizar a central de Fukushima é nosso desafio. E, em particular, a água contaminada representa um problema urgente que provoca muita inquietação entre a população", explicou Abe durante reunião de um comitê de crise governamental sobre o tema.
G1

Tubulação de adutora Coremas/Sabugi é rompida próximo ao Sitio Riacho da Serra

A tubulação da adutora Coremas/Sabugi, que faz o abastecimento de água da cidade de São José do Sabugi e outras cidades é rompida na manhã desta quarta-feira (07/08), no trecho próximo ao Sítio Riacho da Serra.

Não se sabe ainda a causa do rompimento, e nem o momento exato que aconteceu, mas pela correnteza que formou no local o fato deve ter ocorrido pela madrugada.

A CAGEPA local foi acionada e fez uns reparos, parando assim o vazamento e segundo o Coordenador local Wagner "o fato não vai atrapalhar o fornecimento de água para a cidade, tendo em vista que o problema já foi resolvido"!

Fonte: http://www.sertao1.com

Psicologia por trás do sucesso de jogos como 'Candy Crush'

Psicologia explica sucesso do jogo Candy Crush. (Foto: BBC)Sobre o tabuleiro pode-se ver dezenas de doces diferentes. A tarefa é juntar os que têm a mesma cor, mas há obstáculos e truques para conseguir ao longo dos 400 níveis. Muitos passam incontáveis horas jogando e alguns chegam a gastar centenas de dólares com isso.
Candy Crush Saga, o jogo mais popular da história do Facebook, é jogado mais de 600 milhões de vezes por dia, por 50 milhões de usuários.
Ele apareceu no vídeo mais recente do famoso cantor sul-coreano Psy, foi o jogo mais baixado em dispositivos Apple e Android nos últimos meses e, para milhares que se manifestam em blogs e redes sociais, é um vício irresistível.
Há quem afirme que seus antecessores são Tetris e o jogo da cobra dos celulares Nokia, mas seu parente mais próximo é Bejeweled, de 2001, que consiste em ordenar diamantes da mesma cor.
Lançado em novembro de 2012 e desenvolvido pela empresa King, o Candy Crush Saga gera mais de US$ 600 mil (R$ 1,3 milhão) ao dia - segundo dados não oficiais - através das 'ajudas' que os usuários podem comprar para passar de níveis mais difíceis.
Os criadores insistem que é possível completar o jogo sem pagar nada, mas acredita-se que as ferramentas sejam fonte de milhões de dólares para a empresa, que não revela números.
Como em muitos jogos do tipo, a tarefa do Candy Crush parece simples: ordenar os elementos e passar de nível. No entanto, ele é feito com características diferentes para estimular o vício nos jogadores.
Tarefas incompletas
Para o professor de psicologia e ciências cognitivas Tom Stafford, da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, o vício em Candy Crush se relaciona a um fenômeno psicológico chamado efeito Zeigarnik.

O psicólogo russo Bluma Zeigarnik dizia que os garçons costumam ter uma memória impressionante para lembrar dos pedidos, mas só até que os cumprem. Uma vez que a comida e a bebida são levadas até a mesa, eles se esquecem completamente de algo que sabiam momentos antes.
'Zeigarnik deu nome a todos os problemas em que uma tarefa incompleta fica fixada na memória. E Candy Crush gera uma tarefa incompleta', disse Stafford à BBC.
Cada tabuleiro - ou cada nível - é uma tarefa que o jogador sente a urgência de resolver, como acontece com jogos de perguntas ou dúvidas que aparecem em uma conversa e que é preciso ir à Wikipedia imediatamente: a pessoa não descansa até que saiba a resposta.
Mas o Candy Crush dá aos jogadores cinco vidas por nível e, se elas acabam, é preciso esperar 30 minutos para voltar a jogar. É meia hora durante a qual o problema fica sem resolução.
'A lógica dos 30 minutos reforça a psicologia de que você tem que jogar todos os dias', afirma Jude Gomila, da consultora de videogames Heyzap.
  •  
Psicologia explica sucesso do jogo Candy Crush. (Foto: BBC)
Hospedagem no Facebook
O jogo é hospedado pelo Facebook, o maior site de rede social do mundo, mas também está em todos os dispositivos da Apple ou com sistema Android, o que permite parar de jogá-lo em uma plataforma e retomá-lo em outra.

Por isso, muitos o defendem com o argumento de que '(o jogo) nunca te deixa sozinho'.
'É o primeiro jogo que realmente interconecta diferentes plataformas. Se você fica sem bateria no iPad, pode ir para o celular e, se cansa do celular, pode ir ao computador', diz Gomila.
Os jogadores podem compartilhar não somente seus resultados no Facebook, mas também ferramentas e vidas. Assim que a pessoa publica seus resultados, pode ver a comparação entre seu progresso e o de seus amigos na rede social.
'Não há nenhum prêmio neste jogo além da satisfação de suspeitar que suas habilidades para juntar doces são maiores que as dos seus amigos', diz o crítico cultural June Thomas, da revista eletrônica americana Slate.
O vício em Candy Crush deu origem a uma série de piadas na internet, mas os diversos casos nos últimos anos de adolescentes que morreram após longas jornadas de uso de videogames provam que a ludomania (vício em jogos) é um problema sério.
Nas redes sociais já circulam fotos de um suposto centro de reabilitação para viciados em Candy Crush - uma piada que diz muito sobre o alcance do fenômeno.
G1

Aplicativo WhatsApp lança função para troca de mensagens de voz

Ícone de microfone no WhatsApp possibilita a gravação de mensagens de voz (Foto: Reprodução)
O aplicativo para smartphones WhatsApp agora envia e recebe mensagens de voz. A nova função foi anunciada nesta quarta-feira (7) e está disponível para todas as versões do "app": iOS, Android, BlackBerry, Nokia e Windows Phone.
Assim como o Viber ou WeChat, o recurso funciona de forma parecida a um walkie-talkie. Basta pressionar e segurar o botão ou ícone de gravação para registrar a sua voz, e soltar para enviar a mensagem.
No caso do iPhone, Android e Windows Phone 8, o aplicativo é capaz de detectar se o aparelho está próximo ao ouvido ou na frente dos olhos do usuário, direcionando o áudio das mensagens para o alto-falante correto.
Cobrança
Novos usuários do WhatsApp para iPhone (versão 2.10.11) deverão pagar uma anuidade de US$ 1 para usar o aplicativo de troca de mensagens instantâneas via internet. A alteração no sistema de cobrança havia sido anunciada em março deste ano e não é válida para quem já possui WhatsApp instalado em seu smartphone. O modelo de anuidade já era aplicado a usuários de Android e agora se estende a todas as plataformas.

G1

Artista salta algemado e trancado em caixa de avião nos EUA

O artista Anthony Martin saltou algemado e trancado em uma caixa de madeira de um avião em Ottawa, no estado de Illinois (EUA).
Martin, de 47 anos, saltou a 4.460 metros de altitude e conseguiu se livrar das algemas e da caixa a tempo de abrir seu para-quedas e pousar com tranquilidade no solo.
"Deus me deu certas habilidades", disse ele, após o salto perfeito. "Esse número vai ser difícil de superar", disse.
G1
Salto arriscado foi realizado em Ottawa, Illinois (Foto: Scott Eisen/AP)
  

    Martin, de 47 anos, conseguiu se livrar das algemas e da caixa a tempo de abrir seu para-quedas e pousar com tranquilidade no solo (Foto: Scott Eisen/AP)
      
  •  

Anthony Martin saltou algemado e trancado em uma caixa de madeira a 4.460 metros de altitude (Foto: Scott Eisen/AP)
  

Polícia tenta localizar corpo na Rocinha que pode ser de Amarildo


Polícia faz buscas na Rocinha pelo pedreiro desaparecido Amarildo de Souza nesta quarta-feira (7) (Foto: G1)Cerca de 40 agentes da Divisão de Homicídios (DH) e bombeiros com cães farejadores estão fazendo buscas na Rocinha, na Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira (7), para tentar encontrar o ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido desde 14 de julho. Segundo o delegado Rivaldo Barbosa, a polícia recebeu uma denúncia de que um corpo estaria na comunidade. Os agentes tentam verificar o corpo é ou não de Amarildo.
O filho do pedreiro, Anderson Gomes, de 21 anos, está acompanhando os trabalhos. O local que será vasculhado é longe da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e de difícil acesso. O delegado Rivaldo Barbosa afirmou ainda que está investigando se o crime foi praticado por policiais militares ou traficantes.
Na terça-feira (6), diligências foram realizadas na Rocinha. O objetivo foi refazer os últimos passos de Amarildo baseado nos depoimentos recolhidos. Na quarta-feira, mais quatro testemunhas, entre elas policias militares, que possam ajudar na localização de Amarildo serão ouvidas.
A DH intimou o policial militar Juliano da Silva Guimarães a prestar depoimento após a denúncia feita pelo PM, lotado na Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha. Guimarães, segundo a Polícia Civil, teria dito que um tio dele, motorista da Comlurb, foi obrigado por traficantes a transportar um corpo ao lixão do Caju, na Zona Portuária. A Polícia Civil informou que o PM será ouvido, no entanto, não há informação de data e horário.O delegado Rivaldo Barbosa, que investiga o caso,  não descarta fazer uma reconstituição do caso na favela da Rocinha. Na segunda-feira, ele ouviu 14 policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha. Amarildo não foi mais visto depois de ser abordado por policiais na comunidade e prestar depoimento na UPP.
O advogado da família do pedreiro, João Tancredo, disse na segunda-feira que ia entrar com uma ação de justificação de morte presumida, já que os parentes não acreditam mais que Amarildo esteja vivo. Com a declaração de morte, a família entrará com uma ação indenizatória contra do estado.
Perícia na UPP
Na manhã de sábado (3), agentes e o delegado da DH ouviram depoimentos de testemunhas e fizeram uma perícia na sede da UPP na comunidade. Peritos usaram luminol – sustância química que permite encontrar vestígios de sangue, mesmo que o local tenha sido limpo  – na sede da UPP. No entanto, o resultado do exame não foi divulgado.

GPS e câmeras desligados
Os investigadores querem saber o motivo de os aparelhos de GPS dos carros da UPP, e duas câmeras de segurança da comunidade não estarem funcionando no do desaparecimento de Amarildo. Policiais tentam encontrar imagens de câmeras de prédios e de pontos comerciais de São Conrado que possam ajudar a esclarecer o caso.

G1

Polícia encontra par de luvas em carro de família de PMs mortos em SP

A perícia realizada pela Polícia Técnico-Científica no veículo da família do garoto Marcelo Pesseghini, de 13 anos, suspeito de se matar após assassinar os pais policiais militares, a avó e a tia, encontrou um par de luvas no banco de trás do veículo. As peças foram mandadas para análise, que vai mostrar se havia vestígios de pólvora. O carro, segundo a a polícia, foi usado por Marcelo após o crime para ir até a escola, que fica a cerca de 5 km da casa da família, na Vila Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo.
As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (7) pelo delegado Itagiba Franco, da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). O exame nas luvas será mais uma ferramenta para indicar a autoria do crime, já que o exame residuográfico feito na mão de Marcelo deu negativo para vestígios de pólvora.

A polícia acredita que Marcelo matou os familiares entre a noite de domingo (4) e a madrugada de segunda (5). Para isso usou arma que pertencia à mãe. Em seguida, dirigiu o veículo Classic também da mãe até a escola, estacionou por volta da 1h15 de segunda-feira e ficou por cinco horas no veiculo, saindo para a aula às 6h30. Câmeras de segurança mostram ele se dirigindo ao colégio.
A policial militar Andréia Regina Bovo Pesseghini, de 36 anos, o sargento da Rota Luís Marcelo Pesseghini, a mãe da policial militar, Benedita de Oliveira Bovo, de 67 anos, a tia da policial, Bernadete Oliveira da Silva, de 55 anos, e o filho do casal foram encontrados mortos em duas casas da família que ficam no mesmo terreno.
Segundo Franco, na segunda perícia feita na casa na noite desta terça-feira (6) foram recolhidas novas armas. "Foram encontradas duas armas que pertenciam ao policial e que estavam guardadas na casa".  Além dessas duas novas armas, já haviam sido apreendidas a pistola .40, que pertencia à Andréia e teria sido usada no crime, e uma outra arma que era de um avó de Marcelo.
O delegado afimrou que novos depoimentos são esperados nesta quarta-feira no DHPP, no Centro de São Paulo, mas não informou quem foi convocado pela Polícia Civil.
Nesta terça-feira, Franco havia dito que um amigo de escola, cujo nome não foi revelado, contou em depoimento à polícia que o garoto Marcelo Pesseghini, de 13 anos, já tinha manifestado o desejo de matar os pais e que queria ser "matador de aluguel".
"Esse amigo (do Marcelo) nos disse hoje: 'desejo manifestado pelo Marcelo: ele sempre me chamou para fugir de casa para ser um matador de aluguel. Ele tinha o plano de matar os pais durante a noite, quando ninguém soubesse, e fugir com o carro dos pais e morar em um local abandonado'", relatou Franco.
Diante das evidências obtidas pela polícia nesta terça-feira, o delegado afirmou que tudo "leva a crer que o Marcelo matou os pais" e os parentes. "Ele já tinha esse desejo que, na minha opinião, veio a concretizar. Foi uma tragédia familiar. De uma forma silenciosa, ele vinha se preparando para alguma coisa", completou.
De acordo com o delegado do DHPP, havia uma dúvida ainda em relação a quem havia estacionado o carro da cabo Andréia Regina Bovo Pesseghini em frente à escola onde Marcelo estudava, na manhã de segunda-feira. "Quem teria tirado o carro de lá? Qual a razão desse carro estar na proximidade da escola do garoto? A chave (do carro) ainda não havia sido encontrada. De início, nós acreditávamos que um garoto de 13 anos não teria condições de tirá-lo de lá. Mas um perito me informou que a chave estava no bolso da jaqueta do menino que estava na sala. Tudo vai se encaixando", disse.
Arte morte de família em SP- versão 17h (Foto: Arte/G1)
Segundo Itagiba Franco, a imagem de uma câmera que fica próxima ao ponto onde o carro da família foi estacionado mostra que um jovem desce do banco do motorista e atravessa a rua. O amigo de escola teria reconhecido Marcelo como a pessoa que aparece nas imagens. Ainda de acordo com as investigações, o estudante comentou com uma professora do colégio que já tinha dirigido um buggy uma vez.
As testemunhas começaram a ser ouvidas pela polícia já na madrugada desta terça-feira, de acordo com o delegado. Uma das professoras de Marcelo relatou à polícia que teve uma conversa com o menino, onde foi indagada por ele se ela já havia dirigido um carro e se ela já havia atingido, de alguma forma, os pais. "Ela achou estranho aquela conversa, mas respondeu de uma forma, assim, profissional, e manteve aquela linha de raciocínio."
O pai do melhor amigo de Marcelo informou que deu carona ao menino na volta da escola. O suspeito, então, teria pedido para o homem parar o carro para ele ir até o Corsa prata da mãe, que já estava estacionado próximo à escola.
"Ele saiu do banco do carona, se dirigiu até lá, abriu o carro, pegou alguma coisa, voltou, entrou e foi até a casa dele. Na casa, o pai do amigo teria perguntado a ele queria que buzinasse, alguma coisa assim. O menino disse que não, porque os pais, a avó e a tia-avó estariam dormindo. Então, ele procurou descartar qualquer tipo de aproximação de estranhos da casa", relatou o delegado.
Suspeito
A Polícia Militar acredita que o garoto Marcelo Pesseghini foi à escola pela manhã após já ter assassinado os parentes. O comandante da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira, afirmou em entrevista ao SPTV que câmeras de segurança mostram uma pessoa, que seria Marcelo, estacionando o veículo da policial à 1h15 de segunda próximo ao Colégio Stella Rodrigues, na Rua João Machado.

A pessoa sai após as 6h30, com uma mochila nas costas e entra na escola. Esse primeiro vídeo, no entanto, não permitia confirmar com exatidão que a pessoa é o garoto, o que teria ocorrido com a localização de um segundo vídeo.
Para a Polícia Militar, as mortes dos parentes de Marcelo, em duas casas que ficam num mesmo terreno na Rua Dom Sebastião, na Vila Brasilândia, aconteceram entre a noite de domingo (4) e a madrugada de segunda-feira.
O coronel Benedito Meira afirmou que está descartada a possibilidade de vingança. “Nós descartamos possibilidade de retaliação por parte de facção. A casa não estava revirada, não há sinais de arrombamento", afirmou.
Menino canhoto
Segundo o coronel Benedito Meira, "o menino era canhoto, o disparo foi feito do lado esquerdo da cabeça dele e a arma estava debaixo do corpo do adolescente". No entanto, ele ressaltou que a polícia não descarta que outras linhas de investigação possam aparecer nos próximos dias. No boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil consta que o adolescente encontrado morto "empunhava a arma na mão esquerda, debaixo do corpo".

Nesta terça-feira, Fábio Luiz Pesheghini, irmão de Luís Marcelo, afirmou que o sobrinho não era canhoto. "Pelo que eu sei ele era destro. Eu tenho quase certeza que ele era destro”, disse. Segundo Fabio, o sobrinho era “tranquilo, uma criança normal, que não dava trabalho para os pais, mal saía de casa”. Ele disse desconhecer se o irmão e a cunhada recebiam ameaças.
G1

Prefeita Drª Fátima anuncia reajuste salarial para os servidores municipais

Prefeita Drª Fátima Silva
Durante as reuniões administrativas que realizou por ocasião do aniversário de 108 anos de fundação do município de Ouro Branco-RN, a prefeita Drª Fátima Silva anunciou diversas melhorias para os servidores da Prefeitura.
O destaque ficou para o anúncio de reajuste dos salários dos servidores. "Assim que a Câmara de Vereadores retornar do recesso, no dia 06 de agosto, enviaremos o Projeto de Lei que concede reajuste para os servidores de nosso município", afirmou a prefeita.
A novidade foi bastante comemorada pelos servidores. Além de estarem recebendo os seus salários em dia, eles também tiveram melhoras substanciais em suas condições de trabalho, e agora terão seus salários ajustados, proporcionando maior valorização dos vencimentos percebidos.
O reajuste será de 4% em cima do valor correspondente ao mês de dezembro de 2012, e contemplará os servidores que ganham acima de um salário mínimo, visto que todos os outros já tiveram o reajuste devido. O Projeto de Lei que trata do aumento passará por votação na Câmara de Vereadores a partir desta quarta-feira (07).

Patos e mais treze municípios da Paraíba aparecem na lista dos vulneráveis a desastres naturais, aponta CNM

Catorze municípios paraibanos estão na lista dos mais suscetíveis e vulneráveis à ocorrência de desastres naturais. A lista foi divulgada nesta quinta-feira (1º) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Dos municípios paraibanos, aparecem na lista da CNM: Pitimbu, Alagoinha, Coremas, Caaporã, Sapé, Mataraca, Bayeux, Sousa, São Bento, Campina Grande, Patos, Alagoa Grande, Mulungu e Cabedelo.
A partir dessa listagem, um mapeamento das áreas de risco – feito com base no número de mortes, frequência de grandes eventos destrutivos e população atingida ou afetada – objetiva antecipar medidas para a redução de danos.
Os desastres naturais mais comuns registrados no Brasil são decorrentes de inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, estiagens, secas e vendavais. Nos ambientes urbanos, onde se concentra a maioria da população brasileira, as inundações, as enxurradas e os deslizamentos de solo ou rocha são os eventos que causam os maiores impactos.
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, com a análise das vulnerabilidades locais, será viável promover um trabalho de elaboração de propostas de intervenções, ou seja, ações para diminuição do risco de deslizamentos e inundações nos municípios. O governo pretende desenvolver ações de gerenciamento de risco de desastres em 821 Municípios até o fim de 2014.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...