quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Várzea implanta os Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) implantou hoje, terça-feira, 13 de Agosto de 2013 na cidade de Várzea – PB, respectivamente na Unidade Básica de Saúde – UBS os Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O evento contou com a presença da Farmacêutica e Bioquímica Drª. Nelize Grangeiro de Assis representando a SES e representando o Município de Várzea – PB os Enfermeiros Treinados e Capacitados Drª. Balbina Oliveira de Medeiros (Enfermeira e Coordenadora de Atenção Básica) e o Dr. Fernando Régis Medeiros de Figueirêdo (Enfermeiro e Coordenador de Vigilância em Saúde).


Esses Testes Rápidos visa detectar precocemente o HIV/Sífilis e Hepatites B e C. O Município ganha mais uma oportunidade de beneficiar a sua população, onde, é exaustivamente trabalhado, desde o aconselhamento, sua historia, sintomatologia, causas, diagnóstico e a prevenção. A apresentação do Testes Rápidos é a partir da coleta de amostra por punção da polpa digital. Várzea foi a primeira cidade da 6ª Gerência Regional – Patos - PB a implantar estes Testes Rápidos que vai beneficiar toda sua população.


São alvos do Teste Rápido de HIV/Sífilis e hepatites B e C, principalmente as gestantes, seus parceiros sexuais, com ampliação para profissionais do sexo, motoristas de caminhão e usuários de drogas. Lembrando que a população também pode realizar estes Testes.


A cidade de Patos – PB é importante referência no trabalho de prevenção e diagnóstico do HIV/Sífilis e Hepatites B e C. Há o CTA e desde agosto de 2011 que funciona o SAE – Serviço de Atendimento Especializado e nela a UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos, que fornece os medicamentos para o tratamento das HIV/Aids.


O Teste Rápido, como o próprio nome revela, sai em pouco mais de 15 minutos e é bastante simples, apenas um furo no dedo e coleta de duas gotinhas de sangue.   Na Paraíba, segundo dados da SES, houve um crescimento nos casos de Aids de 37,55% em cinco anos, de 2007 a 2011.


No Nordeste a Paraíba ocupa a quinta colocação em casos de Aids. São 4.759 pessoas infectadas com o vírus de 1980 até dezembro do ano de 2011, estatísticas do Ministério da Saúde, superando no mesmo período Alagoas (4.119), Rio Grande do Norte (3.866), Piauí (3.655) e Sergipe (2.815). A maior incidência está entre homens heterossexuais, com idade entre 24 e 39.


João Pessoa – PB aparece na lista com o maior número de notificações com 1.597, seguido de Campina Grande com 669; Santa Rita (237), Bayeux (234), Cabedelo (153), Patos (100), Guarabira (72), Mamanguape (66), Sapé (65), Rio Tinto (65), Cajazeiras (54), Sousa (51) e Itabaiana (48). A 6ª Gerência Regional de Saúde vem abastecendo constantemente os municípios, motéis, presídios com preservativos. “Além disso é crucial a intensificação de campanhas preventivas, que orientem a população sobre como evitar as DST/Aids”, comentou o Gerente Regional José Leudo Farias na Capacitação realizada em setembro de 2012.

Prefeita Francisca Motta comenta decisão judicial e anuncia novo concurso público

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta quarta-feira, 14 de agosto, a prefeita de Patos Francisca Motta falou sobre a decisão judicial que determinou a demissão dos contratados da Prefeitura. 
 
De acordo com a prefeita, a decisão atinge em sua maioria, servidores contratados com até um salário mínimo. “É uma decisão que me deixa triste, preocupada, principalmente pela situação de dificuldade dessas pessoas que contavam com este contrato como certo para suas famílias. Mas é uma decisão jurídica e com certeza iremos cumprir”, enfatizou. 
 
Durante a entrevista Francisca Motta confirmou que a prefeitura realizará um novo concurso público para 2014. “O novo concurso público já estava inserido no nosso plano de governo, contudo, no mês de dezembro iniciaremos os processos de licitação para as empresas interessadas”, destacou. 
 
A decisão sobre a ação movida pelo Ministério Público que determinou a recisão dos contratos foi emitida pelo Juízo da 5 Vara da Comarca de Patos nesta última segunda-feira, dividiu as demissões na ordem de 704 contratos até o prazo de 30 de agosto, mais o cumprimento do número de 112 por mês até dezembro.   


Lista dos 700 cursos online gratuitos das melhores universidades do mundo

Selecionamos 700 cursos que você pode fazer online e sem pagar nada. Clique nos links abaixo, cada item se desdobra em diversos cursos:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...