sábado, 24 de agosto de 2013

Internauta flagra jiboia na Paraíba e envia fotos ao VC no G1

Cobra foi encontrada em um posto de combustível da capital paraibana (Foto: Sone Evangelista/VC no G1)
Na última terça-feira (20), o internauta Sone Evangelista ao perceber uma estranha movimentação, flagrou uma jibóia em um posto de combustível no bairro de Oitizeiro, em João Pessoa, e enviou ao quadro de jornalismo colaborativo VC no G1.
Sone explicou que “estava indo deixar minha esposa no trabalho quando vi a movimentação no local e parei para tirar algumas fotos. Por pressa, não pude esperar a chegada da Polícia Ambiental, que já havia sido chamada por funcionários do estabelecimento.
Nota da Redação: o cabo Gilberto Araújo, do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, fala para que em situações como essa, a população deve entrar em contato com o plantão da PM, através do número 190. “Podemos ser contatados em qualquer caso que a saúde do animal ou da população esteja sendo colocada em perigo. Cobras, jacarés e várias outras espécies que não estejam em seu habitat natural podem ser ajudados por nós da Ambiental”, disse.
G1pb

Homem é assassinado durante briga de trânsito em João Pessoa, diz PM

Motorista foi assassinado na principal avenida do Valentina de Figueiredo  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma discussão de trânsito terminou com um homem assassinado a tiros na madrugada deste sábado (24), no bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. De acordo com as primeiras informações  da Polícia Militar, um casal tinha acabado de sair de uma festa em um carro quando, em um sinal, um motociclista colidiu com o veículo que era conduzido pela vítima.
Segundo o major Carlos Roberto Silva de Sena, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, a colisão acabou dando início ao desentendimento. “Um incidente simples que poderia ter sido resolvido entre os envolvidos. Infelizmente, a falta de bom senso acabou tirando mais uma vida por um motivo fútil”, declarou.
“Além de ter ficado em estado de choque por conta do assassinato do companheiro, ela estava ainda muito embriagada, o que não permitiu que fôssemos mais além no sentido de colhermos mais informações, que seriam repassadas à Polícia Civil”, acrescentou o comandante.Ainda de acordo com a polícia, o veículo foi perseguido pelo motociclista, que efetuou vários tiros. Mesmo sabendo que o suspeito do crime estava armado, um pouco mais a frente a vítima parou o carro. Ao descer, foi atingido por vários tiros. A companheira do motorista confirmou à polícia que o motivo do homicídio foi uma discussão de trânsito.
G1pb

Homem armado assalta cooperativa de crédito em João Pessoa

Cooperativa de crédito foi assaltada no início da tarde de sexta-feira, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma cooperativa de crédito foi assaltada no Centro de João Pessoa no início da tarde desta sexta-feira (23). De acordo com a Polícia Militar, o assaltante entrou no prédio, localizado na Rua Duque de Caxias, se apresentando como um cliente e, depois de enfretar a fila, se dirigiu até o caixa e sacou a arma anunciado o assalto. O criminoso fugiu do local levando mais de R$ 2 mil.
Segundo informações da equipe de Força Tática da Polícia Militar, acionada pelo Centro Integrado de Operações da Polícia (Ciop), o assaltante agiu sozinho na cooperativa. Ainda de acordo com a polícia, não havia nenhum vigilante no momento do assalto.
A polícia realizou buscas pelas ruas do Centro de João Pessoa, mas até as 14h30 desta sexta-feira nenhum suspeito havia sido preso.
G1pb

Mandela segue em estado crítico, mas apresenta 'grande resistência'

Mandela, em foto de 2 de maio de 1994 (Foto: David Brauchli/AP)O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 95 anos, continua com a saúde debilitada, mas apresenta "grande resistência", informou o governo neste sábado (24).
A nota acrescenta ainda que Mandela, que está internado desde junho para o tratamento de uma recorrente infecção pulmonar, permanece em estado crítico, mas estável.
"Embora, às vezes, sua condição fique instável, os médicos indicaram que o ex-presidente tem demonstrado grande capacidade de resistência e sua condição tende a se estabilizar, como resultado do tratamento médico", afirmou o governo.
Mandela se tornou o primeiro presidente da África do Sul eleito democraticamente em eleições livres de restrições raciais em 1994, que marcaram o fim do regime do apartheid.
Ele passou 27 anos na prisão durante o regime da minoria branca, incluindo 18 anos na notória colônia penal da Ilha Robben.
Sua infecção pulmonar remonta ao tempo em que era prisioneiro na ilha varrida pelo vento, onde ele e outros prisioneiros eram forçados a trabalhar em uma pedreira de calcário.
G1

Polícia escocesa confirma 4 mortes após acidente de helicóptero


Voluntários em bote salva-vidas inspecionam helicóptero caído no mar, perto do aeroporto Sumburgh, na costa das ilhas Shetland; imagens são de vídeo recebidas através do RNLI, em Londres  (Foto: RNLI / Aith/Reuters)
A polícia da Escócia confirmou neste sábado (24) que quatro pessoas foram encontradas mortas depois que um helicóptero caiu ontem nas ilhas Shetland. A aeronave transportava 18 pessoas, 16 delas funcionários da plataforma de petróleo Borgsten Dolphin, da companhia petrolífera francesa Total, no Mar do Norte, assim como dois membros da tripulação.
O helicóptero se chocou ao oeste do aeroporto de Sumburgh por volta das 14h20 (de Brasília) de sexta (23) e foi encontrado totalmente destruído entre as rochas. Cerca de 14 pessoas foram resgatadas pelas equipes de salvamento.
A polícia da Escócia identificou as vítimas como Duncan Munro, de 46 anos, Sarah Darnley, de 45 anos, Gary McCrossan, de 59 anos, e George Allison, de 57 anos.
Após o acidente, várias embarcações e equipes de salvamento das áreas de Lerwich e Aith, assim como helicópteros da guarda costeira e outros de resgate das Forças Navais britânicas, foram ao local para fazer a busca de sobreviventes.
A BBC informou que um helicóptero de resgate transferiu nove das pessoas resgatadas para Lerwich, uma delas em uma maca.
A aeronave acidentada pode ter sofrido "uma perda de energia" que a levou a se chocar no mar, segundo as primeiras avaliações do incidente.
"O helicóptero estava em um lugar bastante inacessível, mas as equipes de salvamento conseguiram chegar até lá", disse Jim Nicholson, coordenador das operações de resgate.
Nicholson considerou "uma sorte" que após um acidente "destas características" não houve mais vítimas.
"Parece que aconteceu uma catastrófica perda de energia que fez com que o helicóptero caísse dentro do mar repentinamente sem nenhuma oportunidade de se fazer uma aterrissagem controlada", explicou.
O ministro principal da Escócia, Alex Salmond, rendeu uma "homenagem" a todas as pessoas "valentes" envolvidas no resgate e informou que uma investigação já está em andamento sobre o ocorrido.
G1

EUA se preparam para possível ação na Síria, diz secretário de Defesa

O Pentágono mobiliza forças para uma possível ação militar contra a Síria caso o presidente Barack Obama decida por esta opção, revelou nesta sexta-feira o secretário americano de Defesa, Chuck Hagel. Obama deu entrevista exclusica à CNN sobre o tema, conforme mostrou aGloboNews (veja vídeo ao lado).
Diante dos apelos para uma intervenção militar após o suposto ataque com armas químicas por parte do regime sírio esta semana, os comandantes americanos preparam uma gama de "opções" para o caso de Obama decidir lançar um ataque contra o regime de Damasco, disse Hagel à imprensa a bordo de um avião a caminho da Malásia.
Hagel, que não revelou qualquer detalhe sobre o posicionamento das tropas, destacou que "o departamento de Defesa tem a responsabilidade de prover ao presidente opções para todo tipo de contingência".
Segundo um funcionário do Pentágono, a Marinha americana manteve no Mediterrâneo um quarto destróierequipado com mísseis de cruzeiro, o USS Mahan, que permanecerá na VI Frota e não retornará ao porto de Norfolk."O presidente solicitou opções ao departamento de Defesa. Como sempre, o departamento de Defesa está preparado para proporcionar todas as opções para todas as contingências ao presidente dosEstados Unidos", destacou Hagel.
Chuck Hagel falou que o Pentágono mobiliza forças para possível ação (Foto: Paul J. Richards/AFP)
A princípio, o USS Mahan seria substituído pelo USS Ramage na VI Frota, que agora terá quatro destróiers - Gravely, Barry, Mahan e Ramage - equipados com dezenas de mísseis de cruzeiro Tomahawk.

Este reforço permite ao Pentágono agir mais rapidamente caso Obama decida por uma ação militar contra Damasco.
Divergências
A imprensa americana tem revelado divergências dentro do governo sobre os riscos de outra intervenção militar dos Estados Unidos no Oriente Médio.

Obama classificou nesta sexta-feira de muito preocupante a possibilidade de o regime sírio ter usado armas químicas: 'o que temos visto indica que é claramente um grande evento, de muita preocupação, e nós já estamos em contato com toda a comunidade internacional'.
Na quarta-feira, o Exército sírio realizou uma ofensiva contra os redutos rebeldes de Ghuta oriental e Mouadamiyat al-Sham, localizados, respectivamente, na periferia leste e oeste de Damasco, causando um número de vítimas ainda indeterminado.
A oposição acusou o regime de utilizar gases tóxicos contra civis nos subúrbios da capital, em um ataque que deixou 1.300 mortos, o que é negado categoricamente pelo governo sírio.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), que se baseia em uma ampla rede de ativistas e médicos em todo o país, registrou 170 mortes na região, e não confirmou o uso de armas químicas.
A ONG, no entanto, indicou que o regime bombardeou de forma sistemática a zona citada entre quarta e quinta-feira.
Uma eventual intervenção militar na Síria é rejeitada por Moscou, um tradicional aliado de Damasco, que considera o 'uso da força inaceitável'.
A Rússia reagiu assim à posição do ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, que declarou que, se o uso de armas químicas pelo regime sírio for comprovado, será necessário 'uma ação que pode assumir a forma de uma reação de força'.
O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, declarou nesta sexta que o atentado de quarta-feira foi sim 'um ataque químico do regime de Assad'.
A Suécia também manifestou sua certeza quanto a autoria do ataque e o uso de substâncias tóxicas.
Conflito
A Síria enfrenta, desde março de 2011, uma guerra civil que já deixou pelo menos 100 mil mortos, destruiu a infraestrutura e gerou uma crise humanitária no país. Acuados pelo conflito, mais de 2 milhões de sírios deixaram o país rumo aos países vizinhos, gerando uma crise de refugiados e aumentando a instabilidade da região.

Desde o início do conflito em março de 2011, os EUA se limitam a oferecer apoio não letal aos rebeldes sírios e a fornecer ajuda humanitária.
Em junho, a administração Obama prometeu "apoio militar" aos rebeldes, embora tenha mantido certa indefinição sobre a natureza dessa ajuda.
Os EUA têm pouco apetite para intervir na região, uma vez que a rebelião é cada vez mais dominada por militantes islamitas com vínculos com a rede terrorista da Al-Qaeda.
A Rússia, que tem interesses econômicos e estratégicos na região, é a principal aliada do governo sírio, e tem vetado resoluções sobre a Síria no âmbito do Conselho de Segurança.
China e Irã também são importantes aliados do presidente sírio Assad.
Dezenas de pessoas, sendo muitas crianças, morreram nos ataques com gases lançados na última quarta (Foto: Shaam News Network/AP)
Ataque com armas químicas
Na sexta-feira,  a ONU aumentou na pressão  sobre o regime sírio para que autorize os inspetores internacionais a visitar os lugares onde armas químicas teriam sido usadas, e enviou uma especialista em desarmamento a Damasco.

Grupos opositores sírios afirmam que 1.300 pessoas morreram nos ataques com gases lançados ao sudoeste e ao leste da capital na última quarta.
Apesar de o governo americano afirmar que ainda não é capaz de dizer categoricamente que armas químicas foram usadas, Stephen Johnson, um ex-especialista do Exército britânico que hoje integra o departamento forense da Universidade de Cranfield, na Inglaterra, afirma que o número crescente de indícios visuais parecem apontar para o uso desse tipo de arma.
G1

Lista reúne 'sexo com garfo' e outros fetiches sexuais bizarros

Sexo com garfo
Neste mês, um artigo publicado em uma revista científica revelou que um homem de 70 anos de idade passou por uma cirurgia em Canberra, na Austrália, depois que colocou um garfo no pênis durante um ato sexual bizarro com o utensílio de cozinha (leia a matéria).

Homem passou por cirurgia depois que colocou garfo no pênis durante ato sexual bizarro (Foto: Reprodução/ International Journal of Surgery Case Reports)
Sexo com bote inflável
Em julho deste ano, o americano Edwin Tobergta, de 34 anos, foi preso pela segunda vez em dois anos após ser flagrado tendo “relações sexuais” com um bote inflável na cidade de Hamilton, no estado de Ohio (EUA) (leia a matéria).

Edwin Tobergta foi flagrado pela segunda vez em 'ato sexual' com bote inflável (Foto: Divulgação/Butler County Jail)
Sexo na janela
Em 2010, um casal de amantes caiu da janela do apartamento enquanto mantinha relações sexuais na cidade de Lübeck, na Alemanha. O homem e a mulher que não tiveram os nomes divulgados caíram de uma altura de cinco metros (leia a matéria).

Casal de amantes cai da janela enquanto fazia sexo na Alemanha (Foto: Reprodução)
Dívida com sexo
Em 2010, uma atriz pornô japonesa ofereceu relações sexuais com estudantes chineses para se desculpar pela Segunda Guerra Sino-Japonesa de 1937. Na época, Anri Suzuki disse ter se comovido com a história da invasão japonesa na China nos anos 1930 e queria usar seu próprio corpo para se desculpar com a nova geração de chineses (leia a matéria).

Anri Suzuki está disposta a oferecer seu próprio corpo para estudantes (Foto: Reprodução/Twitter/Anri Suzuki)
Sexo no capô
Em 2011, um policial foi flagrado fazendo sexo em serviço sobre o capô de um carro em plena luz do dia no estado do Novo México (EUA). A cena foi registrada pelas câmeras de vigilância de um rancho (leia a matéria).

Policial foi flagrado fazendo sexo em serviço sobre o capô do carro (Foto: Reprodução)
Sexo no esterco 
O britânico David Truscott foi preso duas vezes por causa de seu fetiche sexual bizarro. Truscott foi detido em 2009 e 2011 acusado de invadir uma fazenda em Redruth, na Inglaterra, ficar nu e se masturbar com o corpo coberto de esterco (leia a matéria).

David Truscott foi preso duas vezes por causa de seu fetiche sexual bizarro  (Foto: Divulgação/Redruth Police)
Sexo com esqueleto
Em 2012, uma mulher foi presa na Suécia acusada de comprar e vender partes de esqueletos humanos e de usá-los para jogos sexuais. Ela chegou a ser acusada por perturbar a paz dos mortos (leia a matéria).





G1

Padilha pede que críticos não 'ameacem saúde da população'

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou na manhã deste sábado (24) que o governo brasileiro tem “segurança jurídica” em relação ao programa Mais Médicos e ao convênio com organização para trazer médicos cubanos ao país e pediu que os críticos não “ameacem” a população brasileira.
“O governo já ganhou todas medidas judiciais. Nós temos muita segurança jurídica do que estamos fazendo e eu acho que quem tem crítica pode vir fazer sugestão para aprimorar, mas não venham ameaçar a saúde da população que não tem médico”, disse Padilha.
A Associação Médica Brasileira (AMB) entrou com nova ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (23) para pedir a suspensão da medida provisória que criou o programa Mais Médicos, do governo federal.
Há um mês, a entidade fez o mesmo pedido, mas o então presidente em exercício do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski, negou suspender o programa. Além de entender que o tipo de ação apresentada, um mandado de segurança, era inadequado para questionar medida provisória, o ministro também afirmou que a definição de políticas públicas por meio de MP cabem ao Executivo e ao Legislativo.
Um dos principais questionamentos é à inclusão de médicos estrangeiros sem a necessidade de revalidação do diploma. Nesta sexta, os profissionais de outros países selecionados dentro do programa começaram a chegar ao Brasil.
O programa, criado pela medida provisória 621/2013, visa suprir a carência de profissionais nas periferias e interior do país, além de permitir a vinda de profissionais estrangeiros para trabalhar em locais específicos sem exigir a revalidação do diploma.Agora, a AMB apresentou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), e o pedido será analisado pelo ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação. A entidade quer a concessão de uma liminar (decisão provisória) para suspender a MP.
Médicos cubanos 
Neste final de semana, cerca de 400 médicos cubanos chegam ao país para atuar em 701 municípios sem médicos no Brasil. A participação de cubanos no programa é motivo de contestação devido à forma de contratação. Para José de Lima Ramos Pereira, procurador do Ministério Publico do Trabalho, é irregular. Segundo ele, o tipo de contratação dos cubanos viola a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Padilha que participou em Brasília do Dia D de Mobilização, que marca o início da campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos, afirmou que as pessoas que questionam o convênio para trazer médicos cubanos ao país devem "pensar" nos milhões de brasileiros que serão atendidos por esses médicos.
"Peço que as pessoas que falam isso pensem nos mais de 700 municipios que não têm nenhum médico, pensem nos milhões de brasileiros que serão atendidos por esse profissional médico. Pensem nas milhares de pessoas do mundo inteiro que já foram atendidos por  profissionais como esse. Acho que tem que pensar nisso em primeiro lugar. O Ministério da Saúde coloca em primeiro lugar isso: atender à população que não tem médico no seu município", disse.
Para trazer 4 mil médicos cubanos até o final do ano, o governo brasileiro vai pagar, até fevereiro de 2014, R$ 511 milhões à  Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que repassará o dinheiro ao governo de Cuba. No caso de outros médicos estrangeiros (e dos brasileiros), o pagamento da remuneração de R$ 10 mil mensais será feito pelo governo federal diretamente aos médicos. A suspeita é de que os cubanos receberão uma remuneração menor que os demais médicos porque parte dos recursos seriam retidos pelo governo cubano.
Padilha afirmou que a contratação dos cubanos seguirá as mesmas regras de outras 58 parcerias que o governo de Cuba mantém com outros países para os quais cede médicos. O ministro também disse que os cubanos, diferentemente dos demais estrangeiros, mantêm seus empregos no país de origem.
"A relação do Ministério da Saúde é com a Organização Pan-Americana de Saúde, que estabelece um contrato com o Ministério da Saúde, um tipo de contrato que já existe em 58 paises. Médicos vêm pra cá mantêm a carreira deles junto ao Ministério da Saúde de Cuba, é diferente dos outros médicos que estão vindo pra cá que não tem emprego no país de origem. Cubanos mantêm seu emprego no país de origem, além de uma remuneração que é dada diretamente pelo Ministério da Saúde", afirmou.
Questionado sobre possíveis diferenças salariais entre médicos cubanos e demais profissionais estrangeiros, Padilha disse que não se deve fazer "comparação de realidades diferentes" e que os médicos terão condições de vida adequadas para atender à populaçãp. . Nesta sexta, o ministro afirmou que os profissionais cubanos estarão submetidos à lei trabalhista de Cuba.
"O Ministério da Saúde vai acompanhar de perto a qualidade dos médicos. Por isso exigimos que ele tenha experiência. Todos eles têm especialização em medicina da família e,86% deles têm experiência em medicina internacional como essa. Eles vão receber moradia, alimentação, condição de vida garantida pelos municípios que assumiram o compromisso ao participar do programa. O Ministério da Saúde também vai acompanhar essas condições de vida dos profissionais para que eles tenham tranquilidade em atender à população", afirmou.
G1

10 curiosidades sobre o Grande Colisor de Partículas do CERN

Se você tem ao menos algum interesse em ciência (ou se é fã de The Big Bang Theory), já deve ter ouvido falar sobre o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês). Ainda assim, não é preciso ser nenhum gênio da física para perceber que os detalhes desse incrível aparelho não são dos mais fáceis de entender, mesmo para quem não é um completo leigo.
É claro, não é fácil admitir publicamente certas dúvidas em um mundo em que a cultura nerd se torna cada vez mais mainstrean e em que a internet virou um abrigo perfeito para haters de todo tipo. Por esse motivo, reunimos a seguir 10 curiosidades que você pode querer saber sobre o LHC, mas nunca teve coragem de perguntar.

1 – O que significa “Grande Colisor de Hádrons”?

A primeira é fácil: a palavra grande se refere ao tamanho do aparelho. O LHC é um amplo túnel circular, com uma circunferência de 27 quilômetros, enterrado sob uma camada média de 100 metros de terra e rochas. O termo colisor diz respeito ao fato do aparato ser usado acelerar prótons (e ocasionais íons) em direções opostas, para então poder colidi-los e mostrar quais partículas resultam do processo.
Na física, os hádrons são uma família de partículas subatômicas feita de quarks e mantida junta por uma interação nuclear forte (uma das quatro interações fundamentais, que incluem ainda a gravitacional, a eletromagnética e a nuclear fraca). Os prótons e os nêutrons são alguns exemplos de hádrons.

2 – Por que ele fica no subsolo?

Uma das razões é o fato de que encontrar um imóvel de 27 quilômetros acima da terra é algo realmente caro. O LHC usa um túnel cavado originalmente para abrigar um colisor diferente, o Grande Colisor de Elétrons e Pósitrons (LEP, na sigla em inglês), que foi desativado no ano 2000. Outro detalhe interessante é que toda a terra e rochas acima do aparelho servem como um excelente escudo contra a radiação natural que pode alcançar seus detectores.


3 – Qual a semelhança entre o LHC e um Lobisomem?

A resposta é que ambos são afetados pela lua. Assim como as marés, o solo também está sujeito à atração lunar. Quando a lua está cheia, a camada terrestre chega a subir até 25 centímetros, movimento que faz com que a circunferência do LHC aumente em até um milímetro. Pode não parecer muito, mas é o suficiente para que os cientistas precisem levar isso em consideração.

4 – Qual a semelhança entre o LHC e uma geladeira?

Fica frio, o LHC não é usado para impedir que a carne do churrasco dos pesquisadores estrague! Na realidade, a semelhança é que ambos dependem de refrigeração. O Grande Colisor de Hádrons tem o maior sistema criogênico do mundo e pode ser considerado um dos lugares mais gelados da Terra.
Para manter os ímãs do dispositivo na temperatura de supercondução, os cientistas tem que resfriá-los para 1,9 kelvin (-271,3 graus célsius) – uma temperatura menor do que a do espaço sideral, que atinge o valor mínimo de -270,5 graus célsius em alguns pontos. E atingir esse ponto nas escalar de calor não é fácil: são utilizadas 10 mil toneladas de nitrogênio líquido e 90 toneladas de hélio líquido, em um processo que leva algumas semanas.

5 – O que significa CERN?

É o acrônimo em francês para o Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear, criado em 1952 com o apoio de 11 países. Dois anos depois, o termo “conselho” foi retirado do nome e substituído por “organização”, mas nenhum dos pesquisadores gostava da nova sigla, então a anterior permaneceu.
Se o nome da instituição soa familiar para você mesmo sem conhecer nada sobre o LHC, então existem duas explicações possíveis: ou você já ouviu falar que foi lá que inventaram a internet, ou você assistiu ao filme baseado no livro de Dan Brown, “Anjos e Demônios”.

6 – Quanto custou?

A construção do LHC durou quase 30 anos e estima-se que ela custou aos países-membros do CERN (e outros participantes) € 4,6 bilhões (cerca de R$ 14,5 bilhões). Mas isso não é tudo – como diriam aqueles comerciais de TV paga –, já que também houve mais € 1,43 bilhão (aproximadamente R$ 4,51 bilhões) de gastos com detectores e capacidade computacional, entre outras coisas.

Fonte da imagem: Reprodução/Neatorama

7 – De quanta eletricidade o LHC precisa para funcionar?

É preciso 120 MW para que o aparelho funcione, o que equivale ao consumo de energia cantão suíço de Genebra. Essa quantidade de força seria o suficiente para alimentar 1,2 milhão de lâmpadas incandescentes de 100 watts ou 120 mil casas medianas da Califórnia. Estima-se que o custo anual de funcionamento do LHC seja de € 19 milhões (quase R$ 60 milhões).

8 – Qual quantidade de dados que esperam obter do LHC?

Os experimentos do Grande Colisor de Hádrons contam com cerca de 150 milhões de sensores que fornecem informações 40 milhões de vezes por segundo. O fluxo de dados é de cerca de 700 MB por segundo, ou cerca de 15 petabytes por ano. Se você tentasse gravar tudo isso em CDs, acumularia uma torre de 20 km anualmente. E DVDs não seriam uma opção muito melhor, já que você precisaria de cerca de 100 mil a cada 12 meses.
Para receber esse dilúvio de informações, o CERN construiu a Grade Mundial de Computação do LHC, uma espécie de internet privada e super-rápida que conecta cerca de 80 mil computadores para que analisem os dados do colisor.

9 – O LHC pode criar um buraco negro que vai engolir a Terra?

Se você já tinha ouvido falar de aceleradores de partículas (não importa qual seja), provavelmente já ouviu teorias apocalípticas de que esses dispositivos poderiam dar origem a buracos negros que consumiriam nosso planeta, entre outras coisas.
Mesmo considerando que o LHC tem uma remota chance de criar um micro buraco negro, o produto teria uma medida e uma massa tão insignificantes que teria dificuldades para absorver sequer um próton, quanto mais um planeta inteiro. Outras teses apocalípticas (como a criação de strangelets, de monopolos magnéticos ou da “bolha-vácuo”), embora em teoria sejam minimamente possíveis, são altamente improváveis.

Fonte da imagem: Reprodução/Neatorama

10 – É possível ajudar nas pesquisas?

Embora uma equipe de mais de 7 mil cientistas esteja cuidando da ciência propriamente dita, qualquer pessoa com um computador e acesso à internet pode ajudar com o processamento de dados. O projeto LHC@home (algo como “LHC em casa”, em tradução livre) permite que você contribua no tempo livre do seu computador para ajudar a calcular simulações do colisor. Para participar, acesse o site (em inglês) clicando aqui.
Fonte: www.megacurioso.com.br

Site abre vaga para explorador do mundo: salário anual de R$ 242 mil


Foto de praia nas Ilhas Maldivas, que pode ser um destino do selecionado
Foto: Reprodução/Jauntaroo
Procura-se um explorador do mundo e paga-se US$ 100 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 242 mil. A vaga foi aberta pelo site de viagens Jauntaroo, que diz estar buscando um candidato disposto a tirar sonecas e receber massagens em praias, que não se oponha a viajar para destinos exóticos, tenha capacidade de absorver a cultura de outro local, esteja sempre pronto para uma aventura e disponível para escrever nas redes sociais sobre tudo isso. Tudo isso durante um ano.

Para se candidatar, o interessado deve enviar um vídeo de até 60 segundos, explicando porque deve ser escolhido para ser “explorador do mundo”. Os 50 melhores serão pré-selecionados e cinco serão escolhidos para entrevistas presenciais. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro no site do “Best Job Around the World”.
Além do espírito aventureiro e do amor por viagens, os candidatos devem ter boas habilidades de comunicação, saber tirar fotos e fazer vídeos, ter bom conhecimento das redes sociais (Facebook, Twitter, Pinterest, entre outros), experiência em viagens internacionais e trabalhar de casa quando não estiver viajando. Fluência em inglês também é essencial.

Cidades da Paraíba estão na lista para receber médicos cubanos

Paraíba tem 27 cidades entre as que devem receber os médicos cubanos que atuarão no programa Mais Médicos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (22). Nessa primeira etapa, 400 profissionais de Cuba serão distribuídos em 701 municípios que não despertaram interesse de nenhum brasileiro ou estrangeiro inscrito na seleção.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou na quarta-feira (21) termo de cooperação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para contratar coletivamente médicos de Cuba para atuar no Brasil. O acordo prevê a chegada de 4 mil médicos cubanos até o final do anoDe acordo com o Ministério da Saúde, as cidades da Paraíba que podem ter médicos cubanos nesta etapa são: AguiarBaraúna,BelémBernardino Batista , Boa Ventura,Brejo dos SantosDamiãoDesterroGado BravoJuru ,Nova Olinda, Olho D'Água,Pedra LavradaPicuí ,Santa Cecilia, Santa InêsSantana de Mangueira ,Santana dos Garrotes, Joca Claudino,São FranciscoSão José de Princesa, São José  dos Cordeiros,São Vicente do SeridóSerra GrandeSossegoTaperoá e Teixeira.
Nesta  primeira etapa da parceria, serão 400 médicos que chegam ao Brasil já neste fim de semana e começam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde em 16 de setembro. Eles passarão por avaliação de três semanas juntamente com os demais médicos do programa com diploma do exterior – entre 26 de agosto e 13 de setembro. A distribuição desses profissionais nos 701 municípios ainda será definida.
A maioria das cidades que vão receber os cubanos, 68% deles, apresenta os piores índices de desenvolvimento humano do país e 84% estão no interior do Norte e Nordeste, em regiões com 20% ou mais de sua população vivendo em situação de extrema pobreza.

Brasileiros e estrangeiros
Segundo o Ministério da Saúde, 51 médicos optaram, no período de inscrição, por atuar na Paraíba pelo programa Mais Médicos. São 47 profissionais brasileiros e  quatro estrangeiros.

Dos 90 municípios paraibanos cadastrados no programa do governo federal, 29 deles serão contemplados pelos médicos que se inscreveram.
G1

Projeto ''Revelando os Brasis'' busca histórias nos pequenos municípios do Brasil; Saiba como participar!

Buscar histórias nos pequenos Municípios e transformá-las em filme é a missão do Concurso Nacional de Histórias do Revelando os Brasis – Ano V. Os moradores de cidade com até 20 mil habitantes interessados podem fazer inscrição no concurso até dia 30 de setembro.
Os Organizadores do projeto entraram em contato com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) para solicitar apoio na divulgação do trabalho.
Podem ser inscritas histórias verdadeiras – baseadas em fatos históricos, personagens, tradições populares, causos, crenças, lendas, conflitos, etc – ou inventadas. Uma comissão formada por profissionais reconhecidos das áreas do cinema e da comunicação escolherá 20 histórias mais 20 suplentes.
Os selecionados participarão de uma oficina audiovisual no Rio de Janeiro e, em seguida, voltarão aos Municípios de origem para gravar os filmes com até 15 minutos.
Nas quatro primeiras edições do projeto foram produzidas 160 obras, entre ficções e documentários. Os filmes são lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil, além disso, participam de festivais e mostras audiovisuais de âmbito local e nacional.
De acordo com levantamento divulgado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 5.568 municípios; desses, 3.924 têm até 20 mil habitantes.
Consulte o www.revelandoosbrasis.com.br para saber se o seu Município pode participar. Ficha de inscrição aqui, e mais informações pelo telefone (27) 3327-6999 ou pelo e-mail revelando@imazul.org.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...