quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Apagão de quase três horas causa transtornos a população patoense

O apagão que atingiu a região de todo o Nordeste na tarde desta quarta-fera, 28 de agosto, causou transtornos a população patoense, que parou suas atividades antes do expediente diário.
No comércio as portas foram fechadas 1h antes do horário normal em decorrência da queda dos sistemas nos processos de pagamento. 
De acordo com a área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a queda de energia foi regitrada as 15h03, derrubando a carga para 10% do nível normal - de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts.
Nas vias de tráfego os semáforos pararam de funcionar e a Superintendência de Trânsito e Transportes  - STTRANS controlou o trânsito durante o período do blecaute.
Em alguns pontos da cidade, moradores registraram falhas no sinal de telefonia móvel, o que dificultou a comunicação em vários momentos.  
O restabelecimento da energia ocorreu  gradativamente  a parti das 17h50 em todo o nordeste. Na cidade de Patos, a eletricidade voltou as 17h56. 
Após a queda de energia, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a causa do apagão foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. 
Apesar da normalização do sistema de distribuição de energia, a possibilidade de novas quedas não é descartada.  
Outros casos
Em 2012, a região Nordeste enfrentou dois apagões, primeiro em 22 de setembro registrado em recorrência  de um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, e o segundo em outubro que afetou os nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.
Epitácio Germano

Nordeste sofre apagão; Chesf avalia extensão


  O superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou ao G1 que houve uma queda de energia no Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O problema foi observado por volta das 15h desta quarta-feira (28).

Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife. A Companhia atua em todo o Nordeste, com exceção do estado do Maranhão. De acordo com Franklin, o apagão começou às 15h08 e atingiu todo o Nordeste. "Nossa preocupação agora é reestabelecer a energia, que está retornando gradativamente. Já temos energia no Recife, Salvador, algumas áreas de Teresina. Acredito que ainda hoje toda a região estará normalizada. Não sabemos ainda o motivo, vamos precisar fazer uma avaliação junto com o ONS", explicou.


A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, que derrubou a carga de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts. A agência disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e se houver culpados, aplicará multa.

A operadora de telefonia móvel TIM informou, por meio de nota, que seus clientes no Nordeste poderão ter dificuldade para utilizar os serviços da companhia devido à queda de energia. Segundo a operadora, equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer gradativamente os serviços nas áreas afetadas. As demais operadoras ainda não se pronunciaram sobre o apagão.


Vários bairros de Maceió e também de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, foram atingidos pelo apagão. Na capital, semáforos estão apagados e o trânsito começa a se complicar. Internautas avisam que em toda orla não tem luz, assim como na parte alta da cidade.


Em Salvador, na Bahia, as lojas dos dois maiores shoppings, Iguatemi e Salvador, fecharam as portas. No Polo Petroquímico, localizado na Região Metropolitana de Salvador, algumas fábricas evacuaram as unidades por medida de segurança.


Em Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito, informa que mais de 95% dos semáforos estão sem funcionar. O apagão também atingiu hospitais e o aeroporto da cidade. Segundo os hospitais, nenhum procedimento foi cancelado devido ao uso de geradores.


A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que o apagão atingiu municípios da região Leste, na fronteira com o Piauí, como Caxias e Timon. O ONS informou à Cemar que houve um bloqueio na Usina de Boa Esperança, que é de responsabilidade da Chesf e, com isso, houve perda de alimentação na Cemar. No Maranhão, 229.648 unidades consumidoras estão sem energia.

Saguão do aeroporto fica sme luz na tarde desta quarta em Salvador (Foto: Riad / Arquivo Pessoal)A Energisa informou que a queda de energia atingiu todo o estado. Por volta de 16h, ainda não havia previsão para o retorno do serviço. Os semáforos estão apagados nas ruas de João Pessoa e Campina Grande, as duas maiores cidades da Paraíba. Na capital, os três maiores hospitais estão funcionando com geradores. Apesar da falta de energia, o aeroporto de João Pessoa funciona normalmente, segundo a Infraero.


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o metrô está parado na Região Metropolitana do Recife. Pessoas relatam nas redes sociais que os semáforos da capital não funcionam. A Infraero informou que o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes, no Recife, está funcionando. A Secretaria de Saúde do Estado informa que os hospitais da rede estadual têm gerador e estão funcionando normalmente, entre eles o Hospital da Restauração, maior emergência da região. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) apenas confirmou que falta energia em todo o estado, mas ainda não tem detalhes sobre o caso.


A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que todo o estado foi atingido pelo apagão. Em Natal, os semáforos estão apagados. Lojas, supermercados e o Shopping Midway Mall fecharam as portas por causa da falta de energia. Funcionários do centro administrativo do governo também foram dispensados. Apesar da falta de energia, o aeroporto de Natal funciona normalmente.

Em Sergipe, a falta de energia afetou o funcionamento dos sinais de trânsito, deixando o trânsito caótico nas ruas da capital, Aracaju. Os shoppings estão abertos, mas as lojas foram fechadas até o reestabelecimento da energia.

No ano passado
Em 2012, a região Nordeste enfrentou apagões em setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.


Em outubro, outra ocorrência afetou os nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...