quinta-feira, 12 de setembro de 2013

DRE apreende 14kg de drogas e prende trio na Paraíba

Drogas foram apreendias com trio suspeito, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Três pessoas foram presas e cerca de 14kg de drogas apreendidas pela Delegacia de Repressão à Entropecentes (DRE). O material colhido com os suspeitos foi apresentado na tarde desta quarta-feira (11), na Central de Polícia Civil, no bairro do Varadouro, em João Pessoa. De acordo com o delegado titular da DRE, Allan Murilo Terruel, as prisões e operações aconteceram após dois meses de monitoramento da quadrilha.
Allan Murilo explica que a droga era trazida por alguma pessoa vinda do estado do Rio Grande do Norte para João Pessoa. Segundo ele, a droga trazida do estado vizinho era usada para abastecer bairros periféricos da capital paraibana. Dos 14kg de droga apreendidos, cerca de 10kg eram de cocaína e outros 4kg eram de crack.
Após as prisões, a DRE vai investigar se a droga trazida do Rio Grande do Norte era distribuída diretamente pelos suspeitos detidos ou se era repassada para algum outro traficante de João Pessoa. O trio preso deve responder por um pena que varia de 8 a 25 anos de reclusão.Segundo a polícia, cada um dos três suspeitos tinha um função definida no tráfico. “Dos três suspeitos presos, um era o responsável pelo gerenciamento, o outro pela distribuição, ambos de João Pessoa. O terceiro, uma mulher, foi responsável por trazer a droga deNatal até João Pessoa”, explicou Terruel. Os dois homens possuem 25 e 29 anos e a mulher tem 25 anos.
G1pb

Carro da Polícia Militar pega fogo com policiais dentro, na Paraíba

Um carro da Polícia Militar pegou fogo na tarde desta quarta-feira (11), no bairro 13 de Maio, em João Pessoa. O carro era usado pelo Batalhão de Polícia Ambiental quando um incêndio começou na parte do motor. De acordo com o tenente Lima, passageiro do carro que pegou fogo, o incêndio foi avisado por pedestres que passavam próximo ao carro. Ainda segundo o policial, nenhum passageiro do veículo ficou ferido. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, mas o capô do carro ficou danificado. Uma perícia será realizada no carro para determinar o que gerou o fogo (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 g1
G1pb

Dez ônibus são assaltados em menos de 5h em João Pessoa, diz PM

Em pouco menos de cinco horas, dez ônibus foram assaltados na noite da quarta-feira (11) em João Pessoa, de acordo com a Polícia Militar. O primeiro assalto aconteceu às 19h02. Três dos dez assaltos registrados pela polícia aconteceram no bairro Cristo Redentor. Outros casos aconteceram no bairro dos Bancários, Cruz das Armas e Jaguaribe, entre outros.
O segundo assalto da noite da quarta-feira foi registrado cerca de 20 minutos depois do primeiro e três paradas de ônibus depois. Às 19h20, um homem assaltou um ônibus que faz a linha do Rangel.De acordo com a polícia, às 19h um homem vestindo camisa verde, boné azul e de sandália assaltou um ônibus que faz a linha Cristo-Shopping. O crime aconteceu em frente ao Instituto de Medicina Legal (IML). Não há informações de quanto o suspeito conseguiu levar.
Com cerca de 25 minutos depois, a Polícia Militar registrou o terceiro assalto no bairro de Cruz das Armas. Um homem assaltou um ônibus que faz a linha Bairro das Indústrias-Shopping. O crime foi praticado nas imediações de um supermercado no bairro de Cruz das Armas.
Às 21h, um ônibus da linha Cristo Redentor- Shopping foi assaltado por um homem armado. O assalto aconteceu na Avenida Ranieri Mazzilli. Nesse caso, segundo a polícia, também não há informações de como os criminosos agiram.
Um homem armado de pistola assaltou um ônibus que faz a linha José Américo às 20h. O crime aconteceu no momento em que o veículo trafegava ao lado da Casa da Cidadania, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Jaguaribe.
Já às 21h50, aproximadamente, um ônibus da linha do Bessa foi assaltado quando trafegava próximo a um restaurante, localizado na Avenida Arthur Monteiro de Paiva. De acordo com informações do cobrador repassadas à polícia, o ladrão levou cerca de R$ 200.
Às 22h30, ainda segundo registro do Ciop, dois homens armados de revólveres assaltaram um ônibus que faz a linha do Rangel. O crime aconteceu no Centro de João Pessoa, na rua Diogo Velho.
Trinta minutos depois, às 23h, outro ônibus foi assaltado quando passava pela ladeira do bairro do Rangel. Segundo a polícia, o crime foi praticado por um homem armado e todo de preto.
Também às 23h, um outro coletivo foi assaltado por dois homens quando trafegava próximo a um supermercado, localizado na principal do bairro dos Bancários. Os criminosos fugiram e levaram cerca de R$ 180, segundo o cobrador.
O último crime da noite da quarta-feira contra ônibus aconteceu às 23h30 De acordo com informações da polícia, um veículo que faz a a linha do Bairro das Indústrias foi assaltado por um homem quando trafegava no Bairro dos Novais. Neste caso, os passageiros também foram roubados.
De acordo com a polícia, até as 7h desta quinta-feira (12) nenhum dos suspeitos havia sido preso.
G1pb

Lontra 'albina' é a nova moradora de parque zoobotânico de João Pessoa

O  Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como Bica, em João Pessoa, recebeu na  terça-feira (10), um novo morador trazido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/PB). O animal é uma lontra albina, encontrada na reserva biológica de Guaribas, emMamanguape, Litoral Norte do estado.
O animal é da espécie Lontra Longicaudis (nome científico), uma das menos conhecidas no mundo, e está ameaçado de extinção em alguns estados principalmente pela redução da mata ciliar, degradação do seu habitat e a procura por sua pele.Segundo informações da Bica, por encontrar-se em situação de risco, o animal foi encaminhado ao local e está sendo alimentado com dieta especial para carnívoros e acompanhado pelas biólogas do setor. Ainda não há previsão de quando o animal estará em exposição para o público.

A lontra geralmente tem sua coloração de marrom a parda, porém, a nova habitante do Parque Arruda Câmara tem a pelagem clara e, aparentemente, é albina, que é a ausência de melanina no corpo, ou leucística, que é a despigmentação de algumas partes do corpo, como por exemplo, todo corpo branco e apenas a área dos olhos com cor. A ocorrência de albinismo em lontras é considerada rara, com poucos registros no mundo.

A importância de zoológicos para animais com esta característica se dá pela impossibilidade deles se camuflarem na natureza, tornando-se alvo fácil para predadores.

Características
As lontras nascem cegas e passam até sete semanas reclusas dentro do ninho, ficando, nesse período, dependentes dos pais. De hábito alimentar carnívoro, seu peso varia de 9 a 15 quilos, alimentando-se principalmente de peixes, crustáceos e moluscos. Por possuírem membranas interdigitais e caudas achatadas, que são utilizadas como leme, são considerados animais semi-aquáticos, abrigando-se em tocas às margens dos rios.

A lontra habita em quase todos os biomas, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Amazônia, sendo os machos maiores que as fêmeas e sua reprodução ocorre geralmente na primavera.

G1pb

Brasil é o 2º país com mais usuários que entram diariamente no Facebook

Leonardo Tristão, diretor geral do Facebook no Brasil, na sede da empresa em São Paulo (Foto: Helton Simões Gomes/G1)
Apesar de o Brasil perder para a Índia em número total de usuários, os brasileiros são mais assíduos que os indianos, o que faz do país o segundo no mundo em acessos diários, ficando somente atrás dos Estados Unidos, lar da companhia. A informação foi dada por Leonardo Tristão, diretor-geral da empresa no Brasil, na noite desta quarta-feira (11) na sede doFacebook, em São Paulo.
"A gente já tem 47 milhões de brasileiros que voltam para a plataforma todos os dias. Isso nos coloca na segunda posição, só atrás dos Estados Unidos", afirma Tristão.
O Brasil possui 76 milhões de usuários na rede social, abaixo da Índia e dos EUA. "Dada a relevância do Brasil, cada vez mais a gente olha pra esse mercado dentro da estratégia global e vê que tipos de produtos e serviços nós podemos promover em mercados como o Brasil ou em mercados em que o país possa liderar uma discussão global de uma estratégia de desenvolvimento de produtos".
"Isso abre um leque de oportunidades muito grande pensando que o Brasil vai ser sede dos principais eventos esportivos nos próximos três anos", diz, em referência à Copa do Mundo, em 2014, e às Olimpíadas, em 2016. Dos usuários brasileiros, 44 milhões acessam o site em smartphones ou em tablets.Segunda tela
Durante encontro com jornalistas, o Facebook resumiu alguns dos pilares para o Brasil em 2014. Um deles é aproveitar o efeito da segunda tela – utilizar smartphones ou tablets enquanto se assiste televisão. De acordo com Tristão, 40% dos usuários do Facebook entram no site enquanto assistem TV.

O Facebook apresentou na segunda (9) a grupos de mídia uma aplicação que mostra quais os temas estão mais sendo discutidos na rede. Similar aos "Trending Topics" do Twitter, a ferramenta terá maior capacidade de segmentação do público que participa das interações, como o sexo e a localização geográfica.
"É mais uma ferramenta para fazer a conexão de um programa de TV ou evento esportivo com o que as pessoas estão falando", explica.
Tristão conta que, durante o último capítulo da novela "Avenida Brasil", da TV Globo, o Facebook monitorou, bloco a bloco, o tema das conversas dos usuários na rede. "Os dez temas mais comentados tinham relação com a novela. 'Eu odeio a Carminha' ou 'Vou sentir falta da novela'", diz.
No Brasil, a ferramenta ainda está em fase de discussão, mas logo entrará no raio de ação da rede social. "Isso vai ser uma pauta em 2014, sim", diz Tristão.
Outra das apostas do Facebook é criar novos talentos em casa. A equipe da empresa tem 65 pessoas e 20 posições abertas para 2013. Segundo Tristão, em breve, será lançado um programa de desenvolvimento de talentos para suportar novos negócios, principalmente aquele voltado para pequenas e micro empresas.
Por fim, a rede social quer continuar a mostrar que pode ser uma plataforma para a concretização de negócios. Sobre esse ponto, Tristão disse que a construtora Tecnisa chegou a gerar R$ 20 milhões ao utilizar a plataforma como portas para engatar o negócio.
G1

Coreia do Norte reinicia reator nuclear de plutônio, dizem EUA

Coreia do Norte reiniciou as atividades de seu reator nuclear de Yongbyon, capaz de produzir plutônio para o programa de armas atômicas do país, segundo imagens de satélite analisadas por especialistas americanos.
As fotografias, feitas no dia 31 de agosto e divulgadas nesta quinta-feira (12) pela Universidade Johns Hopkins de Washington e o Instituto de Ciência e Segurança Internacional dos Estados Unidos, mostram fumaça branca emanando de um edifício próximo à sala do reator que contém as turbinas.
"A coloração branca e o volume são consistentes e a fumaça emana porque o sistema de geração de eletricidade está a ponto de iniciar, o que indica que o reator está em funcionamento ou no ponto", explicam os especialistas da Universidade Johns Hopkins no site "38north", dedicado a estudos sobre a Coreia do Norte.
Japão e EUA estão agora examinando o material para determinar se a usina está funcionando ou se Pyongyang está ainda realizando testes nas instalações sem ter introduzido as barras de combustível, revelaram fontes diplomáticas consultadas pela agência de notícias japonesa "Kyodo".
O Instituto EUA-Coreia, vinculado à Universidade Johns Hopkins de Washington, estimou durante o mês de junho que o reator começaria a funcionar em agosto. "Desde que Pyongyang anunciou, no início de abril de 2013, sua intenção de reiniciar o reator, os trabalhos progrediram rapidamente para pôr novamente em funcionamento as instalações", assegurou o Instituto.
Imagens que mostravam que a Coreia do Norte tinha começado a realizar obras nas instalações de Yongbyon forma publicadas no site "38north" em abril. A usina foi fechada em 2007 em virtude de um acordo assinado durante as negociações para a desnuclearização do país comunista.
Rússia
A Rússia observou que existe atividade na usina nuclear norte-coreana de Yongbyon, mas não pode garantir que isso signifique que o reator nuclear foi reaberto, disse nesta quinta-feira uma fonte diplomática citada pela agência "Interfax".

"É óbvio que algum tipo de trabalho é feito ali, e já vem acontecendo há bastante tempo. Alguns sinais indiretos indicam que está havendo a reabertura do reator", afirmou.
O reator de 5 megawatts é capaz, segundo especialistas, de produzir seis quilogramas de plutônio por ano, que pode ser utilizado por Pyongyang para aumentar o tamanho de seu arsenal de armas nucleares.
Após as sanções impostas em março pela ONU à Coreia do Norte, devido ao teste nuclear de fevereiro, o regime de Kim Jong-un endureceu ainda mais sua postura e anunciou que o desenvolvimento de armas nucleares passaria a ser o principal pilar de sua política de defesa.
G1

Cabral sanciona projeto de lei que veta máscaras em protestos no RJ

O governador Sérgio Cabral sancionou, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei 2.405/13, aprovado pela Assembleia Legislativa do do Rio (Alerj) na terça (10), que aprova o uso de máscaras em manifestações no estado. A lei será publicada no Diário Oficial nesta quinta (12).
O projeto, proposto pelos deputados Domingos Brazão e Paulo Melo (PMDB), sofreu duas alterações em relação ao texto inicial. As máscaras poderão ser usadas em eventos culturais e, se uma pessoa for presa com o rosto coberto em uma manifestação de rua, deverá ser encaminhada a uma delegacia.
Para o deputado estadual Marcelo Freixo, um dos que votou contra a aprovação da lei, a aprovação rápida se dá por Cabral ter interesse no fim dos protestos. “Foi sancionada em tempo recorde. O Cabral é um dos maiores interessados que as manifestações cessem porque ele é o maior alvo. É um equivoco da parte deles porque a ideia de associar o quebra-quebra às máscaras não justifica essa lei. O quebra-quebra não é um método que eu concorde. Mas essa lei vai acirrar o movimento e vai trazer mais conflitos para as ruas.”Das 13 emendas apresentadas, apenas duas foram incorporadas. A emenda 6, artigo 2 que diz que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato".  A emenda 13 diz que a lei não se aplica às manifestações culturais estabelecidas no calendário oficial do estado, como o carnaval; e que considera-se comunicada a autoridade policial quando a convocação para a manifestação ocorrer pela internet com antecedência igual ou superior a 48 horas. As manifestações quando não forem convocadas pela internet devem ser comunicadas previamente ao batalhão da área, com até 48 horas de antecedência.
G1

Cabra skatista e cão que anda em corda bamba entram para o Guinness

'Ozzy' detém o recorde mundial para travessia mais rápida em uma corda bamba (Foto: Guinness World Records/AFP)
O cão chamado "Ozzy", que detém o recorde mundial para travessia mais rápida de um cão em uma corda bamba - cruzou com sucesso uma corda de 3,5 metros em 18s22 -, e a cabra skatista serão duas das atrações da edição 2014 do Guinness, livro dos recordes.

G1

Vendas no comércio crescem quase 2% em julho, diz IBGE

Evolução das vendas no varejo (Foto: Editoria de Arte/G1)
O volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 1,9% em julho, na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (12). Quanto à receita nominal, foi verificada alta de 2%.
De acordo com o IBGE, esse é o maior resultado desde janeiro de 2012 (2,8%) quanto ao volume de vendas. Para a receita nominal, é a maior variação desde junho de 2012 (2,4%). Em junho, o avanço havia sido mais modesto, de 0,4% (dado revisado).
Na comparação com julho de 2012, as vendas avançaram 6% e a receita nominal, 13,8%. Já no acumulado no ano, o volume de vendas subiu 3,5% e a receita nominal, 11,6%. Em 12 meses, as vendas cresceram 5,4% e a receita, 12,2%.
De todas as atividades pesquisas pelo IBGE, oito viram suas vendas aumentarem, com destaque para tecidos, vestuário e calçados (5,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,9%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%) e móveis e eletrodomésticos (2,6%). Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que têm peso siginificativo sobre o índice, avançou menos que os outros: 1,8%).
Na outra ponta, tiveram resultados negativos os ramos de combustíveis e lubrificantes (-0,4%) e veículos e motos, partes e peças (-3,5%).
Na comparação com o mesmo período de 2012, todas as atividades cresceram, com as maiores influências partindo de móveis e eletrodomésticos (11%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,6%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (12%) e combustíveis e lubrificante (7,5%).
O IBGE diz que o comércio de móveis vem apresentando taxas de crescimento positivas devido à política de incentivo do governo ao consumo, por meio da manutenção de alíquotas de Imposto de Produtos Industrializados (IPI).
Queda no Acre
Das 27 unidades da federação, somente o Acre teve resultado negativo, com queda de 1,7% no volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior. Registraram altas as vendas no Mato Grosso do Sul (15,7%), na Paraíba (13,8%), no Rio Grande do Norte (10,9%), em Rondônia (10,9%) e em Pernambuco (10,7%).

Em relação a junho, o volume de vendas foi positivo em 21 unidades da federação, sendo destaques as taxas do Mato Grosso do Sul (6,0%), São Paulo (3,2%), Rio de Janeiro (2,6%), Rio Grande do Sul (2,6%) e Santa Catarina (2,5%). As maiores quedas foram registradas em Roraima (-1,4%), Mato Grosso (-1,4%) e Tocantins (-0,9%).
G1

Assad nega que ameaças dos EUA o pressionem a ceder controle de armas

O presidente da SíriaBashar al-Assad, disse que concorda em ceder o controle das armas químicas do país, por conta da proposta russa, mas não por conta das ameaças americanas.
O presidente sírio também afirmou que vai entregar à ONU documentos sobre o arsenal químico do país."A Síria está colocando suas armas químicas sob controle internacional por causa da Rússia. As ameaças dos EUA não influenciam a decisão", disse Assad à TV estatal Rpossiya-24, segundo a agência Interfax.
A proposta da Rússia de que o regime sírio entregue suas armas químicas está sendo discutida com os EUA, que aceitaram adiar um possível ataque militar às forças sírias por conta da negociação.
Os EUA acusam o regime sírio de ter realizado um ataque químico que matou pelo menos 1.429 civis, nos subúrbios de Damasco, em 21 de agosto.
O regime sírio nega responsabilidade e diz que é vítima de terroristas ligados à rede da Al-Qaeda, que tentam "desestabilizar" o país.
A guerra civil síria, que já dura 30 meses, matou pelo menos 110 mil pessoas, criou uma crise humanitária e de refugiados e ameaça a estabilidade política da região.
EUA e Rússia negociam
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, desembarcou nesta quinta em Genebra para tomar conhecimento dos detalhes dos planos da Rússia.

Autoridades dos EUA dizem que Kerry insistirá que o eventual acordo obrigue Damasco a tomar atitudes rápidas para mostrar a seriedade do seu compromisso, a começar pela apresentação de um inventário público e completo do arsenal a ser inspecionado e neutralizado.
Damasco nunca aderiu aos tratados que proíbem a posse de armas químicas, e nunca confirmou se as possuía. A Síria, no entanto, é signatária de uma convenção quase centenária que proíbe o uso de armas químicas.
Falando antes da reunião de Kerry com o chanceler russo, Sergei Lavrov, uma fonte oficial dos EUA disse, sob anonimato, que o objetivo do norte-americano é "ver se há realidade aqui ou não".
As fontes dos EUA disseram ter a esperança de que Kerry e Lavrov definam os termos de uma proposta de resolução a ser votada nos próximos dias pelo Conselho de Segurança da ONU.
O presidente russo, Vladimir Putin, tradicionalmente apontado como um vilão pelos governos ocidentais por fornecer armas a Assad e evitar qualquer esforço da ONU para desalojá-lo do poder, publicou um artigo no "New York Times" manifestando oposição à intervenção militar.
Ele argumentou à opinião pública dos EUA que um ataque a Assad ajudaria combatentes da rede terrorista da Al-Qaeda que lutam ao lado da oposição síria. Segundo Putin, há "poucos paladinos da democracia" na Síria, "mas há mais do que suficientes combatentes da Al-Qaeda e extremistas de todos os tipos enfrentando o governo".
A intervenção norte-americana, acrescentou, "aumentaria a violência e desencadearia uma nova onda de terrorismo", além de possivelmente "abalar os esforços multilaterais para resolver o problema nuclear iraniano e o conflito israelo-palestino, e desestabilizar ainda mais o Oriente Médio e o Norte da África. Isso poderia desequilibrar todo o sistema do direito internacional."
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...