sábado, 14 de setembro de 2013

Jovem é 'esquecido' e desaparece em excursão ao Hopi Hari

Um jovem de 15 anos desapareceu na noite desta sexta-feira (13) durante uma excursão ao parque de diversões Hopi Hari. Ele é de Guarujá, no litoral de São Paulo, e acabou ficando no parque depois que o ônibus da escola foi embora. Ele chegou a entrar em contato por telefone com um amigo, mas não foi mais visto.
A família de Carlos Eduardo dos Santos procura pelo jovem. O tio dele, Anderson Silva, e a tia, Lindaci Silva Santos, contam que o sobrinho, conhecido como 'Dudu', saiu de casa por volta das 7h para ir até a Escola Estadual Doutor Roberto Amaury Galliera. Ele não estudava na unidade, mas ia encontrar os amigos para uma excursão ao parque de diversões Hopi Hari.
Carlos Eduardo Santos, de 15 anos, desapareceu no Hopi Hari (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
De acordo com a tia do jovem, no começo da noite, na hora de ir embora do parque, os amigos de Eduardo pensaram que ele estava em outro ônibus. “Quando o ônibus estava chegando em Cubatão (SP), ele ligou para o amigo falando que tinha ficado no parque”, disse Lindaci. Ela conta ainda que o jovem chegou a conversar, por celular, com um inspetor da escola, que estava dentro do ônibus, mas a ligação caiu e não conseguiram falar novamente com o adolescente.

Ainda segundo a família, mesmo com a ligação de Eduardo, o ônibus não voltou para buscá-lo, e chegou em Guarujá por volta da meia noite. Depois, dois inspetores da escola e um amigo do jovem enfrentaram a estrada novamente e chegaram ao parque de madrugada. Eles procuraram por Eduardo, mas não o encontraram em lugar nenhum.

A tia conta que Eduardo mora desde criança com ela, o tio e o primo. “Já tentamos falar com ele mas o celular está desligado. Ele tem o nosso telefone, mas não entrou em contato”, diz Lindaci. Eles querem acreditar que Eduardo saiu do parque para se abrigar em algum outro lugar e que não aconteceu nada de grave com o jovem.

A família também entrou em contato com o Hopi Hari, mas ainda não obteve resposta do parque. A equipe do G1 também solicitou uma resposta para o Hopi Hari, mas até o momento do fechamento desta reportagem, o parque não se pronunciou sobre o caso.

G1

Imigrantes tem lentidão no sentido litoral na manhã deste sábado


O motorista que decidiu aproveitar o sol no Litoral Sul encontrava pelo menos 22 km de lentidão na Rodovia dos Imigrantes por volta das 11h45 deste sábado (14). As filas provocadas pelo excesso de veículos iam do km 15 ao km 32, na região entre Diademae São Bernardo do Campo, no ABC, segundo a Ecovias. No início do trecho de serra, o motorista voltava a reduzir a velocidade entre o km 38 e o km 43.

A Anchieta também apresentava lentidão na região da Cubatão, do km 51 ao km 55, mas ainda era a melhor opção para o motorista que seguia para o litoral paulista. Nesta manhã de sábado, as pistas Norte e Sul da Anchieta operam no sentido litoral.

G1

Jovem que levou canivete à briga é indiciada por morte de menina em MS

Dafne de Lima, 18 anos, foi indiciada como coautora da morte da estudante Luana Vieira ocorrida durante briga na saída de uma escola de Campo Grande, na quarta-feira (11). A jovem, segundo a delegada responsável pelo caso, Regina Márcia Rodrigues, levou ao local do assassinato o canivete que depois foi usado por uma adolescente de 16 anos para atingir a vítima. A advogada que representa as duas envolvidas, Edelária Gomes, diz que suas clientes agiram em legítima defesa.

Regina disse ao G1 que os depoimentos que as garotas prestaram nesta sexta-feira (13) mais as imagens da confusão gravadas por outros jovens foram fundamentais para resolver o caso. Dafne era amiga da adolescente suspeita de atingir a vítima e não estudava na mesma escola em que ela e Luana.

No vídeo, Dafne aparece de camiseta branca e bermuda jeans, chega no local depois que a vítima, que está de casaco vermelho, já havia batido na rival (de camiseta azul e mochila rosa).

Nas imagens é possível ver que Dafne começa a agredir Luana segurando nas mãos o canivete, até o momento fechado. Em um determinado momento, a arma escapa e as duas passam a puxar os cabelos uma da outra, sendo separadas por um homem, que segundo a delegada é professor na escola.

Durante o tumulto, um garoto, que segundo Regina tem 11 anos, recolhe a arma do chão. Aproveitando o momento em que Luana e Dafne eram contidas, a adolescente pega o canivete das mãos do jovem e esfaqueia a vítima.

Sequência (Foto: G1 MS)
Versões
A adolescente suspeita de esfaquear Luana disse à polícia que por volta das 9h as duas discutiram por conta do cheiro do perfume que a vítima usava. As duas, segundo a delegada, marcaram uma briga para depois da aula. Regina contou ao G1 que a garota relatou ter mandado uma mensagem para o celular da Dafne avisando da briga. Edelária disse ao G1 que a briga, segundo as clientes dela, não foi planejada.

O pai de Dafne, Paulo Lima, 42 anos, disse que ouviu da filha que ela não tinha nada a ver com a confusão. “Ela contou para mim que foi até a escola buscar uma amiga e na chegada, se deparou com a briga, com a humilhação que ela [menor] estava sofrendo. Ela entrou para defender”

Já Dafne confirma que é amiga da suspeita, mas disse à polícia que foi até a escola buscar uma criança que estava cuidando e só viu a mensagem no caminho. Ela relatou ainda que tinha o costume de carregar o canivete e por isso estava com a arma em mãos quando chegou ao local onde havia a confusão.

Segundo Regina, Dafne relatou que ao ver a amiga envolvida na briga, quis defendê-la e por isso agrediu Luana. “Com a análise dos vídeos e os depoimentos, vimos que quando a maior de idade chegou ao local da briga, já estava com o canivete”, afirma a delegada.

De acordo com a polícia, as meninas afirmam que já havia desentendimentos entre elas e que a vítima era integrante de gangue. As duas dizem ainda que perderam o canivete e os celulares.

Responsabilidade
O professor que aparece nas imagens, segundo Regina, também será investigado. Há suspeita de que ele tenha incentivado a briga. “Tivemos informações de que ele teria incitado “.

Para Regina, o motivo da briga aliado ao comportamento dos outros jovens torna a situação ainda mais preocupante. “Todos os adolescentes ali filmando, incentivando e não se juntaram para separar. Eles estavam mais preocupados em filmar a briga”, afirma.

Dafne foi responsabilizada por homicídio doloso qualificado por motivo fútil e pelo uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Ela responderá em liberdade, assim como a adolescente, cujas declarações foram encaminhadas à Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e a Juventude (Deaij), que estudará o caso.
G1

Japão lança ao espaço 1º telescópio de observação planetária

Epsilon-1 decola do Centro Espacial de Uchinoura, em Kagoshima, levando o telescópio Sprint-A. (Foto: Kyodo News / Via AP Photo)
A Agência Aeroespacial do Japão (JAXA) conseguiu neste sábado (14), após várias tentativas fracassadas, fazer o lançamento do foguete Epsilon-1, que leva a bordo o primeiro telescópio espacial de observação planetária remota.
O lançamento do foguete aconteceu com sucesso às 14h locais (2h de Brasília), no Centro Espacial de Uchinoura, em Kagoshima, no sudoeste do país.
Com o Epsilon-1, o Japão vai colocar em órbita o telescópio Sprint-A, o primeiro de observação remota de planetas como Vênus, Marte e Júpiterdesde a órbita da terra.
No dia 27 agosto, quando foi feita a última tentativa fracassada, o sistema realizou uma parada automática de emergência poucos segundos antes do lançamento, devido a um problema com a inclinação do foguete.
Uma semana antes, foi cancelada a primeira tentativa por problemas no sistema de cabos da equipe de comunicação.
"O telescópio representará uma revolução na indústria espacial", afirmou então Yasuhiro Morita, encarregado do lançamento, em comunicado divulgado pela JAXA, que comemora seu décimo aniversário este ano.
O custo do lançamento do Epsilon chega a 5,3 bilhões de ienes (US$ 54 milhões), quase a metade dos custos do modelo HII-A, mas a agência acredita que ainda pode reduzir mais, para até 3 bilhões de ienes (US$ 30 milhões).
O último lançamento espacial japonês aconteceu no início de agosto, após a decolagem de um foguete HII-B em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), com o objetivo de transportar equipamentos para a base, entre eles dois satélites.
O Japão desenvolve desde 2003 um intenso programa espacial que, baseado em sua tecnologia pioneira, está focado na exploração dos planetas e asteroides.
G1

Jovem de 19 anos morre e outras 2 pessoas são baleadas em festa na BA

Crime (Foto: Danuse Cunha/Itamaraju Notícias)
Um homem de 19 anos morreu e mais duas pessoas ficaram feridas após serem baleadas durante uma festa realizada no centro da cidade de Itamaraju, no sul da Bahia, na madrugada desta sábado (14). De acordo com a Polícia Civil local, o evento acontecia em um bar, quando um homem chegou até o local e efetuou os disparos.
"Surgiu um rapaz armado e efetuou os disparos contra um elemento. Acho que era rixa antiga. Ele [suspeito] atingiu ainda mais duas pessoas, uma menina de 14 anos e um senhor de 40", relata um policial, que prefere não se identificar. Segundo ele, cerca de 500 pessoas estavam na festa no momento do crime.
O suspeito ainda não foi identificado. Ele fugiu a pé após balear as vítimas, informou a polícia. Os feridos foram encaminhados para um hospital da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles. Já o corpo do jovem de 19 anos foi levado para o Instituto Médico Legal de Itamaraju.
G1

Prefeito de Várzea recebe caçamba pelo MDA

Aconteceu ontem, sexta-feira (13), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, o 18º Encontro Estadual com os Prefeitos e equipe de governo de todos as cidades paraibanas. Representando o Município de Várzea estavam presentes o Prefeito José Ivaldo de Morais (Galego) e os Secretários, Ana Cristina Morais, Ednildo Santos, Márcio Nóbrega, José Amilton e Caitano Nóbrega.
  
O evento foi coordenado pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no objetivo de aproximar os gestores do Governo Federal. Além da Ministra, também esteve presentes o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o ministro do Turismo, Gastão Vieira e o ministro-geral da Secretaria da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
  
O encontro visa a dar continuidade às informações repassadas sobre as principais políticas públicas do Governo Federal e ampliar parcerias com as cidades para ampliar a execução de programas, políticas públicas e obras, principalmente nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura, saneamento básico, moradia e políticas voltadas à modernização da gestão pública.
  
Na oportunidade o Governo Federal disponibilizou cerca de 80 técnicos de dez ministérios e representantes da Funasa, Controladoria Geral da União, Caixa Econômica, Banco do Brasil, do Sebrae entre outros órgãos, para prestarem atendimento aos gestores e equipe, sobre as ações realizadas em parceria com o próprio Governo Federal.
  
Durante a abertura do evento foram entregues 17 caminhões caçamba, pertencentes ao “kit de máquinas” oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2, e o Prefeito Galego foi um dos 17 que recebeu a máquina. Com esta o município de Várzea, já recebeu a Retroescavadeira, a Motoniveladora e agora o Caminhão Caçamba.

Após conflito de informações, mais 13 médicos chegam à Paraíba

Após muitas mudanças de horários e confusão no aeroporto, os 13 médicos selecionados pelo 'Programa Mais Médicos' finalmente chegaram à Paraíba, em Bayeux, Grande João Pessoa, por volta das 10h deste sábado (14). As possíveis resistências ao programa apresentadas por parte da população brasileira não pareceram preocupar os médicos, que afirmaram estarem sendo bem recebidos em todos os lugares que passam.
Minna disse que está sendo bem recebida por onde passa (Foto: Daniel Peixoto/G1)
Umas das médicas recepcionadas foi a cubana Minna Blanca Salazar, que se mostrou entusiasmada em começar a trabalhar. Minna disse que dos 19 anos de profissão, cinco foram na Venezuela, atuando em um programa parecido com o 'Mais Médicos'. “Tenho experiência neste tipo de trabalho e a princípio minha expectativa é de atuar da mesma maneira que foi no país vizinho. Acho que fazer trabalhos em comunidades carentes é, além de muito importante, uma tarefa de grande beleza”, contou.
Sobre a parte da população brasileira que se mostrou contra o programa, Minna afirmou não ter preocupações. “Ficamos em Pernambuco fazendo um curso antes de vir até a Paraíba. Não esperamos resistências, pois fomos sempre muito bem recebidos em qualquer lugar que passamos”.
“Não conheço muito da Paraíba especificamente, mas pelo que pude aprender nos cursos preparatórios, este estado parece muito com outros lugares latino-americanos, assim como suas pessoas e tradições. É tudo muito similar com o que já consegui empenhar durante minha carreira”, continuou.
Os cubanos, espanhóis, uruguaio e até um brasileiro formado em Cuba, foram recebidos por uma comitiva que reuniu participantes da coordenação do programa, o secretário de Saúde da capital paraibana, Adalberto Fulgêncio, e membros da imprensa.
Profissionais foram recebidos e receberam flores (Foto: Daniel Peixoto/G1)
André Bonifácio, um dos coordenadores do programa na Paraíba, afirmou ser um momento histórico para o país e para o estado. “A sociedade entendeu a proposta, e o governo, respondendo exatamente a um clamor da população e também dos prefeitos, realizou o 'Mais Médicos'. Estão chegando 13 agora, mas mais virão paulatinamente, atendendo nos mais carentes municípios”.
Ainda de acordo com André, eles passarão por uma semana aprendendo a cultura local e como funciona a gestão do sistema, além de atividades de formação, para que depois comecem a ser orientados a trabalhar nos municípios. “A intenção é que após o processo de regularização, eles já comecem a atuar. A meta é colocá-los em exercício na segunda-feira (23)”, finalizou.
O secretário de Saúde da Prefeitura de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, seguiu os mesmos pensamentos dos médicos e acredita que a população paraibana está apoiando a atitude. “É um programa estruturante, que além de mais médicos, traz mais saúde. Uma nova concepção de saúde pública pro país, sem nenhum demérito aos atuais médicos brasileiros”.
“Podemos falar com qualquer deles que entendemos perfeitamente. Eles falam espanhol e entendem o português. Não tenho dúvida que isto não será um problema”, finalizou o secretário, afirmando que espera que o trabalho comece rapidamente.
Mudanças de horário
A chegada de mais 13 médicos selecionados pelo 'Programa Mais Médicos' na Paraíba, prevista para as 7h30 da manhã deste sábado (14) no Aeroporto Castro Pinto foi adiada por duas vezes. Em um primeiro comunicado, a Secretaria de Saúde da Paraíba informou que os profissionais só chegariam às 17h. Depois, que estavam chegando às 9h30. A assessoria não soube informar o motivo para a alteração do horário de chegada do voo.

Desentendimento no aeroporto
Após confirmarem que os médicos chegariam às 9h30, a comitiva que estava preparada para recebê-los teve problema para saber onde seria o encontro. Sempre em comunicação com a Força Aérea Brasileira (FAB), que trouxe os treze profissionais da saúde, houve um conflito de informações já quando todos esperavam no salão de desembarque do Aeroporto Castro Pinto. Toda a comitiva chegou a ir para um hangar ainda dentro do complexo aeroportuário, antes de voltarem para o mesmo salão, onde estavam inicialmente, para o encontro com os recém-chegados, cerca de 40 minutos após a hora prevista.

G1

Saiba o que políticos disseram sobre a morte de Luiz Gushiken

Gushiken (Foto: Reprodução)
Leia abaixo a repercussão no meio político da morte do ex-ministro e ex-deputado Luiz Gushiken. Aos 63 anos, ele morreu de câncer na noite desta sexta-feira (13) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. No ano passado, Gushiken tinha sido absolvido pelo Supremo Tribunal Federal da acusação de peculato no julgamento do mensalão.

Cândido Vacarezza, deputado (PT-SP)
“A morte do Gushiken é uma perda irreparável para o PT. É meu amigo, fui várias vezes na casa dele, tanto em São Paulo quanto em Indaiatuba. E tenho uma relação de amizade com a mulher, com o filho e com ele.”

Delcídio Amaral, senador (PT-MS)
"Morreu Luiz Gushiken. Uma das principais lideranças do PT e um de seus melhores formuladores. Que Deus o abençoe!" (pelo Twitter)

Dilma Rousseff, presidente da República
"A morte de meu amigo Luiz Gushiken é um momento de dor e de reverência. Dor pela ausência que ele fará para todos os que tiveram a felicidade de conhecê-lo, que puderam compartihar da sua sabedoria e capacidade de pensar como o Brasil poderia ser uma nação mais justa para todos. Reverência pela serenidade como viveu a vida e enfrentou a morte. Fundador do PT, deputado federal por três legislaturas, meu colega de ministério no governo Lula, Luiz Gushiken partiu como viveu. Com coragem. Aos familiares e amigos, deixo as minhas condolências e homenagens a este grande brasileiro." (Leia mais)

Edinho Silva, deputado estadual e presidente do PT-SP
"Perdemos o valoroso e histórico companheiro Luiz Gushiken. Deixa uma história de lutas e exemplos. Toda a solidariedade para a família." (pelo Twitter)

Eduardo Suplicy, senador (PT-SP)
"Inevitavelmente todo esse processo [do mensalão] certamente contribuiu para enfraquecê-lo e diminuir a resistência dele. O câncer se espalhou pelo corpo e ele retirou diversos órgãos e fez  inúmeras cirurgias. Então, o sofrimento por causa desse processo acabou penalizando bastante a ele próprio. Mas acho que foi muito importante para ele e para a família saber que ele foi inocentado." (Leia mais)

Eunício de Oliveira, senador (PMDB-CE)
“Nós fomos ministros juntos, ele da Secretaria de Comunicação e eu ministro das Comunicações. Sempre tive um diálogo muito bom com ele. Era uma pessoa extremamente calma, educada e de muito bom trato. Era um estrategista, uma pessoa de muito bom relacionamento, com quem tive um convívio muito bom. Perde o PT um estrategista e o Brasil, uma grande pessoa.”

Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo
"Um homem muito generoso e de muita garra. (...) Uma perda lamentável para o PT e para a militância."

Helena Chagas, ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência
"A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República recebeu com pesar a notícia da morte do ex- ministro Luiz Gushiken. Fundador do PT, Gushiken era conhecido por sua simplicidade e lealdade aos amigos, muitos deles ainda hoje na Secom. Ex-titular da Secretaria, deu início ao processo de modernização que resultou na posterior implantação de critérios técnicos e republicanos na distribuição dos investimentos em mídia, bem como na regionalização desses recursos. Em nome dos funcionários desta Secom, presto minha homenagem a Luiz Gushiken, enviando a seus familiares e amigos nossa solidariedade neste momento de dor."

Henrique Eduardo Alves, deputado (PMDB-RN), presidente da Câmara 
"Uma das maiores e mais respeitáveis lideranças do PT. Deixa uma marca de coerência na vida partidária."


Jean Wyllys, deputado (PSOL-RJ)
Humberto Costa, senador (PT-PE)
“Para todos nós do PT e da esquerda foi uma grande perda. Ele foi uma pessoa crucial no processo de superação da ditadura, para os sindicatos de bancários de São Paulo e um dos fundadores do PT. Foi estratégico na campanha e no governo do presidente Lula, e uma pessoa extremamente injustiçada, acusada de crimes que ele nunca cometeu. Tanto que foi absolvido no processo do mensalão. A morte dele, para o PT, para o Brasil e para a esquerda é irreparável.”

"Morreu devido ao câncer, mas podemos dizer também que morreu em decorrência da INJUSTIÇA praticada contra ele." (pelo Twitter)

José Américo, vereador (PT) e presidente da Câmara Municipal de São Paulo
"Uma perda irreparável. (...) Sofreu com a acusação infundada. (...) A pessoa que o acusou nunca pediu desculpas."

José Dirceu, ex-ministro e ex-deputado (PT-SP)
"Gushiken, nos deixou. O sindicalista, ex-deputado e ex-ministro Luís Gushiken não está mais entre nós, para nos alegrar e sempre nos fazer refletir. Não dará mais suas broncas homéricas e não nos ensinará mais como viver com dignidade e feliz.(...) Quando Lula assumiu a Presidência da República, a 1º de janeiro de 2003, tornou-se seu ministro-secretário da Comunicação até deixar o governo por uma das maiores injustiças da Ação Penal 470 (no momento em tramitação no Supremo Tribunal Federal – STF): ele foi denunciado e sem respeito à presunção da inocência. Como todos nós. (...) Perdemos um companheiro e um amigo. O Brasil e nosso povo perdem um lutador. O PT perde um pouco de sua alma. Nós perdemos Gushiken, mas ficamos com seus exemplos de vida, de dignidade, de coragem. Isso mesmo: de coragem e acima de tudo sua disposição de luta." (Leia mais)

José Genoino, deputado (PT-SP)
"O silêncio fala por mim."

José Guimarães (CE), deputado e líder do PT na Câmara
“Perdemos um brasileiro exemplar. Ele [Gushiken] suportou todos os dissabores, mas soube partir com dignidade. A todos os petistas que o visitavam no hospital, ele pedia uma única coisa: ‘Cuidem do PT’. Foi um homem que dignificou a República”.

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, e Marisa Letícia
"Luiz Gushiken foi um militante político brilhante, um conselheiro, um companheiro e um grande amigo. Um homem íntegro que dedicou sua vida à construção de um Brasil mais justo e solidário. No Sindicato dos Bancários de São Paulo, no Partido dos Trabalhadores, na Assembleia Constituinte, no governo e em todos os espaços em que atuou, sempre defendeu a democracia, a classe trabalhadora e um mundo com mais harmonia e justiça social. Nunca esqueceremos a contribuição generosa de Gushiken para a construção desse Brasil  que sonhamos juntos e que sem ele não seria possível. Neste momento de dor, queremos nos juntar e prestar nossa solidariedade aos seus familiares, amigos e todos aqueles que, como nós, só podem agradecer a Deus ter convivido com uma pessoa tão iluminada quanto Luiz Gushiken. Nossos mais sinceros sentimentos." (Leia mais)

Marco Maia, deputado (PT-RS) e ex-presidente da Câmara 
"A morte do Gushiken deixa um vazio muito grande para o PT, para a política e para o movimento sindical. É um quadro insubstituível. Uma pessoa que dedicou sua vida à causa social, humanitária."

Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos Humanos
“Gushiken foi um dos construtores do nosso partido [PT]. Ele simbiliza  a dedicação de construir um  projeto de transformação. Era um humanista. Está todo mundo muito triste. O nosso partido hoje vive um sentimento de perda, mas de muito respeito por ele”.

Olívio Dutra (PT), ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Sul 
"Gushiken é um companheiro que conheci muito bem, já que ambos éramos militantes sindicais e bancários. Ele em São Paulo e eu em Porto Alegre. Depois voltamos a conviver na construção do PT, na construção da CUT, na Constituinte e no primeiro governo do presidente Lula. Sempre o tive como uma pessoa séria, íntegra, estudiosa, dedicada, a famosa sabedoria oriental. Tenho certeza de que ele deve ter ficado muito abalado pelo fato de ter sido incluído naquela primeira leva disso que se chamou mensalão, que ele não tinha nada a ver. Isso deve tê-lo abalado profundamente na sua visão ética, moral, de respeito à coisa pública e ao dinheiro público. Era uma pessoa muito determinada, muita dedicada. É uma morte prematura, ele era 10 anos mais moço do que eu. Tenho certeza que nessa dimensão nova da vida para onde ele foi, está junto com as pessoas de bem."

Ricardo Berzoini, deputado (PT-SP)
"Dia 13/9/13: o Brasil perde o Gushiken, um grande brasileiro que lutou pela democracia, pelos direitos humanos, pelos trabalhadores.(...) Enfrentou com dignidade uma doença agressiva, desde a juventude. Em 2002, teve que retirar dois terços do estomago e quase morreu. (...) Mas teve força pra coordenar a campanha vitoriosa do Lula, e ser um brilhante ministro, inspirador para todos nós. (...) Enfrentou a insanidade da PGR e do PIG, demonstrou como ninguèm a indignação de ser linchado, sendo inocente. (...) Enfim, só nos deu exemplos de liderança e compromisso. Estive com ele na última sexta. Lúcido, falando do Brasil, e administrando a morfina. (...) Gushiken, vc é o nosso amigo pra sempre. O Brasil te deve muito." (pelo Twitter)

Rui Falcão, deputado estadual (SP) e presidente nacional do PT 
"O Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente o falecimento de um dos seus mais importantes construtores, o ex-ministro Luiz Gushiken. Homem de múltiplos talentos, participou da luta contra o regime militar e liderou o fortalecimento do Sindicato dos Bancários de São Paulo, trincheira onde organizou greves históricas e que trouxeram novos padrões de respeitabilidade e de direitos para sua categoria. Ainda no sindicalismo, foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Fundador do PT, coordenou campanhas eleitorais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidiu o partido e foi um dos grandes artífices de sua consolidação como a mais importante agremiação política do país. Como ministro, colaborou na implementação de políticas públicas que hoje beneficiam milhões de brasileiros. Homem de força e coragem inabaláveis, lutou até os últimos dias contra a doença que hoje o vitimou. O PT, de luto, se solidariza com a família desse grande brasileiro. O momento é de grande tristeza para todos os nossos militantes."

Sindicato dos Bancários de São Paulo
"O Sindicato dos Bancários está de luto. Perdemos hoje nosso amigo e companheiro de muitas lutas Luiz Gushiken. Ele presidiu o Sindicato em 1985 e atuou ativamente contra a ditadura militar e em defesa da categoria bancária. Funcionário do antigo Banespa, hoje controlado pelo Santander, sucedeu Augusto Campos na direção do Sindicato no processo de redemocratização do país."

G1

Câmara: grupo de trabalho aprova mandato de 5 anos para cargos eletivos

Depois de aprovar o fim da reeleição para cargos majoritários, o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados criado para debater a reforma política aprovou nesta quinta-feira proposta que amplia de quatro para cinco anos, a partir de 2018, a duração dos mandatos de presidente da República, governador, prefeito, vereador e deputados federal e estadual. O colegiado também aprovou que a eleição para todos os cargos será realizada em um único dia.
Sem consenso e com quórum baixo, o grupo adiou a decisão sobre duração dos mandatos dos senadores, que hoje é oito anos. Como o colegiado já havia aprovado a coincidência das eleições, cabe agora definir se os senadores terão mandato de cinco anos, como os demais cargos eletivos, ou de dez anos.
"A maioria do grupo de trabalho entendeu que, não havendo mais o direito da reeleição, o mandato de quatro anos ficaria muito curto para presidente, governador, prefeito executar tudo que foi planejado no período eleitoral", argumentou o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).
"Um parlamentar que foi eleito por um partido passaria quatro anos e seis meses obrigado a cumprir as determinações do partido, não poderia sair sob pena de perder o mandato e, quando fosse 53º mês de eleito, ele teria um mês para mudar se quisesse. Ou seja, defendemos o princípio da fidelidade partidária, mas não defendemos a fidelidade partidária eterna porque isso não existe em nenhuma relação humana", ponderou Castro.A discussão sobre a possibilidade da criação de uma janela para troca de partidos provocou polêmica no grupo. Autor da proposta, Marcelo Castro sugeriu que os parlamentares tenham um mês, antes do fim do prazo de seis meses para as novas candidaturas, para trocar de legenda sem necessidade de apresentar justa causa.
O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi contra a proposta e defendeu que o grupo reforce ainda mais os partidos. Segundo ele, a possibilidade de uma janela abriria margem para corrupção. "A janela seria um balcão (de negócios)", frisou Maia.
Todas as propostas aprovadas pelo grupo serão agrupadas em um ou mais projetos que precisarão ser aprovados tanto pela Câmara como pelo Senado. Na semana que vem, o grupo vai se concentrar no debate sobre o sistema politico.

Câmara aprova pagamento de Bolsa-Formação a agentes de trânsito

A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira um projeto de lei que estende aos agentes de trânsito o direito de receber a Bolsa-Formação, benefício de R$ 443 mensais que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. O objetivo da bolsa é dar oportunidade de aperfeiçoamento profissional a trabalhadores da área de segurança pública.

Antes, o benefício estava disponível apenas para policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, agentes penitenciários, agentes carcerários, peritos e guardas municipais. Os profissionais que têm direito à bolsa devem receber salário mensal de $ 1,3 mil a R$ 1,7 mil.

O projeto de lei foi criado em 2010 pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA). Ele foi aprovado hoje pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), e já havia passado por outras três comissões: de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Finanças e Tributação. Se não houver recurso para que o projeto seja votado em plenário, ele irá para apreciação do Senado.

Para o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), relator do projeto na CCJ, "não era justo que esses profissionais (...) não fossem alcançados com a possibilidade de ter a bolsa-formação para sua capacitação e especialização". Segundo ele, aproximadamente 10 mil agentes de trânsito preenchem os requisitos para receber a Bolsa-Formação. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...