segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sine de Campina Grande oferece 106 vagas de emprego

O Sistema Nacional de Emprego de Campina Grande (Sine) divulgou uma nova lista nesta segunda-feira (23) contendo 106 oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Os destaques são para o setor da construção civil com 20 vagas de serventes de obras sem exigir comprovação de experência, operador de teleatendimento com 24 vagas e vendedor pracista com 16 vagas, pedindo experiência mínima de seis meses.

São ofertadas duas vagas para auxiliar de cozinha. O Sine ainda oferece opções de cozinheiro geral, técnico em manutenção de equipamentos de informática, promotor de vendas, agente de segurança, cozinheiro de restaurante, caixa de bar e restaurante, instrutor de informática, manicure, eletricista, soldador, auxiliar de administração pessoal, encarregado de departamento pessoal e auxiliar financeiro.
Há também 10 vagas existentes para consultor de vendas, cinco vagas para ajudante de carga e descarga, três vagas para auxiliar de sushiman e três vagas para garçom, cumim e soldador, cada um.
Para se candidatar em qualquer cargo ofertado, os interessados precisam levar o currículo, além da identidade, CPF e carteira de trabalho. O Sine de Campina Grande é localizado na rua Afonso Campos, 143, Centro.
G1pb

Médicos estrangeiros seguem para as cidades onde vão atuar na PB

Os médicos formados no exterior que vão trabalhar na Paraíba pelo programa 'Mais Médicos' já foram encaminhados para os municípios onde atuarão. A Secretaria de Saúde do estado informou nesta segunda-feira (22) que 11 dos 13 profissionais já estão com os registros em mãos. Os dos outros dois não foram liberados ainda porque o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) constatou pequenos problemas na documentação apresentada, apesar do órgão ter divulgado na sexta (20) que todos os pedidos haviam sido deferidos.
A chefe de Núcleo da Gerência de Atenção Básica da SES, Gilvânia Alves, explicou que o problema foi apenas em algumas cópias dos documentos dos médicos. “Até a terça (24) estes que estão com pendências devem ser liberados”, afirmou. Segundo ela, o CRM-PB não colocou nenhum tipo de empecilho para conceder o registro provisório, com validade de três anos, para os médicos.
De acordo com o Ministério da Saúde, os que não ainda não podem atender porque não estão com os registros foram encaminhados para os municípios também para que possam ir se habituando com o ambiente onde vão trabalhar.Doze médicos estrangeiros e um brasileiro formado fora do país chegaram em João Pessoa no dia 14 de setembro. Na segunda (16) eles começaram um processo de treinamento, onde aprenderam sobre a cultura local e como funciona a gestão do Sistema de Saúde. O Ministério da Saúde determinou esta segunda-feira como data para eles começarem a atuar nas cidades.
Esses profissionais irão atuar nas cidades de Água Branca, Areia, Baía da Traição, Cacimba de Dentro, Aguiar, Baraúna, Damião, Gado Bravo, Pedra Lavrada, Picuí, Santana de Mangueira, Serra Grande e Taperoá.

Desistências
No começo de setembro, profissionais formados no Brasil começaram a atuar pelo 'Mais Médicos' na Paraíba. No total, 47 médicos deveriam atender em municípios do estado. No entanto, de acordo com a Gerência de Atenção Básica da SES, apenas 37 estão trabalhando.

Gilvânia Alves explicou que cinco deles não chegaram sequer a se apresentar. Outros cinco se apresentaram nas cidades e depois desistiram de participar do programa.
G1pb

Irmãos são apontados como autores de tiros em crianças em João Pessoa

Dois suspeitos foram identificados pela polícia como supostos autores dos tiros contra três crianças na noite de domingo (22) em João Pessoa. Eles são irmãos e suspeitos de tráfico de drogas na comunidade Cangote do Urubu, no bairro do Cristo. O crime aconteceu em uma praça onde as crianças brincavam no Renascer. Até o início da tarde desta segunda-feira (23), nenhum dos dois suspeitos foi preso.
Segundo informações da Polícia Militar, as crianças brincavam na praça quando um carro de cor escura se aproximou do local e seus ocupantes começaram a atirar. Conforme as testemunhas, muitas crianças e alguns adultos ocupavam a praça no momento dos disparos. De acordo com o capitão Carlos, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, testemunhas relataram à polícia que os criminosos atiraram aleatoriamente, aparentemente tendo as crianças como alvo.As três vítimas continuam internadas no Hospital de Emergência e Trauma da capital. Um menino de 12 anos, atingido com um tiro na cabeça, encontra-se em estado considerado gravíssimo, segundo o último boletim médico divulgado no final da manhã de hoje. Os outros dois, de 10 e 9 anos, estão em situação considerada grave.
“Tínhamos que agir rápido. Demos prioridade à criança que apresentava o ferimento mais grave. As crianças que ficaram feridas nos membros foram levadas por carros particulares”, afirma o capitão Carlos, do Batalhão de Operações Especias da PM.
G1pb

Paraíba só tem uma operadora de celular em 70% de seus municípios

Paraíba tem 158 municípios onde os moradores contam com apenas uma operadora de telefonia móvel, é o que mostra um levantamento feito pelo G1 em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso representa 70% dos 223 municípios do estado, colocando a Paraíba na lista dos 15 estados em que a média estadual é maior que a brasileira, de 37%.
Durante o lançamento de uma empresa de banda larga em agosto, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, criticou a falta de apetite das empresas de ir para o interior do país. “Nós temos um problema que é as grandes empresas não enxergarem a periferia e o interior. Um choque de competição e inovação é fundamental no mercado."O pior resultado é encontrado no Piauí, onde 79% dos municípios vivem esta situação, que afeta 52% das cidades nordestinas. Com a cobertura de apenas uma empresa, a população destas cidades não pode exercer o direito de desaprovar um serviço e contratar outro.
De acordo Eduardo Levy, porta-voz da Sinditelebrail (sindicato das empresas de telecomunicações), as companhias não são multadas, porque “o Estado brasileiro assim decidiu”. Ele afirma que a baixa presença ocorre porque as empresas cumprem apenas o estabelecido pela Anatel em seus editais.
G1pb

'Aparentemente relação entre mortes e 'apagão' é descartada', diz promotor

O promotor de Justiça Antônio Eduardo Setúbal, que investiga o caso da relação entre um "apagão" e a morte de oito pacientes que estavam internados no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, disse ao G1 nesta segunda-feira (23) que a relação entre os dois casos está "aparentemente descartada".
"Aparentemente, essa relação entre a morte e o apagão está descartada. Assim que houve a denúncia, eu estive pessoalmente no local, e percebi através do atestado de óbito, que as mortes aconteceram em momentos distintos, e sem proximidade entre os horários. As mortes não foram simultâneas. Já solicitei à Coelba para saber se houve de fato um apagão e a data do último apagão na cidade. Solicitei também à empresa contratada pelo gerador para saber se houve algum problema no funcionamento do equipamento. Quando cheguei ao hospital, 30 minutos após a denúncia, tudo estava funcionando", diz Setúbal.
O Ministério Público Estadual (MPE) investiga a morte de oito pacientes internados no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, município a cerca de 100 km de Salvador. O caso aconteceu no sábado (21), e de acordo com informações do diretor da unidade hospitalar, os casos também não possuem envolvimento com a queda de energia.
"Todos os pacientes têm mais de 70 anos, somente um tem 65 anos. Eles morreram de causas naturais, um teve uma patologia cardíaca. A média de mortos na unidade é entre 4 e 5 pacientes diariamente", informou ao G1 o diretor do hospital, José Carlos Pitangueira.
"O curto-circuito nós estamos analisando porque foi criminoso. Foi em uma única tomada, que desligou o disjuntor e não há problema nenhum. Os aparelhos nossos podem ficar 12 horas com a bateria. Não apagou nada, as cirurgias continuaram e o centro cirúrgico funcionando, centro obstétrico funcionando e todo hospital funcionando", afirma Carlos Pitangueira, diretor.Os atestados de óbito dos pacientes também indicam que as mortes ocorreram em horários e setores diferentes da unidade hospitalar. A direção do hospital afirma que possui dois geradores e ambos passam por revisões frequentes, o que garantiria o funcionamento dos aparelhos em caso de apagão.
Mesmo afirmando que o curto-circuito que aconteceu na unidade, o diretor do hospital não registrou queixa à polícia. "Sobre o fato desse curto-circuito ter sido ou não criminoso, a Polícia Civil deve entrar na história e o diretor precisa prestar uma queixa à polícia", explicou o promotor Setúbal.
G1

Menina que 'morreu 3 vezes' após contrair vírus consegue se recuperar

Willow e Denise Page (Foto: Caters News)
A menina inglesa Willow Page, de 1 e 3 meses, "morreu três vezes" após contrair um vírus que atacou seu coração e seu cérebro, em junho. Em apenas 12 dias, a criança sofreu três paradas cardíacas e um acidente vascular cerebral (AVC). Hoje, porém, ela já voltou para casa e mostra uma recuperação incrível, segundo destaca a mãe, Denise Page, de 34 anos, no site Willow's Mountain.
Willow foi diagnosticada com miocardite, uma grave inflamação do miocárdio – camada muscular grossa do coração – causada pela infecção viral. A maioria desses casos ocorre por meio de vírus como o da caxumba, da gripe ou do resfriado, segundo o site do jornal britânico "Daily Mail". E, como acontece com todos os ataques desses micro-organismos, não há nenhum tratamento claro para a doença.
A menina foi atendida no Hospital Geral de Northampton, no condado de Northamptonshire, centro da Inglaterra. Segundo os pais, a equipe médica que cuidou da paciente disse que ela dificilmente sobreviveria e, se realmente conseguisse, acabaria ficando com graves lesões cerebrais.
Com apenas um quarto do coração funcionando, Willow foi transferida para o Hospital Glenfield, em Leicester, a duas horas de onde estava, para ser submetida a um transplante cardíaco. Os médicos, porém, mudaram de ideia depois de 12 dias, quando a menina já dava sinais de recuperação.Assim que Willow foi diagnosticada com uma infecção no peito, seu estado piorou rapidamente e, em um intervalo de três horas, ela sofreu dois ataques cardíacos. Seu coração chegou a parar durante 4 minutos e meio, deixando-a tecnicamente morta.
Apesar disso, a criança ainda acabou sofrendo um terceiro infarto e um derrame. Em 48 horas, Willow teve 25 ataques violentos e "morreu" mais duas vezes.
Inexplicavelmente, a menina apresentou uma recuperação quase completa em poucos dias. Ela acabou indo para casa no fim de julho.
Em entrevista ao site do "Daily Mail", o pai de Willow, Iain Page, de 39 anos, disse que seu bebê está de volta para ser a menina feliz que sempre foi e que, apesar de ter morrido três vezes, conseguiu se agarrar à vida. "É um milagre", afirmou.
G1

Microsoft apresenta tablets Surface 2 e Surface Pro 2

Panos Panay, vice-presidente de Surface na Microsoft, mostra a nova inclinação do tablet com suporte aberto, permitindo usá-lo no colo (Foto: Timothy Clary/AFP)A  Microsoft apresentou nesta segunda-feira (23) a nova geração dos tablets Surface, o Surface 2, que chega por a partir de US$ 450 nos Estados Unidos, e o Surface Pro 2, que sai por a partir de US$ 900.
Os aparelhos chegam ao mercado com o Windows 8.1, atualização do sistema operacional da empresa. Os aparelhos chegam ao mercado norte-americano em 22 de outubro. A partir desta terça-feira (24) começa a pré-venda nos EUA.
O Surface Pro 2, versão topo de linha do tablet voltada para consumidores profissionais, traz uma tela ClearType HD que traz 46% a mais de cores e também é mais eficiente no consumo de energia. Há melhores alto falantes que usam a tecnologia Dolby e o processador, de acordo com a Microsoft, é mais rápido do que 95% dos laptops atuais.
O Surface Pro 2 tem configurações de 64 GB de armazenamento com 4 GB de memória RAM; 128 GB de espaço e 4 GB de RAM; 256 GB de armazenamento e 8 GB de RAM; ou 512 GB de espaço em disco com 8 GB de RAM.
Um dos recursos so Surface Pro é poder rodar uma versão integral do Windows 8, incluindo a área "Legado", que apresenta a área tradicional do Windows e programas do Windows 7 ou anterior do sistema operacional.
As melhorias do Surface Pro 2 inclui melhor processamento gráfico, um aprimoramento de 50% em relação ao modelo anterior. A bateria teve uma melhoria de 75%, ajudada pelo processador Haswell, da Intel, de acordo com a Microsoft. Uma capa que protege a tela do aparelho quando fechada e serve como teclado ao ser aberta traz mais bateria para o Surface Pro 2. A empresa afirma que com a capa, é possível usar o tablet o dia inteiro.
Panos Panay, vice-presidente de Surface na Microsoft, disse que trabalha na nova versão do Surface há 18 meses. "Este é o tablet mais produtivo que já fizemos. Ele apresenta o poder de um PC de verdade no formato de um tablet".
O Surface Pro 2 terá um dock, uma área em que é possível conectar o aparelho e transformá-lo em um PC. Além de recarregar a bateria, há três entradas USB 2.0, 1 entrada USB 3.0, uma porta para ligar o Surface em um monitor de PC, entrada de cabo de internet e entradas e saídas de áudio.
Em uma demonstração das capacidades do Surface Pro 2, Panay mostrou vídeos de uma câmera com resolução de 6K, usada para gravar o seriado "Game of Thrones" rodando em tempo real no tablet.
Surface 2
O novo Surface 2 é uma atualização do modelo Surface RT apresentando em 2012 e está mais fino, mais leve e mais rápido do que o modelo anterior. A tela apresenta resolução Full HD (1080p) e, além da cor preta, há uma opção na cor prata.

O aparelho terá versões com espaço de armazenamento de 32 GB e 64 GB e custará a partir de US$ 450.
Houve uma atualização do processador, que está mais rápido, e usa materiais que tornam o aparelho mais resistente contra quedas e pancadas. A velocidade do chip usado no tablet permite usar diversos aplicativos ao mesmo tempo. No teste durante a apresentação, o aparelho rodava quatro aplicativos da suíte Office ao mesmo tempo. O usuário pode ainda rodar um game e dividir a tela para rodar outra aplicação sem lentidão no sistema.
Os dois novos Surface chegam ao mercado com uma loja virtual, a Windows Store, com mais de 100 mil aplicativos grátis e pagos. Em 2012, quando o primeiro Surface chegou ao mercado, havia apenas 10 mil "apps" na loja da Microsoft.
A câmera permite usar o programa de conversas por meio de vídeo Skype em qualquer tipo de iluminação.
Todos os dados são acessados por meio do serviço na nuvem SkyDrive. Quando o tablet é perdido, todos os dados podem ser restaurados. Há uma proteção que impede que os dados sejam facilmente acessados por terceiros, segundo a empresa.
Capa que protege a tela do Surface e também é teclado ganha nova versão com quatro cores (Foto: Timothy Clary/AFP)
Capa-teclado Type Cover 2
O novo Surface receberá capas que protegem a tela quando fechado e que servem de teclado quando abeta chamada Type Cover 2. Os modelos, 1 milímetro mais finos do que a versão anterior, estão em quatro cores: preta, roxa, azul e rosa.

A empresa afirma que ela torna a digitação de textos mais rápida, não faz barulho e tem iluminação no escuro.
Capa para DJs
Os novos Surface terão uma capa que permitirá que os usuários remixem suas músicas como verdadeiros DJs. A capa apresenta uma série de botões e de equalizadores que permitem, com o auxílio de um aplicativo, controlar a música e criar canções novas. Sensores de pressão conseguem criar efeitos diferentes conforme o usuário pressiona os botões.

G1

Barragem Sul atinge nível máximo de capacidade e vira atração no Vale

Centenas de curiosos bloquearam o acesso à Barragem Sul, em Ituporanga, no Vale do Itajaí no domingo (22). Eles foram até lá durante a tarde para ver de perto a vazão das águas da represa, que atingiu 100% de sua capacidade devido ao volume de chuva que caiu em Santa Catarina no fim de semana. Das cinco comportas, três foram abertas para evitar o transbordamento (veja o vídeo abaixo).
O volume de água da Barragem Sul ultrapassou o nível máximo, chegando a 30,85 metros, e virou atração. Depois de abertas as cobertas, o nível diminuiu 1,85 metro, segundo monitoramento da Defesa Civil estadual, com dados atualizados às 5h45 desta segunda-feira (23).
"O número de pessoas e veículos no local era inacreditável", comentou o vendedor Edésio Sehnem, de 28 anos, que também estacionou o carro na estrada na tarde de domingo (22) para ver o fenômeno. Ele disse que precisou andar cerca de 100 metros para chegar até à Barragem.
Das cinco comportas, três foram abertas para evitar o transbordamento (Foto: Edésio Sehnem/Divulgação)
"Tive que deixar meu carro em um local mais afastado e fui olhar o movimento de vazão da represa. O trânsito estava praticamente parado. Os motoristas que passavam pelo local acabaram parando também. O número de pessoas só crescia", acrescentou.
As barragens de José Boiteux e Taió chegaram a 23,65 metros (30% de sua capacidade) e 21,15 metros (100%), respectivamente, conforme atualização das 5h45 desta segunda (23). As comportas das duas represas não precisaram ser abertas.
G1

Contágios por HIV têm queda de 33% no mundo desde 2001, diz Unaids

O número de casos de transmissão por HIV caiu 33% em todo o mundo desde 2001, aponta o relatório anual 2013 do Programa das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids), divulgado em Genebra nesta segunda-feira (23).
A redução de contágios foi ainda mais acentuada entre crianças, com uma baixa de 52%.
Em números absolutos, foram registrados 2,3 milhões de transmissões em 2012, contra 3,4 milhões em 2001, segundo o documento da Unaids.
A tendência geral também é percebida na América Latina, com 86 mil novos casos registrados em 2012, contra 97 mil em 2001.
No ano passado, foram contabilizados 260 mil novos contágios em crianças em todo o planeta, contra cerca de 541 mil em 2001."O número anual de contágios por HIV continua caindo, com reduções mais importantes no caso das crianças", destacou o diretor executivo da Unaids, Michel Sidibe, à agência de notícias France Presse.
O relatório também ressalta os esforços para fornecer tratamento antirretroviral às mulheres grávidas soropositivas na tentativa de evitar a transmissão de HIV aos bebês. Graças a essas políticas, o mundo evitou a infecção de 670 mil crianças, calcula o documento.
No Brasil
O relatório da Unaids mostra ainda que, no Brasil, o total da população entre 15 e 49 anos contaminada com HIV não mudou entre 2001 e 2012, mantendo-se entre 0,4% e 0,5%. Em números absolutos, porém, houve um aumento de uma estimativa de 430 mil a 520 mil pessoas infectadas em 2001 para um intervalo de 530 mil a 660 mil no ano passado.

Já as mortes pelo vírus da Aids caíram no Brasil nesse período. Em 2001, entre 18 mil e 27 mil pessoas morreram pela doença, contra um intervalo de 11 mil a 19 mil em 2012 – uma queda de 30% até 39%, considerando-se as duas margens.
Entre os profissionais do sexo do país, 5,2% viviam com HIV em 2009, contra 4,9% em 2012. E a porcentagem de homens que relataram ter usado camisinha na última relação sexual anal que tiveram com outro homem subiu de 48% em 2009 para 60% em 2012. Além disso, 12,6% dos homens homossexuais brasileiros viviam com HIV em 2009, contra 10,5% em 2012.
O número de infectados pelo vírus da Aids entre pessoas que usam drogas injetáveis no país não se alterou: ficou em 5,9% em 2009 e 2012.
A Unaids também estima que entre 320 mil e 370 mil brasileiros adultos recebam ou precisem do tratamento antirretroviral.
América Latina, África e Ásia
Na América Latina, quase 15 mil mulheres soropositivas recebem tratamento antirretroviral para evitar a transmissão do vírus aos filhos, o que representa 83% das mulheres grávidas que vivem com HIV na região.

A probabilidade de uma mulher grávida soropositiva infectar o filho era de 31% em 2009 em todo o mundo, mas em 2012 o risco caiu para 9%. A meta global para 2015 é obter uma redução de 90% dos contágios entre as crianças, um objetivo possível, segundo a Unaids.
No final de 2012, quase 9,7 milhões de pessoas nos países de baixa e média rendas tinham acesso aos antirretrovirais, um aumento de 20% na comparação com 2011. O objetivo fixado pela ONU para 2015 é levar o tratamento do HIV a 15 milhões de pessoas nos países mais pobres.
"Não apenas estamos em condições de alcançar esse objetivo, mas temos que ir além: ter a visão e o compromisso de que não estamos deixando ninguém para trás", afirmou o diretor da Unaids no documento.
Essa meta pode parecer ambiciosa, levando em consideração os recursos financeiros disponíveis. Isso porque as doações internacionais permanecem estagnadas desde 2008 em consequência da crise econômica. Apesar disso, a verba destinada ao combate ao HIV nos países mais afetados tem aumentado nos últimos anos.
O total de recursos disponíveis para o HIV em 2012 alcançou US$ 18,9 bilhões (R$ 41,7 bilhões). E a ONU espera elevar a quantia a US$ 24 bilhões (R$ 53 bilhões) em 2015.
"Se não pagarmos hoje, pagaremos mais tarde, pagaremos para sempre", advertiu Sidibe.
Segundo estimativas da Unaids, em 2012 havia 35,3 milhões de pessoas vivendo com o HIV. Desde o início da pandemia, 75 milhões de pessoas contraíram a infecção.
A África Subsaariana é a região com mais infectados por HIV no mundo: 25 milhões de pessoas, sendo 2,9 milhões crianças, e também com o maior número de novas infecções em 2012 – 1,6 milhão de pessoas (230 mil crianças) – e de mortes relacionadas com a doença – quase 1,2 milhão.
Em seguida, aparece a região do Sudeste Asiático, com 3,9 milhões de infectados pelo HIV (200 mil crianças). A América Latina tem 1,5 milhão de infectados (40 mil crianças), enquanto Europa e a América do Norte registram 1,3 milhão de infectados cada.
G1

Randolfe diz ter levado soco de Bolsonaro no Rio; deputado nega

Manifestantes fazem protesto em frente ao batalhão na Tijuca (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)
O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) diz ter sido agredido com um soco na barriga pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) nesta segunda (23) pouco antes da visita de integrantes da Comissão da Verdade do Senado e do Rio de Janeiroao prédio do antigo DOI-Codi, atual 1° Batalhão de Polícia do Exército, na Tijuca, na Zona Norte do Rio. Bolsonaro nega a agressão.

A confusão teve início quando Bolsnoraro, que não pertence a nenhuma comissão, quis se juntar ao grupo que fez a visita ao prédio e foi rechaçado pelo senador João Capiberibe (PSB-AP). Houve empurra-empurra e xingamentos. Na confusão, o senador Randolfe diz ter levado um soco de Bolsonaro.
“Na entrada, eu e senador Capiberibe nos colocamos à frente e dissemos para o Bolsonaro que ele não podia entrar, e que não era bem-vindo. Ele disse: ‘Olha só quem quer me impedir de entrar no meu quartel!’. Falei: 'O senhor não integra esta comissão e não tem nada a ver com essa visita’. Ele me chamou de ‘moleque’, abaixou e deu um soco por baixo, no meu estômago. Depois do soco, eu empurrei ele, ele me empurrou e me chamou de ‘vagabundo’. Eu disse que o ‘cara de pau’ é ele, que não deveria estar lá”, disse Randolfe."Ele claramente nos agrediu covardemente. Ele usou o mecanismo de entrada por baixo. É o procedimento dele, que todos conhecem. Mais uma vez a presença do Bolsonaro aqui era para tumultuar e impedir que a visita se concretizasse. Ele não acompanhou o roteiro da visita. Ele não cumpriu seu objetivo. O Bolsonaro é um Brasil que nós vamos virar a página", disse.
O senador afirmou que o Psol irá entrar com uma representação no Conselho de Ética contra o deputado. “Ele claramente atentou contra o decoro parlamentar, ao tentar impedir o trabalho de comissão parlamentar e agredir um parlamentar."
Depois da confusão, Bolsonaro acabou entrando no prédio. Ele contou que fez a visita ao local a uma distância dos membros da comissão. "Fiquei a uns dez metros de distância para não me misturar. Visitei o prédio todo e depois fui tomar um café na sala da Companhia de Motos. O Capiberibe colocou a mão no meu peito e não queria me deixar entrar. Houve uns empurrões, mas entrei mesmo assim. Para a infelicidade de vocês (jornalistas) não houve agressão, como vocês gostariam. O senador Randolfe gritou, me chamou de 'vagabundo' e outros elogios, por assim dizer, mas não houve agressão. A democracia que eles defendem é assim, não aceita o contraditório", disse Bolsonaro.
O objetivo da visita desta segunda (23) é ser o ponto de partida para uma campanha que visa transformar o local num centro de memória, a exemplo do que foi feito no antigo Dops de São Paulo e em centros de tortura na Argentina, no Uruguai e no Chile
Pela manhã, manifestantes fizeram um protesto em frente ao quartel reivindicando a reabertura dos arquivos da época da ditadura militar e a punição para as pessoas que serviram ou trabalharam para o regime.
Colaborou Felipe Néri, do G1, em Brasília
G1

Ministro anuncia mudança no leilão do aeroporto de Confins

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, anunciou nesta segunda-feira (23) mudança nas regras para o leilão do aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Com a mudança, o governo atende, em parte, questionamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Além disso, Moreira Franco anunciou uma nova previsão de data para o leilão dos dois aeroportos, que estava previsto para o dia 31 de outubro. A nova previsão agora é que a disputa ocorra no dia 22 de novembro.A exigência de experiência do operador - empresa que irá administrar o aeroporto - foi reduzida de 35 milhões de passageiros por ano para 20 milhões de passageiros por ano. Para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, pemanecerá a exigência de 35 milhões.
No dia 11, o TCU aprovou, com ressalvas, os estudos técnicos usados pelo governo para a concessão dos aeroportos.
O relatório da ministra Ana Arraes, aprovado por unanimidade pelo tribunal, questionou a decisão do governo de exigir que os consórcios que vão disputar o leilão tenham entre seus sócios empresa com experiência na operação de aeroporto com movimentação de pelo menos 35 milhões de passageiros ao ano.
No leilão anterior, que concedeu os aeroportos de Guarulhos, Campinas (SP) e Brasília (DF), a exigência era que o sócio-operador tivesse experiência na administração de terminal com movimentação mínima de 5 milhões de passageiros ao ano. Para a a ministra, os estudos do governo não apresentam justificativa para a mudança que, segundo ela, limita o número de participantes no leilão e reduz a concorrência.
Explicação para mudança
O ministro informou que o governo adotou como critério para definir o padrão anterior de experiência dos operadores um indicador que multiplica por 2,2 vezes o volume atual de passageiros por ano nos dois aeroportos. Por esse cálculo, para participar do leilão do Galeão um operador deveria ter experiência na administração de aeroporto com movimentação igual ou superior a 38 milhões de passageiros ao ano. No caso de Confins, 22,4 milhões.

Segundo Moreira Franco, por uma questão de “conforto”, o governo decidiu estabelecer como ponto de corte os 35 milhões, tanto para o Galeão quanto para Confins. Mas, após o questionamento do TCU, decidiu abrandar o parâmetro do segundo para evitar mais atraso na publicação do edital.
“O objetivo nosso é ter um entendimento com o tribunal para evitar qualquer problema de natureza jurídica”, disse Moreira Franco ao final de uma reunião com ministros do TCU, em Brasília.
Participação de 49% da Infraero está mantida
O ministro informou, entretanto, que o governo não vai alterar outro ponto do edital, que garante à Infraero, estatal que administra aeroportos, participação de 49% nas duas Sociedades de Propósito Específico (SPE) que vão administrar os aeroportos do Galeão e Confins.

O relatório de Ana Arraes também questiona esse ponto do edital e sugere ao governo que “reexamine” a participação da Infraero nas empresas privadas que vão operar os dois aeroportos.
Em relatório que analisou os estudos que subsidiaram o leilão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, o TCU já havia questionado a decisão do governo de fazer da Infraero sócia na operação dos terminais sob concessão. A visão do tribunal é que a presença da estatal pode atrapalhar o processo decisório das novas empresas e limitar o ganho de eficiência com as concessões.
O governo justifica que a presença da Infraero é para garantir repasses das SPEs ao Fundo Nacional de Aviação Civil, que vai financiar melhorias em aeroportos menores, e também facilita a absorção pela estatal de novas tecnologias usadas na operação de aeroportos. Além disso, o governo quer manter a estatal valorizada, já que pretende fazer a abertura de seu capital até 2016.
“No momento, nós entendemos que é mais seguro, mais conveniente, manter os 49% [de participação da Infraero nas concessionárias]”, disse Moreira Franco.
Lance mínimo e investimentos
Em agosto, o governo decidiu alterar no edital os valores dos lances mínimos do leilão dos aeroportos do Rio e de Minas. No Galeão, o valor subiu de R$ 4,65 bilhões para R$ 4,73 bilhões. Em Confins, caiu de R$ 1,56 bilhão para R$ 994 milhões. O governo justificou a redução do valor no aeroporto mineiro com a elevação dos investimentos mínimos.

Os vencedores do leilão de Confins serão obrigados por contrato a investir R$ 3,6 bilhões. Em maio, quando foram divulgadas pela primeira vez as regras da concessão, o governo previa exigir R$ 3,25 bilhões de investimento no aeroporto de Minas. No Galeão o aporte mínimo da iniciativa privada em obras de ampliação e melhorias também aumentou. O investimento exigido saltou de R$ 5 bilhões para R$ 5,8 bilhões, informou o presidente da Anac, Marcelo Guaranys.
G1

Operadoras terão até a próxima sexta-feira para entregar ao Procon mapas de qualidade do sinal de celulares na PB

Operadoras terão até a próxima sexta-feira para entregar ao Procon mapas de qualidade do sinal de celulares na PBAté a próxima sexta-feira (27), todas as operadoras de telefonia móvel que atuam na Paraíba deverão apresentar ao Procon-PB mapas e relatórios sobre a qualidade de sinal em cada municípios paraibano.

O prazo foi definido nesta sexta-feira (20), durante reunião realizada no órgão de defesa do consumidor com representantes das empresas prestadoras do serviço de telefonia móvel.

A exigência, segundo o secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, observa o disposto na lei estadual 10.058/2013, que estabelece que as empresas operadoras do serviço de telefonia móvel ficam obrigadas a disponibilizar ao consumidor, quando solicitado pelo interessado, informações sobre a área de cobertura e a qualidade de sinal.

“A lei entra em vigor em outubro e nós nos antecipamos em convocar as empresas de telefonia para garantir que o consumidor tenha acesso às informações corretas de imediato”, comentou.

O secretário executivo do Procon-PB acrescentou ainda que as informações serão uma forma de oferecer ao consumidor segurança no momento das compras. “De posse dos dados sobre a cobertura e a qualidade no sinal, o consumidor poderá escolher a operadora de acordo com a localidade onde vive”, ressaltou. “Além disto, acredito que estas informações sobre a área de cobertura irão despertar uma competitividade mais nas empresas, gerando aumento nos investimentos para a melhoria do sinal”, acrescentou.

A lei estadual 10.058/2013 foi publicada no último dia 16 de julho e prevê ainda que a área de cobertura do sinal da operadora, em todo o Estado, deverá ser indicada em painel nas lojas, exposto em local visível.

TelexFREE processa Globo por causa de Ana Maria Braga

Apresentadora Ana Maria BragaSão Paulo – Nesta semana, uma matéria veiculada no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Baga, da rede Globo, veiculou uma reportagem sobre pirâmides financeiras e citou, entre outros nomes, a TelexFREE.  Isso levou a Ympactus, companhia que representa TelexFREE no país, a entrar com um processo judicial contra a emissora.
Uma petição, assinada pelo advogado Wilson Furtado Roberto, que defende os interesses da TelexFREE, solicita direito de resposta ao programa Mais Você. Segundo o documento, a reportagem em diversos trechos denegriu a imagem da companhia sem que fosse dada a ela  possibilidade de apresentar ao vivo sua versão dos fatos.
“Basta uma mera análise perfunctória para se verificar que o programa imputa de forma indireta e direta à TelexFREE e aos seus proprietários e divulgadores as condutas delitivas previstas nos artigos 171 (estelionato) e 288 (formação de quadrilha), bem como crime contra a economia popular previsto na Lei 1.521 de 26 de dezembro de 1951[5], chamando-os claramente de bandidos”, disse o documento.
Segundo a TelexFREE, as afirmações são mentirosas e repercutiram  com muita rapidez nas mídias sociais. “Com a publicação, tivemos nossa imagem seriamente abalada. A Globo falhou como instrumento público de fiscalização popular, por noticiar inverdades sem sequer tomar o cuidado de nos procurar a fim de constatar a veracidade das acusações”. Ainda de acordo com o documento, a Globo faltou com o dever de ética e imparcialidade.
Pirâmide
Em junho, o Ministério Público do Acre abriu um processo administrativo contra a empresa TelexFREE por indícios de formação de pirâmide financeira.
De acordo com o MP, a empresa estaria ofendendo alguns princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, como o dever de transparência e boa-fé nas relações de consumo, além de veiculação de publicidade enganosa e abusiva.  A TelexFREE está com as atividades suspensas por decisão judicial, mas se defende das acusações.
Segundo o site companhia, a TelexFREE brasileira é uma representante da empresa americana homônima que atua no mercado há 10 anos, e em março de 2012 entrou no Brasil com um plano de divulgação em que o colaborador é pago para divulgar a empresa. O principal produto dos anúncios é o sistema de comunicação VoIP .

Cássio desmente entrega de cargos, vê ‘diferenças’ com Ricardo e joga o debate sucessório para 2014

CássioO senador Cássio Cunha Lima disse em entrevista, pouco antes de se pronunciar no congresso do PSDB em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira, 23, as principais bases de seu pensamento político neste momento do ano pré-eleitoral. No contato com os jornalistas, Cássio negou categoricamente os boatos dando conta de que o PSDB pretenda entregar cargos no governo estadual; ressaltou ver com naturalidade a seu partido levantar a hipótese de uma candidatura ao Governo no próximo ano e assinalou algumas “diferenças” de estilo que mantém com o governador Ricardo Coutinho (PSB).
- Na realidade já existe uma tese dentro do partido, ela é pública, e tenho mantido e defendido de que ela seja debatida no próximo ano, pois defendo reservar esse resto de 2013 para consolidação de projetos, para avaliação de resultados para que no próximo ano o partido possa definir os rumos a serem tomados. A minha posição já foi manifesta em algumas outras oportunidades e acredito que tempo de trabalhar, de apoiar o Estado e as Prefeituras e continuarei com uma postura suprapartidária”, disse ele. 
O senador tucano também comentou sobre a naturalidade do partido querer candidatura própria e do clamor da população e dos filiados tucanos ao seu nome para disputar o pleito do ano que se aproxima.
- É natural ter candidatura própria e o PSDB já abriu mão disso em 2010. O certo é que o PSDB tem quadros para disputar qualquer cargo e isso vai ser discutido no próximo ano, no momento certo. Com relação ao meu nome ele é lembrado algumas razões já foi governador por duas vez e tive um mandato interrompido, as pessoas tem a sensação de reparação , de retomada de um trabalho interrompido e eu por muitas vezes procurado não trazer de forma antecipada o debate político, sem trazer o debate para palanque político”, frisou Cássio.
Na ocasião, Cássio também negou petemptoriamente a procedência sobre rumores de que o PSDB iria entregar os cargos ao governo Ricardo Coutinho. Ele garantiu que tem tratado com o governador de outros assuntos como projetos e metas.
-Não, isso não procede, até porque o PSDB no primeiro escalão tem como entregar cargos porque, e se tiver que fazer isso seria apenas a de Planejamento, ocupado por Gustavo Nogueira, o único do partido no primeiro escalão, com um posto extremamente técnico, qualificado, competente e que com certeza contribuiu muito para a Paraíba. E temos conversado sim, mas assuntos administrativos de projetos em andamento, avaliação de metas e também de assuntos politicos que futuramente serão aprofundados.
Sobre a diferença de estilo com o governador, o senado do PSDB fez algumas ponderações:
- Porque diferenças existem, pois eu não sou igual a Ricardo Coutinho e nem ele é ele é igual a mim”. Temos diferenças em várias áreas, como é comum nas pessoas e houve uma aliança firmada em 2010 em cima de uma carta de promessas, de perspectivas de futuro, e três anos depois não se trata mais de uma carta de compromisso e sim de avaliação de resultado de Governo e é isso que estaremos fazendo no ano vem. 

Número de milionários em Campina Grande aumenta

Campina Grande foi a terceira cidade do país que mais ganhou novos milionários entre 2010 e 2012. Segundo dados levantados pelo banco americano Haliwell e consolidados pelo MCF Consultoria e GFK Brasil, a cidade registrou crescimento de 19% 
 
A cidade de Campina Grande foi a terceira cidade do país que mais ganhou novos milionários entre os anos de 2010 e 2012. Segundo dados levantados pelo banco americano Haliwell e consolidados pelo MCF Consultoria e GFK Brasil, a cidade registrou crescimento de 19% no número de novos milionários, que são aquelas pessoas que possuem a partir de 1 milhão de dólares para investimento imediato.
 
Apenas as cidades de Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT) superaram Campina no ranking das dez cidades que, em termos relativos, ganharam mais integrantes na classe A brasileira. A capital rondonense e a cidade matogrossense registraram crescimento de 23%. A média de crescimento do número de novos milionários em Campina é bem acima das médias regionais registradas pela pesquisa, que foram de 0,5% no Nordeste; 1% no Sudeste; 2% no Norte e 10% no Centro-Oeste. Na região Sul houve queda de 0,6% no número de milionários entre 2010 e 2012.
 
Entre os ricaços da cidade estão empresários, industriais, comerciantes e até mesmo médicos. O comerciante Luciano Rocha, 48 anos, integra o grupo dos pertencentes à classe A campinense. Ele não é herdeiro de nenhuma fortuna, mas construiu a sua riqueza com muito esforço e não esconde a satisfação em, atualmente, fazer parte de uma minoria na sociedade detentora de alto poder aquisitivo. “O dinheiro não veio com facilidade e me orgulho do lugar onde cheguei. Hoje tenho o prazer de desfrutar de muitas coisas que, muitos anos atrás, eram apenas sonhos”, disse.
 
Viagens internacionais, carros de luxo, moradia de alto padrão, casa de praia, lancha são alguns dos luxos aos quais Luciano se dá, graças ao patrimônio que conseguiu construir ao longo dos últimos 30 anos de intenso trabalho, como diz.
 
“Passei as últimas quase três décadas da minha vida focado no trabalho, o que me dá grande satisfação porque através do que construí também posso proporcionar oportunidades para que as pessoas que trabalham comigo também possam crescer. Nos últimos três anos, graças a ter chegado a uma condição que considero estável, estou passando a me dedicar a aproveitar estas conquistas junto com a minha família e me satisfaço podendo dar à minha esposa e meus filhos o melhor que existir”, relata.
 
Fonte: Jornal da Paraíba

Funasa abre inscrição para concurso nesta segunda; salários chegam a R$ 8.300

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) lançou edital de processo seletivo para provimento de 336 vagas em categorias profissionais de nível superior, todas em caráter temporário. Há chances para todos os estados e no Distrito Federal.
Curta a fanpage do Araruna Online no Facebook e receba as últimas notícias
O certame será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). As inscrições poderão ser realizadas a partir de amanhã até 7 de outubro de 2013, no endereço eletrônicowww.cespe.unb.br/concursos/funasa_13. A taxa é R$ 70.
Na Paraíba, a Funasa está abrindo 14 vagas, das quais 10 para Especialidade 1 (Gestão de projeto: Elaboração, análise e avaliação de projetos. Engenharias Civil, Sanitária e Sanitária e Ambiental); 1 para Especialidade 2 (Hidrogeologia); e 3 para a Especialidade 3 (Administração, Licitações e Contratos, Controle da Administração Pública, Contabilidade, Matemática Financeira e Legislação Aplicada a Convênios).
A seleção abre oportunidades na área de lotação Engenharia da Saúde Pública, enquadrada no rol das Atividades Técnicas de Complexidade Gerencial, Especialidade I, para a qual estão reservadas 264 vagas. Para concorrer, o candidato deve possuir curso de graduação em nível superior em Engenharia Civil, Sanitária ou Sanitária e Ambiental, bem como registro no órgão de classe, acrescido de experiência profissional mínima de cinco anos ou título de mestre ou doutor. A remuneração é de R$ 8.300,00 para o cumprimento de jornada semanal de 40 horas.
Há também 72 vagas destinadas às chamadas Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual, as quais estão divididas entre a Especialidade II, que exige nível superior em Geologia, e Especialidade III (área de lotação Celebração e Prestação de Contas e Convênios), que exige graduação em Administração, Economia ou Ciências Contábeis. Os interessados devem possuir experiência profissional ou curso de pós-graduação e, a depender da formação requerida, registro no respectivo órgão de classe. A remuneração para essas especialidades é de R$ 6.130,00 para uma jornada de 40 horas semanais.
Do total de vagas oferecidas, 23 estão reservadas para candidatos com deficiência.
Provas
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de conhecimentos básicos e específicos, prevista para o dia 24 de novembro de 2013, pela manhã. A avaliação e a perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas nas 26 capitais da Federação e no Distrito Federal.
Provavelmente, em 14 de novembro de 2013 será publicado o edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados pelo CESPE a partir das 19 horas da data provável de 26 de novembro de 2013 e o resultado final nas provas objetivas será disponibilizado em 20 de dezembro de 2013.
O prazo de validade do processo seletivo simplificado esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Para ler mais notícias do Araruna Online, clique em ararunaonline.com/noticias. Siga também o Araruna Online no Twitter e por RSS.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...