sábado, 28 de setembro de 2013

TJPB suspende reintegração de área disputada por prefeitura e Estado

O Tribunal de Justiça da Paraíbasuspendeu, na manhã desta sexta-feira (27), a liminar da 1ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa que dava a reintegração de posse de um terreno, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa à Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). A área se tornou alvo de disputa entre o órgão estadual e a Prefeitura de  João Pessoa e, com a decisão de hoje, o terreno passa a ser considerado da prefeitura.
A Cehap afirma que o terreno é de sua propriedade e pretende fazer uso dele na construção da obra chamada 'Trevo de Mangabeira '. A prefeitura também diz ser dona e quer usar a área para  fazer um Terminal de Integração para o Bus Rapid Transit (BRT). Na semana passada a administração municipal chegou a cercar o local e, com isso, a Cehap entrou na Justiça e o juiz Marcos Sales, da 1ª Vara da Fazenda Pública, determinou a reintegração de posse. (veja mais detalhes no vídeo ao lado)
A suspensão da decisão de Marcos Sales foi tomada de forma monocrática pela desembargadora Maria das Graças Morais Guedes. Ela concedeu uma outra liminar suspendendo o efeito efeito suspensivo da anterior, que foi uma decisão tomada pelo Juízo de 1ª Instância, até o julgamento do mérito do agravo de instrumento interposto pelo Município de João Pessoa, pela 3ª Câmara Especializada Cível.
De acordo com os autos, o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital deferiu uma liminar  determinando a reintegração de posse à Cehap e a desocupação por parte da prefeitura, alegando que a titularidade do terreno pela Companhia estava comprovada.
O município de João Pessoa recorreu da decisão à 2ª Instância (Tribunal de Justiça), alegando que o juiz da 1ª Vara da Fazenda violou o parágrafo único do artigo 928, do Código de Processo Civil. O ponto em questão diz que “contra as pessoas jurídicas de direito público não será deferida a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais”. E alegou ainda o Município ser o proprietário do imóvel, o que foi comprovado através do registro público, sob a matrícula nº 143255, no Cartório Carlos Ulysses. “O terreno é de propriedade da prefeitura, o que houve foi má interpretação da Cehap à Justiça”, declarou o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Ronaldo Guerra.

O jurídico da Cehap afirmou que vai tentar derrubar a liminar que suspendeu a reintegração de posse. "Nós temos documentos que comprovam que a área pertence ao patrimônio da Cehap e nós vamos comprovar isso", disse o advogado Joacil Freire.

G1pb

Dupla rouba cofre de depósito e usa carro da empresa para fugir, na PB

Dupla roubou veículo e cofre de depósito de gás (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma dupla armada assaltou um depósito de gás no bairro de Marcos Moura, município de Santa Rita, Grande João Pessoa, e levaram um cofre e um carro da empresa, na tarde desta sexta-feira (27). Nenhum funcionário foi ferido.
Uma das funcionárias, que preferiu não ser identificada, explicou que os dois suspeitos entraram no local e renderam três funcionários que estavam trabalhando. “Eles mandaram os funcionários abrirem o cofre, mas nenhum sabia a senha. Então, os três foram obrigados a colocar o cofre em cima de uma caminhonete da empresa. Um dos suspeitos teve que ajudar, já que o cofre era bem pesado. Eles foram embora levando o veículo e o cofre”, contou.
A Polícia militar esteve no local e confirmou que está investigando a informação de que o carro teria passado pela cidade de Pedras de Fogo. Também foi relatado que quatro celulares foram roubados na empresa.“Os dois estavam armados e entraram a pé. Um deles rendeu os rapazes, colocando a arma na cabeça deles. Chegaram a cortar o fio do telefone e ameaçaram atirar caso fizessem barulho”.
G1pb

Ônibus bate em poste na BR-230 e deixa mortos e feridos, na Paraíba

Acidente aconteceu na BR-230 deixando dois mortos e outros 39 feridos (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um acidente grave ocorrido por volta das 5h deste sábado (28), com um ônibus, próximo às Três Lagoas, em João Pessoa, deixou duas pessoas mortas e outras 39 feridas. Conforme o delegado Roberto Jorge de Sousa, da 1ª Delegacia Distrital, o motorista do ônibus perdeu o controle, bateu no poste e capotou na BR-230, quando seguia no sentido Santa Rita/João Pessoa. Havia cerca de 50 passageiros no veículo.
Uma das vítimas que morreu no local estava grávida. Segundo o delegado, a pressão das ferragens contra o corpo dela foi tão forte que o feto saiu, também morto. A outra vítima foi um homem. “Nenhum deles estava com documentos, portanto, até o momento não temos identificação alguma”, declarou.
De acordo com o tenente Francelli, do Corpo de Bombeiros, todas as ambulâncias foram enviadas para o local do acidente, devido ao grande número de feridos. “Foi preciso apoio de Cabedelo, Samu e PRF”, declarou. Segundo ele, a população desvirou o ônibus. As duas pessoas que morreram no local, conforme informou o tenente, provavelmente foram lançadas para fora do veículo.
Veículo colidiu com poste e capotou na BR-230 (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O passageiro Jardel de Oliveira Silva estava no veículo e conseguiu sair sem ferimentos. Ele disse que vinha cochilando e que acordou de repente, já com outras pessoas caídas por cima dele. “Eu não lembrou bem como foi, mas acho que o ônibus chegou a capotar umas três vezes”, frisou.
Outro passageiro disse que ficou sem ar, desesperado, no momento que percebeu que o ônibus estava capotando. “Eu estava sentado na parte de trás do ônibus. De repente vi pessoas caindo na minha direção. Fiquei muito nervoso, mas graças a Deus consegui sair com vida”, afirmou o rapaz, que não revelou o nome.
O delegado informou que algumas pessoas que estavam no ônibus trabalham em uma fábrica de calçados no Distrito Industrial de João Pessoa. Os feridos foram socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na capital. Segundo o boletim médico divulgado às 10h, das 18 pessoas socorridas para o hospital, uma encontra-se em estado gravíssimo; outra em estado grave; uma recebeu alta; e 15 em estado de saúde regular.
O major Lins, do Corpo de Bombeiros disse que a corporação socorreu 27 feridos. Outros 12 foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
G1pb

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba abre 3 vagas

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) abriu concurso público para o cargo de procurador do Ministério Público junto ao órgão. São oferecidas três oportunidades e também haverá a formação de cadastro de reserva. A remuneração do cargo é R$ 22.791,16.
No site do Cespe/UnB, é possível ver o edital (acesse o edital).
Os interessados em concorrer deverão possuir diploma de bacharelado em direito e ter, no mínimo, três anos de atividade jurídica.


As inscrições poderão ser feitas entre os dias 27 de setembro e 26 de outubro, exclusivamente pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/tce_pb_13. A taxa é R$ 180,00 e é imprescindível o número do CPF do candidato.

Os candidatos serão avaliados em cinco fases. A primeira e a segunda serão de prova objetiva e provas discursivas, respectivamente. Na terceira, haverá inscrição definitiva e exame de higidez física e mental. Já a quarta fase é composta de prova oral. A última fase é de avaliação de títulos.
A prova objetiva terá a duração de 5 horas e será aplicada na data provável de 12 de janeiro. As fases do concurso e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizadas em João Pessoa.
G1pb

Trabalhadores invadem navio pela segunda vez no Porto de Santos

Estivadores perto do navio invadido nesta madrugada (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Estivadores e operários portuários ocuparam, na noite desta sexta-feira (27), um navio que está atracado no terminal portuário da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. É a segunda vez que eles invadem uma embarcação somente nesta semana. Eles querem que os trabalhadores avulsos sejam contratados por meio do Orgão Gestor de Mão de Obra. Os trabalhadores só deixaram o local na manhã deste sábado (28), depois de uma negociação com a Polícia Federal.
Os portuários ficaram acampados em frente ao terminal durante toda essa sexta-feira e, por volta das 23h, decidiram invadir o navio de bandeira chinesa Maersk Luz, que atracou no terminal da Embraport no mesmo dia. Cerca de 27 portuários conseguiram acessar a embarcação pelo mar e tomaram o navio. Outro grupo de trabalhadores ficou do lado de fora do terminal.
Por volta das 2h, os portuários foram informados que a Polícia Federal entraria no navio. Os trabalhadores ameaçaram soltar as amarras do navio e deixar a embarcação na barra. Somente às 3h os policiais acessaram o terminal.
Estivadores em protesto após deixaram o navio invadido (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
O dia amanheceu e por volta das 6h, os portuários que tinham invadido o navio, deixaram a embarcação após uma negociação com a PF. Os operários portuários e os estivadores sairam do terminal e voltaram para o acampamento montado em frente a empresa. Segundo os presidentes dos sindicatos, os trabalhadores só sairão do local após um acordo com a Embraport. Os portuários exigem que a empresa contrate os avulsos pelo Ogmo mas a Embraport só aceita por meio da CLT.
Segundo a empresa, há três decisões judiciais do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo que protegem o terminal portuário. Um delas, foi utilizada na última quarta-feira (25), e diz que os estivadores e portuários liderados pelos sindicatos das categorias estão proibidos de ocupar qualquer parte das dependências do terminal da Embraport, incluindo o cais, a frente e os navios em operação. As outras duas também são para a segurança do terminal portuário em relação ao Sindicato dos Estivadores e o Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários (Sintraport).
Por meio de nota, a Embraport ressalta que o direito da empresa contratar pelo Regime CLT foi reconhecido em sentença proferida pela Justiça do Trabalho de Santos, que considerou improcedente a ação movida pelo Sindestiva contra a empresa. A nota afirma ainda que o Sindicato dos Estivadores e o Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários têm se negado de forma intransigente, e com ações radicais, a aceitar a nova realidade trabalhista estabelecida democraticamente para o setor pela Lei dos Portos, aprovada pelo Congresso Nacional. De acordo com a empresa, a nova lei prevê contratações com as vantagens e a segurança da CLT, além de outros benefícios a critério das empresas, extensivos, inclusive, às famílias dos trabalhadores, como vem oferecendo a Embraport. A empresa disse ainda que está aberta a negociações.
Já na quinta-feira (26), os portuários realizaram uma caminhada de três em três horas em uma das faixas da estrada de acesso ao terminal marítimo para protestar. Cerca de 50 trabalhadores portuários, da estiva e da capatazia, participaram dos atos. Por causa do protesto, houve congestionamento e filas de caminhões. A polícia militar acompanhou a movimentação em frente ao portão da empresa.   
Histórico
Os trabalhadores do Sindicato dos Estivadores e o do Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários estão acampados em frente ao terminal, na margem esquerda do Porto desde segunda-feira (23). Nesta quarta-feira (25), eles derrubaram um portão, depois quebraram o cadeado de outro. Os trabalhadores invadiram um navio que estava atracado e ficaram seis horas dentro da embarcação. Eles só deixaram o local depois que receberam uma liminar para desocupar  o navio.

O impasse entre a Embraport e os dois sindicatos começou há cerca de três meses quando o terminal foi inaugurado. Os portuários queriam que todos os trabalhadores avulsos, vinculados ao Ogmo fossem chamados para trabalhar no terminal e não fossem contratados pela CLT. Agora, eles querem que o terminal convoque pelo menos metade dos trabalhadores pelo Ogmo por um período de noventa dias.
 G1

Sobe para 50 número de mortos em desabamento de prédio na Índia

Resgatistas observam operação para encontrar sobreviventes no desabamento em Mumbai, neste sábado (28) (Foto: Danish Siddiqui/Reuters )
Equipes de resgate informaram neste sábado (28) que aumentou para 50 o número de mortos no desabamento de um edifício de apartamentos em Mumbai, capital financeira da Índia, na sexta-feira, informou a agência de notícias Reuters.  As equipes de resgate tiraram mais de 40 sobreviventes dos escombros. 
A previsão é que o número de vítimas continue aumentando, já que as autoridades locais temem que mais de uma dúzia de pessoas ainda esteja soterrada.
A causa do desabamento do prédio ainda é desconhecida. A polícia informou neste sábado, porém, que prendeu um homem identificado como uma autoridade municipal que teria alugado uma parte do porão e feito algumas obras. Isso pode ter mudado a estrutura do prédio, que foi construído no início dos anos 1980.
O prédio de cinco andares desabou na última sexta-feira na região de Dockyard Road, no sudeste de Mumbai, deixando dezenas de pessoas presas. Quase 12 horas depois do desabamento, uma menina foi resgatada com vida. Mas a medida que as buscas continuam, os resgatistas acham mais cadáveres.
Muitos escavadeiras trabalhavam para erguer algumas das maiores lajes de concreto, permitindo que as equipes de resgate retirassem corpos e procurassem por vítimas.
Segundo as autoridades municipais de Mumbai, o prédio era habitado por funcionários do governo local e suas famílias, que receberam um pedido para abandonar o edifício no início do ano.
"O prédio tinha 30 anos. Pedimos aos habitantes que deixassem o imóvel em abril, mas não aceitaram", declarou Khabale-Patil, que não explicou o motivo da solicitação feita às famílias.
O desastre é o terceiro do tipo nos últimos ses meses em Mumbai. Em abril, ao menos 72 pessoas morreram quando um prédio construído ilegalmente desabou, e em junho ao menos 10 foram mortas em outro desabamento de edifício.
G1

Protesto fecha vias em São Paulo; houve confronto com a PM

protesto sp feridos (Foto: Gabriela Biló/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Um protesto contra a corrupção e o mensalão terminou em confusão entre manifestantes, Polícia Militar e integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta sexta-feira (27), em São Paulo. (Veja a reportagem do Jornal da Globo sobre o tema no vídeo ao lado).
A manifestação começou às 18h, quando o grupo se concentrou sob o vão livre do Masp. De acordo com a CET, o protesto seguiu pela Avenida Paulista em direção ao Centro, passando pela Rua da Consolação. No trajeto, eles fecharam as vias e impediram que os veículos trafegassem pela área.
Já no Centro de SP, os manifestantes protestaram em frente à sede do PT. Depois, seguiram para a Casa de Portugal, onde acontecia um evento do partido com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Perto dali, um manifestante mascarado foi dominado por policiais e levou vários golpes de cassetete. Ele foi detido. Quando tirou a máscara, foi possível perceber o ferimento na cabeça. Além dele, outro homem também foi detido no ato. Procurada para comentar o assunto, a PM informou que irá apurá-lo antes de se manifestar.
Diante da festa do PT houve mais confusão. Dois grupos trocaram socos e chutes, e a polícia precisou intervir. Logo depois, um grupo começou a gritar palavras de apoio ao PT.
O protesto foi convocado pelo Facebook e tinha como alvo o processo do mensalão e a aceitação dos embargos infringentes pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que resultou na possibilidade de revisão das penas dos condenados.
Evento do PT
Após passar pela Sé, o grupo chegou à Avenida Liberdade, endereço do evento com Lula e Padilha. Cerca de mil militantes petistas participavam da reunião que tinha como agenda oficial o apoio à candidatura do ex-prefeito de Osasco, Emídio de Souza, à presidência estadual da sigla.

Policiais militares investem contra um grupo de manifestantes que protestava contra o mensalão durante evento do PT (Foto: Roney Domingos/G1)
Ao serem informados da chegada dos manifestantes, alguns militantes do PT saíram do local do evento e foram em direção dos manifestantes. Neste momento, a PM interferiu para acabar com a confusão e foi recebida com bombas lançadas pelos manifestantes.

O tumulto do lado de fora da Casa de Portugal ocorreu justamente no momento que o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva discursava para a plateia pedindo apoio para a reeleição de Dilma Rousseff e para a candidatura de Padilha ao governo estadual. Ao menos duas pessoas se feriram no confronto. A PM não forneceu uma estimativa de quantas pessoas participavam da manifestação.

Ao término do evento, o mestre de cerimônias pediu aos integrantes do PT que não aceitassem provocações ao deixar o local. A PM escoltou dezenas de militantes até os ônibus que os levariam de volta para os seus locais de origem.
G1
  •  

PMs serão indiciados por sequestro e morte de Amarildo

Ato na Rocinha organizado pela Anistia Internacional questiona o paradeiro de Amarildo, que está desaparecido desde 14 de julho, quando foi levado para prestar esclarecimentos na UPP da Rocinha. Milena, filha mais nova de Amarildo Foto: Paula Giolito / Agência O Globo
RIO - O Ministério Público vai receber nesta segunda-feira o relatório do inquérito da Divisão de Homicídios que apura o desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza. Ele foi visto pela última vez no dia 14 de julho, quando foi levado por policiais militares para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha para averiguação, durante a operação policial “Paz Armada”. No documento, pelo menos cinco policiais, entre eles o major Edson Santos, ex-comandante da UPP da comunidade, serão acusados pelo crime de sequestro seguido de morte de Amarildo. Também será pedida a prisão preventiva dos acusados.

A prisão preventiva, ainda de acordo com fontes da polícia e do MP, será pedida porque testemunhas do crime denunciaram ter havido coação, tentativa de suborno e intimidação durante as investigações. O relatório será entregue dois meses depois de o caso ter sido assumido pela Divisão de Homicídios. De acordo com as investigações, Amarildo teria sido levado na noite de domingo pelos policiais Douglas Roberto Vital Machado, conhecido como Cara de Macaco, Jorge Luiz Gonçalves Coelho, Marlon Campos Reis e Victor Vinícius Pereira da Silva. Cara de Macaco, segundo o inquérito, seria desafeto da família do ajudante de pedreiro e abordou Amarildo quando ele saía de uma birosca, próxima de sua casa. Mesmo com moradores relatando ter pedido para ele deixar Amarildo em paz, o PM Vital teria falado através do rádio com o major Santos, que determinou que o levassem até a UPP.



Candidata das Filipinas vence Miss Mundo 2013 na Indonésia

Megan Young foi coroada neste sábado (28) (Foto: Firdia Lisnawati/AP)
A candidata das Filipinas, Megan Young, de 23 anos, foi eleita neste sábado (28) a vencedora do concurso de Miss Mundo 2013, em final realizada na Indonésia. A coroa pertencia à chinesa Wenxia Yu.

Eram 127 candidatas no total. A final ocorreu na ilha indonésia de Bali, que contou com um forte esquema de segurança devido a protestos de muçulmanos contra o evento.

Nascida nos Estados Unidos, Young vive nas Filipinas desde os 10 anos. Ela prometeu, entre lágrimas, "ser a melhor Miss Mundo", diz a agência France Presse.

A jovem estuda cinema e quer ser diretora. Se considera ambiciosa e gosta dos livros de Harry Potter, segundo a página do concurso.

A candidata da França, Marine Lorphelin, ficou em segundo lugar. A da Gana, Carranzar Shooter, em terceiro.

A brasileira Sancler Frantz, de 22 anos, gaúcha, ficou entre as seis finalistas do concurso durante a final apresentada nesta manhã (a partir das 9h, no horário de Brasília). O Miss World foi vencido na última vez pelo Brasil em 1971, com a carioca Lúcia Tavares Petterle.

As outras finalistas desta edição eram da Gana, Espanha e Gibraltar (que foi escolhida como finalista pelo público).
Sancler Frantz durante a final do Miss World 2013 (Foto: Leonardo Rodrigues/Miss Mundo Brasil/Divulgação)
Brasileira
A gaúcha Sancler venceu um dos concursos do Miss Mundo 2013, o Beach Beauty, ao ser considerada a candidata que tem o "melhor corpo".

Miss Mundo Brasil 2013, Sancler também ficou com o título de Rainha das Américas na disputa do Miss World 2013.
“Estou muito feliz, sem palavras. Não venci o Miss World mas já me sinto uma vencedora. Agora sei que vai vir uma fase muito boa, de muito trabalho”, disse a loira após a final, segundo a organização do evento.

Durante sua entrevista no palco, antes do anúncio final, Sancler expôs seu objetivo em se tornar uma miss: “beleza abre portas, mas beleza com proposito abre mentes e corações”, ainda de acordo com a organização.

G1

No Twitter, Dilma diz que pesquisa do IBGE mostra 'avanços e desafios'

Um dia depois de reativar o perfil no Twitter, a presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (28) por meio da rede social que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostra que houve crescimento na renda do brasileiro. Para ela, o levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta "avanços e desafios".
Dilma comenta pesquisa do IBGE neste sábado (28) pelo Twitter (Foto: Reprodução )
A pesquisa mostrou que a renda média no Brasil cresceu, mas a desigualdade, que apresentava queda, parou de cair. A Pnad mostrou ainda que a taxa de analfabetismo, que também tinha trajetória de queda, teve oscilação de 0,1 para cima.
"Ao contrário do q (sic) estão dizendo, a pesquisa PNAD mostra crescimento na renda. O rendimento domiciliar médio per capita aumentou 8,1% entre 2011 e 12. Entre os 10% mais pobres, o crescimento na renda foi de 11,4%. Entre os 10% mais ricos, a renda aumentou 8,4% entre 2011 & 2012 (sic)", afirmou a presidente em sua conta.
No primeiro post do dia, ela agradeceu as pessoas que passaram a seguir seu perfil no Twitter. "Quero agradecer os 20 mil novos seguidores desde ontem (sexta). Este será um espaço para contato + direto (sic)."
A reativação da conta, que ela não usava desde a campanha para as eleições de 2010, ocorreu com uma conversa com Jéferson Monteiro, de 23 anos, autor do perfil "Dilma Bolada", personagem satírico da presidente no Twitter. Dilma falou do programa Mais Médicos, da relação com os Estados Unidos e confirmou que, recentemente, andou de moto em Brasília.
Na mensagem de encerramento deste sábado, Dilma, pré-candidata à reeleição na disputa de 2014, disse que o governo ainda fará mais para melhorar a renda dos brasileiros. "A PNAD mostra avanços e desafios. Reduzimos desemprego e aumentamos a renda dos brasileiros. Mas temos muito a fazer. E vamos fazer."
G1

Prefeito e secretários se reúnem com os funcionários da Saúde do município de Várzea

Aconteceu na noite do dia 24 de setembro de 2013, às 20h no auditório João Jorge de Araújo, da Unidade Básica de Saúde, uma reunião onde estavam presentes o Prefeito Constitucional José Ivaldo de Morais (Galego), Secretários Municipais Márcia Lúcia de Souza Lima, Claudiano Araújo da Silva, Ednildo Araújo dos Santos, Márcio Justino da Nóbrega e Ana Cristina Marinho de Medeiros Morais e todos os servidores municipais da pasta da saúde.
  
A reunião já faz parte do cronograma da saúde, porém, a presença do Prefeito e Secretários foi mais para ouvir os anseios dos servidores, que aproveitaram a presença para fazer solicitações e agradecimentos à gestão. Foi sugerido pelo prefeito que se fosse criado caixas de sugestões, críticas e elogios para que tanto a sociedade quanto os servidores pudessem expressar seu desejo e assim facilitar a comunicação entre sociedade, servidores e gestão.
  
A abertura da reunião ficou por conta da Secretária de Saúde que fez uma explanação sobre as conquistas na área da saúde nos últimos cinco anos, onde apresentou com muita propriedade todas as ações de relevância conquistadas para a comunidade.
  
Durante a reunião foi apresentado aos servidores como iria ser implantado o sistema de ponto eletrônico, uma vez que, a gestão está implantando este sistema no Município e como qualquer outro segmento que se inicia sempre existem algumas dúvidas, no entanto, foram retiradas as dúvidas dos servidores presentes.
  
De acordo com o Prefeito, outras reuniões serão realizadas nas outras pastas, para que possa ouvir todos os servidores do Município e assim facilitar no processo de gestão, haja vista que, o sucesso do trabalho se dá através dos servidores. “ Irei fazer reuniões em todas as secretarias para ouvir todos os nossos servidores para seguir em frente naquilo que está dando certo e corrigir as pequenas falhas que forem detectadas, porém, o sucesso da nossa gestão em relação aos índices do IDEB e IDH, os responsáveis são os funcionários e a nossa equipe de gestão que a cada dia procura se capacitar para atender bem e melhor aos nossos munícipes”, destacou Galego.

Estudante do Geo Patos se destaca no simulado do G1

Carla Monique e Kelton Dantas dedicam várias horas do dia aos exercícios do Geekie Games (Foto: Arquivo pessoal/Carla Monique Rosa e Kelton Dantas)
Entrar em medicina na Universidade Federal do Sergipe (UFS) é o grande objetivo da estudante Carla Monique Almeida Rosa, de 20 anos, nascida na Bahia e que mora em Aracaju. Ela afirma que dedica todo o tempo livre para os estudos na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, com 64 mil pontos, é a primeira colocada do ranking doGeekie Games - O desafio do Enem, plataforma interativa que traz exercícios, simulados, e aulas sobre os pontos fracos apresentados nos testes.
"O simulado tem a cara das provas do Enem", diz ela, que é aluna do Centro de Excelência Master, na capital sergipana. "Tem jeito de jogo, é menos estressante que estudar pelos livros. Oferece um conteúdo resumido e objetivo em cima dos seus pontos fracos. Poupa o nosso tempo e ajuda a corrigir as nossas falhas."A plataforma oferece, além de um simulado inteligente para os alunos que farão o Enem, um plano de estudos personalizado com base nos erros demonstrados pelos candidatos que responderam às perguntas. É uma oportunidade real de treinar para o exame que será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. A participação é gratuita e feita inteiramente pela internet.
A jovem fez 681 pontos no Enem do ano passado e sabe que precisa melhorar seu desempenho se quiser a vaga em medicina da UFS. "Este ano o curso vai entrar no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no ano passado usou a nota do Enem em um processo seletivo próprio e nota de corte foi por volta de 720 pontos", diz. Carla afirma ainda ser boa em redação, mas que precisa melhorar nas questões de exatas. "Estou treinando muito o simulado de matemática."
Daniel Melo Filho aprimorou estudos com os exercícios do game (Foto: Arquivo pessoal/Daniel Melo Filho)
Outro estudante "fera" no Geekie Games é Daniel Ferreira de Melo Filho, de 17 anos, que mora em Bananeiras (PB). Daniel quer fazer engenharia civil em algumas das universidades públicas do seu estado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ou Universidade Estadual da Paraíba (Uepb). Todas usam a nota do Enem.
Para isso, o jovem se dedica aos estudos no terceiro ano do Colégio Maximum e aprimora conhecimento no Geekie Games. "Este jogo vicia, é muito legal. As questões são bem formuladas e desafiadoras", diz.
Daniel conta que já prestou duas vezes o Enem como treineiro, mas que agora quer chegar bem preparado para as provas. Na sexta-feira, já somava quase 59 mil pontos, na "cola" da Carla Monique.
Kelton Dantas Pereira, de 21 anos, de Patos (PB), também quer fazer medicina, na UFPB. Ele afirma dedicar um grande tempo do seu dia para os estudos e a prática de simulados. "É importante treinar as questões para chegar bem preparado para o Enem", diz o jovem, que fez ensino médio no Colégio Geo Patos. Kelton foi aprovado em engenharia, mas se passar em medicina no próximo Sisu, vai seguir a carreira sonhada.
O estudante, que já somou 50 mil pontos no Geekie Games, diz também que a dedicação aos estudos vai dar muito retorno. "Sou grato pelo reconhecimento aos estudam diariamente, esforçam-se e veem nos estudos o caminho mais certo para que possamos realizar nossos sonhos."
Ranking considera os estudantes que cadastraram o nome do colégio na plataforma (Foto: G1)
 










As questões usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.

COMO PARTICIPAR
O Geekie Games é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo. A plataforma inclui testes para o estudante treinar seus conhecimentos, aulas on-line e, de 9 a 16 de outubro, um simulado feito nos mesmos moldes do Enem. Professores e diretores de escola também têm uma área exclusiva na plataforma. Há uma interface que dá a possibiliade de acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real.

Por isso, a plataforma consegue entender em quais conteúdos o estudante tem mais dificuldade, de acordo com as alternativas que ele escolhe durante o simulado. Assim, é possível montar "missões" que indiquem os temas aos quais o candidato deve se dedicar com mais afinco para evoluir e aumentar sua pontuação.
Inscrição no Geekie Games pode ser feita por login ou com a conta do Facebook (Foto: Reprodução)
1) Faça a sua inscrição. É grátis
Os estudantes vão poder se inscrever criando uma cum login e senha ou usando o seu perfil no Facebook. O acesso vai permitir acumular pontos nas provas, comparar o seu desempenho com os de outros participantes, e receber um relatório com seus pontos fortes e pontos fracos em cada uma das quatro áreas de conhecimento que são cobradas no Enem.

As inscrições podem ser feitas até 9 de outubro e sua participação é gratuita.
Plataforma oferece questões nos moldes do Enem (Foto: Reprodução)
2) Teste os seus conhecimentos
Após a inscrição, o participante cai em uma página acesso para testes nas quatro disciplinas do Enem: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Basta clicar em uma delas e começar a responder as questões que vão treinar o aluno para o simulado.

São 21 questões em cada uma das áreas de conhecimento que o estudante pode fazer na ordem que quiser. A prova pode ser feita em qualquer dia e horário de acordo com as possibilidades dos alunos. Não é obrigatório responder às questões de todas as quatro disciplinas, mas o ideal é que o aluno possa medir todo o seu conhecimento das áreas exigidas no Enem.
Após a prova simulado traz o desempenho do candidato (Foto: Reprodução/Geekie Games)
3) Veja o seu desempenho
Ao enviar, as respostas serão analisadas e ele vai receber um desempenho em cada uma das provas. O participante vai poder ver quantas questões acertou, e quais foram os pontos fortes e os pontos fracos diagnosticados naquele teste.

Também é mostrado um ranking no qual a nota do aluno é comparada com as de outros participantes e ele pode ver em que posição se encontra no ranking do 'Geekie Games'.
Aulas em vídeo reforçam o conteúdo (Foto: Reprodução)
4) Reforce o seu conteúdo
A partir dos pontos fracos o candidato tem acesso a aulas online explicando o assunto no qual ele mostrou ter mais dificuldade.

Em texto e vídeo, o estudante pode rever o conteúdo e assimilar melhor a matéria. Em seguida, ele é convidado a fazer testes para detectar se entendeu melhor o assunto.
É preciso completar todas as "missões" enviadas pela plataforma para poder certificar de que tudo foi assimilado. Em seguida, o estudante pode voltar a fazer a prova daquela disciplina elaborada com questões diferentes.
Estudante pode responder a exercícios no formato das provas do Enem (Foto: Reprodução/Geekie Games)
5) Faça as outras provas
Náo é obrigatório fazer as quatro provas das disciplinas do Enem para participar do grande simulado final em outubro, mas é recomendável que o candidato teste todos os seus conhecimentos para chegar bem treinado para o exame do MEC.

Cálculo das notas
A plataforma tem três etapas para deixar o aluno melhor preparado para o Enem. Na primeira etapa, quem se inscrever vai poder fazer exercícios das quatro áreas de conhecimento que são cobradas no Enem: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Na segunda etapa, o estudante recebe um plano de estudos destacando seus pontos fortes e pontos fracos que merecem maior atenção. Ao final do processo, de 9 a 16 de outubro, o aluno vai fazer um simulado online no mesmo formato do Enem.

CRONOGRAMA DO 'GEEKIE GAMES'
Inscrições
até 9 de outubro
Testes e plano de estudos
de 31 de agosto a 25 de outubro
Simulado online
9 a 16 de outubro
OBS.: O Enem será nos dias 26 e 27 de outubro
As notas são calculadas a partir da TRI. O cálculo final não soma a quantidade de respostas certas, mas a "qualidade" destas respostas. Na TRI, o foco é no item, como é chamada cada questão. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Assim, dois candidatos podem acertar o mesmo número de questões, mas terão pontuações diferentes de acordo com quais questões ele acertou.
A TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros: o poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm; o grau de dificuldade da questão; e a possibilidade de acerto ao acaso (chute)
Pelo "Geekie Games" será possível ao estudante comparar sua nota com a nota de corte dos cursos e faculdades de sua escolha, além de saber que objetos de conhecimento priorizar para atingir seus objetivos.
A plataforma permite ainda que professores, escolas e secretarias de educação tenham acesso ao desempenho dos seus estudantes e possam entender as principais dificuldades dos alunos.
Simulado final
De 9 a 16 de outubro, o estudante vai fazer o grande simulado do Enem. A prova terá os mesmos moldes do exame do MEC: em um dia o aluno responde a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza, em 4h30 de prova, sem interrupções. No segundo dia, terá o mesmo tempo para responder a mais 90 questões, metade de matemática e a outra metade de linguagens e códigos.

Esse simulado será aberto pra todos os alunos, mesmo aqueles que não estiverem utilizando a plataforma. O participante vai receber um relatório personalizado do seu desempenho com a pontuação obtida no simulado e a comparação do seu desempenho com as notas de cortes dos cursos oferecidos no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem 7,1 milhões de candidatos inscritos.
G1

Homem ateia fogo em mulher e depois tenta suicídio em Santa Luzia

  
Na noite desta sexta-feira, na rua Arlindo Bento, no bairro São José em Santa Luzia, um homem, ainda não identificado, atirou fogo na senhora Maria do Céu, Céu do Talhado, do Galpão das Louceiras, como é conhecida, e depois atirou fogo em si mesmo como tentativa de suicídio.
Os dois foram socorridos para o Hospital Sinhá Carneiro de Santa Luzia e encaminhados para o trauma de Campina Grande, com queimaduras graves.Até o momento não se sabe que motivou o ato ou ação, nem o nome do cidadão foi identificado pela nossa reportagem que estive no local, mas não conseguiu maiores informações a respeito do incidente.Ao que tudo indica o homem jogou querosene em Maria do Céu e depois em si mesmo, não conseguindo concretizar o fato. 
A polícia e o SAMU foram acionados ao local para prestarem socorro.
Mais informações a qualquer momento. 
Fonte: http://www.sertao1.com

Festa de São Francisco 2013

DIOCESE DE PATOSPARÓQUIA DE SANTA LUZIAIGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – VÁRZEA – PBFESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS 2013PERÍODO DE 17 DE SETEMBRO A 04 DE OUTUBRO  TEMA: “SENHOR FAZEI DE MIM UM INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ”.   
CONVITE
   
Na alegria da Festa de São Francisco, irmãos (ãs) queridos (as) transcende sobre nossa comunidade de Várzea, a alegria de acolhê-los e celebramos a nossa fé com um empenho eclesial mais convicto a favor de uma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé. Na descoberta diária do seu amor, ganha força e vigor o compromisso missionário de nossa comunidade de fé, que jamais pode faltar. Com efeito, a fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria. A fé torna-nos fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar vida plena. Só acreditando é que a fé cresce e se revigora; não há outra possibilidade de adquirir certeza sobre a própria vida, senão abandonar-se progressivamente nas mãos de um amor que se experimenta cada vez maior porque tem a sua origem em Deus. Que o seráfico Francisco nos ajude a renovar nossa comunidade de fé.
  
Uma feliz e abençoada festa de padroeiro e recaia sobre vós e suas famílias as minhas bênçãos.
Pe. Elias Ramalho Gomes
Pároco de Santa Luzia e Várzea.
  
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA (de 17 a 24 de setembro  Pré-novenário na Zona Rural).  DIA 25 DE SETEMBRO – Abertura da festa. Noite dedicada aos Motoristas, Ciclistas, Motoqueiros e Apostolado da Oração.Comunidades Rurais: Pitombeira e Assentamento São Francisco (Mansinho)Ruas: Manoel Tavares, Manoel Dantas, Antônio Ugulino e Manoel Galvão.Resp. Basto Pereira e Marlito.
Local de onde sairá a carreata com a Bandeira de São Francisco: Praça de Eventos Inácio Bento de Morais (Parque do Juazeiro).
  DIA 26 DE SETEMBRO – Noite dedicada aos Comerciantes e Comerciários.Oração do Santo Terço – Resp. Mulheres.Pastoral do DízimoComunidades Rurais: Ipoeiras Fundas e Riacho da Cozinha.Ruas: Travessa Maria Cândida, Antônio Elias, José Tibúrcio e Afonso Cândido.
Resp. João Batista e Maria da Padaria
  DIA 27 DE SETEMBRO – Noite dedicada aos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).Oração do Santo Terço – Resp. HomenshHO.Pastoral da Criança e CatequeseComunidades Rurais: Viola e Assentamento Novo Horizonte.Ruas: Francisco das Chagas, Elói de Medeiros, Roberto Vance, Manoel Demétrio e Francisco Sales.
Resp. Prefeito e Vereadores
  DIA 28 DE SETEMBRO – Noite dedicada a Juventude.Oração do Santo Terço – Resp. Legião de Maria.Pastoral da JuventudeComunidades Rurais: Rio de Várzea e TrapiáRuas: Francisco Freire, João Jorge, Sebastião Soares, Raiff José e José Malaquias
Resp. Pastoral da Juventude
  DIA 29 DE SETEMBRO – Noite dedicada aos Agricultores e VaqueirosOração do Santo Terço – Resp. Apostolado da Oração.Comunidades Rurais: Guaraú e Serrotes PretoRuas: 11 de Janeiro, José Aurélio, Isidoro José, José Neri, Luiza Medeiros e Manoel Marinho
Resp. João Batista e Márcio Medeiros
  DIA 30 DE SETEMBRO – Noite dedicada aos Programas SociaisOração do Santo Terço – Resp. Casais.Comunidades Rurais: Xique-xique e Assentamento São VicenteRuas: Isabel Leopoldina, Joaquim Vieira, Anastácio Dantas, Manoel Pedro do Amaral e Antônio Aníbal de Araújo
Resp. Os Coordenadores
  DIA 01 DE OUTUBRO – Noite dedicada aos Mineradores e GarimpeirosOração do Santo Terço – Resp. Catequese.Comunidades Rurais: Caiçaras e AlemanhaRuas: João Martins, José Martins, Francisco Pergentino e José Barros Fernandes
Resp. Mineradores e Garimpeiros
 
  DIA 02 DE OUTUBRO – Noite dedicada as Secretarias Municipais e Funcionários PúblicosOração do Santo Terço – Resp. Divina Misericórdia.Comunidades Rurais: Poção e Barro BrancoRuas: Anísio Marinho, Pe. Jerônimo, Maria José de Medeiros, Severino Simões de Morais e José Marinho de Araújo
Resp. Secretários Municipais e Funcionários
  DIA 03 DE OUTUBRO – Noite dedicada as Famílias e aos Filhos AusentesOração do Santo Terço – Resp. Pastoral da Criança e Acólitos.Comunidades Rurais: Umburana, Quixaba e JuáRuas: Conjunto da CEHAP, Conjunto Mário Primo e Loteamento José Elias FernandesResp. Filhos Ausentes  
DIA 04 DE OUTUBRO – Encerramento
  8:00 – MISSA PELOS DOENTES E IDOSOS9:00 – BATIZADOS16:30 – PROCISSÃOMISSA SOLENE APÓS A PROCISSÃO
SORTEIO DO SHOW DE PRÊMIOS APÓS A MISSA
   
PROGRAMAÇÃO SOCIAL
  28 DE SETEMBRO – PAVILHÃO
JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO COM MÚSICA AO VIVO.
  29 DE SETEMBRO – CAVALGADA E PAVILHÃOCAVALGADA PELAS RUAS COM BÊNÇÃO DOS VAQUEIROS E NO PAVILHÃO MÚSICA GOSPEL AO VIVO  02 DE OUTUBRO – PAVILHÃO
MÚSICA AO VIVO
  04 DE OUTUBRO – PAVILHÃO
ENCERRAMENTO DA FESTA COM MÚSICA AO VIVO
  
OBS: Os responsáveis por cada noitário organizarão Quermesse ao lado da Igreja.
  
DÍZIMO É PARTILHA DO CORAÇÃO, DO TRABALHO, DAS IDÉIAS E DOS BENS...
   
SEJA DIZIMISTA.

Varzeense representa a Região nas Conferências Nacionais

O jornalista e Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Várzea, Márcio Nóbrega, foi eleito nas Conferências Estaduais para representar a região - pólo de Patos - PB, como representante do Poder Público nas Conferências Nacionais do Meio Ambiente e Cidades.
  
Márcio irá representar a região na cidade de Brasília onde sediará as Conferências Nacionais, sendo que irá para a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que acontecerá no período de 24 a 27 de outubro e para V Conferência Nacional das Cidades que acontecerá no período de 20 a 24 de novembro.
  
A escolha para representar o Município e a Região é realizada nas Conferências Estaduais através de votação onde os candidatos fazem suas defesas de como irá defender as propostas que saíram em primeira instância nas Conferências Municipais e conseqüentemente nas Estaduais.
  
Conferência Estadual das CidadesDe acordo com o Jornalista, poder representar o Município e a Região é motivo de felicidade e responsabilidade, haja vista que, diante de todos os estados e distrito, o mesmo irá defender de forma criteriosa as propostas do seu Estado. “Estou feliz e ao mesmo tempo dobra a responsabilidade em ir à Brasília representar a nossa Várzea e Região, uma vez que, defenderei com unhas e dentes nossas propostas elencadas durante as nossas Conferências Municipais e Estaduais.”, enfatizou Márcio Nóbrega.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...