quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cagepa vai suspender abastecimento em 26 locais da Grande João Pessoa

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que o abastecimento de água será interrompido das 8h às 19h, nesta quarta-feira (2), em 26 localidades da Grande João Pessoa. Segundo a companhia, a interrupção será causada por serviços de manutenção elétrica no sistema de abastecimento.
A Cagepa informou que faltará água em João Pessoa no bairros: Centro, Tambiá, Roger, Ilha do Bispo, Varadouro, Cordão Encarnado, Alto do Mateus, Bairro dos Novais, Funcionários I, Jardim Planalto, Oitizeiro, Cruz das Armas, Jaguaribe, Torre, Expedicionários, Tambauzinho, Pedro Gondim, Bairro dos Estados, Jardim Treze de Maio, Ipês, Mandacaru, Padre Zé e Alto do Céu.
Para maiores informações ou em caso de dúvidas, a Cagepa disponibiliza o número 115, para que a população se informe gratuitamente.Além da capital, o abastecimento será suspenso em toda cidade de Bayeux e no distrito de Várzea Nova, em Santa Rita, ambos localizados na Grande João PessoaSegundo explicou o engenheiro Giordan Rodrigues, a manutenção ocorrerá na estação de tratamento de água de Marés e na estação elevatória de água tratada do reservatório R5, localizado no bairro de Cruz das Armas, na capital.
G1pb

Quarteto rouba caminhão de gás e faz motorista refém na Paraíba

Caminhão de botijões de gás foi localizado na manhã desta quarta-feira, com 21 produtos a menos. (Foto: Walter Paparazzo/G1-PB)
Um caminhão de botijões foi roubado por volta das 22h30 da terça-feira (1°), próximo ao viaduto do Cristo Redentor, em João Pessoa, segundo a polícia. O funcionário que dirigia o veículo no momento do roubo disse à Polícia Militar que foi interceptado por quatro homens, que anunciaram o assalto e o obrigaram a dirigir até a estrada de Jacarapé.
O motorista informou ainda que foi correndo até o Centro de Convenções e pediu ajuda aos vigilantes do local. Segundo ele, o caminhão carregava 50 botijões, dos quais 21 foram roubados. O sargento Fernando esteve hoje pela manhã no local onde o caminhão foi abandonado. Ele informou que até o momento a polícia não tem pistas dos suspeitos.“Um dos assaltantes colocou o revólver na minha barriga. Quando chegamos em Jacarapé, eles mandaram eu descer e ir embora. Foi quando eu saí correndo para pedir ajuda”, declarou o funcionário da empresa distribuidora de gás.
G1pb

Dengue cresce 44% na Paraíba e Saúde confirma 10 mortes

Aumentou de 10,7 mil para mais de 15,5 mil o número de notificações de casos suspeitos de dengue na Paraíba, no período entre 1º de janeiro e 21 de setembro deste ano comparado ao mesmo período de 2013. A estatística da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta ainda que 5.839 casos foram confirmados para dengue clássica e 2.441 já foram descartados. Dos 223 municípios paraibanos, apenas 11 não apresentaram casos suspeitos de dengue esse ano.
A Gerência de Vigilância em Saúde vem trabalhando na realização de oficinas junto aos técnicos dos municípios para elaboração e atualização do 'Plano de Contingência da Dengue 2013/2014'. A recomendação é que todos os municípios devam trabalhar seguindo uma matriz padrão elaborada pelo corpo técnico da SES, com entrega dos planos até 11 de novembro.Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, o aumento é resultado da melhora na captação dessas notificações pelas equipes de saúde. Nesse período, foram notificadas 10 mortes confirmadas pela SES, sendo duas em João Pessoa e duas em Campina Grande, além de uma morte emAraraCondeCasserenguePitimbu,Salgado de São Félix e Santa Rita.
“Observamos que os profissionais da saúde estão atentos ao agravo e sinalizando a doença através das notificações”, disse Talita Tavares. "Notificar os casos suspeitos mostra que o município está atento e vigilante, fornecendo informações estratégicas para a organização da assistência, prevenindo assim os possíveis óbitos evitáveis. Tendo esse entendimento o trabalho para o agravo não fica limitado apenas na interrupção da transmissão da doença, sendo importante a estruturação dos serviços de saúde para o atendimento aos casos suspeitos”, afirmou a gerente.
G1pb

Ônibus atropela homem na faixa de pedestres no Centro de João Pessoa

Veículo atingiu o homen no momento que ele atravessava a rua na faixa de pedestres (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem foi atropelado por um ônibus na Avenida Maciel Pinheiro, no Centro de João Pessoa, quando atravessava a via na faixa de pedestres. O acidente aconteceu no início da tarde desta terça-feira (1º) e foi presenciado pelo sargento Eusivaldo, da Polícia Militar, que estava no 1º Batalhão da PM, em frente ao local do atropelamento.
O sargento afirmou que viu o acidente acontecento. “Estava chegando no 1º BPM quando vi o ônibus atingindo o pedestre. Ele estava passando na faixa, mas não consegui enxergar na hora se o semáforo estava verde ou vermelho para o motorista do veículo”, explicou.
Ainda segundo o sargento, a vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e levada para o Hospital de Emergência e Trauma da capital, “sentindo fortes dores na perna e no braço”, finalizou.
G1

Campina Grande tem 4ª melhor rede de saneamento básico do Nordeste

Campina Grande é a 4ª cidade com melhor rede de saneamento básico do Nordeste e a 47ª do país, segundo o ranking do saneamento 2011, divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Trata Brasil. No mesmo levantamento, João Pessoa tem a 5ª melhor posição na região e é a 52ª melhor no país.
A pesquisa inclui 21 cidades no ranking do Nordeste. O levantamento é baseado em dados de 2011, os mais atuais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) do Ministério das Cidades.Segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a constatação reflete investimentos feitos nas últimas décadas no saneamento básico e rede coletora de esgoto no município. "Para a gente não foi uma surpresa porque já sabíamos que a Paraíba tem cidades entre as mais bem servidas de rede de esgoto entre as de mesmo porte no país inteiro", explicou o assessor do órgão Ricardo Avelino.
Em relação à coleta de esgoto, a capital paraibana apresentou melhor evolução em relação à média do Brasil, saltando de 45,05% em 2010 para atingir o patamar de 66,49% no ano seguinte. O aumento médio que aconteceu no país foi de 2,28%. Campina Grande alcançou 75,77% da rede em 2011.
Na capital, ainda faltam 47.534 ligações de esgoto para atingir a universalização do serviço enquanto em Campina Grande falam 27.983. “Quase metade das maiores cidades, no entanto, tem índices abaixo de 60%, o que torna muito difícil alcançarem a universalização até 2030, a se manter este ritmo de crescimento”, destaca o estudo.
No Nordeste, as 10 cidades com melhor serviço de saneamento básico são Salvador (BA),Vitória da Conquista (BA), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA), Petrolina (PE), Aracaju (SE), Recife (PE) e Caruaru (PE). Entre as 100 maiores cidades brasileiras, o município de Uberlândia (MG) é o que oferece à população o melhor serviço de saneamento básico.
G1

'Ela vai vir ainda mais forte', diz mãe de ativista brasileira presa na Rússia

Rosângela mostra fotos da filha Ana Paula ao lado da irmã (Foto: Felipe Truda/G1)
A mãe da ativista brasileira presa na Rússia junto com outros 29 ambientalistas por organizar um protesto em uma plataforma petrolífera no Ártico recebeu um telefonema do Greenpeace na madrugada desta quarta-feira (2). Do outro lado da linha, um representante da ONG comunicava que sua filha, Ana Paula Alminhana Maciel, havia sido acusada formalmente de pirataria. Se condenada, a pena pode chegar a 15 anos de prisão.
Rosângela Maciel disse ter ficado muda ao telefone. Ao G1, a mãe da bióloga falou que não esperava pela acusação, mas acha que todo o drama que a filha vive na Rússia não a fará desistir de lutar pelas causas que acredita.
"Ela vai voltar ainda mais forte. Tenho certeza que, mesmo depois de tudo que está acontecendo, ela não vai desistir das causas que acredita para fazer outra coisa na vida", disse a mãe da brasileira.
Ana Paula foi presa no dia 18 de setembro com outros 29 ambientalistas. Foram detidos quatro russos e 26 estrangeiros dos Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, Canadá, Itália, Ucrânia, Nova Zelândia, Holanda, Dinamarca, Austrália, República Tcheca, Polônia, Turquia, Finlândia, Suécia e França. Mas apenas dois foram acusados de pirataria até o momento, a brasileira e um britânico.
Eles tentaram acessar uma plataforma de petróleo no Oceano Ártico, a partir de um barco doGreenpeace. No domingo (29), a Justiça russa havia anunciado que todo o grupo ficaria preso preventivamente por pelo menos dois meses.
"Tenho certeza que ela está confiante e tranquila. A última vez que recebi um recado dela, mandou dizer para não me preocupar. Ela está fazendo o bem e vai lutar por isso sempre. Mas, mesmo sabendo disso tudo, a apreensão é muito grande", disse a mãe.
A brasileira Ana Paula Maciel, que está sob custódia da Guarda Costeira da Rússia (Foto: Divulgação/Greenpeace/Nick Cobbing)
O Greenpeace tem sido a única fonte de informações da família sobre a situação da bióloga. Segundo Rosângela Maciel, a ONG procura tranquilizar e passar as informações em primeira mão. Segundo a família de Ana Paula, uma equipe de advogados que conhece as leis da Rússia está sendo contratada para que a brasileira volte o mais rápido possível para casa.
"A ansiedade que estou é muito grande. Só queria escutar a voz dela hoje, mas sei que isso não vai ocorrer tão cedo. Não é fácil. Estou tentando ser forte como a minha filha, mas está sendo difícil", salientou a mãr, emocionada.
O comitê de instrução russo ainda apresentará as acusações aos demais ativistas presos na cidade portuária de Murmansk. O grupo ambientalista diz que o protesto foi pacífico e não representava nenhuma ameaça, e que as acusações de pirataria contra os manifestantes não têm mérito no direito internacional ou russo.
A plataforma Prirazlomnaya, alvo do Greenpeace, tem previsão para entrar em operação no primeiro trimestre de 2014.
Itamaraty ajudará brasileira
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta terça-feira (1º) a informação de que o embaixador do Brasil na Rússia, Fernando de Mello Barreto, deve assinar uma “carta de garantia” destinada aos advogados de defesa de Ana Paula Maciel.
Segundo o Itamaraty, o instrumento fornecido pela diplomacia brasileira atende a um pedido dos advogados de Ana Paula, que tem o intuito de garantir ao governo russo que a a brasileira vai comparecer a todas as audiências solicitadas.
A carta poderá ser utilizada pela defesa para pedir que a ativista responda ao processo em liberdade. De acordo com o Itamaraty, a instrução para a elaboração da carta foi dada pelo ministro brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo Machado.
G1

Especialistas estudam mordidas de baratas em comunidades indígenas


Pesquisadores notam índios com mordidas de baratas (Foto: Wilson Uieda/Divulgação)
Dois pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu criaram uma estratégia para combater uma infestação de baratas em duas aldeias indígenas localizadas em uma reserva protegida no Mato Grosso. Os professores Wilson Uieda, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Unesp, e Vidal Haddad, da Faculdade de Medicina da Unesp, tiveram o estudo publicado em um jornal internacional de dermatologia.

Segundo o professor, as baratas são artrópodes muito comuns altamente adaptadas a viver perto e dentro de habitações humanas e em ambientes escuros. Elas comem fezes, sangue, couro, colas, papel e material orgânico, como a queratina das unhas humanas e da pele. Segundo o estudo, a espécie de maior importância médica é barata alemã e a barata americana. No entanto, a germânica é considerada a principal praga no mundo devido à sua alta taxa de reprodução.“Fui para as aldeias depois de um convite para estudar como os índios se defendiam dos ataques de morcegos, mas, ao chegar à reserva, vi pessoas sendo roídas por baratas. Foi quando decidi assumir mais coisas e tentar controlar a infestação. As baratas germânicas se reproduzem muito rápido. Cada ovo, por exemplo, pode conter até 32 filhotes e, em um ambiente favorável, é possível ter, em um ano, pelo menos 100 mil baratas no local”, explica Wilson.
Infestação de baratas está vários locais na aldeia (Foto: Wilson Uieda/Divulgação)
Ferimentos na pele
Na pesquisa, os autores observaram que as baratas são insetos presentes em todos os ambientes, incluindo habitações humanas. Eles são responsáveis por efeitos adversos, tais como fenômenos alérgicos, transmissão de infecções e penetração no canal auditivo de seres humanos. Além disso, as baratas podem provocar reações asmáticas e irritação nos brônquios.

“Lembra quando as avós falavam ‘Lave a boca que senão entra barata’? Então, é verdade. Elas são atraídas por coisas doces e roem queratina, que está presente na pele. A lesão causada pela roída da barata é um machucado raso que, no máximo, pode apresentar um quadro de infecção leve. A questão do trabalho não era nem mostrar as mordidas e sim, apresentar observações do que a barata pode fazer na pele humana”, ressalta Vidal.
Segundo o especialista, o tratamento deve ser feito com a lavagem do ferimento com água e sabão. Em casos mais intensos, uma pomada com antibiótico pode ser receitada. Além de morder, as baratas são capazes de penetrar nos canais do nariz e das orelhas dos seres humanos. A ação da mordida pode causar feridas dolorosas e comprometer a saúde da pele.

“Tínhamos que pensar em uma estratégia que não prejudicasse a rotina dos índios. Para isso, criamos uma receita que envolve farinha de trigo, açúcar, queijo ralado, cebola e ácido bórico. A massa é parecida com um pão. Colocávamos as bolinhas nas ocas e nas palhas. Nunca no chão para que as crianças não mexessem. Com as iscas, percebemos que as baratas morriam dentro de dois a três dias”, frisa Wilson, que ainda espera o retorno da estratégia de controle da infestação na aldeia.

Estratégia caseira
No artigo publicado pelos professores, são descritas duas aldeias indígenas com grandes populações da espécie Blattella germanica que mostra uma alta taxa de mordidas em indivíduos adormecidos. O problema parece ser comum na região, embora seja raro nos ambientes urbanos. De acordo com Wilson, o fato da área ser de proteção ambiental também dificulta a introdução de medidas para controlar baratas. No entanto, o Governo Federal tem discutido recentemente uma intervenção especializada que busca controlar as baratas nestas e outras aldeias.

Veja a receita caseira para combater baratas
Pesquisador inventou uma estratégia caseira para combater a infestação (Foto: Wilson Uieda/Divulgação)Pesquisador criou receita caseira para combater a
infestação (Foto: Wilson Uieda/Divulgação)
Ingredientes
- 150g de Ácido Bórico
- 1kg de farinha de trigo
- 150g de açúcar (refinado ou cristal)
- 100g de queijo ralado
- 100g de leite em pó
- 2 cebolas grandes
- 100ml de água
Modo de fazer
Colocar no liquidificador a água, as cebolas descascadas e picadas, o açúcar, o queijo ralado e o leite em pó e bater até triturar as cebolas. Despejar a mistura na bacia, adicionando o ácido bórico e mexendo até o ácido dissolver na mistura. Esse procedimento deve ser feito com luvas para evitar o contato prolongado com o ácido bórico.
Aos poucos, adicionar a farinha de trigo, de modo a formar uma massa com consistência semelhante ao da massa de pão. Essa massa de ácido bórico terá cerca de 2 kg e deve ser acondicionada em saco plástico transparente e posteriormente colocada na caixa de isopor. Nessas condições, a isca pode durar de 3 a 4 dias, ou mais.
Observação
Evite colocar a massa em locais a que crianças e animais domésticos tenham acesso.
Ainda segundo o estudo, a ocorrência destas manifestações é facilitada pela indiferença dos nativos à presença de insetos e à falta de consciência dos danos causada pela transmissão de infecções ou à destruição de seus alimentos. Para Wilson, além da estratégia de controle, é necessário também um debate na área de antropologia e até costumes da população indígena.
“Quando cheguei na aldeia fiquei muito assustado porque nunca tinha visto nada parecido. No entanto, ver que a estratégia que criamos era segura e eficaz fez ver que o trabalho valeu a pena. Na minha opinião, além do controle da epidemia, é necessário também um trabalho em conjunto na área de antropologia e debates para mudar hábitos que os índios cultivam, já que os insetos podem causar problemas de saúde e é impossível evitar o contato deles com o homem”, completa.
G1

Nota zero em trabalho faz menina ser agredida em escola particular

Agressão teria sido motivada por causa de nota de trabalho em grupo (Foto: Mariane Rossi/G1)
Uma adolescente de 14 anos foi agredida por uma colega, na tarde desta terça-feira (2), dentro de uma escola particular, em Santos, no litoral de São Paulo. O rosto da menina ficou com as marcas da briga, que começou por causa de uma nota zero em um trabalho escolar.

A briga começou por causa de uma atividade proposta por uma professora. Segundo a empresária Vanessa Ribeira Salles Sabino, mãe da jovem agredida, a filha teria feito um trabalho escolar e colocado também o nome de outras alunas. A professora descobriu que a atividade só tinha sido feita por uma das estudantes e, por isso, decidiu dar zero para as alunas que não realizaram a tarefa.

Vanessa Sabino, mãe da jovem agredida (Foto: Mariane Rossi/G1)
Depois desse dia, Vanessa foi até a escola para conversar com a coordenadora pedagógica sobre o caso, já que a filha estaria, segundo ela, sendo ameaçada pelas outras colegas. De acordo com Vanessa, a coordenadora afirmou que resolveria o problema. Mas, no dia seguinte, a jovem foi agredida pelas outras estudantes. “Quando eu cheguei lá, o rosto da minha filha estava totalmente desfigurado”, conta a mãe da adolescente.

A menina conta que saiu da sala da coordenadora junto com as outras integrantes do grupo. Quando chegaram no pátio da escola, uma delas começou a perguntar o motivo pelo qual a adolescente tinha contado que fez a atividade sozinha. A menina disse que falou para a mãe o que tinha acontecido e que não queria discutir já que o problema estava resolvido. “Ela ficou na minha frente e começou a me peitar. Eu peguei o cabelo dela e a gente foi para o chão. Ela veio para cima de mim, começou a me arranhar. Vieram separar a gente. Levantamos, quando eles estavam separando, ela me deu um chute e eu dei um chute nela. Levaram ela para a sala da coordenadora”, conta a menina.

Segundo a estudante, a briga chegou a durar mais de 10 minutos e outros alunos ficaram assistindo a confusão e não fizeram nada. “Duas outras meninas que eram do grupo e outros três meninos ficaram olhando. Durou mais de 10 minutos. Não tinha ninguém e depois veio mais gente”, afirma a jovem. Ela diz que não quer mais voltar a estudar na escola.

Menina diz que foi agredida por mais de 10 minutos (Foto: Mariane Rossi/G1)
A mãe da menina diz que faltou atenção da escola. “A partir do momento que uma menor entra do portão para dentro a responsabilidade é da escola. Não quero saber. Cadê o supervisor, o inspetor, porque se ela apanhou desse jeito foi mais de 15 minutos. Eu quero que a escola se retrate”, fala Vanessa. Ela também reclama da coordenadora pedagógica e diz que falou que a instituição deveria ter tomado mais providências devido ao tamanho da agressão. “Ela (coordenadora) falou que ia dar uma suspensão para a aluna. Quer dizer que ela vai voltar a bater em mais alguém”, afirma. Segundo Vanessa, a escola não quis passar o nome dos pais da menina que agrediu a sua filha.

A menina foi encaminhada para o Pronto Socorro para receber tratamento médico e também foi até a delegacia fazer um boletim de ocorrência, acompanhada da mãe. Ela está tomando antibióticos e colocando pomada nos ferimentos. “Ela passou a noite em claro, não conseguiu dormir, está toda dolorida”, diz a mãe da menina. Segundo Vanessa, a menina também passou por um cirurgião plástico e ainda não se sabe se a estudante ficará com as cicatrizes da agressão. Na manhã desta quarta-feira (2), ela foi fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal de Santos (IML). De acordo com a mãe da menina, a advogada da família também está cuidando do caso.

G1 entrou em contato com o colégio mas, até o fechamento desta reportagem, não recebeu nenhuma resposta.
G1

Em resposta à 'demissão dançante', empresa 'dança' para contratar

Em resposta ao vídeo em que Marina Shifrin pede demissão “dançando”, que gerou mais de 6,2 milhões de visualizações, a Next Media Animation, subsidiária taiwanesa da companhia na qual a americana se desligou, produziu sua própria versão mas, desta vez, exibiu diversos funcionários dançando para avisar que “estavam contratando” (assista).
Postado no canal oficial da companhia, a gravação segue o mesmo tipo de enquadramento utilizado por Marina e conta com a mesma música como trilha sonora, enquanto mostra as vantagens de trabalhar no local. “Almoçamos nas mesas [do escritório] porque não há restaurantes por perto, mas temos uma piscina na cobertura e uma sauna”, escreve a companhia.
Após 'demissão dançante', empresa postou vídeo no qual funcionários dançam para dizer que companhia 'está contratando' (Foto: Reprodução/YouTube/NMAWorldEdition)
Em determinados pontos do vídeo, a Next Media Animation se defende das acusações da ex-empregada de que explora seus funcionários, e dá alfinetadas nas declarações de Marina. “Estamos no meio do nosso turno de 8 horas e AINDA estamos no trabalho”, afirma o vídeo.
Ao final da gravação, a empresa deseja “felicidades” à Shifrin e revela que está contratando, e exibe um endereço de e-mail para onde os currículos deverão ser enviados. Apesar da intenção de ser uma resposta “engraçada” à crítica da americana, a maioria dos usuários não gostou do vídeo, e os votos negativos são mais numerosos no YouTube.

Além disso, Simon disse que ficou chateado pelo fato de que o chefe direto de Shifrin tenha sabido de sua demissão apenas pelo vídeo e que, por mais que acredite que “ela não tivesse a intenção de magoar ninguém, foi o que aconteceu”. O executivo também fez questão de ressaltar que a companhia não possui nenhum processo trabalhista em sua história, e que “isso não é um feito sem importância em Taiwan.

Réplica
Mark Simon, executivo que afirma ter contratado Marina Shifrin, enviou um e-mail ao site “Gawker” defendendo a companhia da maioria das alegações feitas pela ex-funcionária. “[Marina] ganhava US$ 42 mil por ano, e trabalhava 40h por semana, cinco dias por semana. Não há obrigação de hora extra por nossa parte, você termina seu turno e vai embora”, escreveu Mark,

Veja a tradução da "resposta" da Next Media Animation:
"Estamos no meio de nosso turno de 8 horas e AINDA estamos no trabalho. Trabalhamos para uma companhia incrível que contrata baseado nas habilidades de dança.
Almoçamos nas mesas [do escritório] porque não há restaurantes por perto. Mas como temos uma piscina na cobertura e uma sauna, achamos que é justo.
Além disso, gostamos de vestir fantasias curiosas, e quando atiramos em nosso chefe ele se finge de morto. Então tá tudo bem.
Ah, e queremos desejar felicidades à Marina e informar a todos que estamos contratando.
Sinceramente, animadores taiwaneses."
Marina Shifrin pediu demissão enquanto dançava em vídeo, dizendo quais os pontos negativos de seu antigo emprego (Foto: Reprodução/YouTube/mvsdzb)
Demissão dançante
Frustrada com o trabalho e com os critérios utilizados na companhia onde trabalhava, a jornalista Marina V. Shifrin, produziu um "clipe de dança" dentro da própria empresa durante a madrugada, como forma de dizer ao chefe todos os seus descontentamentos e que estava pedindo demissão (assista).

"Por quase dois anos da minha vida sacrifiquei meus relacionamentos, tempo e energia por esse trabalho, e meu chefe só liga sobre a qualidade e quantas visualizações cada vídeo possui”, escreveu Marina na gravação, enquanto aparece dançando em diversos pontos da produtora de vídeos.
Ao som da música “Gone” do rapper Kanye West, Shifrin dança em cima das mesas, nos corredores e até no banheiro, para finalmente dizer que estava se demitindo. A gravação se tornou um sucesso na web, e foi assistida mais de 6,2 milhões de vezes.
Veja abaixo a tradução da “carta” de demissão de Marina Shifrin no vídeo:
'Eu me demito', avisa Marina. Vídeo se tornou sucesso e obteve centenas de milhares de visualizações (Foto: Reprodução/YouTube/mvsdzb)“São 4h30 e estou no trabalho. Eu trabalho para uma ótima companhia que produz novos vídeos. Por quase dois anos eu me sacrifiquei meus relacionamentos, tempo e energia por esse emprego.
E meu chefe só liga sobre quantidade e quantas visualizações cada vídeo possui.
Então pensei em fazer um vídeo próprio para focar no conteúdo em vez de me preocupar com as visualizações.
Ah, e informar meu chefe que eu me demito. Fui embora”.
G1

Estudante é encontrada morta após pegar carona com namorado da mãe

Aline Moreira foi encontrada morta em Curitiba (Foto: Reprodução/Facebook)
Uma estudante de 18 anos, que estava desaparecida desde sexta-feira (27), foi encontrada morta na tarde de terça-feira (1º) em Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba. O delegado que cuida do caso, Sérgio Luiz Alves, disse ao G1 que o principal suspeito de ter cometido o crime é o namorado na mãe da garota, que ainda não foi localizado pela polícia. Aline Moreira morava com a mãe no município de Mafra, em Santa Catarina. "A vítima precisava ir para Curitiba para um compromisso e o namorado da mãe ofereceu uma carona. Testemunhas contaram que o rapaz disse à jovem que viria para a capital para trocar os pneus do carro. A estudante aceitou a carona e desapareceu logo depois", explica Alves.
A mãe da estudante ainda não prestou depoimento. Ainda segundo as informações do delegado, ela conheceu o rapaz pela internet e mantinha o relacionamento há três meses. O namorado também teria mentido para a mulher sobre a sua identidade.Ainda conforme o delegado, a dupla foi vista por um pescador em um matagal da região de Rio Negro, pouco antes do crime. "A testemunha que visualizou os dois contou à polícia que cerca de uma hora depois viu só o rapaz no mesmo local e que ele tentava esconder o rosto", acrescenta.
Segundo a polícia, até as 11h desta quarta-feira (2), ninguém foi preso. "Agora nós vamos aguardar os laudos da perícia para identificar a possível causa da morte e continuar com as buscas para localizar o suspeito", finaliza Alves.
G1

'É irrelevante' detalhe sobre aumento de capital, diz futuro CEO da CorpCo

Zeinal Bava é formado em engenharia pela University College of London (Foto: Divulgação/Portugal Telecom)
Futuro presidente da CorpCo, empresa que será resultante em futura fusão da Oi e da Portugal Telecom, anunciada nesta quarta-feira (2), Zeinal Bava disse nesta manhã ser “irrelevante” a forma como os acionistas estão investindo no aumento de capital previsto na união das empresas.
Bava, que é o atual presidente da Oi e da Portugal Telecom em Portugal, disse que no primeiro momento o importante é dar “conforto aos acionistas” de que uma parte desse dinheiro “está garantido”. O executivo falou em videoconferêcia para esclarecer detalhes da operação.

Está previsto um aumento de capital de pelo menos R$ 13,1 bilhões na operadora brasileira, sendo a parcela em dinheiro no montante mínimo de R$ 7 bilhões – o desejável é R$ 8 bilhões, esclareceu Bava.

"São os ativos da Portugal Telecom que estão sendo integrados na Oi (...). Esses R$ 14 bilhões [aproximadamente] incluem R$ 8 bilhões de aumento de capital, cerca de R$ 7,5 bilhões, R$ 8 bilhões é o objetivo", disse.

Desses R$ 8 bilhões, cerca de R$ 2 bilhões serão colocados por acionistas como a TelPart (Telemar Participações), um veículo administrado e gerido pelo BTG Pactual, o Grupo Espírito Santo e a Ongoing, disse o executivo.

Em coletiva de imprensa para esclarecer os detalhes da operação, Bava chegou a afirmar que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também estaria entre os investidores que participariam desse aumento de capital. Depois, contudo, evitou confirmar a informação.“É irrelevante a forma como é compartilhado o dinheiro dos acionistas (...). Vamos ter vários investidores. Estamos pensando agora nos acionistas da companhia, é nesses que temos que pensar. (...) O importante é poder dar o conforto aos acionistas, que dos R$ 8 bilhões, um quatro está garantido”, afirmou.
Questionado sobre quem serão os três maiores acionistas da empresa, Bava disse não ser possível dizer isso no momento. "Vamos ver quem serão os maiores acionistas. Não sabemos quem serão os grandes no futuro", afirmou.
Fusão
Segundo as empresas, a fusão irá criar uma operadora multinacional com operações envolvendo uma população de 260 milhões de pessoas e mais de 100 milhões de clientes.

"A empresa estará entre as 20 maiores do mundo", afirmou Bava.
De acordo com o executivo, o objetivo é de criar um operador "que fala português e abrange vários países do mundo".
O executivo disse que o setor de telecomunicações passa por momento de forte consolidação. "No nosso setor a escala é um fator critico de sucesso", acrescentou. “Estamos a falar de convergência de interesses e ambição em termos do futuro. Essa empresa resultante [da fusão] é uma empresa com ambição internacional", declarou.
G1

Tarifas de ônibus interestaduais subirão 6,9% a partir desta quinta

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou reajuste de 6,981% nas tarifas de ônibus interestaduais e internacionais, em percursos superiores a 75 quilômetros da origem. O aumento vale a partir da 0h desta quinta-feira (3).
A autorização do aumento foi dada diante "da necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro das permissionárias e autorizatárias do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros", de acordo com a resolução da agência.De acordo com a resolução publicada nesta quarta-feira (2) no "Diário Oficial da União", o reajuste não se aplica ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano (até 75 km). Isso será "determinado em ato específico", diz a agência.
A ANTT divulgou os novos valores, listando os coeficientes tarifários (CT) em reais por passageiro (acesse a resolução do "Diário Oficial" aqui), que devem ser multiplicados pelos quilômetros percorridos. Por exemplo, para o transporte interestadual com serviço convencional (com sanitário), com pavimento tipo I (há vários tipos, como pavimentado, implantado ou leito natural), o coeficiente é de 0,135.
O coeficiente tarifário é calculado com base no índice de reajuste do óleo diesel, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e do Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA). Sobre ele incidem impostos, tarifas de pedágio cobradas em rodovias cedidas em concessão para a definição do preço final da passagem paga pelo usuário do serviço, de acordo com a ANTT.
Em 2012, reajuste foi de 2,77%
Em 1º de julho do ano passado, a ANTT autorizou reajuste de 2,77% nas tarifas de ônibus interestaduais e internacionais.

Neste ano, o reajuste, que deveria entrar em vigor meses atrás, foi adiado. No dia 26 de junho, a ANTT disse que o percentual só seria conhecido após o término das negociações com as empresas permissionárias que operam as 2.652 linhas de ônibus de longo curso no país.
Pelas regras de contrato, a revisão tarifária das viagens de longa distância estava marcada para 1º de julho e a do transporte semiurbano para 1º de agosto. A agência não informou na época, no entanto,  de quanto seria o reajuste.
O anúncio do adiamento ocorreu em meio aos protestos que ocorriam no país que, entre outros pontos, criticavam os custos e a qualidade dos transportes urbanos no país. As manifestações fizeram governos e prefeituras congelar reajustes. O governo paulista também anunciou, na ocasião, o cancelamento dos reajustes dos pedágios nas rodovias estaduais previstos para este ano.
G1

PF descobre plano para execução de deputado paraibano e obrigado ele a cancelar agenda na PB

PF descobre plano para execução de deputado paraibano e obrigado ele a cancelar agenda na PBO serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba detectou um plano para matar o deputado federal Luiz Couto (PT). Dois pistoleiros alagoanos teriam sido contratados para executar também a ouvidora da Polícia Militar da Paraíba, Valdênia Paulino.

Luiz Couto ficou sabendo do plano por agentes federais, na sexta-feira passada (27). Quando desembarcou no aeroporto Castro Pinto, em Bayeux (região metropolitana de João Pessoa) teria recebido a recomendação de agentes da PF de suspender todas as atividades públicas previstas para o final de semana em sua agenda. Segundo os agentes relataram, "havia uma majoração do risco à integridade física deste parlamentar".

O deputado federal contou que ficou surpreso, ao desembarcar na Paraíba e perceber que, além da escolta da Polícia Federal que lhe acompanha, havia no saguão do aeroporto um reforço de agentes e de policiais militares. Ele cancelou sua agenda na Paraíba e retornou à Brasília (DF).

Pelo relato do deputado federal, os supostos criminosos seriam contratados por R$ 500 mil e a transação desses valores teriam sido articuladas por um ex-policial militar, identificado como Luiz Quintino de Almeida Neto. O deputado sustenta qque Quintino foi expulso da PM paraibana após inúmeras denúncias feitas pela ouvidora Valdênia e por ele. "Quintino foi preso durante a operação Squadre", lembrou.

O parlamentar afirmou ter recebido denúncia de que parte do dinheiro [R$ 300 mil] teria sido transportado por Dinamérico Cardim, agente penitenciário que supostamente fez o carregamento do dinheiro numa caminhonete do Grupo Penitenciário de Operações Especiais da Paraíba (Gpoe), pertencente à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Ainda segundo o deputado federal, todo o levantamento desse plano teria sido feito pelo serviço de inteligência da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, que teria detectado que dois pistoleiros alagoanos estariam em João Pessoa para executar dois militantes que combatem o crime organizado.

Couto ressaltou que, de acordo com a mesma denúncia, Dinamérico Cardim possui em sua guarda um Fuzil IBEL, calibre 762, customizado, com luneta de longo alcance, tripé metálico e munição calibre 762. Acrescentou que o Gpoe é subordinado diretamente à pessoa do secretário da pasta, Walber Virgolino da Silva Ferreira, e que só ele poderia determinar a saída e o deslocamento deste grupo.

O deputado federal relatou, ainda, que tomou conhecimento de que no dia 13 de setembro último, durante o lançamento de uma revista, ocorrido numa casa de recepções em João Pessoa, Walber Virgulino teria "detratado" o secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima. O secretário de Administração Penitenciária teria acusando o secretário de Segurança e Defesa Social de proteger Luiz Couto, a ouvidora Valdênia Paulino e de ficar ao lado "do povo dos direitos humanos".

Valber Virgulino não quis comentar as declarações de Luiz Couto. Ele parafraseou o poeta e ex-senador Ronaldo Cunha Lima. "Minha alma, minha vida têm a transparencia dos cristais. Coloque coloque minha vida moral e funcional na balança e compare com a de quem esta me acusando. Deixe o povo julgar"

O deputado federal levou o caso, nesta segunda-feira (30) à tribuna da Câmara Federal. Informou ter solicitado ao governador Ricardo Coutinho e ao superintendente da Polícia Federal da Paraíba que investiguem as denúncias. A PF informa que não pode se pronunciar sobre casos que envolvam a segurança de parlamentares.

Município de Várzea é homenageado pela Educação

Aconteceu na última segunda-feira, dia 30 de setembro, o 1º Observatório da Educação Básica, no Auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/PB, na capital João Pessoa, com seminário relatando as melhores experiências da Educação Básica da Paraíba, onde contou com a presença das cidades de Várzea, Guarabira e Paulista.
  
Representando o Município de Várzea estavam presentes, o Chefe de Gabinete Márcio Nóbrega, o Secretário de Educação José Amilton, a Diretora da EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo Edi Rocha, a Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal Socorro Santos, a Vereadora Eneide Medeiros, e os medalhistas de ouro, Maria Clara bi-campeã nas Olimpiadas de Astronomia e Astronáutica – OBA, e Marinho Medeiros pela Olimpiada de Matemática.
  
Este observatório foi realizado através de requerimento dos Deputados Federais Damião Feliciano e Major Fábio, ambos presente e coordenadores do Evento. O Professor e Secretário de Educação José Amilton foi o responsável pela explanação das experiências exitosas do Município de Várzea, onde foi calorosamente aplaudido e apreciado por todos os presentes, inclusive, o Deputado Damião Feliciano disse em sua fala que irá fazer o possível para levar os representantes destes três Municípios para a Câmara dos Deputados em Brasília para que a nossa Paraíba seja modelo de Educação para todo o País.
  
Dentre as experiências de como é realizado todo o processo pedagógico do nosso Município, José Amilton apontou também nossas colocações nas Olimpiadas de Língua Portuguesa, Matemática e Astronomia e Astronáutica, como também apresentou os nossos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), onde o nosso Município é o melhor do Estado da Paraíba e 7º no ranking do Nordeste. Relatou sobre a nossa conquista em sermos o 4º melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado, porém, o mellhor da nossa região e reforçou a questão de que entre as 90 cidades do Brasil que tem a Educação do Futuro, somos a única cidade da Paraíba, entre as três do Nordeste e 27º no ranking Nacional.
  
Segundo a coordenadora pedagógica da rede municipal, Socorro Santos, momentos como estes são de extrema importância para mostrarmos a nível Estadual e Nacional o compromisso que temos com a qualidade da Educação em nosso Município, e como foi relatado no observatório, onde o secretário titulou sua apresentação como “o  segredo do sucesso”, esse segredo é o trabalho em equipe e a vontade de acertar sempre.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...