quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mulher é presa tentando entrar em presídio na PB com droga na vagina

Mulher foi detida após revista íntima no presídio de Patos (Foto: Divulgação/Seap)
Uma mulher foi presa nesta quarta-feira (2) no Presídio Regional Romero Nóbrega, na cidade de Patos no Sertão da Paraíba, suspeita de tentar entrar na unidade prisional com uma quantidade de maconha escondida na vagina.
De acordo com as informações do Secretário de Administração Penitenciária (Seap), Wallber Virgolino, a prisão em flagrante aconteceu durante uma revista na entrada do presídio e a mulher estaria levando as drogas para o seu companheiro no dia da visita íntima. A mulher foi encaminhada para autuação na delegacia da Polícia Civil e vai para o Presídio Feminino de Patos.
G1pb

Idoso é preso suspeito do estupro de filhas e netas na PB, diz polícia

Um idoso de 78 anos foi preso nesta quarta-feira (2) pela Polícia Civil suspeito de praticar estupros contra duas filhas e duas netas em Massaranduba, no Agreste paraibano. Segundo o delegado Iasley Lopes Almeida, as investigações se iniciaram há duas semanas e a prisão aconteceu após perícia constatando os crimes contra as duas netas de 12 e 13 anos de idade. A polícia também afirma que ele engravidou duas vezes uma das filhas. A participação do genro no favorecimento à exploração sexual infantil também é investigada.
"O crime teria acontecido há décadas contra as duas filhas dele, ambas hoje com mais de 40 anos. Nos últimos dois anos, ele vinha abusando das duas netas. Elas são filhas de uma das mulheres que já tinham sofrido abusos. O homem nega tudo, culpa a família pelas acusações, mas o laudo pericial confirma os estupros das netas", explicou o delegado seccional de Campina Grande, Iasley Almeida.
A Polícia Civil explicou que a família sabia dos abusos cometidos pelo idoso, mas ninguém queria denunciar o caso. A esposa do homem temia que o marido fosse preso, enquanto as filhas, à época em que eram violentadas, não sabiam como fazer a denúncia.Os crimes chegaram ao conhecimento da Polícia Civil através do Conselho Tutelar. Segundo o relatório do conselho, uma das filhas do suspeito teve que fugir de casa aos 10 anos. Ela se casou e teve duas filhas, mas continuou frequentando a casa do pai com as meninas. "Uma das mulheres conviveu maritalmente durante 10 anos com esse homem e teve dois filhos com ele. Foram as duas filhas dessa mulher que passaram a ser as novas vítimas da violência sexual", detalhou a delegada Ana Gadelha.
É investigada ainda a possível participação do pai das meninas de 12 e 13 anos. Segundo os indícios, a polícia acredita que o genro do idoso receberia dinheiro para incentivar as filhas a frequentarem a casa do avô. "Se ficar confirmada essa denúncia, ele vai responder por favorecimento à exploração sexual infantil ou outra forma de violência sexual. A pena para esse crime é de até 10 anos de prisão, que pode ser acrescida de mais cinco anos, pelo fato de ele ser o pai das meninas", informou a delegada Nercília Dantas.
As delegadas ouviram uma filha e três netas do suspeito. Todas confirmaram os atos de violência sexual. As duas netas vítimas foram submetidas a exames no Instituto de Polícia Científica (IPC). A prisão foi feita pela Delegacia da Infância e Juventude e Delegacia de Repressão a Crimes contra a Infância e à Juventude. O suspeito foi encaminhado para o Presídio do Serrotão, emCampina Grande.
G1pb

Bancários em greve seguem série de protestos em João Pessoa

Manifestantes se reuniram em frente à agência bancária no Centro de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
A série de manifestações dos bancários continuou na tarde desta quarta-feira (2) na Avenida Duque de Caxias, no Centro de João Pessoa. Os protestos são contra o que os próprios funcionários dos bancos estão chamando de “silêncio dos banqueiros”, em relação à paralisação, que começou no dia 19 de setembro e contaram, inclusive com um caixão. A concentração foi na frente de uma agência bancária, por volta das 17h.
Além dos vários cartazes usados, o grupo de manifestantes usaram um caixão com fotos e cartas contra os bancos. O grupo contou com a participação dos funcionários dos Correios, que também estão em greve.De acordo com a assessoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba, as manifestações estão ocorrendo por falta de negociação, já que, segundo eles, nenhuma proposta concreta chegou até o sindicato.
Protestos
Na terça-feira (1º), os bancários se manifestaram na Avenida Epitácio Pessoa. A concentração aconteceu por volta das 17h, nas proximidades da Igreja Universal.

Greve dos bancários na Paraíba
A adesão à paralisação por tempo indeterminado permanece com índice de 91,85% de participação dos funcionários. Da mesma forma, o movimento paredista é mais intenso na em João Pessoa, com 96,67%, do que no interior, onde a adesão é de 82,22%.

A greve nacional iniciou no dia 19 e já são 14 dias de paralisação. A decisão partiu de assembleia realizada no dia 12 de setembro, quando foi rejeitada a proposta de reajuste de 6,1% feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A paralisação deve atingir cerca de 200 agências bancárias e 4 mil bancários em todo o estado.
Multas
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba deu entrada também na terça-feira (1º) em uma petição na Justiça pedindo a aplicação de uma multa de R$ 60 mil ao Sindicato dos Bancários do estado. O órgão afirma que os bancários não estão cumprido durante a greve, um acordo judicial celebrado em 31 de janeiro de 2012, em uma ação civil pública.

G1pb

Corpo é encontrado dentro de banheiro de casa em Bayeux, na PB

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto na noite de quarta-feira (2), dentro do banheiro de uma casa, no município de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A tenente Helena, da Polícia Militar, informou que foi o dono da casa quem ligou para o 190 e pediu ajuda. No entanto, ele é considerado suspeito pelo crime, de acordo com a tenente.
“O proprietário da casa tem mandado de prisão em aberto desde 2011 e é um provável suspeito do assassinato”, afirmou a tenente. A vítima foi morta a golpes de arma branca e pauladas, segundo a polícia. O dono da casa prestou depoimento na 5ª Delegacia Distrital, onde afirmou que estava bebendo com amigos e quando voltou encontrou o cadáver dentro do banheiro.
G1pb

Jovem de 22 anos é encontrado morto em matagal, em João Pessoa

Jovem foi encontrado morto no início da noite em um matagal, em João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um jovem de 22 anos foi encontrado morto no início da noite desta quarta-feira (2) em um matagal no bairro 13 de Maio, em João Pessoa. O corpo do jovem apresentava marcas de tiros. De acordo com a Polícia Militar, um sargento da PM passava pelo bairro quando moradores informaram ter ouvido disparos por voltas das 13h vindos do matagal. Após buscas com os moradores, o policial encontrou o corpo.
Ainda segundo a Polícia Militar, conforme depoimentos da mãe da vítima, o jovem era era usuário de drogas. A mãe do jovem, Severina Luiza de Sousa, comentou que o filho havia discutido com ela na noite de terça-feira justamente por conta do uso de drogas. “Eu já esperava. Dei muitos conselhos, mas ele recebia o salário em um dia e no outro já não tinha mais nada”, relatou.

O corpo foi enviado para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), no bairro do Cristo Redentor, na capital. A polícia realizou buscas por áreas próximas de onde corpo foi encontrado, mas nenhum suspeito foi detido.

G1pb

'Pode ocorrer infecção', diz médico sobre furo no bumbum de ex-modelo

Silicone de R$ 12 mil provoca 'furo' em bumbum de ex-modelo em Santos, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)
O drama da jovem de 33 anos, moradora de Santos, no litoral de São Paulo, que sofre com um buraco que apareceu em seu bumbumapós colocar uma prótese de silicone, a ponto de temer por sua vida, traz à tona a dúvida: o problema é tão grave que pode causar a morte, caso ela não consiga ajuda? O G1conversou com um especialista sobre o assunto.
Segundo o cirurgião plástico do Hospital Sírio-Libanês e coordenador do Capítulo de Implantes de Silicone da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Alexandre Mendonça Munhoz, podem, sim, haver complicações graves. "Pode ocorrer infecção crônica, desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos habituais, necrose da pele local e, em último caso, a progressão da infecção para o organismo, uma infecção sistêmica", explica.
Munhoz explica que a técnica para o implante de silicone nas nádegas é relativamente recente, o que pode contribuir para ocorrerem complicações. "Os implantes de silicone, como qualquer material sintético colocado no organismo, podem evoluir com reação local, seroma, infecção e deslocamento. Na cirurgia de mama, há mais de 50 anos de evolução, com aprimoramento técnico por parte dos cirurgiões e implantes de última geração. E mesmo assim, as complicações, embora raras, também existem. Nos implantes para a região glútea, a grande maioria das técnicas é recente, 10 a 15 anos, e são poucos os cirurgiões que têm experiência. Além disso, a área glútea é diferente da região mamária e mais propícia a problemas, pela maior movimentação e por ser uma região de apoio do corpo. Apesar de existirem excelentes cirurgiões e com bons resultados, do ponto de vista estatístico, essa região é mais propensa a complicações locais", conta.Um agravante é a síndrome do cólon irritável que L.V.S., que prefere não se identificar, diz estar sofrendo, devido ao nervoso por que tem passado. Ela conta que vai frequentemente ao banheiro e tem evacuado sangue. "Teoricamente isso pode complicar a situação, uma vez que é uma região potencialmente contaminada e existe um orifício na pele, bem próximo da região anal", diz o cirurgião.
Ex-modelo já venceu concursos antes de colocar silicone no bumbum (Foto: Arquivo Pessoal)
O cirurgião diz ainda que as chances de aparecimento de um furo no bumbum, como o que aconteceu com a jovem, são pequenas. "O seroma é um acúmulo de líquido e pode ocorrer após qualquer cirurgia. É mais comum em regiões que apresentam maior movimentação ou no pós-operatório no qual não se realiza os cuidados adequados, como repouso. Todavia, mesmo seguindo todas as recomendações, há uma incidência de aproximadamente 1% a 3%. Isso no caso da cirurgia mamária com silicone, pois não há estudos controlados para operações na região glútea. Na presença de seroma tardio, depois de um ano, há a suspeita de infecção associada. Se ocorrer no ponto mais próximo da prótese com a superfície da pele, pode evoluir para uma depressão local ou 'buraco'. Na cirurgia de mama esse evento é mais raro ainda (0,5%) e a evolução é semelhante ao que ocorreu com a jovem", explica.
Munhoz acredita que a situação de L.V.S. pode ser revertida com o tratamento adequado. "É necessária a retirada dos implantes de silicone; a coleta de material da secreção ou seroma, para identificar a bactéria, no caso de infecção; e tratamento com o antibiótico adequado para o caso. Em um período de seis meses a um ano, uma nova cirurgia reparadora local. Há excelentes cirurgiões em Santos, e com experiência em implantes de silicone. Como já foi colocado para a paciente, existe a necessidade da retirada das próteses. Mas a complicação local, que às vezes pode ocorrer, não necessariamente está relacionada a um erro por parte do médico", conclui.
G1

USP pede reintegração de posse de prédio da reitoria

Bandeira do Brasil é queimada em frente ao prédio da Reitoria (Foto: Leonardo Neiva/G1)
A Universidade de São Paulo pediu à Justiça a reintegração de posse do prédio da reitoria, na Cidade Universitária, Zona Oeste da capital paulista, que está ocupado por estudantes desde terça-feira (1º). Eles querem pressionar pela aprovação da eleição direta para os cargos de reitor e de vice-reitor. O Tribunal de Justiça de São Paulo vai analisar o pedido nesta quinta-feira (3).

Manifestantes tentaram invadir na tarde de terça-feira a reunião do Conselho Universitário. Eles usaram marretas, placa de trânsito e até um pé de cabra para forçar a porta da sala onde acontecia o encontro. O conselho rejeitou as eleições diretas, mas aprovou mudanças na escolha dos nomes que irão compor a chamada lista tríplice.

O Sindicato dos Trabalhadores da USP(Sintusp) manifestou apoio à ocupação da reitoria e à greve, decretada pelos estudantes. A entidade considerada um “total desrespeito a decisão do Conselho Universitário aos anseios e à luta dos estudantes, funcionários e professores da USP por democratização na Universidade de São Paulo”. Uma assembleia dos funcionários deve acontecer, às 12h30, na sede do sindicato.

Reivindicações
Na terça-feira, os estudantes votaram os itens da pauta de reivindicações. O primeiro a ser aprovado pela assembleia foi a eleição direta paritária para reitor, diretores e chefes de departamento. Posteriormente, em uma votação apertada - 243 a favor x 222 contra -, os estudantes decidiram por um governo tripartite, sendo um representante dos estudantes, um dos funcionários e outro dos professores, eleitos por voto paritário e com mandatos revogáveis e submetidos à assembleia universitária, em substituição ao cargo de reitor.

Foram aprovadas ainda a formação de uma estatuinte livre, soberana e democrática e a dissolução do Conselho Universitário como itens da pauta. A assembleia foi encerrada por volta das 23h40 desta terça-feira, antes que outros itens, como a convocação de um plebiscito para que se decida pelas eleições diretas para reitor, fossem votados.

Estatuto
Atualmente, o estatuto da USP determina que a eleição para reitor seja feita em três etapas: primeiro turno, segundo turno e nomeação. O Conselho Universitário decidiu nesta terça-feira que a escolha será em apenas um turno.

A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais, Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados, ou cerca de 2 mil representantes - só alunos matriculados, a USP tinha mais de 92 mil no ano passado. A Assembleia Universitária irá definir a lista tríplice que seguirá para a escolha do governador de São Paulo.
Além disso, os candidatos a reitor e vice-reitor deverão formar uma chapa e fazer inscrição para participar. Antes, qualquer professor titular da USP poderia ser votado, sem inscrição prévia. Os candidatos aos dois postos terão de se desincompatibilizar de funções de chefia ou direção a partir da inscrição no pleito.
O conselho também decidiu que será feita uma consulta, de caráter informativo, a alunos, professores e funcionários técnico-administrativos da USP sobre o cargo de reitor e vice-reitor. O resultado será divulgado cinco dias antes da eleição. O calendário da escolha do novo reitor será definido em uma reunião marcada para esta sexta-feira (4).
Manifestação
O protesto começou no início da tarde em frente ao prédio da Reitoria. Por volta das 15h30, as portas do saguão foram arrombadas com ajuda de uma marreta. Depois de os manifestantes entrarem no edifício, seguiram até a sala onde ocorre o encontro do Conselho Universitário. O grupo usou, além da marreta, uma placa de trânsito e pé de cabra para tentar invadir a reunião. Depois da tentativa frustrada, eles retornaram ao saguão da Reitoria. Eles dizem que pretendem permanecer até "a saída do reitor" João Grandino Rodas.

Estudantes tentam entrar em sala onde Conselho Universitário está reunido (Foto: Leonardo Neiva/G1)
A USP confirmou a invasão ao prédio da Reitoria e a tentativa de arrombamento da sala da reunião do conselho. A universidade afirma que "não houve confronto".
No fim da tarde, os estudantes realizaram uma assembleia para decidir se tentariam novamente invadir a reunião do Conselho Universitário e optaram por não fazê-lo.
Eleição para reitor
Estudantes e docentes da universidade defendem eleições diretas. Em entrevista em julho, o reitor da USP, João Grandino Rodas, disse também ser a favor da mudança.

No início de setembro, a USP promoveu eventos para discutir as alternativas ao modo como são definidos os nomes para os cargos. Entre as propostas discutidas, estava a formulada pela Associação de Docentes da USP (Adusp). Os docentes defenderam mudar, neste ano, o estatuto da USP para incluir uma consulta direta à comunidade da instituição. O nome mais votado seria automaticamente incluído na lista tríplice encaminhada ao governador.
O debate sobre o sistema eleitoral ocorre paralelamente à campanha para a escolha do próximo reitor. A gestão do professor Rodas como reitor da USP termina em 24 de janeiro de 2014e, portanto, o segundo semestre deste ano terá novas eleições para o cargo.
G1

Gato-prefeito' se recupera após briga de rua com cachorro nos EUA

Em foto de arqjuivo, gato Prefeito Stubbs relaxa no mercadinho em que mora em Talkeetna, no estado americano do Alasca (Foto: Sandy Bubar/AP)O gato Stubbs, de 15 anos, "prefeito honorário" da cidade americana de Talkeetna, no Alasca (EUA), vem se recuperando bem dos ferimentos após levar a pior em uma briga de rua com um cachorro no dia 31 de agosto.
Conhecido como Prefeito Stubbs, o gato amarelo "administra" a cidade de 900 habitantes, na base do Monte MacKinley, desde seu nascimento.
Sua fama começou quando os moradores, insatisfeitos com os então candidatos a prefeito, resolveram "votar" no gato como protesto.
O cargo de Stubbs é simbólico e honorário, mas sua popularidade é real.
Após sua "eleição", a cidade começou até a atrair mais turistas, segundo a imprensa local.
Stubbs mora em um mercadinho e dezenas de pessoas vão ao local perguntar por ele.
G1

Barbosa defende mandato 'longo mas delimitado' para ministro do STF

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, em entrevista após abertura da exposição sobre 25 Anos da Constituição (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou nesta quarta-feira (2) que o "ideal" seria que ministros da Corte tivessem mandato "longo mas delimitado". No entanto, frisou o ministro, o debate não pode ser feito de maneira "irrefletida". Atualmente, o ministro fica no cargo desde sua indicação até a aposentadoria compulsória, aos 70 anos.
Na abertura da exposição "25 anos da Constituição Brasileira e o Supremo Tribunal Federal" na noite desta quarta, Barbosa comentou a declaração do  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o país deveria discutir prazo delimitado para o cargo de ministro do STF.
O ministro acrescentou que é preciso reduzir as "interferências políticas" no Supremo e em outros tribunais."Eu mesmo já defendi essa tese e também penso que um mandato longo mas delimitado seria o ideal. Mas, como eu disse ainda há pouco, nós não temos ainda uma democracia totalmente aprimorada. Temos uma democracia em construção e mexer num dos pilares desta democracia, como é o Supremo Tribunal Federal, de maneira irrefletida, ligeira, não me parece a solução ideal", afirmou Barbosa.

Mais cedo, outro ministro do STF, Gilmar Mendes, também recomendou cautela para discutir qualquer mudança.

"O meu ponto de vista pessoal hoje é que, com relação ao Supremo Tribunal Federal, nós precisamos, sim, reduzir na medida do possível as interferências políticas, não só no Supremo Tribunal Federal, como em todas as outras Cortes. Quanto menor a possibilidade de interferência na composição dos tribunais pela via política, melhor. Quanto mais previsibilidade na carreira dos magistrados, melhor. Porque juiz independente é juiz que não precisa ter nenhuma preocupação com relação a sua vida material, com a sequencia de sua carreira. E o elemento político não convive bem com a vida profissional de um juiz", frisou o presidente do Supremo.
Barbosa é contra regra que permite a promoção de juízes por merecimento. Ele defende outros critérios, como a antiguidade, por exemplo.
"É o mais longo período de estabilidade política. E mais, estabilidade com plena democracia. Evidentemente que nós não temos um sistema perfeito, mas esse modelo de aperfeiçoamento constante vai nos fazendo chegar à situação que todos nós sonhamos."
25 anos de Constituição
O ministro Joaquim Barbosa afirmou ainda que a Constituição exige constantes mudanças e que seu principal legado é a estabilidade institucional do país.

Para Barbosa, é preciso reverter o processo histórico que garante a quem tem mais condições.
"A concretização da Constituição depende de uma série de fatores. Dentre esses fatores figura o jogo das relações sociais. Há grupos sociais detentores de meios e poderes, recursos, armas, que fazem com que seus direitos sejam assegurados de maneira mais eficaz em relação a outros. Mas isso faz parte do processo histórico. Com o tempo vamos aperfeiçoando isso e o ideal de garantia de direito de todos paulatinamente vai se concretizar."
G1

Preço do m² em 16 cidades sobe 10% em 2013 até setembro, diz FipeZap

Os preços médios anunciados do metro quadrado de apartamentos prontos em 16 cidades brasileiras subiram 1,2% em setembro de 2013, para R$ 7.057, aponta nesta quinta-feira (3) o Índice FipeZap Ampliado. Com a variação, a mesma registrada em agosto, os preços acumulam alta de 12,7% nos últimos 12 meses. Em 2013 até setembro, foi registrada alta de 9,8%.
De acordo com a pesquisa, a tendência de desaceleração acumulada em 12 meses manteve-se tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro em setembro.No Rio de Janeiro foi registrada a menor variação mensal em cinco anos, de 0,8%. Mesmo com a desaceleração da alta, a preço médio na capital maneve-se o mais alto do país, em R$ 9.614. Em São Paulo os preços subiram 1,2% no mês, para R$ 7.539.
Na capital paulista, a alta em 12 meses caiu para 13,3%, ante 13,7% em agosto. No Rio, ficou em 14,9%, sobre 15,3% um mês antes.
No caso dos preços de aluguel na capital fluminense, os preços sofreram retração de 0,3%. A queda ocorre pela segunda vez consecutiva, após o recuo de 0,1% registrado em agosto.
Cidades
Curitiba apresentou a maior elevação no mês ante o mês anterior, de 3,8%, Niterói (com alta de 0,2%), Rio de Janeiro, Brasília e Salvador (cada uma com alta de 0,8%), registraram os menores aumentos dos preços médios do metro quadrado.

Nos últimos 12 meses, os maiores aumentos foram registrados em Curitiba (32,3%) e Vitória (15,2%).
Vila Velha manteve-se com o menor preço do metro quadrado, de R$ 3.739, onde a alta acumulada em 12 meses foi de 11,9% e a mensal, de 1,1.
Bairros mais caros
Segundo o levantamento, no bairro do Leblon, no Rio, o mais caro do país, os preços sofreram, em média, retração de R$ 124, voltando para R$ 22.084. "Isso significa que um apartamento de 80 metros quadrados naquele bairro ficou em média R$ 10.000 mais barato no último mês", diz.

Em São Paulo, o preço mais caro segue, no bairro Vila Nova Conceição, subiu de R$ 13.233 o m² no mês anterior para R$ 13.430.
Sobre o índice
O Índice FipeZap foi desenvolvido e é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o portal ZAP Imóveis. O indicador acompanha o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos em 16 municípios brasileiros com base em anúncios da internet. Os municípios abrangidos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, São Caetano do Sul, Florianópolis, Porto Alegre, Santo André, Salvador, São Bernardo do Campo, Vitória, Curitiba e Vila Velha.

G1

Vital do Rêgo nega 'ansiedade' em relação a Ministério da Integração

Vital do Rêgo (PMDB-PB) durante votação de projeto em comissão, nesta terça (2) (Foto: José Cruz/Ag.Senado)
Apontado por parlamentares como possível sucessor do ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra (PSB), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) nega ter sido convidado para o cargo pela presidente Dilma Rousseff e afirmou que não sentir "ansiedade" para assumir a pasta. Ao G1, disse nesta terça (2) que se sente "melhor" na condição de parlamentar.
"Não tenho nenhuma ansiedade com relação a isso [possibilidade de ser ministro]. Participei muito pouco [da discussão] a esse respeito", disse o senador, que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. "Estou muito bem como senador. Conduzo uma comissão para a qual o partido me designou. É um assunto que é da exclusiva decisão da presidenta", declarou Vital.
A expectativa de membros do partido era que Vital fosse indicado para o cargo pela Presidência da República após a saída de Bezerra, mas a indicação não ocorreu.
Vital disse ter recebido "com agrado" a notícia de que seu nome foi lembrado pelos colegas de partido para chefiar o ministério. "Eu recebi como prêmio do trabalho que faço como senador e que fiz como deputado, uma manifestação muito bonita dos meus pares. Mas parou aí. O PMDB é quem vai conduzir essa realidade. Eu me sinto, inclusive, muito melhor nessa condição que desenvolvo, de senador", afirmou.O ex-ministro entregou o cargo nesta terça-feira, após decisão da executiva do PSB do último dia 18 de devolver os postos no governo federal ocupados por integrantes da sigla. No entanto, em vez de indicar Vital, o Palácio do Planalto nomeou interinamente o secretário de Infraestrutura Hídrica do ministério, Francisco Teixeira.

Segundo o Blog do Camarotti, Dilma planeja nomear um novo titular para a pasta somente na reforma ministerial, prevista para dezembro ou janeiro, quando fará uma ampla troca nas cadeiras da Esplanada e liberar ministros para campanhas eleitorais.

O presidente do PMDB, Valdir Raupp (PMDB-RO), negou que tenha havido conversas do governo com o partido sobre o tema e que exista convite formal da Presidência da República para que integrante da sigla passe a ocupar a pasta.
"O Vital é um nome muito bom. Quando surgiram comentários na Câmara e no Senado, dissemos que ninguém tem nada contra. Mas não houve indicação nem convite", declarou Raupp.
G1

PM abre sindicância após suspeita de flagrante forjado em protesto no Rio

A Polícia Militar abriu sindicância para apurar a suspeita de um flagrante forjado durante protesto no Rio. Imagens divulgadas na internet nesta quarta-feira (2) pelo jornal "O Globo" mostram policiais militares abordando um grupo que participava de protesto na terça-feira (1º), no Centro do Rio. Um rapaz, menor de idade, foi detido e algemado. Os manifestantes acusaram os PMs de forjar o flagrante, como mostrou o Bom Dia Rio.
A PM informou que vai apurar o caso e que não houve registro de flagrante contra o jovem. Em nota a corporação ressalta que "o Comando da PM abriu sindicância para analisar as imagens em que um policial supostamente teria forjado flagrante. As cenas da abordagem serão objeto de análise".
Os PMs pedem para um dos jovens abrir a mochila. Ele é menor de idade e, por isso, tem a identidade preservada no vídeo. Ainda com o morteiro na mão, o policial está ao lado do jovem e deixa o artefato cair no chão.
Vídeo mostra momento da detenção
O vídeo mostra um rapaz de camisa preta correndo e um policial atrás segurando um morteiro. As pessoas em volta pediam calma. Momentos depois, o agente reaparece com o objeto na mão. Em seguida, policiais abordam um grupo em que estavam rapazes com camiseta preta. Eles são parados e revistados. Uma mulher intervém: "Pede a identificação". Mas é repreendida: "Tira a mão de mim!"

O jovem então é detido, suspeito de estar com explosivos, mas nega as acusações. "Eu não fiz nada!", argumenta o menor. Mas outro policial afirma: "O senhor está com três morteiros".
Enquanto o rapaz é encaminhado para a 5ª DP (Mem de Sá), outros jovens do grupo contestam a detenção, gritando várias vezes "Cadê o morteiro?".
Segundo a PM, o documento de apreensão dos fogos registra apenas que os mesmos foram encontrados na calçada e "não necessariamente com o jovem", como informou o Bom Dia Rio.
Lançador de gás de pimenta
A Polícia Civil disse, por telefone ao Bom Dia Rio, que os morteiros foram encontrados no chão na Avenida Rio Branco. De acordo com a assessoria, foi apreendido um jovem que teria levado alguns morteiros dentro da mochila na região. Ele foi ouvido e liberado na presença de responsáveis. Os três morteiros apreendidos vão passar por perícia. Além disso, segundo a Polícia Civil, um PM foi ouvido e não teria dito que o material tenha sido apreendido com o jovem.

Segundo o comentarista de Segurança Pública da TV Globo, Rodrigo Pimentel, o policial que apareceu nas imagens comandando a operação é o major Pinto, lotado no 5º BPM (Praça da Harmonia). Pimentel afirmou ainda que nas imagens está claro que o major Pinto disse para o jovem que ele estava com três morteiros; a revista foi realizada pelo tenente Andrade, do 20º BPM (Nova Iguaçu).
O major Pinto é o mesmo que aparece em vídeo jogando gás de pimenta em professores durante protesto na segunda-feira (30), como informou o Bom Dia Rio. Nas imagens, ele usa um lançador de gás de pimenta durante um tumulto em frente à Câmara Municipal do Rio.
G1

TSE decide nesta quinta se partido de Marina disputará eleição em 2014

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidirá nesta quinta-feira (3) sobre o registro do partido Rede Sustentabilidade, que a ex-senadora Marina Silva pretende criar para participar das eleições de 2014. Será a última sessão do tribunal antes do prazo final para a criação de partidos, no dia 5 de outubro.
Na praça dos Três Poderes, Marina Silva recebe apoio de parlamentares para a criação da Rede Sustentabilidade (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
Caso o partido seja aprovado pelo plenário do tribunal, poderá concorrer no ano que vem. Se o tribunal entender que não foi comprovado o apoio mínimo necessário para a criação da legenda, dará mais prazo para que as assinaturas sejam certificadas pelos cartórios eleitorais e juntadas ao processo.
Nesse caso, o partido não teria mais condições de concorrer em 2014. Marina ainda poderia se filiar a um outro partido até sábado caso queira participar da disputa presidencial - segundo a última pesquisa Ibope, Marina estava em segundo lugar nas intenções de voto.
Parecer enviado pelo Ministério Público Eleitoral foi contrário à criação do partido. Segundo o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, o partido de Marina tem 442 mil assinaturas de apoio, mas a lei exige 492 mil - equivalente a 0,5% dos votos dados para os deputados federais nas últimas eleições. Faltam, segundo o MP, 50 mil assinaturas.
A ex-senadora pede que o TSE valide 95 mil assinaturas rejeitadas pelos cartórios - com isso teria mais que o mínimo necessário. O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, opinou contra a criação da Rede por ausência do apoio mínimo necessário, mas destacou que com "certo pesar".
O julgamento nesta quinta começará com o voto da relatora, ministra Laurita Vaz. Depois votarão os ministros João Otávio Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia, presidente do TSE. Para Marina obter o registro, precisa de pelo menos quatro votos favoráveis."Há que ser registrado certo pesar pela não obtenção dos apoiamentos necessários à criação da agremiação em questão. O presente registro de partido político, ao contrário de outros recentemente apresentados a essa Corte, não contém qualquer indício de fraude, tendo sido um procedimento, pelo que se constata dos autos, marcado pela lisura", destacou o procurador. Há duas semanas, foram aprovados os registros do Partido Republicado da Ordem Social (Pros) e doSolidariedade, do deputado Paulo Pereira da Silva.
Na quarta (2), o ministro Marco Aurélio Mello afirmou que a própria ex-senadora Marina Silva sabe que está "um pouco difícil" a aprovação do registro do partido, já que a lei exige a confirmação do apoio mínimo necessário.
Ao ser perguntado sobre se a situação estava difícil para a ex-senadora, o ministro Marco Aurélio afirmou: "Sim. Ela mesmo vê a situação como um pouco difícil. Devemos considerar que não estamos a julgar no campo jurisdicional. Nós estamos a constatar dados concretos para decidir administrativamente. Ou seja, se houve percalços nos cartórios, evidentemente, nós não poderemos considerar esses percalços", afirmou Marco Aurélio antes da sessão do STF desta quarta.
Para o ministro, a ex-senadora é "ética", mas o TSE precisa cumprir e "todos se submetem às regras do jogo".
Noronha não falou sobre o processo de Marina, mas ao ser perguntado sobre se, em tese, seria possível conceder o registro para quem não atingiu o apoio mínimo, ele afirmou:
"Não. A lei é clara. Você tem que ter o apoiamento de mais de 480 mil, o número é por aí. Se não tiver, não satisfaz. E são coisas diferentes. A imprensa está mal informada quando diz que nós aprovamos aqui partidos com suspeitas de irregularidade. Data vênia, isso não ocorreu. Se a certidão foi do TSE, se veio dos cartórios direto, isso é outro problema. Os precedentes já legitimavam o acolhimento de certidões emitidas diretas pelos TREs. Todas as certidões estavam nos autos atestando número suficiente", disse João Otávio Noronha.
Os outros dois partidos aprovados recentemente eram alvo de denúncias de irregularidade, mas tinham o mínimo necessário de assinaturas de apoio.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...