domingo, 6 de outubro de 2013

Mulher grávida é detida ao tentar entrar em presídio com drogas na PB

Mulher tentava entrar com maconha e crack no presídio (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma mulher grávida foi detida na manhã deste domingo (6) ao tentar entrar no Presídio Padrão de Santa Rita, na Grande João Pessoa, com drogas. Segundo informações do diretor da unidade prisional, Edmilson Alves de Souza, ela levava no ânus maconha, crack, um fone de ouvido e dois chips de operadoras telefônicas diferentes, dentro de um preservativo.

Ainda de acordo com o diretor, a mulher ia visitar o companheiro no presídio quando as agentes penitenciárias desconfiaram da atitude dela. Ela passou por um detector de metais, que foi acionado ao identificar um objeto metálico com a mulher. Ao ser flagrada, ela confessou que estava levando maconha.

A mulher, com cinco meses de gravidez, foi levada para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita. Ela será autuada pelo crime de condução de entorpecente e, em seguida, levada para a Penitenciária de Recuperação Feminina Júlia Maranhão, conforme explicou o agente Samuel Brito.

G1pb

Falta de biometria pode cancelar o Bolsa Família de 50 mil na Paraíba

Pelo menos 50 mil eleitores vinculados ao Bolsa Família na Paraíba podem perder o benefício caso não façam o recadastramento biométrico até o dia 21 de março de 2014. A estimativa é das coordenações do programa nas cidades que pedem ao Tribunal Regional Eleitoral que coloquem postos nas sedes do Bolsa Família.

Faltando pouco mais de 5 meses para o final do prazo para o recadastramento biométrico, mais de 588 mil eleitores de João Pessoa e Campina Grande ainda não fizeram a revisão. Do total, aproximadamente 50 mil recebem o benefício do Bolsa Família.

Um dos documentos exigidos para o cidadão se cadastrar no programa de transferência de renda é o título de eleitor. Segundo a coordenadora do Fome Zero em Campina Grande, Geovana Fernandes, quem não fizer a revisão eleitoral perde o título e poderá também perder o benefício do Bolsa Família. Ela adiantou que vai enviar um ofício ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE), solicitando que se instale um posto de atendimento da biometria na sede do Bolsa Família, que possui mais de 36 mil cadastrados.

Por sua vez, a coordenadora do programa em João Pessoa, Maria Aparecida, revelou que já encaminhou ofício à Justiça Eleitoral, pedindo a implantação de um posto de atendimento na sede do Bolsa Família, mas não foi atendida. Ela explicou que o maior problema é a demora no agendamento do TRE. Na capital, são mais de 60 mil cadastrados no programa.

A direção do TRE informou que não vai instalar postos nas sedes do Bolsa Família por problemas técnicos, mas os eleitores podem fazer o agendamento em João Pessoa ou se dirigir aos locais já estabelecidos. Em Campina Grande, além do Fórum Eleitoral, o presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti, vai acompanhar no dia 24 deste mês abertura de postos de atendimento na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e no Museu da Ciência e Tecnologia.

Agendamento
Desde agosto, o atendimento aos eleitores de João Pessoa para o recadastramento biométrico passou a ser feito exclusivamente por agendamento pela Internet. De acordo com a Justiça Eleitoral da Paraíba, a medida  foi tomada como forma de oferecer maior comodidade e conforto aos eleitores, evitando filas.

Para efetuar o agendamento, o eleitor precisa acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), clicar no link do “Recadastramento Biométrico”, em seguida entrar no “Sistema de Agendamento da Biometria”, preencher os dados pessoais e escolher o melhor dia e horário para o atendimento.
G1pb

Motorista bate em canteiro e carro capota em João Pessoa

Um carro capotou na noite de sábado (5) na Avenida Pedro II, em João Pessoa. Segundo informações colhidas pelo Samu, apenas o motorista vinha no veículo. Ele perdeu o controle do carro quando descia a avenida no sentido Centro para o Bairro dos Bancários. O carro atingiu o canteiro central, capotou e parrou no sentido contrário. Ainda de acordo com o Samu, o motorista apresentava apenas algumas escoriações e seu estado de saúde era estável (Foto: Walter Paparazzo/G1)
  
G1

4º Encontro de Fuscas e Carros Antigos movimenta o Terreiro do Forró

Teve início nesta sexta-feira e terminou neste sábado, dias 04 e 05, respectivamente, o 4º Encontro de Fuscas e Carros Antigos. O evento, que é realizado pelo Clube do Fusca da cidade de Patos contou com apoio da Prefeitura Municipal de Patos e recebeu amantes dos carros antigos e de fuscas vindos de diversas partes da Paraíba e de Estados vizinhos.

Nesta sexta-feira, o 4º Encontro de Fuscas e Carros Antigos foi aberto com uma Missa em Ação de Graças na Igreja da Conceição e depois os presentes saíram em carreata até o Terreiro do Forró onde expuseram os automóveis.

O evento que acontece no Terreiro do Forró, localizado no Bairro Jardim Califórnia, em Patos, conseguiu reunir várias pessoas para admirar os carros com seus diversos modelos, anos e marcas. Entre os automóveis, destaque para o fusca da Polícia Militar do Estado da Paraíba. A “Joaninha” está preservado e foi um dos primeiros veículos da polícia.

Durante os dois dias ocorreram apresentações musicais, entre as quais que subiram ao palco esteve: Leudo Ferreira (Patos), Los Pandas (Patos) e Celson Ricardo (Portugal).

Vários motociclistas aproveitaram o ensejo para estar presente em homenagem ao jornalista Misael Nóbrega que completou mais um aniversário. Motos e carros se misturaram ao evento.

 
Fonte: Jozivan Antero – Patosonline



Ataque deixa mortos e feridos no centro da capital da Síria, diz governo

Pelo menos 8 pessoas morreram neste domingo (6) vítimas da queda de morteiros em um bairro cristão no centro de Damasco, segundo a agência de notícias estatal Sana.
"Três morteiros lançados por terroristas caíram no distrito de Qassaa, matando oito civis e ferindo 24", afirma uma nota da agência.O ataque ocorreu no distrito de Qassaa, na cidade velha, e deixou ao menos 24 feridos, danificando uma igreja, segundo a agência.
Três pessoas ficaram feridas na queda de um quarto morteiro perto da igreja ortodoxa.
G1

Veículo cai em plateia de festival e deixa mortos e feridos no México

Acidente em festival no México mata ao menos seis (Foto:  Reuters/Eduardo Alanis/El Diario de Chihuahua)
Pelo menos seis pessoas morreram e 40 ficaram feridas após um veículo cair sobre uma arquibancada cheia de espectadores durante uma exibição na cidade de Chihuahua, informou a imprensa mexicana.(Assista ao vídeo ao lado)

O espetáculo estava programado para a tarde do sábado (5) dentro de um festival anual que dura três dias e que inclui exibições com aviões, balões aerostáticos, motos e veículos denominados "monster trucks".
Os "monster trucks" são basicamente automóveis ou caminhonetes modificados com suspensões especiais e rodas gigantes, de entre 1,5 e 1,7 metro de diâmetro.
G1

Após traumatismo craniano, Kirchner terá um mês de repouso na Argentina

Cristina Kirchner preside debate sobre cooperação em Conselho de Segurança da ONU. (Foto: AFP PHOTO/Emmanuel Dunand)
A presidente da ArgentinaCristina Kirchner, de 60 anos, permanecerá um mês de repouso depois de ter sofrido um traumatismo craniano, em 12 de agosto, que provocou um hematoma subdural crônico, informou o governo.
Kirchner "sofreu um traumatismo craniano em 12 de agosto, e não houve sintomas", mas exames realizados no sábado detectaram um "hematoma subdural crônico", e foi recomendado o repouso de um mês, de acordo com a nota oficial lida pelo porta-voz da presidência argentina, Alfredo Scoccimarro.
O governo destacou que, durante o período, a presidente fará um "acompanhamento evolutivo clínico e de imagens", mas não explicou se Kirchner recebeu a recomendação de repouso total.
Kirchner compareceu no sábado a uma clínica privada de Buenos Aires para realizar "um exame cardiovascular por uma arritmia e por ter apresentado um quadro de cefaleia foi solicitado uma avaliação neurológica", que derivou no diagnóstico de "hematoma subdural crônico depois de ter sofrido o traumatismo craniano", disse Scoccimarro.
"Os hematomas subdurais acontecem quando se acumula sangue no espaço subdural, entre as membranas do cérebro, e os sintomas aparecem entre a semana e um mês depois do traumatismo", explicou o médico Fernando Iglesias.
De acordo com o cirurgião, "geralmente acontecem em adultos com um traumatismo leve".
A presidente argentina sofreu vários episódios de hipotensão nos últimos anos que a obrigaram a suspender atividades oficiais.

Em janeiro de 2012, menos de um mês depois de ter iniciado o segundo mandato, a chefe de Estado foi submetida a uma operação de extirpação da glândula tireoide, mas os médicos constataram que ela não sofria de câncer como havia sido diagnosticado inicialmente.
Kirchner deixou a clínica particular Fundación Favaloro na noite de sábado, depois de ter passado 10 horas no local para diversos exames.
O período de repouso envolve as importantes eleições legislativas de 27 de outubro, que marcam a metade de seu segundo mandato, que vai até 2015.
Kirchner participava de vários eventos relacionados à votação, depois da derrota de seu principal candidato nas primárias que consagraram os postulantes para as eleições parlamentares.
O traumatismo craniano foi sofrido em 12 de agosto, um dia depois das primárias.
O anúncio foi feito por Scoccimarro minutos depois da exibição da segunda parte de uma entrevista gravada com a presidente.
Na entrevista, exibida pelo canal América, Kirchner afirmou que nunca pensou em uma segunda reeleição, algo que exigiria uma reforma da Constituição, que só autoriza dois mandatos consecutivos de quatro anos cada.
G1

Registro de enterro de 1º presidente civil se deteriora em Piracicaba, SP

Livros de registros do Cemitério da Saudade em Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)
Os registros de sepultamento de personalidades como Prudente José de Morais e Barro, o Prudente de Morais, primeiro presidente civil do Brasil, morto em 1902, se deterioram no  Cemitério da Saudade de Piracicaba (SP). Além do político, o local abriga ainda os túmulos do artista plástico Almeida Júnior, do médico Alfredo Cardoso, entre outros nomes famosos na cidade ou até nacionalmente.
As informações sobre essas pessoas sofrem as ações do tempo e um projeto de lei da Prefeitura e do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) pretende restaurar os volumes e digitalizar os registros do cemitério. A proposta está em análise na Câmara. Os 15 livros que precisam do restauro têm registros de 1872 a 1948.
Livros de registros do Cemitério da Saudade em Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)
De acordo com o historiador e membro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (Adec), Paulo Renato Tot Pinto, os livros guardam informações sobre a idade e a causa da morte de milhares de pessoas, além de apontar a localização dos túmulos. "Esse material é muito rico de dados para diversas áreas de pesquisa, inclusive para fazer árvores genealógicas", afirmou.
Para o especialista, o restauro é importante para preservar a memória das pessoas, da cidade e até do país. "Além das pesquisas pessoais, é possível fazer estudos sobre causas de morte comuns em determinados períodos, por exemplo", disse Pinto. Segundo o historiador, o manuseio errado e a ação do tempo contribuem para a deterioração dos volumes.
A reportagem do G1 teve acesso aos livros e registrou as páginas rasgadas, empoeiradas e com manchas, além das encadernações soltas e danificadas.
Restauração
O secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, Rogério Vidal, disse que o objetivo do projeto de restauração é recuperar os volumes estragados e digitalizar as páginas para que as consultas possam ser feitas sem a necessidade de manusear os livros. De acordo com o titular da pasta responsável pelo Cemitério da Saudade, o custo previsto é de R$ 55,5 mil.

Livros de registros do Cemitério da Saudade em Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)
Trabalho minucioso
O processo de recuperação dos registros será feito por uma equipe selecionada pelo IHGP. Segundo o presidente do instituto, Vitor Pires Vencovsky, cada um dos 15 livros exige um cuidado diferente. "Já fizemos uma análise prévia e dividimos em três graus de deterioração. Primeiramente, vamos arrumar cada página, colar partes rasgadas e higienizar para tirar micro-organismo que deterioram os livros", afirmou.

"Esse é um resgate histórico que a sociedade pede e precisa, por isso vamos fotografar as páginas e facilitar o acesso ao conteúdo dos livros", disse Vencovsky. Ele também afirmou que a intenção também é aproveitar o projeto para treinar pessoas para a restauração de livros e criar novos projetos na cidade.
G1

Confrontos deixam mortos e feridos no Egito

Manifestantes pró e contra a Irmandade Muçulmana se enfrentam neste domingo (6) nas ruas do Cairo (Foto: AFP)
Pelo menos 28 pessoas morreram neste domingo (6) no Egito em confrontos entre partidários do presidente islamita deposto Mohamed Morsi, de um lado, e os anti-Morsi e as forças de segurança, segundo o último balanço do Ministério da Saúde. Há 80 feridos.
Os confrontos começaram depois que apoiadores e opositores de Morsi, da Irmandade Muçulmana, tomaram as ruas.
Os mortos sofreram, em sua maioria, ferimentos a bala, afirmaram fontes de segurança.
Os seguidores da Irmandade Muçulmana se manifestaram no Cairo e em outras cidades pedindo a queda do chefe do Exército.
Numa cidade a 300 quilômetros ao sul da capital, um membro da Irmandade morreu e ao menos dois outros resultaram feridos, disseram fontes médicas e de segurança.
Autoridades egípcias alertaram no sábado que qualquer um que protestasse contra as Forças Armadas poderia ser visto como um agente de forças estrangeiras.
A Irmandade vinha fazendo protestos seguidas vezes contra as Forças Armadas, depois da derrubada do poder do presidente Mohamed Morsi em 3 de julho.
Neste domingo, a tevê estatal mostrou imagens ao vivo de multidões na Praça Tahrir e da cidade de Alexandria carregando fotos do chefe militar, general Abdel Fatah el-Sisi, e bandeiras do país.
Segundo testemunhas, forças de segurança dispersaram manifestantes pró-Irmandade em Alexandria com gás lacrimogênio.
Islam Tawfik, um membro da Irmandade e jornalista, disse mais cedo que apoiadores do grupo, que tem diversos integrantes presos desde a derrubada de Morsi, estavam determinados a chegar à praça.
"Os nossos que estão nas ruas hoje querem celebrar o Exército que costumava apontar as armas contra o inimigo e não seu povo", disse Tawfik à Reuters. Partidários das Forças Armadas reuniram-se na praça Tahrir para celebrar o aniversário de um ataque a forças israelenses em 1973.
"Nós queremos entrar na Tahrir e Rabaa (local de protestos e acampamento da Irmandade Muçulmana) porque não estão reservadas àqueles que apoiam o golpe", afirmou.
No dia 14 de agosto, autoridades egípcias atacaram dois acampamentos pró-Morsi no Cairo, deixando centenas de mortos, para depois declarar Estado de emergência e impor um toque de recolher.A Irmandade acusa os militares de liderarem um golpe e sabotarem a democracia egípcia com a remoção de Mursi, o primeiro presidente eleito livremente no país, preso após ser derrubado da Presidência.
Autoridades egípcias reforçaram a segurança no país após confrontos terem deixado ao menos quatro mortos na sexta-feira, quando partidários de Morsi realizavam as demonstrações mais intensas desde que seus acampamentos foram arrasados.
G1

Síndrome faz americano ficar bêbado ao comer doces e carboidratos

Matthew Hogg tem supercrescimento de levedura no intestino delgado que produz etanol a partir de carboidratos e doces  (Foto: Facebook/Reprodução/Matthew Hogg)
O americano Matthew Hogg, de 34 anos, sofre de uma síndrome rara de fermentação intestinal que faz com que ele fique bêbado ao consumir alimentos como carboidratos e doces. Esse processo de embriaguez sem ingestão de álcool ocorre porque há em seu intestino delgado um supercrescimento de leveduras, que acabam produzindo etanol.
Segundo os médicos, ainda se sabe muito pouco sobre essa doença, mas uma série de casos já tem sido citada na literatura. Por causa de sua condição, Matthew normalmente acorda de ressaca e sofre de exaustão constante, segundo o site do jornal britânico "Daily Mail". Além disso, ele tem "intoxicação crônica por álcool" e uma doença no fígado, resultantes da frequente fermentação intestinal.
Para evitar o problema, que levou mais de 20 anos para ser diagnosticado, o americano mantém uma dieta natural à base de carnes, peixes, ovos, legumes, nozes, água e chá de ervas. Esse hábito não elimina totalmente os sintomas do americano, mas alivia um pouco a situação – agravada por comidas como arroz, batata frita, sanduíches e refrigerantes. Matthew diz que, para ele, uma única porção de arroz equivale a três garrafas de vinho.
O americano também conta que, durante a adolescência, ele era teimoso e insistia em ir a festas e consumir álcool. Mesmo sem beber, porém, ele apresentava sintomas como tontura, náusea e agressividade com colegas de classe. Seus médicos chegaram a insistir para que ele procurasse um psiquiatra, por faltar demais à escola. Mas o paciente acabou buscando ajuda com especialistas em Londres e no México.
A família de Matthew gastou todas as economias que tinha, de cerca de R$ 177 mil, até que o jovem fez um exame de sangue que apontou níveis elevados de etanol e outros álcoois, indicando supercrescimento bacteriano no intestino delgado.
Apesar do diagnóstico já ter sido feito, o americano é incapaz de se manter em um emprego e seguir sua carreira de terapeuta nutricional. Ele acaba ficando em casa, onde mora com a namorada Mandy Taylor, mas não se mantém parado: resolveu criar um site para ajudar outras pessoas com a doença. Mandy segue a mesma dieta de Matthew, para acompanhá-lo e não deixá-lo passando vontade.
G1

Congresso brinca com fogo, diz secretário do Tesouro dos EUA

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jacob Lew, repetiu neste domingo (6) o pedido aos republicanos do Congresso para que elevem sem condições o limite do endividamento público do país antes de 17 de outubro.
"A partir de 17 não poderemos pedir emprestado, e o Congresso brinca com o fogo", declarou ao canal CNN.
"Se não aumentarem o limite da dívida, teremos muito pouco tempo."
O Tesouro americano considera que as reservas ficariam próximas de apenas US$ 30 bilhões, enquanto as saídas líquidas de tesouraria alcançam às vezes US$ 50 bilhões ou US$ 60 bilhões.
"Nunca estivemos na situação dos Estados Unidos funcionarem sem a capacidade de obter empréstimos."
"É muito perigoso. É irresponsável porque a realidade é que não há opção se não podemos pedir emprestado e ficamos sem liquidez. Isto significaria que pela primeira vez desde 1789 os Estados Unidos deixariam de pagar suas contas por causa de uma decisão política", explicou Jacob Lew.
Questionado sobre a eventualidade de uma decisão unilateral do presidente Barack Obama para impedir o "default" (interrupção de pagamentos), Lew respondeu que "o presidente não tem autoridade para atuar deste modo".
"O presidente consultou os juristas e esta é a sua conclusão."
"A mensagem do presidente é clara: o Congresso tem que fazer seu trabalho. Tem que voltar a abrir o Estado federal. Tem que fazer com que paguemos nossas contas e depois devemos negociar", completou.
O governo federal americano está parcialmente paralisado desde terça-feira em consequência de uma disputa política a respeito do orçamento de 2014.
Os republicanos exigem cortes do orçamento que afetam a reforma da saúde do presidente Obama, que se nega a aceitar os cortes em troca do aumento do limite legal do endividamento.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...