segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ex-presidiário é morto a tiros em comunidade de João Pessoa

Ex-presidiário foi assassinado em Mandacaru (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um ex-presidiário de 33 anos foi morto na madrugada desta segunda-feira (7), no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, ele foi morto com pelo menos dois disparos de arma de fogo, próximo à casa onde morava na comunidade. Ele seria dependente de drogas, conforme informações da polícia. O crime ocorreu por volta das 3h30.
Ainda de acordo com a polícia, moradores da localidade disseram que ouviram tiros durante a madrugada e que no início da manhã desta segunda-feira (7) encontraram o corpo da vítima na rua São Pedro, próximo à estação de trem do bairro.
“O que sabemos é que, segundo informações de familiares, esse rapaz era ex-presidiário e dependente de drogas. Os irmãos vinham dando conselhos de que os inimigos iriam pegá-lo. Infelizmente chegou o dia dele. Ainda não sabemos quem cometeu esse crime”, afirmou o sargento Leandro, da Polícia Militar.
G1pb

Ônibus bate em árvore e passageiros são atacados por abelhas na Paraíba

Acidente com ônibus na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um ônibus da linha Rio Tinto tombou e saiu da pista por volta das 10h desta segunda-feira (7), nas proximidades do km 70 da BR 101, em Santa Rita, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nenhum dos passageiros ficou ferido em consequência do acidente, mas a maioria foi atacada por abelhas.
Segundo o major Marcelo Lins, do Corpo de Bombeiros, o ônibus bateu em uma árvore onde havia uma colmeia de abelhas. Imediatamente elas atacaram as pessoas que estavam no veículo. O resgate das vítimas está sendo feito neste momento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), PRF e Corpo de Bombeiros. Havia aproximadamente 20 pessoas no ônibus.
G1pb

Cinco deputados trocam de partido na Assembleia Legislativa da PB

Cinco deputados estaduais da Paraíba oficializaram a troca de partido na última semana do prazo. O número representa 13% do total de 36 parlamentares da Assembleia Legislativa do estado. O partido mais afetado pelas mudanças foi o PEN, que perdeu dois integrantes de sua bancada. A migração também fez com que PTN e PV passassem a ter representatividade na Casa. As informações foram confirmadas pelos próprios deputados e por direções partidárias.
O sábado (5) foi o último dia de prazo para filiação de quem pretende concorrer na eleição de 2014. A legislação estabelece que, para disputar, um candidato tem de estar filiado ao partido pelo menos um ano antes da votação. Os partidos têm até o dia 14 para encaminhar as listas de filiados à Justiça  Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba deve divulgar um balanço das mudanças na segunda quinzena de outubro.
O PSB recebeu a filiação de Hervázio Bezerra, que deixou o PSDB, e agora passa a ter dois deputados em exercício de mandato. Mesmo com a saída do líder do bloco governista, a bancada tucana não diminuiu pois passou a contar com a deputada Iraê Lucena, que saiu do  PMDB.Dono da maior bancada da Assembleia da Paraíba, o PEN viu sua representatividade reduzida de nove para sete deputados com o troca-troca partidário. Deixaram a sigla Janduhy Carneiro e Wilson Braga. O primeiro foi para o PTN, inclusive assumindo a presidência do diretório estadual, e o outro migrou para o PV. As duas siglas que receberam os parlamentares não tinham representantes no legislativo.
O outro deputado que trocou de sigla foi Doda de Tião. Ele deixou o PPL e foi para o PTB, que passou a contar com dois parlamentares.
Diferente no que aconteceu na Câmara, os recém-criados Solidariedade e PROS  não conseguiram nenhuma adesão na Assembleia Legislativa da Paraíba. No legislativo federal as duas siglas somaram juntas 38 deputados .
Quem mudou de partido
Doda de Tião- deixou o  PPL e foi para o PTB
Hervázio Bezerra – deixou o PSDB  e  foi para o PSB
Iraê  Lucena -  deixou o PMDB  e foi para o PSDB
Janduhy Carneiro- deixou o PEN e foi para o PTN
Wilson Braga -deixou o PEN e foi para o PV

Como ficam as bancadas partidárias após as mudanças
PEN – 7 deputados
PMDB - 6 deputados
DEM - 4 deputados
PSC - 3 deputados
PSB - 2 deputados
PT – 2 deputados
PSDB - 2 deputados
PTB- 2 deputados
PSL - 1 deputado
PPS - 1 deputado
PR - 1 deputado
PSD - 1 deputado
PR - 1 deputado
PRB - 1 deputado
PV - 1 deputado
PTN - 1 deputado

G1pb

Título de Eleitor não é obrigatório para manter Bolsa Família, diz MDS

A diretora do departamento do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Cláudia Baddini, afirmou nesta segunda-feira (7) que os beneficiários do Bolsa Família que deixarem de fazer o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral não perderão o benefício. Ela explicou que o documento fundamental para o ingresso no programa federal é o CPF. O título de eleitor pode ser usado, mas nesse caso não é obrigatório. A Paraíba tem 502.980 famílias cadastradas no Bolsa Família.
A explicação da diretora ocorreu em resposta às declarações da coordenação do Fome Zero emCampina Grande. A coordenadora Geovana Fernandes havia afirmado que os beneficiários que deixassem de fizer a revisão eleitoral além de perder o título poderiam  também perder o Bolsa Família.
“Os beneficiários só perdem o benefício se não atualizarem o Cadastro Único, não tem a ver com atualização do título. Essa relação entre perder o benefício e cadastramento eleitoral não existe, não há relação alguma”, afirmou Cláudia Baddini. 
“O título não é obrigatório. Agora, se o beneficiário fizer o cadastramento com o título e este deixar de valer, ele não perde o cadastro, por isso não faz o menor sentido falar que vai se perder o benefício”, destacou a diretora do CadÚnico.A Portaria 177 do MDS estabelece regras para o ingresso no CadÚnico, que é o que define se as pessoas poderão ter acesso aos programas sociais do governo federal, entre eles o Bolsa Família. A  norma cita que no caso de responsável familiar o CPF ou o título eleitor e os outros membros da família devem apresentar certidão de nascimento ou RG.
A coordenadora do Fome Zero de Campina Grande chegou a dizer também que pediria ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) instalasse um posto de atendimento da biometria na sede do Bolsa Família. Por sua vez,  a coordenadora do programa em João Pessoa, Maria Aparecida, revelou que já fez isso e não foi atendida. Para Cláudia Baddini, a medida é desnecessária.
“Isso não faz sentido, a não ser que (as coordenadoras) queiram facilitar a vida de beneficiários, mas não porque vá perder o benefício”, disse a diretora do Cadastro Único. Cláudia afirmou ainda que o Ministério vai entrar em contato com as coordenadorias locais.
G1pb

Animais soltos causam risco no trânsito de João Pessoa

Três animais soltos na pista colocaram em risco a segurança dos motoristas que passaram na manhã desta segunda-feira (7), pela rua João de Brito Lima Moura, no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. O fato foi comunicado à Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que enviou uma equipe para recolher os animais.  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
  
G1pb

Chineses apresentam projeto que ônibus passam por cima de carros

onibus-que-anda-por-cima-dos-carros ok
Um ônibus suspenso que anda por cima dos carros. Já imaginou? Uma equipe de pesquisadores chineses colocou a ideia no papel e defende que o projeto pode ser parte da solução para o trânsito terrível das grandes cidades.
Quando parado, o Land Airbus, como é chamado, não interrompe o trânsito, pois a parte inferior funciona como um túnel, “vazada”, em formato de arco – o que os inventores chamaram de design oco. O veículo ocupa duas pistas e permite que carros de até dois metros de altura passem por baixo.
Cada “vagão” comporta até 300 pessoas. Os passageiros entram no ônibus via elevador lateral e também são previstas estações fixas de parada. Movido por painéis solares e eletricidade, o veículo chega a 60 km/h. Há ainda um sistema que freia o veículo automaticamente em caso de emergência (se houver um acidente à frente, por exemplo).
Os criadores dizem que o ônibus suspenso pode diminuir em 30% o trânsito nas ruas e avenidas. Outra vantagem destacada é que a construção da estrutura para suportar esse tipo de transporte levaria três vezes menos tempo que a construção de metrôs, com custo 10% menor.
O projeto é apresentado como “o futuro das cidades”. Você acha que a solução parece viável? Veja o vídeo do projeto e entenda melhor o funcionamento do ônibus:

Sobe para 211 o número de vítimas de naufrágio em Lampedusa, na Itália

Soldados italianos carregam corpos de vítimas do naufrágio neste domingo (6) em Lampedusa (Foto: Reuters)
Uma equipe de mergulhadores encontrou mais 17 corpos de imigrantes que viajavam no barco naufragado na quinta-feira (3) perto da ilha siciliana de Lampedusa, elevando para 211 o número de cadáveres já recuperados, indicaram fontes oficiais italianas, informou a agência de notícias France Presse.
A operação de recuperação dos corpos havia sido suspensa por dois dias devido ao mau tempo, mas foi no domingo. Apenas no domingo, 83 corpos foram encontrados.
A embarcação clandestina havia zarpado da Líbia e afundou na quinta após um incêndio acidental. As autoridades temem um balanço final de entre 300 e 360 mortos. No total, 155 pessoas foram resgatadas com vida.
Kyenge defendeu políticas de imigração menos rígidas e anunciou que triplicará o número de vagas nos centros italianos para imigrantes, "de 8.000 a 24.000".
Imigração em debate
Antes de viajar a Lampedusa, a ministra italiana da Integração, a italiano-congolesa Cecile Kyenge, pediu em uma entrevista ao jornal "Corriere della Sera" que não aconteçam mais tragédias como esta e afirmou que são necessárias políticas de prevenção.

O centro de recepção de Lampedusa está saturado, com apenas 250 vagas para mil pessoas, em um ano no qual 30.000 imigrantes chegaram à Itália. Roma incluiu o tema imigração na reunião do conselho de ministros do Interior da UE na terça-feira em Luxemburgo.
G1

Vereador é preso por violência doméstica contra jovem no Pará

Está preso em Xinguara, no sudeste do Pará, o vereador do Partido Democrático Trabalhista (PDT) Silvestre Oliveira de Sousa, de 53 anos. Segundo a polícia, ele foi preso na última sexta-feira (4) no município de Rio Maria, onde exerce o cargo político, por violência doméstica contra uma adolescente de 17 anos. A prisão foi feita por agentes da Polícia Militar.
De acordo com a Polícia Civil, Silvestre foi detido após agredir a vítima, que seria ex-namorada do vereador. Em depoimento à polícia na delegacia de Rio Maria, no sudeste do estado, a jovem teria denunciado o político, e informado que foi agredida com um soco no rosto e que sofreu ameaças de morte.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, Silvestre já havia sido denunciado ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público de Rio Maria por envolvimento com a adolescente, mas negou as informações em audiência.
O vereador foi encaminhado para a delegacia de Xinguara e está à disposição da Justiça. Silvestre Oliveira é casado e reside no município de Rio Maria.
G1 procurou a Câmara Municipal de vereadores em Rio Maria, mas não foi atendido.
G1

Cristina Kirchner vai ser operada nesta terça, dizem médicos

Cristina Kirchner levou uma cuia de chimarrão de presente ao Papa Francisco (Foto: Gregorio Borgia/AP)
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, vai ser operada na manhã desta terça-feira (7) de um hematoma subdural (acúmulo de sangue na cabeça), anunciaram seus médicos nesta segunda.
Cristina foi internada nesta segunda para ser submetida a exames cardiovasculares pré-cirúrgicos, após sentir um formigamento no braço esquerdo, acrescentaram os médicos.
"A presidente apresentou no domingo um formigamento em seu braço esquerdo (...) registrando uma transitória e leve perda de força muscular em seu membro superior. É indicada a intervenção cirúrgica que consiste na retirada do hematoma", indicou a Fundação Favaloro.
O estado de saúde da presidente gera preocupação e especulações no país.
O hematoma vai manter a combativa líder, de 60 anos, fora de ação durante um mês, faltando apenas três semanas para a eleição legislativa de meio de mandato, em 27 de outubro, a qual vai determinar quanto poder no Congresso ela terá nos dois últimos anos no governo.
O vice-presidente Amado Boudou antecipou durante o fim de semana o retorno de uma viagem ao Brasil e à França e assumiu a Presidência, mas apenas formalmente, de acordo com a fonte, segundo a qual Cristina permanece no comando.
Cristina, conhecida por acompanhar de perto o trabalho de seu gabinete, pode ter dificuldades para se manter distante durante um período politicamente sensível para a Argentina, a terceira maior economia da América Latina.Segundo o porta-voz presidencial, o estado da presidente pode ser resultado de uma queda sofrida em agosto, embora na ocasião ela tenha sido liberada pelos médicos.
Além disso, o seu governo está no auge de uma batalha em tribunais dos Estados Unidos sobre a crise do calote da dívida argentina, um caso do qual ela gosta de falar publicamente.
Pesquisas recentes indicaram que o governo pode perder o controle do Congresso na eleição de meio de mandato, um resultado que tiraria de Cristina a oportunidade de fazer uma reforma constitucional que lhe permitiria disputar um terceiro mandato em 2015.
Reeleita em 2011 com base na promessa de elevar o papel do governo na economia, a presidente tem dito que não pensa em um terceiro mandato. Mas persistem as especulações de que seus partidários querem emendar a Constituição para que ela possa concorrer novamente.
Cristina foi eleita pela primeira vez em 2007, quando a Argentina se recuperava do catastrófico calote da dívida em 2002.
Suas políticas comerciais protecionistas, controles cambiais e de nacionalização das principais companhias aérea e de petróleo e do sistema de previdência privada mantiveram a Argentina como um pária dos mercados internacionais.
G1

Aluna é morta dentro de escola no interior do RN; suspeito suicidou-se

Andressa Caroline Fontes (Foto: Reprodução/Marcelino Neto)
Um homem invadiu uma escola e matou uma estudante de 16 anos na manhã desta segunda-feira (7) no município de José da Penha, a 415 quilômetros de Natal. Segundo o coronel Lenildo Sena, subcomandante do Policiamento do Interior do Rio Grande do Norte, o suspeito suicidou-se em seguida. A polícia acredita que crime tenha motivação passional. A vítima foi identificada como Andressa Caroline Fontes.
De acordo com o sargento Lima, da PM no município, o crime aconteceu por volta das 10h na Escola Municipal 4 de Outubro. O suspeito, José Marcos Alves, de 33 anos, entrou na escola e levou a adolescente até o banheiro. "Ele tinha acesso à escola porque prestava serviços à prefeitura e entregava materiais lá. Ele foi até a sala e chamou a menina. Ele matou ela a tiros com um revólver calibre 38 e se matou em seguida", disse o sargento.
Violência nas escolasA polícia ainda acrescentou que o homem tentava namorar a adolescente há certo tempo. Ele já teria namorado a mãe dela, mas o relacionamento chegou ao fim. "Ela não queria ele. A família também não", explicou.
Este é o quinto caso de violência envolvendo alunos da rede pública de ensino este ano no Rio Grande do Norte. No dia 20 de agosto, um aluno da Escola Estadual Professor Josino Macedo, na zona Norte Natal, foi alvejado com três disparos de arma de fogo quando chegava para a aula. Yuran Clisma da Costa dos Santos Antônio tem 14 anos e frequenta o 6º ano B do turno da manhã. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O suspeito, um homem sem camisa que fugiu de bicicleta, atirou várias vezes e fugiu.
No dia 16 de agosto, uma aluna de 15 anos sacou uma arma e ameaçou matar uma professoradentro da Escola Estadual Belém Câmara, no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste deNatal. Um guarda patrimonial agarrou a manina na hora em que ela faria o disparo. A arma disparou e a bala atingiu o pé da adolescente.
Na delegacia, a aluna disse que está arrependida do que fez. Chorando, a adolescente relatou com detalhes o que aconteceu, explicou como conseguiu a arma e, por último, revelou que tem vontade de pedir perdão à professora. “A vontade que eu tenho é de pedir, de joelhos, perdão a ela. Só que eu não sei se ela vai me perdoar. Ela não vai me perdoar pelo que eu fiz porque eu não pensei na família dela e não pensei na minha família” (veja o vídeo ao lado).
Josimar Souza morreu dentro da sala de aula (Foto: Marcelino Neto)
Em 21 de maio, na cidade de Porto do Mangue, a 235 quilômetros de Natal, um adolescente de 16 anos foi apreendido apósmatar a facadas o estudante Josimar Arruda de Souza, de 20 anos.
O crime aconteceu dentro da sala de aula da Escola Estadual Professora Josélia de Souza Silva. Segundo depoimento do menor à polícia, ele atacou o colega pelo fato de Josimar ter chamado a namorada do suspeito de “gostosa”. 
Ytaelson da Paz foi morto a tiros nesta quarta (12) em Macaíba (Foto: Arquivo da família)
No dia 12 de junho, outro crime chocou o estado. O estudante Ytaelson Costa da Paz, de 17 anos, foi morto a tiros na porta da Escola Estadual Auta de Souza, em Macaíba, cidade da Grande Natal. Um adolescente de 14 anos foi apreendido e admitiu a autoria do crime à polícia. O assassinato foi motivado por uma briga entre os dois adolescentes em uma festa no Natal do ano passado. Os dois estudavam na mesma sala.

O chefe de investigação da delegacia de Macaíba, Elialdo Moura, disse que o adolescente infrator esperou o rival sair da escola para cometer o crime. "Ele ficou do lado de fora. Assim que a vítima saiu, ele se aproximou, sacou o revólver e efetuou os disparos", falou.

G1

Campos diz que aliança PSB-Rede é 'maior ato político dos últimos anos'

Eduardo Campos durante visita a obras no Hospital de Câncer de Pernambuco (Foto: Renan Holanda/G1)
O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, afirmou, nesta segunda-feira (7), que a aliança entre PSB e Rede foi o "mais forte ato político dos últimos anos da política brasileira", referindo-se à forma como o grupo de Marina Silva "se levantou" após a decisão do TSE. Embora continue afirmando que questões eleitorais são secundárias atualmente, Campos já fala mais abertamente sobre o pleito do próximo ano e ressaltou que o momento é de consolidar uma plataforma sólida de ideias. “Quanto mais fizermos bem o debate de conteúdos, sintonizados com os valores que nós representamos na vida pública brasileira hoje, mais o eleitoral vai vir”, disse.
"Elas (as ideias) vão ter a capacidade de construir uma plataforma sobre a qual, em 2014, nós haveremos de ter a tarefa de construir uma chapa PSB-Rede, mas também pode ser uma chapa que venha a receber o apoio de outras lideranças políticas que, muitas vezes estando em partidos que não comungam com esse pensamento, poderão se expressar", pontuou, deixando claro que novas alianças podem acontecer.

O socialista ainda revelou que a decisão pela aproximação entre PSB e Rede teve uma participação direta de Marina. Ele ressaltou o fato de ambos serem ex-ministros de Lula e fez questão de frisar que há divergências com a ex-petista, mas o grande objetivo da união é reforçar a identidade existente dos dois lados. O socialista também falou sobre a atitude do PSB de, desde o início, dar suporte à criação da Rede. O próprio governador assinou a lista necessária para a criação do partido.

“O que parecia até uma posição ingênua ou fora de lógica, na lógica tradicional, um partido que pretendia ter um candidato a presidente da República defender que outro partido se formasse para ter uma candidatura que tinha muito mais pontos na pesquisa(...) Aí alguns diziam: ‘vocês estão trabalhando contra’. Não, estamos trabalhando a favor da política”, afirmou. Eduardo Camposdisse que a Rede funcionará como um partido em 2014 e garantiu não temer possíveis retaliações por parte do PT.
Estados“Cada dia a gente vai enfrentando os seus dias com tranquilidade, desejando que as pessoas entendam essa nossa posição, que não é contra quem quer que seja, nossa posição não é para destruir quem quer que seja, nós queremos construir um jeito diferente de fazer política”, ponderou. Aliado antigo de Lula, o governador pernambucano explicou que ainda não conversou com o ex-presidente desde que oficializou a incorporação da Rede ao PSB. As declarações foram dadas durante uma visita às obras de construção de um prédio anexo do Hospital de Câncer de Pernambuco.
A aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva trouxe grande repercussão nacional, mas também deve mexer no tabuleiro político no âmbito dos estados e municípios. O presidente nacional do PSB, no entanto, mostrou-se sereno quanto ao assunto: “Nós temos uma visão muito tranquila que tivemos que fazer esse movimento num prazo legal muito curto, das questões formais, a maioria dos estados houve como fazer a aliança Rede-PSB, em outros lugares vamos fazer aliança PSB-Rede e outros partidos que os companheiros da Rede tiveram que ir fazer filiação democrática”.

G1

Itamaraty diz a embaixador do Canadá que governo está 'indignado'

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, conversou na manhã desta segunda-feira (7) com o embaixador do Canadá em Brasília, Jamal Khokhar, para pedir explicações sobre a denúncia de que o país da América do Norte teria espionado o Ministério de Minas e Energia. Em nota oficial divulgada nesta segunda, o chefe do Palácio do Itamaraty disse que o governo brasileiro transmitiu na audiência com o diplomata canadense sua "indignação" com o episódio.
De acordo com o comunicado, Figueiredo manifestou ao embaixador do Canadá o "repúdio" do governo Dilma Rousseff ao que foi classificado de "grave e inaceitável" violação da soberania nacional e dos direitos de pessoas e de empresas. Khokhar foi convocado nesta segunda para comparecer no Itamaraty com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre as suspeitas.
Neste domingo (6), reportagem do Fantástico mostrou documentos vazados por Edward Snonden, ex-analista da agência de inteligência norte-americana NSA, que indicam que o Canadá espionou o Ministério de Minas e Energia (veja o vídeo ao lado). A reportagem teve acesso a uma apresentação da Agência Canadense de Segurança em Comunicação (CSEC, na sigla em inglês). Na mira do órgão estava a rede de comunicações da pasta – telefonemas, e-mails e uso da internet –, que, segundo o documento, foi mapeada em detalhes.
Em sua conta no microblog Twitter,  a  presidente Dilma Rousseff escreveu na manhã desta segunda que a denúncias de que o ministério foi espionado por agência de inteligência do Canadá mostra que as ações de espionagem contra o Brasil são motivadas por razões econômicas e estratégicas. Dilma antecipou na rede social que o Itamaraty iria cobrar explicações do governo canadense.
Em setembro, o Fantástico já havia mostrado que a Agência Nacional de Segurança (NSA) tinha como alvo de espionagem a própria presidente Dilma Rousseff e assessores próximos e a Petrobras.
"A denúncia de que Ministério Minas e Energia foi alvo de espionagem confirma as razões econômicas e estratégicas por trás de tais atos", escreveu a presidente.

"A reportagem aponta para interesses canadenses na área de mineração. O Itamaraty vai exigir explicações do Canadá", escreveu Dilma.Em outro texto também publicado no Twitter nesta segunda, Dilma enfatizou que "a espionagem atenta contra a soberania das nações e a privacidade das pessoas e das empresas".

A apresentação canadense foi exibida em junho de 2012 numa conferência em junho de 2012 que reuniu  analistas ligados a agências de espionagem de cinco países, do grupo conhecido como Five Eyes (Cinco Olhos, em português): Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Em outra postagem, Dilma escreveu que "tudo indica indica que os dados do NSA são acessados pelos 5 governos e pelas milhares de empresas prestadoras de serviços com amplo acesso a eles".
"É urgente que os EUA e seus aliados encerrem suas ações de espionagem de uma vez por todas", escreveu. "Isso é inadmissível entre países que pretendem ser parceiros. Repudiamos a guerra cibernética."
A presidente afirmou ainda que determinou ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que reforce a segurança do sistema da pasta.
"Embora o Ministério tenha bom sistema proteção de dados, determinei ao ministro Lobão rigorosa avaliação e reforço da segurança desses sistemas", escreveu.
Na noite de domingo, Dilma já havia comentado as denúncias de espionagem. Ela citou o projeto do marco civil da internet que o governo enviou ao Congresso, iniciativa que, segundo ela, vai "ampliar a proteção da privacidade dos brasileiros".
"Nossa proposta para um marco civil internacional será enviada à ONU assim que nosso marco civil da internet for aprovado", afirmou a presidente.
Discurso na ONU
Em seu discurso na abertura da Assembleia-Geral da ONU, em setembro, Dilma já havia criticado as ações de espionagem dos Estados Unidos. Na ocasião, ela disse que essa prática “fere” o direito internacional e “afronta” os princípios que regem a relação entre os países.

"Quero trazer à consideração das delegações uma questão à qual atribuo a maior relevância e gravidade. Recentes revelações sobre as atividades de uma rede global de espionagem eletrônica provocaram indignação e repúdio em amplos setores da opinião pública mundial", afirmou a presidente.
Ela também rebateu as alegações de que a espionagem serviria para combater o terrorismo.
“Jamais pode o direito à segurança dos cidadãos de um país ser garantido mediante a violação de direitos humanos fundamentais dos cidadãos de outro país. Não se sustentam argumentos de que a interceptação ilegal de informações e dados destina-se a proteger as nações contra o terrorismo”, afirmou a presidente na ONU.
Leia abaixo a íntegra da nota oficial divulgada pelo Itamaraty:
"O Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, convocou hoje, 7 de outubro de 2013, o Embaixador do Canadá em Brasília para transmitir a indignação do Governo brasileiro e requerer explicações sobre a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas do Ministério de Minas e Energia e de alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores estariam sendo objeto de espionagem por órgão de inteligência canadense.
Durante o encontro, o Chanceler brasileiro manifestou ao Embaixador canadense o repúdio do Governo a essa grave e inaceitável violação da soberania nacional e dos direitos de pessoas e de empresas".
G1

PEC proíbe pagamento de aposentadoria a ex-prefeitos e ex-governadores

Deputado Carlos Sampaio é autor da PEC
A Constituição pode passar a proibir expressamente o pagamento de pensão ou qualquer outro benefício previdenciário a ex-prefeitos e ex-governadores exclusivamente em função do exercício do mandato eletivo. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) apresentou a Proposta de Emenda à Constituição 269/13 para prever essa vedação.


De acordo com o deputado, a concessão de pensão, benefício previdenciário e subsídio mensal a ex-governadores e ex-prefeitos tem se tornado comum em diferentes estados, embora não encontre nenhum respaldo legal.

Legislação
Segundo ressalta, com a entrada em vigor da Emenda 20/98, detentores de mandato eletivo e servidores comissionados passaram a integrar o regime geral da previdência. E Constituição veda a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários desse regime.

Além disso, argumenta Sampaio, o pagamento de ex-detentores de mandato também não pode ser considerado subsídio, uma vez que este é modalidade de remuneração que somente se justifica a quem é agente público. Tampouco faz sentido falar em pensão, benefício que se concede a dependente de segurado, em razão de sua morte.

Para o parlamentar, não há suporte jurídico em nenhum título ou fundamento constitucional conhecido. “É pagamento injurídico, antirrepublicano e moralmente condenável”, sustenta.

Tramitação
Inicialmente, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Caso seja acolhida, segue para uma comissão especial criada unicamente para analisá-la.

Carro dos Correios é assaltado e incendiado entre Santa Terezinha e Catingueira


Dois homens em uma motocicleta interceptaram um carro de uma empresa terceirizada que presta serviço ao Correios na manhã desta segunda-feira (07/10) na BR-361, entre as cidades de Santa Terezinha e Catingueira.


Segundo as primeiras informações, o motorista foi obrigado a desviar o veículo para uma estrada vicinal, onde um dos homens realizou uma revista completa na carga transportada (provavelmente a procura por dinheiro).

Após não encontrar o que procuravam os acusados atearam fogo no veículo e fugiram rapidamente do local.

O motorista conseguiu pedir ajuda e o caso foi comunicado a polícia que neste momento realiza busca na localidade tentando encontrar os acusados.
  

  
Fonte: http://www.catingueiraonline.com

COM DOIS DEPUTADOS FEDERAIS A MENOS, PMDB PARAIBANO PERDE PRESTÍGIO JUNTO À CÚPULA NACIONAL

Há um nível elevado de preocupação e decepção dentro da cúpula do PMDB nacional em relação ao partido na Paraíba. O "sinal amarelo" se acendeu em função principalmente depois que a bancada peemedebista perdeu dois deputados federais paraibanos - um deles, inclusive, sobrinho do próprio presidente estadual da legenda. Uma perda de 40% num grupo original de cinco deputados.
Na "debandada" de parlamentares que marcou a semana passada, mudando de partidos ao sabor de suas conveniências políticas, a saída dos deputados Benjamin Maranhão e de Wilson Santiago da bancada do PMDB no Congresso Nacional foi interpretada como uma "derrota" para o ex-governador José Maranhão, presidente da legenda no Estado. O caso do sobrinho, então, pesou ainda mais nesse tipo de avaliação negativa.
Benjamin Maranhão saiu do PMDB e ingressou no Solidariedade, chegando à nova legenda como "general". Assume a presidência da sigla no Estado e saiu atirando, com o cuidado de preservar o tio, mas não poupando críticas ao pré-candiato peemedebista a governador, Veneziano Vital do Rêgo. A favor de Maranhão, pesa o fato de que ele conseguiu manter nos quadros do PMDB paraibano a irmã Wilma Maranhão, prefeita de Araruna, e a sobrinha, deputada estadual Olenka Maranhão.
A saída de Wilson Filho do partido não foi tão traumática, porque já era previsível e até ansiada pela cúpula estadual do PMDB, mas não deixou de certa forma a se constituir num baque para a legenda, principalmente se levando em conta o peso político das bancadas partidárias no Congresso Nacional.
Oficialmente, agora, com 40% a menos de seu poder de fogo, a bancada da Paraíba no Congresso só conta com Hugo Motta, Manoel Júnior e Nilda Gondim
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...