quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ONG da PB reabre centro cultural em homenagem a palhaço assassinado

Ismar Pompeu, o Palhaço Pirulito, foi educador do Beira da Linha e agora é homenageado pela entidade. (Foto: Ismar Pompeu/arquivo pessoal)
A Semana da Criança deste ano, realizada pelo Projeto Beira da Linha, uma ONG do Alto do Mateus, zona oeste de João Pessoa, será comemorada de maneira diferente. Nesta quarta-feira (9), às 15h, será realizada uma homenagem ao ator circense Ismar Eugênio Pompeu, mais conhecido como Palhaço Pirulito, assassinado no início de 2013.
De acordo com a assessoria de comunicação do Projeto Beira da Linha, a homenagem a Ismar foi pensada desde sua morte. A equipe decidiu que o Centro Cultural do projeto receberia o nome do palhaço, que já foi oficineiro da ONG. Desta forma, o espaço destinado a eventos e atividades culturais será batizado de 'Ismar Pompeu - Palhaço Pirulito'.Ismar foi encontrado morto a facadas dentro de seu apartamento no bairro de Pedro Gondim, em 27 de janeiro. Um  garoto de programa de 19 anos foi preso e confessou ter esperado o palhaço dormir para matá-lo e roubar seus pertences.
O evento contará com o descerramento da placa de homenagem e apresentações da Trupe Pirulito e da Cia Lua Crescente, das quais Ismar fez parte como ator. Além disso, serão distribuídos pipoca e algodão doce para as crianças. Familiares do ator, artistas, colaboradores e educandos do Projeto Beira da Linha também participarão do momento. As atividades da Semana da Criança da ONG vão até a próxima sexta-feira (11).
G1pb

Policiais se ferem dentro de Batalhão na Paraíba com tiro acidental

Estilhaços atingiram os policiais de raspão. (Foto: Walter Paparazzo/G1-PB)
Três policiais militares foram atingidos por estilhaços de projetil de uma pistola .40, dentro do 5º Batalhão da Polícia Militar, no bairro do Valentina, em João Pessoa, na manhã desta quarta-feira (9), segundo informações do major Carlos Sena, comandante da área. Ele disse que o incidente ocorreu no momento que um cabo manuseava a arma e apontou para o chão. “Ele atirou acidentalmente e os estilhaços atingiram as outras pessoas que estavam no local”, declarou. Todos os ferimentos foram de natureza leve, sem gravidade, segundo o comandante.
Peritos do Instituto de Polícia Científica (IPC) estão no 5º BPM e a arma foi apreendida. “Já designamos um capitão para apurar a responsabilidade. Tudo será investigado e os procedimentos legais serão adotados”, frisou o comandante.Foram atingidos um sargento, um soldado e um subtenente. Os dois primeiros foram atingidos na perna e o terceiro na testa, todos de raspão, conforme informou o major Sena. “Eles foram socorridos para o Ortotrauma, em Mangabeira, atendidos e liberados. Está tudo sob controle”, afirmou. O comandante disse que conversou com cada um dos feridos individualmente e já descartou a hipótese do tiro ter sido proposital. O incidente ocorreu no setor de armas do Batalhão.
G1pb

PRF descarta rompimento de eixo como causa de acidente da Paraíba

Veículo colidiu com poste e capotou na BR-230 (Foto: Walter Paparazzo/G1)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quarta-feira (9) o resultado da perícia do acidente de ônibus que deixou duas pessoas mortas em João Pessoa, no dia 28 de setembro. A investigação descartou a possibilidade do rompimento do eixo dianteiro ter sido a motivação do acidente. O boletim da PRF será remetido à Polícia Civil, que é quem vai apurar de forma mais aprofundada e apontar se houve falha humana ou algum tipo de falha mecânica.
“A investigação agora ficará por conta da Polícia Civil, do Ministério Público e do DER (Departamento de Estradas e Rodagens). Não descartamos a questão da falha mecânica e nem falha humana”, afirmou o assessor de imprensa da PRF, Anderson Poddis, durante a entrevista coletiva em que a perícia foi divulgada.
Poddis destacou também que o ônibus foi fabricado em 2005, mas que em função dos danos ocorridos durante o acidente não foi possível verificar o estado de conservação do veículo. O assessor da PRF disse ainda que não foi registrada frenagem brusca, nem mudança de direção repentina. O ônibus estaria a 80 quilômetros por hora no momento do acidente.O assessor acrescentou que o ônibus está à disposição da Polícia Civil que, querendo, pode solicitar novas perícias para aprofundar as investigações sobre o comportamento do veículo. “Os policiais (rodoviários federais) que atenderam a ocorrência observaram que os danos causados ao veículo, ao pneu, inclusive o arrancamento do eixo foi por ocasião da colisão com a base de concreto”, declarou.
Entenda o caso
O acidente com o ônibus ocorreu por volta das 5h do sábado próximo às Três Lagoas, em João Pessoa. Além das duas duas pessoas mortas, outras 39 ficaram feridas. Conforme o delegado Roberto Jorge de Sousa, da 1ª Delegacia Distrital, o motorista do ônibus perdeu o controle, bateu no poste e capotou na BR-230, quando seguia no sentido Santa Rita/João Pessoa.

Havia cerca de 50 passageiros no veículo. Uma das vítimas, que morreu no local, estava grávida. “Algumas pessoas que ainda estavam com condição de falar alguma coisa disseram que uma barulho na roda vinha ocorrendo. O motorista talvez não tenha dado a devida atenção e, possivelmente em função desse fato, veio a tombar às margens da BR”, disse o delegado Roberto Jorge no dia.

Em nota oficial, a direção da empresa Santa Rita, proprietária do ônibus, lamentou o fato e disse que estava prestando  toda assistência às vitimas e familiares. Afirmou ainda que o veículo tinha sete anos de uso, o que o colocava dentro das regras de operação intermunicipal que estabelece um prazo de 10 anos para renovação da frota.

G1pb

Ratão provoca curto-circuito e deixa 60 mil sem luz no Paraguai

Ratão provocou curto-circuito e deixou 60 mil sem luz no Paraguai (Foto: AFP)
Um ratão entrou em uma subestação de energia elétrica e provocou um curto-circuito que deixou sem luz 60 mil usuários na capital Assunção, no Paraguai.
O roedor entrou em uma das redes de 23 mil volts de uma subestação do bairro Villa Aurelia, em Assunção.
"O animal ocasionou um curto-circuito que gerou uma descarga muito forte que deixou 60 mil usuários sem energia", disse o responsável pela Administração Nacional de Eletricidade (Ande), Víctor Romero.
Romero ainda ironizou ao comentar o tamanho do roedor: "Não era pequeno, estava muito bem nutrido", disse.
G1

Stripper processa polícia de NY após ser presa por fazer topless em parque

Jessica Krigsma entrou processo após ter sido presa por ter feito topless (Foto: Reprodução/Facebook/Jessica Krigsman )
A stripper americana Jessica Krigsman, de 24 anos, entrou com um processo contra o Departamento de Polícia de Nova York depois que foi presa no ano passado por ter feito topless em um parque do bairro Gravesend.

Jessica, que foi detida no dia 12 de julho de 2012, alega que seus direitos civis foram violados, já que topless não é considerado crime em Nova York. Ela entrou com a ação na segunda-feira em um tribunal do Brooklyn.
G1

Sem atendimento, mulher dá à luz em pátio de hospital no México

Mulher de origem indígena deu à luz em gramado de hospital no México (Foto: Reprodução/Facebook/Eloy Pacheco López )
Uma mulher de origem indígena deu à luz no gramado de do Centro de Saúde de San Felipe Jalapa de Diaz, no México, após ter seu atendimento negado pelos médicos do hospital, segundo a imprensa local. O caso aconteceu no dia 2 de outubro, e é investigado pelas autoridades, segundo o jornal “La Razón”.
De acordo com testemunhas citadas pela publicação, Irma López Aurelio, de 28 anos, foi ao hospital durante a madrugada do dia 2 após perceber que estava em trabalho de parto. Inicialmente, os funcionários informaram que havia pouco pessoal para o atendimento aos pacientes, devido a uma greve parcial, e que não poderiam admiti-la.
Sem falar espanhol (Irma é índia de origem mazateca, e segundo o "La Razón", nem ela nem o marido sabem falar o idioma espanhol), a mulher não conseguiu explicar sua situação, e não foi atendida. Ela e o marido ainda continuaram por algumas horas no hospital, aguardando que ocorresse a troca de turno de enfermeiros e médicos, na esperança de que alguém os atendesse.
Já pela manhã, Irma percebeu que o nascimento de seu terceiro filho de aproximava. Segundo o "La Razón", ainda sem atendimento, ela foi para o pátio do hospital e deu à luz na grama, ajoelhada. A criança caiu no solo, sem ninguém para ampará-la.
O jornal relata que apenas após o nascimento os funcionários do hospital se mobilizaram e atenderam a indígena e seu filho, que foram levados para dentro do centro de saúde. A criança é um menino, que nasceu saudável e passa bem.
Autoridades locais investigam o caso. Funcionários da clínica sugeriram que a barreira linguística dificultou a comunicação e levou a uma confusão e à falta de atendimento, segundo o jornal mexicano.
O secretário de saúde do estado de Oaxaca German Tenorio, disse que a dificuldade de comunicação não justifica a negligência médica.
Ainda de acordo com o “La Razón”, pelo menos outros dois casos semelhantes já foram registrados no centro de saúde.
G1

Detento faz máscara de sabonete com rosto de agente penitenciário na PB

Máscara feita com restos de sabonete foi encontrada dentro da Penitenciária Padrão de Santa Rita. (Foto: Walber Virgolino/Seap)
Uma máscara feita com restos de sabonete foi encontrada na terça-feira (8), dentro de uma cela na Penitenciária Padrão de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. A máscara tem a fisionomia de um agente penitenciário que trabalha no local. O secretário de Administração Penitenciária do Estado, Wallber Virgolino, disse que a máscara foi encontrada após investigação do serviço de inteligência. “Ficamos sabendo que os presos estavam fazendo máscaras para fugir, mas o apenado nos informou que é artista plástico e que o material fabricado foi apenas uma forma de homenagear o agente”, explicou.
Ele disse também que será aberta uma sindicância, mas que o apenado vai fazer trabalhos artesanais, devido a sua habilidade. “A máscara é bem semelhante às feições do servidor. Vou comprar mais sabonete para que ele possa continuar fazendo o trabalho artesanal, o que faz parte da ressocialização”, reforçou. O preso está cumprindo pena por roubo há cerca de dois anos, segundo o secretário. A máscara foi levada para o Instituto de Polícia Científica (IPC), para análise dos peritos.
G1

Operação prende delegado e outras 7 pessoas por extorsão e tráfico no AM

Coletes e armas apreendidos com os suspeitos (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Um delegado de polícia foi preso pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) durante a operação "Tribunal de Rua", realizada na manhã desta quarta-feira (9), para desarticular uma organização criminosa envolvendo policiais no estado. Outros seis policiais e um ex-PM também foram presos.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, as investigações duraram cerca de cinco meses e tiveram início a partir de denúncias de pessoas que são vítimas do grupo. Segundo o secretário, as detenções ocorreram nas casas dos policiais, nas zonas Norte e Leste da capital.

Entre os presos, segundo a Secretaria de Segurança Pública, estão o delegado da Polícia Civil do Amazonas Oscar Cardoso, que coordenava a Força Tática (FT);  um cabo e um sargento da FT, além de quatro soldados e um ex-policial militar. Segundo as investigações, o delegado utilizava a estrutura da polícia para fazer abordagens e extorquir as vítimas. Toda a ação contava com o apoio dos outros envolvidos.

Titular da SSP-AM, Paulo Roberto Vidal, explicou que operação teve cinco meses de investigações (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
"Estamos ouvindo essas pessoas, tantos os suspeitos quanto testemunhas e vítimas, e caberá à Justiça absolvê-los ou condená-los. Os policiais suspeitos foram afastados automaticamente dos seus postos para que possam responder a esses processos", destacou o coronel Vital.

O secretário explicou que a polícia montou um esquema para acompanhar a rotina dos suspeitos. A ação, segundo ele, teve diversos desdobramentos e interceptações autorizadas pela Justiça do Amazonas.

Na casa dos policiais, foram apreendidos 26 celulares, sete pistolas, 211 munições intactas, duas máquinas fotográficas, além de cinco carros, entre eles um com placa falsa, um computador, 10 pendrives, dois chips de celular, coletes balísticos e mais de R$ 1 mil em notas falsas.

Os suspeitos vão responder processo criminal por extorsão mediante sequestro, tráfico e associação para o tráfico de drogas. O delegado de polícia vai ficar detido na sede da Delegacia Geral, enquanto aguarda por julgamento. Os demais presos vão ser levados para o Batalhão de Guarda da Polícia Militar, localizado no bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte.

De acordo com o secretário-adjunto de Inteligência, Thomas Vasconcelos, o nome da Operação faz alusão a uma música de um grupo brasileiro, que trata da prática criminosa de extorsão feita por policiais no Rio de Janeiro. "Aqui, eles abordavam as pessoas em todas as zonas da cidade e recolhiam dinheiro para que elas e as drogas fossem liberadas", disse. Ele descartou o envolvimento de mais policiais no esquema.

G1

IPCA menor não significa que 'vamos descuidar' da inflação, diz Mantega


IPCA acumulado em 12 meses até setembro de 2013 (Foto: Editoria de Arte/G1)O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira (9) que o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, de 0,35%, somando, pela primeira vez neste ano, um valor abaixo de 6% em 12 meses, não significa que o governo vai "descuidar" da inflação.
"O governo tem de continuar alerta para impedir que a inflação volte a subir e a atrapalhar o consumidor brasileiro", declarou o ministro da Fazenda a jornalistas.
Nesta quarta-feira, acontece, em Brasília, o segundo dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que fixa a taxa básica de juros da economia. A expectativa do mercado financeiro é de uma nova alta de 0,5 ponto percentual nos O ministro Mantega também afirmou ter ficado "satisfeito" com o resultado do IPCA do mês passado.
"É menor do que o IPCA de setembro do ano passado e do ano retrasado. Significa que a inflação está sob controle. É claro que ela tem uma sazonalidade. No final do ano, ela sobe um pouco porque você tem entressafra, regime de chuvas, mas vamos ficar dentro da normalidade", declarou.
Reajuste da gasolina
Questionado sobre o aumento da gasolina, que, segundo a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, pode acontecer ainda neste ano, Mantega foi evasivo. "Isso nao é assunto nosso. Reajuste da gasolina é da Petrobras", declarou ele, mesmo sendo presidente do Conselho de Administração da empresa estatal.

Nesta terça-feira (8), a presidente da Petrobras informou que ainda não há data definida para o reajuste. "A gasolina pode subir esse ano. Não tem data. Como aconteceu todos os anos, a gente tem aumento de preço. E quem sabe, pode acontecer algum movimento abrupto inesperado. O Brent cai, o câmbio desce e aí tem redução no preço da gasolina. Ou seja, a previsão de aumento é possível, é previsível, mas não tem data", disse a executiva a jornalistas.
Federal Reserve
Sobre a retirada dos estímulos monetários nos Estados Unidos, o ministro Mantega informou que, em sua visão, isso deve acontecer somente em 2014. Ele avaliou que a vice-presidente do Federal Reseve (o BC norte-americano), Janet Yellen, que, segundo a Reuters, deverá ser nomeada presidente da instituição, pode adiar a desativação dos estímulos nos Estados Unidos.

"Eu não sei porque eu nao vi o pronunciamento dela [Janet Yellen] até agora. O que vai adiar a desativação dos estímulos é o baixo crescimento da economia americana. A economia americana não tem dado sinais de vigor. Tem crescido, porém abaixo das expectativas. Isso que vai determinar se você vai continuar ou não com os estímulos. Portanto, eu acho que está prorrogada a retirada dos estímulos para o próximo ano", declarou o ministro da Fazenda a jornalistas.
G1

Pesquisa Vox Populi diz que Cássio Cunha Lima tem 52% dos votos para governador nas eleições de 2014

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou, na noite desta terça-feira (07), uma pesquisa encomendada ao Vox Populi sobre intenções de votos na Paraíba. Na pesquisa espontânea (onde não são citados os nomes dos candidatos) Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera as intenções de votos com 14%, praticamente empatado com Ricardo Coutinho (PSB) com 12%; Veneziano Vital do Rêgo e o ex-governador José Maranhão (ambos do PMDB) com 2%, cada. 

Curta a fanpage do Araruna Online no Facebook e receba as últimas notícias
Na pesquisa estimulada, num primeiro cenário com três candidaturas a governador, o senador Cássio Cunha Lima aparece com 50% da preferência do eleitorado. O governador Ricardo Coutinho  aparece com 26%. Já o ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo ficaria com 11%.
Em abril, levando-se em conta esse mesmo cenário, Cássio teria 44% dos votos. 
Já o governador Ricardo Coutinho aparecia com 30%. Veneziano praticamente ficou no mesmo patamar, já que em abril ele tinha 12% e caiu apenas um ponto. 
O Vox Populi também simulou a pesquisa com o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) substituindo o irmão Veneziano Vital. Nesse cenário, o senador Cássio Cunha Lima aparece com 52% das intenções de votos (em abril eram 46%), contra 52% de Ricardo Coutinho (em abril eram 31%) e 8% de Vitalzinho (em abril eram 9%).
Ninguém, branco e nulo ficam com 10%. Não soube responder ficou com 5%.
O instituto colocou para os eleitores um terceiro cenário, com Ricardo Coutinho, Cícero Lucena e Vital Filho na disputa. O governador teria 42%, Cícero ficaria com 15% e o senador peemedebista alcançaria 13%. 
Ninguém, branco e nulo subiriam para 22%.  Não soube ou não respondeu somam 8%. 
O quarto cenário aponta uma disputa entre Ricardo, Veneziano e Cícero. O ex-prefeito de Campina Grande foi de 17% para 18%. O governador passou de 47% para 40%. O senador 'tucano' foi de 11% para 14%. 
Nessa hipótese, branco e nulo chegariam a 20% e não soube tinha 10% em abril, caindo para 10% em setembro.
Colocados todos os candidatos, a menor rejeição é a de Cássio Cunha Lima (9%), seguido de Cícero Lucena (11%), Veneziano (16%), Vital (17%) e Ricardo Coutinho (23%). 
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 25 de setembro deste ano, com 1.880 entrevistas. A margem de erro é de 2,5%, para mais ou para menos. 
Para senador
A pesquisa do Vox Populi também ouviu os eleitores sobre a disputa para senador. Na espontânea, os mais citados foram Cássio Cunha Lima, Cícero Lucena e Wellington Roberto (PR), com 3% cada. Em seguida vem José Maranhão com 2%. Outros 4%, nenhum 14% e não soube responder 70%. 
Já na estimulada, o nome de Rômulo Gouveia (PSD) aparece com 20%, seguido de Cícero Lucena (19%), Wilson Santiago (14%), Luiz Couto (8%) e Wellington Roberto (5%). Ricardo Marcelo (PEN) foi citado por 3% dos entrevistados. Ninguém, branco e nulo ficaram com 19%. Não soube responder 12%.
Para ler mais notícias do Araruna Online, clique em ararunaonline.com/noticias. Siga também o Araruna Online no Twitter e por RSS.
Fonte: http://www.ararunaonline.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...