quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Criança no perfil do Facebook? Que tal colocar uma desaparecida?

A nova "onda" no Facebook é colocar fotos da infância. Com a proximidade do Dia das Crianças (12 de outubro), a moda tomou conta da rede. Mas e se tal atitude pudesse ajudar uma criança perdida e deixar uma mãe mais feliz no sábado?

A AGE Isobar aproveitou a "febre" e acaba de criar uma ação de oportunidade para a ONG Mães da Sé, que pode fazer o próximo sábado mais feliz para muitas famílias. Para participar, basta acessar o site www.perfildesaparecido.com, escolher entre as diversas fotos de crianças desaparecidas disponível no banco de dados da ONG Mães da Sé – entidade sem fins lucrativos, que congrega familiares e amigos de pessoas desaparecidas – e colocar a imagem em seu perfil.
   

A ação, que conta com direção de criação de Carlos Domingo, tem como foco viralizar as fotos - atingindo o maior alcance de pessoas possível - e traz como conceito 'Quer colocar uma criança no seu perfil do Facebook? Coloque uma que precisa ser vista'.

Concurso público na PB tem questões sobre miss e data de assalto

Trecho da prova de concurso da Paraíba (Foto: Reprodução)No último dia  29 de setembro a prefeitura  de Santana de Mangueira, Sertão da Paraíba, realizou um concurso público para o preenchimento de 199 vagas em todos os níveis de escolaridade. Algumas das questões das provas acabaram chamando a atenção dos candidatos por tratarem de temas "estranhos". Entre os assuntos abordados apareciam a eleição de miss da cidade em 2013, a data em que  uma agência dos Correios foi assaltada e os nomes de "filhos ilustres" de Santana de Mangueira.
Morador de Pernambuco, o professor de história Everton José Maciel prestou o concurso. “Impossível alguém que não é da cidade saber responder essas perguntas", diz ele, que reclama que com a escolha dos temas a organização da prova beneficiou moradores de Santana de Mangueira, desrespeitando a concorrência igualitária entre os candidatos. "O edital coloca conhecimentos da Paraíba, do Brasil e sobre a cidade, mas as questões não possuem relação direta com a história de Santana de Mangueira”, afirma o professor.
As perguntas contestadas por Everton são do campo conhecimentos gerais/atualidades. Ele explicou que elas não integravam as provas do grupo que ele concorreu (nível superior), mas teve conhecimento do ocorrido através de sua esposa, que fez o concurso para o cargo de cozinheira/merendeira. “Todos são iguais, não existem distinções, isso está na lei, o concurso é público e se é público não pode beneficiar quem é da cidade. Até as pessoas que são de cidades vizinhas com certeza também não souberam responder essas questões”, diz.
O concurso de Santana de Mangueira foi organizado pela empresa Real Concursos- Consultoria e Serviços Ltda, que tem sede em Conceição, também no Sertão paraibano. O G1teve acesso às provas, que estão disponibilizadas na internet. A do cargo cozinheira /merendeira tem logo como primeira questão de conhecimentos gerais a data em que a agência dos Correios de Santana de Mangueira foi assaltada. Há ainda duas questões sobre 'filhos ilustres"; sobre um cantor local de renome; o primeiro prefeito reeleito; sobre quem levou a primeira antena via satélite para a cidade. A penúltima questão relembra os  50 anos da eleição da 1ª brasileira como Miss Universo e pergunta quem é atual Miss de Santana de Mangueira.
Segundo Ênio, os candidatos que se sentirem prejudicados têm o direito de entrar com recurso contra a prova. “O que está no edital, ele (candidato) tem que estudar, não pode dizer que a prova vai beneficiar A, B ou C não. Ele poderia estar em Conceição, em Pernambuco, ou em qualquer outro lugar, mas tem que estudar”, completou justificando que os conteúdos não beneficiam ninguém.O diretor-presidente da Real Concursos, Ênio Alves, afirmou que não há nada de errado na elaboração das provas. “Tudo isso está no edital na parte do conteúdo programático de conhecimentos gerais. O edital é bem claro, fatos marcantes, os assuntos do cenário cultural, político, científico, econômico e social do município de Santana de Mangueira, e assuntos de interesse geral relacionados à imprensa falada e escrita (..) tudo isso está colocado lá”, explicou.
O diretor da  empresa organizadora disse também que existem fontes de estudo para todos os conteúdos contestados e citou sites e apostilas produzidas especificamente para a prova. Como exemplo, o G1 fez uma busca na internet sobre eleição da Miss Santana de Mangueira e encontrou apenas duas referências sobre o concurso (uma página em uma rede social e o site do organizador). 
O gabarito oficial preliminar do concurso de Santana de Mangueira está previsto para ser divulgado no dia 15 de outubro.
Erros de ortografia e Ministério Público
Além dos temas que, na opinião do professor, estariam em discordãncia com o edital,  Everton afirma que as provas do concurso estavam repletas de erros de ortografia e digitação. Problema este que foi admitido pelo responsável pela Real Concursos. Ênio Alves, no entanto, disse que isso foi culpa da gráfica que produziu os cadernos de questões.

O professor de história procurou o Ministério Público em Conceição para pedir providências, encaminhando inclusive cópias das provas. O G1 tentou falar com o promotor de Justiça Pedro Henrique de Freitas, responsável pelo caso, mas ele não foi localizado na promotoria.
G1pb

Suspeitos de matar adolescente apedrejado são apreendidos em Patos - PB

Cinco suspeitos de matarem um adolescente de 17 anos foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (10), na cidade de Patos, no Sertão paraibano. De acordo com as informações da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos, os suspeitos teriam assassinado o adolescente a pedradas, na manhã de quarta-feira (9), ao lado do Santuário de N. Srª. do Perpétuo Socorro, no bairro da Liberdade.
Os adolescentes estão sendo ouvidos na sede da 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Patos e ainda hoje o delegado responsável pelo caso, George Wellington Júnior, deverá realizar uma entrevista coletiva para detalhar o caso.A polícia explicou que os agentes chegaram aos suspeitos após uma investigação em que refizeram os passos da vítima. O adolescente foi encontrado por policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por volta das 7h, com ferimentos feitos por objetos pesados. Próximo ao local onde estava o corpo do jovem, várias pedras apresentavam sinais de sangue.
G1

Paraíba registra 1,2 mil assassinatos este ano, diz Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça divulgou nesta quarta-feira (9) que no acumulado de janeiro a setembro deste ano a Paraíba registrou 1.122 homicídios. Isso representa uma redução de 2,43% em relação aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no mesmo período do ano passado, quando foram computados 1.150 assassinatos nos primeiros nove meses do ano. O Governo Federal prevê investir R$ 97,8 milhões em segurança pública no estado até 2014. Os dados fazem parte do programa federal 'Brasil Mais Seguro'.
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), o número de homicídios vem caindo a cada trimestre na Paraíba. De janeiro a março, foram 418 casos; no segundo trimestre, a Polícia contabilizou 399; e de julho a setembro ocorreram 305 CVLI. Isso representa uma diminuição sucessiva de 4,5% e 23,5% dos crimes contra a vida na Paraíba. De janeiro a setembro de 2013, foram 89 homicídios contra mulheres, sendo 112 no mesmo período de 2012. A queda é de 21%.
Os recursos, segundo o ministério, são para aperfeiçoamento tecnológico e fortalecimento da inteligência de segurança pública, da Perícia, da Polícia Civil, da polícia ostensiva de proximidade e das ações de prevenção, além de emprego da Força Nacional, capacitação, valorização profissional e articulação com o Sistema de Justiça Criminal.No último trimestre, houve redução de 14,5% no número de homicídios. Entre julho e setembro, foram registrados 305 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), enquanto no mesmo período do ano passado foram 357 assassinatos. Se comparados os índices do mês de setembro deste ano com setembro de 2012, a redução chega a 21,5%. São 102 CVLIs contra 130 ocorridos no mesmo mês do ano anterior.
Dentre as justificativas para a curva descendente dos índices de criminalidade violenta, segundo o Ministério da Justiça, estão a compatibilização das áreas integradas de segurança, com delimitação por quadrantes das unidades territoriais de polícia preventiva; o fortalecimento das ações de inteligência; o uso de sistema digitalizado e compatível com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e a qualificação do trabalho de repressão qualificada. A polícia paraibana já apreendeu este ano 1.953 armas de fogo e mais de meia tonelada de drogas.
Os resultados foram analisados na última segunda-feira (7), em João Pessoa (PB), durante a reunião de monitoramento das ações, que contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, do governador Ricardo Coutinho e de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Criminal e Corpo de Bombeiros.
G1

Passageira morre em Mato Grosso após passar mal em avião

Ana Paula tinha 35 anos e morreu durante voo (Foto: Arquivo pessoal)
Uma passageira de 35 anos morreu após passar mal durante um voo comercial que saiu de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá, com destino à capital, na tarde desta quarta-feira (9). Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, Ana Paula Costa Nascimento sofreu uma parada cardíaca. Após ela se sentir mal, o piloto do avião retornou para Alta Floresta e fez um pouso de emergência.
A passageira foi levada para o Hospital Regional de Alta Floresta. Ao chegar, os médicos constaram que ela já havia morrido. No voo, Ana Paula estava acompanhada do mãe, do marido e do filho, e seguia para Goiânia, onde pretendia fazer tratamento de saúde, porém, não resistiu."Em questão de minutos, o avião estava no chão novamente. Quando o comandante viu o problema, já acionou uma equipe nossa [do Corpo de Bombeiros] e, quando o avião pousou, tinha um médico e uma enfermeira", disse o cabo André Júnior Maziero, do Corpo de Bombeiros. Ele disse que, antes de ser levada para o hospital, um médico e uma enfermeira fizeram os primeiros procedimentos na tentativa de reanimar a passageira, mas não obtiveram êxito. "O médico ainda tentou entubá-la dentro do avião", contou.
O primo de Ana Paula, Getúlio Costa, disse ao G1 que há duas semanas a prima vinha reclamando de dores. Fez um exame que detectou um mioma no útero. "Depois ela fez outro exame e descobriu que outros órgãos já tinham sido afetados. O médico falou que o caso não poderia ser resolvido no interior. Daí decidimos levá-la para Goiânia", contou. Getúlio afirmou que a prima morava em Alta Floresta há oito meses, mas que toda a vida residiu com a família, em Barra do Garças, a 516 quilômetros da capital.
Ele explicou que o médico aconselhou a jovem a não ir de carro para Goiânia por conta do estado de saúde. "Cinco minutos depois que o avião decolou, ela sofreu uma parada cardíaca. Nós estamos consternados com a morte dela. Era uma pessoa alegre, cheia de vida", lamentou.
O corpo da passageira está sendo levado em um voo fretado para Barra do Garças. A previsão é que chegue por volta das 11h [horário de Mato Grosso]. O velório será na casa da família, no Centro da cidade. O sepultamento também deve ser feito no cemitério do município.
G1

Vídeo viral de cachorro agredido até a morte foi feito nas Filipinas em 2011

Um vídeo com quase 20 minutos que mostra um cachorro ainda filhote ser agredido até a morte por três jovens chocou muita gente e gerou até campanha para que elas - tidas como brasileiras - fossem punidas. O vídeo, porém, não só é antigo como não foi feito no Brasil, mas nas Filipinas, e os responsáveis pela prática estão presos desde 2012, de acordo com a ONG de defesa dos animais Peta.
G1 recebeu via VCnoG1 mensagens de 65 leitores sobre o vídeo entre a tarde da última sexta-feira (4) e a noite do domingo (6). Os links que continham a versão integral do vídeo foram bloqueados em sites como o YouTube, o que dificulta a identificação da data de filmagem e publicação do conteúdo. Segundo a Peta, o vídeo é datado de 2011 e ele ainda circula na internet em versões mais curtas.
Imagem do vídeo que mostra três jovens filipinas pisoteando e chutando um filhote de cachorro, que acabou morrendo. (Foto: Reprodução)
As imagens mostram jovens de feições orientais que chutam e pisoteiam um filhote de cachorro. Vestindo shortinhos, as três fazem poses para câmera, riem e chegam a pular sobre ele.
Fetiche
As cenas que viralizaram no Brasil fazem parte do processo contra o casal filipino Vicente e Dorma Ridon, que aliciavam garotas entre 12 e 18 anos para protagonizarem filmes de um fetiche sexual nas Filipinas chamado de “crush”: com os pés, jovens maltratam até a morte animais pequenos, como cachorros, gatos, coelhos e ratos.

No Brasil, a Lei 9.605 tipifica maus-tratos aos animais como crime, punido com prisão de 3 meses a 1 ano, além de multa. Se o animal morrer, a pena pode aumentar. "É uma pena muito leve. Isso é convertido em trabalho comunitário, a não ser que a pessoa tenha cometido outro delito, já que a pena é menor de 2 anos”, diz George Guimarães, presidente da ONG brasileira Veddas (Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade). “Se fosse no Brasil, [as jovens] iriam responder a um processo criminal, que iria acabar em cesta básica ou algo do tipo.”“Os suspeitos e alegados mentores intelectuais da produção desses vídeos de ‘crush’ , Vicente e Dorma Ridon, estão presos desde agosto de 2012. Algumas das garotas dos filmes testemunharam contra os cônjuges”, afirmou aoG1 Rochelle Regodon, diretora da organização Peta na Ásia em entrevista por e-mail. A entidade ajudou a reunir provas que levaram o casal Ridon à cadeia.
G1

Nova descoberta pode levar à cura de Alzheimer

Estudo descobriu substância capaz de evitar morte do tecido cerebral, responsável pelo Alzheimer.  (Foto: BBC)
A descoberta da primeira substância química capaz de prevenir a morte do tecido cerebral em uma doença que causa degeneração dos neurônios foi aclamada como um momento histórico e empolgante para o esforço científico.
Ainda é necessário maior investigação para desenvolver uma droga que possa ser usada por doentes. Mas os cientistas dizem que um medicamento feito a partir da substância poderia tratar doenças como Alzheimer, Mal de Parkinson, Doença de Huntington, entre outras.
Em testes feitos com camundongos, a Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, mostrou que a substância pode prevenir a morte das células cerebrais causada por doenças priônicas, que podem atingir o sistema nervoso tanto de humanos como de animais.
A equipe do Conselho de Pesquisa Médica da Unidade de Toxicologia da universidade focou nos mecanismos naturais de defesa formados em células cerebrais.
Quando um vírus atinge uma célula do cérebro o resultado é um acúmulo de proteínas virais. As células reagem fechando toda a produção de proteínas, a fim de deter a disseminação do vírus.
No entanto, muitas doenças neurodegenerativas implicam na produção de proteínas defeituosas ou 'deformadas'. Estas ativam as mesmas defesas, mas com consequências mais graves.
As proteínas deformadas permanecem por um longo tempo, resultando no desligamento total da produção de proteína pelas células do cérebro, levando a morte destas.
Este processo, que acontece repetidamente em neurônios por todo o cérebro, pode destruir o movimento ou a memória, ou até mesmo matar, dependendo da doença.
'Extraordinário'
Acredita-se que esse processo aconteça em muitas formas de neurodegeneração, por isso, interferir nesse processo de modo seguro pode resultar no tratamento de muitas doenças.

Os pesquisadores usaram um composto que impediu os mecanismos de defesa de se manifestarem, e por sua vez interrompeu o processo de degeneração dos neurônios.
O estudo, divulgado na publicação científica "Science Translational Medicine", mostrou que camundongos com doença de príon desenvolveram problemas graves de memória e de movimento. Eles morreram em um período de 12 semanas.
No entanto, aqueles que receberam o composto não mostraram qualquer sinal de tecido cerebral sendo destruído. A coordenadora da pesquisa, Giovanna Mallucci, disse à BBC: 'Eles estavam muito bem, foi extraordinário.'
'O que é realmente animador é que pela primeira vez um composto impediu completamente a degeneração dos neurônios.'
'Este não é o composto que você usaria em pessoas , mas isso significa que podemos fazê-lo, e já é um começo', disse Mallucci.
Ela disse que o composto oferece um 'novo caminho que pode muito bem resultar em drogas de proteção' e o próximo passo seria empresas farmacêuticas desenvolverem um medicamento para uso em seres humanos.
O laboratório de Mallucci também está testando o composto em outras formas de neurodegeneração em camundongos, mas os resultados ainda não foram publicados.
Os efeitos colaterais são um problema. O composto também atuou no pâncreas, ou seja, os camundongos desenvolveram uma forma leve de diabetes e perda de peso.
Qualquer medicamento humano precisará agir apenas sobre o cérebro. No entanto, o composto dá aos cientistas e empresas farmacêuticas um ponto de partida.
Estudo de referência
Comentando a pesquisa, Roger Morris da King's College London, disse: 'Esta descoberta, eu suspeito, será julgada pela história como um acontecimento importante na busca de medicamentos para controlar e prevenir o Alzheimer.'

Ele disse à BBC que uma cura para a doença de Alzheimer não era iminente, mas disse que está 'muito animado, pois é o primeiro teste feito em um animal vivo que prova ser possível retardar a degeneração de neurônios.'
'O mundo não vai mudar amanhã, mas este é um estudo de referência.'
David Allsop, professor de neurociência da Universidade de Lancaster descreveu os resultados como 'muito impressionante e encorajador', mas advertiu que era necessário mais pesquisas para ver como as descobertas se aplicam a doenças como Alzheimer e Parkinson.
Eric Karran, diretor de pesquisa da organização sem fins lucrativos Alzheimer's Research UK, disse: 'Focar em um mecanismo relevante para uma série de doenças neurodegenerativas poderia render um único medicamento com benefícios de grande alcance, mas este composto ainda está em uma fase inicial.'
'É importante que estes resultados sejam repetidos e testados em outras doenças neurodegenerativas, incluindo o mal de Alzheimer.'
G1

Ziraldo passa mal durante Feira de Frankfurt e é hospitalizado, diz MinC

Exposição 'Ziraldomania' começou na quarta-feira (3) no Sesc Araraquara (Foto: Ziraldo/Arquivo pessoal)
O cartunista Ziraldo passou mal durante a Feira de Frankfurt nesta quinta-feira (10). Segundo a assessoria do Ministério da Cultura (MinC), ele sentiu um desconforto e foi levado para um hospital da região em carro particular. A assessoria não informou o nome do hospital.
O primeiro atendimento foi feito em um posto médico do próprio evento. Ele está em observação. A palestra dele estava programada para acontecer às 10h, no horário de Brasília (15h, horário local). A palestra que ele participaria se chama "Um país de ilustrações e desenhos" e foi organizada pela Câmara Brasileira do Livro.
Por mensagem de celular, a mulher do escritor disse à TV Globo Minas que Ziraldo teve "apenas um mal estar". A escritora Cíntia Moscovich, que estava na sala da delegação brasileira no momento do ocorrido, disse ao G1 que o autor "teria esquecido os medicamentos e passou mal dentro da feira".
A Feira de Frankfurt é um evento literário que acontece anualmente na Alemanha. A edição de 2013, que começou na quarta (9) e vai até domingo, conta com um pavilhão dedicado ao Brasil
G1

Peritos não conseguem identificar criatura com chifres achada em praia

Carcaça de criatura marinha estranha foi encontrada no dia 15 de agosto em uma praia de Almería (Foto: Reprodução/YouTube/Manguta100)
Especialistas da Associação em Defesa da Fauna Marina (Promar) não conseguiram identificar a carcaça de uma criatura com chifres que foi achada no dia 15 de agosto em uma praia de Almería, na Espanha. A carcaça tinha entre quatro e cinco metros. Assista ao vídeo.
"Estava em decomposição muito avançada e não conseguimos identificar o que é", disse o porta-voz da Promar, Paco Toledano. "É muito difícil saber com o que estamos lidando", acrescentou ele.

Toledano destacou que o órgão enviou informações sobre os restos há outros especialistas, na tentativa de que eles pudessem identificar o animal.
G1

Pesquisa sobre saúde mental de Hitler revela que ele se considerava a “encarnação do espírito de Deus”


Pesquisa sobre saúde mental de Hitler revela que ele se considerava a “encarnação do espírito de Deus”No último ano, foi trazida à tona uma pesquisa de abril de 1942 sobre a saúde de Hitler, realizada pelo Serviço de Inteligência Britânica.
Segundo o trabalho, que analisou um discurso do führer de 26 de abril do mesmo ano, ele apresentava sintomas de paranoia e estava preocupado em exterminar uma parcela da população que considerava a encarnação do diabo e chamava de "veneno judeu". O documento também revela que o líder se considerava "a encarnação do Espírito de Deus".
Descoberta pelo pesquisador da Universidade de Cambridge (Reino Unido), Joseph MacCurdy, a análise tinha o objetivo de reconstruir o que se passava na mente de Hitler quando ele fez e escreveu o discurso nos anos 1940. "O seu conteúdo reflete, provavelmente, as suas tendências mentais patológicos por um lado e, por outro, seu conhecimento", é uma das indicações presentes no início do texto.
Além de paranoia, também foram identificados sintomas de epilepsia e histeria. Em suas palavras, os pesquisadores também identificaram uma fobia judaica, a qual considerava os judeus como uma "agência universal do mal", que ameaçava não apenas a Alemanha. Um medo de uma derrota "desastrosa" também já apresentavam sinais em seu discurso.
Fonte: Superinteressante

Crianças comem mistura de café e farinha em creches do Maranhão



Em São Luís, mais de cem creches comunitárias estão sobrevivendo de doações desde o início do ano. Elas são administradas por associações de bairros e estão sem receber sua principal fonte de recursos desde o início do ano: a verba do Fundeb, que é repassada para a prefeitura redistribuir entre as entidades.
A prefeitura alega que as creches não entregaram a documentação exigida por lei para liberação do dinheiro. Há 10 meses os professores não recebem salário e as crianças não têm comida.
No início da semana, um flagrante mostra imagens de crianças comendo uma mistura de café com farinha para matar a fome. Mais de cem mil crianças são atendidas pelas creches comunitárias na capital maranhense.
G1

Aluno da Padre Jerônimo Lauwen representará Paraíba na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

O aluno Jorge Luis, do 1º ano C da escola Padre Jerônimo Lauwen, em Santa Luzia, disputou nos dias 06 e 07 de outubro a etapa estadual dos jogos escolares em João Pessoa. Jorge competiu na modalidade individual do salto em distância e conquistou a vaga nacional depois de ficar em segundo lugar com um salto de 6,32 metros apenas há nove centímetros do primeiro lugar.

Jorge Luis garantiu sua participação, juntamente com o primeiro lugar, na modalidade de atletismo 15-17 anos dos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional, que ocorrerão na cidade de Belém no Estado do Pará no período de 07 a 17 de novembro. 

O professor Eugênio Pacelli (Pachelo) que acompanha o aluno afirmou que esta foi a melhor campanha da Escola Padre Jerônimo Lauwen nos jogos escolares sendo destaque tanto nos esportes coletivos (handebol) como nas modalidades individuais como a corrida 200m e o salto em distância. "Nós temos muitos atletas bons, mas é preciso dar condições para que eles participem das competições com os equipamentos adequados e de igual para igual nesse critério com outras escolas". disse o professor.

O professor Pacelli, juntamente com a direção e a família, estão preparando a documentação para encaminhar à Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer que providenciará as passagens. Os professores da escola estão fazendo uma campanha para arrecadar recursos para colaborar na aquisição dos acessórios novos que o aluno precisa para participar da prova. 

COMO SERÃO AS PROVAS DA ETAPA NACIONAL

Na etapa de 15 a 17 anos, são disputadas 28 provas pelos alunos-atletas, sendo 14 masculinas e 14 femininas. Cada estado pode inscrever um técnico e 13 alunos-atletas em cada gênero, indicando até dois alunos-atletas por prova e uma equipe no revezamento. O limite de participação por aluno-atleta é de duas provas individuais e o revezamento, que pode ter equipes formadas por alunos-atletas de escolas diferentes.

PB só pode retirar água de açude três vezes por semana, diz ANA

Cinco cidades da Paraíba só podem retirar água do rio Piranhas-Açu e do açude Coremas eMãe D'Água três vezes por semana, durante o período da seca. Foi o que determinou a Agência Nacional das Águas (ANA), que definiu um calendário com restrições para a retirada de água desses locais. Segundo o relatório, o rio Piranhas-Açu está com 34,4% da capacidade de armazenamento e o açude com 33,2%.

Segundo a ANA, é importante que os irrigantes observem os horários mais adequados e não irriguem entre 11h e 17h, pois nesse período muita água é perdida por evaporação. Outro alerta é para que nenhum outro tipo de cultura seja iniciada no período da seca, sob pena de não haver água suficiente.
As cidades atingidas pela determinação sãoCoremasPombalCajazeirinhas, Paulista e São Bento. Nessas cidades a população só pode retirar água para praticar qualquer atividade produtiva, como irrigação e piscicultura, às segundas, quartas e sextas, no horário da tarifa verde.
Além da Paraíba, no Rio Grande do Norte a medida vale para Jardim de Piranhas eJucurutu, onde será permitida a retirada de água às terças, quintas e sábados. A restrição para a retirada de água teve início na segunda-feira (7) e deve continuar enquanto durar a seca que castiga o semiárido nordestino. A ANA informou que vem monitorando a situação do rio e dos açudes e poderá alterar as regras, caso considere necessário.

Padre, demitido de suas funções por ser maçom, ‘tenta’ explicar e justificar sua dupla “filiação”

vesin2
O padre maçom francês que nesse verão fez uma peregrinação a pé até Roma, em uma tentativa de explicar sua dupla filiação, expressou nessa quinta-feira o seu desapontamento por não ter sido recebido pelo Papa. “Mesmo que não se deva sonhar com um encontro com o Papa Francisco, não tenho o direito a uma resposta?”, questionou, em um e-mail enviado à AFP, o padre Pascal Vesin, demitido das suas funções como pároco em maio pelo Bispo de Annecy (Alpes franceses).


“Eu pensei que a minha vinda e minha mensagem portadora de uma questão que está além de mim e que se refere a muitos católicos chamaria a sua atenção”, escreveu ele, considerando que a pena lhe foi imposta é “injustificada”. À agência I.Media, especializada em Vaticano, o padre Vesin admitiu ter sido brevemente recebido por um sub-subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé, que o tratou “como quantidade insignificante”, lembrando a ele a “incompatibilidade” entre os princípios da fé e a Maçonaria.

Em 21 de agosto, depois de uma peregrinação de 39 dias desde Megeve, nos Alpes franceses, até o Vaticano, o padre Vesin chegou a Roma na esperança de que o Vaticano entendesse suas razões e que Franciso suspendesse a sanção. Sacerdote há 17 anos, o Pascal Vesin, 43 anos, pastor da paróquia de St. Anne d’Arly-Montjoie em Megeve é ​​membro ativo do Grande Oriente de França há 13 anos. Apegado à Igreja e ao seu sacerdócio, ele acredita que a Maçonaria evoluiu, levanta questões interessantes e não é mais hostil à religião como era um século atrás. Em maio, o padre havia sido afastado de suas funções, impedido de celebrar e comunicar, devido à sua “participação ativa” em uma loja. Ele continua a ser um padre, “mas sem o direito de exercer” explicou o bispo, acrescentando que a pena pode ser dispensada se ele deixar a Maçonaria.

Sua diocese tinha justificado a punição, explicando que o padre tinha decidido, apesar dos avisos pela liberdade absoluta de consciência, reivindicando sua dupla filiação.

A coragem das argentinas que posaram nuas para financiar o mamógrafo de um hospital público

Sessenta mulheres na Argentina decidiram posar nuas para financiar a compra de um mamógrafo para um hospital público da região da Patagônia.
Além da compra do equipamento, o grupo, composto por donas de casa, comerciantes, arquitetas, professoras, publicitárias e funcionárias públicas da cidade de Villa la Angostura, na Patagônia, quer enviar a outras mulheres comuns a mensagem de que devem se aceitar como são, sem plásticas ou “marcadas pela vida”.


“Queríamos mostrar as mulheres como elas são e transmitir a ideia de que podem ser felizes com seus corpos”, disse ela à BBC Brasil.Por trás câmeras e do projeto, batizado de ‘Mujer en amor’ (‘Mulher com amor’, em tradução livre), está a fotógrafa Paola Pierini.
“Alguém que está preocupada com imagem tem até o prazer afetado na hora do sexo”, afirmou.
Calendário
As fotos de 12 mulheres, com idades entre 25 e 60 anos, vão ilustrar um calendário 2014 que será lançado no mês que vem. Elas esperam arrecadar US$ 70 mil (R$154 mil) com as vendas, que serão destinados à compra do mamógrafo para o hospital Oscar H. Arraiza.
As outras imagens estarão disponíveis na página do projeto no Facebook, por meio da qual Pierini convocou as modelos.
“Foram três meses, desde a convocação até a realização das fotos”.

Segundo ela, a iniciativa atraiu mulheres “que chegaram em um momento da vida em que querem se reafirmar e dizer a outras que se amem e se sintam bem com o próprio corpo”.
‘Amor a si mesma’A ideia inusitada atraiu mulheres não só do local, como também da capital Buenos Aires e do Chile, disse Pierini. Mas o calendário reúne apenas as moradoras de Villa la Angostura, ponto turístico no sul do país.
A arquiteta Susana Requena, de 60 anos, viúva, mãe de três filhos e avó, contou que foi a primeira vez que tirou a roupa diante de uma câmera.
“Gostei da ideia de mostrar como somos, com estrias, com as marcas da vida e do tempo”, disse.
Ela foi submetida a uma mastectomia há dez anos, mas não realizou cirurgia reparadora do seio.
“Sou uma das mulheres marcadas pela vida porque me falta um seio. E isso é difícil. Posar (para o calendário) foi uma oportunidade de ser feliz comigo mesma”, disse, rindo.
“Foi como voltar a ter harmonia com meu corpo”, afirmou.
Antes de posar, ela conversou com os filhos que moram na Inglaterra, na Costa Rica e em Buenos Aires. “Eles me deram a maior força, já viram a foto e gostaram muito”.
Muitas modelos só se conheceram no dia da sessão de fotos, em um hotel da cidade.

“Mas foi muito divertido. E hoje, meus clientes me parabenizam”, disse Requena.Marido
A dona de casa Natalia Ollarce, de 30 anos, e mãe de três filhos, contou que no início o marido não gostou da ideia, mas acabou lhe ajudando a desenhar as asas de borboleta que ilustram sua foto desnuda.
“Somos reais e poucas vezes vemos mulheres como nós mesmas na televisão”, disse.
E por que as asas? “Imaginei asas de borboleta, como símbolo de libertação”, respondeu, acrescentando que outras mulheres vão se identificar com a ideia.
Além do calendário, elas também foram filmadas para um vídeo de promoção que será exibido no dia do lançamento do calendário.

MEC 'reprova' 16 cursos superiores da Paraíba

Luzia Santos
Dos 40 cursos de oito instituições de ensino superior na Paraíba que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, 40% obtiveram nota inferior a três, em uma escala que vai até cinco. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as notas abaixo de três são consideradas insatisfatórias.

De acordo com a avaliação, 16 entre 40 cursos foram reprovados no Estado. Foram avaliados cursos da rede pública e privada de ensino superior.

Conforme o balanço, 60% dos cursos avaliados no Enade obtiveram notas que variam de três a cinco pontos na Paraíba, sendo que dois obtiveram avaliação máxima. Entre os cursos com nota satisfatória, 65% são da rede pública, sendo a maioria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na rede pública, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a única a alcançar conceito máximo (5). A nota, segundo o MEC, foi obtida pelo curso de Direito oferecido em João Pessoa. Já na rede privada de ensino superior, a pontuação máxima foi para o curso de Administração da Faculdade Potiguar da Paraíba, em João Pessoa. Já a nota quatro foi obtida apenas por instituições públicas de ensino superior em cinco cursos. Na lista estão Direito, em Campina Grande, e Ciências Contábeis, em Monteiro, ambos da Universidade Estadual de Campina Grande; além de Direito, também em Campina, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ciências Econômicas da UFPB, em João Pessoa, e Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), na capital.

Outros 17 cursos alcançaram pontuação três. Na contramão estão os cursos com nota igual a um. Na lista aparecem Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Gestão Comercial oferecidos respectivamente pela Faculdade de Tecnologia da Paraíba, em Cabedelo, e Faculdade Potiguar da Paraíba, em João Pessoa.

De acordo com o MEC, o Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

O conceito Enade é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição.

Segundo o MEC, as notas individuais de cada curso avaliado no Enade 2012 estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) desde as 17h de ontem. A pontuação só pode ser consultada pelos estudantes que participaram do exame.

Reitoria antecipa feriado do Dia do Professor e determina recesso docente na segunda, dia 14

A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou portaria na qual estabelece que as comemorações do Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro, serão antecipadas para a próxima segunda-feira (14). Desta forma, fica determinado o recesso das atividades docentes no dia 14 de outubro, estendido, com especificidade, aos setores administrativos diretamente vinculados, como Direções de Centros, Coordenações de Cursos e Chefias de Departamentos.
As atividades nos demais setores da Instituição continuarão normais e todas as atividades docentes voltarão à normalidade na terça-feira (15).

Fonte: www.uepb.edu.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...