segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Menina de quatro anos é resgatada pela PM em avenida de João Pessoa

Menina perdida foi encontrada pela PM enquanto andava sozinha por avenida de João Pessoa. Pai conseguiu encontrá-la no Conselho Tutelar (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma menina de quatro anos foi encontrada enquanto vagava, sozinha, pela Avenida Beira Rio, em João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (14). Ela estava descalça, apenas de camisola, e disse à Polícia Militar (PM) que morava no bairro do Geisel.
Ele disse que ficou sabendo por um vizinho que um carro da polícia com uma criança dentro tinha passado pelo bairro. O pai diz não saber como a criança saiu de casa, que fica, na verdade, no bairro da Torre. “Não desejo isso pra ninguém, não”, desabafou, emocionado.Após resgatar a  criança, a PM a encaminhou para o Conselho Tutelar, que seria responsável por tomar as providências para que os pais dela fossem encontrados. No entanto, antes mesmo que o Conselho Tutelar agisse, o pai da menina, que não quis se identificar, apareceu no local.
G1pb

Corpo de adolescente é encontrado em mata de João Pessoa

Mãe foi com a polícia encontrar o corpo do filho (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O corpo de um adolescente foi encontrado em uma mata do bairro de Mangabeira, em João Pessoa, no início da tarde desta segunda-feira (14). O jovem foi encontrado pela Polícia Militar ao lado de alguns sofás abandonados, com dizeres escritos a favor da legalização de drogas.
A mãe da vítima, que preferiu não se identificar, foi com a polícia até o local identificar o filho, ficando muito emocionada. Ela afirmou que aconselhava seu filho a parar de andar com seu grupo de amigos. “Ele era viciado em drogas e eu falava muito para ele mudar as companhias, mas não adiantou”, disse.
G1pb

Preso que fez máscara com sabonete aprendeu técnica para presentear filho

Preso que fez máscara com sabonete aprendeu técnica para presentear filho (Foto: Valéria Sinésio/G1)
O preso que fez uma máscara com as feições semelhantes ao rosto de um agente penitenciário disse nesta segunda-feira (14) que começou a fazer artesanato com sabonete e sabão para chamar a atenção do filho de oito anos. “Eu acordei com a ideia de trabalhar fazendo artes com esse tipo de material para presentear meu filho, que não vejo há mais de dois anos”, declarou o preso Mirchelan Breno Cruz, que cumpre pena por roubo no Presídio Padrão de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa.
Sobre a máscara com as feições do agente penitenciário, encontrada na semana passada pela gerência de inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária, o apenado disse que essa foi a maneira que ele encontrou para chamar a atenção do sistema carcerário. “Eu trabalhava de forma precária, queria material. Meus colegas de cela deixaram de lavar roupa para me ceder o sabão”, frisou. Ele também utilizou palito e o cabo de uma escova de dente.O apenado contou que o primeiro trabalho com sabão foi um leão, para o filho. “Fiz com muitos detalhes, tanto que chamou a atenção de muitas pessoas. Todo mundo queria comprar, mas eu preferi mandar para o meu menino. Foi uma forma de dizer o quanto o amo”, afirmou. Segundo ele, dentro do presídio, chegaram a oferecer R$ 250 pelo leão, mas ele não aceitou. “O diretor me pediu para mandar minha arte para o salão de artesanato, mas eu fiquei com medo de danificar, acabei enviando para casa”, destacou.
Máscara feita com restos de sabonete foi encontrada dentro da Penitenciária Padrão de Santa Rita. (Foto: Walber Virgolino/Seap)
Segundo ele, a máscara foi feita no intervalo de 15 dias. Ele usou três barras de sabão neutro. As cores utilizadas nos olhos foram obtidas após uma mistura feita com sabonete branco, conforme explicou o preso. A escolha do agente se deu porque ele era o que mais frequentava as celas, por ser o chefe de disciplina do presídio.
Mirchelan negou que houvesse algum plano de fuga, como foi cogitado inicialmente. Diariamente o preso dedicava cerca de três horas para fazer a máscara. “Eu demorei porque tinha que esperar o plantão dele para observar as características”, disse.
No domingo (13), o preso fez um jarro de flores, também com sabão. O preso disse que agora se considera um artista, e que pretende seguir na carreira de artesão quando sair da prisão e não mais errar. “Quase metade do pessoal da cadeia já meu pediu para fazer uma máscara para presentear alguém. Estão dizendo que sou artista, estou feliz”, declarou. O preso prometeu fazer uma nova máscara nos próximos dias.
O secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgolino, disse que o preso já está inserido no programa de ressocialização do sistema carcerário. “Ele vai ser incluído para receber pelo trabalho desenvolvido no presídio. É uma arte que ele vai ensinar para outros detentos. É um exemplo da ressocialização no nosso Estado, vamos trazer o material e iniciar a oficina”, frisou.
Prisão
Mirchelan Breno Cruz foi preso pela primeira vez em 2005, por assalto a mão armada. Ele trabalhava em uma copiadora e nunca havia trabalhado com artesanato. Em 2009 foi para o regime semiaberto, mas acabou caindo novamente no crime, dessa vez por furto. Inicialmente ele foi para o Presídio Serrotão, em Campina Grande. Há quatro meses foi transferido para o Presídio Padrão de Santa Rita. De acordo com o diretor da unidade, Edmilson Alves de Sousa, o preso nunca deu trabalho. “Ele sempre teve bom.
G1pb

Cursos capacitam profissionais do setor de turismo na Paraíba

Estão abertas até o dia 28 de outubro as inscrições para os cursos de qualificações de profissionais que atuam na cadeia produtiva do Turismo na Paraíba. De acordo com o diretor de Fomento e Economia da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Francisco Linhares, nos dois últimos meses foram realizados seis cursos beneficiando 106 profissionais da área.

As vagas são limitadas e as inscrições são feitas por ordem de chegada. São vinte vagas para cada curso. As aulas do curso de “Qualidade no atendimento em meios de hospedagem” acontecerão no período entre 28 de outubro e 6 de Novembro, das 8 às 12h15 de segunda a sexta-feira, e as inscrições para este curso encerram-se nesta segunda-feira (14). Já o curso de “Tortas doces e salgados” será realizado entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro, das 13h30 às 17h45, de segunda à sexta-feira. Para este curso, as inscrições podem ser feitas até o dia 28 deste mês.De acordo com o diretor, estão sendo oferecidas 40 vagas nas áreas de “Qualidade no atendimento em meios de hospedagem” e na preparação de “Tortas doces e salgados”. O projeto está sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As inscrições estão sendo feitas na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac, na avenida Cabo Branco, em João Pessoa.

Para Francisco Linhares, o investimento em treinamento e aperfeiçoamento é necessário para suprir a demanda por mão de obra qualificada na cadeia do turismo do Estado, que este ano já alcançou mais de um milhão de embarques e desembarques de visitantes nacionais e estrangeiros. Os profissionais que serão qualificados pelos cursos irão atuar no atendimento aos turistas que vierem visitar o “Destino Paraíba” por ocasião da Copa do Mundo de 2014.
G1

Homem que furtou cobertura do jogador Conca é preso no Rio

Um homem flagrado por câmeras de segurança furtando a cobertura do ex-jogador do Fluminense Conca, na orla da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, está entre os presos da operação realizada pela Polícia Civil nesta segunda-feira (14). Segundo a polícia, Eyber Muriel Cardona foi detido no Centro da cidade e faz parte de uma quadrilha de colombianos suspeitos de furtar apartamentos de luxo no Rio.
Além dele, os agentes prenderam Alessander Munhoz Botero no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte. Outras 11 pessoas, já indiciadas, foram levadas para a 16ª DP (Barra da Tijuca), conforme informou  o delegado adjunto Alexandre Magalhães.
Os suspeitos foram indiciados por furto qualificado, agiotagem, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo o delegado Alexandre Magalhães, os criminosos atuavam, principalmente, na Barra da Tijuca. "Principalmente na Barra, mas há indícios de atuação também em Minas Gerais e São Paulo."Os policiais cumpriram também mandados de busca e apreensão em vários endereços no Rio e Baixada Fluminense, mas, segundo o delegado, alguns deles eram falsos. "Importante é que conseguimos tudo o que precisávamos", disse.
Na delegacia, Eyber Cardona e Alessander Botero negaram todas as acusações e disseram não saber o motivo de terem sido encaminhados para a delegacia. Todos os outros conduzidos foram ouvidos e encaminhados à Polícia Federal para verificar a situação deles no país.
G1

Homem que matou universitária premeditou crime, diz polícia do RJ

O homem que confessou ter matado a estudante Pâmela Vilas Boas, de 19 anos, premeditou a morte e tentou ter relações sexuais antes de praticar o crime, segundo o delegado titular da Divisão de Homicídios (DH), Rivaldo Barbosa. Ela foi morta estrangulada por Alcimar Alves, de 44 anos, que era colega de faculdade da vítima. O corpo de Pâmela foi achado na Praia da Ribeira, na Ilha do Governador, na sexta feira (11).
Ainda segundo a polícia, Alcimar levou a jovem para o apartamento dele em Curicica, Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, no fim da manhã de sexta-feira. A família nega que ela tenha ido espontaneamente com o colega de classe e a polícia acredita que ele tenha oferecido uma carona para jovem como pretexto para atraí-la.
saiba mais
Homem que matou estudante na Ilha publica fotos da vítima em rede social
Universitária é encontrada morta em praia da Ilha do Governador, no Rio
Depois de matar a estudante, o homem teria colocado o corpo dela num carrinho de supermercado, jogado no porta malas de seu carro e rodado por mais de dez horas. O delegado informou que o criminoso chegou a seguir para o município de Nova Friburgo, na Região Serrana, e passou na casa de um parente na Baixada Fluminense antes de se desfazer do corpo na Praia da Ribeira. Alcimar disse que foi motivado por uma discussão. "A gente teve uma discussão e eu perdi o controle. Eu rodei com o corpo dela no carro porque estava sem reação, não sabia o que estava fazendo", contou.
O delegado disse que Alcimar é casado e confessou ter matado Pâmela na frente da esposa e de seu advogado. "Uma violência sem precedentes. Ele é dissimulado e uma pessoa sem nenhum amor à vida para fazer o que fez. Os familiares de Pâmela foram importantíssimos para a polícia na busca da verdade", garantiu Rivaldo.
Para a família, que pretende ficar cara a cara com o criminoso, a jovem foi enganada por Alcimar para entrar no carro. "O foco dela era ir para faculdade e para o trabalho. Não estava nem pensando em namorar. E pretendo perguntar pra ele, que tem uma filha, o que passou pela cabeça dele em fazer isso com a filha dos outros", disse Luiz Claudio Vilas Boas, pai de Pâmela. "Ela tinha trabalho e não entraria no carro dele, eu tenho certeza", desabafou a mãe, Marcia Belarmino.
No sábado (12), Alcimar chegou a publicar fotos da vítima em uma rede social no dia em que o corpo da jovem foi encontrado. Alcimar vai responder por homicídio qualificado e, se condenado, pode pegar de 20 a 30 anos de prisão.
G1

Caçador é resgatado após 18 dias se alimentando de esquilos em floresta

Gene Penaflor se recupara em hospital com a família, após sobreviver 18 dias sozinho em floresta (Foto: Reuters)
Um caçador de 72 anos que estava desaparecido na Califórnia (EUA) foi encontrado em uma floresta após 18 dias, e sobreviveu comendo apenas esquilos, lagartos,  pequenas frutas e outros animais.

Gene Penaflor, de São Francisco, conseguiu se reunir com sua família após sofrer um acidente durante uma viagem com a família para caçar. Ao se separar para caçar veados, Gene sofreu uma queda e bateu a cabeça, e, após ficar horas inconsciente, não conseguiu encontrar o caminho de volta devido à densa neblina que havia se formado.

De acordo com o jornal “New York Daily News”, as buscas foram realizadas na região, mas foram muito prejudicadas devido ao clima ruim. Para sobreviver, Penaflor fez tudo o que podia, e comeu esquilos, lagartos, frutas, algas e até uma cobra, de acordo com o caçador. Já para combater o frio, o caçador fez fogueiras, um abrigo com toras de madeiras e usava folhas para se cobrir durante a noite.
Depois de 18 dias, um grupo de caçadores ouviu os gritos de Gene no fundo de um desfiladeiro, e chamaram ajuda. Foram necessárias várias horas para resgatar o homem, que foi levado ao hospital e passa bem.
G1

Em São Paulo, Demi Lovato anuncia cinco shows no Brasil em 2014

Demi Lovato em São Paulo (Foto: Rodrigo Ortega/G1)
Demi Lovato chegou para uma entrevista coletiva à imprensa em um hotel na região central de São Paulo, nesta segunda-feira (14), por volta das 14h35. A cantora divulga o disco "Demi", lançado em maio de 2013. "Fiquei impressionada com a quantidade de gente aqui fora do hotel hoje", disse ela, que ganhou disco de platina por 60 mil cópias vendidas no Brasil.
Durante a entrevista, Demi Lovato anunciou cinco shows no Brasil em 2014: 25 de abril em SP, no Credicard Hall; 27 de abril no Rio, no Citibank Hall; 30 de abril em Brasília, no Espaço Brasília; 1º de maio em BH, no Chevrolet Hall; e 3 de maio em Porto Alegre, no Pepsi on Stage. A venda dos ingressos começa a partir de 20 de novembro pelo site da Tickets For Fun.
Personagem lésbica em 'Glee'
Lovato também vai aparecer em seis episódios da série de TV "Glee", interpretando uma personagem lésbica. Ela diz que se sente orgulhosa e não hesitou em fazer o papel. "Ser gay faz parte da nossa cultura. Fiquei honrada em ser uma voz dessa comunidade e ser uma jovem lésbica na TV. Hoje é ok ser quem você é. Sou orgulhosa da minha geração por aceitar isso", declarou.
Sobre o clima na gravação de "Glee" após a morte do ator Cory Monteith, Demi disse que "o elenco está sendo muito forte". "Eu os admiro pela força de continuar trabalhando".

Agenda no Brasil
Entre os compromissos da cantora no Brasil, está um pocket show e uma entrevista para a MTV, em programa apresentado por Fiuk. Ela também tem entrevistas agendadas para outros programas de TV. Não há shows abertos ao público agendados nesta visita da cantora ao Brasil.

O single mais recente de "Demi" é "Made in the USA", lançado no dia 16 de julho. Antes deste, ela lançou "Heart attack", em fevereiro. Este foi um dos maiores sucessos dela na parada da "Billboard" dos EUA, junto com "Skycrapper", de 2011. Demi Lovato é jurada do programa "The X Factor", nos EUA, desde 2012.
G1

Após briga, promotor pede multa de R$ 30 mil e afastamento de torcidas

O promotor de Justiça do Consumidor Roberto Senise Lisboa disse na tarde desta segunda-feira (14) que entrou com um pedido na Justiça de multa de R$ 30 mil para as torcidas organizadas Gaviões da Fiel (do Corinthians) e Independente (do São Paulo), além de afastamento delas por 120 dias dos estádios. A ação foi motivada por brigas dentro do estádio do Morumbi e pelo confronto de torcedores na Marginal Tietê neste domingo (13), após a partida entre os times.
O pedido de multa e afastamento é baseado no descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelas torcidas em 2012. Além disso, o promotor pediu a dissolução da Gaviões e da Independente. É a terceira ação com o mesmo pedido movida por ele contra a Gaviões da Fiel e a primeira vez que Lisboa solicita à Justiça a dissolução da torcida organizada do São Paulo.
Vinte e um torcedores do São Paulo foram detidos na Marginal Tietê, na Zona Norte, após o confronto com torcedores do Corinthians. Eles pertencem à torcida organizada Independente, de Campinas, no interior do estado, e estavam em um ônibus que foi depredado durante a confusão. Um policial militar e dois torcedores do São Paulo ficaram feridos durante a briga.
Senise lamentou não ter condições de aplicar sanções mais severas às torcidas organizadas que se envolvem em brigas e quebradeiras. “O Ministério Público precisa de um maior aparato legislativo para poder atuar. O que a gente pode fazer a gente faz dentro do nosso limite”, afirmou. Os pedidos anteriores de dissolução da Gaviões da Fiel, bem como as multas aplicadas, segue sendo analisados pela Justiça.

O advogado da Gaviões da Fiel, Ricardo Cabral, disse que não foi informado sobre a decisão do Ministério Público, afirmou que não teve conhecimento de envolvimento da Gaviões em qualquer incidente recente e criticou o promotor Lisboa. "O doutor Roberto está tentando se engrandecer. O trabalho dele devia ser dentro do gabinete dele", afirmou. O advogado disse  ainda que estuda uma forma de anular o TAC de 2012, que tem dado motivo para responsabilizar a torcida cada vez que um único torcedor se envolve  em briga.


Segundo o promotor, os clubes também estão sendo pressionados a colaborar neste trabalho de tentar frear ações violentas por parte destas torcidas dentro e fora dos estádios. “Neste caso (da violência) estamos tendo alguma dificuldade. Já relatamos aos clubes que essa dificuldade se não for transpassada até o mês de novembro obrigará a instituição a promover ações judiciais contra os clubes também”, disse. O promotor, no entanto, preferiu não adiantar quais seriam as ações das quais os clubes seriam alvo.

Torcidas organizadas
Durante entrevista na sede do Ministério Público, no Centro de São Paulo, o promotor disse que há uma "repetição destes fatos lamentáveis envolvendo torcedores de futebol". "Infelizmente os próprios antecedentes históricos já demonstraram que a torcida pode até ficar banida com aquela roupagem, mas meses depois acaba assumindo outra", afirmou

Para o promotor, um maior investimento em tecnologia para o monitoramento das torcidas seria fundamental para coibir a violência. A biometria facial é uma das medidas que estão sendo estudadas pelos dirigentes da Federação Paulista de Futebol e dos clubes no momento, por exemplo. “Se não investirmos em tecnologia, não teremos a segurança desejada. Com monitoramento sério, adequado, com expertise no manuseio destes equipamentos, teremos uma facilidade muito grande para identificar o torcedor. A legislação já fala da tecnologia aliada aos assentos individualizados”, declarou.
Confronto
A polícia diz que a briga deste domingo foi combinada pelas redes sociais. De acordo com a Polícia Militar, que escoltava os ônibus, torcedores do São Paulo desceram de um veículo e se esconderam nas laterais da Marginal Tietê à espera dos corintianos. Próximo ao acesso à Rodovia dos Bandeirantes, os corintianos desceram de quatro ônibus. Na tentativa de dispersar os torcedores, policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Os torcedores estavam armados com barras de ferro, pedras, rojões, chaves de fenda, de roda e estrela, segundo boletim de ocorrência registrado no 91º Distrito Policial, no Ceasa. Uma moradora de Valinhos (SP) que retornava de São Paulo (SP) disse ter passado por momentos de pânico durante a briga entre os torcedores.
Segundo o boletim, centenas de torcedores dos dois times participaram do confronto e 21 deles foram levados até a delegacia, mas já tinham sido liberados no início da manhã desta segunda. A maior parte deles conseguiu fugir sem ser identificado.
Os suspeitos devem responder por promover tumulto, rixa, lesão corporal, formação de quadrilha ou bando, porte de armas e dano a patrimônio. No boletim de ocorrência, existe a menção a um torcedor da Gaviões da Fiel que, ainda na quadra da torcida, desistiu de ir ao estádio do Morumbi, na Zona Sul, por ter ouvido de colegas que haveria confronto com a torcida tricolor. A Polícia orientou um líder da Gaviões a pedir aos corintianos que mantivessem a tranquilidade durante a partida. O jogo pelo Campeonato Brasileiro terminou empatado em 0 a 0.
G1

'Ninguém pode ir no salto alto', diz Dilma sobre eleição de 2014

Dilma participa de inauguração de fábrica, em Itajubá (MG), ao lado do governador Antônio Anastasia (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (14) que respeita todos os candidatos que irão disputar a eleição presidencial do ano que vem e que “ninguém pode ir no salto alto”. A chefe do Executivo disse ainda que, na avaliação dela, não é possível se preocupar com a eleição de 2014 e governar o país ao mesmo tempo.
Questionada em entrevista a rádios da cidade de Itajubá (MG) sobre o cenário político criado a partir da aliança entre a ex-senadora Marina Silva (PSB) o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Dilma ressaltou que não está preocupada sobre quem será candidato a sua sucessão.

“Não é uma questão para qual eu possa destinar toda a minha atenção. Agora, eu respeito todas as pessoas que pleiteiam, acho todos os pleitos extremamente legítimos. Meu problema é governar, não é ficar preocupada com quem vai ser candidato, até porque há indefinições. Então apesar de respeitar e de achar que ninguém pode ir no do salto alto, o meu problema não é salto alto, meu problema é o seguinte: não dá para fazer as duas coisas simultaneamente, eu tenho que governar”, enfatizou a presidente antes de participar da cerimônia de inauguração de uma fábrica de componentes elétricos no sul de Minas.

Dilma ainda aconselhou os demais candidatos ao Palácio do Planalto a estudarem o país e se prepararem. “Para as pessoas que querem concorrer ao cargo, elas têm que se preparar, elas têm de estudar muito, elas têm de ver quais são os problemas do Brasil, ter propostas. Eu passo o dia inteiro fazendo o quê? Governando”, destacou a presidente.
Apesar do discurso de que não está preocupada com o cenário eleitoral, Dilma se reuniu na última quinta-feira (10), no Palácio da Alvorada, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o marqueteiro João Santana, o presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão (SP), e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.  De acordo com o titular da Educação, ao longo das mais de quatro horas de conversa na residência oficial, o grupo tratou, entre outros assuntos, sobre as eleições de 2014.Segundo a petista, ela vai passar a tratar sobre sua tentativa de reeleição em momento oportuno. "Para mim, minha atividade principal é exercer até o último minuto a Presidência da República”, observou.
Intenção de voto
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (12) pelo jornal "Folha de S.Paulo" indicou que Dilma Rousseff teria 42% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Além do cenário com Dilma, Aécio e Campos, o instituto testou outros três. Em um, Dilma teria como adversários a ex-senadora Marina Silva (PSB) e Aécio Neves; em outro, o ex-governador José Serra (PSDB) e Eduardo Campos; e, no terceiro, Marina Silva e José Serra.
Nos três cenários, Dilma aparece na frente, mas não venceria no primeiro turno. Ela somaria 39% das intenções de voto contra Marina (29%) e Aécio (17%); teria 40% contra Serra (25%) e Campos (15%); e 37% contra Marina (28%) e Serra (20%). Brancos e nulos seriam 10%, 15% e 10%, respectivamente; não sabem, 5%, 6% e 5%.
G1

Pai faz a filha refém dentro de casa em bairro no ES, diz polícia

Equipes do Batalhão de Missões Especiais (BME) estão presentes no local. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Um homem faz a filha de 16 anos refém dentro de casa no loteamento Alto Dona Augusta, no bairro Campo Grande, em Cariacica, Grande Vitória, segundo o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Não há informações sobre o momento em que o pai prendeu a jovem na residência.

Na tarde desta segunda-feira (14), as ruas do entorno e a Avenida Edgar Gonçalves, que liga o loteamento à Avenida Expedito Garcia, foram isoladas pela polícia por causa do risco de explosão de um botijão de gás. Moradores foram retirados das residências.
Testemunhas disseram que a menina teria ido passar o final de semana na casa do pai, que não a deixou ir embora. A mãe da menina está do lado de fora, em estado de choque.
De acordo com moradores, o homem tem sinais de esquizofrenia, mas o quadro não foi confirmado. Nenhum familiar se posicionou sobre o fato e não há informação sobre o motivo do cárcere.
Tropas da Companhia de Operações Especiais (COE), específica para casos com reféns, foram encaminhadas ao local. Atiradores de elite e negociadores do Batalhão de Missões Especiais (BME) e o Corpo de Bombeiros também estão presentes.
G1

Em agosto, Nobel de 2013 disse que suspeitava de 'bolha' no Brasil

Professor Shiller, em imagem de arquivo (Foto: Reuters)
Em agosto deste ano, Robert Shiller, professor da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e um dos ganhadores do prêmio Nobel de Economia de 2013 - anunciado nesta segunda-feira (14) -, falou sobre a possibilidade de haver uma bolha imobiliária em algumas cidades do Brasil.
"Não é possível saber com certeza, mas suspeito que exista uma bolha imobiliária nas maiores cidades do Brasil", disse o economista, durante breve passagem pelo país. Shiller, cocriador do índice de preço de imóveis S&P/Case-Shiller, ficou conhecido por ter previsto a bolha imobiliária dos Estados Unidos.
O principal indicador da existência da bolha, segundo ele, é o fato de os preços no Rio e em São Paulo terem dobrado nos últimos cinco anos.
"O fato de os preços terem dobrado nos últimos cinco anos não soa bem. Se os preços caírem, isso pode criar problemas", disse Shiller, com a ressalva de que não tinha grande conhecimento sobre o mercado imobiliário brasileiro.
"O caso do Brasil me lembra o Japão nos anos 80, quando os preços dos imóveis subiram até atingir um pico em 1990, e vem caindo desde então", disse Shiller, que é autor de livros sobre finanças comportamentais.De acordo com o economista, este comportamento de preços nunca ocorreu nos EUA, mesmo depois da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados voltaram ao pais e geraram uma grande demanda por moradias.
Shiller questionou como as pessoas poderão pagar pelos imóveis no Brasil se os preços continuarem em alta, e sugeriu que o governo precisa não apenas ajudar a financiar a compra de imóveis, mas também garantir que exista oferta, de modo que o mercado seja sustentável.
"É importante que o financiamento seja responsável para impedir que pessoas comprem suas casas antes de estarem prontas e poderem pagar", afirmou.
Outros países vivem um cenário semelhante em relação aos preços de imóveis, como China,ÍndiaRússiaColômbia e Canadá, citou. Em sua avaliação, isso reflete um entusiasmo generalizado sobre os países emergentes.
"A percepção é de que os emergentes estão ficando ricos e os mercados imobiliários estarão fabulosos em 100 anos. Mas isso não pode estar certo, porque outros países tiveram forte trajetória de crescimento e os preços das casas não subiram desta forma", disse.
Nobel de 2013
Robert Shiller dividiu o prêmio com outros dois economistas norte-americanos, ambos da Universidade de Chicado, Eugene F. Fama e Lars Peter Hansen.

O prêmio foi concedido pelo trabalho pioneiro do trio em identificar as têndencias nos mercados financeiros.
"Não há maneira de prever o preço de ações e títulos ao longo dos próximos dias ou semanas. Mas é bastante possível prever o amplo curso desses preços por períodos mais longos, como os próximos três a cinco anos. Estes achados, que podem parecer surpreendentes e contraditórios, foram feitos e analisados pelos laureados deste ano Eugene Fama, Lars Peter Hansen e Robert Shiller", diz comunicado da organização do prêmio.
Os três foram premiados por "suas análises empíricas dos preços de ativos", segundo indicou a Real Academia de Ciências da Suécia.
G1

Novo sistema de e-mails vai 'livrar governo da espionagem', diz Serpro

Tela de e-mail do Expresso V3 (Foto: Nathalia Passarinho / G1)
O presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, afirmou nesta segunda-feira (14) que o novo sistema de e-mails desenvolvido pelo órgão para proteger dados será capaz de “livrar o governo completamente da espionagem”.

De acordo com ele, uma tecnologia chamada Expresso V3 e desenvolvida pelo órgão - que presta serviços de Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público  - é capaz de identificar quaisquer tentativas de acesso ilegal de informações.

Todo o tráfego de dados ocorrerá em servidores do Serpro e por fibras óticas de empresas públicas, como a Telebrás, sem uso de redes estrangeiras.
Mazoni afirmou que o Expresso V3 será implantado a partir de novembro, primeiramente na Presidência da República. O sistema é uma atualização de outra tecnologia de internet desenvolvida pelo órgão, o Expresso V2, já utilizado por 20% do governo federal.“O uso do Expresso na comunicação, nos sistemas de comunicação do governo, livra o governo completamente da espionagem”, afirmou. O anúncio de instalação da nova tecnologia de e-mails ocorre após revelações, pelo programa Fantástico, de que o governo dos EUA espionou a Petrobras e a presidente Dilma Rousseff e de que o Canadá espionou o Ministério de Minas e Energia.

Com o objetivo de evitar o acesso de comunicações do governo brasileiro por outros países, a própria presidente determinou que o Serpro desenvolvesse uma tecnologia segura de transmissão de informações pela internet.

EconomiaTecnologia
Com esse software, a conexão à internet, troca de e-mails e videoconferências ocorrem por uma rede interna, o que deve dificultar o acesso de espiões às mensagens trocadas pela presidente, ministros e funcionários públicos. Já os e-mails enviados por autoridades a terceiros serão criptografados, ou seja, são protegido por uma série de códigos.

O acesso ao sistema de e-mails e internet pela presidente e ministros ocorrerá por certificado digital também desenvolvido pelo Serpro. O objetivo é evitar o uso de computadores e dados por quem não possui autorização.

“Esse programa é seguro e roda exclusivamente dentro do nosso sistema. Todos os nossos clientes estão hospedados na nossa infraestrutura. Temos controle do tráfego. Tudo é auditável e dominamos completamente os códigos. Nossa infraestrutura nós garantimos que não há invasão”, disse o presidente do Serpro.

O sistema interno de tráfego de dados foi desenvolvido em 2004 e implantado em órgãos federais em 2007, como no Ministério da Fazenda e na Receita Federal. No entanto, a Presidência da República e demais pastas nunca optaram por essa tecnologia, apesar das maiores garantias de segurança.

"Nunca se preocupou com o fato de que essas ferramentas de comunicação pudessem criar tanta possibilidade maliciosa de uso. Saber que tecnologias precisam ser auditadas, se sabe. A nossa preocupação maior [no uso de tecnologia própria] era com sigilos", disse. 

De acordo com Mazoni, a presidente Dilma utilizava o Outlook, programa de e-mail que pertence à empresa norte-americana Microsoft. O Ministério de Minas e Energia, que também foi alvo de espionagem, não utilizava a tecnologia do Serpro.

“Os softwares desenvolvidos nos Estados Unidos seguem a legislação americana que determina a entrega de dados caso sejam solicitadas pelo governo norte-americano”, explicou o presidente do Serpro.

Marcos Mazoni afirmou ainda que o sistema anterior, o Expresso V2, já se mostrava eficiente contra invasões, especialmente na proteção de dados de Imposto de Renda. “Temos tentativa de invasão todo ano de dados do Imposto de Renda e sempre são evitadas."

De acordo com o Serpro, o uso da tecnologia trará economia, já que não haverá cobrança para o tráfego de dados e uso dos servidores. Segundo Marcos Mazoni, só a licença para uso do servidor de internet custa cerca de R$ 80 por e-mail.

“Teremos redução de custo, porque se você não vai mais usar softwares que necessitam licença. A cada usuário, o governo tem que gastar 80 reais por licença, fora a operação. Se temos em torno de 1,8 milhão de funcionários públicos, estamos falando em alguns milhões de reais que não serão gastos em licença”, disse.

G1

Pernambuco terá energia renovável gerada a partir de esgoto

Na foto, a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro do Cabanga / Foto: Guga Matos/JC ImagemDar destino para o lixo e o esgoto é um desafio para a administração de qualquer cidade grande. A Região Metropolitana do Recife, segundo o IBGE, produz 3.221 toneladas de lixo por dia e nem sempre o descarte é feito pelo caminho sustentável. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) irá oferecer uma solução para transformar todo o lixo em energia limpa. A iniciativa tem como finalidade criar a tecnologia necessária para transformar resíduos sólidos e efluentes líquidos em biogás, que será utilizado na matriz energética brasileira.

Em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) será construído um sistema de geração de energia renovável com potência estimada em 200 kW, em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). No total serão investidos mais de R$ 4,6 milhões na aquisição dos equipamentos, capacitação profissional, desenvolvimento da tecnologia, instalação e acompanhamento após implantação.

Inicialmente, a energia gerada pelo biogás será utilizada na própria unidade de tratamento ou, caso haja excedente, injetada na rede da Celpe. O percentual não consumido pelo cliente e destinado à rede da concessionária será revertido em crédito para o consumidor, como prevê a Resolução Normativa nº 482/2012, que trata sobre geração distribuída.

O projeto faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com a parceria da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos do Governo do Estado (SRHE), e executado pela Universidade de Pernambuco (UPE), Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CTGI) e as empresas B&G Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos Ltda e Sustente Energias Sustentáveis Ltda.

Além de proporcionar a geração de energia limpa, o projeto em desenvolvimento pela Celpe ainda pode contribuir de forma decisiva para diminuir o déficit de tratamento de esgoto no País. “Vamos estudar uma tecnologia que possa ser aplicada em várias situações. Em paralelo à ETE, vamos procurar uma solução para os resíduos produzidos em supermercados, feiras, lixões, aterros, restaurantes e todos os locais onde exista a obra-prima para o biogás”, comenta o gestor de Meio Ambiente da Celpe, Thiago Caíres.

Por estimular a descentralização da produção energética, o projeto se enquadra na modalidade de geração distribuída de energia elétrica. Nos casos de clientes que aderem ao sistema de micro ou minigeração não há necessidade de construção de linhas de transmissão, uma vez que a energia é consumida no mesmo local em que é produzida, reduzindo consideravelmente os níveis de perdas técnicas inerentes ao transporte da energia elétrica.

Municípios do Vale do Sabugi estão incluídos em investigação do MPPB por fraudes em licitações

Foto reprodução da matéria publicada no JPOs Municípios de Junco do Seridó, São José do Sabugi e São Mamede estão entre os mais de 90 investigados pelo Ministério Público da Paraíba que está apurando fraudes em licitações públicas.A informação consta na edição impressa do Jornal da Paraíba do último sábado (12/10) que trás uma extensa reportagem sobre o inquérito realizado a partir da operação “Transparência” deflagrada em 2009 pelo Ministério Público Federal.

Veja a seguir a versão da matéria publicada no site do Jornal da Paraiba e ao final confira a lista dos Municípios citados na investigação e publicada na edição impressa do jornal:

A Promotoria do Patrimônio do Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu inquérito civil público para apurar “fraudes em licitações públicas ocorridas em diversos municípios por todo Estado da Paraíba”. O inquérito é um desdobramento das investigações do Ministério Público Federal (MPF) a partir da operação ‘Transparência’, deflagrada em 2009.

Segundo os autos do processo do MPF, 23 empresas chegaram a ser investigadas. Os contratos com essas empresas levaram o órgão a investigar mais de 90 municípios que tiveram pelo menos dois contratos com cada uma dessas empresas.

Nos meses de julho e agosto deste ano, o MPPB requisitou da Secretaria de Estado da Infraestrutura documentos de contratos firmados em 2006 e 2007, além de informações sobre funcionários do governo estadual. As informações solicitadas em julho pelo promotor João Benjamim Delgado Neto são referentes aos contratos de tomada de preço 01/2007 e carta convite 06/2006, firmados com a empresa Biana Construções e Serviços Ltda. O MPPB pediu, ainda, informações sobre funcionários que tinham acesso a contratos e que respondiam por comissões de licitações. De acordo com o secretário executivo da Seinfra, Carlos Alberto, a maior parte desses funcionários já não prestam mais serviço ao governo, já que ocupavam cargos comissionados. Um número menor ainda faz parte do quadro.

Os ofícios encaminhados à Seinfra definiram prazos de 10 e 20 dias para cumprimento, entretanto, Carlos Alberto explicou que em razão da dificuldade em localizar os documentos não foi possível cumprir o prazo estabelecido. “As solicitações se referem a fatos ocorridos em 2006 e 2007 e a localização desses documentos não foi fácil. O pessoal está providenciando a documentação, que deverá ser entregue até a próxima semana”, justificou o secretário.

O Ministério Público Federal declinou da atribuição de investigar tais contratos depois de esclarecer, através de documentos encaminhados pela Seinfra em 2012, que os recursos utilizados na execução dos contratos não eram de origem federal, mas do tesouro estadual. “Como não houve qualquer lesão à União, que só pode ser considerada atingida reflexamente pelo prejuízo gerado e não direta e especificamente, não pode imperar a definição da competência da Justiça Federal no processamento do presente feito”, justificou a procuradora da República, Ilia Borges, nos autos do processo.

Os fatos sob apuração do MPF apontam para um possível esquema criminoso, devidamente arquitetado, consistente na falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, crimes contra a ordem tributária, formação de quadrilha, fraude em licitações públicas, desvio de verbas públicas e lavagem de capitais, com a constituição de várias firmas ‘fantasmas’, as quais eram utilizadas em vários municípios e órgãos públicos.

De acordo com os autos, os agentes burlavam os certames licitatórios das prefeituras paraibanas com a participação de prefeitos e de secretários municipais, entre outros servidores.

MUNICÍPIOS CITADOS
Alagoa Grande, Alhandra, Amparo, Areia, Areial, Bananeiras, Bayeux, Belém do Brejo do Cruz, Boa Ventura, Bom Jesus, Borborema, Caaporã, Cabedelo, Cacimba de Areia, Cacimba de Dentro, Cacimbas, Caiçára, Camalaú, Campina Grande, Capim, Caraúbas, Casserengue, Catolé do Rocha, Condado, Conde, Coremas,  Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Damião, Diamante, Dona Inés, Duas Estradas, Esperança, Frei Martinho, Guarabira, Gurinhém, Ingá, Itaporanga,, Itapororoca, Itatuba, Jacaraú, João Pessoa, Juarez Távora, Junco do Seridó, Juripiranga, Juru, Livramento,  Lucena, Mari, Mataraca, Matinhas, Maturéia, Mogeiro, monte Horebe, Monteiro Mulungu, Patos, Passagem, Paulista, Pedra Lavrada, Pedras de Fogo, Picui, Pilar, Pilões, Pitimbu, Pocinhos, Pombal, Prata, Princesa Isabel, Remígio, Riachão do Poço, Riacho de Santo Antonio, Riacho dos Cavalos, Rio Tinto, Salgadinho, Salgado de São Félix, Santa Rita, Santo André, São João do Cariri, São João do Tigre, São José do Sabugi, São João do Rio do Peixe, São Mamede, São Miguel de Taipu, São Sebastião do Umbuzeiro, Sapé, Serra da Raiz, Serra Grande, Serraria, Solânea, Soledade, Souza, Sumé, Taperoá e Umbuzeiro.

Detran e Ministério Público darão início a segunda etapa de vistoria dos transportes escolares em 42 municípios da PB; Veja

Detran e Ministério Público darão início a segunda etapa de vistoria dos transportes escolares em 42 municípios da PB; VejaO Departamento Estadual de Trânsito (Detran) inicia no dia 19 de outubro a segunda etapa da vistoria no transporte escolar. Desta vez, serão vistoriados veículos de 42 municípios.

Durante audiência com o novo procurador geral de justiça, Bertrand Asfora, o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, reafirmou o compromisso de manter o setor em frequente fiscalização, a fim de garantir o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro e a segurança dos estudantes paraibanos que dependem do transporte escolar.

O chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran, Major Rochester Vale, e o diretor de Operações , Orlando Soares, também participaram do encontro.

De acordo com o calendário, no sábado (19), a partir das 7h, as equipes da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran e do Instituto Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq) se instalam na sede da 7ª Ciretran, em Monteiro, quando serão vistoriados veículos também das cidades de Zabelê, Congo, Ouro Velho, Sumé e Serra Branca.

No mesmo dia, na sede da 13ª Ciretran, em Catolé do Rocha, serão vistoriados os veículos da cidade e de Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Jericó, Mato Grosso e Riacho dos Cavalos.

No domingo (20), as equipes estarão em Patos e Pombal. Na 4ª Ciretran, em Patos, além dos que realizam o transporte escolar naquele município, passarão pela vistoria os veículos cadastrados nas cidades de São José de Espinharas, Cacimba de Areia e Salgadinho. Já na sede da 9ª Ciretran, em Pombal, serão vistoriados os veículos do município e de Cajazeirinhas, Condado e Vista Serrana.

No sábado (26), as vistorias serão realizadas nas cidades de Campina Grande e Guarabira. Na sede da 1ª Ciretran, em Campina Grande, serão vistoriados os veículos que realizam o transporte escolar nas cidades de Fagundes, Barra de Santana, Massaranduba, Lagoa Seca, Puxinanã, Matinhas, Boqueirão e Queimadas.

No mesmo dia, na sede da 2ª Ciretran, em Guarabira, será a vez dos veículos de Pilõezinhos, Pilões, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Sertãozinho, Alagoinha e Cuitegi.

No domingo (27), as equipes estão divididas entre as cidades de Ingá e Itabaiana. Na sede da 19ª Ciretran, em Ingá, serão vistoriados os veículos da cidade e de Riachão do Bacamarte e Juarez Távora, enquanto na sede da 3ª Ciretran, em Itabaiana, haverá vistoria nos carros do município e de Caldas Brandão, São José dos Ramos e Salgado de São Félix.

As vistorias são resultado de um termo de cooperação técnica assinado entre o Detran e o Ministério Público da Paraíba, no dia 26 de fevereiro deste ano, visando garantir a segurança de mais de 142 mil estudantes paraibanos que utilizam o transporte escolar.

A intenção das vistorias é verificar o cumprimento da Portaria nº 103, do superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, publicada no Diário Oficial do dia 27 de fevereiro deste ano. Baseada nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, a portaria disciplina o setor de transporte escolar na Paraíba.

O documento determina que os condutores tenham idade mínima de 21 anos, possuam a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “D”, tenham cursos de especialização e não tenham cometido infrações de trânsito graves ou gravíssimas, nos últimos 12 meses. A portaria ainda estabelece que os veículos sejam registrados na categoria aluguel ou oficial, identificados como escolares e inspecionados, semestralmente, para a verificação dos equipamentos obrigatórios.

O Ministério Público está acompanhando as vistorias por meio do promotor de justiça responsável ou através da designação de um servidor da promotoria de cada local onde ocorre a fiscalização. Na primeira fase das fiscalizações, foram vistoriados veículos em 60 municípios.

O novo cronograma de vistorias foi encaminhado pela Divisão de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação do Ministério Público (Caop).

Durante a reunião, também foi acertado que o Detran e o Caop da Educação irão cadastrar todos os veículos e condutores que realizam o transporte escolar para que em 2014 possam promover capacitação nos municípios sobre os requisitos legais para o exercício desta atividade.

Mais de 600 mil pessoas passam fome em todo o Estado da Paraíba; Confira

Mais de 600 mil pessoas passam fome em todo o Estado da Paraíba; ConfiraSegundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em torno de 600 mil paraibanos ainda vivem em situação de insegurança alimentar, deixando a Paraíba em terceiro lugar no ranking entre os Estados com maior número de pessoas que passam fome.

Por causa da estiagem, o problema se agravou. Porém as famílias que não têm o que comer todos os dias estão espalhadas por todo Estado: nas periferias das grandes cidades e nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo informou o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Arimatéia França. Para debater soluções para o problema, começa hoje a Semana Nacional de Alimentação, com palestras e seminários. A ação faz parte da comemoração do Dia Mundial de Alimentação, que é celebrado no dia 16 de outubro.

Segundo Arimatéia, o Consea, em parceria com órgãos públicos, está elaborando as diretrizes do Plano e do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que deve ser apresentado à sociedade até março do próximo ano.

O plano constitui uma buscativa que vai detectar as famílias que estão em situação de insegurança alimentar e, a partir da situação delas, apresentar uma solução concreta para erradicar a fome. “Primeiro vamos colocar todas essas famílias nos programas do MDS, como o Bolsa Família e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Depois vamos traçar outras diretrizes para acabar de vez o problema da fome na Paraíba. O Consea existe para garantir que os programas e ações se efetivem e cheguem para todos os paraibanos”, afirmou.

Confira a matéria na íntegra na edição desta segunda-feira (14), no Jornal Correio da Paraíba.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...