quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Suspeito de matar promotor é preso em Itaíba, no Agreste

Um dos suspeitos de assassinar o promotor de Justiça Thiago Faria Soares foi preso na madrugada desta quarta-feira (16) emItaíba, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o delegado Rômulo Holanda, responsável pelas investigações, o homem foi preso durante uma operação realizada na zona rural da cidade. O delegado afirmou que os detalhes serão divulgados às 9h.
Segundo informações do Bom Dia PE o suspeito preso foi Edmacir Ubirajara. Ele foi encaminhado à delegacia de Águas Belas, também no Agreste. A informação é de que o mandante do crime também foi identificado, ele seria José Maria de Paula e ainda não foi localizado.
O secretário executivo da Secretaria de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho, afirmou nesta terça-feira (15) que a principal linha de investigação da polícia sobre o assassinato do promotor Thiago Faria Soares aponta que o crime pode ter sido motivado por uma disputa de terras. Ele informou que a vítima, junto à família da noiva, teria adquirido parte de uma fazenda de 25 hectares por R$ 100 mil em um leilão. A polícia acredita que esta compra pode ter relação com a morte do promotor. Segundo a polícia, o antigo dono do terreno teria ficado insatisfeito.
O fazendeiro apontado como mandante da execução do promotor, morto com quatro tiros na cabeça, no Agreste de Pernambuco, já responde a outros processos criminais. A informação foi repassada, nesta terça-feira (15), pelo procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e pelo chefe da Polícia Civil, Oswaldo Morais. Desde segunda (14), dia do crime, uma megaoperação deflagrada pelas polícias Civil, Federal e Militar tenta localizar o suspeito. O corpo do promotor foi sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Grande Recife.
“[O suspeito] tem processos criminais, que responde na região, em relação a homicídios. Gente muito perigosa. Existem alguns pedidos feitos à Justiça, para descobrir a forma como aconteceu o crime”, afirmou Aguinaldo Fenelon. “O fazendeiro tem uma ficha criminal bastante longa. Já foi preso por homicídio", acrescentou o chefe da Polícia Civil, Oswaldo Morais, sem detalhar por quais crimes ele responde. Os dois foram ao velório da vítima, que ocorreu no centro cultural do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Centro da capital.
As primeiras testemunhas que prestaram depoimento foram a noiva do promotor, Mysheva Freire Ferrão Martins e o tio dela, que também estavam no veículo.
Entenda o caso
De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, Thiago seguia para Itaíba com a noiva e um tio dela, quando um veículo se aproximou e fez um disparo, em um trecho da PE-300. O promotor parou no acostamento, quando os suspeitos deram o retorno e atiraram novamente. O secretário afirmou também que a vítima levou quatro tiros de revólver calibre 12, todos na região da cabeça. "Foi execução. O alvo era ele, pois os executores tiveram oportunidade de matar as outras pessoas. Temos equipes especializadas nesse caso, várias buscas já foram feitas, temos suspeitos da prática desse crime e, certamente, em pouco tempo daremos a resposta. Temos uma linha principal e outras secundárias, mas não podemos adiantar essas linhas", disse.
O governador Eduardo Campos disse que, até o momento, não chegaram informações de que o promotor sofria ameaças e também não havia ocorrência contra ele na Polícia Civil nem no Ministério Público. O procurador-geral de Justiça disse que não pediu proteção especial para promotores do estado. "Promotores não são super-homens, hoje todo cidadão corre risco. Não vamos nos intimidar", comentou.


Em algumas reportagens o nome do promotor apareceu como Thiago Faria de Godoy Magalhães. Ainda na segunda (14), foi esclarecido pelo Ministério Público que este era o nome usado pelo promotor quando era casado. Depois de separado da primeira mulher, ele voltou a usar o nome de solteiro, Thiago Faria Soares.
G1

Pescador escapa por pouco após ficar 'cara a cara' com raio nos EUA

Jovem ficou 'cara a cara' com raio durante pescaria em lago no Texas (Foto: Reprodução/Facebook/Tucker Owings)
O jovem Tucker Owings, pescador profissional de apenas 16 anos, levou um grande susto enquanto pescava no lago Athens, no Texas (EUA), quando um raio caiu a poucos metros dele, em um momento assustador registrado por uma câmera colocada no barco (assista).

Ao andar pelo lago com a embarcação em um dia nublado, Owgins contou à emissora “KPHO” que, momentos antes do raio, já estava “sentindo algo como se fosse estática nas varas de pescar”. Após começar a se dirigir para a costa, foi surpreendido pelo raio.

A gravação original foi postada no perfil oficial de Tucker no Facebook, e foi compartilhada mais de 33 mil vezes.
G1

Número de mortos em terremoto nas Filipinas passa de 100

Funcionários de hospital evacuado após o terremoto trabalham em conjunto para ressuscitar um bebê recém-nascido em Cebu, na região central das Filipinas (Foto: Erik de Castro/Reuters)
O número de mortos em decorrência do terremoto de terça-feira nas Filipinas subiu para 144 nesta quarta (16), e equipes de resgate procuram sobreviventes nos escombros de edificações destruídas, incluindo uma igreja antiga e um hospital.

Quase 3 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto de magnitude 7,1, ocorrido na terça-feira, que causou deslizamentos e muitos danos à infraestrutura em locais turísticos das ilhas de Bohol e Cebu.
O número de feridos se aproxima de 300, e há pelo menos 23 desaparecidos.
A agência nacional de desastres disse que pelo menos 134 mortos estavam em Bohol, o local mais afetado, 630 quilômetros ao sul de Manila, a capital.
As autoridades temem que o número oficial de mortos suba quando a comunicação com áreas remotas for restabelecida. "Não alcançamos ainda muitos ‘barangays' (aldeias), muitos estão isolados, as estradas estão bloqueadas por grandes rochedos", disse o prefeito da localidade de Loon, Lloyd Lopez, a uma rádio.
Muitos sobreviventes, inclusive pacientes de alguns hospitais, tiveram de passar a noite ao relento, por causa dos tremores secundários. Mais de 840 deles foram registrados, sendo um de magnitude 5,1, segundo a agência filipina de vulcanologia.
"Há muitos tremores secundários, estamos com medo", disse à Reuters Elena Manuel, uma avó de 64 anos, que passou a noite com vizinhos e parentes no terreno de uma centenária igreja que desabou em Loon, cidade com cerca de 43 mil habitantes.
"Não temos mais comida nem água, porque as lojas estão fechadas, e a ponte... está danificada. Após o terremoto, água e lama brotaram de rachaduras no chão do nosso quintal."
Autoridades disseram que 23 pontes e cinco estradas estão intransitáveis em Bohol. Dezessete igrejas sofreram danos irreparáveis em suas antigas estruturas de pedra e coral.
Balsas e voos comerciais já retomaram suas operações, apesar dos danos nos portos e aeroportos de Bohol e Cebu. A Força Aérea está enviando 11 toneladas de mantimentos para Bohol, segundo um porta-voz.

O presidente Benigno Aquino vistoriou áreas atingidas e alertou para penalidades duras a quem tentar se aproveitar do desastre. O governo decretou estado de calamidade nas ilhas afetadas, o que resulta em um congelamento de preços.
Alguns visitantes cancelaram suas estadias em Bohol, mas John Patrick Chan, gerente-geral corporativo do grupo hoteleiro Bellevue, disse na TV local que o impacto sobre o turismo deve ser efêmero. "Tivemos sorte por o terremoto não ter danificado muitíssimo mais."
Círculo de Fogo do Pacífico
O arquipélago das Filipinas fica no Círculo de Fogo do Pacífico, uma cadeia de ilhas que registra uma intensa atividade sísmica e vulcânica.

Em fevereiro do ano passado mais de 100 pessoas morreram em um terremoto na ilha de Negros, a 100 quilômetros do epicentro do terremoto desta terça-feira.
O desastre natural mais grave registrado nas Filipinas aconteceu em 1976, quando um tsunami provocado por um terremoto de magnitude 7,9 devastou o Golfo Moro, na ilha meridional de Mindanao.
Entre 5.000 e 8.000 pessoas morreram, segundo estimativas oficiais.
G1

MST ocupa agência bancária em João Pessoa e impede acesso

Os manifestantes ocuparam a área de caixas eletrônicos da agência bancária em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1-PB)Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra estão ocupando na manhã desta quarta-feira (16) uma agência da Caixa Econômica Federal na avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. Os clientes não estão tendo acesso à agência e quem está dentro não consegue sair. O trânsito está interrompido nas duas faixas da avenida no quarteirão da agência, de acordo com a Superintedência de Mobilidade Urbana (Semob) e há registro de congestionamento na direção Praia/Centro.
No Sertão, o movimento também ocupou uma agência do mesmo banco na cidade de Patos. De acordo com a assessoria de comunicação da Caixa, a Polícia Federal está à frente da negociação com os manifestantes nas duas agências.
O grupo ocupa neste momento a área de caixas eletrônicos e todo o espaço entre a calçada da agência e o lado oposto da rua. A Polícia foi chamada para contornar a situação e está no local neste momento. “Não consegui acessar o banco, mas os ânimos estão contidos, não tem baderna”, relatou o cliente Alexandre Dinarte.
Na terça-feira (15), os trabalhadores realizaram uma marcha que seguiu do assentamento Wanderley Caixe, em Caaporã, até a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no bairro Pedro Gondim, onde armaram acampamento.
O MST vem fazendo manifestações frequentes na Paraíba e as principais reivindicações são cobrar punição para os policiais militares que teriam invadido o assentamento Wanderley Caixe, localizado no município de Caaporã, nas terras da Usina Maravilhas, e reivindicar a suspensão da ordem de reintegração de posse das terras da Usina Maravilhas.
Ainda na terça-feira, o advogado da usina, Fábio Anterio defendeu que os dois assentamentos do localizados nas áreas de propriedade da Usina Maravilhas na Paraíba são produtivas. “Essas áreas não são improdutivas e, por isso, não podem ser alvo de desapropriação para reforma agrária”, disse.
O advogado Fábio Anterio também fez questão de ressaltar que os dois policiais militares que invadiram o assentamento Wanderley Caixe, em Caaporã, Litoral Sul da Paraíba, no último dia 5 de setembro, não foram ao local a mando da usina. “Eles não são funcionários, não foram contratados e não têm qualquer relação com a usina”, garantiu.
G1

Controlar obtém liminar para manter inspeção em SP até 31 de janeiro

A Controlar, empresa que realiza o serviço de inspeção veicular em São Paulo, divulgou nesta quarta-feira (16) ter obtido liminar para reabrir os centros de inspeção na cidade até 31 de janeiro de 2014. Segundo a assessoria da empresa, a Controlar aguarda apenas "liberação do sistema por parte da Prefeitura para reabrir os centros".
A suspensão da inspeção começou a valer a partir de segunda-feira (14). A Controlar recorreu da decisão protocolando uma ação cautelar que fio apreciada pelo juiz da 11ª Vara de Fazenda Pública.

Procurada pelo G1, a Prefeitura disse não ter sido comunicada da decisão e que iria se pronunciar sobre o tema durante a tarde. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) afirmou que vai divulgar nota com informações sobre como os donos de carros devem proceder diante da nova decisão.

Em sua decisão publicada nesta quarta, o juiz Paulo Baccarat Filho reconhece que existe controvérsia quanto ao fim do contrato da empresa com a Prefeitura. Entretanto, ressalta que o serviço deve ser mantido enquanto ocorre a discussão entre administração pública e Prefeitura.
"Trata-se de serviço essencial à saúde dos munícipes, como notoriamente reconhecido, posto que se mostra eficiente meio e método de controle ou de minimização da poluição ambiental, o qual deve ser preservado enquanto se está a discutir o direito das partes", escreveu o juiz na sentença.
A decisão foi tomada em caráter liminar e o mérito da decisão ainda será avaliado. Cabe recurso.
Briga judicial
A Controlar defende que o contrato firmado em 1998, na gestão Celso Pitta, vale até 2018. Isso porque a validade de dez anos só passaria a contar a partir de 2008, quando a gestão Gilberto Kassab deu a ordem de serviço para que a inspeção começasse a ser realizada.

Quando anunciou a suspensão, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que o contrato venceu em março de 2012, no entendimento da Prefeitura. O fim do monopólio da Controlar foi uma promessa de campanha de Haddad. Logo que assumiu o cargo, o prefeito pediu para a área jurídica, um estudo detalhado do contrato e acaba de receber sinal verde para romper com a Controlar e suspender a inspeção.
A Prefeitura vai abrir uma nova licitação para que quatro empresas façam o serviço. Cada uma será responsável por uma região da cidade. O novo projeto, já aprovado pelos vereadores, diz que o motorista não vai precisar pagar pela inspeção. Carros com até três anos de uso estarão isentos e aqueles que têm de 4 a 9 anos deverão fazer a inspeção a cada dois anos.
Desde 2008, todo veículo tem que passar pela vistoria uma vez por ano. Os técnicos avaliam a quantidade de poluentes que saem dos escapamentos. Se tiver acima do limite, o veículo é reprovado se não, é liberado para fazer o licenciamento.
Quem agendou a Inspeção para esta sexta deve fazê-la. Quem já pagou e não fará a inspeção tem direito a pedir, pelo site da Prefeitura, o reembolso de R$ 47,44.
Os proprietários de veículos que realizaram a inspeção veicular em 2013 e que ainda não fizeram a solicitação do reembolso devem fazer o pedido pela internet para receber o dinheiro de volta. A Prefeitura diz que 1,9 milhão de veículos têm direito a devolução de volta, mas só 20% dos motoristas pediram o reembolso da taxa.

Os proprietários de veículos aprovados têm que estar com seu licenciamento emitido, não ter débito vencido do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou de qualquer multa de trânsito e que não estejam inscrito no Cadastro Informativo Municipal (Cadin).

G1

Procurada pela Interpol, suspeita de tráfico é presa pela PRF no RS

Sônia é procurada por tráfico de drogas no RS e no PR (Foto: Reprodução/Interpol)Uma abordagem de rotina da Policia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, resultou na prisão de uma mulher que estava na lista dos 10 brasileiros mais procurados pela Interpol. A suspeita de tráfico de drogas Sônia Regina Gomes foi detida no final da tarde desta terça-feira (15) na BR-116 próximo à antiga praça de pedágio em São Marcos.
A mulher tem 36 anos e é natural de Jacinto Machado, em Santa Catarina. Ela tem mandados de prisão por tráfico no Rio Grande do Sul e no Paraná.
Ao pedirem os documentos de identificação da mulher, os policiais perceberam que eram falsos. De acordo com a delegada Marines Trevisan, a mulher confessou que havia comprado as carteiras de identidade e habilitação na cidade de Dois Irmãos, no Vale do Sinos. O carro em que ela estava foi recolhido por estar com licenciamento vencido.
"Ela foi presa por ter documento falso e havia três mandados contra ela, um da 1ª Vara de Caxias do Sul e dois de Foz do Iguaçu", disse Marines ao G1.
A mulher foi encaminhada para a delegacia de polícia e, no inicio da noite, levada à Penitenciária Industrial de Caxias do Sul. A policia só soube que a suspeita estava na lista da Interpol após a prisão. "O pessoal da PRF me ligou e avisou", afirmou.
O advogado que atendeu a suspeita durante o flagrante, Luís Fernando Possamai, disse ainda não ter verificado se a cliente integra a lista da Interpol. "Se ela é uma das 10 mais (procuradas) ou não, até pela Interpol, não nos preocupa. Temos que trabalhar na defesa dela independente disso", afirmou o advogado ao G1.
Segundo Possamai, Sônia confirmou a falsificação de documentos, mas não se manifestou a respeito da suspeita de tráfico. Ele afirmou que pretende trabalhar na defesa da cliente tanto pelo flagrante quanto pelas demais acusações.
"Em princípio, fiquei de verificar toda a situação e trabalhar em todos os mandados, enfim, todos os processos em que ela tiver interesse que eu atue. Ontem nos preocupamos mais com o flagrante por falsificação. A partir de hoje vou verificar e trabalhar em cima dos demais processos", disse.
Segundo a delegada, a suspeita disse ter um advogado que a acompanha, porém não conseguiu localizá-lo. Possamai estava na delegacia e foi chamado pela delegada para atuar no flagrante. "Ela só sabia o primeiro nome do advogado dela, e não tinha número de telefone", disse Marines.
Possamai não descarta atuar junto a outros advogados no caso. Ele ainda não formulou a defesa de Sônia. "Este flagrante vai para o Fórum, e a partir disso que começamos a atuar no processo criminal propriamente dito, onde teremos acesso a todo o procedimento feito pelos policiais, e teremos maiores detalhes a repeito da acusação e como foram os fatos propriamente ditos, até porque foram poucas afirmações que temos", declarou.
*Colaborou Felipe Truda, do G1 RS.
G1

Mulher com anorexia mostra o rosto após ganhar 10 kg em uma semana

Aline um ano antes de apresentar a segunda crise (Foto: Arquivo pessoal)
Uma semana após ser internada na Santa Casa de Piratininga (SP), a ex-gerente de restaurante que sofre de anorexia nervosa apresenta uma melhora significativa no quadro clínico. Aline Alves da Silveira Souza, de 34 anos, que até então preferia não revelar a identidade porque pesava apenas 24 kg, perdeu a vergonha da aparência e aceitou mostrar o rosto. Com o tratamento nutricional, em apenas sete dias ela obteve um ganho de quase dez quilos.

A vontade de querer se recuperar também é outro ponto positivo aparente. Aline se alimenta por via oral e por sonda. O cardápio já conta com ovo mexido e iogurte. “Estou me sentindo fisicamente melhor. Taquicardia que sentia não tenho mais. Até comi ovo mexido, iogurte e tudo que tenho vontade, claro, que aos poucos. Graças a Deus não estou tendo rejeição”, informou.
Aline e a mãe Teresa: pensamento positivo de recuperação (Foto: Alan Schneider / G1)
Passeios diários pela área externa da Santa Casa são outros sinais da evolução da mulher. “Consigo andar melhor e tomei meu primeiro banho de sol no hospital. Foi pedido meu. Quero virar essa página na minha vida e vou conseguir”, disse a paciente que mora emBauru e tem uma filha de 12 anos.
A mãe de Aline, Teresa Alves, que acompanha o tratamento da filha no hospital, está com a esperança renovada. “O resultado da parte clínica estou satisfeita. Ela está sendo bem monitorada e não tenho o que reclamar. O risco de morte já reduziu bem e, felizmente, nenhum órgão dela foi prejudicado”.
No entanto, Teresa ainda tem receio em relação ao tratamento psiquiátrico. “Fico com um pé atrás por causa da parte psiquiátrica depois de ela sair do hospital. O principal é o bloqueio da cabeça. A luta é para conseguir uma clínica para ela porque não tenho condições de manter o tratamento psiquiátrico. Na Santa Casa não tem, mas a psiquiátrica Vanessa Gimenes se solidarizou e começou a trabalhar na recuperação da minha filha. Fico direto com ela no hospital e não estou cansada porque estou otimista”.
Ex-gerente quis 'tomar a luz do sol' (Foto: Alan Schneider / G1)
Segundo a enfermeira responsável pelo setor da Santa Casa, Priscila Ferreira Poli, a paciente apresenta uma força grande de recuperação. “Quando ela chegou ao hospital sequer conversava com a gente. Hoje ela já é outra pessoa, com uma disposição incrível e querendo fazer as coisas, como passear e se alimentar”, avisou.
O resultado na primeira semana internada tem despertado outros desejos em Aline para um futuro próximo. “Quero voltar a usar meus sapatos de saltos, minhas roupas, sair de casa e até ir à praia e usar biquíni. Quero viver. Quem sabe um dia até arrumar um namorado”. Apesar da recuperação, Aline ainda não tem previsão de alta da Santa Casa de Piratininga.
Médico psquiatra diz que ela corre risco de morrer de até 40%  (Foto: Alan Schneider / G1)
Entenda o caso
A primeira crise de anorexia em Aline ocorreu entre os 13 e 17 anos de idade. Ela disse que no tempo de escola, os alunos a chamavam de gorda. Apesar de mostrar os sintomas da anorexia, no fim da adolescência, a mulher se casou e pouco depois teve a filha.


Já a segunda crise foi mais grave. Há três anos, após ser demitida do emprego de gerente em um restaurante e a separação do marido fizeram agravar a saúde. A doença tomou conta de Aline. A perda drástica de peso e a vergonha com a aparência a impediram de sair na porta do apartamento.

A alimentação dela até a semana passada era praticamente à base de água. Além disso, o risco de morte por conta do grau de debilitação chegou a 40%, já que os rins estavam fragilizados.
G1

Mergulhadores retiram pedaço de meteoro de lago russo

Pedaço tem cerca de 570 quilos (Foto: BBC)
A rocha espacial teria caído no lago Chebarkul abrindo um buraco de seis metros de largura no gelo que cobria a água na época da queda.Mergulhadores recuperaram nesta quarta-feira (16) em um lago o que pode ser um pedaço de 570 quilos do meteoro que caiu em Chelyabinsk, região central da Rússia, em fevereiro deste ano.
Se for confirmada a procedência da rocha, este será o maior fragmento do meteoro já encontrado.
Mais de mil pessoas ficaram feridas quando o meteoro de 17 metros e dez toneladas cruzou o céu da Rússia no dia 15 de fevereiro.
Pesagem complicada
Nesta quarta-feira, imagens mostraram uma equipe puxando um pedaço da rocha de 1,5 metro de comprimento do lago Chebarkul. O objeto foi embrulhado em um material especial antes de se ser retirado da água.

A rocha foi então levada para a margem do lago e colocada em uma balança para pesagem, em uma operação que não deu certo.
O objeto se quebrou em três pedaços grandes enquanto era levantado do chão com a ajuda de cordas e alavancas.
Objeto foi retirado de lago (Foto: BBC)
Então, quando a pedra foi colocada na balança e o peso atingiu 570 quilos, a própria balança quebrou.

A missão dos mergulhadores também foi prejudicada por outros fatores. O fragmento de rocha estava a 13 metros de profundidade e não a seis ou oito, como se calculava anteriormente.
Os mergulhadores também tiveram que arrastar a rocha para a margem do lago em uma chapa metálica, em vez de levantá-la.
G1
  •  

Santa Luzia e São Mamede recebem novos ônibus do governo da PB

O governador Ricardo Coutinho entregou ônibus escolares a prefeitos de 91 municípios do Estado, em solenidade alusiva ao Dia do Professor. O evento aconteceu  nesta terça-feira (15). 
As cidade de São Mamede e Santa Luzia localizado no Vale do Sabugi foram contempladas cada uma com um ônibus escolar destinados ao transporte de alunos da Zona Rural. 
Confira com exclusividade a lista dos municípios beneficiados com 1 ônibus cada.
Gerência de Ensino- Município
 
1 Conde
 
1 Cruz do Espírito Santo
1 Lucena
1 Mari
1 Riachão do Poço
1 Sapé
1 Sobrado
2 Alagoinha
2 Araçagi
2 Bananeiras
2 Belém
2 Cacimba de Dentro
2 Casserengue
2 Dona Inês
2 Guarabira
2 Mulungu
2 Solânea
3 Arara
3 Aroeiras
3 Barra de Santana
3 Boqueirão
3 Caturité
3 Fagundes
3 Itatuba
3 Juazeirinho
3 Lagoa Seca
3 Livramento
3 Massaranduba
3 Montadas
3 Olivedos
3 Puxinanã
3 Queimadas
3 Remígio
3 Santa Cecília
3 Serra Redonda
3 Soledade
3 Taperoá
4 Cubati
4 Frei Martinho
4 Nova Palmeira
4 Pedra Lavrada
4 Picuí
4 São Vicente do Seridó
5 Camalaú
5 São João do Cariri
5 Sumé
6 Desterro
6 Santa Luzia
6 Santa Teresinha
6 São Mamede
6 Teixeira
7 Aguiar
7 Conceição
7 Coremas
7 Itaporanga
7 Olho d’Água
7 Piancó
7 Santa Inês
7 São José de Caiana
8 Belém do Brejo do Cruz
8 Catolé do Rocha
8 Jericó
8 Riacho dos Cavalos
8 São Bento
9 Bernardino Batista
9 Cachoeira dos Índios
9 Cajazeiras
9 Poço Dantas
9 Uiraúna
10 Aparecida
10 Nazarezinho
10 Santa Cruz
10 São Francisco
10 Vieirópolis
11 Água Branca
11 Imaculada
11 Juru
11 Manaíra
11 Princesa Isabel
11 Tavares
12 Gurinhém
12 Ingá
12 Juripiranga
12 Pedras de Fogo
13 Condado
13 Lagoa
13 Paulista
13 Pombal
14 Marcação
14 Rio Tinto
14 Lagoa de Dentro
Fonte: http://www.sertao1.com

Câmara de Várzea realiza Seção Solene em homenagem aos professores e entidades educacionais do Município

Aconteceu na noite de ontem, 14 de outubro, véspera do dia dos professores, uma seção solene na Câmara de Vereadores “Casa José Peregrino de Araújo” uma Seção Solene em homenagem aos professores e entidades educacionais do Município. A Seção foi solicitada por requerimento da Vereadora Eneide Araújo que também é Pedagoga.
  
Estavam presentes na Seção o senhor Prefeito José Ivaldo de Morais (Galego), Secretários Municipais, Diretores, Coordenadores, Supervisores e Professores de toda a Rede Municipal (Escola da Cidade e do Campo), como também a Creche Municipal e Escola Estadual Professor Odilon de Figueiredo.
  
Durante o evento, foram apresentadas inúmeras experiências exitosas por parte do Secretário de Educação, José Amilton (apresentação esta que o mesmo já teria apresentado no dia 30 de setembro, no 1º Observatório da Educação Básica, no Auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/PB, na capital João Pessoa, onde contou com a presença das cidades de Várzea, Guarabira e Paulista. Observatório este que foi requerido pelos Deputados Federal Damião Feliciano e Major Fábio.), como também por alguns professores e diretores das escolas presentes.

“Parabenizo esta Casa pela iniciativa e à Vereadora autora, e que outras ocasiões como esta possa ser realizada”, enfatizou Galego. O Prefeito parabenizou todos os professores pela passagem do seu dia, como também agradeceu a todos os méritos, conquistas e índices que a Educação está gradativamente trazendo para o Município e lembrou das professoras antigas da Cidade como sua Mãe D. Terezinha Morais, D. Margarida Batista, Raimunda Ramalho, entre outras.
  
Foram entregues no final da Seção Certificados de Honra ao Mérito a todos os Professores, Diretores, Supervisores, Coordenadores e Entidades Educacionais como Secretaria de Educação, Rede de Escolas Municipais (Cidade e Campo), Creche Municipal e Escola Estadual. Para o encerramento do evento a Câmara Municipal ofereceu um coffee break a todos os presentes como forma de partilhar esse momento com todos os professores e população presente.

Patos terá um dos maiores edifícios em número de apartamentos do interior do Nordeste

A cidade de Patos é uma das que mais cresce no Nordeste. Os investimentos privados na construção civil garantiram geração de centenas de empregos diretos e indiretos e fizeram as edificações verticais serem notadas em todos os locais da cidade. Agora, Patos, vai ganhar, no final de 2013 para início de 2014, um dos maiores edifícios em número de apartamentos e área construída do Nordeste.
O Residencial Center Hall Dona Milindra IV, localizado na Rua Floriano Peixoto, Centro, terá 84 apartamentos, 23 lojas comerciais, 87 vagas de garagem, área verde, piscina, ampla área para eventos e festas. O Residencial Center tem 7 andares e já está com quase todos os apartamentos vendidos. A obra é mais um empreendimento do Grupo Milindra do empresário Vicente de Paulo Cavalcante, mais conhecido por Vicente das Bolsas.
Esse é o 5º empreendimento imobiliário do Grupo Milindra que tem homenageado a mãe do empresário Vicente das Bolsas, Dona Milindra. O edifício Residencial Center Hall Dona Milindra foi erguido onde antes esteve localizada Clínica Santa Luzia de propriedade do Dr. Amauri Vicente da Silva.
A construção civil ganhou impulso com inúmeras facilidades de negócios através da Caixa Econômica Federal. A Caixa garante crédito para construção, reforma e tem dado ao setor imobiliário um apoio incondicional para seu crescimento, seja no setor privado ou público.

Horário de verão começa à meia noite deste sábado e terá termino no dia 16 de fevereiro de 2014; Confira

Horário de verão começa à meia noite deste sábado e terá termino no dia 16 de fevereiro de 2014; ConfiraO horário de verão começa no próximo domingo (20) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com isso, à meia-noite do sábado (19), para o domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança no horário vai até o dia 16 de fevereiro de 2014.

Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.

Economia de energia

O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h. A redução durante a mudança deve ser de cerca de 5% nos estados participantes.

Lula articula união das oposições na Paraíba


O sinal já veio de Brasília para algumas lideranças do Estado. A operação foi desencadeada, depois que a ex-ministra Marina Silva se filiou ao PSB do governador Eduardo Campos. Foi quando o ex-presidente Lula decidiu entrar em ação. De um lado, a ideia é isolar a candidatura de Campos nos Estados, de outro, unir a base aliada.


A decisão foi tomada no final de semana, em Brasília, informa um petista ao Blog. Lula passou a contatar várias lideranças da oposição no Estado, especialmente de PMDB, PP, PTB e PSC. A meta é construir, rapidamente, um palanque para a presidente Dilma na Paraíba, a exemplo que irá ocorrer em outros Estados.

Aécio Neves, como se sabe, terá um palanque com o senador Cássio Cunha Lima, ou com o governador Ricardo Coutinho na hipótese de Cássio não ser candidato e manter a aliança com o PSB. Já o governador Campos terá palanque com Ricardo Coutinho. Mas, Dilma corre o risco de ter um palanque fragmentado com a divisão das oposições.

Há a convicção de que o PT não tem nome forte o suficiente para disputar o Governo do Estado em 2014, então o partido fatalmente terá de se compor para apoiar candidato de outra legenda. A dúvida seria: é melhor apoiar o candidato lançado pelo PMDB, parceiro preferencial do PT, ou construir um quadro entre os demais partidos aliados?

Essa é a discussão que tem ocorrido nos bastidores da operação comandada por Lula. Pesa a favor do PMDB o fato de já ter um candidato lançado e da dependência que o PT tem do partido hoje. Mas, há os que defendem um nome novo, sem arranhões na biografia. O que, convenhamos, não é fácil. De qualquer forma, não se pode desmerecer a capacidade de articulação do ex-presidente Lula.

De permeio, é bom não esquecer, está a articulação em torno do senador Vital Filho para o Ministério da Integração Nacional. E é possível que as duas operações estejam intrinsicamente relacionadas.

Prefeitura de João Pessoa-PB abre concurso público

A prefeitura de João Pessoa, estado da Paraíba, torna público aos interessados que realizará concurso público para preencher 250 vagas em cargo de Guarda Civil Municipal.
Segundo edital, são oferecidos 175 vagas para candidatos do sexo masculino e 75 vagas para sexo feminino. Para concorrer aos cargos o candidato deverá ter ensino médio completo e ter, no mínimo, 1,65m de altura, se homem, e 1,55m, se mulher.
O salário oferecido é de R$ 1.400,00 e não haverá reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no período de 01 de fevereiro a 04 de março de 2012, no site www.ibfc.org.br. A taxa de inscrição custará R$ 65,00.
Avaliação
O concurso constará de provas objetivas, de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, mais teste de capacidade física. A aplicação da prova objetiva está prevista para 25 de março de 2012, podendo esta data ser alterada por critério do IBFC e anuência da PMJP. Os locais e horários serão divulgados posteriormente no Semanário Oficial do Município de João Pessoa e na internet nos endereços eletrônicos www.joaopessoa.pb.gov.br e www.ibfc.org.br, na data provável de 19 de março de 2012.
O prazo de validade do Concurso será de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da administração pública municipal, ser prorrogado uma vez por igual período.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...