sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Alunos do Curso Técnico em Mineração de Várzea participam do evento Mundo SENAI em Campina Grande; Confira as Fotos

Em todo o Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai - abrirá as portas de suas Unidades, nos dias 17,18 e 19 de outubro para receber a comunidade, estudantes, parceiros e empresários. É o Mundo SENAI, que desperta o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais e promove a aproximação com a indústria. É uma oportunidade para os jovens as opções de carreira e a importância da educação profissional para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Na Paraíba, o Mundo Senai será nos dias 17 e 18, em Campina Grande, será sediado nas Unidades do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI e no Centro de Ações Móveis - CAM, no Distrito Industrial, das 08h às 17h estarão de portas abertas para receber moças e rapazes a partir dos 16 anos ou acima de 18 anos, conforme programação específica de cada Unidade/Cidade divulgada no site  www.mundosenai.com.br

No ponto de vista da diretora da Escola Odilon de Figueirêdo, Iva Fernandes, “a participação dos alunos do Curso Técnico em Mineração de Várzea em eventos como este é importante, pois vem orientar estes jovens sobre a importância do conhecimento, por trabalhar diferentes temas para melhor desenvolvimento de crianças e adolescentes”, disse.

O Secretário de Educação de Várzea, Jose Amilton acrescenta que “o Mundo SENAI proporcionou conhecimento sobre os diversos cursos oferecidos pela instituição. Foi um momento muito especial que pode oportunizar os alunos a conhecer várias profissões que poderão se identificar e um futuro próximo por realizar o curso para sua formação e assim entrar no mercado de trabalho” finalizou.


FONTE: BLOG JEFTE NEWS

Buba anuncia recursos do governo federal para garantir abastecimento de água para municípios do interior da Paraíba



O presidente da Famup, Buba Germano, se reunião com os prefeitos da Paraíba na cidade de Guarabira, na quarta-feira, 16, para tratar do programa Água para Todos, que vai investir R$ 22 milhões nos municípios que passam por dificuldades de abastecer suas populações. 

Serão beneficiados os municípios de Alagoinha, Araçagi, Borborema, Cacimba de Dentro, Capim, Cuitegi, Guarabira, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Marcação, Mari, Mataraca, Pedro Régis, Pilões, Piloeszinho, Pirpirituba, Rio Tinto, Sapé, Solânea, Juripiranga, Pedra Lavrada e Várzea. 

A reunião foi realizada no auditório da Secretaria de Saúde de Guarabira. Buba apresentou o Plano de Trabalho. Os recursos foram conseguidos através de uma articulação da direção da Famup com o Ministério da Integração Nacional e somam R$ 22 milhões, que serão divididos com 50 municípios paraibanos.

Segundo Buba Germano, esta ação está dentro do Programa Água para Todos do governo federal e faz parte das ações do Plano Brasil sem Miséria e atenderá prioritariamente as famílias cadastradas no Cadastro Único sem acesso à água. 

“Estamos passando por um momento muito difícil no que diz respeito ao abastecimento das populações, principalmente os que moram na Zona Rural. Por isso a Famup vem fazendo um esforço para conseguir recursos e levar tecnologias que se transforme em benefícios para o povo paraibano”, avisa Buba Germano. 

Nas reuniões que tem feito pelo interior do Estado Buba tem contado com a assessoria de Mônica Alcântara, técnica social do programa, que trabalha na Famup no desenvolvimento de programas sociais. 
Fonte: http://www.famup.com.br

FIFA sugere arrependimento de escolher Brasil e diz que não tolerará protestos em 2014

blatter_FabioMotta_Estadao_01072013_292Joseph Blatter, presidente da FIFA, afirmou, em entrevista à agência alemã DPA, que o Brasil "pode ter sido a escolha errada para a Copa do Mundo", tendo em vista, pressupõe-se, os protestos ocorrentes durante a Copa das Confederações. 

Os protestos em seis cidades da Copa foram marcados por forte adesão popular, insatisfação contra o governo e contra a entidade esportiva, despertando, inclusive, repercussão internacional e questionamento quanto ao modo de a FIFA operar.


"Se acontecer novamente, temos de colocar em questão se fizemos a decisão errada na escolha do país-sede", afirmou. 

Blatter já avisou a Dilma Rousseff, em recentes reuniões, que "Se acontecer novamente, temos de colocar em questão se fizemos a decisão errada na escolha do país-sede". 

"A Fifa não pode ser responsabilizada pela discrepância social que existe no Brasil. Não somos nós (a Fifa) que temos que aprender com os protestos, mas sim os políticos brasileiros", alegou.

Qual é a sua opinião a respeito da Copa do Mundo 2014 e dos protestos ocorridos durante a Copa das Confederações?

Lígia Ferreira.
Fonte: http://www.folhapolitica.org

Cagepa confirma problema no fornecimento de água no litoral da PB

Com a constante falta de água em vários bairros de João Pessoa e cidades vizinhas, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) cogita a possibilidade de fazer um rodízio de abastecimento. A informação foi confirmada pelo presidente do órgão, Deusdete Queiroga, em entrevista ao JPB 1ª Edição desta quinta-feira (17).

Segundo Queiroga, os bairros da Grande João Pessoa estão sofrendo faltas d’água diárias, principalmente nas últimas duas semanas, porque as Estações de Tratamento de Gramame e a de Marés estão operando no limite da capacidade. Com isso, a Cagepa se vê obrigada a fechar os reservatórios sempre no fim da tarde, quando aumenta o consumo.

“Pedimos ajuda da população no tocante à economia de água. Temos agora, em outubro de 2013, 40 mil novos imóveis ligados à rede em relação a dezembro de 2010. Isso equivale a uma cidade de Patos inteira a mais sendo abastecida com a mesma quantidade de água de antes”, explicou.

O problema deve ser resolvido com o fim das obras da Translitorânea, que vai ampliar a capacidade de abastecimento da Estação de Gramame e resolver a questão da água pelo menos pelos próximos 20 anos, segundo o presidente. Queiroga explicou que a previsão é de que a obra fique pronta em março de 2014, mas que a Cagepa está tentando antecipar para dezembro deste ano. “A água que vem de Alhandra vai amenizar o problema”, garantiu.

Segundo ele, a possibilidade de rodízio é grande porque o problema da falta d’água pode ser agravada nos próximos meses devido à chegada do verão, que aumenta o consumo por conta do calor. “O rodízio ainda não é algo que está definido. Os técnicos da Cagepa estão estudando uma possibilidade de evitar. Mas ele talvez gere um incômodo menor para a população, já que os moradores dos bairros serão avisados em que dia vai faltar água e poderão se programar”, disse.

G1pb

Unidades do Senai abrem as portas para visitantes na Paraíba

Termina nesta sexta-feira (18) em Campina Grande e Bayeux o Mundo Senai. O evento, que acontece em todo o Brasil, tem o objetivo de despertar o interesse de representantes da comunidade, estudantes e parceiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), pelas diversas profissões industriais, através de visitação pública gratuita às unidades do órgão.
Em Campina Grande, o evento acontece nas unidades do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial (Citi) e no Centro de Ações Móveis (CAM), no Distrito Industrial, das 9h às 13h, com exposição de equipamentos e oficinas, além de visitas a salas de aulas e laboratórios da instituição. No município de Bayeux, o Mundo Senai está sendo realizado na Unidade da Construção Civil, onde a Unidade do Distrito Industrial de João Pessoa está expondo suas áreas de atuação. No local, também estão estandes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), realizando cadastramento de alunos para estágios e do Serviço Social da Indústria (Sesi), com programas de atendimento aos futuros colaboradores da indústria.
Evento tem o objetivo de despertar o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais (Foto: Divulgação/FIEP)
De acordo com a diretora regional do Senai, Gricélia Pinheiro, a indústria frequentemente abre vagas para cursos nas diversas áreas tecnológicas em todo o Estado, visando a iniciação dos estudantes no ramo industrial. “São mais de cem cursos, nas modalidades de iniciação, aperfeiçoamento, qualificação e técnico e aprendizagem, com processo seletivo duas vezes ao ano”, disse a diretora.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco de Assis Benevides Gadelha explica que o evento é uma oportunidade para os jovens descobrirem as opções de carreira e a importância da educação profissional para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “O Sistema Indústria na Paraíba tem investido em maior escala na infraestrutura e expansão das unidades fixas e móveis para atender à crescente demanda do mercado de trabalho”, completou Francisco Gadelha.
G1pb

Passageiros apedrejam ônibus com problema mecânico na Paraíba

Passageiros se revoltaram quando o ônibus quebrou em Bayeux e apedrejaram o parabrisa (Foto: Walter Paparazzo/G1-PB)
Um ônibus da empresa Almeida foi apedrejado por passageiros na manhã desta sexta-feira (18), após um problema mecânico que fez o veículo parar no Conjunto Mario Andreazza, em Bayeux, na Grande João Pessoa. De acordo com o motorista do ônibus, a correia dentada do transporte coletivo quebrou e os passageiros se revoltaram, atirando paralelepípedos no parabrisas do veículo. Ainda de acordo com o motorista, o ônibus estava lotado, mas ele não soube precisar a quantidade de passageiros.
Já na comunidade Rio do Meio, também emBayeux, um ônibus da Wilson Transportes, derrubou o muro de duas casas, após o motorista perder o controle do veículo. Segundo ele, a barra de direção quebrou e essa teria sido a causa do acidente. Ninguém ficou ferido.O ônibus foi recolhido, mas o problema já foi solucionado e as viagens já foram regularizadas, segundo informações de Alberto Santos, assistente administrativo da empresa.
Motorista perdeu o controle do veículo, mas não havia passageiros no ônibus (Foto: Walter Paparazzo/G1-PB)
A dona de uma das casas, que se identificou como Maria de Lourdes, disse que estava dormindo quando ouviu o barulho. “Ficamos assustados. Minha filha e meus netos dormiam na sala, na hora só pensei que alguma coisa tivesse acontecido com eles”, declarou. Não havia passageiros no veículo, apenas o motorista. Ninguém da empresa falou sobre o acidente, apenas informou que o fato será solucionado o mais rápido possível.
O cabo Costa, do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário (Bptran), disse que a princípio o acidente foi causado por falha mecânica. Segundo ele, o veículo está com o licenciamento atrasado e que por isso foi recolhido ao pátio do órgão, onde ficará até que a situação seja regularizada.
G1pb

TCU vê superlotação e problemas de estrutura em hospitais da Paraíba

Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou problemas em quatro hospitais de urgência e emergência de três cidades da Paraíba. Após realizar inspeções, o órgão constatou superlotação, demora na realização de cirurgias eletivas e também problemas de infraestrutura. Nas quatro unidades, segundo o TCU,  foi constatada superlotação nos setores de emergência e urgência, com uso quase constante de leitos extras e até com dificuldade de transitar entre os leitos.
Os estabelecimentos fiscalizados foram o Hospital Ortotrauma  e o Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, o Hospital de Emergência de Trauma de Campina Grande e também o Regional de Patos, no Sertão do estado. Das quatro, três unidades são mantidas pelo governo do Estado e uma é administrada pela prefeitura de João Pessoa. O relatório faz parte de um processo aberto pelo TCU para avaliar a qualidade do atendimento à saúde feito com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Já a diretora do Regional de Patos, Sílvia Ximenes, afirmou que as informações do TCU são pertinentes e explicou que as medidas já estão sendo tomadas para sanar as falhas. Ela destacou que já existe um projeto para reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva.As inspeções aconteceram entre os dias 1º de agosto a 30 de setembro deste ano. O objetivo foi conhecer a organização e o funcionamento dos estabelecimentos que possuem mais de 50 leitos.


Foi verificado também que os pacientes enfrentavam dificuldade para encontrar vagas de internação e demora para realizar consultas ambulatoriais e exames. Outro problema encontrado foram as longas filas para as cirurgias eletivas.



No Ortotrauma, por exemplo, existiam 1,4 mil pessoas aguardando para fazer operações ortopédicas. O TCU também encontrou pacientes internados sem previsão de fazer a cirurgia, por falta de vagas nas unidades de tratamento pós-operatório. Ainda de acordo com o relatório, os técnicos descobriram que alguns médicos não cumprem integralmente o horário de trabalho.



O TCU apontou ainda que a proporção de leitos na Paraíba para cada grupo de mil habitantes é  menor do que o recomendado. No estado são 2,4 leitos custeados pelo SUS, quando o Ministério da Saúde recomenda uma existência média de 2,5 a 3 leitos.



Para o tribunal , as dificuldades na Saúde são consequência da falta de regulação no serviço. O órgão adverte que a superlotação, por exemplo, prejudica a qualidade no atendimento e aumenta os riscos de infecção hospitalar.



O relatório sugeriu a implantação do sistema de regulação no governo do Estado, para facilitar o acesso de pacientes aos serviços de emergência e urgência e que ainda fosse melhorado o funcionamento do Programa de Saúde da Família (PSF).



O que dizem os responsáveis
Procurado pelo G1 o secretário de Saúde da Paraíba, Waldson de Souza, disse, por meio da assessoria, que não foi comunicado oficialmente sobre o relatório do Tribunal de Contas da União e só poderia se pronunciar quando avaliasse o documento. Resposta similar a de Waldson foi dada pela diretora do Ortotrauma, Adriana Lobão.

G1pb

Motociclista não para em cruzamento e colide com carro em João Pessoa

Colisão aconteceu em cruzamento no bairro de Tambauzinho (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um motociclista e seu passageiro ficaram feridos após colidirem com um veículo em um cruzamento no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, no início da tarde desta quinta-feira (17). Os dois feridos foram socorridos com fraturas para o Hospital de Emergência e Trauma da capital paraibana.
O condutor socorrista De Alves, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informou que uma dos feridos está com uma pequena lesão na cervical, enquanto o outro apresentou fratura no punho.De acordo com Luiz Gonzaga, motorista do veículo envolvido no acidente, o motociclista não respeitou a placa que sinalizava para parar no cruzamento. “Eu estava vindo na avenida principal quando eles cruzaram na minha frente, em alta velocidade. Eles não pararam no cruzamento, como a placa mandava, tanto é que eles que colidiram na lateral do meu carro, e foram lançados ao chão”, disse.
G1

Estudantes improvisam ‘jantar’ em meio a protesto e atraem atenção de manifestantes na Cinelândia

Em meio a manifestação dos professores, as estudantes de Teatro improvisaram um “jantar”Duas estudantes de teatro promoveram uma manifestação inusitada, na noite desta terça-feira, na Cinelândia, no Centro do Rio. Cercadas por uma multidão, que corria por todos os lados das bombas de gás lacrimogêneo lançadas por policiais militares, durante um protesto, elas decidiram improvisar um “jantar”, como se estivessem em casa - com direito a mesa, comida e televisão -, em meio à praça carioca. A performance de Fernanda Vizeu e Ariane Oliveira de Souza chamou a atenção de quem passava pelo local e também nas redes sociais.
Um vídeo, que registra o momento, divulgado pelo cinegrafista amador Eduardo Fraga, em seu perfil no Facebook, faz sucesso entre os internautas e já registrou mais de 200 compartilhamentos e quase 60 comentários, em apenas 48 horas.
Nas imagens, as meninas aparecem jantando, enquanto assistem televisão, na praça. Logo, bombas de gás lacrimogêneo são lançadas próximo à elas. Há confusão e correria entre os que estão no local. Sem se importarem, elas colocam máscaras e continuam o “jantar”. As meninas atraem a atenção de curiosos, inclusive Black Blocs, que observam a cena intrigados. Veja:

 Eu e Ariane somos artistas, estudamos na Escola de Teatro Martins Pena e queríamos fazer algo que provocasse as pessoas, um manifesto diferente. Mas a gente não sabia direito que podia ser tão forte. Era só uma performance no meio da manifestação. Mas com essa repercussão toda, comecei a perceber que a performance não é nossa, é de todo mundo que está na rua – explica Fernanda.

A ação foi elogiada na internet. “Mega consciência de cidadania, compromisso com a liberdade de expressão artística. Orgulho de vocês. Parabéns, grupo!”, escreveu Monica Karl, sobre o vídeo, no Facebook. Uma foto do momento, feita por Byron Prujanfky, também conquistou os usuários da rede social, sendo compartilhada mais de mil e quinhentas vezes.
Para Ariane, a ação foi uma forma encontrada para contribuir com a manifestação utilizando a arte:
Estudantes improvisam ‘jantar’ em meio a protesto e atraem atenção de manifestantes na Cinelândia– Claro que esperávamos passar a ‘nossa mensagem’ na nossa performance. Assim como os médicos, que davam assistência médica gratuita; os advogados, que defendiam os manifestantes das estranhas vozes de prisão que eram lançadas para todos; ou como os corajosos grupos mascarados, que defendiam com o próprio corpo os seus irmãos da violência policial. Mas a nossa mensagem é aquela que você viu ou sentiu e nada mais, simples assim. Ela é, e existiu naquele momento em que estávamos entre os manifestantes aterrorizados, com os sons de bomba e com os olhos lacrimejados de gás.
Detidos
Após o protesto na Cinelândia, por conta do elevado número de pessoas detidas na confusão entre mascarados e policiais militares, a Polícia Civil adotou a medida de dividir as ocorrências em dez delegacias da cidade. De acordo com os advogados da OAB, pelo menos 208 pessoas foram encaminhas para as delegacias.
Dez policiais militares e seis manifestantes ficaram feridos. Os manifestantes feridos, todos sem gravidade, foram levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. Nove policiais foram socorridos para o Hospital da PM, no Estácio. Um PM, que teria levado uma pedrada, também foi encaminhado para o Souza Aguiar.
Fonte: 

Rapaz filmado durante roubo e ferido por PM em SP é transferido para cela

O rapaz flagrado em um vídeo tentando roubar uma moto e sendo baleado por um policial recebeu alta do Hospital do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (17), informou a Secretaria Municipal de Saúde. Leonardo Escarante Santos, de 18 anos, que foi preso em flagrante e estava sob escolta policial, foi levado para a carceragem do 31º DP (Vila Carrão). Segundo a Polícia Civil, ele será transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itapecerica da Serra, na região metropolitana, na manhã desta sexta-feira (18).
A vítima postou um vídeo na internet mostrando a tentativa de roubo a uma motocicleta no sábado (12) e a ação de um policial que evitou o crime ao atirar no criminoso. As imagens foram registradas por uma câmera instalada no capacete do motociclista, que é segurança.
A Polícia Militar (PM), a ação foi "legítima".
O motociclista foi abordado por volta das 14h por dois jovens que estavam em outra moto na esquina das avenidas Doutor Assis Ribeiro e Gabriela Mistral. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), um dos criminosos era Leonardo Escarante, que estava na garupa e apontou o revólver 38 para o motoqueiro. “Dá o alarme, dá o alarme”, afirmou o criminoso na abordagem. A vítima prontamente desceu do veículo e entregou a moto.
Quando Escarante subiu na moto roubada, um modelo Hornet, o policial que voltava para casa desceu de seu veículo particular que estava parado no cruzamento. Dois tiros foram disparados, sendo que um deles atingiu o abdômen do criminoso. Ele foi levado ao pronto-socorro do Tatuapé, onde passou por uma cirurgia e a bala foi retirada.
"Dei muita sorte de ter um policial ali naquela hora e bem posicionado", afirmou o motociclista aoG1. O segurança afirma que leva uma câmera em seu capacete para divulgar pela internet sua rotina e os passeios que faz..
Ação policial
Segundo a Polícia Militar, o policial de 45 anos havia atuado na Operação Delegada, bico oficial que a categoria presta para a prefeitura de São Paulo para fiscalizar atividades como o comércio ambulante. Segundo a PM, uma análise preliminar do vídeo mostra que a ação foi “legítima e correta”. O criminoso aparece com um dos braços estendidos ao policial e estaria segurando o revólver.

“O policial, cumprindo seu dever, saiu de seu carro para ajudar a vítima. Ao intervir na ocorrência, percebeu o criminoso apontando a arma em sua direção e efetuou dois disparos com sua pistola ponto 40, atingindo-o no abdômen e em uma das pernas”, informou a PM por meio de nota. “O oficial demonstrou preparo e compromisso com a causa pública”, complementou a polícia.
O comparsa de Leonardo conseguiu fugir. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial, na Penha, como tentativa de roubo de veículo e lesão corporal decorrente de intervenção policial.
A moto da vítima foi apreendida e devolvida ao dono. O revólver do suspeito, que tinha a numeração raspada, foi recolhido para perícia juntamente com a pistola .40 do policial. Também foram apreendidos R$ 177 que o criminoso levava. A Polícia Civil solicitou exames residuográficos ao PM e a Leonardo.
G1

Estudante de Aracaju lidera ranking do simulado final do Enem

Jandson Pires de Oliveira quer cursar medicina na UFS (Foto: Arquivo pessoal/Maria Pires )
O estudante Jandson Pires de Oliveira, de 17 anos, aparece nesta quinta-feira (17) em primeiro lugar no ranking do simulado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela plataforma 'Geekie Games - O desafio do Enem'. Aluno do terceiro ano do ensino médio do Colégio de Excelência Master, de Aracaju(SE), Jandson obteve uma média final de 784,75 pontos nas quatro áreas de conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens) do simulado gratuito feito pela internet.
A plataforma calcula as notas de cada uma das provas do simulado final de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo método usado no Enem, e faz a média das quatro provas.CLIQUE AQUI E ACESSE O SIMULADO
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
Jandson se destacou na prova de matemática, com 832 pontos, e obteve uma pontuação alta nas demais provas do simulado. O jovem vai prestar o Enem para entrar no curso de medicina da Universidade Federal do Sergipe (UFS) e está estudando diariamente desde o começo do ano.
Jandson leva a sério o Enem desde o início do ensino médio. Ele fez o exame do MEC em 2011 e em 2012. Com a nota obtida no ano passado, se inscreveu no vestibular da UFS no meio do ano e acabou sendo convocado na quarta chamada. Como não tinha concluído o ensino médio, sua matrícula na universidade foi barrada. A família entrou na Justiça para que a UFS aceitasse sua matrícula. O caso está em segunda instância. "Quero poder fazer uma boa prova no Enem para entrar deste vez de forma mais direta", diz Jandson.
VEJA OS DEZ PRIMEIROS COLOCADOS DO SIMULADO FINAL DO ENEM (até 17/10)
Pos.EstudanteEscolaUFPontos
1º)Jandson Pires de OliveiraCentro de Excelência MasterSE784,75
2º)Lucas Vaz de Castro OliveiraInstituto Antoine Lavoisier de EnsinoPI772,75
3º)José Alves de Souza AragãoColégio Salesiano Dom BoscoRN772,00
4º)Franciele AraídesEE Antonio MarquesMG770,00
5º)Ellon BernardesColégio SapiensPA767,00
6º)
 
Paula FruditColégio BandeirantesSP766,75
Camila MeloColégio AtenaMG766,75
8º)Gabriel Silva GarciaColégio Salesiano Dom BoscoMS764,01
9º)Laila SchluterEscola Alemã Corcovado ExperimentalRJ763,75
10º)Heitor KalilCentro Educacional de NiteróiRJ763,50
Fonte: Geekie
O simulado final ajudou Jandson a detectar seus pontos fracos. "Fiz cada prova em menos de duas horas. Já conhecia as questões do Geekie, têm o estilo do Enem, são questões muito bem feitas." Ele afirma que a plataforma apontou como ponto fraco as variações linguísticas na prova de linguagens. "Não imaginava que eu teria problemsa neste tema, estou focando meus estudos agora esta área."
Jandson também faz um curso de redação desde o início do ano para aprender técnicas de dissertação. Também acompanha os noticiários para se manter bem atualizado. "Eu também refiz todas as provas do Enem de 1998 a 2012, inclusive os exames aplicados nas unidades prisionais."
Simulado 'Geekie Games' (Foto: Reprodução)
Simulado do Enem
Está disponível na plataforma  "Geekie Games - O desafio do Enem" o simulado final feito nos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio. Até o último dia do Enem, que será realizado nos dias 26 e 27 deste mês, os estudantes poderão testar seus conhecimentos em uma simulação das provas do exame do MEC.As inscrições para o simulado estão abertas, a participação é gratuita e feita inteiramente pela internet. 

São quatro provas de 45 questões cada nas áreas do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens) e o estudante terá 2h30 para resolver cada uma das provas. Atenção: não é possível interromper a prova, quando o aluno começa a responder as questões precisa ir até o final. Por outro lado, o aluno pode escolher em que ordem vai fazer cada uma das quatro provas. Também pode fazer em dias e horários diferentes. Ao final das quatro provas, o estudante envia as respostas e recebe o resultado imediatamente, com o número de acertos e com os pontos fortes e fracos que apresentou.
Questão da prova de ciências da natureza (Foto: Reprodução/Geekie Games)
O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo.
Só é possível fazer o simulado final uma vez por inscrição, mas quem quiser pode treinar outras questões na plataforma Geekie Lab, que traz exercícios pontuais em cada uma das áreas, aulas em vídeo e simulados. Ao final de cada treino o candidato recebe a sua pontuação, a indicação dos pontos fortes e pontos fracos a apresentados e um conteúdo personalizado feito em cima de suas deficiências. Inicialmente, esta plataforma de treinos teria suas inscrições encerradas nesta quarta, mas elas continuarão abertas e em funcionamento junto com o simulado final.
G1

Estudantes da USP fecham portões da Cidade Universitária em São Paulo

Manifestantes fecham portão da USP (Foto: Letícia Macedo/ G1)Os estudantes que ocupam a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) fecharam os portões da portaria principal da Cidade Universitária, no Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (18). Eles ocuparam o prédio em 1º de outubro para pedir a aprovação da eleição direta para os cargos de reitor e vice-reitor. Os alunos cobram a retomada das negociações com a direção da universidade.
Os alunos estão do lado de fora da universidade com faixa de "Fora Alckmin" em fente ao portão da Avenida Alvarenga com a Rua Afrânio Peixoto. Um carro da Polícia Militar acompanha o ato de dentro da USP. Pedestres conseguem entrar pela portaria principal e carros estão sendo desviados para os outros portões da universidade.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) solicita aos motoristas que evitem circular pela região da Cidade Universitária, em razão de manifestantes que bloqueiam os portões da USP e impedem a utilização do local como passagem. Agentes de trânsito da CET estão acompanhando a manifestação e orientando os usuários.
Os estudantes afirmaram que pretendem bloquear a entrada principal até por volta das 11h ou quando o reitor João Grandino Rodas telefonar para os manifestantes.
Segundo Serrano, o reitor marcou uma reunião para o dia 25. "A gente acha que é uma data absurda dado que na terça-feira tivemos 56 estudantes presos, sendo mais de 10 diretores do DCE, sem prova nenhuma, por isso, ficaram detidos e foram liberados. Se a reitoria não para para negociar, ela faz uma aposta na ampliação do conflito"."Nos estamos tentando diálogo há mto tempo. Antes de começar a ocupação nos já tínhamos tentado. A justiça já se manifestou, mas a situação não avançou. Dessa maneira ele [reitor] contribui para que esse conflito se amplie", disse Pedro Serrano, estudante de Ciências Sociais.
Rodas designou uma comissão para dar continuidade às conversações "com os segmentos da comunidade universitária, sem prejuízos dos canais institucionais já existentes", segundo a assessoria de imprensa da universidade. A portaria é do dia 16 de outubro e a comissão é presidida pelo chefe do gabinete do reitor, Alberto Carlos Amadio.
Na terça-feira (15), a Justiça concedeu o prazo de 60 dias para que os estudantes desocupem o prédio da Reitoria. O desembargador José Luiz Germano, da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), disse que o prazo permitirá que as partes dialoguem para chegar a um acordo e evitar uma intervenção policial.
G1

Petroleiros fazem protesto em prédio da Paulista contra leilão de jazida

Petroleiros protestam contra leilão em prédio da Paulista (Foto: Megui Donadoni/ G1)
Sindicalistas ligados à indústria petrolífera ocuparam o saguão do prédio da Petrobrás, na Avenida Paulista, na região central de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (18), em protesto contra o leilão da jazida de petróleo de Libra, a maior do país. A jazida, em águas muito profundas do Atlântico, a cerca de 183 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro, tem reservas calculadas entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris de petróleo.
Por volta das 8h30, manifestantes impediam funcionários da Petrobras do prédio de pegar o elevador. No prédio funcionam outras três empresas. Não havia registro de tumulto e os manifestantes pretendem ficar no prédio por tempo indeterminado. Segundo sindicatos da categoria, a maioria dos empregados está em greve, iniciada nesta quarta-feira (16) em todo o Brasil.
Para Maria Isméria Nogueira dos Santos, aposentada da Petrobras e participante do Sindipetro, além de barrar a privatização, o ato tem outras duas vertentes. “Temos aqui um acordo coletivo de trabalho...e eu apoio isso. Se somos uma categoria, temos que agir como categoria. Além disso, o que estamos fazendo aqui também é uma discussão sobre a terceirização do trabalho, que precisa acabar”.De acordo com Vereníssimo Barçante, coordenador do sindicato dos petroleiros em São Paulo, o objetivo da paralisação é chamar a atenção para o leilão da privatização da jazida de Libra, que ocorrerá na próxima segunda-feira (21). “Nós estamos aqui reunidos por um bem maior, não só nosso, mas do Brasil. Temos que acompanhar nossa categoria, que já está em greve desde ontem. Estamos barrando todos os funcionários da Petrobras e terceirizados e conscientizando eles dessa importância”.
A paralisação conta com integrantes dos petroleiros, da CUT e da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil). José Batista Gomes, secretário de polícias sociais da CUT, disse que chegou ao prédio às 6h e que todos precisam se manifestar contra a privatização. “A privatização é um equívoco total. Temos que criar alternativas para barrar ela. E hoje estamos fazendo isso, mostrando nossos objetivos”.
Vários funcionários e terceirizados da Petrobras que estavam no saguão do prédio disseram que não sabiam da paralisação, mas que apoiam a ação. “O movimento é unido, então a gente tem que apoiar. Não sabia da greve, descobri quando cheguei aqui por volta das 8h. Acho que todo mundo tem o mesmo pensamento que o meu, é preciso apoiar”, relatou Carina Ramos, funcionária da empresa.
Leilão
Nove petrolíferas estão inscritas para disputar a licitação da jazida de Libra. A Agência Nacional de Petróleo (ANP, regulador), porém, prevê que receberá ofertas de entre dois ou três consórcios em que se agruparão tais empresas. O leilão de privatização está previsto para a segunda-feira (21).

Entre as empresas pré-inscritas figuram sete das 11 com maior valor de mercado no mundo: a China National Corporation (CNPC), a anglo-holandesa Shell, a colombiana Ecopetrol, a Petrobras, a francesa Total, a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) e o consórcio hispânico-chinês Repsol-Sinopec.
O leilão será o primeiro que o Brasil realizará com as regras do chamado regime de divisão da produção, que substituiu o de concessão e que garante ao Estado a maior parte dos ingressos pelo exploração do petróleo.
G1

Casal é multado após sexo oral em voo nos EUA

Jessica Stroble e Christopher Martin foram multados em US$ 250 cada um (Foto: Reprodução/Facebook/Jessica Stroble e Reprodução/Facebook/Christopher Martin)
Um casal foi multado após fazer sexo oral na frente de outros passageiros durante um voo da companhia aérea Allegiant entre Medford, no estado do Oregon (EUA), e Las Vegas, em Nevada.
Christopher Martin, de 44 anos, e Jessica Stroble, de 33, se declararam culpados da acusação. Eles foram multados em US$ 250 (R$ 540) cada um.
"Eu cometi muitos erros na minha vida, mas nenhum é maior do que este", disse Martin, em uma declaração por escrito na quarta-feira.
Por causa do incidente ocorrido no dia 21 de junho, ele foi demitido pela empresa em que trabalhava. "Meu comportamento foi claramente inadequado e imprudente", disse ele.
G1

'Vou dormir satisfeita', diz atriz Nicole Puzzi após cachorros serem levados

A atriz Nicole Puzzi publicou foto com sua filha, Dominique Brand, após resgate dos animais. (Foto: Reprodução/Facebook)
A atriz Nicole Puzzi publicou mensagens em sua página no Facebook contando que participou do ato que levou vários animais do laboratório do instituto Royal, em São Roque, a 59 km de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (18).
"4 e 20 da madrugada cheguei em casa toda suja de coco, pelos e barro mas LIBERTAMOS MAIS DE 300 COBAIAS BEAGLES DO INSTITUTO ROYAL!!!!! PARABENS A TODOS OS PROTETORES QUE BOTARAM A MÃO NA MASSA!!!" (sic), publicou a atriz. Ela conta que sua filha, a também atriz Dominique Brand, participou da ação.
 

Ao Bom Dia São Paulo, o instituto Royal afirmou que realiza todos os testes com animais dentro das normas e exigências da Anvisa e que a retirada dos animais do prédio prejudica o trabalho que vinha sendo realizado. Segundo o laboratório, que classificou a invasão como ato de terrorismo, a ação dos ativistas vai contra o incentivo a pesquisas no país.Dominique também postou mensagens sobre o caso em sua página na rede social. "Hoje, com muito orgulho e custando o que custasse eu ajudei a salvar", comenta. "Entrei, abri canil, salvei beagles q seriam assassinados de forma cruel e VI a ala onde rstavam os cachorros dopados e multilados ..... eu nao tenho medo de enfrentar quem for ..... se o problema eh ser preso ???? com tudo q vivi seria apenas mais topico em meu cv .... parabens a todos q estavam la dentro, dando a cara a tapa resgatando os cachorros do canil !!!!!" (sic).

Entenda o caso
Dezenas de ativistas invadiram o laboratório do instituto Royal e levaram animais do complexo, informaram a Guarda Municipal da cidade e a Polícia Militar (PM) da região. A manifestação foi motivada por suspeitas de maus-tratos aos bichos no local.

Os manifestantes acusam o laboratório de maltratar animais como cães da raça beagle, ratos e coelhos usados em testes laboratoriais de produtos cosméticos e farmacêuticos. Os ativistas afirmaram nas redes sociais que a empresa pretendia sacrificar os animais.
 
Manifestantes disseram que o laboratório tinha mais de 200 animais no local.


A Guarda Municipal da cidade informou que o protesto reuniu 120 pessoas, e que a maior parte invadiu o complexo após quebrar um portão por volta de 2h. A corporação confirmou que muitos ativistas levaram em seus carros animais do laboratório.

G1

Descoberta de novo crânio pode reescrever história da espécie humana

Crânio 5
Um crânio descoberto em 2005 na região de Dmanisi, na Geórgia, pode obrigar os cientistas a reescreverem toda a história de evolução da espécie humana. O fóssil possui aproximadamente 1,8 milhão de anos e é o mais antigo crânio completo já encontrado por pesquisadores. Suas características físicas — a caixa craniana pequena e o grande maxilar — nunca haviam sido encontradas em conjunto antes, desafiando as divisões traçadas pelos cientistas para separar as espécies de ancestrais humanos. Segundo um estudo publicado nesta quinta-feira na revistaScience, a descoberta sugere que os primeiros membros do gênero Homo, aqueles classificados como Homo habilisHomo rudolfensis e Homo erectus, faziam parte, na verdade, da mesma espécie — seus esqueletos simplesmente pertenceriam a indivíduos de aparência diferente.

O novo crânio descoberto na Geórgia — que ganhou o nome de Crânio 5 — combina entre suas características uma caixa craniana pequena, um rosto excepcionalmente comprido e dentes grandes. Até agora, o sítio arqueológico só foi parcialmente escavado, mas se revelou um dos mais importantes já descobertos. O fóssil foi encontrado ao lado dos restos mortais de outros quatro ancestrais humanos primitivos, um grande número de ossos de animais e algumas ferramentas de pedra.Essas espécies foram todas encontradas na África, em períodos que vão até 2,4 milhões de anos atrás. Os pesquisadores usaram a variação no formato de seus crânios para classificá-las como espécies diferentes, porém aparentadas. No entanto, desde a descoberta dos primeiros fósseis, os cientistas têm enfrentado dificuldades para traçar uma linha evolutiva entre elas, sem conseguir apontar de maneira definitiva qual deu origem às outras e aos Homo sapiens.
Segundo os cientistas, os fósseis estão associados ao mesmo local e período histórico, sugerindo que as ossadas pertenceram todas à mesma espécie de ancestral humano. Isso forneceu aos pesquisadores uma oportunidade única para comparar os traços físicos de indivíduos de uma mesma espécie e o que descobriram foi uma grande variedade de tamanhos e formas, mas nada diferente da variação encontrada entre os humanos modernos. "Graças à amostra relativamente grande de Dmanisi, pudemos ver a grande diferença que existia entre os indivíduos. Essa variação, porém, não é superior à encontrada entre populações modernas de nossa própria espécie, dos chimpanzés ou bonobos", diz Christoph Zollikofer, pesquisador do Instituto e Museu de Antropologia, na Suíça, e um dos autores do estudo.
A partir dessa conclusão, os cientistas sugerem que os fósseis mais antigos do gênero Homo, com origem na África, também representavam a variação entre os membros de uma única linhagem evolutiva: o Homo erectus. "Uma vez que vemos um padrão semelhante de variação no registro fóssil africano, é sensato assumir que também houve uma única espécie Homonaquela época", concluiu. "E, uma vez que os hominídeos de Dmanisi são tão parecidos com os africanos, assumimos que todos representam a mesma espécie."
Duas espécies em um mesmo crânio – O Crânio 5 foi escavado em duas etapas pelos pesquisadores. Primeiro, eles descobriram a pequena caixa craniana, no ano 2000. Seu tamanho diminuto — ela media apenas 546 centímetros cúbicos, em comparação aos 1350 centímetros cúbicos dos humanos modernos — sugeria a existência de um cérebro pequeno. Durante os anos seguintes, continuaram escavando a região, em busca do maxilar que iria completar a figura.
Em 2005, finalmente encontraram os ossos que faltavam, mas, ao contrário do esperado, o maxilar era enorme, com dentes grandes. “Se a caixa craniana e o resto do Crânio 5 fossem encontrados como fósseis separados, em lugares diferentes da África, eles seriam atribuídos a espécies diferentes", diz Christoph Zollikofer.
Durante os oito anos seguintes, os pesquisadores realizaram estudos comparativos dos cinco crânios encontrados no local. Como resultado, concluíram que eles pertenceram à mesma espécie de ancestrais humanos, surgidos pouco tempo depois de o gêneroHomo divergir do Australopithecus e se dispersar da África. "Os fósseis de Dmanisi parecem muito diferentes uns dos outros, e seria tentador classificá-los como espécies diferentes", diz Zollikofer. "No entanto, sabemos que esses indivíduos vieram do mesmo local e tempo geológico, então eles devem, em princípio, representar uma única população de uma única espécie.” Segundo os cientistas, diferenças de idade e sexo devem ser responsáveis pelas principais diferenças morfológicas.
Assim, os pesquisadores sugerem que a ideia da existência de várias espécies Homo — cada uma especializada para um ambiente do Terra — seja derrubada. Ao contrário, eles defendem a existência de uma única espécie Homo erectus, surgida no continente africano, capaz de se adaptar aos diferentes ecossistemas e que viria dar origem aos seres humanos modernos. A hipótese não deve ser aceita de imediato pela comunidade científica, mas dar origem a discussões acadêmicas e mais estudos que podem, eles sim, mudar o modo com a história evolutiva da espécie humana é narrada.
 Fonte: veja.abril.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...