segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Confira o que abre e o que fecha no Dia do Servidor Público na Paraíba

Nesta segunda-feira (28) é dia do servidor público. Por causa do feriado, o funcionamento de alguns serviços públicos sofrem alteração. Setores administrativos estaduais e do judiciário paraibano estarão fechados e retornam em horário normal na terça-feira (29). Saiba o que abre e o que fecha na Paraíba.
Governo do Estado
O expediente nas repartições estaduais será facultativo, mas os serviços essenciais permanecerão normalizados.

Prefeituras de João Pessoa e de Campina Grande
Foi determinado ponto facultativo nas repartições públicas municipais da administração direta e indireta do poder executivo de Campina Grande e João Pessoa. Os serviços considerados essenciais, como os hospitais, o Samu, a Defesa Civil e a coleta de lixo, permanecem funcionando.

Em João Pessoa, o calendário do Mutirão de Conciliações Fiscais realizado pela Procuradoria Geral do Município (Progem), em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), foi alterado por causa do feriado. Os contribuintes da letra J que seriam atendidos hoje, agora serão na terça-feira (29), junto com os de nomes iniciados nas letras K e L.
Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)
O ponto é facultativo.

UEPB, UFCG e UFPB
Nas universidades Estadual da Paraíba (UEPB), Federal de Campina Grande (UFCG) e Federal da Paraíba (UFPB), também foi decretado ponto facultativo nesta segunda-feira. Nas federais, a decisão segue de acordo com a Portaria Nº 03, de 3 de janeiro de 2013, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Justiça Federal
A Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF) manteve o feriado no próprio dia. O feriado do dia 1º de novembro (Lei Federal nº 5.010/66) também permanece inalterado. Nesses dois dias não há expediente no TRF5 e nas Seções Judiciárias vinculadas, mas o Plantão Judiciário será realizado normalmente. Os feriados e pontos facultativos estão informados no Ato nº 00229/2013 da Presidência.

Justiça do Trabalho 
Na Justiça do Trabalho o expediente nesta segunda-feira  é normal. O feriado do dia do servidor público foi transferido para a próxima quinta-feira (31). Já o do dia 1º de novembro não foi alterado. A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho prorrogou para o primeiro dia útil seguinte o vencimento dos prazos dos processos cujo término ocorreria na quinta.

Ministério Público e Tribunal de Justiça da Paraíba
Haverá ponto facultativo em ambos.

G1pb

Evento reúne agricultores do semiárido em Campina Grande

Encontro visa troca de experências entre agricultores familiares de todo o semiárido (Foto: Luciano Silveira/AS-PTA)
Começa nesta segunda-feira (28) em Campina Grande, o III Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido. O evento, que como tema “Guardiões da biodiversidade cultivando vidas e resistência no Semiárido”, acontece no Garden Hotel até a quinta-feira (31) e pretende reunir cerca de 260 agricultores dos nove estados do Nordeste e deMinas Gerais.
De acordo com as informações da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), que está promovendo o evento, o encontro pretende promover a troca de experências entre os agricultores familiares de todo o semiárido, além de valorizar e dar visibilidade ao conhecimento acumulado dessas famílias na construção da agroecologia, criando também redes para troca de conhecimentos para que as pessoas possam conviver com o semiárido a partir dos recursos locais.
Na programação desta segunda-feira, haverá uma feira de Sabores e Saberes, onde os participantes irão expor plantas, sementes, mudas, cordéis, artesanatos e materiais que contam as experiências desenvolvidas pelas famílias agricultoras do semiárido. Além de debates acerca das estratégias de superação e convivência com os anos de estiagem prolongada, que acontecerá à tarde. A programação cultural acontece à noite, com o show de Benedito do Rojão.
Na manhã do segundo dia do evento, os participantes irão conhecer experiências de famílias agricultoras paraibanas das regiões da Borborema, Cariri e Curimataú. As exposições serão divididas em quatro temáticas, envolvendo bancos de sementes crioulas familiares e comunitários, quintais produtivos, manejo agroflorestal e criação animal. No turno da noite, as cirandeiras de Caiana dos Crioulos, comunidade quilombola do município de Alagoa Nova, fará uma apresentação cultural para os participantes do evento.
Na quarta-feira (30), no turno da manhã, haverá oito oficinas para agricultores dos outros estados se aprofundarem nas temáticas apresentadas pelas famílias, além do seminário “Assessoria Técnica às redes de agricultores experimentadores: avanços e desafios”, voltado para técnicos e educadores de organizações não-governamentais e outras entidades de assessoria a agricultores. Na parte da tarde, haverá a apresentação da peça de teatro “Margarida e Biu – os caminhos da agricultura na Borborema”, encenada pelo Grupo de Teatro Amador do Polo da Borborema. O dia será encerrado com um show da cantora paraibana Sandra Belê e da Banda Forró Mania.
O quarto e último dia do evento será voltado ao debate sobre as redes de agricultores experimentadores, a construção da proposta de convivência com o semiárido da ASA e sua contribuição para as políticas públicas, além do papel das políticas para o fortalecimento das redes de agricultores experimentadores para a convivência com o semiárido.
G1pb

'Operação Enem' termina com três presos na Paraíba, diz polícia

A Polícia Militar divulgou na noite deste domingo (27) o balanço final da ‘Operação Enem’, realizada durante este fim de semana na Paraíba. De acordo com a coordenadoria de planejamento da PM, quatro ocorrências foram registradas no Estado e três pessoas foram presas suspeitas de furtarem veículos de candidatos.
O polícia explica que o grupo confessou que ter furtado pelo menos dois veículos que estavam estacionados no bairro de Bodocongó, próximo à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e que os carros pertenciam a candidados que estavam realizando provas do Enem. Todos os suspeitos tinham passagem pela polícia, foram presos em flagrante e levados para a Central da Polícia Civil, no bairro do Catolé.As prisões aconteceram no bairro da Prata, emCampina Grande, na tarde do domingo. De acordo com as informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o trio estava em um veículo Chevrolet Corsa preto. Durante uma ronda, os PMs abordaram o veículo e encontraram um DVD automotivo, diversos celulares, máquinas fotográficas e ferramentas que teriam sido utilizadas para arrombar os veículos.
As outras ocorrências atendidas durante a Operação foram no sábado (26), no município deBayeux, onde os candidatos de uma escola reclamaram de um veículo com o som alto próximo ao local de prova, e em João Pessoa, no bairro de Mangabeira, a PM foi chamada por conta de um barulho de um encontro de bandas marciais. No domingo (27), na cidade de Catolé do Rocha, uma partida de futebol em um campo próximo a um local de prova estava atrapalhando os candidatos. Em todos os casos, a polícia chegou até o local e conseguiu resolver o problema.
A Operação
Desde a sexta-feira (25) a PM iniciou a Operação Enem 2013, realizando a escolta dos carros dos Correios que transportaram os malotes de provas e gabaritos dos candidatos inscritos no exame nos 45 municípios do Estado onde as provas foram aplicadas. Além da escolta, a polícia também disponibilizou 1,2 mil policiais para atuarem como reforço nos locais de prova de toda a Paraíba.

G1pb

Moradora filma queda de helicóptero no Aeroporto de Ilhéus

helicóptero (Foto: Sandro Andrade)
Uma moradora de Ilhéus, no sul da Bahia, filmou o momento em que um helicóptero com três ocupantes caiu no aeroporto da cidade, na tarde de domingo (27).

O acidente aconteceu por volta das 17h. Segundo a Infraero, estatal que administra o aeroporto, o comandante do helicóptero fazia testes de pouso e decolagem quando perdeu o controle da aeronave e bateu no solo. Não há informações sobre a causa da queda.
[Veja o momento da queda no vídeo acima]
A dona de casa Sandra Moura mora em frente ao aeroporto. Nas imagens gravadas por ela é possível acompanhar o momento em que o helicóptero sobrevoa baixo o aeroporto. Minutos depois a aeronave cai de lado e Sandra começa a gritar. Em seguida uma unidade do Corpo de Bombeiros chega ao local.
De acordo com a Infraero, apenas um dos três ocupantes foi levado a um hospital para exames, mesmo sem ferimentos aparentes. Ele não corre risco de morte. Ainda segundo a estatal, o helicóptero não caiu de uma altura elevada e, por isso, não foram registradas vítimas graves."Foi um susto muito grande porque no momento que eu vi eu falei para o meu marido que ia acontecer alguma coisa. Foi muito estranho, esse helicóptero estava baixando com muita rapidez. Teve uma hora que vinha de lado. Tive a sensação que vinha para a minha janela. Aí falei: 'Paulo, vai acontecer alguma coisa, vai ter algum acidente'", descreve a dona de casa.
O helicóptero ficou parcialmente danificado, com as paletas quebradas. Por volta das 20h, a aeronave foi retirada da pista com a ajuda de um guindaste. Em razão do acidente, um voo que seguia para Vitória do Espírito Santo foi cancelado.
G1

Homem mais alto do mundo se casa com síria

O turco Sultan Kosen, o homem mais alto do mundo, durante cerimônia de casamento com a síria Merve Dibo neste domingo (27) (Foto: AFP)
O turco Sultan Kosen, o homem mais alto do mundo com 2,51 metros de altura, casou-se neste domingo (27) com uma síria em sua cidade natal de Mardin (sudeste), informou nesta segunda-feira (28) a imprensa local.
O gigante de 31 anos casou com Merve Dibo, que tem 1,75 metro.
"Estou contente de ter achado enfim alguém que me aceite e que me amará", declarou o recém-casado à imprensa.
O vertiginoso crescimento do turco, reconhecido em 2011 pelo livro Guinness dos recordes mundiais como o homem mais alto do planeta, é produto de um tumor que afeta sua hipófise.
Em 2010, foi operado do tumor na Universidade de Virgínia (Estados Unidos) e recebeu medicamentos para controlar o nível de hormônios do crescimento.
Em 2012, foi considerado curado e deixou de crescer.
Sultan Kosen é, no entanto, obrigado a caminhar de muletas, já que as articulações não têm o mesmo desenvolvimento que o resto do corpo.
G1

Grupo volta a fazer protesto em frente ao prédio do governador do RJ

Grupos voltaram a protestar em duas áreas da cidade na manhã desta segunda (28). Cerca de 10 integrantes de um grupo radical de manifestantes retornaram à Rua Aristides Espínola, no Leblon, Zona Sul do Rio, onde mora o governador Sérgio Cabral. Segundo o comando do 23º BPM (Leblon), 10 policiais foram enviados ao local para garantir a segurança da manifestação e dos moradores da região.
Na pauta disponiblizada na página da rede social do grupo, estão reivindicações contra o "sistema", contra a direção do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe), contra as remoções para obras, em apoio quilombo das guerreiras e à Aldeia Maracanã, contra a Copa do Mundo, entre outras coisas.
Segundo o comandante do batalhão da área, tenente coronel Luiz Octávio Lima, os manifestantes não vão poder acampar no local, conforme determinado por uma decisão judicial. "Eles já foram avisados". Por meio da rede social, porém, o grupo indicou que não vai deixar o local.
Nesta manhã, outro pequeno grupo de manifestantes protestavam contra o governador Sérgio Cabral e pela liberdade dos presos durante protestos no Rio, na Rodoviária Novo Rio, Zona Portuária. Nenhuma confusão foi registrada em ambas as manifestações.
G1

Casal inova nas fotos de casamento e posa durante escalada na China

Casal posa para fotos de casamento durante escalada na China (Foto: Reuters/Stringer)
Um casal chinês resolveu inovar na sessão de fotos de casamento em Liuzhou, na região autônoma de Guangxi Zhuang. Vestidos com os trajes da cerimônia, a noiva Fang Jing e seu futuro marido, Zhao, se penduraram em um penhasco em um exercício de escalada enquanto a equipe de fotografia, também equipada para o alpinismo, fotografava os dois.
A mídia local informou que a ideia partiu do casal, que é praticante de esportes radicais.
G1

Maya Gabeira sofre acidente em onda gigante em Portugal, mas passa bem

Maya Gabeira sofreu um acidente na manhã desta segunda-feira, na Praia do Norte, em Nazaré, ao tentar surfar uma onda gigante. A brasileira de 26 anos, que está em Portugal tentando bater o recorde de Garrett McNamara (78 pés ou 24 metros), caiu de uma onda e ficou inconsciente. A surfista foi retirada da água por um jet ski e levada para uma unidade hospitalar próxima da região. As informações são do site português "SIC Notícias". Confira um vídeo do acidente.
maya gabeira hospital surfe (Foto: Reprodução Instagram)
Apesar do susto, o pai da atleta, o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira, disse ao GLOBOESPORTE.COM que já conversou com a filha por telefone e que ela passa bem. Ele ainda revelou que Maya acabou fraturando o tornozelo na queda, ficará internada por pelo menos mais 12 horas e voltará ao Brasil apenas quando os médicos a liberarem.
- Eu já falei com a Maya pelo telefone, e ela me disse que está bem. Ela ainda está internada e vai precisar ficar em observação por mais 12 horas. Mas com o impacto da queda, ela acabou fraturando o tornozelo. Ela ainda não tem previsão de voltar ao Brasil, mas deve retornar assim que a situação se resolver em Portugal - disse Fernando Gabeira.
montagem FRAME Maya Gabeira acidente surfe (Foto: Editoria de Arte)
Maya Gabeira está em Portugal ao lado dos companheiros "big riders" Carlos Burle, Felipe Cesarano e Pedro Scooby. O marido da atriz Luana Piovani informou que ela passa bem:
- Minha parceira de ondas gigantes que amo pegou uma onda gigante aqui em Nazaré, sofreu um acidente, mas está tudo bem. Viva e feliz! Foi um susto, mas ela está bem - avisou o surfista Pedro Scooby.
- Obrigada pelo carinho de sempre!!!! Um tornozelo quebrado, mas nada a mais!!!! Me recuperando bem... Continuem torcendo por favor. Logo mais estou de volta! Obrigada @carlosburle @pedroscooby @felipecesarano. Vocês formam o melhor time do mundo!Mais tarde, Maya Gabeira publicou um comentário e uma foto em sua conta no Instagram, ainda na cama do hospital, fazendo sinal de positivo.
Maya Gabeira acidente surfe 2 (Foto: EFE)
A surfista brasileira chegou a começar a surfar a onda, mas depois caiu e ficou submersa por alguns instantes, até ser arrastada para a areia por uma equipe de apoio. Socorristas fizeram os primeiros atendimentos médicos em Maya, que estava inconsciente e precisou ser reanimada, antes de levá-la a um hospital próximo. Apesar do susto, o estado de saúde da carioca é estável.
Foi na Praia do Norte que o americano Garrett McNamara entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, ao surfar uma onda de 78 pés (24m), em 2011. Em janeiro, o veterano conseguiu dropar uma ainda maior, com cerca de 30m.Na última quarta-feira, a bela surfista dropou uma onda gigante e, com ela, representa o Brasil no prêmio mais cobiçado do surfe internacional. A onda surfada pela carioca na localidade conhecida como “Canhão da Nazaré” foi inscrita na categoria "Onda do Ano" do Global Big Wave Awards, considerado o Oscar da modalidade. A premiação será realizada em 2014.


NSA espionou mais de 60 milhões de ligações na Espanha, diz jornal

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) espionou mais de 60 milhões de ligações telefônicas na Espanha entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, publicou nesta segunda-feira (28) o jornal "El Mundo", que cita parte dos documentos vazados pelo ex-analista Edward Snowden.
O documento da NSA, intitulado "Spain last 30 days", detalha o fluxo de chamadas, embora não seu conteúdo, mas sim os telefones conectados, o local onde se encontravam e a duração das chamadas, segundo a informação assinada pelo jornalista americano Gleen Greenwald.
A informação foi divulgada coincidindo com o fato de que o governo convocou o embaixador dosEstados Unidos em Madri, James Costos, para pedir explicações sobre a suposta espionagem dos EUA, após se saber que a NSA espionou 35 líderes mundiais.NSA teve acesso, além disso, à informação pessoal dos usuários rastreando internet, e-mail e redes sociais como Facebook e Twitter.
O secretário de Estado para a União Europeia, Íñigo Méndez de Vigo, vai receber o embaixador dos EUA, junto com o diretor-geral para a América do Norte, Ásia e Pacífico, Ernesto de Zulueta, já que o ministro espanhol de Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo, está na Polônia de visita oficial.
G1

Veja a correção comentada e gabarito do segundo dia de provas do Enem 2013

Confira a seguir a correção comentada, questão por questão, das provas do Enem 2013 feita pelos professores do Sistema de Ensino Poliedro, em parceria com aUniversia Brasil. A correção foi feita com base na prova cinza (no domingo, dia 27) e amarela (sábado, dia 26). As perguntas de todas as provas são iguais, porém, a ordem em que elas são apresentadas difere).  A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (30)



» Abaixo, confira o gabarito do segundo dia de provas do Enem 2013 (prova cinza):

Confira o gabarito do segundo dia de provas do Enem 2013 - Cinza
 



» Abaixo, confira o gabarito do primeiro dia de provas do Enem 2013 (prova amarela):

Confira o gabarito do primeiro dia de provas do Enem 2013 - Amarela



Sobre as provas do Enem 2013 

segunda etapa do Enem 2013 ocorreu neste domingo, 27, com a aplicação das provas de Linguagens e Códigos (45 questões de múltipla escolha), matemática (45 questões) e redação. Os candidatos que participaram dos dois dias de exame tiveram de escrever uma redação sobre os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. O tema surpreendeu boa parte dos candidatos e professores de cursinhos, que esperavam assuntos recorrentes nos jornais dos últimos meses, como os protestos de junho, o pré-sal ou a visita do papa.

Consultada pela Universia Brasil, a professora Ana Claudia Spirlandelli, do Sistema de Ensino Poliedro, considerou o fácil e desafiador o tema da redação do Enem. Para ela, a falta de análise cuidadosa dos textos de apoio fornecidos na prova poderia levar o estudante a fugir do tema proposto.

Enquanto o tema da redação ganhou elogios dos candidatos por ser um tema fácil, a prova de Matemática foi considerada a mais difícil e cansativa no segundo dia do Enem 2013, com questões que envolviam lucro e porcentagem, conhecimentos sobre logaritmo, probabilidade (incluindo probabilidade condicional), geometria plana e conversão de unidades. "A prova de matemática desse ano cobrou mais conteúdo do que no ano passado. Era necessário o aluno ter conhecimentos teóricos de matemática, além de saber as suas aplicações em situações do dia a dia", disse o professor Tião (Renato Alberto), do Sistema de Ensino Poliedro.  


A seguir, leia outras avaliações dos professores do Poliedro sobre as provas do Enem 2013:


» Português (prof. Prof. Renato Gomes)
Não tem gramática. A prova foi praticamente interpretação de texto. Cobrou uma comparação de variantes linguísticas (comparação de língua culta com língua coloquial). Havia muitos textos argumentativos. Como todas as questões exigiam interpretação de texto, desta vez, a prova do Enem trouxe enunciados mais curtos. É importante ressaltar que, apesar de ser uma prova de interpretação de texto, os alunos precisam conhecer ferramentas de interpretação de texto para conseguir responder as questões. Não bastava simplesmente fazer uma leitura do texto. 


» Matemática (prof. Tião)
Destaque para as questões de probabilidade (incluindo probabilidade condicional), de logaritmo e de geometria plana. Nota-se a prova exigia que o candidato fizesse bastante conta. Além disso, trouxe questões tradicionais sobre média e mediana que não costumam cair em outros vestibulares, mas sempre caem no Enem. 


» Química (prof. Caio Eduardo Gonçalves)
A prova de química do Enem seguiu a tendência de ser uma prova mais técnica. Teve uma boa distribuição das matérias. Conseguiu abordar todas as áreas da química. Cerca de 30% da prova foi composta por um conteúdo de química orgânica. Uma questão sobre radioatividade foi o destaque, já que não costumava aparecer nas edições anteriores. As questões de química orgânica foram as mais longas. No entanto, enunciados longos são características de toda a prova do Enem.
 
 
» Biologia (prof. Edy Yoshio)
A prova de biologia do Enem também cobrou muito conteúdo. Abordou situações do nosso dia a dia. Havia muitas questões de fisiologia humana, ecologia e evolução. Destaques para as questões de biotecnologia – um assunto super atual. Outros destaques foram as qualidades dos desenhos apresentados na prova. Todos estavam muito bem feitos.
 
 
» Física (prof. Eduardo Lessi)
Seguiu com a tendência de trazer coisas do dia a dia do estudante com questões sobre chuveiro, resistência elétrica e aquecedor solar. Em todas as questões era necessário calcular equações. Uma questão da prova de física pode causar um pequeno problema para quem sabe de música. Trata-se da questão de número 90 da prova amarela. A prova chama a nota musical Dó maior e dá a impressão que é uma nota quando na verdade é um acorde de três notas. Quem entende de música pode se confundir um pouco. Quem não sabe conseguia responder tranquilamente. Outro detalhe importante é que havia poucas questões de mecânica na prova. Não foi uma prova bem distribuída.
 
 
» História (prof. Gui de Franco)
Foi uma prova bastante interdisciplinar com questões de filosofia e sociologia seguindo o currículo do governo uma vez que nas escolas públicas são disciplinas obrigatórias na grade. Das 27 questões da prova, em pelo menos 13 delas aparece a filosofia e a sociologia. Outros destaques foram as questões que abordaram a África e sua influência no Brasil.
 
 
» Geografia (prof. Fábio Ghiti)
A prova teve uma forte abordagem social. Como no ano passado, trouxe muitas questões com referência econômica, agrária e de indústria. Cerca de 20% da prova trazia questões que falavam do campo. Além disso, as questões exigiam muitas interpretações de esquemas e gráfico. Houve apenas uma questão com um mapa. Os professores esperavam uma prova com mais mapas. 


» Língua Inglesa (prof. Marcelo Santos)
A prova foi muito bem elaborada, com questões muito claras. Eu diria que o nível de dificuldade foi entre fácil e médio. Foi fácil para quem lê em inglês com certa frequência. Toda a prova foi baseada em compreensão de textos. A cada ano que passa, a prova de inglês do Enem tem ficado melhor. É coerente com os grandes vestibulares do País. 


» Língua espanhola (professora Mariana Castelo Queirós)
A prova de espanhol, novamente, baseou-se em interpretação de texto. Foi uma prova fácil. O aluno que prestou atenção nos textos publicados na prova conseguiu responder tranquilamente as questões. Há, no entanto, uma questão que pode ter causado dúvidas. Trata-se da questão sobre uma cantiga ("duerme negrito"). Os estudantes podiam ficar em dúvida entre duas alternativas. A alternativa correta poderia ser encontrada se o aluno estivesse atento ao conceito geral da questão.  


Redes sociais no Enem 2013


Neste segundo dia do Enem 2013, o Ministério da Educação (MEC) desclassificou mais 12 candidatos que postaram imagens das provas e dos cadernos de respostas nas redes sociais. No sábado (26), 24 estudantes também foram eliminados pela prática. No ano passado, 65 candidatos foram eliminados por postarem fotos na rede social quando já estavam no local de prova. O ministro da Educação, Alozio Mercadante, informou que o número ainda pode crescer porque o sistema de monitoramento continua. "É atitude que só prejudica eles". 


Este ano, o Enem é utilizado na seleção de todas as universidades federais do País, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, além de certificar a conclusão do ensino médio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...