sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Último eclipse solar do ano acontece neste domingo

O eclipse solar total é visto nesta quarta-feira (14), em Queensland, na Austrália. O processo de três horas em que a Lua bloqueia o Sol só é visível para quem está no norte do paísO último eclipse solar deste ano deve acontecer no próximo domingo, pela manhã. No Brasil, ele poderá ser visto em alguns estados do Norte e Nordeste, onde será apenas parcial — quando o Sol não é encoberto completamente.
O eclipse solar acontece quando a Lua se alinha com a Terra e o Sol, impedindo a luz da estrela de atingir o planeta. O evento deste domingo será um eclipse híbrido, um tipo raro em que sua intensidade varia ao longo do percurso. Por causa da curvatura da Terra, algumas regiões do planeta estão mais próximas da Lua. Nesses locais, o eclipse vai ser total, e o satélite vai encobrir totalmente o Sol. Em outras regiões, que estão mais distantes do astro, o tamanho da Lua no céu é menor, e não é grande o suficiente para encobrir totalmente o Sol. Nesse caso, a luz da estrela deve escapar ao redor do satélite, formando uma espécie de anel — é o eclipse anular.
A América do Sul, no entanto, não estará no caminho do eclipse híbrido. A Lua só vai entrar totalmente na frente do Sol em um estreita faixa da superfície terrestre, que começa no meio do Oceano Atlântico, perto do sudoeste dos Estados Unidos, e se estende até alguns países africanos, como Congo, Gabão, Uganda e Etiópia.
No Brasil, o eclipse só poderá ser visto em sua forma parcial, na qual a Lua apenas tangencia o Sol, sem nunca entrar completamente debaixo de sua circunferência. O fenômeno só será visível em todos os estados da região Nordeste e alguns do Norte (Pará, Amapá, Roraima, e algumas regiões do Amazonas e do Tocantins), entre as nove e as onze horas da manhã, no horário de Brasília.

CAGEPA divulga cronograma de distribuição de água para a cidade de Patos e região. VEJA

A CAGEPA (Companhia de água e Esgoto da Paraíba), através da Gerência Regional das Espinharas, divulgou na manhã desta quinta-feira (31) um cronograma de distribuição de água para a os bairros da cidade de Patos e demais localidades atendidas pelo Sistema  Adutor Coremas/Sabugi.
De acordo com a empresa devido ao problema de escassez de água na região essa foi a medida encontrada para tentar atender toda a demanda regional.
O cronograma entra em vigor a partir desta sexta-feira (01/11) e que o mesmo esquema de distribuição pode ser modificado em decorrência de eventuais serviços de manutenção  corretiva na adutora.
Confira o cronograma para os bairros: 
Mês de Novembro
ÁREA 1
Centro, Brasília, jardim Califórnia, Jatobá, Monte Castelo, Santa Antônio e parte do Jardim Guanabara, Morro e Liberdade.
DIAS SEM ÁGUA – 03,07,11,15,19,23,27
ÁREA 2
São Sebastião, Vila Cavalcanti, Vitória, Salgadinho, Placas, Dona Milindra, Sete Casas, Nova Brasília, Mutirão.
CIDADES – Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de   Baraúnas, Salgadinho.
DIAS SEM ÁGUA – 04,08,12,16,20,24,28
ÁREA 3
Bivar Olinto, Vila Teimosa, Maternidade, Morro, José Mariz, Santa Clara, Geraldo Carvalho e parte do Jardim Guanabara e Liberdade.
CIDADES – São Mamede, Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi.
DIAS SEM ÁGUA – 01,05,09,13,17,21,25,29
ÁREA 4
Bele Horizonte, Frango, Jardim Queiroz, Jardim Lacerdo, Juá Doce, Jardim Europa, Noé Trajano, Jardim Magnólia, Matadouro, Vila Mariana e Novo Horizonte.      
DIAS SEM ÁGUA – 02,06,10,14,18,22,26,30.

Fonte: Patosonline.com 

Acidente entre carro e bicicleta deixa criança com perna quebrada em Várzea, CONFIRA AS FOTOS

Um acidente entre um carro e uma bicicleta registrado nesta quinta-feira(31/10), na comunidade rural de pitombeira, distante 5km de Várzea deixou uma criança com uma perna quebrada e uma senhora ferida.

Segundo informações de testemunhas que estavam no local no momento do acidente, um automóvel, modelo Escorte, placa MYY 0318 de Ouro Branco estava em alta velocidade e bateu na bicicleta que era conduzida por uma mulher de nome Sara Cristina, com a mulher vinha uma criança no bagageiro.

Com a forte batida as duas foram arremessadas para dentro do mato, a criança quebrou uma das pernas e a senhora ficou ferida . 

O condutor do veículo o senhor Valter de Sousa Lucena, 29 anos, residente em Outo Branco-RN não prestou socorro as vitimas e fugiu. Dentro do carro foi encontrado uma garrafa de cana, um refrigerante e um frango.






FONTE: BLOG JEFTE NEWS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...