segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Representante de Várzea-PB na Conferência Nacional do Meio Ambiente


O jornalista e Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Várzea, o Sr. Márcio Justino da Nóbrega, chegou ontem, dia 28 de outubro de 2013 da cidade de Brasília - DF, onde participou da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, representando o Estado da Paraíba – Pólo de Patos e Região, juntamente com uma delegação de cerca de 30 representantes de vários seguimentos.


O evento aconteceu no Centro Internacional de Convenções de Brasília, no período de 24 a 27 de outubro do corrente ano. Onde contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, demais Ministros e delegados (as) de todos os Estados do Brasil e Distrito Federal.

Das propostas que foram analisadas e votadas pelos 1.340 delegados inscritos na Conferência, os mesmos teriam que ao final delegarem 60 (sessenta) propostas para subsidiar o Governo Federal na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Dentre elas, os delegados do Estado da Paraíba, conseguiram cerca de 25%, ou seja, com 16 propostas encaminhadas. “A delegação do Estado da Paraíba fez sua parte, defendemos as propostas que foram trabalhadas tanto nas Conferências Municipal e Estadual, fazendo com que 16 propostas viessem a fazer parte do documento oficial entregue à Ministra no encerramento do Evento” enfatizou Márcio Nóbrega.

Diversos temas foram trabalhados durante a Conferência Nacional, dentre eles políticas públicas de geração de emprego e renda, educação ambiental, impactos ambientais, fortalecimento empresarial dos catadores, coleta seletiva, dentre outros, como o fim dos lixões que está previsto para o ano que vem.

Segundo o delegado Márcio Nóbrega, a batalha foi grande, porém, a sensação do dever cumprido supera tudo. “Participei e defendi as propostas nas Conferências Municipal, Estadual e Nacional, no desejo de que possamos ter políticas públicas que façam crescer nosso Município, Estado e Nação, portanto, é necessário que todos nós tenhamos uma educação ambiental para que possamos consumir menos ou o necessário, para que tenhamos uma qualidade de vida melhor e conseqüentemente menos resíduos sólidos em nosso Planeta”, declarou.

EMATER local e STR realizam inscrições para o programa Garantia Safra 2013/2014 em Várzea - PB


A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, EMATER local e STR realizam inscrições para o programa Garantia Safra 2013/2014 em todas as Comunidade Rurais do Município. O objetivo é, atender a todos produtores que tenham o perfil do programa os quais atravessam um prolongado período de estiagem, e estão prejudicando com a produção das culturas de milho, feijão e arroz.


O programa é uma ação do PRONAF para agricultores familiares da área de atuação da SUDENE, majoritariamente semi-árida, que sofrem perda de safra por seca ou excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho, receberão a indenização diretamente do governo federal. A secretaria de Agricultura ainda publica os criterios para ser feito o cadastros das pessoas e informa a todos sobre o termo de adesão pago pela Prefeitura Municipal no valor de 8.578,50 reais referente ao Garantia Safra 2012/2013 que já esta disponivel para todos na determinação do numero do cartão dos beneficiados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...