terça-feira, 19 de novembro de 2013

Várzea: foco na Educação

Várzea, município do Estado da Paraíba (Brasil), localizada na Mesorregião da Borborema, na Microrregião do Seridó Ocidental Paraibano, no Vale do Sabugi, inserido na área geográfica de abrangência do Semiárido Nordestino brasileiro e do Polígono das Secas, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005, delimitação que leva em conta os critérios do índice pluviométrico, do índice de aridez e do risco de seca.

 Com uma área territorial de 190,446 km² representa 0.3374 % do Estado, 0.0123 % da Região e 0.0022 % de todo o território brasileiro. Tem como municípios limítrofes, Ouro Branco, São João do Sabugi, Ipueira e Caicó (no Rio Grande do Norte); São Mamede e Santa Luzia (na Paraíba). A sede municipal situa-se a 265 m de altitude, a 286 km da Capital, João Pessoa e, sua posição geográfica está determinada pelo paralelo 06º46’19’’ de latitude sul em sua intersecção com o meridiano 36º59’31’’ de longitude oeste, com coordenadas de 721.936EW e 9.250.994NS, no fuso horário UTC-3.



O acesso é feito através da rodovia federal Governador Antônio Mariz (BR-230) e pela rodovia estadual Anízio Marinho (PB-233), com revestimento asfáltico até chegar à cidade de Várzea, sede do município, ligando as cidades de Santa Luzia - PB, Ouro Branco – RN e Caicó – RN.

Aspectos Socioeconômicos

Possui, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, uma população de 2.504 habitantes dos quais 1.835 (73,28%) residem na zona urbana e 669 (26,72%) na zona rural. Dessa massa populacional temos: 1.268 (50,64%) homens e 1.236 (49,36%) mulheres. A densidade demográfica é de 13,15 hab/km2.

Conforme o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) apresenta o 4º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de aproximadamente 0,800, disputando com as maiores cidades em arrecadação (João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo) e o 1º IDI (Índice de Desenvolvimento Infantil) do Estado e 3º da Região Nordeste. Além disso, possui o melhor IGD (Índice Geral de Desenvolvimento) – 96% e taxa de mortalidade infantil zero.

Dados Educacionais

Pertencente à 6ª Região de Ensino, nosso município possui, atualmente, 7 (sete) estabe-lecimentos de ensino assim distribuídos: 4 (quatro) escolas de ensino fundamental I (rurais); 1 (uma) creche/pré-escola, 1 (uma) escola de ensino fundamental I e II e 1 (uma) escola de ensino médio (urbanas).

Com um universo de 665 (seiscentos e sessenta e cinco) alunos, sendo: 123 (cento e vinte três) na rede estadual e 542 (quinhentos e quarenta e dois) na rede municipal. O município em parceria com o Estado oferece um curso técnico em mineração ‘in loco’ para 25 (vinte e cinco) alunos.

Cidade bastante forte na área de educação pública, apresentou em 2011 a maior nota do IDEB nas séries iniciais do Estado da Paraíba, com 6,6 e, uma das maiores nas regiões Norte e Nordeste (7º), sendo referência nacional nos indicadores educacionais e sociais. Conforme dados estatísticos, 97,9% dos habitantes são alfabetizados; detém o menor índice de analfabetismo do Estado e da região Nordeste, com apenas 2,1% da população não alfabetizada, e taxas de evasão e repetência quase nulas. Não apresenta aluno em idade escolar fora da escola, inexistindo distorção idade-série.

Segundo a Fundação Lemann, dos 5.565 municípios brasileiros, considerando apenas a rede pública de ensino, 90 cidades já têm a educação do futuro, ou seja, cumprem um requisito esperado de todo o país para o ano de 2022 - ter ao menos 70% dos alunos no 5º ano do ensino fundamental com o aprendizado esperado em português e matemática.

Para se chegar aos 70%, soma-se o desempenho dos alunos que aprenderam o adequado e daqueles que se excederam – foram ainda melhor que o esperado - na Prova Brasil, aplicada pelo governo federal.

No Brasil de hoje, apenas 37% dos estudantes podem dizer o mesmo em língua portuguesa e 33% na resolução de problemas envolvendo números. A meta foi instituída e é acompanhada anualmente pelo o ‘Todos pela Educação’, com base em uma escala de aprendizado com vasta aceitação entre estudiosos.

Dos 27 estados e o DF, apenas nove têm cidades que já hoje cumprem tais requisitos. Vale ressaltar, porém, que quando a avaliação chega ao 9º ano, nenhuma cidade do Brasil atinge 70% nas duas disciplinas, situação ainda pior no ensino médio.

Deste contingente, somente 3 cidades do Nordeste (Várzea-PB, Mucambo-CE e Sobral-CE) apresentam uma Educação Futurista, recomendada pelo Programa ‘Todos pela Educação’: Várzea se destaca em 1º lugar no Estado e no Nordeste e 27º lugar do país (Brasil); com um percentual de proficiência (acertos): 7,8 em Matemática; 8,3 em Português.

(Matéria editada na Revista Exame de março de 2013, Jornal da Paraíba e TV Paraíba, edições de abril e setembro)

Várzea é destaque na Educação novamente

Várzea é o único município paraibano com um nível excelente de aprendizagem da língua portuguesa e da Matemática no 5º Ano, segundo dados do site QEdu (www.qedu.org.br).

O QEdu é um portal na web desenvolvido em parceria pela Meritt (www.meritt.com.br) e a Fundação Lemmann (www.fundaçãolemann.org.br) que dispõe de informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola a nível nacional. Para mensurar a qualidade do aprendizado nas escolas brasileiras, o QEdu utiliza a mesma escala utilizada pela Prova Brasil, a SAEB.

De acordo com os dados do site, o município de Várzea evoluiu positivamente o nível de aprendizagem de seus alunos ao longo dos anos. A proporção de alunos que aprenderam adequadamente a Língua Portuguesa passou de 50% em 2007 para 83% em 2011; já no ensino da Matemática, o índice anteriormente de 56% em 2007 alcançou os patamares de 78% em 2011. Tais indicadores superam a média do estado e a nacional.

O Prefeito do Município, José Ivaldo de Morais, parabeniza todos os profissionais da educação e afirma que esses indicadores refletem a qualidade da equipe docente que o município dispõe atualmente. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...